Primeiras impressões – Steins;Gate

Um cientista insanamente louco, uma garota cujo passatempo é fazer roupas para cosplay, um super hacker e um novo integrante no blog… huh?

“Hoje comemoramos 2 meses de existência do blog. Uma data muito significativa para mim (Dih) já que em tão pouco tempo conseguimos números realmente importantes. Tinhamos uma série de coisas agendadas para hoje, mas vários imprevistos acabaram acontecendo. Mas nem tudo se foi: Quero apresentar para vocês o Luk, o novo redator do blog. Espero que curtam as postagens dele e saibam que escolhi ele justamente pela confiança e pela semelhança nos nossos gostos e maneira de pensar. Boa sorte amigão, e que o Chuva de Nanquim cresça muito nos próximos dias, meses e anos!”

Um novo integrante no blog, mais um louco para o bando de loucos. Não sou muito bom com palavras e escolhi justamente o anime mais difícil de comentar. Diferente do Dih, eu procuro não me informar tanto sobre os animes de cada temporada, justamente para não ter a expectativa, que às vezes deixa seu hype lá em cima e te derruba com uma facilidade tremenda. E é assim que começa meu primeiro “Primeiras impressões” onde eu pulei de cabeça em uma ficção científica sem nem saber o que era.

A história

Okabe Rintarou ou como ele prefere se chamar, Hououin Kyouma, é um autoproclamado cientista insanamente louco e o mais procurado por uma “Organização Secreta” que todos acham que existe apenas em sua cabeça. Ele é o criador do grupo Gadget do Futuro que tem como objetivo a revolução das estruturas que dominam o mundo, criando invenções que tragam o caos.

O grupo possui apenas mais dois membros, Shiina Mayui, uma garota avoada e membro solitária do laboratório, cujo passatempo é fazer roupas cosplay, de acordo com as palavras de Kyouma. E o super hacker Hashida Itaru ou Daru, melhor amigo do protagonista, possui um ótimo conhecimento em hackear tanto hardware quanto em software.

A história começa com Kyouma e Mayuri indo para uma conferência sobre uma possível teoria para uma máquina do tempo funcional criada pelo Professor Nakabachi. Após alguns acontecimentos, ele ouve um grito e resolve ver o que aconteceu e encontra o corpo esfaqueado de Makise Kurisu, uma garota que ele tinha conversado pouco tempo antes dela ser morta.

No caminho de volta para o laboratório do grupo, ele resolve mandar uma mensagem de texto para Daru, informando sobre o acontecimento e ao confirmar o envio acontece algo inesperado que talvez tenha a ver com a única invenção de Kyouma: o Telefone Microondas.

Considerações técnicas

Steins;Gate é baseado em um jogo do X-box 360 que faz parte do mesmo mundo de Chaos Head, aproximadamente um ano após os acontecimentos em Shibuya. Produzido pelo estúdio White Fox que fez Katanagatari, se destaca com uma excelente animação e que não desaponta, comprovado pela excelente abertura que pode ser vista AQUI.

O anime possui um humor diferente da maioria dos que temos por ai e tem uma excelente história de ficção científica que usa teorias populares sobre viagens no tempo. E eu acredito que muita coisa vai acontecer e mudar em Steins;Gate, só espero que não fique igual a Chaos;Head, que se começou como uma das promessas da temporada e foi ficando muito ruim, onde 20 minutos pareciam uma eternidade.

Os personagens são todos carismáticos com um dos melhores protagonistas dos últimos anos: Kyouma é engraçado sem ser extremamente forçado, a loucura é hilária e ele é muito inteligente, então pode esperar por debates e conversas divertidas. E não vai demorar muito para você gostar de todos os outros em especial a Mayuri, que é a típica cabeça de vento que não percebe o que está acontecendo em sua volta. Claro que é clichê e tem dezenas de personagens assim hoje em dia mas quero ver você dizer que não gosta dela.

Opinião geral

Se você gosta de ficção científica com pitadas de teorias da conspiração, então você se sentirá em casa. Steins;Gate me deixou uma ótima impressão com os 3 primeiros episódios, ficando pra mim em uma disputa séria com Deadman Wonderland e Iroha.

