Eu Recomendo #05 – O mundo adulto dos mangás Seinen

Recomendo SeinenConheça agora algumas das melhores histórias de um universo voltado para maiores…

O Eu Recomendo apresenta mais algumas dicas para vocês. Ao invés de animes, são mangás. Isso mesmo, vamos estimular a leitura dos nossos seguidores. Como tema escolhido hoje, ficamos com os mangás seinen, aqueles que geralmente são feitos pensando em um público mais adulto. Porém, assim como havíamos dito no primeiro Eu Recomendo, os ocidentais acabaram por “adaptar” as demografias como “gêneros”. Logo, tudo que se diz seinen, se subentende como “adulto”. Não que não seja assim, mas também não quer dizer que seja. Sempre existem suas exceções, e é sempre bom deixar isso claro. Inclusive muitos shounen parecem ser seinen e confundem muitas pessoas.

A questão é: a temática do seinen geralmente é melhor trabalhada, exige um “raciocínio” muito maior do que um shounen na maioria dos casos (sempre existindo exceções, vale ressaltar) e em alguns casos até mesmo o traço é característica marcante desse tipo de história. Em breve teremos uma matéria especial para vocês falando mais sobre demografias x gêneros, aguardem. Mas chega de papo e vamos ao que interessa: as recomendações. Não se esqueçam de deixarem suas opiniões e recomendações próprias no final!

vagabondVagabond

Autor: Takehiko Inoue
Em andamento com 35 volumes encadernados
Publicado e cancelado no Brasil pela Conrad

Sinopse: Vagabond conta a historia de Matahachi e Takezo, que saíram da pequena vila de Sakushu para se tornarem famosos mas acabaram derrotados na grande batalha de Sekigahara e quase não sobrevivendo. Os dois são salvos por uma mulher e uma garota, após uma série de eventos Matahachi foge com as duas mulheres deixando seu amigo para morrer contra vários bandidos. O que ele não esperava é que esse amigo fosse muito forte e acabasse saindo vivo. Takezo volta a sua vila para avisar a mãe e a noiva de Matahachi sobre seu paradeiro, mas acaba virando um criminoso procurado e após uma série de eventos ele acaba mudando seu nome, virando Miyamoto Musashi, passando a cruzar o país para lutar contra os guerreiros mais renomados para se tornar conhecido como um “Invencível sob o Sol”.

Comentários: Apesar da minha sinopse porca, Vagabond é um dos melhores mangás com lutas de espadas que eu já li, contando com uma história emocionante e batalhas maravilhosas. O mestre Takehiko Inoue está com os traços cada vez mais incríveis e se apóia na história do livro “Musashi” escrito por Eiji Yoshikawa (sim, para os que não sabem Miyamoto Musashi realmente existiu e é um dos mais famosos samurais do Japão). O mangá foi publicado aqui no Brasil, mas foi uma passagem meio complicada: ele foi lançada no formato meio tankohon e depois foi lançado uma edição definitiva em paralelo. Acabou que o formato padrão foi descontinuado e a edição definitiva virou a principal por pouco tempo, pois ela acabou parando também. Infelizmente não acho que ele vá voltar por aqui, uma tristeza pra quem fica com a coleção pela metade.

giant killingGiant Killing

Autor: Tsunamoto Masaya
Em andamento com 28 volumes encadernados

Sinopse: O time East Tokyo United está em uma grande crise e para resolver isso seu administrador geral resolve colocar todas as suas esperanças em um ex-jogador do time, chamado Takeshi Tatsumi. Ele agora é um técnico que conseguiu a incrível façanha de tornar um time amador em um time vencedor que está classificado entre os 32 na FA Cup (algo como a nossa Copa do Brasil). Agora Tatsumi vai tentar fazer a mesma coisa com o fraco time do ETU e realizar a matança dos gigantes times da primeira divisão do futebol japonês. O grande problema é o grupo de jogadores e parte da torcida, que não está muito satisfeita com parte das mudanças que ele irá fazer.

