Newtype Anime Awards 2011 – Os melhores do ano

E começaram as eleições para melhores do ano. E mais uma vez, era dia de Madoka. E claro que haters gonna hate, não é?

A Newtype, uma prestigiosa revista japonesa especializada em animes, mangás e cultura otaku, deu início esse ano a uma nova premiação chamada Newtype Anime Awards onde serão escolhidos anualmente os melhores animes divididos entre 21 categorias. A votação ocorreu através da internet tendo por concorrentes os animes que estreiaram entre outubro de 2010 e julho de 2011. E a premiação foi anunciada no evento Machi ★ Asobi! Vol. 7.

Vamos conhecer agora os vencedores de cada categoria. Lembrando que os animes da temporada de Outubro não estão escolhidos nessa lista e que é só uma das muitas premiações que ocorrem no Japão sobre os melhores da temporada. Pelo prestígio que toma a Newtype, provavelmente esse será um dos mais bem discutidos e valorizados pelo mundo otaku afora. A ordem em que será comentado cada item será feita na mesma em que foram anunciados.

Já vale comentar desde já: era o dia de Madoka, não deu pra mais ninguém. O anime levou grande maioria dos prêmios principais e secundários da eleição. Merecidos? Veremos. Não deixem de comentar se concordam com a premiação e porque. Embora Madoka tenha dominado, com certeza existirão aqueles que descordarão com garras e dentes disso. É o preço do sucesso.

Para quem quiser conferir, a fonte original foi o site japonês GigaZine.

Melhor mascote

Kyuubei (Puella Magi Madoka Magica)

Bom, Kyuubei com certeza foi um personagem revelação desse ano. E eu ainda diria que essa categoria foi criada justamente para homenageá-lo, pois não me lembro de muitos animes que tiveram mascotes. Porém, Kyuubei com certeza vai muito além de um simples “mascote”, mas um personagem obscuro e manipulador, entretanto, que seguia seus ideais. Em segundo lugar ficaram os pinguins de Mawaru Penguindrum e em terceiro tivemos o pobre gato falante Sakamoto de Nichijou.

Melhor personagem masculino

Rintarou Okabe (Steins;Gate)

Como Madoka não possuia nenhum personagem masculino de destaque e Kyuubei não poderia entrar nessa categoria, outro anime levou o prêmio. Brincadeira, não me matem. Mais do que merecido; Kyouma Hoouin, o mad scientist, ganha como melhor personagem masculino. Engraçado, maluco, sério quando necessário e gênio são formas de descrevê-lo. Em segundo lugar tivemos o explosivo e ótimo protagonista Tiger de Tiger & Bunny, e em terceiro – mas muito bem lembrado – Jintan de Ano Hana.

Melhor personagem feminina

Homura Akemi (Puella Magi Madoka Magica)

Incomum mas, apesar do anime levar o nome da personagem Madoka, Homura é quem foi o centro das atenções. Não vou colocar spoilers aqui pois não é o intuito, mas com certeza ela foi a  verdadeira heroína de Madoka Magica, chegando às profundezas do desespero para salvar sua amiga. Porém, mesmo assim, a própria Madoka ainda levou o segundo lugar, deixando a terceira posição para a Kuroneko de Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai.

Melhor trilha sonora

Puella Magi Madoka Magica (Composta pela Yuki Kajiura)

Bom, eu sempre consigo uma oportunidade de rasgar seda para a Yuki Kajiura, com merecimento, claro, pois essa não é a primeira nem a segunda vez que ela é prestigiada pelo seu trabalho. A OST de Madoka com certeza foi um grande destaque na série, passando o clima denso que o anime possuia, tendo ótimos temas como Credens Justitiam e Pugna Cum Maga. Em segundo lugar ficou Ano Hana, com uma ótima trilha sonora composta pela Reimy Horikawa (sob o nome de Remedios) e em terceiro lugar tivemos Tiger & Bunny, composição por Yoshihiro Ike.

Melhor tema

Connect (Madoka)

Falar sobre aberturas é sempre complicado, mas ClariS foi realmente uma revelação. Ela começou fazendo covers no Nico Nico Douga em 2009, mas sua carreira começou oficialmente somente no ano passado já com ótimas posições no ranking da Oricon. Com um ótimo começo, espero que a carreira dela só progrida a partir de agora, tendo Connect em seu repertório. Em segundo lugar ficou a abertura de Ano Hana, Aoi Shiori, e em terceiro a de Tiger & Bunny, com a música Orion wo Nazoru.

Melhor filme

Macross Frontier: Sayonara no Tsubasa

Aqui talvez tenha existido algumas divergências entre o pessoal que acompanhou a premiação, mas em minha opinião Macross leva com louvor e merecimento. Animação impecável, trilha sonora divina e um enredo que prende desde os fãs da série clássica até a mais recente produção da franquia. Macross é Macross e merece o prestígio que tem, não a toa. Em segundo lugar tivemos o filme de Fullmetal Alchemist Brotherhood (que ainda não teve seu lançamento em DVD e BD) e em terceiro os lindos OAD’s de Gundam Unicorn (que devem ter entrado nessa categoria por serem considerados como “especiais”).

Melhor enredo

Puella Magi Madoka Magica (Gen Urobuchi)

Gen Urobuchi é o gênio por trás da história de Madoka. Apesar de ele já ter feito outros trabalhos dignos de terem tanta atenção, como Saya no Uta, foi em Madoka onde seu nome veio à tona. Com certeza o enredo foi um dos principais fatores que fizeram com que Madoka fosse o sucesso que foi. Em segundo lugar ficou Ano Hana, outro dos grandes destaques do ano, quem não se emocionou com esse anime foi porque não assistiu. O terceiro lugar ficou com Tiger & Bunny.

