Hall da Fama #03: All Hail Lelouch!

“Se o rei não se mover, seus subordinados não irão seguí-lo.” Hall da Fama 03 com Lelouch vi Britannia, de Code Geass!

Antes de tudo, gostaria de deixar algumas palavrinhas aos leitores. Agradeço às criticas para a seleção de personagens, e já estou atenta às sugestões, sempre dá para incluir algo novo na minha programação. Leitores críticos e interessados são a melhor coisa que eu poderia ter aqui ^.^. Agora, comecemos o terceiro Hall da Fama, voltando alguns aninhos desta vez.

Lelouch Lamperouge, cujo nome verdadeiro é Lelouch vi Britannia, é o protagonista de Code Geass, anime premiado lançado de outubro de 2006 a julho de 2007 e com uma segunda temporada transmitida de abril a setembro de 2008. A série, que agradou a um público variado com sua trama envolvendo um mundo dominado pelo alternativo Império da Britannia e ação mecha, contou com uma série de conflitos morais e um desenvolvimento de personagens elevado, sendo seu protagonista um dos personagens mais aclamados dos últimos anos por seu status de anti-herói e seus dramas internos tão cheios de dualidades.

Lelouch é o filho bastardo do Imperador da Britannia, rejeitado após o assassinato de sua mãe, que deixou também sua irmã Nunnally cega e incapaz de mover as pernas. Após confrontar-se com seu pai, é exilado para o Japão, a Area 11 – dominada pelo Império e com seu povo marginalizado – onde conhece o filho do primeiro ministro japonês, Suzaku Kururugi. Testemunhando os horrores da guerra no Japão, Lelouch jura a Suzaku destruir o império da Britannia; e sete anos depois, após envolver-se em um conflito entre rebeldes japoneses e militares, acaba encontrando a misteriosa C.C. e dela ganha o Geass, poder que lhe permitirá dar uma ordem irrevogável a qualquer pessoa. A partir daí, começa sua revolução a procura de criar um mundo mais justo para sua irmã Nunnally viver.

Em primeiro lugar, Lelouch é um personagem extremamente inteligente, um estrategista nato. A questão é que ele sempre cultivou essa inteligência sem um poder para utilizá-la, e quando a chance veio, ele aproveitou-a sem hesitar ou demonstrar piedade; seu primeiro uso do Geass é para levar um esquadrão militar a suicidar. A partir daí, abre-se a ele a possibilidade de unir-se aos rebeldes e até mesmo liderá-los na libertação do Japão sob a identidade do mascarado Zero – mesmo que isso signifique usar de mentiras e manipulações, que tiveram consequências sérias no futuro.

Essas atitudes questionáveis e até radicais entram em conflito com um lado mais humano de Lelouch, que ainda não é capaz de aceitar o sacrifício de suas pessoas mais próximas, além de, em momentos críticos, deixar as emoções sobrepujarem as decisões racionais; é um protagonista marcado pela tragédia e pelo desejo de vingança, em um equilíbrio frágil de sanidade. E conforme as consequências mais sérias vão surgindo uma após a outra (por exemplo as mortes de pessoas queridas como Euphemia e Shirley) e as reviravoltas em seus planos se aproximam, esse equilíbrio vai tornando-se cada vez mais frágil.

Por fim, e com grande destaque, há o conflito ideológico entre ele e Suzaku – que havia tornado-se um soldado Britannian honorário e piloto do Knightmare experimental Lancelot, intrometendo-se contra o grupo de Lelouch (os Cavaleiros Negros) nos momentos mais críticos dos conflitos. Lelouch acredita em começar a revolução a partir da força, enquanto Suzaku acredita em manter-se sincronizado com o sistema vigente para mudá-lo por dentro, aos poucos. E aí o anime questiona a viabilidade das duas ideologias: a de Lelouch é egoísta por enganar as pessoas a seu redor e sacrificar vidas, enquanto a de Suzaku é colocada como ingênua por ser incapaz de evitar o conflito para provocar a mudança desejada – se essa mudança for possível.