Comentários: É muito difícil de se achar uma boa história com futebol, seja em filmes, animes ou mangás. Não sei se é porque eu convivo com o esporte por toda a minha vida e consigo ver algumas coisas exageradas, como em Super Campeões que é um anime divertido, mas tem algumas coisas a la Dragon Ball que me incomoda muito e o acaba tornando mais fantasioso do que deveria ser. Só que ai surgiu um anime de 26 episódios chamado Giant Killing e… Que história fantástica! Nada muito fantasioso demais, nada forçado, a animação excelente e personagens carismáticos…o único ponto fraco é que não conta toda a história, cortando algumas partes (nada que torne o anime chato, apenas algumas passagens). Foi aí que resolvi recorrer ao mangá e posso dizer que a leitura vale muito a pena. As partidas são mais reais, tem muito mais a ver com a realidade do futebol e deixando o leitor que gosta do esporte muito mais familiarizado com a história, se tornando o melhor mangá sobre futebol para mim.

planetesPlanetes

Autor: Yukimura Makoto
Finalizado com 4 volumes encadernados

Sinopse: No futuro as viagens para o espaço não vão ser algo tão complicado e difícil de se fazer, tornando viagens para fora do planeta normais mas que trouxeram um novo problema: Lixo espacial. Pedaços grandes de escombros, satélites fora de uso e outras coisas acabam flutuando perigosamente em órbitas baixas e podem causar um grande acidente se algum desses pedaços de lixo bater em uma espaçonave. Para prevenir isso existem as naves de destroços, a que vamos seguir é a DS-12 ou conhecida como Toy Box. O mangá conta a história e sonhos da tripulação dessa nave.

Comentários: Eu adoro ficção cientifica e Planetes é tudo aquilo que os fãs do gênero gostam de uma história no espaço. Eu peguei o mangá por ser uma leitura rápida, apenas 26 capítulos e eu não esperava tamanha qualidade. Faz muito tempo que eu li o mangá, mas já peguei novamente para fazer essa sinopse e pra mergulhar novamente nesse universo maravilhoso. Recomendo para todo mundo mesmo e que tal alguma editora pensar em trazer pra cá? Ele já foi publicado na Itália pela Panini. Sonhar não custa. A série também ganhou um anime maravilhoso de 26 episódios que vale a conferida. Você também pode conferir uma resenha completa aqui mesmo no Chuva de Nanquim.

genshikenGenshiken

Autor: Kio Shimoku
Em andamento com 14 volumes encadernados
Publicado no Brasil pela editora JBC

Sinopse: Sasahara Kenji está em seu primeiro ano na universidade e precisa entrar em algum clube. Os que lhe interessam são os voltados para mangás e animes, mas ele tem um pouco de vergonha em admitir que é um otaku. Após dar uma olhada nos clubes ele decide dar uma olhada em um chamado: A Sociedade para estudos da cultura visual moderna ou Genshiken. Lá dentro ele acaba encontrando um grupo de garotos bastante peculiar e uma mulher que é a namorada de um dos integrantes, só que ela acha que todos são um bando de perdedores e só está lá para ficar ao lado do namorado.

Comentários: Genshiken é um dos meus mangás Slice of Life preferidos, lotado de referências ao mundo otaku e aborda tudo com bastante naturalidade, sem ficar clichê demais. A história aborda desde videogames, mangás e vai até hentais e cosplay. Os personagens são carismáticos demais, eu consigo gostar de todos os integrantes originais do Genshiken e chegam a me emocionar quando eles vão se formando e ficando cada vez menos presentes na história. O mangá parecia ter chegado ao seu fim no volume 9 mas a autor retomou a historia em uma nova fase, levando aos fãs ao delírio.

20boys20th Century Boys

Autor: Urasawa Naoki
Finalizado com 22 volumes encadernados
Publicado no Brasil pela editora Panini

Sinopse: Em 1969 um grupo de garotos criou uma base secreta, onde eles poderiam ouvir músicas, ler mangás e ver revistas de sacanagem. Lá eles criam um símbolo de sua amizade, diziam que qualquer um que conhecia esse símbolo era um amigo de verdade. Em 1997 você encontra um desses garotos já crescido: Kenji Endo cuida da sua loja e de sua sobrinha, que acabou sendo abandonada. Enquanto ele caminhava ele encontra um símbolo, que lembra bem o símbolo do seu grupo, mas já fazia tanto tempo que ele nem deu muita atenção… Mal sabia ele que aquilo era o começo de algo muito maior, envolvendo uma seita religiosa e um possível fim do mundo