Melhor character design

Puella Magi Madoka Magica (Ume Aoki)

Bom, vi gente reclamando do character design de Madoka por aqui, eu particularmente gosto demais dos desenhos da Ume Aoki. Porque as faces precisam ser mais laaaargas (adaptação de memes, por Trunks). O character design de Madoka foi um dos fatores que ajudou o anime a enganar o telespectador, te passando a imagem de um mahou shoujo ‘fofo’ mas quando assistimos… O segundo e terceiro lugar ficaram com Tiger & Bunny e Denpa Onna to Seishun Otoko respectivamente.

Melhor mecha design

Tiger & Bunny (Kenji Andou)

Tenho que concordar fielmente com esse resultado, e não é pelo fato de ter adorado Tiger & Bunny. Souberem executar muito bem a ideia de humanoide em cada desenho da série e das roupas dos personagens, transmitindo que apesar de tudo muito robotizado os personagens continuavam a ser seres humanos. Tirando que o visual era lindo, digno de merecimento dessa primeira colocação. As roupas dos protagonistas que o digam. Em segundo lugar tivemos os Gundam de Gundam Unicorn e em terceiro os robôs-armaduras de Infinite Stratos.

Melhor fotografia

Puella Magi Madoka Magica

Não há muito o que dizer nesse quesito. Não acho que exista dúvidas em dizer que Madoka sabia exatamente como enquadrar cada personagem de forma que conseguisse demonstrar uma emoção ou um sentimento pela simples forma deles estarem posicionados na cena. Ano Hana, o segundo lugar, também não teria sido injusto nessa posição. Mas a noite era mesmo de Madoka… Em terceiro tivemos ainda Tiger & Bunny.

Melhor arte

Puella Magi Madoka Magica

O mesmo que o quesito anterior. Não houve arte mais bem trabalhada nesse ano até aqui que não seja a de Madoka. Cada desconstrução de cenário e composição de cena, trazendo muitas vezes até elementos de surrealismo foi de se elogiar. Hanasaku Iroha, o segundo colocado, também merece uma menção honrosa pela qualidade que lhe foi concebida. Idem para Mawaru Penguindrum, que mesmo com o baixo orçamento consegue se destacar entre grande maioria nesse quesito.

Melhor trabalho de cor

Puella Magi Madoka Magica

Mais um prêmio para Madoka. A série que explora muito esse quesito para mostrar a tal “desconstrução” de enredo levou mais um prêmio merecido na minha opinião. As cores e os tons “frios” ajudam a passar todo o clima sombrio e instável que a série trás. O segundo lugar, Mawaru Penguindrum, fez justamente o contrário: consegue usar uma grande escala de cores com maestria, todos com muita vivacidade. Em terceiro Ano Hana, que merece ter o chapéu tirado pelo tratamento recebido em seus cenários.

Melhores efeitos especiais

Puella Magi Madoka Magica

Cansando de falar de Madoka e que todos os títulos foram merecidos, embora eu tenha certeza que muitas pessoas vão concordar comigo que o segundo lugar Tiger & Bunny poderia levar esse prêmio sem preocupações. Em terceiro, Mawaru Penguindrum, outro elogiável nesse quesito.

Melhor comercial

The Idolm@ster

Bem, esse prêmio pode parecer um pouco sem sentido para nós ocidentais, já que foi contado falando-se em relação à TV japonesa. Portanto sem muitos comentários aqui, só que Idolm@ster provavelmente mereceu. Uma das melhores animações do ano e sem mais. Em segundo Madoka e terceiro Tiger & Bunny.

Melhor abertura de game

Tales of Xillia

Eu confesso que nunca joguei Tales of Xillia, mas só de ver os vídeos do jogo no youtube fico me perguntando por que eu não tenho um PS3. Achei também diversas aberturas diferentes do jogo, como nunca joguei não sei dizer que são editadas ou o que. Me pareceu que a original é somente uma instrumental, que não vi muita graça. E segundo lugar ficou o mais recente jogo de The Idolm@ster e em terceiro o mais recente de Sengoku Basara.

Melhor dubladora de personagem coadjuvante

Chiwa Saito

Chiwa começou sua carreira de dubladora com um anime que eu particularmente acho muito legal: Kokoro Toshokan, dublando a pequena Kokoro. Nesse ano de 2011 ela foi responsável pela voz de Akemi Homura, a personagem destaque de Madoka. Ela ainda fez a personagem Miku na segunda temporada de Mitsudomoe e Ingrid em Astarotte no Omocha. Em segundo tivemos Kana Hanazawa (a Shiro de Deadman Wonderland) e em terceiro Eri Kitamura (Sayaka de Madoka).

Melhor dublador de personagem coadjuvante

Fujiwara Keiji

O dublador oficial de Robert Downey Jr. no Japão se saiu bem e levou o prêmio de melhor dublador de coadjuvantes com personagens como Tadayoshi de Blood-C e Shiro de Ao no Exorcist. Em segundo lugar tivemos Nobuhiko Okamoto (o Origami Cyclone de Tiger & Bunny) e Takahiro Sakurai em terceiro (o Masakaki de [C]).

Melhor dubladora

Aoi Yuki

Se Madoka levou tudo na noite, porque não a sua dubladora levar também, não é? Aoi Yuki foi a responsável pela voz da garota além de ser a voz de Victorique em Gosick, de Alice em Ikoku Meiro e de Chiaki em Beelzebub. Em segundo tivemos novamente a presença de Kana Hanazawa (a Nessa de Fractale) e Ai Kayano (a Menma de Ano Hana).

