Review – Afinal, o que há de especial em Pokémon Special?

pokemonspecialheaderA história que já deveria ter sido adaptada para o anime…

Em fevereiro de 1996 foram lançados no Japão dois jogos para Gameboy, chamados Pokémon Red e Pokémon Green sendo um sucesso e chegando a vender um milhão de cópias em apenas um ano. Mas essa marca apenas se tornou um marco na cultura pop após o começo do seu anime em 1997, que marcou a vida da geração dos anos 90: não tinha uma criança que não conhecia o nome Pikachu. Os jogos começaram a vender muito mais após o anime, produtos de qualquer tipo foram vendidos (de caneca do Pokémon até um fusca com o rosto do Pikachu), mas hoje em dia o anime já não tem mais tanta qualidade. Ou ao menos não comparada ao passado.

pokemonspecial2A primeira temporada de Pokémon foi incrível! Eu assisti novamente no ano passado, então não é saudosismo da minha parte. A qualidade das lutas e da história eram acima da média e com o passar do tempo a qualidade foi caindo cada vez mais. Claro que não estamos falando em qualidade de animação, até porque tal comparação seria totalmente sem fundamento comparando os recursos de meados da década de 90 com os anos 2000. A queda começou mais ou menos quando eles foram para a Liga Johto, ficando muito mais infantil e repetitivo. Basicamente a história mostrava o grupo (Ash, Misty e Brock) encontrando um amigo novo (Pokémon ou pessoa) e no final a Equipe Rocket tentava roubar o Pikachu e o Pokémon da pessoa, mas acaba estragando tudo no final e voando pelo espaço. As batalhas de ginásio e as histórias envolvendo os líderes de ginásio eram cada vez mais batidas e sem a mesma emoção dos treinadores de Kanto (salvo algumas excessões).

Porém, existe outra história vinda dos games e menos conhecida que o anime. Estamos falando do mangá de nome Pokémon Special ou Pokémon Adventures como é chamado nos Estados Unidos, que é o que esse post vai comentar. O que há de diferente nessa história?

pokemonspecial8A História

Pokemon Special é de autoria de Hidenori Kusaka e conta a história de Red, um treinador Pokémon de uma cidade rural chamada Pallet. Durante um dia de captura um garoto comenta sobre a possibilidade de Red ir falar com o Professor Carvalho para melhorar as suas habilidades, como ele havia feito com o seu neto e que por sinal tinha acabado de voltar para a cidade. Pensando sobre o assunto ele acaba trombando com alguns membros da equipe Rocket e ouve rumores sobre um Pokémon lendário em um bosque perto da cidade. No bosque ele encontra Green batalhando com o Pokémon lendário e no final os dois acabam derrotados.

Após a derrota, Red acaba indo para a casa do Professor, lugar que ele sempre manteve distância, pensando que ali era o único lugar onde ele aprenderia a ser um grande Treinador. Porém o professor acha que ele é um ladrão e acaba acidentalmente deixando todos os pokémons do laboratório fugirem. Os dois correm para capturar todos e no final o professor percebe a grande habilidade do garoto e resolve ajudá-lo. Ele entrega para o garoto um Bulbasaur (ele já tinha um Poliwhirl) e uma Pokédex (uma espécie de agenda eletrônica com enciclopédia) e acaba dando conselhos sobre ser um grande treinador para ele. Após isso Red sai e vai atrás de seu sonho: ser o melhor treinador do mundo!

pokemonspecial5Opinião Geral

Bom, primeiro eu gostaria de informar que este mangá não é aquele que saiu no Brasil. Aquele se chamava “As Aventuras Elétricas de Pikachu” e tinha apenas 4 volumes! Pokémon Special é de 1997 e continua saindo até hoje! Vocês devem se perguntar o que tem de tão diferente no mangá, já que minha sinopse parece bastante com a do anime. Porém acredite: é completamente diferente. A coisa que vocês mais vão perceber é que eles realmente tentam explorar e ampliar o universo do jogo. Acho bem legal que eles adicionam algumas coisas que nunca foi falado no jogo ou no próprio anime, como por exemplo uma das minhas maiores perguntas: como raios eles sabem qual Pokémon está em qual pokébola?

