Hall da Fama #01 – A adorável e misteriosa Mami Tomoe

Nova seção, nova redatora. Pra comemorar o dia das bruxas, porque não falar daquela que se dedicou a lutar contra elas?

E aí, como vão a todos? Pois bem, antes de tudo preciso me apresentar: sou a Mary, dona do Across the Starlight e redatora da nova coluna do Chuva de Nanquim. E acreditem, estrear aqui no blog me dá até ansiedade, rs!

Minha coluna será o Hall da Fama, semanal e voltada para comentar sobre personagens marcantes de animes dos anos mais recentes. E para inaugurar hoje, nada melhor do que falar de uma das trágicas personagens do melhor anime do ano: Mami Tomoe, de Puella Magi Madoka Magica!

ATENÇÃO: fortes spoilers do anime a partir de agora. Embora eu imagine que nenhum leitor do ChuNan ainda não tenha assistido Madoka, mas fica aí o aviso.

Quando Madoka Magica começou, até mais ou menos metade de seu terceiro episódio acreditava-se que seria apenas mais um anime no estilo Mahou Shoujo – “garota mágica”, literalmente – com um toque um pouco mais sombrio, especialmente nos visuais mirabolantes criados pelo estúdio Shaft. Até que, no episódio 3, a personagem Mami, que encontrava uma fagulha de esperança em sua vida de Puella Magi com a ajuda de Madoka, sofre uma morte horrenda, provocando uma tremenda reviravolta na série e a cena mais chocante do ano.

A questão é que essa cena só causou o devido impacto porque contou com uma construção de personagem eficiente – construção tal que não é benefício da Mami, mas de todas as outras garotas mágicas da série – que contou com várias teorias e até certos simbolismos. (Aliás, é interessante mencionar que tivemos esse ano cenas em animes que tentaram emular esse choque, porém falharam justamente por conta da falta de profundidade).

Mami Tomoe é o tipo de personagem que passa uma imagem de irmã mais velha. Ela age de forma que denota experiência, é calma e se preocupa em alertar a Madoka e a Sayaka sobre os perigos da vida de uma Puella Magi, e insiste que as garotas pensem com muito cuidado em seu desejo, caso escolham fazer o contrato com Kyuubey.

Por outro lado há um notável sentimento de solidão que sempre acompanha a garota, que passou praticamente toda a sua vida sozinha; após o acidente de carro que matou seus pais, Mami teve a chance através do contrato com Kyuubey para sobreviver. O que custou sacrifícios, a constante ameaça da morte e a inimizade entre as próprias semelhantes – fica bem insinuado que Mami conhecia bem a questão de rivalidade entre as Puella Magis.

As questões que ficam são: quais seriam as motivações da garota para viver este constante conflito, e até onde sua sanidade era capaz de aguentar isso?

Como se nota no episódio 10, uma das linhas temporais vivenciadas por Homura mostra as meninas descobrindo a verdade sobre o destino das Puella Magis, Mami perde o controle e escolhe matar suas companheiras, como forma de preveni-las de um destino muito mais terrível. Isso derruba as esperanças dela, provando que sua imagem de experiência e “irmã mais velha” é em boa parte uma fachada, talvez até mesmo para manter seu encorajamento em campo de batalha.

O que se percebe é que Mami possui um desejo de sobreviver, mas talvez mais intensa seja a vontade de não viver para sempre sozinha; ela possui um forte apego à vida, e de certa forma gostaria de reconquistar um pouco do que perdeu. Porém, levando em conta a falta de possibilidades para o futuro em sua vida, seu psicológico encontra-se em um estado muito delicado, podendo qualquer choque levá-la à loucura.

De certa forma, pode-se dizer que ela e Sayaka representam as possibilidades mais trágicas no destino das Puella Magis. Ambas estão fadadas a perder a esperança ao serem confrontadas com a realidade, uma morrendo contra aquilo que deve combater graças a sua ingenuidade e a outra tornando-se o oposto do que pretendia ser, transformando-se em uma bruxa.

Por fim, Mami Tomoe foi uma peça-chave para apontar a grande reviravolta de Madoka Magica, importante para iniciar uma série de eventos de cunho sombrio responsáveis por tornar o anime conhecido como uma reconstrução do gênero Mahou Shoujo. É uma personagem capaz de sensibilizar por conta do peso de suas escolhas amargas e seu destino extremamente chocante.

E fica por aqui o Hall da Fama de hoje. Espero que minha estreia tenha agradado, comentem aqui o que acharam. E nos vemos na próxima semana!

por Mary

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Opa. Ao infinito e Além Chuva de Nanquim !

  • Oi!!!

    Aqui é o Netotin comentando…
    Mary, você por aqui? No Chuva de Nanquim? Puxa, legal….