Comentários: O último, mas não o menos importante. Para mim o melhor mangá de mistério que eu já li. 20th Century boys é genial e eu sinto que não pude me expressar bem nessa sinopse. Eu considero obrigatório ser lido para quem gosta de mangás, a historia vai te deixar grudado na cadeira e você vai ler os 22 volumes o mais rápido possível para descobrir logo qual é a identidade do amigo e como eles vão resolver tudo. O mangá começou a ser lançado pela Panini e você confere a resenha do primeiro volume aqui.

por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Hohahhah ,só a nata!
    Único turista aqui desse tipo de lista é o Giant Killing por ser mais novo.

  • Parece q a panini tah pensando em lançar vagabond nao sei. Seria sensacional

    • spark

      Vagabond já foi lançado pela Conrad, que até relançou depois em uma versão com qualidade foda. Infelizmente eu não comprei, então ficaria muito feliz se a Panini lançasse uma edição semelhante a segunda da Conrad,.

  • Realmente ótimas dicas e bem diversificadas ^_^

    Eu só tiraria dai, Giant Killing e Vagabond.
    Colocaria no lugar, talvez algumas dessas opções; Sanctuary, Monster, Homunculus, Liar Game, Hourou Musuko, MPD Psych…entre outros.

    • Giant Killing eu até concordo, mas não tiro Vagabond por esses títulos citados de jeito nenhum, exceto Monster, mas esse podia entrar no lugar de GK mesmo.

      • Luk

        Não queria repetir o autor no post, fora que queria diferentes tipos de mangás entre os 5

  • Finalmente, falando o que deve ser falado!

    Se você se diz fã de anime e mangá e não leu nem ao menos um desses, nem precisa olhar na minha cara.

    Pena que desses ai nenhum foi lançado DECENTEMENTE no Brasil.

    Homunclus, Welcome to NHK, Gunm e agora Gen fica pra quem quer comprar mangás do genero né

    • Cuidado com suas palavras, mesmo que não esteja falando sério…

      Tem muitos mangás/animes igualmente bons que não estão nessa lista.

      • Berserk que deveria estar na primeira posiçao, não está.

    • Primo do Otário

      é isso aí. tem que respeitar a autoridade desse cara que fez o comentário. afinal, ele é ninguém menos que… quem mesmo?

  • Mas só pelo fato de que não li (ainda) nem um e nem outro, apenas isso=)

  • Alias, como se classifica exatamente o que é ou não Seinen?

    Outro dia desses me falaram que Akumetsu e Buraiden Gai são shounen por que foram lançados em uma Antologia Shounen, mas discordei porque são mangás de temática adulta, e certamente tem um público de no mínimo 18 anos.

    Como funciona?

    • Dih

      No Japão, seinen, shounen, shoujo, tudo é definido como demografias e pelas respectivas revistas que são publicados. Se um mangá, por mais adulto que seja, for publicado na Shounen Jump, então ele é shounen. Se um mangá por mais “aventura” que seja, for publicado na Lala, então ele é shoujo. Já no ocidente, convencionou-se a utilizar essas expressões como “gêneros”, então shounen virou “mangá de porrada”, seinen virou “mangás adultos” e shoujo “mangá de menina” e assim vai. Está errado? Não. Mas também não está certo. Foi apenas um comodismo na utilização desse termo no ocidente, mais ou menos com o que acontece na palavra otaku, que tem um “significado” totalmente diferente nos dois lados do mundo.
      Enfim, eu farei um post sobre isso mais pra frente, espero que até lá essa breve explicação tenha ajudado.
      Abraços.

      • Ajudou sim, tava me remoendo aqui pensando se eu tava certo ou não, no final das contas não é nenhum dos dois, melhor do que errar. Obrigado!

  • Denuncio

    Nossa preciso ler 20th Century Boys…. Eu ia indicar Shingeki no Kyojin como um seinen senssacional, porem apos a explicação do Dih percebi que ele é um shounen O.o que coisa confusa…

    • DM

      Realmente, Shingeki no Kyojin é um otimo mangá com uma tematica até mesmo mais adultas do que outros seinens (como Gantz), mas é publicado em uma antologia shounen.