Claro, muitos de vocês podem odiar o anime mas eu adorei e torço muito para que a historia não fique galhofa como aconteceu com Chaos;Head.

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Guilherme

    Não gostei de Steins Gate XD
    Então, eu queria participar do Chuva de Nanquim se possível, acompanho vários animes e mangás. Tenho coleção deles porque eu adoro mesmo e acho q poderia contribuir aqui. ^^ Apesar de estar na Faculdade sempre arranjo um tempinho extra pra esse hobby. Gostei muito dos posts e matérias !
    Caso queria entrar em contato meu e-mail : guilhermemacielantunes@hotmail.com

    • Dih

      Por enquanto não estamos fazendo “recrutamento” Guilherme! Mas obrigado pela participação no blog!
      Abraços!

      • Guilherme

        Td bem então (:

  • hehehe, tem gente que realmente não curte rs. E eu entendo isso, animes como Steins Gate tendem a ser cansativos e puxados para quem não curte Sci-fi, conspiração e suspense. Animes assim são mais elaborados no dialogo do que ação, a força visual é incrível. Nesse ponto, Chaos Head pode ser mais atrativo que Steins no primeiro momento, uma pena que a adaptação tenha sido uma merda. Steins Gate é muito bom e esse stúdio esta passando confiança, tenho convicção de que será um grande anime.

  • Truqs

    Ae, primeiro parabéns ao novo redator o/

    Eu tenho a mesma opinião sobre Chaos;Head, a idéia da série é genial, mas achei que se perdeu por completo. (Embora dizem que a VN seja melhor, joguei o início dela já, pretendo terminar um dia)

    Sobre Steins;Gate, acabei de ver o primeiro episódio, o inicio me confundi um pouco, a morte, a mensagem no celular, a troca de cenário repentina, mas foi essa mesmo a intenção, nos deixar confusos num primeiro momento. Quando ao final reaparece aquela garota misteriosa (essa cena foi foda!), já estou tentando bolar algumas teorias. *se empolgou*
    E também percebemos algumas semelhanças da série com sua antecessora.

    Outro comentário que acho digno de ser feito é de terem novamente usado Yui Sakakibara e Kanako Itou para a OP e ED. Quem sabe a FES não faz alguma aparição no anime? xDD
    A trilha sonora também parece ter umas músicas muito interessantes, junto com aquele artifício de ruído usado, achei muito interessante!!

    Por enquanto tenho que agradecer o post, pois foi o que me fez assistir o anime. Só espero que não tenha o mesmo fim de Chaos;Head. x_x
    Vou ver os outros episódios agora xD

    • Luk

      Valeu pelo comentario Truqs ^^ Pode ir que melhora cada vez mais

  • Red

    Primeiramente, parabéns para o Luk, espero que faça bons posts. ^^

    E agora, sobre Steins; Gate…

    Logo após ver o primeiro episódio, eu fui comentar com um amigo, ele me perguntou “E esse anime é sobre o que?”, e eu respondi “Ainda não sei. AUSHUAHSA”

    Sim, Steins;Gate foi um anime dificil de entender no primeiro episódio, mas a partir do segundo, ganhou um local de ouro na listagem dos animes de nova temporada para mim. Foi uma surpresa muito boa.

    E sobre os personagens, simplesmente adorei a Makise Kurisu, com seu jeito sério e extrovertido ao mesmo tempo, e com seus vários owneds no Rintarou.

    Eu devo dizer, adorei Steins;Gate, e é um anime que estou recomendando para todo mundo que me pergunta sobre a nova temporada. Espero que me surpreenda cada vez mais, com sua lógica um pouco distorcida e com as personalidades cativantes dos personagens. ^^

  • Eu tenho achado Stains;Gate demais, quando terminou o primeiro episódio comecei a tentar entender o que aconteceu e ja puxei o segundo e a partir dele comecei a teorizar sobre a série.

    Espero que seja tão boa como ja esta sendo e nos surpreenda.

