Primeiras impressões: Kami-sama no Memo-chou

Um anime sobre investigação com uma detetive loli… não é de Gosick que estou falando…

No fim do ano passado tivemos o lançamento  de Gosick, um anime de investigações com uma detetive loli que não podia sair de uma torre. Uma grande promessa para um excelente anime, já que não vejo muito desse tipo de história por aí. Porém, o tempo passou e… bem, lendo sobre os animes dessa nova temporada, vi Kami-sama no Memo-chou que basicamente me lembrava bastante Gosick e não sabia muito bem se isso era uma boa coisa…

A história

NEETs (Not in Education, Employment, or Training) no Japão são aquelas pessoas que não estudam e não trabalham, na sua maioria precisam ser sustentados pelos pais (Leia-se vagabundos). O anime tem como protagonista Narumi Fujishima, um garoto que já desistiu de fazer amizades já que a todo momento seu pai é realocado no emprego e ele tem que mudar de colégio o tempo inteiro. Narumi acaba chegando em uma rua cheia de hotéis enquanto ele procurava sua nova casa e vê uma cena bizarra: Uma garota com a blusa desabotoada pulando da sacada de um dos quartos e caindo no lixo. Três pessoas suspeitas aparecem, ajudando a garota e um rapaz bem machucado e saem rapidamente dali.

Narumi passava seus dias isolados no colégio até que um dia uma colega da sua classe, Ayaka Shinozaki, o encontra no telhado e de alguma maneira consegue fazer com que o garoto entre para o clube de jardinagem. Para comemorar a entrada do mais novo membro, ela resolve levá-lo no lugar onde trabalha, uma famosa loja de ramen. Chegando lá ele encontra novamente aquelas três pessoas suspeitas e descobre que todas são NEETS! Logo depois encontraria Alice, uma garotinha que não sai da cama e que se auto denomina uma detetive NEET e descobre que aqueles três faziam parte de sua equipe de investigações.

Considerações Técnicas

O anime é adaptação de uma novel com o mesmo nome, criada por Sugii Hikaru, excelentemente animada pela J.C Staff. A animação da abertura é fantástica e a música de encerramento me fez ficar louco pra ter no mp4 já na primeira vez que eu ouvi.

Começando com um polêmica: eu diria que esse primeiro episódio de Memo-chou já foi melhor que a série inteira de Gosick. Não que eu não tenha curtido o anime, mas o ritmo da série era lenta e eu realmente só gostava da Victorique. Gosick foi lento em sua execução, ora passando por uma série de mistérios e ora como um anime de romance, não soube intercalar os dois elementos na maioria dos casos. Terminou como a segunda opção. Já Memo-chou nos foi apresentado em um episódio duplo de 48 minutos, onde nenhum tempo é gasto com enrolação. O ritmo foi frenético e nos apresentou com bastante eficiência todos os personagens principais, sabendo se utilizar do tempo disponível para isso.

O primeiro episódio mostra o caso de uma garota do colegial que desapareceu. Ela saia com homens mais velhos em troca de dinheiro, as vezes fazendo até sexo com seus clientes. Um tema interessante de se abordar e até pesado, mas o anime tem cenas de humor que cortam totalmente o clima sério que paira no ar. O pessoal maravilhado com as incríveis habilidades de Narumi no PC foi muito engraçado.

Opinião Geral

Kami-sama no Memochou no post sobre a nova temporada do Dih ficou em segundo plano e para mim virou um dos destaques depois de assistir o primeiro episódio! Recomendo a todos que peguem para assistir, mesmo se vocês não gostar de animes de investigação. Os 48 minutos passaram e eu não percebi, deixando uma ótima primeira impressão.

O único medo que eu tenho é em relação ao fanservice com a Alice, no final do primeiro episódio tem uma cena um pouco apelativa. Essa coisa de forçar personagens bonitinhas tem sido uma mania muito grande e as vezes acaba me irritando. A história não precisa disso, na verdade eu acho que nenhum anime precisa disso. Mas como é um anime do J.C.Staff. dúvido muito que o lado loli não acabe sendo marca constante nos episódios da série…

Por Luk.

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Rah

    É, se não fosse pelo “apelo moe/loli”… XD

  • Kelmer

    Parece ser um bom Anime… Estava com dúvidas se iria vê-lo, mas acho que darei uma olhada!