Melhor dublador

Mamoru Miyano

El psy congroo!! Quem vai esquecer essa fala? Mamoru Miyano imortalizou Okarin em Steins;Gate e mereceu esse prêmio disparadamente. A voz do protagonista com certeza ficará marcada durante muito tempo em nossa mente e a atuação dele é digna da loucura do cientista. Em segundo tivemos Hiroshi Kamiya (o Natsume de Natsume Yuujinchou) e em terceiro novamente Nobuhiko Okamoto (o Rin de Ao no Exorcist).

Melhor diretor

Akiyuki Shinbo (Puella Magi Madoka Magica)

Bem, não tem como uma série levar praticamente todos os prêmios sem ter uma mente por trás de tudo, não é? E foi assim com Shinbo, que dirigiu Madoka de maneira mais que eficiente durante todos os episódios da série. Louvável e de se admirar. Todos que assistiram sabe que o prêmio também é mais um justificável da série e que merece tal atenção. Em segundo tivemos Tatsuyuki Nagai, de Ano Hana. Em terceiro Kunihiko Ikuhara de Mawaru Penguindrum (que merecia muito também estar na primeira colocação, ou no mínimo na segunda).

Título do ano

Puella Magi Madoka Magica

Provavelmente esse foi o prêmio mais esperado do evento, mas depois de tantas premiações era iminente saber que Madoka levaria mais um de forma honrosa e merecida, concordando com a maioria do público. Claro que haverão muitas divergências aqui, mas apesar de tudo o ano foi de Madoka. Sabe como sabemos isso? Depois do lançamento do anime, todos que surgiam eram “candidatos à melhor que Madoka”. Ele sempre foi citado, seja pela imprensa ou pelos fãs. Mesmo Steins;Gate (que nem ao menos ficou entre os 3 primeiros) é constantemente comparado ao anime das meninas mágicas. Em segundo lugar tivemos ainda Ano Hana e em terceiro Tiger & Bunny, anime que foi muito “alvo de preconceitos” por aqui, principalmente por falar de “super heróis”.

por Dih e Trunks

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Fico feliz de ver que Penguimdrum comeu pelas beiradas.
    Não devem ter sido considerados todos os episódios até agora, mas o pouco que foi considerado mereceu ser lembrado.

    Mesmo com XXX e YYYY nesses últimos episódios e do choque mental da audiência, Penguimdrum mostra que é um série candidato a roubar o topo no final do ano.
    Pelo menos em complexidade e coragem em colocar ideias em cena já é campeão.

    E viva a Diva!

    • Vi os primeiros epis desse anime e achei a estoria muito embolada, não estava entendendo qual era o verdadeiro objetivo daquilo tudo, e o próprio foco naquela menina (a qual eu esqueci o nome) stalker, que eu odeio…

      Provavelmente vc não deve concordar comigo, mas isso melhorou depois?

      • Melhorar melhorou, mas tenho certeza de que não foi a Ringo que te impediu de gostar a série.
        Esqueça ela (e é uma boa e bem desenvolvida personagem) e pense no resto. É para teu bico?

  • Como esperado Madoka Arrebentou!

  • Nooobuhikoooo <333333

  • gabriel pereira pinto

    tudo mt merecido.

    madoka de fato é uma obra prima, ams fiquei pouco triste por ano hana, é ótimo tanto quanto madoka e não pegou nenhum primeiro lugar, mas certeza que se madoka fosse em outro ano Ano Hana teria ganhado mts premios

    e como Panino ja falou Penguin drum de fato deu uma pequena demonstrada de que esta crescendo

    porém dois animes que achei lindos e perfeitos(ok adimito que sou fanboy dos dois) é To ARu majutsu no index II e Gosick.

    alias só pra responder pra vcs Dih e Trunks:
    Tales of é uma linda (digo isso sem puxar saco) serie de games, não é muito famosa no ocidente devido as dublagens que geralmente nem chegam aos pés das japonesas dentre outros fatores.
    eu amo a serie e estou a espera do meu ToX chegar (malditos correios de greve)

    mas o titulo que me marcou e fez lagrimas escorrerem do meu rosto foi Tales of Symphonia, pra mim a maior obra prima da serie

    enfim eu recomendo

  • Kin

    Bem legal esse premio.
    Alguns achei bem merecidos embora não tenha conseguido ver tudo isso que falam em Madoka.
    O que me incomodou foi praticamente todas as premiações girarem em torno de Tiger and Bunny, Madoka e Ano Hana.
    Esperava ver Shiki pelo menos no Character Design, mas fazer o que né?

    No mais,

    El Psy Crongroo!

  • Que sem graça, Madoka isso Madoka aquilo,pff.
    Denpa Onna deveria ter ganho o Chara design, ao meu ver o moe supremo.
    Vendo Tiger & Bunny ficar tanto em segundo me lembra de ter que acabar um dia.

  • Caralho Madoka ownando todos os animes , não fiquei realmente feliz de ver que Madoka está ganhando todas , o anime não é ruim sou eu que não gostei tanto assim , eu admito que é um anime foda demais mas eu não fiquei fascinado pelo anime .
    Legal Mamoru Miyano é o melhor dublador do ano =D ninguem se esquecerá do Okabe depois de assistir Steins;Gate
    Obs:Ali nas ultimas linhas do post está escrito menina “máginas” só queria avisar sobre o erro

    • Dih

      Valeu! Arrumado. =)

    • Lendo o comentario do Gabriel Pereira Pinto eu percebi que Gosick não ganhou nada ;-; nem um terceiro lugar

  • Ano Hana Merecia algum prémio, uma menção honrosa , algo assim.

  • lucas

    estava pensando em assistir Madoka…
    depois de todos esses premios com certeza assistirei…quero ver o que tem de tão bom nesse anime..