  • Mauricio

    Naoki Urasawa é fantastico! Qualquer coisa dele é simplesmente sensacional. 20th Century Boys, Monster, Pluto, Billy Bat, Master Keaton.
    Já li Genshiken e é bastante divertido. Recomendo.
    Já Planetes é um dos meus preferidos, uma ficção científica realista ao estilo Arthur C. Clarke, como 2001 Nights, que também é outro maravilhoso e obrigatório.

  • Acredito que a notoriedade de Vagabond se dá pelo lançamento do mangá no mercado nacional. Apesar da arte exuberante do Inoue, a história desanda na segunda metade do que foi publicado no Brasil…continuei comprando porque gostava do esmero no traço, mas aquele Kojiro surdo, porcamente desenvolvido em vááários capítulos, não me envolvia. Não que eu tenha ficado com comparações, mas o romance folhetinesco do Yoshikawa dá um banho.

    Pensando em títulos seinen descontinuados, Sanctuary, ao meu ver, merece muito mais destaque que Vagabond…

    http://otakismo.blogspot.com/

    • Rafael

      Não consigo não gostar do desenvolvimento do Kojiro ;/

  • Acredito que a notoriedade de Vagabond se dá pelo lançamento do mangá no mercado nacional. Apesar da arte exuberante do Inoue, a história desanda na segunda metade do que foi publicado no Brasil…continuei comprando porque gostava do esmero no traço, mas aquele Kojiro surdo, porcamente desenvolvido em vááários capítulos, não me envolvia. Não que eu tenha ficado com comparações, mas o romance folhetinesco do Yoshikawa dá um banho.

    Pensando em títulos seinen descontinuados, Sanctuary, ao meu ver, merece muito mais destaque que Vagabond.

  • Jader

    Eu já li 20th/21th Century boys.
    Simplesmente fantástico!!!!

  • Só pra dizer: Planetes é uma das melhores séries já feitas. esse mangá é puramente lindo, perfeito. Senti falta de Homunculus, que sai aqui no Brasil e é muitíssimo bom.

  • MugiBoy

    Muito bom mesmo desses q foram comendados só tinha visto 20th Century Boys, Vagabond e Giant Killing
    ñ sou muito fan de Slice of Life

  • É nessas horas que fico triste por baccano! não ter ganhado mangá.
    De qualquer forma, ótimo post Luk, fiquei com uma vontade enorme de ler 20th Century boys agora, por que adoro mangás de mistério!!

  • faltou astral project e mpd psycho
    o foda nao sei so eu percebi e que o 20th century boys tem apologia aos iluminats(nao me chamen de conspiracionista,se no sou eater tem pq ai nao teria referencias dessas coisas)que seria o olho na cabeça do personagem
    mas quero conhecer essa serie ^^

  • Não li nenhum desses ainda, mas todos parecem ser bem interessantes, além de já ter ouvido falar de Genshiken e Vagabond (ou outros, só pelo nome mesmo).

    O que mais me chamou a atenção foi esse 20th Century Boys. Vai ser prioridade pra quando eu tiver mais tempo sobrando…

  • Nossa, que honra ser citado aqui no Chuva de Nanquim pelo meu review de 20thCB!!
    O post ficou bem bacana, altas obras legais foram citadas aí (tenho que ler Planetes algum dia, parece o tipo de mangá que irei adorar). Confesso que mangás seinen, muitas das vezes são as minhas maiores preferências de leitura, mas não nego que muitos dos meus títulos favoritos são Shounens.

    Algumas indicações de seinens pra galera aí:

    -Kokou no Hito (the climber)
    -Oyasumi Punpun
    -The Legend of the Strongest Man Kurosawa
    -Fourteen
    -Gyo
    -Riki-oh
    -Vinland Saga
    -Melody of Iron

    • Rayovac

      vou dar uma olhada com certeza eu já dei uma “passada de olho” pelo Gyo e Oyasumi Punpun apesar de nunca ter realmente lido… mas vou ver sim… já que tão recomendando vou acabar vendo xDD

      Rayovac!

    • Chip

      Poxa!
      Indicou Vinland Saga mas não indicou Berserk?
      Bom se não leu Berserk fica a dica ae.