O personagem principal, Red, é completamente diferente do Ash. Ele é realmente um treinador diferenciado, ótimo em batalhas, nunca ele deixaria seus melhores Pokémons de lado (Sim Ash, ainda estou irritado por você ter deixado o Butterfree e o Pidgeot) e sempre que pode tenta capturar um novo Pokémon. Mas ele acaba sendo o personagem principal por pouco tempo…

pokemonspecial7O que realmente é o diferencial no mangá é que a cada novo arco o personagem principal muda! Por exemplo, Red é o principal durante todo o arco que cobre os jogos Red & Green. Já no próximo arco, que representa o jogo Pokémon Yellow, um novo treinador aparece, chamado Yellow. No arco do Silver e Gold aparece o personagem principal chamado Gold e assim sucessivamente até hoje em dia, no qual o personagem principal é o Black, no arco dos jogos Black & White.

Esse esquema de troca de principais não nos deixa enjoar do personagem e muda o tipo de história, anos se passam, personagens que conhecíamos aparecem mais experientes (a volta do Red é uma coisa incrível) e a história vai ficando cada vez mais divertida. Falando em história, ela é completamente diferente do anime e dos jogos: a equipe Rocket não é tão besta quanto no anime, tendo até alguns integrantes que vão surpreender vocês. Fora que existem algumas cenas fortes! Tenho que dar um spoiler aqui, mas só pra dar um exemplo: Em uma das lutas, uma Arbok acaba sendo cortada ao meio! (Já pensou isso no anime?)

pokemonspecial1Considerações Finais

Uma pena é saber que dificilmente virá para Brasil, já que a grande febre Pokémon passou (embora ainda seja uma das marcas que mais dão retorno no mercado nacional) e acho que alguns não comprariam por puro preconceito ao nome que remete à sua infância. Porém, a série quase foi publicada no Brasil pela Conrad na mesma época do lançamento de Dragon Ball e companhia, mas por um imprevisto com a editora japonesa acabou sendo barrada de última hora.

Tirando isso, Pokémon Special tem uma ótima história baseada nos jogos, sem as infantilidades irritantes do anime (não que animes infantis sejam ruins, mas em alguns momentos as lições de “moral” de Pokémon irritam um pouco) e com vários protagonistas com personalidades diferentes (não muitos, mas…). Ainda não sei por que esse mangá não teve uma adaptação em anime! Pokémon Special é tudo o que o anime “original” não foi e não é. Além disso… caramba, ninguém mais aguenta o Ash e seus eternos 10 anos. (Será que ele é um vampiro??)

pokemonspecial4Recomendado para quem é fã e também para quem não é! Ao menos deem uma chance lendo os 3 primeiros volumes, que cobrem o arco do Red & Green. Vocês podem achar por ai os capítulos traduzidos em português. Quem preferir, o mangá também é publicado nos Estados Unidos pela VIZ!

pokemonspecial3

por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Gostei muito do review, me deu muita vontade de ler o mangá e voltar a jogar os jogos. Sempre achei melhor jogar pokemon do que ver o anime, mas esse mangá parece ter a atmosfera do jogo que eu queria que tivesse na animação. =D
    Já vou baixar o mangá, e (quando conseguir) irei comprar pela internet em inglês se gostar (o que eu acho que deve acontecer).
    Obrigado por me apresentar essa série que parece poder saciar minha vontade virar treinadora pokemon que eu tinha/tenho desde a infância! XDD

  • Eu li o manga e realmente
    é isso que você falou o
    manga tem um nivel de
    seriedade diferente do
    anime e os capitulos são
    rapitos e curtos e não
    deixam o leitor com sono.
    Boa materia e espero que
    as pessoas deem uma
    chance a esse manga.