  • madoka ganhou tantos premios q to ate pensando em começar a ver rs
    na vdd to querendo ver a madoka a um tempo por recomendações,só preciso esperar acabar algum anime ou parar um,pq acabou ao no exorcist
    mas comecei a ver bakuman 2 fate/zero e sekai ichi hatsukoi 2 ai nem da pra ver mais anime agora :/

  • Pena que o Tiger nao conseguiu superar o Okarin, mas foi merecido. O Okarin é um excelente personagem, se T&B tiver uma nova temporada espero que o Tiger leve na proxima.
    Tiger & Bunny realmente mereceu o Melhor mecha design, o anime nao chegou a ser tão mecha so mesmo as roupas

    Fujiwara Keiji a voz dele é muito legal e ele combina para fazer personagem meio “ossans” kkkkkkkkkkkkk

    Nobuhiko Okamot: fiquei surpreso ao saber que o Rin e o Origami Cyclone tinham o mesmo seiyu oO, nao tinha associado as vozes deles

    T&B mesmo nao tendo ficado em primeiro esteve muito presente nas colocaçoes como segundo e terceiro.
    Recomendo pra quem nao viu e pra quem julgou mal o anime logo nos primeiros episodios

  • Achei a lista muito boa. Madoka é, realmente, incrível e surpreendente. Só acho que Steins;gate merecia mais alguns premios, pois acho que foi o segundo melhor anime do ano até o momento (na verdade, considero um empate em primeiro lugar com madoka).

    • Mas levando em conta a maioria das categorias, Steins nao se encaixa muito para primeira colocação

  • Yes, Madoka onwando mesmo, realmente Madoka e Steins foram incriveis

  • Madoka ruleeeeeeeez o/ (Homura sua linda!)
    Tapa na cara de Steins; Gate -D
    Os prêmios giraram em torno de três animes que eu basicamente adorei!
    AnoHana foi um banho de lágrimas, me fascinei por tudo e todos presentes em seus 11 episódios. E T&B foi ótimo! Se muitos se afastaram da série por tratar de “super-heróis”, esse foi o maior motivo pra eu assistir. Super-Heróis ao estilo oriental, eu tinha que ver como ia ficar isso.
    Eu infelizmente ainda não assisti Mawaru, mas é provavelmente uma ótima série, que eu pegarei em breve (estudar pra Etec tá trollando meu lado otaku este mês).

  • ViH

    cara eu gostei de Madoka mas nem tanto …não merecia isso tudo não

  • I’m gonna hate! HAHASHUHAUS. Madoka = Mahou Shoujo normal + tristeza e violência gráfica pra ganhar ar de série cult.

    Ah, qual é né. É claro que Madoka mágica merece os prêmios mais técnicos (e eu gostaria muito de discordar desses também, mas é complicado mesmo), como arte, cores, fotografia e efeitos especiais. Agora, vencer enredo, personagem (personagem foi o fim da picada), e melhor título. Porra, aí já são outros quinhentos. Pra mim essa série precisa comer muito feijão ainda.

    • Rafael Ferreira

      Tenho que concordar em algumas coisas. Acho que Madoka levar melhor arte e melhor fotografia até tudo bem mas dar o título do ano e melhor character design fez meu cérebro arder. Muita informação pra mim, muita mesmo, lol.

      Acho que AnoHana merecia mais, muito mais mesmo, assim como Steins;Gate que pra mim foi o melhor anime do ano seguido do excelente AnoHana. É o que você falou no começo da sua resposta, Madoka é tipo um Sailor Moon com sangue. Madoka tem seus méritos, claro, mas não é nada demais, nada demais mesmo…

      • Concordo exatamente com vcs. So espero que nas premiaçoes que contarem os animes de outubro desse ano nao tenha essa palhaçada.
        Madoka nao arranha Fate/Zero, mesmo nos pontos mais fortes da serie.

      • Pseudônimo Slayer

        Realmente, será que fui um dos poucos que não gostou de Madoka? Apesar de não ter gostado, eu sei como classificar animes pela realidade, e não pelo meu gosto. Madoka foi uma inovação, algo que realmente merecia premios, alguns ali eu penso que não haveria outro candidato melhor. Mas character design. Nem sequer vejo madoka nessa categoria. E pra falar a verdade, esse ano em animes pra mim so veio depois de Outubro. Espero que quando eles forem incluidos, a frescura acabe. Não penso em Madoka como uma grande série, até penso como uma grande inovação, mas não classifico ela (agora pessoalmente) uma série que realmente possa se dizer “essa série realmente valeu a pena assistir”.

      • É, somos minoria. Haha
        Mas eu bem queria sentir tanta euforia com Madoka como pessoal ta tendo.
        Na época que começou Madoka eu vi os 2 primeiros episodios e sinceramente odiei. Só vi mais depois por causa das criticas rs. Ai deixei de odiar e passei a apenas não gostar.

        “Mas character design. Nem sequer vejo madoka nessa categoria.” [2]

  • E depois, mascote, nem mesmo o Kyuubei eu daria o prêmio HAHAUHSAUHAS. Sinceramente, e nem é ser hater, eu daria o prêmio pro Beelzebub ou pro Azazel, de Azazel-san.

  • Sakamoto-nyan ganhou 3º lugar de mascote, adorei, boa Nichijou Ç_Ç

  • Eu acho meio injustiça o Okabe ganhar.
    Ele é um cara de muita promessa e pouco feito. TUDO que ele fez, não foi ele. Tipo professor Utônio. Tudo acidente, e no caso dele, um monte de mulher levando pela mão, o que até influenciou o dublador dele ganhar prêmio. Poucas vezes vi um personagem soar tão miserável quanto ele chorando em alguns episódios, mas foi só isso mesmo de destaque.

