Review – Tengen Toppa Gurren Lagann rompendo o céu com sua escavadeira!

“Quem você pensa que eu sou???”

Finalmente cumprindo o que eu falei, trazendo a review sobre TTGL prometida lá no post Eu Recomendo de Mechas! Na verdade iria ser sobre outro anime, mas do nada veio um parágrafo inteiro durante a noite de ontem e eu resolvi fazer logo. Talvez um dos animes que muita gente tem um certo preconceito por seu começo ser um tanto “nonsense” e por esse motivo, acabam achando que não conseguiriam acompanhar um dos animes mais épicos que eu já vi, estando em uma posição bem alta no meu top 10 de melhores animações da minha vida. Por ser um dos meus preferidos, talvez esse post seja apenas um grito de um fanboy pedindo que as pessoas assistam e espalhem a noticia por ai, mas mesmo assim preciso fazer.

A história

O anime mostra uma terra onde a humanidade vive em vilas localizadas no subsolo e que já não acredita mais na superfície após tantos anos de confinamento. Seguimos a história de Simon, um dos melhores escavadores da vila Jeeha, que perdeu os pais devido aos inúmeros desmoronamentos de terra que acontecem após os frequentes terremotos. Um dia ele encontra uma pequena chave em formato de broca, o garoto acaba trombando com um de seus amigos enquanto andava tentando descobrir o que era aquilo, seu nome é Kamina e é o um dos poucos que ainda acredita que existe a superfície e até diz que já viu o céu com seu pai. Ele diz a Simon que o garoto estava entrando na Brigada Gurren, uma espécie de gangue que tem como objetivo sair do subsolo!

Durante uma noite, Simon encontra uma espécie de mini robô que reagia a chave que ele tinha achado, e nesse mesmo dia acontece mais um terremoto e uma espécie de monstro gigante desaba no meio da vila, junto com uma garota vestindo pouca roupa e usando um rifle. Mal sabiam os três que todos os acontecimentos desse dia iriam mudar suas vidas e talvez todo o universo.

Considerações Técnicas

A história possivelmente não vai te marcar pelas milhares de tramas, complexidade ou inovação e sim por causa do seu coração. Sim, isso é muito importante, tanto que é por meio das emoções dos personagens que os mechas ficam mais ou menos poderosos. Os criadores não tiveram medo das lutas ficarem exageradas, apenas pensaram como deixar as batalhas cada vez mais épicas e deixando o entretenimento dos espectadores em níveis que até mesmo ver a ending do episódio era uma tortura, porque nos deixava ciente que tudo estava mais perto do fim…

Na maioria das vezes, costumam dividir a história em pelo menos 3 partes, porém eu particularmente já acho melhor dividir em apenas 2 partes. A segunda muda radicalmente o estilo da trama, dando um tom até político e nela é que temos uma das lutas mais emocionantes que eu já vi na minha vida, no episódio final de número 27. E após a luta você não tem mais um momento para respirar, não até que o anime finalmente acabe. Um pequeno spoiler para os que já viram o anime (Se você não viu, pule para o próximo parágrafo): Eles fizeram mechas tão poderosos que o Tengen Toppa Gurren Lagann era do tamanho de uma galáxia! Ele usava sistemas de planetas como shurikens e é o único que poderia vencer Goku em uma batalha.

A série não me mostrou apenas uma aventura divertida, me passaram uma mensagem, mesmo que ela esteja escondida (ou que apenas eu ache isso) ao rever todos os episódios (coisa que eu já devo ter feito umas 4 vezes): Nunca fique acomodado e sempre busque o seu sonho com o maior empenho possível. É só lembrar como a humanidade é mostrada no primeiro episódio: humanos escondidos a tanto tempo no subsolo que eles já esqueceram sobre a superfície e apenas Kamina buscava voltar a ver o céu com todos os esforços, tentando levar seus amigos com ele. Para encerrar, você vê aquele epilogo, percebendo o quanto todos cresceram… pena não poder dar spoiler para explicar melhor tudo isso…

Agora vamos falar de mais um ponto: A abertura de TTGL me dá um sentimento de nostalgia incrível. Ao fazer esse post eu dei uma procurada em todas as versões e basicamente todo o sentimento de cada fase que as aberturas representam estão lá. Tanto que eu posso apenas colocar a primeira, as outras seriam spoilers gigantes para os que ainda não viram.

Gostaria de poder comentar todos os maravilhosos personagens do anime, só que seria impossível, tornando a leitura chata demais para vocês. Por esse motivo acabei deixando para falar somente dos três principais: Simon, Kamina e Yoko. Yoko a primeira vista parece ser apenas aquela personagem para os tarados de plantão, mas podem ir tirando o cavalinho da chuva se acham que ela está lá apenas pelo fator peitos balançando na tela. Ela é uma mulher forte, que não teme nenhum perigo, enfrenta mechas gigantes usando apenas sua arma e após alguns episódios você até consegue esquecer o quanto as roupas dela são pequenas e se focar na pessoa. O relacionamento que ela desenvolve com Kamina é bem divertido, com sacadas engraçadas. Já com Simon eu sempre a via como uma irmã mais velha e as vezes funcionando até como uma mãe.