  • Rayovac

    Baaaah cada titulo que me da calafrio na espinha, são simplesmente fantásticos, nunca cheguei a ler nenhum nem tenho muito conhecimento, mas como já li em outros fóruns é aparenta ser realmente incrível… espero que as editoras brasileiras se interessem por títulos como esses, sem duvida o mercado de manga iria sofrer um belo impacto… já que os únicos animes que surtem uma repercussão são Naruto, Bleach, e agora o Bakuman, claro a outros em menor desenvoltura, claro é o que eu vejo nos fóruns não é uma opinião muito embasada… mas enfim. O interessante desses títulos é o enredo e os desenhos… que francamente desses que estão ai eu babei de tão legal que eu achei a arte… bem é isso até mais ver…

    Rayovac!

  • Bom post. Mas, podia ter avisado que 20th Century Boys não termina nos 22 volumes da série. O verdadeiro final é uma continuação chamada 21st Century Boys, de 2 volumes, totalizando 24 volumes sensacionais.

  • Felipe

    Vagabond é muito bom , mas de longe 20th Century Boys ganha. Muito Foda o Mangá ( se Deus existe, ele vai mandar um dia ele pra ser publicado aqui no Brasil, espero…. ). E eu colocaria MPD Psycho ai, outro manga muito bom tbm….

    • Thiago Mleo

      Olá a todos do Chunam!!! Mas Felipe se você estiver falando de 20th Century Boys, ele está sendo publicado aqui no Brasil sim, pela editora Panini e já está no seu 6° volume tokobom inteiro, ele está saindo bimestral mente intercalando com seu irmão por parte de pai: Monster que não tenho muita certeza mas creio que se encontra em seu 9° volume também tokobom inteiro.

  • Magabarai_dih

    Nossa,
    Oyasumi punpun eu li a ótima resenha do nintakun e fiquei no mínimo sem palavras(exagerado), não tem nada tão assim miraculosamente fantástico, mas sim a profundidade da história que vai te surpreendendo aos poucos, dica forte. 20th/21th entury boys, sem palavras, to importando os meus da viz, e um mangá do inoue q vale muito a pena também, estou lendo é REAL, sobre basquete em cadeira de roda, leiam.

  • Listagem muito bacana, espero que lancem 20 th Century Boys algum dia por aqui (isso se lançarem Monster antes)…..

    Acho que ficou faltando na lista o GUNNM (Batle Angel Alita) de Yukito Kishiro, que apesar da edição brasileira caindo páginas, acho que foi um dos melhores mangás publicados por aqui, parece que não vendeu bem na época e o público preferia os shounen de porrada, se fosse lançado nos dias de hoje acho que teria vendido muito mais, afinal o público está mais maduro e querendo publicações mais adultas, os comentários deste post não me deixam mentir…

  • Brianime xD

    Acho que falou Gantz aí, e também Pluto e Monster que são do mesmo autor de 20th Century Boys (Naoki Urasawa).
    Fica a dica pra quem quiser ler.

  • Mugi-chan

    Ainda existem três títulos extremamente bons e que não foram citados em nenhum dos posts….
    Mugen no Juunin (publicado(?) aqui pela Conrad com o nome de Blade – A lâmina do Imortal).
    Berserk – ótimo título, em lançamento até hoje.
    E na minha opinião o mais sensacional, e do gênio mestre Inoue (Vagabond e Slam Dunk) – REAL.

  • HSKAJINO

    acho que só faltou Hokuto no Ken na minha opinião, eu sei que muita gente vai falar que é shounen, mas acho que não a temática é meio pesada pra qualquer adolescente ler, e se ele entrasse nesta lista, Gantz entraria junto, claro.
    Uma boa fonte de mangás com temática adulta (não estou falando só de seinen) é o ltfmangas (Lendo de Trás pra Frente) do “sem noção” Saitama Chainsaw Shoujo até a belíssima ficção científica Hotel
    Eu prefiro os one-shots ou os com poucos volumes sobre temas adultos, a listagem tem os seinens com imensos períodos de publicação, que pro mercado brasileiro é ainda algo arriscado, aí eles publicam só o que tem muita certeza que vão dar certo. Publicar Planetes por exemplo que não é muito grande seria interessante (e depois quem sabe publicar alguns mais “rápidos”)