    Sobre a Mami…
    Ela é a segunda personagem preferida do Netotin em Madoka Magica, perdendo apenas para a Homura. Mas ela tem uma grande participação no anime, por mais que esta participação tenha sido de apenas três episódios… ~buaaa…..

    Mas isso não tira o mérito da personagem que, mesmo com tão curta aparição, foi o suficiente para ter uma legião de fãs ao seu lado. É claro, com o Netotin incluso!!!!

    Parabéns pelo post, Mary. Amigos do ChuNan, cuidem bem dela, tá?
    E comam muitos marshmallows!!!

    Tchau!

  • Otimo post!boa analise de personagem , bem profunda
    Puella Magi Madoka Magika é épico e vai marcar essa geração
    acho Steins;Gate melhor , mas é por gostar de ficção cientifica(combinado com suspense então XD)

  • Eu gosto mais da Sayaka e da Homura, que ao meu ver, são as principais engrenagens que fizeram Madoka Mágica ser tão espetacular =)

    E felicidades aqui no ChuNan, Mary, potencial é o que não te falta.

  • Adramalesh

    Contém spoiler!
    Gostei bastante do post, realmente uma ótima analise sobre a Mami. Concordo plenamente com o que escreveu sobre ela ser um dos exemplos mais trágicos que uma mahou shoujo pode ter, tentando ser forte, tentando ter uma razão para continuar a lutar e viver, mas no fim acabar daquele modo. A morte dela foi com um tapa na cara para mim, que até então, não encontrava nada de especial no anime, mas acho a morte da Sayaka ainda e mais marcante demostrando melhor o real preço a se pagar pelo seu desejo realizado.

  • dbatta

    Ótimo post!
    Parabéns!!
    A equipe do Blog está cada vez melhor.

  • qwer

    Me sinto mal toda vez que leio “madoka melhor do ano”, não me conformo, Steins;Gate na minha opinião foi muito superior de várias formas, principalmente na trama.

    Anw, comentários de fanboy à parte, a Mami foi mal explorada, chegou a dar pena enquanto assistia, o personagem que foi usado pra introduzir a trama do anime virar um trampolim para o mesmo tomar forma, creio que tenha sido até um pouco triste. Alguns episódios depois deu pra ver um lado mais humano dela entrando em desespero, porém senti falta de um final mais concreto pra personagem(porra final mindfuck com porpurinas espaciais e Akemi Homura ghost buster de lacinhos, gorfei). Como eu disse, personagem mal explorada :X

  • Denuncio

    Não sou muito de comentar mas esse será necessario…. Mary parabens pelo texto ando acompanhando a “blogsfera” a alguns meses e ja tinha lido varios textos do seu blog e é incrivel o quanto eles tem melhorado…. parabens e que continue assim…. Madoka é senssacional tenho q admitir mas ainda preferi Ano Hana ^^

  • Gabriel

    Adorei o Post!
    Como sempre a Chuva de Nanquim com ótimos textos.
    Concordo plenamente com a postagem, o episodio em que
    a Mami morre, marca o inicio da reviravolta do anime.

    Continuem assim!!!!

  • Não entendo o porquê de gostarem tanto de Madoka.

    • sonsoneca

      Da mesma maneira que não entendemos como consegue gostar de K-on

      Por acaso já tentou assistir o anime? -_-

  • Gostei muito da nova sessão, vou ler toda a semana!
    A Mami é, sem dúvida, minha personagem preferida de P.M. Madoka Magica. Além de ser super interessante, sua morte foi o que mudou e gerou a linha do tempo que acompanhamos, pois sua morte causou um impacto em cada uma das outras Mahou Shoujo. Madoka, Sayaka, Homura e aquela outra que gosta de maçã, todas foram o que foram pela morte da Mami. Achei incrível o décimo episódio, já que sou muito fã de viagens no tempo, mas o ponto alto foi poder ver um destino um pouco melhor para Mami e sua vida durando mais, além do lindo momento que ela cedeu à sua humanidade e perdeu o controle, matando suas amigas…
    Obrigado pelo ótimo post, só por ele vou rever Madoka, o melhor anime da minha vida!

  • Niinha

    Bem vinda!! o
    Pode ser só eu, mas nunca fui com a cara da Mami desde a sua primeira aparição, sempre achei que ela tinha um lado sombriu, e tentava empurrar as meninas para esta vida, para tirar ela da solidão.
    Otimo posto

  • will

    seja bem vinda,otimo post.ah uma dica,fale de algum ods personagens de No.6 apesar de ter umas cenas yaoi foi um dos q eu mais gostei,principalmente os dois ultimos episódios

  • 0,000000000000001

    foi um bom post.Se possível falar de algum personagem de Steins;Gate.
    Com certeza foi uma boa sacada falar de cada personagem individualmente.