Simon parece ser apenas um personagem meio covarde no começo do anime, sempre querendo fugir da luta e tremendo de medo apenas ao ver um inimigo, porém até penso que seria o normal para um pré-adolescente na mesma situação. (Ele deve ter uns 12 anos?) É muito legal você ir percebendo o crescimento dele como pessoa, começando como apenas um escavador de uma vila subterrânea que era chamado de sujo pelas garotas, até o que ele vira no final da história.

Kamina é o que qualquer personagem gostaria de ser: carismático, divertido, sério quando precisa ser e na maioria das vezes só precisamos defini-lo como épico. TTGL precisaria ser assistido apenas por ele estar lá. Você torce para que ele consiga tudo o que sonha, seja apenas ver a superfície ou lutar contra o grande inimigo que assola a humanidade. A relação entre ele e Simon é tocante, ele confia a todo momento a sua vida a ele enquanto todos duvidam do garoto. E isso o marca por toda a vida.

Eu já disse no “Eu Recomendo”, mas vou repetir que não consigo gostar dos filmes. Basicamente por ser apenas um resumão com algumas cenas adicionais, é impossível você resumir bem 27 episódios de 20 minutos em apenas 2 filmes. Poderia ser algo no molde dos novos filmes de Evangelion, que melhoram em 100% a animação e tem a coragem de não ser apenas um resumão, criando novos elementos importantes na trama. Talvez seja apenas uma birra minha por causa da expectativa que eu acabei criando, mas pensei que fariam algo muito melhor com um orçamento maior…

Comentários Gerais

Tengen Toppa Gurren Lagann é um prato cheio para os fãs de ação, com lutas épicas, frases marcantes, reviravoltas, Deus Ex Machina e protagonistas carismáticos ao extremo. O começo pode enganar quanto a qualidade do anime para quem está vendo pela primeira vez, mas você vai ver com certo carinho após ter assistido todos os 27 episódios, pois são neles que conhecemos como os nossos mais novos amigos são e como eles mudaram. Mais do que recomendado, talvez até obrigatório, ainda mais se você não curtir o gênero mecha. Deveriam incluir Lagann no dicionário como uma descrição para épico.

Lagann é um exemplo do tipo de animação que os japoneses podem fazer. Uma pena que eu vejo que ele não é tão famoso quanto merece. O final é um show a parte, ainda mais aquele pequena cena após os créditos finais. Alguns não gostaram e ainda assim eu a vejo com um sorriso no rosto, dando adeus aos meus melhores amigos por tão pouco tempo…

por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Não existe palavra melhor para definir TTGL: ÉPICO!

  • William95_lol

    “Uma pena que eu vejo que ele não é tão famoso quanto merece”

    É a minha opinião desde o momento em que o assisti….Tengen Toppa Gurren Lagann é sem duvidas, o meu anime preferido.

    Todos deveriam assisti-lo, me emocionei de mais, ri demais, as cenas são épicas de mais, e em minha inteira vendo animes, (foram muitos títulos) nenhum se compara a Tengen Toppa Gurren Lagann!!!! Finalmente um Blog de sucesso como o Chuva de Nanquim, está mostrando o devido respeito e conhecimento que esta maravilhosa animação merece…
    Muito o brigado Luk pelo post…
    Abraços….õ/

    • Li que a equipe de produção teve uma desavença nos fóruns em que o anime era divulgado, gerou até demissões e um certo desapresso pelos japoneses na época… Mas hoje o anime tem chamado a atenção, e dizem que a versão dublada em inglês é excelente também! Espero que um dia a GAINAX invista mesmo nessa série perfeita, que ela atinja o sucesso que merece

  • David

    Um dos melhores animes já feitos .
    Épico” ele deveria ser bem mais famoso,esse foi foda mesm,
    quase tudo é perfeito, infelismente algumas pessoas droparam no começo e não sabem o que perderam.

    Kamina é foda Porra!

  • Zuperman

    Simplesmente o anime mais épico já feito.

  • Siarl

    Existe pessoas que ainda não assistiram esse magnum opus?

  • Kleber

    Esse anime é surpreendente.
    Épico sem mais.

  • William95_lol

    Sobre a Opening……É tocante, é linda, é surpreendente, é simplesmente incrível…Concordo com o que você disse sobre ela dar uma sensação de nostalgia, mas a principal razão para eu ama -la é que nenhum anime que eu havia visto até TTGL foi tão compatível com a música antes, no decorrer das serie, você vai percebendo que a letra da canção bate perfeitamente com a história….(também acho o mesmo de Ano Hana)….Enfim TTGL vale muito a pena ser assistido, e todo fã de anime deveria dar pelo menos uma chance para tal obra….

    Abraços….õ/

    • Daiyo

      Musicas de TTGL e Ano Hana é original, por isso combinam tao bem com o anime. Por isso é tao foda ^^

  • Smolder

    Eu acho muito engraçado e interessante isso,os fanboys de Naruto num droparam o animê na ridicularidade do persongem principal,porra é até mei sem lógica isso, porque muitos caram dizem que TTGL é ridiculo e droparam no começo ,sem dar uma chance pra um anime que o muda o jeito de pensar do cara que o assiste.