  • Me bateu uma nostalgia agora… Vou dar uma pesquisa, ainda mais depois que li que nesse mangá eles explicam algumas coisas quanto ao funcionamento desse universo… Se os Pokemons são animais, eles não tem Ibama? Se forem monstros, qual sua origem? Eles conseguirem se transformar em energia e entrar nas pokebolas é uma habilidade própria deles ou apenas tecnologia? LOL

  • Nossa bateu uma nostalgia,Vou procurar, depois mas tem muitos volumes ou sò 3 por jogo ou algo assim .

    Pois minha lista de mangàs que tenho quer ler esta gigante.

  • Rayovac

    orra que doido nunca tinha ouvido falar, parece que esse realmente tem um aspecto mais maduro… até pq Ash nem sequer aumente a idade –‘ então enfim curti, vou pesquisar e torcer para que saia em anime pra eu conferir… só pra ter uma noção básica xD

    Rayovac!

  • wow, como não soube desse post? xDD
    Mas gostei muito, minha vontade de comprar pokemon só aumentou!!
    Acho que mês que vem comprarei, só espero que a VIZ continue lançando do volume 15 em diante.

  • Lucky

    meeeeee… ai sim da vontade de ver isso

  • Red

    (Sim Ash, ainda estou irritado por você ter deixado o Butterfree e o Pidgeot) – Ri muito disso aqui. Outro que eu fiquei irritado foi o Primeape.=(

    Enfim, resolvi comentar apenas por ser um dos melhores mangás que eu já li. E eu até hoje continuo falando para os meus amigos “O mangá do Pokémon deveria receber um anime”. É simplesmente muito bom! Desde o primeiro capítulo tu percebe que não tem aquela infantilidade (e logo depois, ainda mais, com Pokémons e pessoas REALMENTE morrendo), além do Red ter um crescimento enorme. A estória base também passa longe daquele “ganha insignia, vai pro próximo ginásio, ganha insignia, repete os mesmos passos até completar oito insignias, vai pra liga, PERDE, próximo continente, repete tudo de cima…”, sem querer dar spoiler, mas o Red só consegue as oito insignias (que eu lembre, não são todas que ele consegue, mas vou dizer oito), sem mesmo lutar, apenas passando por problemas que envolviam os líderes, ele nem queria as insignias, primeiramente!

    Claro, eu falei dos primeiros volumes apenas, afinal, parei no volume Crystal, e ainda bato a cabeça para achar mais caps, mas já vou dizendo, volume Yellow > all. ^^

    Enfim, bela matéria, de um dos mangás que eu compraria (embora não seja um comprador de mangás, na verdade) só pra ter na minha estante, é simplesmente um dos melhores já feitos, de uma saga que tinha tudo para ser incrivel.
    Recomendo a todos. xD

    E um ps: meu nick foi até por causa do Red do mangá mesmo xD

    • Albuquerque – kun

      Oi colega você sabe que a tradução do pokémon mangá parou né? Eu gostaria de continuar ela mais preciso de alguém interessado na história quer ajudar ?

      Entre em contato pelo meu e – mail: albuquerquekun@gmail.com

  • “Eu assisti novamente no ano passado, então não é saudosismo da minha parte.”
    É saudosismo SIM. Assista a temporada de DP e mude sua concepção, porque a primeira temporada tem uma história totalmente sem conteúdo, e as batalhas, que mal existiram, são uma merda.
    Gostei da iniciativa de falar do mangá, mas da próxima vez, compare as coisas sem levar em conta sua opinião pessoal e seu pouco conhecimento, pois isso acaba irritando os verdadeiros fãs da série.

    • Faz muito tempo que não assisto à primeira temporada. Mas acabei julgando DP superior à primeira.
      No geral, Diamond & Pearl é uma temporada boa. Repetitiva como todas as outras (sim, a primeira também foi muito repetitiva, não mais que a saga de Jouto, mas foi), mas boa. Principalmente o final. O final foi surpreendente pra mim, fazia muito tempo que eu não ficava tão animado com Pokemon. Aquele treinador do Darkrai era totalmente overpowered, mas mesmo assim pra mim foi a melhor batalha de Pokemon no anime até agora.
      Há muitas coisas que poderiam ser aproveitadas em Pokemon, como por exemplo o reaparecimento de “rivais” (cadê o Ritchie!?) e dos Pokemon que já partiram.
      Eu vi praticamente todos os episódios, mas aí chegou Black and White e… Nem digo mais nada. =x

    • Boiola detected!