    Tem outros personagens masculinos bem melhores do que ele.
    O Jinta tem destaque por apesar de ser uma pessoa “emo”tiva, pelo menos parece convincente ele ficar retraído e se fechar daquela forma. Porém, maioria dos personagens de AnoHana estão a altura dele em construção.
    Um que é unânime, na opinião das mulheres pelo menos, é o Huey de Dantalian. Faz tempo que não vemos um personagem masculino que parece homem de verdade, tem personalidade e a mostrar quando tem de agir, o que ele faz rápido e preciso.

    Tiger and Bunny eu ainda estou devendo assistir, então não posso opinar.

    Sobre as mulheres, apesar de Oreimo ser uma droga, reconheço que é apenas pelos irmãos. A Juri é uma ótima personagem, coerente e credível.

    Menção honrosa para o Hal Kamhout e a Flamberge de Dantalian.

    • Concordo sobre a menção honrosa!!!Pena que esse anime foi tão curto…

    • Kyon

      Realmente,você acha que Okabe perde para Jinta?Por favor,se ele tivesse na situação do Okabe ele se mataria.
      Okabe ser o melhor personagem do ano não era novidade,era o merecido.
      Outra coisa,como vocês gostaram tanto de AnoHana?Para mim foi tão sem sal,da a impressão que as pessoas de AnoHana não viram Clannad,que é sim uma obra melhor.

  • Guilhermo ~

    Só UMA coisa: Steins;Gate > Madoka.

  • Cara, ainda não vi Tiger & Bunny, que pelo visto é pau a pau, mas tudo que Madoka levou fez sentido e é merecido. E surtei com a Akemi Homura de melhor personagem feminina, ELA MERECEU!!! O episódio que mais chorei esse ano foi o da história dela.

  • fabiomacieira

    Fala sério, Madoka é um bom anime sem duvida mas não é lá essas coisas me desculpe mas teve achei muito exagero principalmente em Melhores efeitos especiais que Tiger & Bunny merecia ganhar.

  • Todos sabíamos que Madoka dominaria. Fiquei surpresa mesmo é por Tiger & Bunny. ♥ Não esperava tantas posições tão boas.
    Vou ser fangirl e dizer que o Kotetsu merecia o primeiro lugar de melhor personagem masculino, hehe. Ele tem ótimos backstory e desenvolvimento, e o carisma dele não é forçado, ao contrário do Okarin. E apesar de não ter assistido Steins;Gate até o fim (pois é), acho que boa parte dos créditos que o Okarin leva deveriam ser dos outros personagens, que fazem algo de fato (e sabem o que estão fazendo).

  • Achei a premiação justa, não sou do grupo que vê Madoka como a coisa mais incrível do mundo, mas realmente a série tem muitos méritos. Só não gostei do final, achei raso um roteiro tão inteligente como aquele tentar enfiar goela abaixo o lance de extraterrestre e fim do mundo…foi fugir do óbvio para depois voltar a ele.

    Sobre Steins;Gate o que posso dizer é que foi uma grande idéia, mas executada após Madoka…provavelmente se o anime tivesse ido ao ar antes, Madoka que seria comparado a ele…os dois mexem com viajens no tempo.
    E Steins tem o problema de ser muito longo, dos episódios 13 até o 20 é muita enrolação…eu sei que ele quer salvar ela de qualquer jeito, um episódio em cima disso já era de bom tamanho…agora ficar vários episódios em cima do assunto cansou pra caramba. Mas o final é muito melhor que o de Madoka na minha opinião!

    Ano Hana é bem executado e cumpre a função de emocionar, mas não tem nada que faça ele se sobressair…tudo bem manjado e explorado a exaustão em doramas.

    Tiger and Bunny e Mawaru Penguindrum eu não assisti então não entrarei nesses méritos, mas parecem bons animes.

    • Kyon

      Bem,se fosse resumido em 1 episódio,teria os idiotas dizendo:”era para ter feito no minimo 5 episódios bláblá…”
      Eu achei Steins;Gate mais merecido que Madoka,e não ligo para quem veio antes de quem…já que o mangá e o visual novel vieram antes de Madoka

  • Eu reparei que não assisti inteiro Steins, nem Ao Hana, nem Tiger and Bunny e nem Mawaru.

    Ou seja, eu nem assisti inteiro os concorrentes mais próximos de Madoka, e já achei a quantidade de títulos um exagero rs.

  • Como ninguém comentou, eu falo: CADÊ O HUEY COMO MELHOR PERSONAGEM MASCULINO? Assim, TODAS chora. Hehehehe.

  • Fiquei surpreso ao ver que Tiger e Bunny ficou em melhores posições que Steins;Gate. Okarin melhor personagem masculino disparado.
    El psy congroo…

  • Nem vou falar dos outros prêmios mais ganhar como melhor Titulo.( fala serio)
    Essa premiação lembra o Oscar, quando Guerra ao Terror ganhou e Avatar perdeu como melhor filme

    Só tinha Madoka nessa Newtype ?
    hehe..

    • Pseudônimo Slayer

      Sinceramente, nesse caso eu concordei com o Oscar, mas Madoka não valeu a pena. É bom, mas so isso.

  • Desses que ficaram no pódio, eu só assisti Steins;Gate, AnoHana, Denpa Onna e DW! xD

    Não posso falar do mérito, mas acho desnecessário uma premiação (ou concurso) onde apenas um título vai “esconder” todos os demais. Por que não colocar o limite de 3~5 categorias vencedoras para cada anime?

    Eu mesmo pulei vários “tópicos” do post simplesmente por ser “mais um com Madoka”. Isso tira as expectativas da razão do anime estar ganhando o prêmio. Claro, isso no MEU ponto de vista.

  • Lippe

    Milagre eu ver um artigo de “os melhores” em que as escolhas batem bem com meu gosto.

    Visto que nessa parada não entra os animes dessa temporada, Madoka é sem dúvidas a melhor escolha, só em ver que ganhou quase todas as categorias se percebe o motivo de ser o melhor anime. Foi feito um trabalho sensacional com o anime.