    Porra TTGL é foda D+ é do CARALHOO Esse animê

    • abraao

      o personagem principal não e ridículo! seu gosto não e a verdade absoluta!naruto criança já e um bom personagem e quando cresce e amadurece fica mais foda ainda, naruto criança e um guri irritante a primeira vista e assim e citado pelos próprios personagens da serie,mas ao ler você percebe,no arco zabuza,que,ele é solitário é sofreu muito na vida,tenta chamar atenção,tenta se agarrar a:”eu nunca desisto!” mesmo por muitas vezes sendo covarde e vai amadurecendo com isso,ao,decorrer que vai ganhado laços e sendo reconhecido isso já o tornam um bom personagem mais sim irritante e é na saga da tsunade onde tudo muda,e,todas as antigas impressões são mudadas,e onde mostra o naruto criança tendo em jiraya pela primeira vez um pai,ao ler a saga vc sente isso, podem chamar de fanboy, mas e fato que a saga mostra e o objetivo e mostrar que naruto e uma criança ainda,criança essa que nunca teve um pai, não e como um personagem mais clichê dos shounen que tem 80 anos e ainda e infantil ali mostra que mesmo vivendo num mundo totalmente mortal que é assim o mundo dos shinobis, mesmo tendo armagura por sofrer bullyng e tudo mais, ele no fundo e uma criança e dai suas atitudes infantis (como kabuto diz na mesma saga: “você e uma criança sentada a mesa de adultos!”) o manga não esconde isso como “outros” que querem por de guela a baixo que o maluco de 90 anos ainda e infantil,e e tão verdade que apos ler a saga você sente isso e vê Naruto amadurecendo mais e mais e tanto que depois disso ele nem se demonstra mais tão tão infantil até por que sasuke vaza e ele perde seu melhor amigo, e tanto que e surpreendente o amadurecimento do naruto no shippudem,mesmo ainda tendo, em uma poucas paginas de comedia um pouco de infantilidade que e mais ligada a burrice mesmo kk então se naruto e um anime que você assistiu a porque e os popular ali vo assistir os 3 pillar da jump,principalmente se vc viu o anime, vc pode ter essa impressão só mudada no shippudem, mas se vc leu o manga e não como uns que leem 20 mangas para dizer que otakin,se vc leu o manga para analisar a obra,por que vc quis saber a historia e talz isso e totalmente perceptível….. jogado na cara,do mais não espero mudar a sua opinião( ate porque o post e antigo XD) mas só quis deixar registrado que naruto e um personagem ótimo e no clássico não foi irritante por falha(como vc quiz tomar o exemplo.),e sim por que era o o objetivo!

  • KAUIS

    Terminei de assistir domingo, definido em uma única palavra: épico
    Quem não sentiu aquela pontada de tristeza depois do casamento que atire a primeira pedra, tanto que cheguei a chorar

  • Estou assistindo o TTGL e com certeza VOCÊ ESTÁ CERTO, o anime é épico e muito boa a Review xD

  • TTGL é, sem duvidas, um dos animes mais bem feitos de todos os tempos. A parte técnica é simplesmente impecável. A animação, então, é soberba.
    O plot também é legal, cheio de surpresas e reviravoltas, o que, diga-se de passagem, muito me agrada.
    Mas se tem algo que realmente me desagrada na obra é o fato dela exagerar no non-sense e no recurso “Deus ex Machina” em certos momentos, principalmente no 1º e último arco. Vários pontos da história se sustentam em mera “Sorte do Destino”.
    SPOILER!!!!!!
    Tive vontade de dropar o anime quando, p. ex., os protagonistas comeram metade do rabo da toupeira, ou quando a Lua se transformou em espaçonave.
    Tudo bem que isto não passa de rabugice minha, mas, NMHO, se não fosse por esses detalhes, TTGL seria perfeito.

    • Sonsoneca

      Eu dropei TTGL quando o cretino do Roshiu ficou mais cretino ainda. CARA! COMO EU ODEIO ESSE CARA! Na boa, muitos reclamam do Simon, mas o Roshiu é bem pior que ele =/

      • Sonsoneca

        Mas depois de algumas semanas eu voltei a ver e terminei o anime. Posso dizer que é épico, mas o Roshiu continua marcado como um merda para mim =/

      • Smolder

        É ele vacila legal, é um FILADAPUTAMERMO.

    • Vitor Mascarenhas

      Dropei justamente por isso… Espero ter coragem pra voltar depois de tudo isso. Acho a trilha sonora bacana, é bem alternativa. Porém, achei um tanto infantilizado a história, non-sense, etc.

  • NÃO ACREDITE EM SI MESMO! ACREDITE EM MIM, QUE ACREDITO EM VOCÊ!

    Anime incrível, e é uma pena, pois a segunda parte da série é a melhor, mas qualquer mínima menção a ela seria um spoiler extremamente agressivo.

    • will

      e quando ele inverte a frase pouco antes de morrer , vei extremamente épico

  • Nelson Nuffer

    Depois de assistir o anime, eu realmente fiquei chocado…
    foi, se não me engano, o primeiro anime que quando acabou, me senti realmente triste…não poderia mais ver aquele anime, que eu já poderia considerar o meu favorito…
    E cara, esse anime foi bem feito, ele realmente sabe te deixar triste,as lutas? acho que não é necessário comentar, de tão épicas que são.
    As vezes me recordo, vi os primeiros episódios, achei o anime horrivel, me perguntava porque as pessoas gostavam tanto dele, então insisti e descobri o porque…

    • já condenei shoujo e mecha e hoje mordo a língua pra falar mal, o negócio é pouco se lixar pro gênero e avaliar A SÉRIE em si

  • Lucas

    Não gosto desse temas de Mechas

    • Kleber

      Pirralho Detected!