  • Vou dizer a verdade dos mangàs sitado do post sò vi genshiken e comesei a pouco
    porem eu jà conhesia Vagabond sò pelo nome mesmo.
    Giant Killing sò vi o anime mesmo.
    Planetes não conheço mais vou dar uma olhada
    20th Century Boys não conheço e provavelmente não irei ver, a imagen que esta no post meio que deixo parecendo um manga sinistro(Nada contra,sò dizendo)e 22 volumes è não dà agora não.
    Higurashi È um seinen muito bom mesmo apesar de eu não ter lido o manga.
    uma duvida que genêro seria os light novel de suzumiya haruhi no yuuutsu

  • Igor =D

    Cara destaque total para 20th Century Boys que é ótimo quem não leu tem que ler ou ver o filme que apesar de correr um pouco as coisas também é muito bom.
    Eu espero muito que venha pro brasil… Tipo é muito tenso o geito em que o autor consegue prender sua atenção até a última pagina. Peguei ele em um dia e mais dois já tinha lido tudo.

    Luk pq vc não faz um review especial falando de 2oth Century Boys ?

    • Luk

      Algum dia devo fazer, mas não deve estar perto

  • Depois de ler esse texto decidi ler 20th Century Boys(e 21th) e é simplesmente fantástico. Provavelmente o melhor mangá que eu já li(não que eu tenha muita coisa de qualidade). Vou buscar mais títulos do Urasawa depois disso.

    Giant Killing eu acompanhei somente o anime e pra quem gosta de futebol é genioso e muito bem trabalhado. Espero que o mangá seja ainda melhor.

    Parabéns por mais ótimo post no ChuNan.

  • porque tudo que envolve religião , conspirações e sexo chama atenção mesmo sendo uma coisa obvia e explicita todos dão valor a conteúdos que desdas décadas passadas eram alvos , mesmo assim eu me interesso por tudo isso criticando ou não .

    20th Century Boys : Vou ler e com certeza vou me prender a esse manga !

    Se você que não conhece a teoria dos illuminati e ta afim de saber acredito que quando você ler conteúdos corretos sem aqueles crentes exagerados vai ver que pode ter FATOS alem de conspirações ;/ .

  • SonSoneca

    Eu não acredito…não estou só nesse mundo XD
    Também estou acompanhando Giant Killing e digo: um dos melhores mangás/animes que eu já vi. Queria que tivesse uma segunda temporada logo =/

  • Renan Ferreira Bispo sos santos

    Boa noite eu recomendo os seguintes titulos:
    Kiseiju:um mangá de invasão alienigena onde seres parecendo vermes,
    caem em nosso planeta invadem os corpos das pessoas para parasitarem
    o serebro a assumir o controle de nossos corpos, mas o protagonista
    perssebe a tentativa e acaba evitando o parasita invada sua cabeça, tendo o seu braço direito parasitado começando uma relção sibiotica com o alienigena, e posteriomente caçando os demais alienigegenas.

  • Renan Ferreira Bispo sos santos

    tamem recomendo o mangá:Leviathan:
    um mangá de terror meio psycológico onde um homen retorna de uma,
    O jovem Samizo Kohei retona dos mortos com os mas com uma diferença,
    seu corpo é na verdade partes tranpantadas de seus 5 amigos( como se fosse o Frankenstein)e comessa agir como se fosse o detetive/medico,
    espiritual em diverços casos sobrenaturais.

  • Renan Ferreira Bispo sos santos

    O ultimo mangá que recomendo é Koroshiya Ichi o melhor mangá sobre a
    hiakusa que li( sanctuary é melhor mas como não o li inteiro conto só o Ichi),a história é sobre um assassino, que mata alguns membros da hiakusa e rouba seu cofre então o resto da familia o procura por vingança.
    Essa são as minhas remendações todos os títulos podem ser lidos no
    scan:http://www.chrono.com.br/

  • falto um manga ae e muito importante, WOLF GUY

  • Mika-Chan

    Até hoje não vi um mangá com arte melhor que Vagabond,
    O Inoue desenha perfeitamente cada folha de cada árvore do mangá.
    É realmente incrível.
    Foi uma pena a conrad ter ”transformado” Vagabond em edições definitivas e parado de lançar também. Espero alguma editora volte a lançar ~por mais que seja difícil~ ou minha coleção vai ficar sempre incompleta.