  • Ah, que nostálgico. Eu já tinha lido até a saga de Crystal, mais ou menos. Ainda lembro do troll do Yellow durante tanto tempo, mas nem falo nada por conta de spoilers. lol
    Realmente é muito bom e deu vontade de comprar e voltar a ler. Só que mais um mangá pra comprar fica difícil… (talvez quando o omnibus de FMA acabar… a.k.a 2013) =x

    Parece que a Viz acabou de lançar o Volume 14 (final da saga Gold/Silver, se não me engano), e Ruby/Spphire deve começar agora.
    Mas parece também que toda a saga Diamond/Pearl já foi lançada e estão lançando Black/White agora, simultaneamente com Gold/Silver, o que é estranho (pensei que a história fosse toda interligada. Ou só é interligada até a saga FireRed/LeafGreen?).

    Ah, e se não me engano, a leitura é no modo ocidental. Acho que não tem muito problema, mas muitos reclamariam disso.

    • Ela lançou até o final de GSC, mas não lançou DP, a ordem vai ser normal. O que teve de DP publicado completo pela VIZ (8 edições) foi o DP Adventures, que é um outro mangá totalmente diferente.

      Já BW ela está lançando em meio tanko talvez para aproveitar o hype do momento. Deve ser lançando normal cronologicamente um dia, quem sabe…

  • RafaelaSG

    Adorava o anime (antes de surgir os outros 10247182930812 milhoes de novos pokemons, e se tornar muito repetitiva)

    Interessei nesse mangá, vou dar uma olhada nele

    PS: Deu ate vontade de pegar os jogos de novo *.*

  • Deu vontade de ler mesmo….vou tentar.

  • Jhon

    Nossa esse post foi muito legal, e realmente o manga e muito bom! infelizmente eu so li o manga ate a parte do ruby/saphire e nao achei mais nenhum lugar pra donwload em portugues T.T

  • Ótima resenha. Há quanto tempo não vejo alguém falando sériamente de Pokémon.

    Não li muito desse mangá, mas achei alguns conceitos e personagens muito bem explorados e até mais realistas, fugindo da utopia do anime. Quem sabe eu volte a ler um dia =D

    Quanto ao moralismo do anime… Bom, às vezes pode ser um pouco cansativo, mas eu não reclamaria. Pokémon é um anime infantil feito para instruir a molecada com bons conceitos, e se consegue ótimo.

  • William L.

    Muito boa a materia!!!
    Já conhecia o manga mas nunca tive a oportunidade de ler
    achei q nunca mais iria ver um post sobre ele
    mas que bom que está ganhando reconhecimento e nao sabia que existia em portugues agora lerei com certeza =D
    um abraço!!!
    Flwss õ/

  • Caramba, eu tinha uma lembrança vaga disso, foi legal ler esse post e agora poder procurar!

    Tenho um carinho muito grande por Pokémon, e sinto tristeza pela queda de qualidade no anime (ao que parece, pelo menos os filmes ainda estão num nível razoável, depois do “meh’ que foi o 4º filme).

    Aliás, sobre essa queda de qualidade, tenho só uma observação. Obviamente que não discordo dela, mas as referidas “lições de moral” não seriam culpa da adaptação americana? Eu sei que ela altera MUITO o teor do texto original (inclusive estou com o filme do Mewtwo em japonês aqui e é, literalmente, outro filme se comparado à versão que vimos nos cinemas). Sei lá, eu odeio a americanização de Pokémon desde que tomei conhecimento dela.

    Enfim, vou procurar um meio de ler esse mangá, me interessou muito. Será simplesmente maravilhoso ter novamente motivos para me empolgar com meu querido universo Pokémon (já que nunca tive dinheiro para jogar os jogos e emulador não é a mesma coisa XD).