      • ViH

        Ou pessoa que não gosta de mechas .Não tem nada de errado com isso

      • Kleber

        ↓PARA PESSOA ABAIXO↓

        Falei pq a maioria das pessoas que dizem isso, são pirralhos que curtem apenas Naruto, num sabem nem oq é anime só assistiram Naruto na vida e fikam falando merda! você num deve julgar um anime dessa maneira não(é a mesma coisa que dizer que anime é coisa de criança, sem ao menos ter assistido),tem muito anime otimo seja de mecha, guerreiros, de piratas, de caçadores de demonios e ect… generalizar aê é foda.

      • Kleber

        kkkkkkk jurava que iria fikar em cima do comentário de ViH.
        foi mal aê parceiro “leonardo”

      • ViH

        Para o Kleber

        Ou são pessoas que assistiram alguns animes de mecha e todos eles foram ruins. Por exemplo eu não assisto mais shojo porque os últimos cinco que eu vi eram uma droga.Não estou dizendo que é certo ,mas muitas vezes você pode acabar condenando um gênero por um ou dois animes ruins

      • Kleber

        É você tem toda razão, é isso mesmo.

  • leonardo

    episódio 15, do minuto 5:00 até o final, ÉPICO, melhor batalha de mechas que eu já vi. a música então me da até calafrios.^^

  • David

    “NÃO ACREDITE EM SI MESMO! ACREDITE EM MIM, QUE ACREDITO EM VOCÊ!” Essa Frase é Foda.

    Outra Parte Bem Foda Tbm:
    SIMON!!!! APERTE SEU DENTES!!!!! POOW!!! VOCÊ VOLTOU A RAZÃO? NÃO SE PREOCUPE ESTOU BEM AO SEU LADO! ACREDITE EM VOCÊ! EU ACREDITO QUE VOCÊ PODE ACREDITAR EM VOCÊ!

    Esse animê é de mudar uma vida na moral

  • Já falei que eu não gosto do Kamina?
    Pois é. Acho ele um personagem bastante prepotente, imprudente e narcisista. Por conta de sua vaidade, ele botou a vida do Simon em risco diversas vezes. Não nego que ele tenha um certo carisma, mas, pra mim, ele só serviu como gatilho para o desenvolvimento do Simon.

    • Andre Alves

      eu penso de maneira semelhante a vc ,só q ainda gosto do Kamina

  • Jader

    MEGA ULTRA SPOILER! PULEM QUEM NÃO VIU!
    Final sem graça.
    Qual a necessidade da Nia morrer???
    O Simon lutou a vida inteira e terminou como um joão-inguém.
    Os japoneses têm mania de apelar pro emocional.
    Nesse caso nem precisava, o anime era ótimo….
    …até o final.

    • Smolder

      Eu acho que final não destroi a obra, mesmo tbm que num tenha gostado muito do final,a obra como um todo ainda sim é Épica.

      • Andre Alves

        eu achei q o final foi perfeito ,muita gente acha q final bom é igual a “happy end” ,acho q esse subtom niilista q ficou no final ajudou a validar tudo o q havia sido feito antes

    • Operador

      Concordo com vc o Simon lutou até o fim do universo pra depois virar um mendigo qualquer o q isso acresentou ao anime passou uma msg “naum importa o qto vc lute no fim vc pode se ferrar”

  • Smolder

    “Tive vontade de dropar o anime quando, p. ex., os protagonistas comeram metade do rabo da toupeira, ou quando a Lua se transformou em espaçonave.”
    É realmente essa parte da toupeira foi ridicula,mais a parte da lu,a já foi ao contrário achei bem legal,isso é questão de opinião

    Mais assisti animes com coisas bem piores e não dropei exemplo:Naruto ,puta queo pariu tem umas merda que Naruto faz, que é de vomitar, sério mesmo, não só ele como Sakura tbm.

    • Smolder

      Lua*

  • Simplesmente ÉPICO! Primeiro anime que assisti por completo, conheci este anime andando pela sala de aula, quando me deparo com uma revista de uma amiga dizendo na capa que TTGL era um dos maiores sucessos daquela época no Japão. Assisti, me prendeu por completo, assistia os episódios um atrás do outro. Quando acabei recomendei para amigos que o acharam muito foda também. Simplesmente um dos animes mais épicos da década passada.

  • Edosan

    Resumo tudo isso que vc escreveu em uma palavra….

    FODA!

  • Gurren Lagann é o MELHOR anime de Mecha que eu já vi!!!! Fodam-se Code GeASS e Evangelion…..

    O Kamina é o protagonista Perfeito Forte , Decidido, não tem Medo de Ninguém (Lembra um pouco nosso Querido Yusuke de YuYu Hakusho). O Simon realmente é aquele Personagem que cresce a cada Novo Desafio (Ele parece MUITO com o Takato de Digimon Tamers, outro Personagem/Anime que gosto MUITO). A Yoko é GOSTOSA SIM, mas tem personalidade o suficiente para não ser mais um Pedaço de Carne com Silicone….