Ao final da segunda temporada, ao desmantelar o esquema do imperador da Britannia – que rende em um debate questionável (em termos de exagero e ritmo muito rápido) sobre as verdades e mentiras nas atitudes das pessoas – , a alternativa encontrada por Lelouch e Suzaku é colocar Lelouch como um ditador do Império e concentrar todo o ódio do mundo contra ele; assim, com sua morte seria possível trazer um período de paz. Um final com toque de punição e epicidade que, apesar de ter sido um pouco rápido, conseguiu marcar de maneira eficiente.

Por fim, Code Geass, apesar de suas falhas (especialmente na segunda temporada), é notavelmente um marco na indústria de animes e Lelouch é o protagonista que tornou possível esse tremendo sucesso. Seu perfil é constantemente comparado ao de Light Yagami de Death Note, embora eu veja o príncipe banido da Britannia como um personagem mais complexo emocionalmente e que leva mais adiante debates morais e políticos do que Light. E quer saber? Protagonistas como esses dois fazem falta, numa época tão cheias de personagens que parecem um tremendo vazio.

E por aqui fica o Hall da Fama da semana, até a próxima!

por Mary

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Dinda

    Meu anime preferido concerteza =D !!
    Falando de mangas é outra historia

  • Saudações

    Lelouch se tornou um personagem deveras odioso para mim.

    Tudo bem que o poder irrestrito do Gears era poderoso o bastante para os seus propósitos. Entretanto, por mais que Lelouch fosse um grande estrategista, basicamente ele sozinho acabou colocando quase tudo à perder…

    A dinâmica usada pelo personagem para dar um significado pleno para as suas ações era, no mínimo, doentia. A razão? Sacrificar os demais em prol da guerra não me soa como sendo algo muito justo…

    É perceptível e compreensível o porque de tal conflito, para libertar o Japão de Britania e tudo o mais. Mas o modo que Lelouch (Zero) usou para tanto é bem questionável…

    A história da vida do Lelouch mostra muito de sua essência…

    Ótimo post, Mary.

    Até mais!

  • Code Geass é épico, me lembro quando assistia 10 episódios por dia :3
    Não gostei do final, muito paia o Lelouch morrer ‘¬¬

    • Code Geass foi um anime épico e eu gostei do final principalmente por ter adivinhado o que ira acontece

    • Oh, muito obrigado por dizer que ele morre no final.

      • Pensei que não houvesse uma pessoa que ainda não assistiu Code Geass sauahsuhsauhsauh, mas isso ja é previsível se levarmos em consideração o rumo que a história toma, mas de qualquer modo foi mals skaposakposaposa

    • Eu também odiei o fato do Lelouch morrer , mas aí eu comecei a reletir e cheguei a conclusão que ele pode ter sobrevivido , é só uma teoria mas eu ainda prefiro acreditar nela do que acreditar na morte do Lelouch .
      No final de God of War III o Kratos não se mata pra mandar a esperança para a humanidade , e no final secreto no lugar em que o corpo dele devia estar não há uma trilha de sangue, e nenhum sinal do corpo dele né, isso faz o fãs acreditarem que talvez Kratos ainda esteja vivo .
      Eu acredito que em Code Geass aconteceu algo parecido , no final a C.C não faz algumas observações e diz “né Lelouch”
      Primeiro eu achei que era algo como quando alguém fala com um ente querido que morreu , igual a quando uma pessoa vai ao cemitério
      Mas aí eu pensei , quem é o tio loko que ta dirigindo a carroça?Não é o Lelouch não ?A C.C não estava conversando com o Lelouch mesmo?
      Eu até vi uma teoria interessante que dizia que ele pegou a aquela marca que a C.C tinha que faz as pessoas imortais , assim ele podia fingir sua morte
      Mas o Suzaku chorando no final me faz relfletir ainda mais , ou o Lelouch não contou pro Suzaku que ele não ía morrer , ou ele morreu mesmo
      Goro Taniguch disse que as pessoas que viram o anime podem interpretar o final do jeito que elas quizerem , ou seja eu posso acreditar que o Lelouch não morreu .
      Tem até esse poster que é uma trolagem da Sunrise , http://img81.imageshack.us/img81/260/up365421.jpg a Sunrise só fez o poster e depois não disse mais nada , mas olha para as roupas da C.C ,esse poster não reforça muito a minha opinião mas é interessante o fato que ele poderia provar .
      E aquele sorriso do cara da carroça pareceu demasi com o Lelouch *O* acredito que ele está vivo.