  • Amei Madoka magica…adorei o hall da fama…espero pelo próximo ^^

  • Akemi Homura é mais relevante que a protagonista… Não vejo necessidade de falar da Mami ._., ate desanimei ler

  • thoty

    Hall da Fama !!
    gostei…
    Mais logo Madoka….
    Rintaro Okabe do Steins;Gate ( acho que foi mais sinistro)
    Toshio Ozaki do anime Shiki ( esse uns dos mais fodas que tem )

  • Muito bom o texto *O* parabéns Mary , eu não gostei muito dos personagens de Madoka mas a Mami até que é legal
    Você comentou muito bem a personagem , espero mais posts legais que nem esse o/

  • Sheol Halerquinade

    Não gosto de Puella Magi Madoka Magica! Isso é tudo por causa da maldita preguiça, mesmo quando tinha todos os episódios do anime no computador acho que assisti apenas os dois primeiros episódios e depois não quis mais assistir, tive preguiça de ver e exclui todos. Já que não gosto do anime, não quer dizer que não poderia comentar aqui. Não posso comentar nada relacionado ao anime, mas não quer dizer que não possa vim te desejar minhas boas vindas. Bem vinda, Mary. Como a nova redatora desse ótimo blog que é o ChuNan, espero que você seja feliz aqui, parece que já é, então que seja muito mais. Fico aguardando por um post seu em que eu possa deixar um melhor comentário. Até o próximo post.

  • Lucas

    Parabens por entrar em tão boa equipe do Chuva de Nanquim Mary, gosto muito do seu blog, apesar de nunca comentar nele.
    Quanto a Mami, a popularidade dela é evidente, é só ir dar uma conferida nas fãs arts de Madoka, a maioria é dela… especialmente os hentais.

    Na minha opinião eu acho que a personagem foi explorada na medida certa, se aparecesse mais talvez não seria tão bem trabalhada.

  • Gostei do post!!
    Seria legal ver mais a mami, mas a graça foi justo que ela morreu..

  • Honey Toon

    Infeliz escolha….

    Podia te falado da protagonista *__*

    Claro, não estou falando da Madoka…. e sim da melhor personagem do anime…. a Homura =/

    Adorei a seçao, mas infelizmente devia analisar mais os os animes antes de escolher a personagem.

    • Dih

      A seção falará de vários animes e vários personagens. Não necessariamente dos protagonistas. Além disso, se ela falou da Mami houve um motivo para isso. Nem sempre você se identificará com o mesmo personagem que outra pessoa. Além disso, não precisa comentar no post com vários apelidos pois podemos ver o mesmo IP. Abraços.

      • Honey

        Meu irmão tinha lido a noticia e me mostrou para eu ler tambéem,( eu amoo a Homura) por isso TAMBÉM comenteei….

        Thanks pela resposta educada.

  • Ricardo FH

    Eu até gostei bastante do anime, se não fosse por tudo que ouvi sobre ele (inclusive aqui), teria pensado em dropar nos primeiros episódios (é difícil eu fazer isso, no máximo uma pausa). Mas nos ultimos episódios foi ficando bem legal, principalmente no episódio 10 e 11. Mas não consigo achar tão estupendo quanto todos falam, e não foi o anime que mais me fez chorar (posso dizer que um anime que nos faz chorar é um anime bom), o anime mais emocionante que já vi e que mais me fez chorar (bastante mesmo…) foi Eureka Seven…. O final foi muito bonito e meio triste (os finais tristes são os que nos marcam), recomendo muito esse anime, e para quem não sabe ele é dos mesmos criadores do Deadman Wonderland, tem 50 episódios, é do ano de 2005, e a algum tempo teve seu mangá publicado por aqui pela panini, e vale lembrar que ao contrário da maioria, o mangá que é uma adaptação do anime, aliás, o mangá é bem fraco e diferente do anime, inclusive o final, então quem já leu pode assistir o anime que é bem melhor. Não vejo a hora de me esquecer dele para poder assistir de novo rsrsrs…
    Fuji um pouco do assunto da postagem, mas é porque eu sempre recomendo esse anime, ele fala muitas coisas interessantes sobre o ser humano e guerras etc., tem ação, mecha (não subestimem nenhum genero de anime, ele não diz muita coisa…), drama, trilha sonora muito boa (Flow, entre outros), romance…
    Não gosto desse tipo de palavra, mas tenho que enfatizar que esse anime é simplesmente muito FODA!!! Deem uma procurada…
    E o post foi muito bom.
    ChuNan sempre melhorando…

  • Seja bem-vinda sua coluna ficou mto interessante e bem escrita.
    So queria dar um toque nao use palavras como Melhor do ano, fale que é na sua opinião pra evitar as discussoes infinitas. Como por exemplo Fate/Zero >>>>>>>>>>>> Madoka

  • Ric

    Mami é o ‘Kenny’ de Madoka Magica, foi a personagem que mais “morreu” no anime.