    Belo post õ/

  • Rayovac

    Eu assisti ele ontem, pra ser honesto pra mim está sendo o melhor anime da temporada, o primeiro especial (um especial de 1 hora) foi realmente surpreendente, a forma como a coisa toda vai se desenrolando ficou muito boa, e o que eu mais gostei foi que a drama vai puxando a gente e deixando a gente mais curioso e ansioso para saber o que vai acontecer, eu vi o episodio inteiro e pra mim foi como se tivesse passado 1 minuto, eu acabei focando muito minha concentração para entender o que estava acontecendo!

    Claro tiveram outros bons lançamentos, uns nem tanto, estou tentando acompanhar todos pra ficar por dentro dessa temporada.

    Quanto a abertura, eu até gostei, mas acho que teve outros animes desse temporada que também tiveram ótimas aberturas, o encerramento eu preferi o do Secret Seven, por que a gente é obrigado a assisti-lo porque ele faz parte da história do episódio.

    Bem essa é apenas a primeira semana não da pra falar muita coisa, mas eu estou gostando muito desse anime, sem duvida é o meu favorito da temporada, seguido por Blood – C e Blade, mas eu estou gostando muito de todos, apenas acho esses três melhores e mais bem elaborados em sua drama e enredo.

    Sem mais,
    Rayovac

  • Hibard

    Eu estava meio relutante quanto a assistir esse anime, por causa de suas semelhaças a gosick, que me decepcionou ”profundamente”, mas vou dar um credito a ele, já que o tema investigativo me atrai bastante e ouvi bons comemts….
    dos animes da nova temp… até agora só vi animes medianos. (esperarei mais algums epi, para ver o que vou continuar e o que não vou).
    Sacred seven: Foi muito chatinho( odeio protagonistas idiotas).
    Uta-no prince sama: Uma mistura de Hana yori dango com ouran high school… Que me fez raxar de rir da tosquise.
    Kami sama dolls: Nada a comentar.

    Quanto a blade e Blood C: não sou muito fân de vampiros mais vou dar um credito a eles…

  • Nossa, discordo completamente do post.

    Eu fiquei um tanto decepcionado com esse anime, estava esperando um mistério, com detetives, algo meio louco ao estilo Lain. Mas a comédia é bobinha e sem graça, os personagens não são carismáticos, achei até meio exagerados, e a Alice que pensei que ia gostar da personalidade dela, mas não, ela não cala a boca nunca e se acha demais…

    Gosick achei muuito melhor, os casos de ambos são interessantes, mas Gosick te mostra de um modo que te prende muito mais (a mim pelo menos). E o caso da Coco Rose? Humilhou demais!!

    O primeiro epi desse anime me decepcionou um pouco, mas eu acho que ainda pode melhorar.

    • Caso da Coco Rose foi simplesmente o melhor da série inteira. Alias, a segunda metade de Gosick foi muito melhor que a primeira.

  • Rayovac

    Realmente Gosick ficou melhor mas esse anime não me decepcionou, acho que é por ele ser a minha cara… tipo do geito que eu queria que ele fosse! Sei lá eu curti!

    Rayovac

  • Adramalesh

    Me agradou esse primeiro episodio. Precisei ficar bastante focado par entender o que estava se passando no anime o que me fez ficar mais preso na historia. Pra mim a abertura não teve nada de mais… mas gostei muito da musica do encerramento.
    Na questão do fanservice, concordo que nenhum anime que tenha uma história para contar precise apelar para isso e apesar de apresentar foi bem rápido, então deu pra assistir.

    Apenas uma coisa me incomodou, o personagem principal parece muito com personagens de outros animes – digo o visual – e sempre eu pensava “já vi esse cara em algum lugar”, mas se esse problema fosse só nesse anime…
    Bem vou continuar a assistir e espero que seja tão bem executado quanto esse primeiro episodio foi e recomendo para o pessoal que ainda não assistio pelo menos dar uma olhada.

    Ps: texto enorme -_-‘

  • Jader

    Eu gostei muito de Gosick. Não tive o que reclamar nele. Para mim foi ótimo.
    Kami-sama no memochou conseguiu ser ainda melhor que Gosick, nesse 1º episódio, mas temos que esperar o próximo, porque esse 1º foi um especial de quase uma hora, de modo que a estória pôde ser contada de uma tacada só, como um “one shot”. A partir do 2º que nós vamos saber como a estória se desenrola. Se será um caso por epi. ou cada caso gastará mais de um epi.
    Mas como se diz por aí: A primeira impressão é a que fica. E ela foi muito boa.

