Séries chegando na TV aberta

Finalmente as aliens gatinhas de V chegaram a TV aberta junto com outras novidades no SBT e na Globo! Mas os horários… É, podem ir tirando a alegria daí.

As emissoras de TV aberta parecem estar se tocando que séries americanas fazem sucesso sempre. Cada uma com seu público alvo. Ou pelo menos se tocando em partes…

A Globo, que perdeu dois de seus carros chefes (24 Horas e LOST) já prepara terreno para novas séries. Três ótimas séries por sinal.

White Collar mostra Neal Caffrey, um bandido, mafioso, ladrão, espertão, vigarista (ou como vocês queiram chamar) de primeira. O cara é um falsificador de personalidades, de documentos, dinheiro e tudo mais que imaginar. Conhecido pela sua “elegância” em seus roubos e presença em crimes grandes de roubos de peças de arte, o rapaz terá que colaborar com a polícia para capturar outros criminosos como ele em troca de sua liberdade condicional. O melhor da série é a forma como o personagem principal interage com o público: típico personagem “ruim” que conquista todos com sua simpatia que nenhum “mocinho” consegue. No Brasil, a série será exibida a partir do dia 9 de Março, todas as terças, logo após o Programa do Jô com o nome de “Crimes do colarinho branco”.

Lie To Me é uma série que tenho um carinho especial. Pra mim uma das melhores do ramo investigativo junto com The Mentalist. A história gira em torno do escritório do diferente Dr. Lightman, que ao melhor estilo House, é estranho, não tem nem um pouco pinta de especialista em algo e consegue fazer com que todos (ou a maioria) de seus funcionários tenham raiva dele. Mesmo assim, seu personagem é memorável. Lightman e seus parceiros trabalham em conjunto com a polícia investigando crimes e analisando provas através de gestos, expressões faciais e comportamento dos réus. A série no primeiro momento parece fraca, mas é engraçado assistir a ela e perceber a mudança dos seus personagens e como eles encaram esse serviço em suas vidas. Um dos pontos fortes da série (principalmente a partir da segunda temporada) é a relação que o Doutor Estranho mantém com sua filha pré-adolescente cheia de energia pra dar (não necessariamente nessa ordem). A série será exibida todas as quartas, a partir do dia 10 de Março, após o programa do Jô. Graças a Deus mantiveram o nome original… Não por eu ser ranzinza por essas coisas, mas “Engana-me se puder” foi um péssimo título dado para a série. Tanto que no DVD da segunda temporada ele foi descartado.

O “destaque” no entanto, vai para a exibição da terceira temporada de Prison Break. A série que já estava engavetada na Globo a cerca de 2 anos, e que na época em que foi exibida conseguiu altos indíces de ibope, agora volta para a conclusão da saga de Michael e seu irmão. Provavelmente a editora exiba a quarta temporada também. Agora o filme? Sabe-se lá quando… Pra quem não sabe o plot da série porque quer saber se só vai passar a terceira temporada? Michael é um rapaz que vê seu irmão Lincoln prestes a ir ao corredor da morte por um crime que ele tem certeza que o irmãozão não cometeu. Então ele tem o brilhante (?) plano de se infiltrar na prisão para tirar o irmão de lá, e com a ajuda do “mapa” do local que ele mesmo construiu tatuado em seu corpo (claro, que arquiteto não desenha seus prédios no seu corpo não é?) ele começa a jornada pra tirar os dois de lá. A série é ótima, fantástica. Não sei porque a Globo guardou algo que lhe rendeu frutos por tanto tempo assim… Mas enfim, ela estréia dia 11 de Março, todas as quintas, após o programa do Jô.

O SBT, que também vem investindo em ótimas séries, e que inexplicavelmente, vêm trazendo essas mesmas ótimas séries na surdina, como a exibição das inéditas 2ª temporada de The Mentalist, 7ª de Cold Case (Arquivo Morto) e 6ª de Nip/Tuck, além de queimar séries boas como Pushing Daisies e Fringe sem nem ao menos um marketing decente, também tem suas novidades.

A primeira é da série que retrata a abertura do post: V- Visitors. A série estreiou sem nenhum alarde, sendo anunciada um dia antes da exibição e que se eu não fosse um telespectador assíduo de Two and a Half Man do canal eu jamais teria descoberto. Sua estréia foi no dia 24 de Fevereiro, dentro do bloco Tele Seriados. A série será exibida todas as quintas as 2 da manhã, logo após a série da quase vida real de Charlie Sheen.

Pra quem não sabe, V é um remake de uma série antiga da década de 80, que conta a história de Anna, líder de uma raça alien que vem para a terra com o intuito de dominar o país. O que ela não sabe (brincadeira, ela sabe sim) é que existe uma resistência no planeta formada por aliens traidores de sua raça, e que junto com alguns humanos farão o máximo para evitar a conquista da mesma. O roteiro parece batido, mas a forma como a série é exibida empolga. Confesso que ainda não terminei de assistir a primeira temporada, mas em 4 dias, vi 6 episódios e não me arrependo. Além da lindissima atriz brasileira Morena Baccarin, a série possui bons atores, incluindo uma viúva de Lost.