  • Nossa deu mta vontade de ler, pq realmente o ash nao capturava nenhum pokemon e deixa charizard e primeape pra tras eh de fazer qlquer um desistir de levar a serio

  • Voltei pra postar que li a primeira Saga!!!!!

    Fazia tempo que não lia um shounen bom e simples que nem esse. Autor faz uso bem melhor do universo pokemon que o anime, Red não fica encanando em capturar pokemons, e nunca largar deles.

    Realmente recomendavel!!!!

    • Luk

      Que bom que gostou ^^

  • Eu li pokemon Special quando tava saindo a um tempo, parei antes da Ruby Saphire porque a scanlator parou de traduzir e acabou saindo do ar, acabei ficando sem vontade acompanhar outra scan ja que não achava mas realmente nota 10 esse mangá, principalmente pq não se resume apenas a batalhas pokemon isso em si torna o mangá bem original xD

  • Nathalia

    Aah, resenha muito boa, sempre fico tentada a comprar Pokémon Special – sempre tem uma edição ou outra na Cultura…! -, até hoje adoro a primeira temporada e os jogos (B&W = superhiperduper demais!) 🙂

  • Brianime xD

    Esse mangá é excelente.
    Quem gosta de Pokémon pode ler sem medo, recomendo muito!

  • Muito bom seu post, eu já tava a um tempo querndo ler Pokémon, depois q meu primo falou do mangá, ele disse q era bem melhor q o anime, e pelo q vc disse realmente parece bom, sobre a perda da qualidade do anime, eu tenho de concordar, Pokémon de hj ñ é mas como antigamente, um dia desses eu tava vendo o anime, e ñ aguentei de tão chato, a série está fatigada e saturada, os episódios se tornaram incrivelmente maçantes, a equipe rocket q antes era engraçada, agora está repetitiva, com akele negócio de sempre querer o Pikachu e acabar decolando no final, os líderes de ginásio das sagas atuais tbm ñ conseguem mais empolgar como antes, os de Kanto realmente eram mais carismáticos, mas ñ acho q as batalhas de Kanto eram melhores q as de hj, as atuais são bem melhores, falo isso pois sou um grande fã da série, Pokémon foi o primeiro anime q eu assisti, e até hj tenho ótimas lembranças de qndo assistia. Mas voltando ao assunto, no início o Ash ganhava as maiorias das insígneas sem ao menos chegar a batalhar como o líder de ginásio axo q só no ginásio da Misty, do Brock, e de uns outros dois ele chegou a batalhar sério com eles…mas é isso aí, valeu pelo seu post mais uma vez, e vou procurar ler o mangá, tbm gostaria q tivesse um anime dele.

    Vlw!

  • avner

    cara, tem como me mandar algum scanlator que tenha?
    vlw
    avner264@gmail.com

  • Woooooooooah *——–*
    nao sabia dessa :OO
    vou procurar é JÁ!!! *u*
    Pokemon SEMPRE fará parte da minha vida <333
    adorei demais a review :B
    adorei o scan do pokemon na pokebola xDDDD
    que bonitinho :33

  • Lucky

    Já que foi comentado que quase ninguém voltou para comentar a review depois de conhecer o manga… aqui estou 🙂
    Eu realmente achei em muitos aspectos o manga muito melhor que o anime… porem achei meio errado de qualquer jeito. Pensa bem, no manga todo personagem principal tem um dom natural para ser um treinador (não como o ash que sempre vai ser um retardado), porem acho meio apelão ainda esse dom natural poder ganhar de todo mundo, ainda mais como no começo a elite 4, cara eles treinam pokemons a trilhões de anos e como são grandes treinadores deviam ter esse dom natural igualmente, e aquele final com a yellow achei ridiculo. hahaha
    Alem disso nem comento as partes que os pokemons são cortados ao meio … e simplesmente não morrem!
    Desculpa se eu só falei aspectos ruins, mas maioria das pessoas só falam coisinhas bonitinhas e que tudo é maravilhoso que eu resolvi comentar as coisas que eu realmente nao gostei…

    Só vi o até o volume 11 até agora….e deixo pra comentar sobre o gold depois 🙂

  • Bruno

    Adorei isso, bom eu tenho 12 anos, e acho o anime um pouco infantil mesmo, mas eu começei a assistir quando o Ash conheçe a Dawn em Sinnoh, embora eu tenha visto alguns episódios antigos, eles foram muito vagos, num o ash tava com a misty, no outro com a may e no terceiro conheceu a Dawn. Eu queria ver a primeira temp do anime pra ver se era melhor mesmo. Enfim, o mangá parece muito bom, sabe onde eu posso comprar no RS?