  • [2] Mas como é um anime do J.C.Staff. dúvido muito que o lado loli não acabe sendo marca constante nos episódios da série…

    Eu concordo com este ponto acima. Mas com o resto do post, eu tenho opinião diferente, parece até que assistimos animes distintos uhahuahuaauh. Eu gosto muito do conceito de Memo-chou e de modo geral, gostei do anime. Mas achei que faltou uma reviravolta ali, uma dinâmica melhor pra um episódio de 48 minutos e o caso apesar de interessante, não me prendeu, a não se no seu final.

  • Yuri

    Na boa melhor anime do ano pra mim ate agora
    pena so ter 1 episodio o que nao deixa fazer uma avaliação mais precisa

  • Antonio

    Eu ri muito com a cena do Narumi no PC,ele fazia coisas super simples e os kras “Hoooooooo” kkkkkkkkk anime muito bom

  • Rafael

    Ending apelona. Collarado Bulldog, do Mr. Big, é uma das melhores músicas de Hard Rock já feitas. Lembra-me muito o caso de Higashi no Eden e sua abertura, Falling Down, do Oasis.

    Quanto ao anime, gostei. Tem um jeitão “Durarara” que me atraiu.

  • Mary

    Discordo do post! Eu não gostei do anime nem um pouco.
    Gosick é MUITO melhor!

  • Kaoz

    Bem, é a primeira vez que posto aqui e digo, que esse anime se mostrou interessante mas como dito por alguém nos comentários anteriores, até o momento estou preferindo Gosick, o caso coco rose foi realmente de tirar o fôlego e já kamisama no memochou estou um tanto quanto desesperançoso com a série, personagens muito chapados, tirando pela Alice não consegui me interessar por nenhum dos outros personagens, mas como vi nos comentários anteriores, pode ser só impressão minha já que teve gente que achou eles carismáticos. Quanto ao fanservice, não tem jeito, animes hoje em dia sobreviverem sem fanservice é difícil, os otakus do japão adoram isso.

  • Kage

    Eu sou mais um dos que discordam do post ^^”
    Kami-sama no Memo-chou não me agradou. É uma série muito sem noção: um cara vestido de soldado no meio da rua, uma agência de detetives feita por NEETs, uma detetive de pijama, entre outras coisas…
    A animação está muito bonita, concordo com esse aspecto, mas o caso foi bem mais simples que os casos de GOSICK, que por sua vez se apresenta muito melhor que Kami-sama no Memo-chou. Victorique > All XD
    Enfim… that’s it

  • Gosick è melhor por hora eu adoro misterio por isso esse primeiro caso eu ja vi ele em outros anime do genero mas eu gostei da forma que foi abordada,
    sobre os animes da temporada eu ja assisti todos dessa temporada e ele ficou em 3 lugar esse anime eu tenho esperança pois e baseado em light novel
    porem ele perdeu creditos no fanservise que não erra presiso,
    mas eu adorei a musica de enceramento

  • Kaoz

    Dessa temporada, eu tenho esperanças em Datalian e Usagi Drops, o resto é só pra passar tempo mesmo.

  • Lana

    Eu sou mais um dos que discordam do post ^^”
    Kami-sama no Memo-chou não me agradou. É uma série muito sem noção: um cara vestido de soldado no meio da rua, uma agência de detetives feita por NEETs, uma detetive de pijama, entre outras coisas…
    A animação está muito bonita, concordo com esse aspecto, mas o caso foi bem mais simples que os casos de GOSICK, que por sua vez se apresenta muito melhor que Kami-sama no Memo-chou. Victorique > All XD
    Enfim… that’s it

    É anime minha querida.