O destaque para o SBT fica por conta da estréia da quinta temporada de Supernatural (Sobrenatural por aqui). A série que é sucesso garantido no canal, não importando o horário que passe, chega agora na sua melhor temporada na minha opinião. Vários inimigos surgindo, a trama sendo melhor traçada e com algumas surpresinhas. A série deve estreiar em breve, no horário da eterna novela Ana Raio e Zé Trovão, no horário das 22:30. Pelo que o canal informou até agora, não serão reprisadas as 4 primeiras temporadas antes. Eu particularmente acho melhor assim, outros não concordam/concordarão comigo.

Pois bem. Tudo muito bom, tudo muito lindo. Vocês devem se perguntar “Porra Dih, mas porque disse pra gente não ficar contente?”.

Vamos aos fatos agora. Quem diabos consegue ficar acordado até as 3 ou 3 e meia da manhã pra assistir uma série? Que horário ingrato a Globo escolheu pra exibir 3 séries de sucesso! Lost e 24 Horas já não são em horários tão agradáveis, mas comparadas com essas outras, são em horários de criança! A emissora carioca deve querer retomar seus tempos em que passava séries como Buffy e Angel de madrugada, ninguém assistia e ela cancelava alegando que tinha baixo ibope… Faça-me o favor não é?

E o SBT então? Com o tal do “Tele Seriados”? Me engana que é bom tio Silvio… O bloco é recheado de séries boas e exibido nesse horário? E ainda sem nenhum apelo na programação do canal? Que ibope é esse que você quer? Supernatural, Chuck, Smallville conseguindo altos índices em horários acessíveis, parece que não foi suficiente para o canal. E ainda por cima, Smallville será substituído pelo batido programa da fraca apresentadora Cristina Rocha, o “Casos de Família”. Supernatural também não pode se animar muito… Ao invés de substituir a série no seu término com Vampire Diaries ou True Blood, que segue o mesmo estilo, a emissora já planeja colocar em seu lugar mais uma novela da casa no horário. Nem preciso dizer que não vai conseguir ibope não é?

A Record não fica atrás. Nem o sucesso de suas séries como House, CSI e o recente TRAUMA fazem a emissora abrir a cabeça. Heroes foi simplesmente esquecido pelo canal. Monk é usado como tapa buraco e os montes de séries esquecidas no cofre da emissora parece que nunca irão ao ar. Parece mais que pretendem fazer de Todo Mundo Odeia o Chris o novo Chaves do que tudo.

A Band, mais “recente” dessa turma, vem acertando com séries de nome como Bones, NCIS (me desculpem quem curte, mas pra mim é mais do mesmo junto com CSI). Modern Family e o desajeitado e divertido Futurama. Todos sendo exibidos em um horário acessível e dando uma boa alternativa para os fugitivos da Globo. Espero que ela se mantenha assim e que não nos decepcione.

Minha cabeça já está cansada demais com a falta de noção dos diretores de nossos canais abertos. Felizes são aqueles, que como eu, acompanham tudo certinho e corretamente pelas nossas amadas equipes de tradução na internet TV’s por assinatura…

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Douglas

    Algum canal passa/vai passar Big Bang – A Teoria? (malditas traduções de nomes! Malditas!)

    • Dih

      Na TV aberta nenhuma, infelizmente. Na TV a cabo, a Warner transmite a quarta temporada. Por sinal, seria ótima série para fazer companhia com Two and a Half Man na TV Aberta. How I Met Your Mother também seria legal ver em algum SBT da vida (em um horário decente).

      • Douglas

        Minha dúvida era sobre a TV aberta mesmo. Acho que então em nenhum lugar passou essa série dublada, não? Nem nos DVDs tem a dublagem.

        • Dih

          Eu ainda não tive acesso aos DVD’s da série, mas fiquei sabendo disso da dublagem não constar. Uma pena, pois ajudaria a série a ser mais conhecida por aqui. Se bem que Big Bang tem muitas piadinhas “para poucos”.

  • Anny

    How I Met Your Mother também seria legal ver em algum SBT da vida (em um horário decente). [2]

    Também concordo. Mas realmente esses horarios são ingratos mesmo, mas como você disse Diih, temos que agradecer a internet e Tv por assinatuta. o/

  • Halan

    Tem também a redeTV! exibindo a segunda temporada de Dexter, que por sinal começa amanhã já. Foram rápidos até, se levar em conta que começaram a primeira no fim do ano passado. Deve ter dado audiência… a série é exibida às 23:00h… acho um horário adequado para a série (principalmente essa segunda temporada) Só não sei se a primeira temporada teve muitos cortes.

    • Dih

      Verdade Halan. Tem a segunda de Dexter também e acabei esquecendo de comentar, falha minha. Mas como Dexter é uma série especial no meu gosto, um dia faço uma matéria só dele aqui. E por enquanto, pelo que eu sei a RedeTV não fez cortes na série, já que seu horário é considerado conveniente para a exibição da mesma. Me disseram também que a série será exibida no Domingo, mas isso ainda tenho que confirmar. E valeu a visita ao blog! 😀

  • Digo

    Só vemos as emissoras queimarem series mesmo. Vejam o que aconteceu com Grey´s Anatomy, tao boa, sucesso na net, mas na TV, apesar da dublagem pessima, escolha horrivel das vozes que nao combinam, nao veio a emplacar. O mesmo deverá acontecer com Glee. Fazer o que né, pessoas sem visao!!!