    Como diria um Amigo meu “Gurren Lagann limpa o C* com Evangelion de tão bom” Do the impossible, See the Invisible, Libera-me from Hell!!!

  • “Talvez um dos animes que muita gente tem um certo preconceito por seu começo ser um tanto “nonsense” e por esse motivo, acabam achando que não conseguiriam acompanhar um dos animes mais épicos que eu já vi, estando em uma posição bem alta no meu top 10 de melhores animações da minha vida”

    Essa sua frase descreveu bem o que sinto esse anime é epic, e ele te vence na expectativa, a cada momento no anime sempre a expectativa será que ele vão vencer?, mesmo sabendo que eles iram vencer fica a expectativa e o que eles fazem para vencer, por ser um anime nonsense as possibilidades são infinitas, e ainda temos uma gamas de frases de efeito e de motivação tanto para o pricipal como para quem ta assistindo, desfinitivamente este anime está na minha lista mais seleta de animes favoritos senão o meu anime favorito

  • Legal vou passar minhas férias assistindo Durarara, Sket Dance, Tengen Toppa. Espero que seja bom mesmo.

  • thoty

    O MELHOR ANIME DE MECHA !!!!!!!!!
    COM UMA PUTA HISTORIA …

  • -~~SPOILERS~~-

    Cara, depois do episódio que o episódio que marca o fim da primeira parte acontece, TTGL perdeu 80% do que era divertido. Pra começar, Simon é um porre, não é nem 1/50 do Kamina em todas as características. Matar o personagem que fazia muitos verem o anime, só pra colocar o Simon como protagonista foi um chute do saco do telespectador. Eu assisti até o ultimo episódio mas ao contrário de você foi com uma sad face. Aquele final foi ridículo, parece Shounen ruim que o protagonistas tiram poder de onde não tem. Embora o estúdio tenha criado essa obra prima, que dizem que teve um episódio de 20 mil quadros (Graças a fortuna investida) o roteiro da segunda parte perde bastante da originalidade da série. e mais uma vez, Simon é um porre.

    -~~SPOILERS~~-

    • E sim, eu só assisti o TTGL por causa do Kamina, o personagem mais carismático do mundo, supera até o L.

  • lucas

    parece ser bom, mas nao curto animes de mechas…

    • André Alves

      que animes de mechas vc já assistiu pra dizer que não curte?
      pq a maioria das pessoas que dizem ñ gostar de mechas nunca nem assistiu nenhum anie do genero

      • Lucas U.S.M

        Acredite eu adoro mechas, sem tem um acervo grande de animes de mecha vistos, sei lá, são tão fodásticos que só de ver as imagens de robôs gigantes fico maravilhado!
        Ou seja, para mim tem mechas é ótimo, mesmo se eu nunca vi!

  • Kamina é foda!!!

    • thoty

      koe!!
      Esse nome é meu !!!
      hehe…

      • Smolder

        Acho que é teu chará mano.
        kkkk

  • Roger Saiko

    Esse anime é fantástico, TTGL e Samurai Champloo me deixaram orfão de tal forma que não suporto a idéia de que existem animes tão bons que acabam tão rápido, enquanto outros que só possuem fanservice se sustentam durante temporadas a fio (Queen’s Blade estou olhando pra você). Por isso tenho no meu peito um buraco espiral que não fecha. =

  • JLOL

    Tengen Toppa com certeza é um dos melhores animes que já vi na vida! E olha que não gosto de animes de mechas, mas esse anime é além de além de lutas de robôs, é uma lição de vida, de fato. Acredito que Kamina seja um dos personagens mais carismátivos e queridos de todos os animes, pq vc já pega uma simpatia com ele já no 1º ep.
    (Spoiler, não leia qm quiser) De fato, como disseram, na segunda parte o anime perdeu um bucado da graça…. mas somente nos primeiros episódios. Quando, no desenrolar dos capitulos, foi mostrado que mesmo ausente em corpo, Kamina ainda se encontrava em alma em todos os personagens, não deixando o personagem mais carismatico cair no esquecimento. Acho que isso fez dar a graça no anime… se nao tivesse acontecido aquilo, com certeza o anime seria bem clichê.
    Como você disse, o anime é mais que recomendado, é origatório!

  • Pretendo assistir esse anime, só vi o começinho do primeiro ep, e confesso que de cara não me animou muito -_- Mas ver tanta gente elogiando e essa análise, me animei agora kkk

  • Power Otaku ^^x’

    Esse anime é foda! E seria uma ótima pedida na época que a Animax estava a todo vapor. Mas agora é tarde demais. Baixem e vejam sem dó. Vale muito a pena mesmo.

  • vou postar todas as 3 aberturas do anime

    e só falo mais uma coisa a batalha final é epica

    • thoty

      A Melhor já feita !!!!

  • Thiago Batista

    Com certeza é um dos melhores animes já feito.
    Kamina é o personagem mais carismático de todos os tempos, tem uma personalidade invejável. Sem contar o enredo que te prende e te envolve. Assisti enquanto estava sendo lançado, e desde então eu assiti 4 vezes. SUPER RECOMENDADO!
    “Mais do que recomendado, talvez até obrigatório, ainda mais se você não curtir o gênero mecha.”