      • Esqueci de dizer uma coisa , você sabe sobre aquele novo anime de Code Geass que se não me engano é um spin-off chamado Code Geas Bokuto no Akito ?
        Ía ser lega se o Lelouch aparecesse alguma hora nesse spin-off , eu acho que a história do spin-off vai começar na história do R1 e vai ir além da história do R2

      • *Refletir *demais
        ;-; nunca escrevo um comentário sem erros de português

      • Hahaha, que coincidência, sua teoria é literalmente igual ao do meu irmão XD.
        No fim eu também levei em consideração que o Lelouch pode estar vivo e que ele é o cara que estava dirigindo a carroça.
        Mas com relação a este Code Geas Bokuto no Akito eu nem sabia que existia ksoaksoapksaksap, procurei algumas informações, parece que são novos personagens, mas seria fod4 se o Lelouch aparece XD

      • K!

        Eu lembro de uma teoria que dizia q após despertar o Geass no outro olho o Lelouch, assim como o pai dele, ganhou a imortalidade. Até q faz sentido, visto q, a unica coisa q seria capaz de dar imortalidade ali é o Geass. Tbem tinha um outro personagem com Geass em ambos os olhos, acho q lia pensamento, q msm dps da chuva de balas da policia, aparentemente continuou vivo.
        Como disseram alguns disseram, o tio Lulu não mudou o que mudou foram as circunstâncias. Dps de se vingar e virar o mundo ao avesso, ele arrumou uma brecha pra escapar e passou a bola pro pé-no-saco suzaku…Prefiro acreditar nisso do que na morte dele.

      • @K!
        Eu acredito que não é bem o Geass que deixa as pessoas imortais , mas é aquela marca que a C.C e o V.V tinham .
        O V.V passou a marca dele para o Imperador , do mesmo jeito que a C.C ganhou a marca dela daquela freira , por isso eu acredito que a C.C passou a marca dela pro Lelouch
        O chinês que tinha Geass em ambos os olhos não morreu por causa da sorte mesmo , não é mostrado nenhum fato que relaciona a sobrevivência dele ao Geass .

      • Jason

        Spoiler de Code Geass tudo bem, pq ja assisti, mas de God of War eu não tava esperando não .

      • @Jason
        Desculpa cara , agora que eu notei que eu não coloquei aviso de spoiler u_u

    • Kira

      Na, boa, assiste o final de novo:

      LELOUCH VIVE!!!
      ALL HAIL LELOUCH!

  • Adorei o post, apesar de eu ter achado que foi feito de maneira rápida, ja que tinha muitos pontos a ser explorado, no entanto vi bastante amor pelo personagem assim como eu tenho, mesmo eu dizendo no modo “morde e assopra” adorei o post.
    Quanto as “orquestras” que Lelouch fazia para sacrificar as pessoas em prol da paz, me soa justo sim, sempre vivemos em época de guerra, onde os lideres sacrificaram seu exército para reger o que chamamos de paz, infelizmente o ser humano só consegue agir nesse modo para ter a paz, não vou me prolongar que estamos numa época de paz ilusória, mas enfim. Lelouch mostrou algo que um lider deve ser, carismático, temeroso, forte e acima de tudo, ambicioso.
    Agradeço por ter mencionado um protagonista que mais adoro nesse universo.

  • thoty

    Esse anime tem uma historia incrível
    Lelouch foi sinistro !!
    Agora foi um Hall da Fama
    deleta o 1° e o 2°
    hehe…

  • Olá!
    Gostei do post mais não posso comentar pois não assisti a esse anime.
    Eu gostaria de sugerir um personagem para o próximo Hall da Fama. Essa personagem é a Victorique do anime Gosick.
    Sei que não é uma das melhores personagens e tudo mais, mas eu gostaria muito de ler sobre ela aqui no Hall da Fama.
    Só uma tentativa de ver uma personagem que gosto por aqui.

    Até mais!