  • Ichigo/Megumi-chan

    Dizer que O PRIMEIRO,O PRIMEIRO,EPISÓDIO,de Kamisama foi melhor que A SÉRIE INTEIRA DE GOSICK,foi uma comparação(ou não,n sei se ocmparação é a palavra certa) Muito Infeliz,Gosick foi um anime perfeito,Kamisama foi bom,mais o primeiro episódio,não foi tudo isso,e apesar de todos esperarem algo parecido com Gosick,não teve nada a ver,e acho que o romance de Gosick foi lindo,e não estragou nem um pouco a série,nem beijo teve!(infelizmente)
    FIKDIK:Pare de julgar um anime,muito melhor que um outro,que Todos gostam pelo primeiro episódio,quando anime terminar,ai,tire suas conclusões

    Sim,podem achar que sou uma FanGirl retardada,que eu não to nem aí U.U

  • na minha opniao, kami-sama no memochou, é um light novel investigativo, um genero de animes que vem crescendo bastante (o que particulamente me deixa muito feliz ^^), digamos que nao satisfaz em seu aspecto principal, quer dizer, coloca muita impressao de um baita anime complexo, mas mostra de forma bem geral, para um anime que promete de cara uma coisa bem elaborada, no primeiro episodio eu vi isto. Mas espero realmente que o anime melhore ao passar dos capitulos, sem perder suas caracteristicas.

    PS: Sei que é cliche ou sei la seja, mas o anime que ta vencendo ate agora nesse tipo de anime é concerteza death note, por que pega a ideia parecido com kami-sama no memochou e ao msm tempo trabalha nos personagens de forma que nao pensamos mais nesses personagens como personagens, hehe, acabei comentando sobre death note tb ^_^’.
    t+

  • Eu discordo é de blood-C que foi uma vergonha para o nome blood + (plus)

  • Gustavo

    o cara q fez esse post deve ser louco! Gosick é um dos melhores animes q eu ja vi. nao da pra encontrar falhas. é logico q o autor intercalou romance a investigação, pois sempre havia um acontecimento nos casos q , ao mesmo tempo, ajudava na investigação e unia a Victorica e o Kujo cada vez mais.
    o caso da coco rose, do alquimista leviathan, queen berry, foram feitos com muita maestria e mto bem bolados. em respeito ao ritmo frenetico, nao tem nd a ver com o q ele disse. em gosick, a primeira temporada serviu mais para conhecer dos protagonistas e saber mais sobre o passado da Victorica. a segunda temp. houve sim ritmo frenetico, pois sempre houvera alguma coisa q separaria Kujo e Victorica, onde ele sempre ia correndo para salvala.Foi um anime lindo, fantastico, vai deixar saudades. Enfim, esse anime ai pode ate ter sido bom, mas falar q o primeiro episodio supera Goisck inteiro é muita sacanagem! Péssimo post!.

  • HIz

    assisti o primeiro episodio hoje esse anime é ótimo

  • Ah, eu gostei muito do anime. Queria mais ='(
    Não sei vocês, mas ultimamente sinto falta de animes com muitos episódios e que conte a história dos personagens (não como Bleach que foi mais muitos personagens e pouca história , x-x).
    Um que estava gostando era D.Gray Man, que não sei pq diabos acabam na melhor parte (depois de 103 episódios -.-).

    Então é isso aí, que venham mais animes como Gosick, Kami-sama no Meno-chou, GITS, Witch hunter robin, xxxholic e ………………………

  • Mimii RockLoli

    Bom, eu assisti o anime no ano passado, e mesmo que já tenha passado um ano, eu não consigo tirar aquelas cenas da minha mente. A Alice… é uma garota solitária, que se isolou do mundo por vontade própria, mas ela usa essa “solidão” como porta para um mundo que poucas pessoas conseguem entrar: os detetives! Se ela não tivesse tido todo esse tempo sozinha, talvez ela não pensasse como ela pensa. Ela age de uma forma misteriosa, mas fofa. Ela é o tipo de garota que existe em dois mundos: o mundo em que ela é uma detetive neet e o mundo em que ela é uma garota que faz birra e que ama ursinhos. Isso que me encantou e que fez eu me encontrar nela. Digamos que… eu sou como a Alice: sozinha, mas que usa isso para fazer algo que outras pessoas não fazem. É por isso que eu vou fazer cosplay dela, não por sermos parecidas só na aparência (pequena, cabelo castanho, bipolar…), mas por sermos parecidas no modo de agir, de ver o mundo!

    Concluindo: Kamisama no Memochou não é qualquer anime, é um anime em que só pessoas que querem encontrar algo além da história e da animação podem ver!