  • Sonsoneca

    ULTRA MEGA BLASTER SPOILER! NÃO LEIAM SE NÃO VIRAM!
    3 coisas que eu achei épico nesse anime: a morte do Kamina, a morte do Kittan (melhor momento na minha opinião, não sabia se eu chorava ou ficava em extase profundo) e a parte do retorno do Lazengann no final *-* (LAZENGANN!!! OVERLOAD!!!)
    [youtube http://www.youtube.com/watch?v=EztAWwvfRao&w=560&h=315%5D

    • SPOILER
      esse video é o final do filme e que é diferente do final do anime

      esse video é o final do anime porem peço a quem não viu o anime, que não veja pois chegar ate esse final vendo tudo torna esse final epico

      http://www.youtube.com/watch?v=HEDJM3TK0RE&feature=related

      digo novamente se não viu o anime não assista

      • sonsoneca

        Eu sei que é o filme, mas é que essa cena do filme é bem mais épica que a da série.

  • Janjão

    Um texto meio diferente dos que estou acostumado aqui no Chuva de Nanquim. Acredito que você fez ele muito mais com o coração do que com a mente, e sinceramente, acho que ele poderia ter ficado muito melhor, até por já ter visto sua qualidade para fazer textos. Nele você parece mais ter se preocupado em expor como você se sente ao ver o anime do que analisar ele de fato… Mas quem sou eu pra te criticar, acho que posso entender. Gurren Lagann pra mim tem seus defeitos, mas tem o necessário para qualquér fã de shounen se apaixonar. Se seu objetivo com esse texto foi encorajar pessoas a asisti-lo, acho que vai conseguir.

  • Black_Hyokasuigetsu

    Cara eu vi o posto do review [não tinha lido] e não tinha assistido ainda. Me interessei e em 1 dia eu assisti e madruguei só assistindo de tão bom!!!!!! Adorei. Eu não tinha lido o review mas agoar depois de 6 horas que assisti deu pra refletir tudo e cara me amarrei demais!!!! Muito bom a série já to recomendando a todo !!!!

  • Sogeking

    Melhor anime da minha vida *———————*

  • Simplesmente Épico, é um daqueles animes que você pensa:
    “Eu não posso parar nesse episódio, eu tenho que ver o próximo!”
    Essa era a sensação que eu tive quando ví os 2 primeiros episódios….simples assim.
    E pensar que quando cheguei no ep. 8 fiquei semi-depressivo…..parei de comer….de jogar….fiquei só pensando no Kamina…..e em como aquilo aconteceu…..
    Gurren-Laggan é simples ou você assiste ou não assiste e perde um dos melhores animes que já foi criado. Gurren-Laggan é influente até nos trabalhos mais novos como Baka to Test e Sket Dance.

    “Ore wo dare to omotte yagaru?”

  • cara, me emocionei a ler suas palavras…ÉPICO
    está aí um dos melhores animes que tive a honra de assistir em minha vida…
    quando meu amigo de trabalho disse “tem um anime legal lá em casa” eu nunca imaginaria que seria “o anime” que ficaria em uma posição considerável no meu top 10 particular tbm (junto é claro com os clássicos fullmetal alchemist e evangelion)

    QUEM NÃO ASSISTIU AINDA CORRA E FAÇA O DOWNLOAD DESSE ANIME ESTILO “LAGAN” SRSRS É FODÁTICO DEMAISSSSS SRSRSR

    • Smolder

      Disse tudo amigo.

  • Lucas U.S.M

    Cara, esse anime me levou a loucura! Deste o inicio eu curti, muitos implicam por ser nonsense esta parte inicial, mas me cativou com o trio Kamina, Simon e Yoko.
    SPOILER SPACE
    Logo após a morte de Kamina, fica tão WWWWOOOOOOOOOOOOOWWWW, a Brigada Gurren em deprê, tbm não foi qualquer pessoa foi o KAMINA que morreu, fiquei em choque!
    END SPOILER SPACE!
    Comecei agora já terminei a 1ª parte no epi 16, foi tão incrível, o crescimento do Simon, a entrada de Nia, lutas foderosas com mechas, estou louco para ver a segunda parte!
    Uma coisa não concordei com a relação entre Yoko e Simon que fizeram na Review, Simon era apaixonado por ela ficou todo ressentido com o beijo dela com Kamina, depois as posições deles são de amigos que só eles sabem a dor da perda e se motivam.
    Vlw estou indo terminar a segunda parte, meu 1º dia de 2012 foi histórico graças ao TTGL.

  • jesus

    puta merda
    anime épico

  • M@THEUS

    SPOILER
    realmente épico
    mas nao havia necessidade da nia morrer, foi a unica coisa que nao gostei no anime.

    • Sogeking

      mano se vc n quer ver morte vai ver naruto ou algum outro anime pra criança, Lagann ficou bom pq teve tudo oq teve, foi um anime que manteve a realidade até o fim

      • M@THEUS

        nao é questao de manter a realidade mas o simon fez tudo aquilo pra salvar a nia e ela acabou morrendo.
        e sobre naruto, tambem tem muitas mortes

  • Tengen Toppa eh sensacional

  • Amigo

    Sério que eu fui o único que ficou realmente tocado com o sonho do Viral de ter uma família?