  • Rodrigo

    Oooosu
    So irei falar uma coisa a respeito do Lelouch, um verdadeiro heroi
    Depois de toda sua luta para a destruição de Britannia, ao longo do anime da para percebe que sua atitude começa a mudar Principalmente apos assumir a propria britannia , onde começa a manipular mais do que antes , provocando medo e guerras .Quando caiu a fixa, veio a coisa mais foda , Ele planejou a sua “morte”, usando a imagem do Zero, para isso

    Caso cometei algum equivoco por favor me corrijam , e que faz um tempinho que assisti
    Valew

    • Gugaa

      Também já faz um tempo que assisti code geass, então não leve muita fé neste comentário xD
      Acho que ele não “mudou” com o poder. Como dito no post, a intenção dele era mesmo manipular e colocar todo o ódio das pessoas em cima dele, assim, quando ele morresse, tudo seria levado para o tumulo.
      Enfim, o bixo já tinha tudo planejado :B

      • Também não acho que ele tenha mudado, o que mudou foram as circunstância.
        Normalmente só se tem o desejo e a impotência. Ele passou a ter o desejo e o poder. O Geass só expôs até onde ele poderia ir e do que era capaz de fazer.

  • Troid

    ALL HAIL LELOUCH!

  • All Hail Lelouch!

    Code Geass teve seus problemas de roteiro na segunda temporada, mas compensou pelo com a consistência do Lulu. Em alguns momentos ele é instável, mas a idealização dele se mantém integra do início ao fim, mesmo refletindo sobre seus objetivos ele vai até o fim.
    No final, foi um dos finais mais memoráveis já vistos para um personagem.

    E o Suzaku é um dos maiores cuzões também, maior filho da puta e vilão.

    • “E o Suzaku é um dos maiores cuzões também, maior filho da puta e vilão.”
      Nossa porque você odeia ele tanto, rsrsrsrs…

  • A segunda temporada tem falhas sérias pq o anime nem previa isso. Seria apenas 23 episódios na TV + 2 no DVD e só. Mas o estrondoso sucesso fez a Sunrise repensar e decidir no meio da primeira temporada que teria uma segunda. Dá para notar isso pela segunda temporada tem momentos e personagens extras demais, com uns nem utilizados, como os rounds. Se enxugando daria uns 2 episódios de 50 min mole mole… Mas a R2 não estragou tudo pq o trecho final foi ótimo. Lelouch expiou os pecados de todos por um mundo melhor…

    PS: Lembro que o maior “charme” durante a R1, com quem acompanhava o anime semanalmente, era a história ser inspirada na lenda do Rei Arthur e isso fica claro especialmente pelos nomes dos Knightmares.

  • Code Geass Sua primeira temporada foi Epica e sua segunda foi otima.
    Otimo post Mary e otimo personagen “o escolhido”.

  • esse é um dos meus animes preferidos tanto code geass quanto death note, logo que eles não se destacam pela força mas sim pela sabedoria.
    Ótimo Post!!!

  • Villespark

    Code Geass foi um marco na história dos animes. Sempre gostei de personagens anti-herói, embora eles sejam polêmicos por praticarem o egoísmo e por matar pessoas tanto inocentes quanto os vilões.
    Como o próprio autor disse, também espero que volte a ter mais desses tipos de protagonistas, eles fazem muita falta. Eu lembro do filme V de Vingança em que o protagonista principal V se assemelha muito ao Lelouch na questão de possuir um senso de pura vingança, a ponto de pensar só nos seus princípios deixando de lado o resto mas que no fim, acabam praticando um senso de justiça derrubando o Estado que os controlam.

  • Eu etou interessado a ver esse anime ha algum tempo, quando
    eu tiver tempo vou vê-lo.
    Falando em death note acho q o L tambem deveria estar no hall da fama
    o detetive mais inteligente e com mais coragem
    (sendo q foi por causa dessa coragem de se envolver com raito yagami, q o matou ;( )

  • Zuperman

    Muito boa a escolha, ERA DISSO QUE ESTAVAMOS FALANDO!

    Texto muito bom, deu uma nostalgia deste incrível anime. Code Geass sempre será um dos meus animes favoritos, mesmo. Quem sabe eu não reassista só para relembrar as estratégias épicas dos Cavaleiros Negros…

    E não faltou um aviso de spoiler para quem não assistiu lá no inicio do texto? xD

    • Achei que dava para passar sem o aviso desta vez, mas acho que vou manter um lembrete fixo em todas as postagens. ^^

  • 0,000000000000001

    Na minha opinião gostei particularmente da parte em que ele fala para os rebeldes pararem de esperar um milagre vindo dos céus e sim eles se moveram para criar suas próprias chaces(mesmo não sendo uma das parte mais importante do anime, mas mostra como ele lidou com a morte do pai da Shirley e prosseguiu com o plano para criar um mundo ao seu modo).