    Única coisa que acho meio feio/estranho é o design dos rostos dos personagens, demorei para me acostumar com aquilo. O resto é tudo fantástico.

    Como sempre, tem escolhas que não batem com meu gosto, acho uma absurdo Ano Hana melhor que Steins;Gate xD.

    A escolha de melhor personagem masculino e ator de voz masculino eu nem pensaria para responder, concordo totalmente com a escolha.

  • banditjing

    Concordo e discordo em várias coisas. Sério, eu assisti Madoka e adorei, é merecido um prêmio ali e aqui, mas tipo, TUDO é um pouco demais, não?
    Se bem que…
    Ah, enfim, mt sem sal e açucar essa premiação, os outros títulos devem ter passado vergonha.

  • Porra, CADE USAGI DROP?
    Meu anime preferido do ano….
    Vendo esses premios ae, a impressao q da eh q so ganha premio quem tem mais de 20 episodios… Preconceito da porra..
    To tentando assistir Steins Gates ate o final, ja q tinha dropado no inicio, mas com tanto fusue em cima eu to tentando dar uma chance.
    Nao assisti Madoka pq odeio Moe, mas porra VACILO COM USAGI DROP.
    Revista nem pelou o saco de Madoka, Hanasaku Iroha, Ano Hana e Tiger and Bunny.
    Mano, fala serio nenhuma colocao em arte ou cor pra DANTALIAN?
    Nem em abertura tambem? Dantalian foi o anime mais bonito visualmente do ano, a abertura eh Linda.
    Ultra fail essa revista ae, vamos ver os proximos oq q da.

    • Verdade, a abertura de Madoka é um saco.

      • O encerramento que é sensacional XD

      • Madoka é bem ao contrario do moe.

    • Doug

      Pow Obina, tá reclamando do Moe do Madoka e defendendo Usagi??? Mais Moe que a Rin impossível!!! Só pra não ter treta, já falo que gostei dos 2, mas nada pra se tornar épico. Abraço!!

  • dbatta

    Muito boa a materia.
    teria sido legal ter algum tripo de anuncio com relação a votação.A premiação certamente só reflete a realidade japonesa e não a mundial (USA e Brasil)

  • Denuncio

    Adorei Madoka e Ano hana entao fico feliz com os resultados… mas acho um pouco injusto pois anohana em muitos quesitos supera madoka e deveria ter levado algum primeiro lugar….

  • Lógico que Huey não ia ganhar como melhor personagem. Que apelo o anime de Dantalian no Shoka tem no Japão? A vida é assim, fazer o que.

    Aliás, essas eleições feita pela Newtype não são totalmente justas e muito menos unanime. Tem que ter cuidado com isso…

  • HSKAJINO

    Olha… essa premiação tá bem ao gosto japonês.
    Gostei dos comentários, concordo com quase tudo que o Dih e o Trunks falaram. Alguns premios merecidos… outros eu ficaria com o 2o. ou 3o. lugar, outros eu concordo com a galera dos comentarios. Só acho que os haters de Madoka podem e devem continuar assim, mas contestar o premio ai não tem como, alguns que ele anhou não concordo (char fem, efeitos especiais e principalmente char design!) mas ainda ficaria no topo.

    Fiquei só impressionado com a quantidade de gente q dropou ou nem deu atenção a Tiger & Bunny. É um ótimo anime! Bom que alguem falasse mais dele aqui, não lembro quem do blog é fã q nem eu, mas seria bom salvar esse anime do poço do esquecimento.

    Ele tem umas sacadas geniais, como os herois cheios de patrocinio, mas ao mesmo tempo sendo um pouco crítica desse excesso de midia. Do que acontece com o heroi no final da carreira, tem uns caps perdidos, mas em geral é muito bem feito e tem uma história bem amarrada. Parece um anime sobre herois, mas não é só o lado bom do heroi, coisa que se eu quisesse ver alugava um desses filmes marvel.

  • Voces aqui do Chuva de Nanquim não chegaram a fazer uma matéria sobre Tiger & Bunny, nao é? Procurei no site e nao achei nada de quando o anime começou e nem de quando acabou =/. Vocês não acham que o anime agora merecia uma matéria pra apresentar ele pra quem ainda nao viu?

    • Dih

      Eu pretendo mesmo fazer. Problema é que por causa de tempo eu acabei não conseguindo terminar ainda. :X

  • Puri

    Concordo com Mamoru Miyano ser melhor dublador adoro a voz dele, ele dubla muitos personagens que eu gosto!!

  • Ano Hana foi meu anime favorito dessas temporadas.E entro para o top 3 dos meus animes favoritos de todos os tempos.Mais mesmo assim achei justo os premios da Madoka.Foi sem duvida nenhuma um exelente anime,quebrando generos,criando varios coisas na sua cabeça etc.Foi otimo.E acho sim que é tao foda como todo mundo fala e os premios provaram.Mais fazer oq gosto é gosto.Eu ainda preferi Ano Hana e Gosick

  • Eu lembro que quando Madoka estava em exibição, eu lia muitos comentários e – não sei como – deixava passar batido achando que era só mais um mahou shoujo sem nada demais, sim, eles conseguiram me pegar! Portanto quanto eu assisti, eu adorei a série e puxo o saco meeeesmo! Acho que foi muito merecido, não que outros não fossem, como Usagi Drop e Ano Hana, só que em Madoka tem aquele elemento surpresa e uma atmosfera muito sombria que se contrapõe ao cor de rosa que você vê na tela, isso causa uma incomodação e chama muito a atenção, por isso ele marca muito! Ah, e a OST de Madoka… *-* (Credens Justitiam <3)!
    Ainda bem que a de Ano Hana também foi lembrada, coisa linda aquela trilha, cada música perfeita, se encaixava direitinho com as cenas!