    • Não cara, eu realmente fiquei emocionado com o sonho do Viral, passei a simpatizar muito com o personagem, Tengen Toppa ficará marcado para sempre.

  • sanches

    Realmente é muito bom este anime!!!!
    E recomendo…

    No começo não dava nada por ele, mas cara, que anime marcante!!!

    Como sempre nota 10 para sua review meu caro!!!

  • Bruno

    Eu lendo aqui o Review, pensei na posição do critico em relação ao personagem Kamina e o fato dele ser um personagem carismatico além de exercer no expectador uma vontade de torcer pra ele, mas quando eu assisti Gurren ainda na época de exibição esse foi um personagem que eu torci e vibrei quando morreu, pois todos sabem que quem sempre resolvia os problemas era o Simon e o Kamina ficava de poser adicionado isso o fato de ver ele ficar com a Yoko e o Simon que já nutria sentimentos por ela ter presenciado aquilo já foi um adendo pra aumentar minha raiva por ele.Mas é justamente por essa junção de sentimentos e perspectivas é que Lagann é tão surpreendente e diferenciado no que se propõe a fazer.A unica ressalva que faço em relação ao final e como o fim refletiu negativamente para o Simon, um personagem que creceu tanto e acabou de uma maneira não tão legal.

    • Christian

      Também não consegui simpatizar com o Kamina, não – apesar de várias pessoas assistirem o anime só por causa dele. É verdade que ele tem charme e tudo mais, mas é como você disse: quem resolvia era o Simon.
      O meu erro foi criar expectativas quando fui assistir o anime, pois na minha concepção quem ficaria junto ao Simon no final era a Yoko. Mas no comecinho já percebia-se que ela não tinha tais sentimentos por Simon.. o via como um irmão.
      Sabendo disso e pela má qualidade nos primeiros episódios, já queria droppar, mas me segurei e vi até o fim.
      Após a morte do Kamina, ainda tinha esperanças pra um romance entre o Simon e a Yoko. Pro azar, ela desenvolveu foi com um outro NADA A VER. Eles nem se falavam aí do nada, na batalha final, ele botou pra cima e ela aceitou ‘-‘
      Bom, a satisfação é pessoal. Se não fosse por esses e outros, pra mim, o anime seria perfeito. Sendo assim, não curti muito e tive que assistir a muitos outros animes pra tirar esse da cabeça – pois impactou negativamente ahush.

  • Markus

    Luk li este post vamos se dizer um pouco tarde, por que precisava de uma segunda opnião sobre TTGL pois queria mostrar e sabia que tinha este post aqui, um de meu amigos infelizmente não soube enterpretar verdadeira historia e paroou de assisitir no 8 episodio (que não preciso dizer oque acontece) por não ter superado o 8 ep tive que ler este post para ele e concordo plenamente com o seu ponto de perpectiva, admiro por tbm ter gostado do final pois não consigo imaginar TTGL após aquilo, mesmo depois de ler seu post meu amigo infelimente ainda bateu na mesma tecla é disse que era um lixo. é uma pena existir pessoas que ainda não conseguem comprender uma historia ou uma ideia com plena aceitação.

  • Pingback: Nova Sampa publicará mangá de Tengen Toppa Gurren Lagann | ChuNan! – Chuva de Nanquim()

  • A história é boa, mas não é do tipo que eu curto muito, mas parece algo com muito potencial, um dia quem sabe eu confiro a obra.

    Rayovac!

  • fear sower

    ÉPICO, (conteudo spoiler) nao queria que a nia morresse muito trizte e épico esse final

    • will

      poha pois é nem pra o poder espiral que pode tudo salvar ela

  • will

    droga como esse anime mal feito consegue ser tão emocionante véééi é emoção que supera tudo ,falou bem quando disse que ele tem que ser visto com o coração

  • will

    só não concordo na analise em um ponto, o Simon gostava da Yoko , tanto que no beijo ééépico com o Kamina ele desabo né, véi eu senti por ele viu ter a mina que ama ficando com o cara que ele ama tenso ,felizmente a Nia apareceu e resolveu a treta , ha e tem tbm a controvérsia da Yoko com o loiro no final , ta certo que é bola pra frente mas é meio dificio de ver.

  • Felipe Nauata

    Muitos aqui comentam “Esse anime é ótimo” mas na minha sincera opinião, esse anime acaba no episódio 8 , continuei assistindo até o final por assistir, pra mim esse anime tinha sim potencial de ser ótimo, ~~~~SPOILERS ~~~ até porque quando vi kamina e yoko se aproximando fiquei mais entusiasmado ainda em ver, mas ai matar kamina um personagem excelente pra tentar fazer que simon seja o protagonista único (o que foi que ocorreu na minha opinião) é ridículo até porque simon é Medíocre… Na minha opinião se eu soubesse que o personagem mais carismático do anime ia morrer no meio eu nem começava.

    • Cara, primeiro, o objetivo do roteirista e do diretor, foi fazer um anime que mostra a evolução de um homem. Simon. Ele tem um dos maiores e melhores desenvolvimentos de personagem da história da animação. Sim, afirmo isso com todas as palavras. De medíocre, ele se tornou um homem. Esse era o objetivo. E a morte do Kamina foi muito bem feita, não foi idiotice, a morte dele trouxe um significado psicológico foda para o anime. Além disso, matar um grande personagem é um culhão foda e que eu respeito quem faz isso. Tem que ter muita coragem e ainda por cima manter a qualidade. Claro, opinião pessoal existe para não deixar praticamente nada ser perfeito, haha. Gostar ou não, é questão de gosto mesmo. (O.o)

  • Um dos melhores animes que já assiste na vida.
    Um dos melhores animes já feito no Japão.
    Um dos melhores mechas.
    O melhor desenvolvimento de personagem da história. (Simon)
    Uma das melhores personagens femininas. (Yoko)
    Um cara tão épico que chega ser inacreditável. (Kamina)
    Character Designer, animação, ação, soundtrack….

    Esse anime é simplesmente epicamente épico.

    Está no meu top 5 fácil. O que eu acho de Clannad como romance, eu acho de Gurren Lagann como Ação/Mecha.

    “ACREDITEM MIM, QUE ACREDITO EM VOCÊ!”

    ChuvaDeNamquim, espero que vocês estejam prontos para trazer um review de Kill La Kill, vindo em outubro. Sendo da mesma equipe, já sabemos que algo deve acontecer.

  • TTGL é épico! Aposto q todos q assistiram ou choraram ou tiveram vontade de chorar. A mensagem q ele passa é a mesma do começo ao final e está na sua tradução literal: ultrapasse os céus com gurren lagann. Kamina transmitiu muito mais q uma mensagem, uma filosofia de vida, um jeito de ser unico, dificil de explicar… é como se contagiasse e aflorasse as emoções. Kamina não é um personagem, ele é O personagem, eu o comparo como um samurai; um guerreiro destemido, simbolo de honra, personificação de um guerreiro com uma coragem inabalavel. Enfim, mesmo se eu utilizasse todos adjetivos existentes não conseguiria descrever sua personalidade.

  • Rodrigo

    Eu discordo de algumas coisas que você disse
    “é o único que poderia vencer Goku em uma batalha.” Sejamos sinceros, Goku é fraco, no mundo dos animes tem centenas de personagens mais fortes (e mais legais também), até o Sonic na forma de Hyper Sonic é mais forte que ele (31bi de vezes mais rápido que a luz? oi?)

    “Uma pena que eu vejo que ele não é tão famoso quanto merece.”
    Certeza? Entra no site do ‘my anime list’, um dos sites mais famosos sobre animes, ele é cotado como o 19º melhor anime no ranking que engloba todos(ou quase todos) animes existentes (se serve de comparação DBZ ta la pra posição 200 e alguma coisa), e é o 16º no ranking de popularidade. Pode ser que ele não seja muito famoso no Brasil, mas la fora ele fez bastante sucesso, até porque passou na TV de alguns países além do Japão, e pode ter certeza que se passasse na TV aqui do Brasil não seria diferente.

  • Rodrigo

    Em relação ao anime, com certeza foi não só o melhor anime, como a melhor obra que eu assisti durante a minha vida. Eu não tenho palavras para descrever este anime, é o uma das poucas coisas que me tocam a ponto de tirar lágrimas de meus olhos, que me faz suspirar, eu só tenho a agradecer ao autor desta magnifica obra por me proporcionar tamanho entretenimento. Tengen toppa gurren lagann ♥

  • Lucas Bonafini

    Eu acabei de terminar o anime e estava procurando na Internet o ato falho de tentar tirar a tristeza do final do anime da minha cabeça.
    ALERTA DE SPOILER

    A morte do Kittan, o sonho do viral de ter uma família, achei impressionante a capacidade dos autores de fazerem personagem odiados na 1 parte se redimirem e vc passar a os admirar, a última cena do anime, q o Simon ensina a um garotinho a como usar a broca, aquela cena me deixou muito depre, eu fiquei mais triste que no final de Angel Beats, os autores quebraram realmente toda a idéia de final feliz e isso tornou o anime foda, eu tô pensativo até agora, eu realmente não vou conseguir superar isso tão facilmente, a última frase dita pelo Simon me deixou extremamente pensativo “todas as luzes no céu são estrelas”

  • Terminei de ver os 27 episódios de Gurren Lagann ontem por meio da Netflix e posso dizer que é um animê supimpa! rs
    É recheado de sakuga (fora que há personagem cujo estilo de animação difere do contexto geral pra mostrar que o personagem é “especial”, uma ótima sacada e algo que enriquece o animê), as cores são muito bem trabalhas, é repleto de mortes inesperadas, quando você acha que o animê vai parar em determinado estágio ele avança mais ainda em proporções apocalípticas!, tem umas reflexões meio filosóficas interessantes, o character design é extremamente constante (com exceção do episódio 4 que foi de todos o com pior animação e character design, uma coisa muito estranha), é recheado de ESPERANÇA, referências a Bucky?!, analogias interessantes (espiral, broca, universo interior, via láctea, DNA…) e com momentos engraçados (alguns realmente me fizeram rir principalmente pelo non-sense). Aliás, será que foi só eu que percebeu uma relação entre o Mito da Caverna de Platão e a história de pessoas vivendo debaixo da terra e querendo sair dela para “ver a luz” (luz que no Mito alude ao Conhecimento…)?! 😉