  • Roger Hatake

    Gostei do anime, como o autor do tópico falou, o humor do anime é diferente dos outros mas é um humor muito bom, sem falar na historia que é muito boa, um dos melhores dessa temporada!Recomendo a história é boa!

  • Gash

    Olá pessoal, eu gostei bastante desse anime, e raro você encontrar um anime hoje em dia igual a esse.

  • Rodrigo Godoi

    Dystopia e el psy congroo …já me dominaram!

  • Paulo(tsumaster)

    ÉÉÉ…. Eu gostei do primeiro episodio… A historia parece ser boa, mas acabei deixando de lado por não entender muito bem o que estava acontecendo…

    • Mas aí é que tá…vc só vai saber do que se trata se continuar assistindo! Não desista! 😀

    • Loki

      Assiste que É FODASTICO ESSE ANIME MEO DEOS !!!

    • zurao23

      melhor anime que ja vi

  • Mills

    pro Paulo> Assista recomendo mt, eh pq soh começa a engatar apartir do 3 epsodio…

  • Achei esse anime orrivel não compare ele com Deadman… pelo amor de DEUS!

    • Ícaro

      Realmente, quando vi o 1º episódeo não deu pra identificar bem o genero, mas no momento (6º episódeo), tenho achado Steins Gate muito melhor que Deadman, ou qualquer outro que estaja saindo no momento. Deadman e Ao no exorcist, até estão bons, mas não são nada espetacular, sou mais Dark than black, dentro do genero. “C:… é uma porcaria”, Sket Dance é banal até para um slice of life (nesse caso sou mais nichijou)… Mas os ultimos grandes lançamentos de 3 anos para cá, que tem alguma chance de se tornar classicos são Durara, school rumble e Bakemonogatari, talvez Stains Gate e Level E consigam chegar a esse patamar, mas não se faz mais anime do nivel Yuyuhakusho, Evangelion e Ramma 1/2… ou series mais curtas como Golden Boy, Video Girl, Love hina…ou ainda filmes como Hotaru no Haka , Akira, Totonari no Totoro, Read or Die, Laputa: Castle in the Sky (se voce não viu pelos menos 3 dos ultimos 5 citados e é fã de Narutobleach então você é um poser de merda)… parece que a fonte está secando aos poucos e a arte ta cada vez mais perdendo espaço pra putaria por audiencia e possibilidade de vender bonequinhos e camisetas… então de atual recomendo: Full Metal, Serai ya Goyou (não ganhou muito publico por que não é sexualmente apelativo, mas achei espetacular), Mushishi, GINTAMA, Samurai Champloo, Cowboy Bebop… mas se quer manjar mesmo do assunto assista os antigos, não só os que citei, garanto que tem coisa de muito melhor qualidade na de 85-2000 que de 2001-2011…alias o que você vê muito é cópias… e se quer ver anime de ninja decente ve Basilisk…

      • Doug

        É ìcaro meu velho, vc tem razão! Das últimas temporadas não se livra muita coisa, mas Durarara!!! e Bakemonogatari são muito bons mesmo. Acrescento além destes Angel Beats e Katanagatari, se não viu, veja, depois me cobra blz?! Tô esperando como vai fechar Steins Gate, mas depois do 3º episódio começou a pegar ritmo, vamos ver como fecha essa série. Abraço e bons animes pra vc! =)

    • David

      Horrível é o seu português. ; )

      Deadman Wonderland é um ótimo anime. Todavia, Steins;Gate é muito superior. O problema (para você) é que para assistir um anime (ou qualquer historia) desse gênero, é preciso ter um bom raciocínio.

      Geralmente, quem não possui, costuma criticar esse tipo de obra sem mostrar argumentos para tal. (talvez seja seu caso, talvez não).

      Tenha uma boa semana.

      Obs. Se desejar me criticar, ao menos utilize nossa lingua nativa corretamente e use da mesma educação que eu usei com vc.