  • K!

    Ótimo personagem pro hall da fama!
    Adorava aquela vida dupla do Lelouch, a ousadia, o egoismo, a inteligencia e td mais. Fez o seu papel de anti-herói seguindo o q acreditava, se vingando todos, acabando com td no seu caminho e deixando o rastro de destruição que faz qqer 1 pular da cadeira o/ (vide ep 23,1º temp).
    Gostava mto, tbem, do Lulu relação com a C.C., um tipo de “amor” bem diferente. Acho q a unica coisa q não gostava no anime era do Suzaku, alias, odiava o fdm , como consegue ser tão pé-no-saco?!
    O anime fexou com chave de ouro, com um final que deixou mta gente com a pulga atras da orelha até hj, mas prefiro ser otimista em relação a isso.

  • All Hail Lelouch! *O*

    Mesmo o Lelouch sendo um grande FDP muitas vezes, eu não consigo odiar o cara , Lelouch deixou a marca dele no mundo dos animes
    Eu ainda vou comprar uma action figure dele um dia .
    Na minha opinião Code Geass R2 foi tão bom quanto o R1
    Eu to torcendo pra que ele apareça naquele spin-off , é meio impossível mas a esperança é a ultima que morre né .

    • Eu ainda vou ter minha action figure dele e da C.C *O*

  • Joana

    Code Geass com certeza é meu anime preferido! Parabéns pelo post, ficou realmente incrível! Lelouch ficaria orgulhoso demais disso.

  • Queria fazer um comentário legal, mas tudo já foi dito pelos outros T.T
    Tudo bem, continuando. Impossivel eu falar algo sobre Code Geass sem expressar meu GIGANTESCO fãboyzismo(??), meu anime Top 1 graças a minha admiração, veneração, adoração pelo Lelouch, melhor personagem já criado EVER (na minha opinião claro).
    A trilha sonora, a animação, o design dos mechas, dos personagens (Clamp, que eu amo também) o desenrolar da história, os temas politicos e de caráter e o final ÉPICO, APOTEÓTICO, merecem colocar Code Geass e Lelouch em qualquer Top sobre “melhores”.
    PS.: o Suzaku é um imbecil
    PS².: Recomendações para o Hall da Fama : Ryugamine Mikado(Durarara!!) ou o próprio Kira como já foi dito *—-*

  • kyohei

    All Hail Lelouch!

    Muito bom seu post, boatos que uma terceira temporada está vindo, antes da camada de ódio, dizendo que o final da segunda temporada é perfeito, e realmente é, e não se deve mudar esse fato vou fazer uma breve explicação da minha teoria: No finalzinho da segunda temporada quando nossa querida C.C estava deitada em um caminhão, a uma pequena chance de qm estar dirigindo este caminhão seja o Lulu!
    Como? Antes de “morrer”, Lulu obviamente tinha um plano, e o plano era de fazer o pacto para obter a imortalidade e depois sumir do mundo, até um certo momento. Esse momento chega no inicio da terceira temporada |o|, mas agora ele será o “C.C” da vez, o que é uma pena, só espero que nosso novo personagem seja do mesmo “nível”.
    ~~~ Terceira temporada é apenas um boato. E o resto foi especulações feitas pela minha pessoa.

    —————————
    Suzaku precisa ir para o inferno morra desgraçado, este maldito devia estar no fundo da tela, personagem mais figurante existente não existe, sim, eu sei que ele tem importância no anime e que ele não é inútil. MAS FODA-SE OLHA BEM PRA CARA DESSE SAFADO COMO TENHO ÓDIO DESSE PUTO.

    • Minha teoria e a sua são praticamente iguais , e na verdade não vai vir um Code Geass R3 mas um spin-off chamado Bokuto no Akito que terá novos personagens , e eu quero que o Lelouch apareça xD

      • kyohei

        Então há uma possibilidade, talvez feita por fãns (ou não) já vi varias fotos, inclusive na possível op desta spin off, em que o novo protagonista estava ao lado do Lulu *–*

  • Parei de ler quando apareceu um “^.^” no texto.