  • Post bem legal ^^
    A maioria dos mangas ali eu ja conheço só não conheço 20th Century Boys e Planetes , eu sempre quis dar uma olhada em Vagabond e Genshiken um dia eu ainda vou ler essas obras principalmente Vagabond eu ja li um vol uma vez quando eu estava no mercado .
    Só acho que Berserk deveria estar ali no meio , é um otimo seinen um dos melhores q eu ja vi .

  • Hmmm. Desta sua lista aí, me interessei bastante por Genshiken. =)

    Off.: Adorei sua resenha de School Days. Eu ri muito mesmo! Foi por causa desta resenha que passei a frequentar o Chuva de Nanquim XD

  • Li Genshiken Adorei e quando de vou assistir o anime também valeu Chuva de Nanquim pela recomendação

  • Plessis

    Tbm colocaria o Monster, Sanctuary, MPD Psych.

  • só faltou gantz

  • Pss

    Eu amei 20th Century Boys, mas meio que perdeu o ritmo pra mim qndo trocou de Tomodachi, e os motivos foram se tornando superficiais… Na vdd, só curti até o enfrentamento, o salto no tempo me desagradou.

  • Bass

    Boas recomendações e um agradecimento especial pelo link do DiCart. Adoro Genshiken, portanto esse blog vai para o meu favoritos do Explorer. Na pasta que tem o nome Genshiken. Valeu mesmo.

  • Artur

    Vou ler GENSHIKEN com toda certeza,pelo jeito é daqueles mangás que eu vou terminar de ler dizendo “QUERO EM ANIME!”

  • A pouco tempo eu li 20th Century Boys e eu concordo com você é um manga genial e incrível deviam ter feuti um anime sobre ele e não um live action.

  • Uma lista boa, mas achei que ficou faltando clássicos como NHK, Monster e Death Note.

    • Luk

      Death Note é um Shonen ^^

  • Smolder

    Death Note é Shounen dos brabos.
    Esqueceram de Evangelion aê

  • Sogeking

    Vagabond e Genshiken eu jah li e tbm recomendo, Giant Killing eu realmente estava interessado e com essa indicação axo q vou baixar msm, 20th Century eu sou louco pra ler mas me sinto na obrigação de ler Monster do msm autor antes e axo q comprarei os dois da Panini, jah Planetes eu realmente nao conhecia mas fikei interessado, tem algum link com ele em PT?

  • Uhuu esse 20th Century Boys parece ser basiado na teoria da conspiração dos iluminats, vou ler qualquer dia.

  • Planetes é lindo pra caramba. Acabei sábado e adorei.

  • Um que acho que se encaixa nessa categoria que acho que deveria entrar nesta lista é
    rainbow – Nisha rokubou no shichinin
    sobre um grupo de garotos no pós guerra que são enviados ao reformatório

  • Pingback: Review – Real: conhecendo outro mundo com Takehiko Inoue | Chuva de nanquim()

  • A Panini vai lançar dois mangás seinen, o 20th Century Boys e o Monster, comprarei os dois…

    Como um otaku, eu diversifico a minha leitura e não fico parado em um só gênero…

  • André AF

    Giant Killing tem alguma chance de ser publicado no Brasil??? *o* Eu amei o anime e seria leitura certa! ^^

  • Imanov

    Eu ficaria feliz se a Conrad voltasse com Mugen no Jyuunin; Aliás, já foi um milagre esse manga ter aparecido no Brasil, não acreditei quando vi o anúncio na época. Mas no nosso mercado, não era de se estranhar que tanto MnJ quanto a Conrad fossem pro saco, unfortunatelly :/

  • Shinji Mimura

    Muito bom seu Post… na verdade eu queria acrecentar nele apenas um Mangá que pra mim é o melhor, e Indispensavel pra quem gosta de Mangas Seinen…
    Battle Royale… só quem já leu, sabe de como ele foi bem feito, tanto em quesito de historia como no desenvolvimento da historia.. e tambem com um otimo final

  • Mayuri

    Faltou Gantz =/

  • Pingback: Eu Recomendo #11 – Conhecendo Esportes Alternativos | ChuNan! – Chuva de Nanquim()

  • Sem Berserk, sem credibilidade.