  • Sou fã dese mangá, comprei todos os volumes pela editora americana VIZ. Valeu a pena!

  • Pingback: Ranking Oricon de vendas de mangás: 28 de Maio a 3 de Junho | ChuNan! – Chuva de Nanquim()

  • RexArcanjo

    Eu adoro esse mangá, sou um grande fã de pokemon entendo bastante desse assunto mas não da historia do anime pois não vi uma saga inteira, eu gosto dos pokemons em si, como nos jogos, gosto de entender sobre as evoluções tipos ataques e etc. mas sentia q como fã eu deveria me especializar mais, só que o anime ja estava chato demais, foi então que conheci o pokemon manga, e desde então não parei de ler. só que tive que caçar em español ja que não falo ingles e nem japones, hehe!
    é uma pena pouca gente conhecer, não sabem o q estão perdendo!

    • CyberSerpent666

      Gente, leiam sim, é a melhor história de Pokemon que já vi. não leiam pela Viz pois a tradução é péssima, procurem scans online que há vários. li até a saga Heart Gold/Soul Silver, e todas são incríveis. mas garanto que a mais imbatível é Ruby/Sapphire

  • Carlos

    Cara acompanho a alguns anos desde que soube de sua existência… Esses dias na Liberdade eu vi um pacote a venda com as versões em inglês mas o pacote overpriced de 190 pilas continha só os arcos de RSE e uma ponta do FR… na loja em frente a loja Hunter da Shinozaki… fiquei tentado a comprar… sinceramente só não comprei por não ter os outros volumes… Mas esse mangá é um dos mais incriveis que já li… se bem que senti um fraquejo nos volumes mais atuais, já não ta mais tão punk quanto a época em que o Red botava pra f#### como na safari zone… sempre quis ver ele usando aquele Nidoking LOL ou na saga do Ruby quando a feebas dele *volta* mas já evoluido e salva ele… poooo chorei muito ._. mas amo esse mangá e devia vir pro Brasil eu pagaria bem que fosse 20 reais o volume u.u e concordo merece uma adaptação pra anime no estilo do trailer de BW2 otima matéria essa n.n *na espera de novos chapters online*

  • Minha recomendação é Anon Scans. Lá tem pelo menos até RSE, se não me engano.

    E vale notar que tem mortes de pokémons E humanos no PokeSupe!

  • eu compraria se tivesse no Brasil,ja que segue a historia dos jogos e por essa descrição parece muito foda, vou procurar online,até hoje gosto muito de pokemon(jogos)

  • Pingback: Review – Viajando ao passado de Kanto com Pokémon Origins | ChuNan! - Chuva de Nanquim()

  • Angelo Kaoru

    Lendo Pokemon Special e ainda abismado em como isso não virou anime ainda. É absurdamente bom!!!!! Tudo que a série original não é o mangá consegui mostrar e com maestria. Bom demais

  • Sapp

    Li o mangá semana passada, até o final do arco do Yellow. É curioso porque acho o anime mais parecido com os jogos do que o mangá, ele realmente tem outra realidade, não só pelas questões mais sérias mas pelas lutas serem diferentes. Parece que lá não tem essa de a luta ser 1 contra 1, aliás, quase não tem lutas “organizadas”, já que o mangá é bem focado na história do Red contra os vilões e não em Red conseguir insígnias e tal.