    Mas fica a questão: vai saber se o Kyuubei não fez um contrato com a revista pra levar tudo, hein, hein? hehe

    • dbatta

      Tive a mesma impressão sobre Madoca… passou batido mesmo… o negocio agora é assistir.

  • Nada mais justo do que Madoka ganhar quase todos os prêmios U.U Só não concordo com o já citado Character Design, acho os traços das garotas muito feios e com o tema, a abertura de Madoka era horrivel T.T
    Só esperava mais de Steins… Mamoru Miyano ganhando melhor dublador achei muito pouco, Steins merecia no MÍNIMO o 3º lugar no titulo do ano. Tiger & Bunny “roubando” o lugar de Steins;Gate, vergonhoso, não sei o que esses japoneses tem na cabeça ultimamente, pra mim ( pra mim, sem flame) esse Tiger & Bunny foi um dos piores do ano (só não ganha de Itsuka Tenma).
    Do mais, All Hail Madoka o/

    • Não se julga desenho de personagem pelo gosto pessoal, é pela adequação ao personagem e estilo da arte.

  • Gui

    Não tenho certeza, mas lembro vagamente da premiação da Newtype ser realizada via votação dos leitores. Nunca dei muito valor para ela que parecia ser parcial com os animes da Sunrise. Esse ano deu a impressão ter sido um pouco mais “justo”, pelo menos do meu ponto de vista (e mesmo assim temos o lixento Macross Frontier como melhor filme para dar uma manchada na coisa).
    É uma pena Mawaru não ter terminado ainda, mas de qualquer modo acredito que ele merecia pelo menos o prêmio de melhor abertura, Mawaru tem uma abertura extramamente original. Talvez a votação tenha sido encerrada antes de sair o single com a versão “full” (que é ótima, diga-se de passagem) e por isso deixaram de fora, mas novamente, uma pena.

  • Janjão

    Okarin, com sobras e disparado, melhor masculino do ano. Mas tem um personagem masculino neste ano que passou despercebido, que eu acredito que deveria ser a sombra do Okarin fácil: Nitorin, de Hourou Musuko. Será que eu sou o único que acha isso?

  • Rayovac

    aff eu nem assisti madoka, vale a pena? pelo visto essa eleição mostrou que sim, acho que vou acabar assistindo hehe… Bem legal a matéria não ia me incomodar se vocês fizessem mais cosias assim =) hehe

    Rayovac!

  • sksaokasopksa Madoka??? então ta né, na minha opinião é um dos mais chatos, sinceramente não concordo com isso, mas fazer o que…

  • Como melhor historia eu concordo que madoka magica ganhe mas como melhor designer e tom de cor discordo. Não sou fan de Gen porem a sua visual novel Saya no Uta em termos de historia e roteiro achei bem mais elaborado que madoka magica alem de prender mais o leitor na historia.

    Como eu tinha dito em outras postagens na minha opinião não considero madoka magico o melhor anime de 2011 porem considero um bom anime e que apresentou uma boa historia mas em questão de melhor do ano ele não esta na minha lista.

  • Madoka magika arrasou!!
    Só faltou uma coisa: steins gate entre os melhores, sério na minha opnião merecia

  • Alice

    Madoka realmente prece ser bom, devo ver e saber o pq XD

  • Bom para mim Madoka realmente mereceu, uma excelente arte, história

  • Caraca essa eu num esperava….e pensar que não assisti Madoka nem Steins;
    Fora isso ótima matéria, informativa, agora me deu mais vontade de ver esses dois animes….

  • sonsoneca

    Só discordo de Tiger & Bunny: Tegami Bachi Reverse esteve no mesmo ano, e mesmo assim perdeu. Para mim, foi o melhor anime de 2011… Por outro lado a Shaft massacrou em todas as categorias: Puella Magi Madoka Magica aparecia até duas vezes na mesma categoria…haja coração!

    • sonsoneca

      Correção: Tegami Bachi foi o segundo melhor anime do ano! Puella Magi Madoka Magica foi o melhor do ano para mim =D

  • El Psy Congroo!!

    Steins Gate >> Madoka >> All

    Por enquanto…

  • Madoka foi bom, mas não acho q merecia taaanto assim, deve ter havido um pouco de lobby ai =x Tiger e Bunny é outro.. é empolgante tem as lutas e talz, mas achei a história fraquinha, nenhuma surpresa.

  • Gabriel

    Adorei.
    Madoka mereceu todos os premios!

  • IMO: Madoka é bom, eu gosto, mas fico receoso em colocá-lo em um pedestal assim.

    Eu até entendo que Madoka é o tipo de título que facilmente impressiona quem vê e tal mas essa tática de arte e enredo diferentes do habitual para o gênero já tá manjada para mim, em mangas isso ocorre com frequência e só não chega ao conhecimento do povo por não ter uma adaptação para anime ou não ser publicado em grandes revistas. Não que Madoka seja só isso, como eu disse, eu gosto e acho merecido … por enquanto +Mawaru.

  • rfmcaonra

    Sendo sincero, não acho que Madoka deveria levar tantos premios assim.
    Mas oque provavelmente fez Madoka ter se tornado tão grandioso foi fato de vermos o nascimento de um classico como foi dito num post aqui mesmo no Chunan algo que realmente é inédito pra nós que começamos que realmente adentramos no universo dos animes/mangás atualmente, até porque eu não fui da época de evangelion,yamato… mas acredito que tenha sido algo parecido ou até mesmo maior do que vimos em Madoka.