  • Nuielle

    TOTALMENTE DE ACORDO com 20th century boys: É GENIAL. genial genial genial. Também senti falta de Berserk. O mangá é incrível, a história muito intrincada e o traço… uma obra de arte

  • Me interessou Planetes, vai pra lista de Plan to Watch. Agora, 20th Century Boys é o meu mangá favorito. Ele deixa você impressionado, além de ser surpreendente e dar meia volta em termos de mistério e suspense, é um mangá genial, feito pelo gênio Naoki Urasawa-sensei. Poderia ter adaptação em Animê ou não.

  • De fato, 20thCb é genial, desde a psique dos personagens até o roteiro, uma obra de arte atemporal que fala sobre politica,sonhos,religião, fé, ciencia e amizade. Leitura obrigatória para qualquer um que admire uma boa historia. A lista ficou legal, mas esqueceu Berserk e Monster(Dois dos melhores mangás de todos os tempos)

  • Léo Urasawa

    Merece parte 2 sem dúvidas. Ressalva: Colocaria Gantz e Monster nesse post.

  • Bosta, o herói.

    Poxa, alguém poderia me falar se Berserk fica tão FODA como as pessoas dizem? Eu li os 2 primeiros volumes e sei lá, é meio bobo até oque eu vi… Só vi um maluco foderoso que mata todo mundo sem dó nem piedade… só lutinhas com muito sangue, saca?

    • Brendo

      Começa a ficar mais pra frente, principalmente quando começa a contar sobre o passado dele. Eu também não gostei muito do início

  • Nem precisava colocar 20th Century Boys, era só colocar: Todas as obras do Naoki Urasawa. Ponto. Pluto, Monster e Billy Bat são do caralho também.

  • Alguém ja leu Akumetsu?? É um ótimo seinen…..

  • GK é simplesmente fantástico, parabéns pela review!

  • Gohr

    Fiquei apaixonado por 20th Century Boys desde o primeiro capitulo, estou gostando muito do mangá. Seria legal se fosse mensal, pois bimestral demora muito para minha ansiedade.

  • Ótima lista!
    Mas se a intenção era deixar a lista mais diversificada, acho que deveria ter colocado algum Seinen com conteúdo Ecchi no meio, como Freezing, Love Junkies, e etc. xD
    Visto que Seinens desse tipo sofrem forte preconceito de alguns leitores que adoram “posar de intelectuais”, querendo modificar o publico-alvo que já é ‘definido’ por quem publica (e que não foi definido a toa, obviamente, por mais que haja a possibilidade de agradar outros públicos, além do ‘original’), e se acham “superiores” por causa disso… Coitados. rsrsrs

  • Senti Falta de Oyasumi Punpun aê…

  • Vinicios

    Descobri o que era seinen dps de vagabond *-*
    É espetacular
    (:

  • Bom post. E sobre uma parte 2, eu acho que deveria ter até uma parte 3! Há muitos bons seinens por aí. Esse foi o top dos mais conhecidos. vamos ver como serão os outros… Ah, outros gêneros terão um post legal como esse?

  • Nunca li Genshiken, mas todos os outros são ótimos. Mas senti falta de Homunculus, porque ele transcende demografia e gênero. Uma das melhores obras em quadrinhos que li, certeza.

  • Geane

    Bons seinen heim?E eu lendo Hourou musuko!kkkk

  • egonlucas

    Vagabond!
    LINDO!!

  • Valeu pelos spoilers gratuitos.

  • Magadascar

    Destes eu vi nenhum. Espero manter assim pelas próximas 3 reencarnações.

    • Tatiane

      Vá assistir as Aventuras da Barbie e nunca mais volte aqui.

  • Quando estamos falando de seinen, não pode faltar ‘Eden: It´s an Endless World!’.

  • Maurilei Teodoro

    20th Century Boys é meu mangá preferido, e Monster, que é do mesmo autor é muito foda tbm !!