    Eu particularmente acho as lutas do anime da primeira temporada mais bem boladas do que no mangá, as lutas lá são resolvidas em 1 ou 2 golpes (o que até faz sentido, já que ataques de pokemons se fossem reais matariam outro pokemon ou um humano rapidamente), o forte do mangá pra mim realmente é a história, seu desenvolvimento e seus desfechos, isso é muito bacana de se ver. Talvez eu leia a parte do Gold, vamos ver…

    Pequeno Spoiler do começo do mangá: O Gary/Green também é fodão no mangá, ele evolui seu inicial antes de pegar sua primeira insígnia. OMG

  • Tsc,tsc,tsc…
    *Pokemon só foi pokemon até os 150,ta virando digimom,só a Misty presta,as outras são horriveis,mimimi*,é incrivel como algumas pessoas se agarram tão firmemente nisso de tal forma que pra elas tudo que vem depois é horrivel e só isso presta,mesmo o atual sendo claramente superior,mas a maioria estão tão presas ao passado que nunca vão admitir,Dp >>> qualquer temporada de pokemon e é um fato.

    • XY

      acho que ja vi esse comentario em algum lugar em

    • Essa é a SUA opinião, e sinceramente? Nego tá CAGANDO E ANDANDO pra ela.. Vc acha DP melhor? Ninguém se importa com isso. Assimile o fato das outras pessoas não gostarem, ou só gostarem do inicio, conviva com isso!

      • Da mesma forma que “ninguém se importa” com a opinião dele, NINGUÉM se importa com a opinião de quem fica comentando “Pokémon só foi bom até a 2ª geração”, e mesmo assim eles continuam comentando isso.
        E, realmente, D&P foi uma ótima temporada, o Ash realmente teve desenvolvimento, mas, como sempre, cagaram no final da temporada.

  • realmente o manga é muito bom, me deu vontade de revê-lo,seria muito legal se fizessem um anime dele

    • Ou OVA’s! O mangá é muito bem feito, bem elaborado, personagens carismáticos e muito bem trabalhados, é um mangá perfeito. Apesar de Red/Green/Blue ser mais um “checklist” das coisas do jogo, a partir de Yellow já começa à tomar um rumo independente, o que deixa o mangá melhor ainda.
      Agora imagina o Lugia aparecendo em cima da Ilha Cerise LIKE A BOSS num anime? *——–*

  • Addisson

    esse manga tem q vir para o Brasil

  • Dani Milky

    To tão feliz por vc fazer um review desse manga de Pokemon. Pq faz muito tempo que eu acompanho esse manga e ele é incrível! – Foi até emocionante ler algumas partes e relembrar a história. – É uma pena q ele não seja tão conhecido… A história, os personagens, é tudo muito bom. Não faço a mínima ideia do pq nunca foi criado um anime disso… Quando resolveram lançar o “The Origin”, eu achei q seria essa história, mas me enganei profundamente… Mas mesmo assim, ter um manga desses pra honrar o titulo de Pokemon, é muito satisfatório.

  • João Pedro Alvarenga

    O porque de ash ter deixado o Pidgeot para traz sempre me deixou intrigado. Um dia desses eu estava jogando Pokemon Soul Silver e estava com um Pidgeot no time e não sei como tive esse pensamento: se ash tivesse continuado com o Pidgeot ele poderia voar para todos os lugares e o anime perderia a graça de ele passar por todos aqueles lugares e batalhas.

  • Isabele

    Uma coisa que nós concordamos que Ash é um retardado e um completo noob em ligas Pokémon que só ganha quando não batalha com outros treinadores (Liga das ilhas laranjas e a batalha na fronteira). Até hoje eu xingo o Ash por deixado o Butterfree e o Pidgeot. Acho que está na hora de tirarem o Ash como protagonista e colocarem outro protagonista no lugar dele ou darem fim ao anime.

    Vou dar uma conferida no mangá, pois já joguei todos os para gameboy do pokemon.

    • Isabele

      *Todos os jogos para gameboy do pokemon.

  • DarkCocoon

    Bem… A temporada XY do anime está muito melhor, é mais parecida com os antigos e menos frustante, as lutas também são boas. Vale lembrar que o anime foca mais no público infantil então é estupidez dizer coisas como “ficou repetitivo” e tal, a maioria das crianças não liga para esses detalhes.