    Na minha opinião sobre steins gate foi realmente um bom anime e os premios que ganhou foi merecido apesar de discordar do Okarin ter ganhado o titulo de melhor personagem masculino e ter que concordar com a Beta e o Panino é que realmente o huey deveria ter ganhado já que não é normal vermos um protagonista maduro, num mundo onde apenas vemos mulekes que só fazem chorar , ou aqueles que são uns pedaços de merda onde só apanham…

    contudo senti falta da victorique aí, mas realmente a homura merece a colocação.
    bom só isso mesmo o/

  • Rodney

    Esse premio devia chamar Madoka Trash Awards.

    Porra, melhor character design quem devia ter levado era Ano Hana. Muita pagação de pau pra um anime só que nem me impressiono.

    • Gojiro

      Tirou as palavras da minha boca ._.

  • Gojiro

    sacanagem o sakamoto não ter ganhado o prêmio de melhor mascote.
    Sakamoto é foda *-*

    Não comento sobre Madoka, ao meu ver não é digno nem de ser comentado.
    2011… Não poderia ter sido pior.

    Abraços 2012.
    Espero ser feliz no proximo ano.

    • Concordo com vocês, esse Madoka, tentei assistir um dia e achei muito ruim.

      Pra mim não merece estar em lista nenhuma de melhores.

  • Thaix

    Adorei, só que acho que Steins;Gate deveria ter recebido mas premios… Madoka ganhou muitos premios nossa O_O Me assustei ao longo que eu lia a lista, mas fazer o que… KK

  • Sou muito mais essa enquete ela parece ser mais justa.

    http://www.clickanimes.com/noticias/0/617/qual-o-anime-mais-popular-da-temporada/

    • thoty

      Essa enquete está msm a cara dos Japas
      com certeza a mais justa

  • Fabio

    ah era so falar q madoka ganho ‘-‘

  • POLLYANNA

    Bom como já dito, eu serei uma das que não concorda com esse jugamento não é pelo fato de que Madoka não merecece pois eu nem assisti ele para formar uma opinião, mas pude assistir a outros que na minha opinião poderiam ter levado um dos premios: como Steins Gate, Blood-c, Sket Dance. Mas fico feliz pois pelo menos o dublador do Okarin levou algo; E quanto ao mascote eu não achei justo pois deviam pelo menos ter sitado o nome do Nyanko-Sensei (de Natsume Yujincho-san).

  • Mr.Naoto

    Steins;Gate ( Assistindo e Gostando muito)
    Puella Magi Madoka Magica ( Agendado ^^’ )
    AnoHana ( Já vi…e nem chorei…muito…. )
    Tiger & Bunny ( Ja vi, e ri muito com o Tiger 1Minute -opa! )
    Ao no Exorcist ( Foi bom…mas o final/continuação foi ruinzim… )

    PS:Pq eu postei isso aki…?

  • Madoka é realmente muito bonito e mereceu os prêmios. E nem falo porque sou fanboy da Yuki Kajiura. Mas continuo achando que Steins;Gate foi o melhor do ano (e certamente um dos meus favoritos), pois o enredo e o desenvolvimento explodiram minha mente diversas vezes. Achei triste não ter sido lembrado nesse quesito, mas acredito que muitos não gostaram da fase de desenvolvimento dos personagens entre os episódios 13-20. Fazer o quê.

    Não vi AnoHana, mas achei justos os prêmios de Tiger & Bunny, teve um contexto bastante original e apesar de alguns tropeços no desenvolvimento é um ótimo anime.

    Só queria ver esse ranking se entrassem os animes que estão estreando agora, ia ter briga feia…

  • The Hologramatic Men

    Rintarou Okabe para melhor personagem masculino? Muito merecido, e esse eu não tinha dúvidas que ia ganhar. Mesmo para Mamoru Miyano, melhor dublador. El Psy Congroo!

  • shinezena

    Perfeito, quero dar meus parabéns ao criador da matéria, Acho que quem tinha que ganhar em melhor comercial era Tiger and Bunny, tipo, aquele comercial da pepsi NEX é fodastico. HAHAHAH, mas de verdade, adorei, Madoka Magica, Ano Hana e Tiger and Bunny, meus animes preferidos, não desse ano, de sempre.

  • Artur

    nunca vi madoka na minha vida e nunca vou ver,ano hana e tiger and bunny pra mim foram os destaques do ano,madoka magica ô nome ridículo vou até me calar porque deve ter uma penca de fãs,steins gate também merece o que levou,tenha dó,essa premiação não deve ter prestado.

  • Então né… evito assistir animes com AQUELE HYPE porque acabo me decepcionando mesmo quando atende boa parte do hype, por isso acabei não assistindo Madoka, e acho que vou assistir apenas no ano que vem. Seria legal ver uma versão ocidental ou até mesmo brasileira do ranking de melhores do ano.

  • Pingback: Madoka Magica ganhará filme! | Chuva de nanquim()

  • Daniel Carlos

    Madoka merece sem dúvida alguma! É um animê ÉPICO!
    Não é à toa que venceu doze das 21 categorias do primeiro Newtype Anime Awards, premiação realizada pela revista japonesa por meio de voto popular
    achei justa a lista e acho que cada um tem sua opinião
    É um grande animê.
    achei estranho não ter fãs de NaruBleach dizendo:Achei injusto Naruto era pra tar nessa porr. Porq Bleach não ta aê esses Japoneses são uns filadap… kkkkk

  • Pasquine

    mais gc ganha o titulo de melhor game do mendo

    • Pasquine

      *mundo

  • Pingback: O Melhor Anime de 2011 Segundo os Japoneses | Nahel Argama()

  • Pingback: Os Blu-Ray Discs de animações mais vendidos de 2011 | Chuva de nanquim()

  • LEONARDO BOTELHO VILLAVICENCIO

    Como assim madoka melhor carachter design? E MUITO RUIM (apesar de quem tava competindo esse ano…)