    E Lelouch é um personagem bem…blé. O poder dele é bem dúbio, e a citação que usou pra abrir o texto não poderia causa mais náuseas.

  • ig

    ja ouviu falar do manga de Code Geass que na verdade é uma historia paralela que o Lelouch não ganha o Geass e mesmo assim parte para dominar o mundo e um detalhe a sua irmã cega que ganha o Geass com o poder de ver o acontecimentos futuros?

  • Lippe

    ALL HAIL LELOUCH! o/

  • Ly Ribeiro

    “E quer saber? Protagonistas como esses dois fazem falta, numa época tão cheias de personagens que parecem um tremendo vazio.”
    Concordo plenamente com essa parte, depois de Death Note e Code Geass, personagens como Light e Lelouch estão difíceis de se achar, geralmente estão fazendo personagens molengas porém, não são ruins, mas nos deixam a espera por personagens como esses. Espero que no decorrer dos anos possamos encontrar mais personagens assim, porque faz muita falta …

  • Lourival Junior

    OPa!
    Finalmente terminei de assistir Code Geass, e como eu poderia dizer, demais!!!! Realmente um dos animes que eu mais gostei de assistir, esta no meu TOP 10, e nosso anti-heroi foi um dos melhores personagens ja vistos nos animes, não só por sua inteligencia, mas a vida dramatica na qual ele passa, realmente ele merece estar no hall da fama!!!

    Abraços!

  • Danilo

    Lelouch é simplesmente o MELHOR PERSONAGEM JÁ FEITO.
    Light é outro grande personagem, mai,s Lelouch o supera brincando
    e Code Geass ta entre os melhores animes que eu já assisti
    Sem dúvida! épico, dramatico, tudo de bom ,foi premiado merecidamante esse animê (mesmo com alguns erros na 2°temporada, mais, que não tira o mérito da mesma) até a voz desse personagem é suprema.

    • Lourival Junior

      Quanto a isso tenho que discordar, pois em que sentido voce diz que ele supera o Light?? Pois de todos, sempre gostei mais dos Anti-herois, e devo dizer que Light e Lelouch são os melhores quando se trata disso, porem o Light é um personagem quase que perfeito (para um anti-heroi), pois em todas as situações ele se demonstrava um passo a frente, era frio e não tinha sentimentos quanto a seus proximos, ou seja, não tinha obstaculos quanto a isso, não tinha pontos fracos que por assim dizer só pegaram ele no final.
      Quanto ao Lelouch, ele era muito inteligente e tambem se mantinha sempre a frente, mas no entanto dependia muito de seus aliados e do Geass (ou seja sem isso ele era apenas inteligente), e sem contar que por mais frio que fosse, ele amava alguns de seus proximos, como suas irmãs Nanaly e Euphi, e tambem seus amigos. Por fim, no fundo ele era uma pessoa boa que no fim acabou se sacrificando para um mundo melhor (uma atitude que realmente me fez ver não soh como um otimo anime mas tambem como um otimo personagem).

      • Siiim, concordo com você kkk, o Light era quase perfeito, na verdade ele foi pego porque (bem estamos aqui para falar de Code Geass, e não Death Note)
        Em termos de “anti-herói” é claro que o Light é muito mais, como você disse, ele não tinha nenhum sentimento, por ninguém. Isso facilitou muito…

  • Kin

    Terminei de assistir Code Geass R2 ontem. Para mim, Lelouch está vivo.
    Até já cansei de discutir em redes sociais sobre isso. Assim, prefiro não colocar aqui os motivos que me fizeram chegar a essa conclusão.
    Mas o anime é excelente mesmo. Comparável a Death Note.

  • Junior Dias

    Lelouch e Light os melhores anti-heróis para mim *-*
    vendo os comentários, percebi que eu nao sou o unico com um odio supremo pelo Suzaku

  • O Lelouch ainda não morreu.. teve uma cena cortada no anime (procure no youtube), em que a C.C fala com o Lelouch em recomeçar, mas não aparece seu rosto… Enfim, ele não morreu!
    Eu ainda prefiro o Light Yagami.