    • zurao23

      voce fumou? horrivle? fumou? bebeu? usou crack? ate o episodio 12 o anime eh otimo, OTIMO, do episodio 12 em diante o anime eh FODASTICAMENTE ESTUPENDAMENTE OTIMO

  • Victor Hugo

    Tava procurando uma site para lê as Primeiras impressões de Steins;Gate.
    Bem eu só li a opnião geral e os comentarios, bem pelo oque eu li pareçe ser um ótimo anime e vou começar a assistir graças a vocês.
    David concordo que é preciso ter um bom raciocínio para assistir anime desse tipo, meu raciocínio tem melhorado muito graça aos animes e vo assistir esse para espandir mais minha mente.

  • Fábio Oliveira

    Olá galera!
    O que dizer de Steins;Gate simplesmente fantástico. Acabei de assistir o episódio 20 que o punchfunsub publicara recentemente. Na minha opnião o anime está demais, empolgante, prendendo a atenção de quem está acompanhando. Eu não curtia essa emoção de “Ah! meu Deus será que já tem mais um episódio para eu ver” desde Deth Note.

    Recomendo de longe Steins;Gate.

    Abraços
    ps.: “Okarin tuturu” 🙂

    • zurao23

      eu fiquei exatamente assim, tirando a parte do sera que ja tem, pq quando comecei a ver ja tinha acabado de lançar a serie, eu so vejo anime acabado pra nao ficar nessa angustia xD

      ultimos animes que fizeram isso foi mirai nikki e higashi no eden, e entao essa obra prima que deve ser guardada pra sempre pra nao se perder no tempo, STEINS GATE, na minha opiniao melhor que death note, code geass, mirai nikki e mais um monte de animes ai

  • Emy

    Olá….. realmente…. steins gate ta muito bom, acabei de ver o episodio 22, e foi o unico anime dessa temporada que me prendeu totalmente, não via isso desde code geass. E já ta no meu top 10 de melhores animes.
    Eu ja havia assistindo antes chaos head, no começo tava super empolgada com a história que parecia genial, e depois me decepcionei, a historia e o jogo são realmente incrivel mas o anime ficou decadente…
    Mas em steins gate ja se percebe grande diferença, e eu achei cada episodio melhor que o outro… e acho e espero que o final seje muito bom, o que parece que vai ser…. esperar mais duas semanas pra saber.

    • Arthur

      concordo completamente! steins gate fica mais genial e intrigante a cada episodio…tambem fazia mto tempo q eu n me empolgava tanto com um anime…
      A forma como a trama eh construida eh simplesmente genial na minha opiniao, e as reaçoes e a angustia do personagem principal, Okabe, sao extremamente reais e envolventes
      Tbm entrou no meu top 10…se nao top 5

  • Loki

    ANIME FODA PRA CARALEOOO SINCERAMENTE !!!

  • Pingback: Review – D-mails, Tutturus, Agradecimentos e Steins;Gate. | Chuva de nanquim()

  • Pingback: Review – D-mails, Agradecimentos e Steins;Gate. | Chuva de nanquim()

  • Evandro

    É o melhor anime que ja assisti!

    Ja vi Death Note, Naturo, Bleach, One Peace, Evangelion, Chobits entre outros, nunca achei que um anime assim poderia me dar tanta angustia e prazer ao mesmo tempo.. quanto mais episódios você assiste, mais quer ver. Vicia igual crack, e eu e ja estava ficando nervoso se isso acabaria no 23, sem fazer nem um sentido sem a Mikuse…. Enquanto eu assistia ele ficava pensando em como ele poderia reverter as situações.. algo genial. Espero que algum dia possam fazer um melhor, ou pelo menos que chegue aos “pés” deste.

  • XTah

    Bom, hoje dia 26/01 eu me arrepende de ter deixado steins apenas na lista em 2011 HUAEHUAHEUAE ainda estou no episódio 10 e curti muito o anime, é assim que tem que ser, anime tem que ter conteudo… não só protagonismo
    e conteudo é o que não falta em steins.

    Recomendo a todos !!!

  • Veeeeei na boa odeio minha internet baixei até o 10 e não consigo baixar mais por causa de uns mirrors chatos.
    Tô louco para ver até o ultimo epi da trama. Meus olhos brilham só de falar do anime *-*
    Ele é insanamente lhe cativa a querer assistir mais e mais.
    Me arrependo de só ter conhecido ele agora (: