Review – School Days: A novela mexicana feita no Japão

Nem todos os animes que comentamos aqui são recomendáveis.

Eu já comentei por aqui que adoro animes de romance e os meus dois preferidos possuem a temática escolar rolando ao fundo da história: Toradora e Lovely Complex. Os dois tem algumas coisas em comum que me fizeram gostar logo no primeiro episódio: personagens carismáticos, um humor divertido e uma história interessante.

Eu planejava fazer um review de um anime que eu não gosto desde os meus primeiros posts no blog e o nome que apareceu rapidamente na minha mente foi School Days. E bem, até hoje eu não tive coragem de assistir os 12 episódios novamente, mas foi preciso para elaborar esse review. Já fazem 4 anos que eu vi pela primeira vez, mas será que eu mudei de opinião depois de assistir o anime inteiro?

A História

School Days é baseado na Visual Novel de mesmo nome e que foi desenvolvida pela Overflow em 2005. Na história da série, existe uma “lenda” sobre um encanto de amor que diz que você vai conquistar a pessoa amada se você usar uma foto dela como papel de parede no seu celular e ninguém descobrir por 3 semanas. Itou Makoto é um garoto que não tem muita experiência em relacionamentos, um pouco tímido e que desenvolve um interesse amoroso por uma garota que pega o mesmo trem para ir no colégio, chamada Katsura Kotonoha. Então, depois de alguns dias, ele resolve testar esse encanto e tira uma foto da garota no celular e a coloca de papel de parede.

É aí que uma colega de classe chamada Saionji Sekai entra. Ela vê que Makoto tem a foto de uma garota no celular e resolve ajudá-lo a começar um relacionamento com Kotonoha. Rapidamente Sekai consegue virar amiga dela, faz os dois se aproximarem e de alguma maneira consegue fazer com que os dois se relacionem.

Isso é só o começo de algo muito complicado… Makoto e Sekai são bem unidos, sentando um ao lado do outro na classe e isso faz com que as pessoas achem que os dois estão ficando. Enquanto isso, Kotonoha é vitima de bully de suas companheiras de classe e tem apenas o namorado e a amiga como pilar para aguentar tudo isso.

Opinião Geral

Eu já vou começar dizendo que realmente não gosto de School Days e esse post é a minha opinião sobre o anime. Recomendo que vocês dêem uma lida no meu texto e depois deem uma conferida em uma review positiva do nosso parceiro Netoin!. Diferente dele, eu não consegui ver um lado positivo nesse anime… Ele tenta fazer um romance escolar diferente das histórias de sempre, mas pra mim consegue apenas fazer uma história ruim e fraca. Daqui para baixo podem haver alguns spoilers sobre a série, então já sabem que devem ler por sua conta e risco.

A história começa como um anime escolar comum, um triângulo amoroso com um cara gostando de uma garota e nem olhando ao seu redor para perceber que sua amiga gosta dele. A sinopse é quase parecida com GE, um mangá de romance que eu já citei aqui (leiam o post aqui), mas do episódio 4 pra cima tudo muda rapidamente. Só que diferente de GE, School Days é extremamente cansativo, as partes que eram pra ser divertidinhas e engraçadas são chatas, os 20 minutos de cada episódio parecem durar uma eternidade e mesmo depois da virada que ocorre no enredo a história acaba só piorando e piorando. A série acabou terminando com um final que pra muita gente marcou por ser chocante, mas assistindo novamente me deu a impressão que eu estava assistindo uma novela mexicana, tamanho o nível de ruindade.

Podem ficar sabendo que você não vai se importar com nenhum personagem no anime, no máximo com a Kotonoha. Mas você vai ficar com mais pena dela do que qualquer coisa, pelo menos no meu caso. Nenhuma garota presta, vão de pessoas que fazem bully até aquelas que fazem sexo com o namorado da melhor amiga. Tem um momento do anime que você se pergunta o que está acontecendo naquele colégio, pelo nível de sacanagem que acontece por ali, fazendo você sentir raiva de todas as mulheres! Sekai é uma das personagens que você mais vai odiar… mas não vou falar muito spoiler nessa parte do review.

O design de alguns personagens me incomodou bastante, parece muito básico em alguns momentos, parecendo ser tirado daquelas revistas de “Como Aprender A Desenhar Mangá” (compare a Sekai com a irmãzinha da Kotonoha – parecem gêmeas). O rosto dos personagens não passa emoção (Makoto e sua cara de pastel) e a animação é fraca demais. O começo do anime parece ser feito de vários gifs rodando uma depois da outra durante 20 minutos.

E a cereja nesse balde de cocô é o protagonista: Itou Makoto tem tudo o que você pode odiar em uma pessoa. Li em um lugar que ele toma algumas decisões que você tomaria, tornando o personagem mais real… Bem, só se você for uma pessoa desonesta e nojenta. No começo ele é um cara tímido que não sabe se relacionar direito com o sexo oposto, precisando da ajuda de uma amiga para conseguir namorar alguém. Mas no final ele vira o José Mayer e passa o trator em todas as garotas! TODAS!

A partir daqui, verão o meu comentário sobre o final do anime. Pule se você não assistiu ou se você ainda terá coragem para isso.

A visual novel tem vários bad endings (Só procurar no YouTube – School Days Bad Ending), essa parece ser a graça dela e todo mundo já tinha percebido que alguma coisa ruim iria acontecer ali. Dá pra perceber o quanto o anime é ruim assistindo o episódio final novamente. A cena em que a Sekai encontra os dois no apartamento é algo que parece tirado de uma novela, ainda dando tempo do Makoto mostrar como é um personagem masculino escroto. As cenas de mortes são até engraçadas de tão fortes (a música que toca no fundo ajuda muito nisso) e o final mostra Kotonoha indo para a vila do anime Higurashi (Tá essa parte não é verdade, mas seria legal).

Considerações Finais

School Days é um dos piores animes que eu assisti e nunca recomendaria para vocês. Acho que só para os meus piores inimigos como um método de tortura. Personagens femininas deploráveis e irritantes juntas com um protagonista imundo e deprimente fazem com que você tenha raiva da raça humana naquele universo.

E bem que poderiam fazer um Live Action do anime. Eu recomendaria alguns atores para os 3 papéis principais: Thalía (Maria do Bairro) como a Kotonoha, Gabriela Spanic (Usurpadora) como Sekai e como convidado especial o José Mayer ou o Renato Gaúcho como o Makoto. Aposto que seria bastante fiel aos personagens.

por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Gostei da review apesar de não concordar sobre ser tão ruim o anime. xD
    José Mayer foi tenso eiauheauiehauieha

    Sei quem ninguém presta no anime, eu tb lembro de ter pensado isso na época em que assisti, mas desgostar de um personagem nunca me fez desgostar da série, normalmente é até o contrário xD
    Mas aquelas surubas na escola eram meio tensas mesmo.

    Acho que eu gostei desse anime (acho, pq vi fazem tantos anos…) por causa do final. O decorrer do anime foi aquele sanduíche só, daí pelo menos teve um bad end e ficou tudo bem agora. *gosta de séries trágicas*

    Aconselho ao pessoal procurar os outros finais da VN, tem uns bens legais. (Por exemplo o que a Kotonoha se suicida no apartamento do Makoto).

    Ah, o final do mangá é bem diferente do anime, aconselho ele tb!
    (ficou grande o post, desculpem xD)

    • Luk

      Eu gosto mais do final que a Sekai mata a Kotonoha na frente do Makoto

      • Leonardo

        Aonde vc viu? Eu tava torcendo pro Makoto ficar com a Sekai, mas ñ, ele tinha q ir pegar a Kotonoha ¬¬

      • kkkk tu é burro néh ? kotonoha que mata a sekai e leva a cabeça do makoto numa muchila .

        • Luk

          KKK tu é burro neh? Não sabe ler pra perceber que eu falava dos finais da VN e nem sabe escrever por colocar muchila.

          Fica ai o burrão

      • LikeBuTTer

        esse final alternativo eh tenso !!! kkkkkkkk

  • LoL
    Quanto Rancor no seu S2!!!
    O anime tem sim todos os problemas que vc listo, mas na época que ele saiu praticamente (na minha opinião de merda) não se tinha nada parecido com isso. Com o fato do protagonista sair comendo todo mundo e no final ele se ferrando e com isso lavando a alma do telespectador(no meu caso) que estava morrendo de raiva do cara(da Sekai tbm) e querendo ver alguma Justiça para a coitada Kotonoha. No conjunto da obra, tanto pelo roteiro peculiar e com todos os defeitos o anime é assistivel. E olha que eu compartilho do mesmo carinho pelos animes que vc sitou (Lovely Complex e Toradora) e mesmo assim assisti de boa esse anime. Com o spoiler que fiquei sabendo do final da série e da historia do erogue que origino o anime foi o suficiente para me motivar em assistir até o final.

    • Eduardo da Silva

      ah manolo, eu tbm fiquei com um odio mortal desse makoto e com bastante pena da kotonoha, mais até gostei do anime

  • Concordo plenamente, em gênero, número, grau, e “ruindeza”.
    Eu geralemnte assisto animes de um “cour” em 1 ou 2 dias, mas School Days foi tão cansativo que eu perdi 1 semana das minhas férias tentando assistir. O final então, é um dos mais forçados e improváveis que eu já vi.
    Quero as minhas 4 horas perdidas de volta T_T.

    • Caro amigo, n estou acostumado a esse gênero de anime, mas faço de suas as minhas palavras, o pior anime que já vi. Pretendo dar mais uma chance ao gênero, mas antes vou buscar alguma recomendação. Obs: mt azar me deparar com uma bosta dessas logo de cara.

  • Não assisti, mais se vc que um anime ruim assista “Boys Be”.

    São 13 episódios que te fazem querrer o tempo gasto de volta!!!

    ^^

  • Saudações

    Luk, achei muito interessante este post. Realmente, “School Days” é um anime que gera polêmicas desde que foi ao ar, na última temporada de 2007.

    Fico feliz pela indicação da review de meu blog sobre o anime. Achei sim este título muito bom para se ver, por mais que a falta de ética e de conduta moral imperem em boa parte do elenco da obra.

    E, de uma estranha forma, é justamente esta falta de moralidade generalizada o maior “charme” presente no anime (em minha opinião). Não me arrependi um momento se quer em vê-lo, e continuo a recomendar o título em questão.

    Seu texto está ótimo, por mais que esteja voltado para o descontentamento com o anime (para o meu desespero, hehe…).

    Até mais!

  • Um ótimo post de um péssimo Anime. Ainda me lembro que quando o terminei, fiquei umas duas semanas completamente indignado com o final.
    Não reclamo do tempo que perdi, mas ele é realmente bem fraco.
    Não gosta de alguém? Recomende School Days!

    • Leonardo

      Eu curti o anime…a reviravolta que ele fez no final foi um pouco drástica demais. Eu estava esperando a Sekai matar a Kotonoha e ficar com o Makoto, mas ela mata ele e a Kotonoha mata ela…e se tem uma coisa que me deixou tipo WTF foi qnd a Kotonoha disse q ela tava fingindo estar gravida o.o #Sekaifdp
      mas eu n me arrependo do anime ñ cara, é meio fraquinho, mas legal p quem assiste a primeira vez

  • Nossa, ta ai um anime que odeio do fundo da minha alma hehehe. Foi tão difícil conseguir termina-lo… na época eu não era de dropar sabe, porque, sinceramente, se fosse hoje.. XD

    Chegava ao ponto de eu me descabelar, conversar comigo mesma e perguntar o motivo de eu estar aguentando tanta tortura psicológica. Já cheguei a quebrar um teclado em um dos episódios e por fim, nos últimos episódios, eu respirei fundo e quase… QUASE atirei o disquinho onde o anime estava gravado, bem longe. Era um anime que eu baixei e que tinha uma opinião bem dividida entre as pessoas e quando é assim, a melhor coisa a se faze é conferir você mesmo.

    Bom, a ideia de School Days é realmente muito bacana, mas sua execução foi pífia. Eu não me importo se personagem presta ou não presta, a índole do personagem, pode até me atingir e incomodar, mas desde que seja algo que engrandeça o enredo, pra mim tá de boas. Mas não é o que acontece aqui, houve uma clara mudança de rumos a partir de determinado episódio (já quase na metade do anime) e o que era apenas xoxo, começou a ficar terrivelmente chato e maçante, com personagens sem motivações ou carisma algum.

    Aqui, vale aquela velha lei, da força do roteiro, que aprendes sobre quando ainda assistíamos Cavaleiros dos Zodíacos, os personagens agem de tal maneira, porque sim…tem que acontecer aquilo e pronto. Se contentem com isso, é o que parece querer nos passar o diretor. Mas há sim alguns lampejos de criatividade, como a situação onde a Kotonoha se encontra, pena que mais nada em volta ajudou.

    AAAH, lembrar de School Days me irrita profundamente, tinha tudo pra ser um anime melhor que KimiGa, mas fuderam tudo. O final nem chega a ser horrível, tava tudo tão cansativo e medonho, que eu até respirei aliviada com toda aquela tosquice. E olhe lá em Luk, esses seus comentários sobre novelas mexicanas, podem ser toscas o que forem, mas é o tipo de coisa; “é ruim, mas eu gostei e me faz rir” XD.

    • Luk

      Roberta, você está defendendo novela mexicana? XD

  • “[…] Tem um momento do anime que você se pergunta o que está acontecendo naquele colégio, pelo nível de sacanagem que acontece por ali […]”

    hehehe! Eu pensei exatamente a mesma coisa na época em que assisti (logo após ter saído o último episódio, vi todos seguidos, rs).

    Só eu achei a Kotonoha uma menina besta e mimada? Falavam dela? Segue em frente sem dar bola pros outros! Querer tudo perfeito e de “mão beijada” é pura utopia.

    Tá, tudo bem que a Sekai traiu ela e tals… mas me digam, qual a menina que não fica com o pé atrás com a melhor amiga e seu namorado? Afinal, é pra ela que vc vai falar as qualidades e os bons momentos da sua vida a dois…

    Só pra explicar: não estou defendendo atitude de personagem algum, até pq acredito em absoluto que a “confiança” (lealdade) é primordial em qualquer tipo relação para dar certo. Mas a Kotonoha é bem passiva… mas tbm quando agiu, deu naquele final do anime, né?! xD

    Devo admitir que fiquei perplexo com a finalização da série. Na hora, senti pena do Makoto. Depois, da Sekai… E depois, da Kotonoha. Sério, foi um final triste para o trio de potagonistas.

    Não vejo School Days como o pior anime. Dos recentes, Freezing me fez dropar em apenas 4 episódios… Gurren Langan foi outro que achei terrível e que dropei no 1º episódio.

    Enfim… SD é um anime que eu recomendo assistirem, nem que seja para formarem as próprias opiniões. É um anime que, se analisado parte a parte, daria um podcast inteiro com bastante discussão e pontos de vistas variados.

    Para constar, o blog Otomenerd também tem uma opinião positiva sobre o anime. Confiram no link: http://otomenerd.wordpress.com/2011/06/17/school-days/

    • Luk

      Terei que fazer um post de Gurren Lagann após esse comentario…u.u (XD)

    • dropou Gurren no primeiro epi? Nao viu nem 1% dele, aquilo sim eh uma historia que surpreende, assista ao menos uns 3 a 5, o resto vai indo so pelo vicio. Serio mesmo.

  • Natsumi

    Acredita que assisti este anime só porque vi o final sangrento e achei que seria tipo um ” Elfen Lied” Grande erro -.- Nos três primeiros episodios eu já queria jogar meu pc pela janela de tanta merda que eu tava vendo … ai o cara começar a mudar TOTALMENTE a personalidade e eu lá com cara de “Wtf? o.o” … Tá eu vi tudo, não ‘odiei’ nem ‘gostei’ a única coisa divertida é ver os finais ruins no youtube SÉRIO! A parte mais divertida de todas ;p

  • Esse anime me deu pessadelos por três dias apoìs eu ver ele,e olha que eu vi da pior maneira assistir todos os episodios num unico dia ,devo dizer que bati a minha cabeça na parede varias vezes(È SERIO)eu tenho odio desse anime.Agora que eu ja disse minha frustação com esse anime vou falar minha opinião de um modo mais serio.
    Ponto! sobre você recomendar esse anime para seus piores inimigos!!
    Eu fiz minha irmã assistir esse anime,Como eu posso dizer ele pode ser pessimo porem você nunca esquese ele, por mais que queira e isso acaba fazendo você aprender algo, jà digo que não sei o que aprendi com esse anime,(Mas aprendi algo Isso è fato).

    • Deine

      Poha meu vc e criancinha nao aguenta a poha do final e fala merda por min o anime e bom nao o melhor de todos mais e bom pensa em vc no caso dos personagens isso Se compara ao mundo real nao muito ao brasileiro mais ao japones -.- eu nao tiro o anime da minha cabeça mais e pq eu gostei e nao por ser uma criancinha que nao agenta o final o bebezin

  • Arayashi

    Anime fraquissimo..é uma tempestade em copo dagua levado ao extremo….

    Francamente se isso acontece se por aqui ia ter uma redução de 80% da população masculina….

    Só iam ficar vivos os otakus q não pegam ninguem…mas tem uma moral depois q se da uma coisas dessas não adianta arancar a cabeça de ninguem que não muda nada….

  • Vcs não entendem o Makoto. Ele era um adolescente inocente, cheio de dúvidas na cabeça. Ele queria ser amado e amar. Por isso que acho que ele não mereceu aquilo no final. #trollface XP

    Bem, deixando a brincadeira ai de cima de lado (apesar de eu entender o Makoto), o anime é bem mal dirigido, fora que a animação mais genérica impossível. Tem episódios que são até interessantes, mas no geral é bem fraco. O episódio final apesar da polêmica e do tom fantasioso lá no finzinho (ah, Nice Boat o caramba), pode se dizer que seguiu uma linha mais realista nesse tipo de situação (não que aconteça com todo mundo, claro, mas acontece). Achei interessante por abordar assim do que pra um lado mais fácil.

    The End XP

  • Não vi o anime ainda, mas esses comentários, e a review me deixam com vontade de ve-lo, principalmente por causa do post do Carlirio que ja tinha lido a um tempo atras, as opiniões ficaram bem divididas gosto quando isso acontece xD. Sobre o anime, assitirei para tirar minhas próprias conclusões sobre ele, porque tirar conclusões de Reviews é tosco >_>

  • Janjão

    Cara, eu gostei da idéia. Um anime que dá um tapa na cara de todo mundo e mostra como as coisas podem ser extremamente trágicas… Por isso, até gostei do anime. Mas realmente, ele é muito mal feito. Todos os personagens são idiotas e fúteis, o anime não se dá ao trabalho de fazer você se identificar com eles. Muitas coisas foram mal trabalhadas, como o Makoto, por exemplo. Ele mudou totalmente de uma hora pra outra, em um momento se tornou o cara experiente e pegador sendo que um momento atrás era um moleque timido, ficou muito forçado, não houve desenvolvimento nenhum. Dou pontos ao anime pela ousadia, mas também reprimo pela péssima qualidade.

  • Lipe

    Concordo completamente com o luk!!!
    Não sei se foi o “Choque” de ter assistido um *Bad Ending* pela primeira vez, ou mais pelo fato de eu ser o maior medroso para o gênero tragédia-terro, mais eu odiei esse anime. Até os primeiros capitulos tudo beleza, até que começaram os eventos mais inusitados e loucos que ja assisti na minha vida.
    Se me lembro bem faiz um ano que assisti esse anime; Estava eu sozinho no meu quarto em pleno domingo 11Hrs da manhã, assistindo o ultimo e mais traumatico episódio de todos!!! Não aguentei a pressão! Após o final sai de casa e fui para a rua falar com os meu amigos sobre isso, logo todos se interessaram pelo anime. *Pessoal maluko esses não?*
    Para finalizar, só não concordo com a parte da animãção que o luk menciono, achei a animação simples e satisfatoria(bom lembrar que era uma animação de 2007, comparada com as de hoje, esta muito abaixo da qualidade), acho que se importaram muito mais com a estória impactante, do que com a animação.
    ÓTIMA REVIEW…PARABÉNS!!!

  • Arayashi

    Poha faz um topico do Gurren mesmo em Luk…

    Pessoal que descarta anime no primeiro episodeo é muito ogro….

  • Rayovac

    Aff.. eu nunca assisti, nem ouvi falar apesar de que me pareceu interessante a história e tals… se tiver um tempo nas férias me interessa assistir, claro pelo visto não é tudo aquilo… mas deve dar pra passar o tempo! xDD

    Enfim é isso ai.. otima reviewl xD

    Rayovac!

  • MugiBoy

    ahushauhsuah ñ vi o anime mais curti o poste principamente no filnal ri alto com os atores pr um live action.
    muito bom mesmo vlwwww

  • Freddie

    particularmente eu acho que vc exagerou um pouco
    ele não chega ser taun ruim , ta no começo vc pensa que e so mais um anime escolar e tals , mas depois akontece cada lokura,
    e school days akaba sendo um poko legal sim
    ( acho o final o mais dawora do anime, ela abraçada kum a kabeça do makoto e shows)
    ta eu asumo que u anime nun akilo tudo, mas e bem diferente do que normalmente vemos em animes scolares e é isso que da o ar da graça

  • brandonheat

    Foi com esse anime que eu declarei meu ódio por qualquer personagem masculino… E pior que pensei a mesma coisa em relação ao makoto, o cara passou de um borça para o comedor da mulherada até o último episódio, eu lembro de um episódio aí que ele passou o rodo em três de uma vez. Vibrei demais com o final dele.

  • Vagner

    “Mas no final ele vira o José Mayer e passa o trator em todas as garotas! TODAS!”

    Você não deve ter gostado por ser mulher, ou então é gay.

    “Luk, achei muito interessante este post. Realmente, “School Days” é um anime que gera polêmicas desde que foi ao ar, na última temporada de 2007.”

    Vocês volta e assistem a mesma novela? Vão assistir então as novelas antigas, que por sinal dão 10 do que os de hoje.

  • Arayashi

    Troll….putz agora esse cara quase me convenceu q talvez eu seja gay kkkkkkk….se todo mundo que naum gosta ou acha School Days um lixo fosse gay…..Naum ia sobrar muito macho no mundo…pq esse anime é uma merda…

  • kenz0~

    kra, foi um dos animês mais ridículos que eu assisti… tipo normalmente se o final não é algo agradável, mas algo melancólico, algo de bom tem que se tirar disso, algo moral ou um sentido maior. Isso é uma coisa que eu não conseguir ver em School Days. O final foi o mais porco que eu já vi, pior que assistir teletubies. Primeiro o personagem principal vira um tosco, sem caráter, depois a outra mina mais peituda vira uma alienada, e a mártir(cabelo curto) da história toma no ** em dez sentidos diferentes, fica grávida é abandonada vira uma assassina e é morta no final. Depois a peituda também vira uma assassina e também uma psicopata que anda com a cabeça do namorado numa bolsa.

    Putz, não fazem mais animês bons, sdd de LoveHina. Até Rosario to Vampire é melhor…

    • Pior que teletubies,ri muito com isso

  • Estudioso dos Animes

    Eu já acho esse anime genial, um dos melhores que eu já vi, deixa eu explicar porque:
    O anime começa como um dos milhares de animes de gênero harém que inundam o mercado, eu até acho que o começo é o mais genérico de propósito, pois o choque acaba sendo maior. E é aí que vem a parte interessante: ele troca uma mulher por outra (normal na vida real), a menina que foi trocada fica ressentida (normal de novo). Depois fica ainda melhor, o personagem principal se vê num típico anime harém, com várias meninas lindas e age como qualquer homem (homem comum, não moralista e/ou religioso ou otaku virjão) agiria e come todas. Foi dito na resenha que ele muda de repente, mas talvez vocês tenham se enganado pela curta duração do anime, pelo que eu vi se passaram vários meses, onde o Makoto vai, aos poucos, perdendo toda aquela inocência que ele tinha no começo do anime, coisa que acontece normalmente no mundo real com alguém que tem suas primeiras experiências sexuais. É lógico que ele foi canalha, mas eu como homem comum eu também não resistiria a tanta mulher tão fácil me dando mole, não agiria tão diferente dele assim (talvez terminasse os namoros com a Sekai e Kotonoha antes de pegar geral).
    Enfim, o final, que muitos consideram desnecessário, na minha opinião foi um caminho natural para os fatos mostrados. Afinal, é só ligar a tv para vermos casos de crimes passionais, comuns em todas as classes sociais. O anime é genial porque mostra a fragilidade desse gênero tão comum de animes, se o cara não for ultra tímido, ficar vermelho com um simples beijo no rosto e corre de qualquer oportunidade de sexo que possa ocorrer, o anime desmorona. Ao tratar este estilo com um viés realista (para os padrões de animes, claro) o único caminho que resta é esse, não necessariamente com assassinato, mas com certeza com muita gente magoada e muito ressentimento.

  • Karoline

    Gente eu não aguentei ficar só lendo as review tive que deixar a minha opinião tbm. Eu assisti somente os dois primeiros episódios deste anime, mas faz muito tempo, nem lembro o por que parei no 2 episódio.
    Mas agora não me arrependo, adorei sua review, queria ver mais reviews como esta falando sobre alguns animes soujos que na minha humilde opinião são os piores, com aquelas protagonistas chatinhas e choronas, HORRIVEL, realmente irritante. Se eu podesse faria uma lista dos piores animes soujos. Sério, experimente fazer algo do tipo vai chamar muita atenção e terá muitos comentários, eu serei uma. Pode ter certeza disso.
    “Não assisti, mais se vc quer um anime ruim assista “Boys Be”. São 13 episódios que te fazem querrer o tempo gasto de volta!!” heheh adorei Renan, chorei de rir fazendo uma listagem de varios animes tão ruins e clichês quanto este. Por exemplo Hakuouki Shinsengumi Kitan I & II este anime realmente me fez querer de volta o tempo que gastei assistindo, sério.
    Tem um anime chamado KIMI GA é um pouco parecido com School Days, talvez seja uma versão melhorada hehehehe ganhei de uma amiga em DVD comprado em um evento e foram longas 8 horas de tensão, deprimente tentei assistir outra vez pra ver se mudava de opinião mas não aguentei nem mesmo o começo do primeiro episódio. O lado bom de Kimi Ga é que no final o protagonista fica com a personagem que eu torcia pra ele ficar. ¬¬
    Adorei o post traga mais pra nós, sério.
    Grande abraço.

  • Arayashi

    Estudioso dos animes…..

    Hshahshahs não fez sua lição direito estuda mais um pouco…

  • Eu não quando assisti na época depois de ter assistido bons animes de romance achei q seria mais um anime pra me agradar,mais so me fez odiar. mais uma coisa de bom teve o final da kotonoha morrendo na frente do makoto, so q como ja fui pesquisar School Days é um jogo de relacionamento(pra quem não sabe dependendo do q vc fizer no jogo tera um final diferente), contudo ainda prefiro os romances classicos sem Bad endining.

  • Lelouch Lamperouge

    Olha vou dizer uma coisa:

    Antes de tudo, parabéns pela review!

    Nunca imaginei em assistir um anime tão mediocre, e tão ruim quanto School Days, no início achava que fosse ser uma comédia escolar românticas como todas as outras, mas a partir da segunda metade, as ciosas pioraram, e pensei “Que p*** é essa?”. O Makoto de um rapaz tímido, virou um garanhão, e começou a dar em cima de quase todo mundo.Quanto a Sekai, aquela vadia, fica roubando o namorado das outras, e depois ser morta pela Kotonoha, parece enredo de filme de Alfred Hitchcock, ela teve o que mereceu, não é de fato que a Sekai é uma das personagens femininas de anime mais odiadas do mundo, idem para o Makoto, um playboyzinho,e quanto a Kotonoha, ela foi também uma vagaba imbecil, se tivesse se declarado para o Makoto antes, esse final trágico não teria acontecido, e até hoje causa polêmica.

    Se eu fosse vocês não recomendaria de maneira nenhuma School Days. ou como diz o Felipe Neto “F*** -SE!!!!!!”

  • Felipe Mariano

    Acho que sou doente mental, não só vi, como ao escutar a canção de finalização da YURIA me deixam lágrimas nos olhos e um sentimento de nostalgia, lol.

    • Hitalo C. Fernandes

      Cara vc pricisa de psiquiatra vei na boa vai logo!!!

  • HSKAJINO

    Não vi o anime… mas li o mangá! um dos finais mais marcantes dos mangás, tanto que algumas das atuais histórias (como Umi no MIsaki) existem comentarios de serem “um novo School Days” (final trágico). A história tem um bom conceito, mas o mangá tem um desenvolvimento rápido.

    Nem tive chance de ver o anime, o mangá já me traumatizou o suficiente. Pelo visto é uma daquelas adaptações sofriveis na tela, pelo que eu vi das imagens, parece um daqueles animes da década de 90. E pelo visto acabaram com a agilidade do mangá enfiando um monte de coisas nada a ver.

  • Renan Ferreira Bispo sos santos

    Para mim School Days é o pior anime que já vi e olha que já vi muitos,
    Não consigo imaginar um final mas tosco que esse para um anime.
    Me indicarão pelo possível l final “chocante´´ que para mim foi uma,
    Merda pior desenvolvimento de personagens que já vi.
    Em resumo é uma grande merda me arrependo de cada segundo gasto com essa série.

  • Pra mim qualquer anime romântico demais é uma bosta!

  • Night

    Nem comentarei sobre o anime inteiro porque ele é massante até o episódio 6 se eu me lembro bem, depois disso começa aquela putaria toda e tal.
    Eu particularmente gostei do anime, não é uma obra de arte mas o final é memorável, que não gostou sinto muito; inclusive acho que foi essa a intenção do autor, era meio que fazer um haters gonna hate.
    Um ponto da série que talvez a maioria tenha deixado passar seja o estado da Kotonoha que ficou bastante (e bota bastante) desolada com a forma que o Makoto terminou o relacionamento com ela, e eu sei que tem várias mulheres que ficam assim ou fazem coisas piores por quem amam, olha, eu acho as ações e o estádo mental dela perfeitamente justificáveis e talvez ela seja a única e maior vítima dessa história toda. Ela sofria bully, a pessoa que ela “aprendeu” a amar traiu ela com a suposta melhor amiga de ambos e ainda presenciou aquelas cenas tensas no final do anime.
    Na minha opinião School Days é um anime de razoável pra bom pois tem reflexões e se mostrar o podre é atrair haters, o autor conseguiu o que queria, no mais tem a Setsuna, o Kato e praticamente todas as outras são personagens batidos que todos já viram antes e veem até hoje nesses slice of life e animes com temática escolar, são tão comuns quanto as tsunderes e as meninas envergonhadas, como sempre =|

  • Já ouvi falar. Que mi falaram à respeito desse anime, foi a falta sentido. Também o pessoal aí falam a mesma coisa.

    Conclusão: Não vou assistir!

  • Pietro

    ñ só gostei do anime como joguei o jogo hehehe tive q conseguir tds os finais ( nop ainda ñ zerei 100% )
    a história pode ser mais do mesmo, mas oq prendeu e falarem q o final do anime ñ é nenhum final do jogo e isso é verdade oq ficou bom….
    já os personagens… bom acabei odiando o personagem principal…. claro… eu ñ conseguiria ser esse ser nem a pau hauahauh e olha q eu tentei no jg mas sempre me pegavam e eu morria hauahauahau…
    Kotonoha: manu nunca gostei dela…. ñ faz o meu tipo, lembro q o primeiro final q fiz foi o dela se matar.
    já a Sekai, sacana, mas pelo menos foi a mais honesta, qnd gosta gosta e faz td p ter oq quer tanto q até “engravidou” ( nada comprovado afinal se passou pouco tempo desde o fato consumado )
    agora falar mal da música da cena da morte, ahh, a música é boa pacas bem arranjada e com uma bela letra… e na hr mais marcante do anime…. ( meio forçado sim, mas o jg é forçado nesse quesito)
    ( a empresa q faz esse jg tem mania de fazer “esse” tipo de jg com finais sangrentos)
    mas fora isso o anime até q é bom ( concordando com alguns posts ) pq mostra oq alguem é capaz de fazer ( alinhas q homem q ñ queria estar no lugar dele???? conheço muitos q queriam )
    ruim, bom esse tb tem… e vc mesmo no seu post já falou bastante hehehe
    mas eu gostei ( pelo menos da musica e do final ) o jg é bom recomendo ( tem p o ps2 )

    bom fora isso foi excelente Luk belo post e coments ( sempre acompanho aki )
    td de bom p quem fica
    fui

  • Renato Kunz

    Gostei muito deste anime por que no inicio ele te faz pensar que será um anime extremamente clichê do gênero comédia romântica e no decorrer de cada episódio ele vai te mostrando justamente o contrario com senas muito surpreendentes, principalmente no final.

  • Renato Kunz

    Desculpe, *Cenas

  • Luciano Villanueva Nielsen Baptista

    Eu gostaria de ter o tempo q eu perdi com esse anime de volta. Um dos piores animes q eu ja assisti na minha vida. Concordo com tudo q foi dito no review.

  • Eu comprei esse anime por acidente, era pra ter sido School Rumble DDD:
    e só deus sabe o quanto me arrependo >_______________>”
    Só vi inteiro por que né, já que tinha gastado dinheiro nele, vou pelo menos ver inteiro. Foi o que pensei. :b
    Consegui ver a série toda mas foi traumático. É o anime que mais odeio x________x” Só tem sacanagem, nada de bom a acrescentar. ‘-‘
    E o final foi grotesco, como assim a Kotonoha acaba daquele jeito? Meeeeeeeeldels :S muita apelação e_____e” HSUAHSAUHSAUHSA
    Eu gostaria de ter o tempo q eu perdi com esse anime de volta. +1
    Parabéns pela review, ficou muito boa (: -e concordo com tudo-

  • Débora

    Na boa? Eu concordo plenamente com tudo o que você disse, mas acho que esse é um anime TÃO nonsense que todo mundo deveria ver, ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA PURA nos 11 primeiros episódios, personagens femininas deploráveis que só servem pra reafirmar a posição machista de que mulher é burra mesmo e um personagem principal tão nojento que dá vontade de vomitar em cima, e o final TÃO absurdo que chega a ser cómico.

    Assistam, é tão ridículo que você não pode morrer sem ver.

    • Murillo

      pelo amor… preferia ter morrido sem ver D;

      • faell C.Santos

        / [2]

  • DipKun

    Eu realmente não sei onde eu estava com a cabeça, pois anos atras assisti esse anime e gostei bastante, mas atualmente confesso que eu estava extremamente entediado pra dizer que o anime era bom.
    Recentemente eu vi o bad ending e pelo amor de Deus se acontecesse na vida real com direito a trilha sonora, me pergunto se eu seria o unico a ficar rindo naquele terminal.
    Enfim acho que todo mundo tem época que fica equivocado com certas coisas… no meu caso foi este School Days, minha vergonha que levarei pra vida inteira

  • Artur

    precisa ser macho e ter coração de pedra pra gostar desseanime,eu amei esse anime,trilha sonora foi perfeita,a história tinha problemas mas em sí era um ótimo enredo pra quem consegue entender como eu,e aquele final surpreendente foi demais!nunca vou esquecer desse anime porque se eu não tivesse o assistido talvez eu não fosse otaku hoje.

  • Murillo

    Cara para você ter uma ideia de como esse anime é ruim, eu tava assistindo ele completamente indignado, ai resolvi pesquisar se alguém mais sentiu o ódio que eu senti dele no Google e encontrei esse post, fiz questão de ler tanto o seu como o do amigo que você sitou e nem para um inimigo eu recomendaria isso, por que ele poderia roubar a ideia e falar para os inimigos dele, e como você sabe inimigo do meu inimigo é meu amigo.

    Resumo do que achei: O cara achou que estava criando algo voltado para a realidade sobre os dramas amorosos da vida e conseguiu tornar a roda quadrada de novo… Literalmente viajou na batatinha… Ele tentou juntar todos os perfis imundos do mundo e tentou colocar em um único ambiente, a unica pessoa que se salvava ficou louca com tudo que acontecia a sua volta heuheuehueeh… lixo de anime … revoltante de se assistir … a cada episodio você se revolta mais e quando acaba fica puto por não ter sorteado outro anime no final de semana para ver… assim estou me sentindo bem… vou ver outro para curar minha indignação tomara que esse Ookami Kakushi sirva ;D

    • faell C.Santos

      concordo com vc literalmente.. ^^

  • Rodrigo

    Esse anime é de comedia? Brinsk kkk,já assisti esse anime, de tantos comentarios ruins na net sobre ele resolvi baixar e pode acreditar ele é um dos meus preferidos,acho que pelo meu genero de contradizer a multidão,na verdade não sei explicar mas acho esse animi intrigante, fiz todos os meus colegas assistirem e todos(eu tbm) tivemos a mesma conclusão , o autor é maluco psicopata
    mas eu gosto desse anime, talvez por eu ser um pouco maluco

  • Daniel Galhardi

    eu to no ep 6, sabia que o clima tava pesado, eu e meu irmão já estavamos prevendo que alguém iria morrer nessa parada, ou se fuder muito, mesmo que ele seja ruim vou ver até o final, quero ver o tal assassinato forte, sentia cheiro de sangue agora quero ver até onde isso vai.

  • Acho incrível um anime dividir tanto opiniões. Eu por exemplo estou encontrando muita dificuldade em encontrar um anime melhor que School Days. Principalmente no quesito originalidade, acho esse anime 100%.
    Achei os traços muito bem feitos e a trilha sonora uma das melhores, mas o que destaca realmente eh o desenrolar da história, totalmente imprevisível. Só achei a mudança de personalidade do Makoto um pouco rápida. Em um dia ele se importava com a Kotoha e no outro só queria saber de quem estava mais facil de pegar, acabou ficando meio incoerente, não aconteceu nada assim nem no jogo nem no manga, mas fora isso não tenho do que reclamar.
    História perfeita e final épico. Ainda quero ver um final mais marcante que o este, a maioria acaba ficando chocada com o final (acho este um ponto positivo) e fica bem revoltada com o Anime, mas qual outro anime conseguiu fazer algo assim? Ele acabou não sendo só mais um entre milhares de Harém/Ecchi estudantil…
    Não entendi muito bem a analogia com novela mexicana, pensei que estas eram vistas por serem infantis e toscas e não cheias de sexo e sangue O.o
    Fora isso, concordo com a opinião de todos mas recomendo muito o Anime a todos. O mangá eu também achei ótimo (bem mais leve) e o jogo é infinitamente melhor que o Anime, pra quem quiser o jogo esta sendo traduzido para o Inglês e sera lançado em 2012 na versão mais atual (School Days HQ). Também existem outros jogos derivados como Summer Days (Muito bom também, da pra jogar uma boa parte dele traduzina pelo youtube) e Cross Days (não cheguei a experimentar).
    Podem tentar que School Days é tudo de bom =P

    • Pietro

      adorei o seu post muito bom
      concordo com td e mais um pouco hehehehehe

  • japa

    o que mais me revoltou foi o fato da kotonoha (escrevi certo?) dá pro amigo do makoto sendo que ela fazia c* doce pra deixar o makoto tocar nela… renato russo escreveu a frase “nem foi tempo perdido” depois de assistir esse troço de anime imundo… credo….

    • host

      Ela não deu, ela foi praticamente estuprada. O amigo dele insistia com ela, e ela estava com a mente frágil por causa do makoto. Ela foi a que mais sofreu durante todo o anime.

  • Hayzen

    Seus nob, School Days anime romaçe epico, tudo que aconteceu no anime
    poderia muito bem acontecer na vida real, é olhe lá ´se não esta acontecendo agora msm em algun lugar do mundo..
    sé querem ver somente cuti, cuti, vão ver novela da sbt ¬¬°

  • Pingback: Chunan Top #09 – Os 5 personagens mais odiados dos Animes | Chuva de nanquim()

  • faell C.Santos

    Haha! Cara.. vc acaba de ganhar um seguidor q vai ler seus posts sobre anime.. ^^
    eu acabei de assistir School Days nesse momento, empurrando com a barriga e lamentando ter começado a assistir esse anime, eu vi o ultimo episódio.. -.- PQP
    E como costume de sempre quando acabo um anime, fui pesquisar sobre este e saber a opinião de todos.. Brother.. tem nego falando q esse anime é épico.. -.-”
    “Hayzen
    2012/04/08 às 3:03 PM
    Seus nob, School Days anime romaçe epico[…]”
    PUTA QUE PARIU.. Mas bom.. gosto é q nem cu.. cada um tem o seu.. (felizmente)
    Sinceramente qualquer um que intende de animes percebe q o anime é ruim os personagens sao ruins, desenho nem se fala.. A história, um seinen, harém.. sei lá! emfim.. horrivel..
    Talvez seja por causa da “falta de ética e moralidade” que tanto limitam a maioria dos escritores.

    Exatamente como vc disse: “School Days é um dos piores animes que eu assisti[…]” e diferente de vc eu n recomendaria nem para meus inimigos. ^~

    Concordo com tudo q vc escreveu menos a parte do José Mayer.. ta mais pra Carlos Daniel Bracho q ai fecha o super elenco mexicano UAHSuhshsue xD

  • faell C.Santos

    aa e esqueci de acrescentar.. uma coisa q faz jus a ruindade da história do anime..
    se eles eram apenas adolescentes q tinham acabado de sair do ensino fundamental.. por favor me diga.. cadê os adultos? o.o menina dormindo com ele pleno dia de semana (dia de aula) kade os pais dela pra evitar issu..? a kotonoha fica doida kd os pais pra levar no psiquiatra..? em plena feira do colégio um lugar dentro da sala de aula q promove sexo de estudantes.. kd os professores/diretores? haha Novamente digo.. “falta de ética e moralidade”

    • Né isso, eu fiquei curioso… Um motel dentro da escola???? Pode isso Arnaldo?

      • Mario Filho

        ALERTA DE SPOILERS
        Depois de ler essa penca de comentários, estou confuso:

        Quem é o verdadeiro vilão?
        Makoto? Por chifrar suas namoradas
        Sekai? Por ser uma amiga fura-olho
        Kotonoha? Por ter uma psicopata dentro de si

        Eu gostei do anime e também acho que toda a merda aconteceu devido a um mal entendido. Por mais que seja doloroso terminar com alguém, deve-se dizer a verdade. Mas não culpo nenhum dos três pela tragédia no final:

        Makoto era um virjão que confundiu amor com sexo.
        Sekai se apaixonou pelo namorado da amiga e, sem querer, contribuiu na formação do caráter do Makoto.
        Kotonoha era muito tímida, não sabendo lidar com seus sentimentos, principalmente o amor.

        Portanto, não considero a existência de um vilão na história, são apenas jovens que agiram por impulso e sofreram as consequências.

        OBS: ainda bem que a amiga da Sekai se mudou, senão ia sobrar pra ela também.

  • Akai Kan

    Eu não tive estômago pra terminar esse anime…

    Sabe aqueles momentos em que sua vida social não vai lá muito bem, você está de férias, sem namorado (a), já tirou o atraso dos mangás que você acompanha, já viu os animes da temporada e não te resta muito o quê fazer a não ser procurar um novo anime pra distrair?

    Sim meu querido Luk, tentei ver School Days num desses momentos (não raros) da minha vida…

    E nem toda essa atmosfera obscura e desesperada por alguma distração conseguiu me obrigar a passar do episódio em que a menininha (estilo Lolicon de cabelo verde) se esfrega no Makoto (ou devo chamá-lo de Rolo compressor?).

    Olha sinceramente… uma das minhas piores experiências, está no meu top animes desprezíveis.

    Mas o post (como sempre) tem um humor agradável, congrats!

    Bjs

  • kitsune1977

    kkkkkkkkkkkkkkkkk, vc falou tão mal q deu vontade de conhecer essa pérola…em busca!!!

  • kitsune1977

    cara, A-DO-REI! realmente parece uma novela mexicana mas o final foi lindo!!!! desde o início achava a kotonoha com cara/jeito de psicopata. o final só confirmou minhas suspeitas. anime totalmente imprevisível(até meio chato em alguns momentos)e com um final surpreendente!!!! ainda assim achava q o final do makoto foi pouco…as meninas deveriam ter lutado por ele num duelo mortal e no fim cada uma levaria um pedaço do cara pra casa, huahuahuahuahua

  • Marcos

    Concordo com algumas partes da analise.
    Tenho em mente que School days peca pelo exagero.Poderia se tornar um grande anime, mas os sentimentos sao exagerados(Um personagem e muito má, outra é muito boba), as mudanças exageradas(Nao me convence por exemplo que as pessoas possam mudar tanto), o final exagerado…
    É valido tambem ressaltar que em alguns pontos ele tenta ser diferente. Isso é visto na falta de moral e no final inesperado. Apesar de nao ter gostado tanto,quando assisti pensei em varias alternativas que poderiam melhorar a historia. Eu recomendaria ele tendo em vista a polemica em sua volta(Ja vi varias pessoas que amam School days.)

    Ahhh e com esse anime eu aprendi que as mulheres asiaticas sao perigosas.
    =)

  • tales

    pow cara eu concordo com vc,esse anime é uma merda!
    no começo penssei q era ate legal mas do capitulo 4 em diante foi só merda atras de merda
    muito escroto

  • Flávia

    Concordo com tudo, acho que School Days foi escrito por aqueles solteirões que passam a tarde comendo biscoito recheado com refrigerante e batatinha e assistindo as trecentas novelas mexicanas que passam na TV, sinceramente? Esse anime podia acabar com os três mortos para mim seria um mundo perfeito, devo estar sendo muito catastrófica mas eles mereciam, Makoto principalmente por ser o mais escroto junto com a Sekai, não consigo ver lado positivo, divertido, psicológico ou qualquer outro nesse anime. E por que School Days? Todo japonês sofre de triângulo amoroso e trai a namorada com a melhor amiga e depois é assasinado pela mesma!? Podia se chamar Ridículos Days que ninguém ia notar a diferença!

  • makoto comeu mais mulher que o junta momonari de DNA² e no mesmo numero de epis fora isso a historia é fraca.fim =D

  • Henrique Santos

    School Days: um anime sobre pessoas idiotas, MUITO idiotas com um final trágico sem sentido nenhum! SÓ!!

  • Lilí Alface

    Este anime me deixou revoltada e com uma indagação: Ela vocês sabem quem, estava ou não grávida? ._.

  • patricia

    acabei de ver o final e sinceramente a Maria do Bairro perde é feio! a menina fingiu que estava grávida (a Kotonoha cortou o ventre da menina pra conferir!) mas não conseguiu prender o idiota e resolve matá-lo num ato de desespero, a outra vai e mata a rival…no geral é ruim mas que isso acontece na vida real isso é verdade.

    • Lilian

      Também acredito que foi uma mentira, porém meu amigo jura que ela estava grávida, aliás, ele disse ser uma anime muito bom D:

  • Uma das maiores sacanagens que teve ali foi quando colocaram a Câmera dentro daquele “motelzinho” e depois rodaram a gravação na frente de todo mundo… isso foi muito “malhação”

  • Também achei School Days uma merda. Pelo que me falavam o final ia ser muito bom. Que eu ficaria de boca aberta, mas fiquei normal. Esperava mais e me arrependo de ter perdido meu tempo assistindo isso…

  • host

    No começo, Mαkoto erα um αbobαlhαdo personαgem principal, típico heroi mαsculino de mαngás shoujo. Lembrαm-se? Erα αpαixonαdo pelα Kotonohα, e sempre que chegαvα perto delα sentiα-se tímido e corαvα, o típico romαnce αdolescente de todo bom anime feito para garotas.

    Então, chegou a Sekαi.

    Em um episódio mαis αvαnçαdo do αnime nos é provado que a Sekαi αbusou dα melhor αmiga Setsunα, que tαmbém erα αpαixonαdα pelo Mαkoto, pαrα poder ficαr mαis perto dele. Depois, fez o mesmo com o proprio menino e Kotonohα -, fingindo-se de Boα Sαmαritαnα, suαs boαs αções como ‘cupido’ αcαbαrαm provαndo-se αpenαs um pretexto para a elα se aproximar do Mαkoto αbusando dos sentimentos de outrαs pessoαs, dele próprio inclusive.

    Ou sejα, por mαis que os fãs gostem dela, Sekαi é umα personαgem de cαráter αbsolutαmente despresível, isso é fαto.

    Quαndo Mαkoto e Kotonohα pαssαrαm α sαir juntos, Sekαi resolveu começαr com αquele negócio de ‘αulαs de sexo’ que obviαmente não serviαm pαrα αjudá-lo, e sim pαrα fαzê-lo αpαixonαr-se por elα. Nenhumα meninα que se prese oferece ‘αulas’ como essαs pαrα o menino por quem está αpαixonαdα, principαlmente se ele tiver nαmorαdα. Pelo menos não nα inocênciα.

    E reparem que αs ‘αulas’ surgirαm numa época relαtivαmente conturbαdα do romαnce MαkotoxKotonohα, em que Mαkoto estαvα supostαmente se ‘cαnsαndo’ de sαir com Kotonohα.

    Aliás, estα é umα cαrαcterísticα que o Mαkoto herdou de ruim sem αjudα dα Sekαi – Temos de αdmitir, se ele estαvα se cαnsαndo por que Kotonohα não deixαvα-o tocá-la, desde o início já era um pervertido.

    Fαlαndo em perversão, Mαkoto se ‘αpαixonou’ por Sekαi por que elα erα mαis ‘fácil’ sexuαlmente do que Kotonohα, o que significα que o romance MαkotoxSekαi não é verdαdeiro já que no final ele volta para a Kotonohα de quαlquer jeito. Mαs vαmos voltαr à linhα do tempo.

    Novαmente, devo culpar o Mαkoto por seus αtos, pois todos que fαlαrαm tem rαzão. Ele foi um desgrαçαdo por não ter contαdo que estαva sαindo com α Sekαi pαrα α Kotonohα, αssim ferindo os sentimentos de αmbαs. E é aí que entrα outrα personαgem culpαda por trαnsformαr o Mαkoto neste vilão que conhecemos hoje.

    Setsunα, αquelα meninα que gostαva de Mαkoto e foi αbusαdα pelα melhor αmigα Sekαi.

    Certo, Setsunα só queriα o bem de suα αmiga. Mas sincerαmente, como é que ignorαr e mαltrαtαr α Kotonohα αjudou? Aliás, só αtrαpαlhou. Elαs deveriam fαzer o Mαkoto terminαr αs coisαs com Kotonohα, e não αcαbαr com α vidα sociαl e mentαl dα meninα! E tudo bem, αté entendo o fato de Setsunα querer ter umα ‘lembrαnça só para elα’, e αo se ver αmeαçαdα pelα Kotonohα beijαr o Mαkoto sem medo. E ok, dormiu com o Mαkoto pαrα gαrαntir o bem de suα αmigα Sekαi. Dá até pαrα entender.

    Isso tudo eu não gosto, mαs é engolível.

    Mαs α αtitude delα em relαção α Kotonohα foi ridículα, e não há quem negue.

    Nessα épocα do αnime α Kotonohα começα α perder α sαnidαde mentαl, inclusive. Sendo umα meninα tão sensível como elα, e tendo umα vidα tão durα quαnto α delα… Quαlquer um começαriα α perder α sαnidαde mentαl tαmbém. O Mαkoto, aliás, já hαviα se trαnsformαdo em um completo monstro. Depois do beijo com α Setsunα, ele trαtou α Kotonohα super mαl.

    Isso tudo uma junção das cαrαcterísticαs ruins dele do início e do envolvimento com α Sekαi, é o que eu digo.Nem preciso falar da Hikαri, Otome e αmigαs.

    Todαs elαs sαbiαm que o Mαkoto tinhα umα nαmorαdα – Que αgora erα α Sekαi -, e α Hikαri erα inclusive suα αmigα. E elα αindα teve α cαrα de pαu de bαter nα portα dα Sekαi e dizer “O Mαkoto não é umα pessoα confiável…”, não muitos diαs depois de α Sekαi ter visto o vídeo dα Otome e do Mαkoto fazendo sexo.

    E o mαis incrível é que mesmo αssim só vejo a Sekαi tendo penα de si mesmα, não pensαndo em como α Kotonohα se sentiα quαndo erα elα α vítimα principαl.

    E não, não αcho que α Sekαi tenhα mentido sobre αchαr estαr grávidα. Mαs tαmbém não αcho que estαvα grávida de verdαde. Sim, creio que no começo elα reαlmente pensou isto, mαs diαs depois que o Mαkoto e α Kotonohα voltαrαm α menstruαção delα provαvelmente desceu e elα continuou mentindo sobre o αssunto. Sei disso pelαs reαções delα nα conversα finαl dα Kotonohα e dα Sekαi.

    Já perceberαm que quαse não estou mαis fαlαndo sobre o Mαkoto? Então me pergunto, é ele mesmo o vilão principαl? É ele mesmo quem vocês tem que odiαr com mαis αrdor?

    Aliás, eu gostαriα de αdicionαr αqui que nα minhα opinião o Mαkoto hαviα enlouquecido tαnto quαnto α Kotonohα. Desde α épocα em que ele fez sexo com α Setsunα ele começou α enlouquecer e não perceber seus erros, αliás. Tαnto é que no finαl notαmos clαrαmente que ele percebe todαs suαs fαlhαs e voltα α gostαr dα Kotonohα, αssim como no início.

    E devo dizer que o finαl, emborα levemente exαgerado, já era esperαdo. Sekαi não mαtou Mαkoto por cαusa do bebê, nestα épocα elα provαvelmente já sαbiα que não estαvα grávidα. Elα o mαtou simplesmente por que ele pαssαrα o nαtαl com a Kotonohα e não com elα, o que significαvα que αgorα ele hαviα trocαdo de ‘pαrceirα’ novαmente. Considero essα umα αtitude infαntil sim, pois α Sekαi é não só egoístα como mimαdα tαmbém.

    Kotonohα, αo ver o αmor de suα vidα que elα supostαmente hαviα recuperαdo morto no chão por suα αntigα rivαl, voltou αo seu estαdo desolusionαl. Afinαl, elα não estαvα completαmente curαdα. Kotonohα erα completαmente sαnα no início dα série, mαs todos os eventos que se pαssαrαm fizerαm-lhe ficαr loucα sim – Então Kotonohα não é completαmente culpαda por mαtαr α Sekαi. Todos os que a mαltrαtαrαm são – Mαkoto, Setsunα, Otome e αmigαs, etc.

    Mαs o que eu reαlmente quero dizer, é que… Mesmo odiαndo o Mαkoto, sinto mαis simpαtiα por ele do que pelα Sekαi. Por que no fim, ele percebeu seus erros e se desculpou com α Kotonohα, e inclusive prometeu pαrα elα que tentαriα nuncα errαr novαmente. Certo, depois de tudo que ele fez nem pαrece grαnde coisα. Mαs α Sekαi não se sentiu culpαdα em nenhum momento dα série – Só sentiu penα de si mesmα, do começo αo fim.

    E no fim, tudo nos levα α crer que os terríveis αcontecimentos de School Dαys αbsolutαmente não teriαm αcontecido se α Sekαi não estivesse nα historiα, αfinαl. E pergunto… É o Mαkoto mesmo o principαl vilão, mesmo sendo odiável?  

    Esse foi um comentário perfeito.

  • Ric

    Achei SD um anime bem corajoso, são poucas séries assim com um final tão impactante e ousado.

  • Gino

    Eu não vo fala muito por quê eu concordo com o que o host falo.
    Mas eu vo dize que este foi o pior anime que eu á assisti,e eu achei que este anime ia ser uma boa comedia romântica,mas me enganei feio,pois os primeiros quatros episódios dava essa impressão mas, a partir dai eu fiquei com muita raiva e tédio, tanto que eu não conseguia ver os episódios até o fim, dava ate nojo de assistir.
    Só sei que eu perdi o meu precioso tempo assistindo essa merda.

  • A galera fica morrendo falando do final, aliás dos finais e bem… esse nem é o cerne da questão e sim o modo NOJENTO como as meninas são retratadas, diminuídas ao nível de objeto sexual, idiotinhas que só pensam em num garoto escroto e tudo o mais. TODAS elas… e o Makoto né, por favor, vibrei com a morte dele!

    Adorei o post, disse tudo que penso sobre School Days!

  • Hitalo C. Fernandes

    estava vendo o anime e fiquei revoltado com o final eu passei uma semana tentando imaginar um final pro Itou e a Kotonoha e a coitada tem que se contentar so com a cabeção dequele pica das galaxias!! ¬¬ ¬¬ ¬¬ :@

  • Nay

    Hahaha quanto stress…
    Eu gostei de School Days… fiquei com dó da Sekai pq ela gostava mesmo do Makoto… a Kotonoha me irrita por ser tão lesada… entendo todas as dificuldades dela, mas ao invés de fingir que estava tudo certo ela deveria ter terminado, aceitado que ele era um canalha e seguido em frente. O Makoto é tosco por não saber lidar com uma menina frágil como a Kotonoha e ter traído ela com a escola toda… Fiquei triste por ele ter largado a Sekai quando ela estava grávida. Ele é mtooo sem caráter.

    Enfim. Gostei.
    Achei diferente.
    E gostei da referencia a Higurashi. Ainda não terminei esse, mas é um anime que me dá arrepios!!! Também quero jogar os 2…

  • joaopedro

    Eu achei ruim nao tiro da cabeca o final

  • Eu achei o anime no mínimo interessante, todos os “loops” da trama são conexos de uma forma ou de outra, exemplo: A mudança de personalidade do Makoto se dá muito por conta de seu convívio com a Sekai (Que o “treina” para as preliminares sexuais HAHAHAHA, e alerta o rapaz sobre a popularidade dele com as garotas da escola, que por ingenuidade o mesmo não percebia), tal mudança reflete muito na sua identificação com seu amor platônico (Kotonoha), deixando de ver relacionamentos como algo fantasioso, motivando-se a viver diversas experiências. O anime/mangá, traz um desfecho trágico como um efeito da mudança de comportamento repentina do protagonista, algo perfeitamente conexo. A trama pode até trazer algo exagerado em determinados momentos, dificultando a identificação do público com os personagens, mas em contra partida traz elementos, repito, muito conexos. De uma maneira geral, se você assistir sem maiores expectativas, não se decepcionará.

  • Isabele

    Eu vi esse lixo na casa da minha amiga que estava vendo School Days por indicação do irmão pervertido dela.

    Eu e ela odiamos a Sekai e o Makoto tanto que comemoramos o final dos dois.

    Esse anime foi uma total perda de tempo e não recomendo nem para o meu pior inimigo e post falou tudo.

    Resposta

  • Dovahkiin

    Com todo respeito acho que você não soube analisar o anime completamente. De fato School Days é um anime que você gosta ou simplesmente odeia. O anime não possuí heroínas de cabelos mega coloridos lutando com armas gigantes contra monstros divertidos e carismáticos. É um drama, acima de tudo maduro e adulto. É comum que pessoas acostumadas a animes divertidos e românticos sintam estranheza e desconforto ao assistir School Days. Um ponto importante que você esqueceu de citar e que explica em grande parte o porque da violência e sensualidade exagerada do anime, é que School Days foi baseado em uma Visual Novel HENTAI extremamente pesada e polêmica, era de se esperar que os diretores transferissem boa parte da erotismo do game para o anime. Mas isso não é exclusividade de School Days, na cultura japonesa é comum para eles as garotas e mulheres apresentarem um enorme apelo sexual, principalmente em games ou animes, ou seja School Days não foi pioneiro neste quesito. Assim como a violência da série é outra característica de vários e vários games, mangás e animes japoneses. Makoto é um personagem incerto daquilo o que quer e totalmente influenciável, se você realmente prestou atenção no anime, ( o que pela sua análise não me pareceu) verá que outra personagem chamada Setsuna (melhor amiga de Sekai) forçou Makoto a tomar decisões contra sua vontade. E Kotonoha que foi vista como vítimas para muitos, na verdade teve grande culpa em relação aos acontecimentos, afinal ela via seu relacionamento como algo ideal quando na verdade não era nada saudável. Mas há um porquê em relação a isso: No anime durante uma conversa privada com Sekai, Kotonoha admite nunca ter entrado em um relacionamento, inclusive ser ainda virgem. Veja que em algumas cenas Makoto tenta acariciar Kotonoha e ela o repele envergonhada pois eram situações totalmente desconhecidas e embaraçosas para ela. Ninguém quando embarca em seu primeiro relacionamento consegue evitar cometer nenhum erro. Quanto a Sekai, ela era simplesmente totalmente apaixonada por Makoto, quando aceitou marcar um encontro para ele com Kotonoha não foi por bondade mas e sim em consideração aos sentimentos dele, a partir do momento em que Kotonoha demostrou fraqueza em seu relacionamento, Sekai se aproveitou. Não estou lhe dando razão veja bem. Mas Sekai nutria fortes sentimentos por Makoto então era esperado que ela pegasse uma oportunidade para um romance com ele. Quanto ao resto do elenco julgo que estavam ali apenas para apimentar os acontecimentos. O anime é interessante por mostrar como um ambiente e as pessoas podem nos influenciar, e claro por fugir totalmente dos padrões de animes escolar romântico impostos. É um anime sombrio que gera uma atmosfera de depressão. É um ótima escolha para aqueles que querem um romance mais sério e pesado, ao contrário de outros animes. Quanto ao desfecho foi simplesmente o esperado de um garoto que se arrependeu de tudo o que fez, de uma garota que teve seu coração destroçado e de uma garota que sofreu todos os tipos de maus-tratos. Claro que o final foi mostrado bem ao estilo japonês: recheado de violência.
    Enfim, sua análise foi péssima( se é que se pode chamar este texto disso), você não soube analisar a fundo o anime, foi extremamente fraca e superficial e me pareceu que você apenas quis expressar uma aversão extrema em relação a série. Por está análise que vejo agora eu não leria nenhuma outra sua, para não passar decepção.
    Uma dica: Quando for escrever uma crítica sobre o anime, olhe todos os pontos do anime, pesquise sobre a história e personagens, e presta um pouco mais de atenção a trama.

  • Desculpa comentar aqui, um post de 2013 e tal… mas não consegui me conter :3

    O que eu penso sobre o anime: ele é uma obra prima no quesito de mostrar o que você não deve fazer (se quiser fazer a escolha é sua, mas sabendo que pode causar bastante sofrimento para várias pessoas, mesmo vc não sendo uma delas [mesmo que não cause o assassinato, pode até mesmo causar a depressão ou desencadear uma tristeza muito grande]) no quesito de amar.
    Vi gente aqui falando que a Kotonoha também teve culpa pelo lado meio psicopata dela mas sinceramente (minha opinião), de todas as pessoas na história toda, a única que não tem realmente culpa é a Kotonoha, se for olhar bem, o único ‘erro’ dela era ser uma pessoa teoricamente fraca psicologicamente. Mas venhamos e convenhamos, uma pessoa que sofre bullying constantemente, principalmente causado pela inveja que outras pessoas tem pela beleza fazem com que você odeie seu corpo e desejaria não ter nascido assim (em alguns aspectos algumas pessoas até desejariam não existir para não sofrer), aí vc observa que os pilares que sustentavam ela para que ela não quebrasse em uma depressão severa era somente a ‘amiga’ e o namorado… e olha só… os dois traem ela de maneira muito maldosa (como ficarem namorando e fazendo coisas bem mais ‘profundas’ do que isso por muito tempo mesmo com ele namorando ela, os dois mentiram pra ela por muuuito tempo) e a forma como acaba o relacionamento da kotonoha com o makoto é ‘triste’, agora ela perdeu a única amiga e o único amigo, como forma de defesa psicológica a cabeça dela meio que faz com que ela continue apegada ao makoto, mesmo ele não querendo mais ela, para que ela não fique pior, e vai passando o tempo e o Makoto ainda volta mesmo depois de tudo e dá esperança pra ela…cara…isso é muita maldade… Tipo, a psicopatia dela foi forjada baseada em um sofrimento gigantesco vivido (e mesmo assim, ela só agiu assim para com uma pessoa, que foi a sekai), infelizmente a kotonoha não conseguiu ser forte o suficiente para não sucumbir a certas maldades que o mundo oferece, ela estava no lugar errado, na hora errada, e convivendo com as pessoas erradas. É por isso que penso a Kotonoha não é culpada de nada, na verdade é a única vítima de toda a história (fiquei com pena dela do príncipio [a partir do momento que o Makoto começa a trair ela] até o final, mesmo quando ela mata a Sekai).
    Não vou nem entrar no quesito de querer analisar o Makoto porque não se pode querer analisar uma besta vestida em corpo humano (simplesmente porque uma pessoa que age como ele age é um animal e não passa disso, por isso não consigo tratar como ser humano mesmo…melhor passar longe…) Pessoal, lembrem-se sempre: ser homem não é ser ‘pegador’ ou ‘comedor’, ser um verdadeiro homem é agir e arcar com as consequências, independente de quais elas sejam. Mas não vou entrar no assunto pq senão talvez tenha até gente que comece a me chamar de moralista ou até mesmo de ‘corretinho’ ou exemplo de homem de antigamente, aquele que realmente se importa com a honra, que se importa com as pessoas, que considera que se deve ter respeito até o final de uma relação amorosa…
    Whatever, gostei do anime porque ele realmente foge muito à temática normal de praticamente todo anime e porque realmente se tornou uma das obras mais ‘odiadas’ de todos os tempos dos animes. Isso é algo valoroso de se ver, saber o quanto a grande parcela das pessoas que assistiram ele não gostaram dele pelo que aconteceu mostra que a grande maioria do pessoal que assiste animes é pelo menos um tanto quanto correto moralmente e romanticamente. xD
    Bem, desculpa ae toda a dissertação (e mais uma vez, 2 anos depois do lançamento do post), mas é isso, valeu! 🙂

  • Alice

    O anime me deixou extremamente depressiva, lembro que assisti todos os episódios em uma única noite e quando acabei fiquei chorando igual uma retardada hahahaha mas não concordo com sua análise, a história não é tão ruim assim. Só é chocante e foge ao padrão. Qualquer um que for assistir esse anime esperando que seja um romance bonitinho entre estudantes, vai quebrar a cara e com certeza vai odiar. Sinceramente, eu consigo ver isso acontecendo na vida real fácil fácil… Isso porque os personagens envolvidos ainda são adolescentes idiotas e imaturos, então não dá pra dizer que suas escolhas e atitudes durante a série não fizeram sentido. O Makoto é simplesmente um cara que descobriu de uma hora para a outra que podia ter quase todas as meninas que quisesse e como qualquer outro imbecil imaturo qualquer, ele quis se aproveitar disso. Quantos homens por aí não ficam o tempo todo pensando só com a cabeça de baixo? Então. Já vi muitos homens que supostamente eram tímidos mas assim que começaram e pegar as menininhas se transformaram em verdadeiros idiotas que não se preocupam com ninguém além deles mesmos. E essa situação de trocar a namorada que não queria dar pra ele pela melhor amiga que estava disposta a dar, também vejo o tempo todo hahahahaha Sekai foi uma grande idiota, mas não vejo ela como uma pessoa realmente má. No fim acabei sentindo tanta pena dela quanto da Kotonoha… A Sekai era simplesmente uma das garotas apaixonadas por ele que usou os meios errados para tentar chegar até seu coração, mas quantas meninas imaturas por aí não fazem mais ou menos isso? Olha a faixa etária dos personagens, não é como se eles tivessem obrigação de agir como adultos sensatos. O final foi a melhor parte para mim, eu comecei a assistir já sabendo do final (inclusive foi isso que chamou a minha atenção para o anime xD) e enquanto ia assistindo e arrancando meus cabelos de raiva do Makoto, eu não via a hora daquele momento chegar! A Sekai fez o que eu tive vontade de fazer com ele durante o anime todo hhahahahahha enfim, não gostei muito desse anime também, mas pelo simples fato de que me deprimiu. A história não é ruim assim não.

  • Peterson

    Bom eu estava de bobeira e fui assistir School days, escolhi de forma aleatória, no primeiro episódio tive dúvidas se iria ver o resto, tive certa dificuldade de identificar quem era quem, pois todas as personagens são muito parecidas, mas enfim o segundo episodio começou a melhorar, e fui assistindo pra ver no que iria dar, já estava meio na cara que não seria um final feliz, moça gravida e traída, a outra que sofre bullying passeando no parque com um facão, e o cara que ama todas as meninas kkkkkkkkkkkkkk porem não esperava um final tão surpreendente (versão Makoto Kun passeando de iate), me surpreendeu muito, eu gostei muito do final, depois pesquisei e vi que existem vários finais alguns trágicos outros bons, uma achei o anime genial, um final chocante e mesmo quem odiou esta se dando ao trabalho de dar um post negativo, então acredito que o autor, sabia de todos os riscos ao colocar um final tão perturbador e polemico no ar, ele e a equipe tiveram muita coragem e eu respeito isso, se esse anime tivesse um final leve ninguém se daria ao trabalho de falar dele, seja bem ou seja mal e essa é a verdade.

  • jhonatan

    Meu eu fiquei quaze 1 semana em depresaum na minha cabeça so pensava em 2 coizas 1° kotonoha com a cabeça do makoto no barco e 2° so pensava em suicidio eu moro no 3 andar na altura dos posti pra se joga daqui é 1 2 o meu amigo ia assisti mais ele so viu a primeira parte do 1° ep ai eu disse pra ele n assisti se n ele ia acaba paranoico igual a min

  • Esse foi a pior obra que já tive o desprazer de conhecer( e digo isso no geral, n só na questão anime ), nada no anime faz sentido, os personagens NENHUM TEM PERSONALIDADE, aparentemente ninguém conhece convive com a mãe ou algum parente (repare que na casa dos personagens n há um adulto), não há nenhuma consequência por nenhum ato durante todo o anime, no tema escolar em nenhuma hora é valido pois aquilo não é uma escola é apenas um ambiente para reunir adolescentes, e o pior de tudo vem no final, um final preguiçoso com um intuito de chocar algumas pessoas sendo que só conseguiriam atingir tal meta se os personagens tivesse um background e carisma, coisa que nenhum tem…
    Como gostaria de voltar no tempo e impedir eu mesmo de ter perdido horas assistindo essa perola feita de merda…
    PS: se tivesse mais 1 episodio provavelmente ele iria comer o “amigo” dele também.

  • Valeu, uma das minhas próximas investidas em anime seria School Days, eu só vim aqui porque acabei de ver o final em um review por aí e…. meu… esse é definitivamente um que eu vou passar longe xD, nunca achei que sentiria mai repulsa de ver um anime do que… um que eu esqueci o nome mas que gerou um jogo bem legal de PSP xD, era assim: tinha uma garota que fazia amizade com outa e ia na casa dela, só que na primeira vez logo, apareceu a irmã dessa utra garota e ela era uma obsessiva doentia, pegava a boneca e arremedava na cara dura pra outra ir embora e ficava meio que cantando: “vá embora, vá embora, vá embora…”, o anime era tão esquisito que tinha uma parte repulsiva e outra muito legal, dividindo as cenas slice of life da protagonista com o reflexo que acontecia no subconsciente dela, onde ela tinha uma espécie e avatar que lutava contra personificações das adversidades que ela passava. Apesar das lutas serem muito legais, eu realmente não recomendo esse anime xD