Table of Contents #01: Edição 7 / 2012

Nova coluna semanal chegando ao Chuva de Nanquim. Depois do Checklist comentado, é a vez da TOC comentada!

Oi, eu sou o Goku Valdessom, dono do blog Radix, e novo redator do Chuva de Nanquim. A partir de agora estarei comentando as ToCs (Table of Contents) toda semana aqui, no ChuNan. Excepcionalmente hoje o post saiu em um domingo, mas será de costume lançá-lo toda quinta feira a noite.

Pra quem não sabe, ToC é o índice da revista Shonen Jump (casa de sucessos como Naruto, One Piece e Bleach), onde os títulos são distribuídos por colocações de acordo com os votos mandados pelos leitores. Mangás que ficam constantemente na zona de perigo (os 5 menos votados) acabam sendo cancelados. Para saber qual capítulo foi rankeado, basta pegar o capítulo atual e subtrair -7.

Para dar início a essa nova coluna, começaremos comentando a ToC mais recente da Jump, que saiu na Issue de número #07 de 2012. na tabela a seguir, vocês verão as séries, suas colocações e os capítulos rankeados.

Como principal destaque dessa edição, temos Kuroko no Basket ganhado páginas coloridas de abertura, possivelmente para aproveitar a hype do anime que estreia na temporada de abril. Na melhor colocação dessa edição vem One Piece que, como não é segredo para ninguém, monopoliza a primeira colocação na maiorias dos rankings da revista.

Já na 2° colocação temos o melhor mangá da Jump atual Toriko, o mais recente membro da tríade da Jump. Muitos o subestimaram, mas o mangá está aí, firme e forte, com um anime que rende ótimos índices de audiência e que anda com grandes crescentes nas vendas dos volumes encadernados. O que impressiona é estar pegando colocações tão boas mesmo não tendo passado por nenhuma saga de grande importância recentemente. Pelo menos para mim, essa última saga do Cassino Gourmet foi a pior até agora. Em seguida temos Gintama que, mesmo sendo capa, está sendo rankeado por não ter ganhado página colorida. 

Em 4° temos Naruto, que mesmo estando em uma posição mais baixa que o habitual, tem agradado bastante ao fandom do mangá. Mas, particulamente, não tenho gostado desses últimos capítulos, pois estou achando muito chatos e nem nos momentos de tensão eu me animo mais. É válido dizer que sempre fui fã do mangá e não é por haterismo que estou criticando a saga atual. Enfim, para a maioria, Naruto está em uma fase muito boa e por isso a série vem constantemente revezando a primeira colocação com One Piece

Kurogane ganha página colorida nessa edição devido as boas colocações nas ToCs. Li apenas 3 capítulos da série, mas não me agradou muito. Vou ler mais alguns para poder opinar se a série merece mesmo atenção.

Sket Dance abocanhou a 5° posição, mostrando, ao lado de Gintama, a força dos mangás de comédia em uma revista onde mangás de porrada e aventura predominam.

Na 6° colocação temos talvez a maior surpresa dessa Issue: Bleach voltando a rondar o Top 5. Pelo visto, a criticada utilização da fórmula já usada na saga da Soul Society com Aizen deu certo. É válido dizer que o capítulo lançado essa semana fechou a saga dos Fullbringers, e Bleach ficará em hiato durante as próximas três semanas. Será o próximo arco o último do mangá? Veremos (ou não).

Nisekoi não está sendo rankeado, já que ganhou página colorida em comemoração à boa colocação na ToC passada. Ainda assim, é muito cedo para comemorar, já que mangás como Enigma e o próprio Double Arts (que é do mesmo autor de Nisekoi) começaram super bem e depois só foram caindo ladeira a baixo. Sem falar que tem outro mangá na revista que atinge mais ou menos o mesmo público: Harisugawa. E aí, será que tem lugar para os dois na Jump?

Na 7° e 8° colocação estão, respectivamente, Bakuman e Beelzebub estão em suas zonas de conforto. Bakuman eu acompanho apenas pela JBC e pelo anime, mas vejo os leitores dizendo que a história caiu bastante em qualidade ultimamente. Já Beelzebub desisti de acompanhar já há algum tempo, pois o mesmo não me cativava. Bem, o que importa é que os leitores japoneses estão aprovando a fase atual dos dois, não é mesmo?

Pakki, o mais recente mangá da Jump, era pra começar a ser rankeado essa semana, mas está com página colorida. Isso SE for rankeado, já que é tradição na revista mangás gag não contarem nas ToCs.

Em 9° temos a maior surpresa da Jump dos últimos tempos (pelo menos pra mim), Medaka Box! A série da Jump mais cheia de haters, que literalmente julgam o mangá pela capa. Eu era um deles até resolver ler o mangá e mudar totalmente meu conceito sobre a história. Medaka vem conseguindo se manter no meio das ToCs, e não me surpreenderia caso entrasse pro Top 5 de vez em quando depois da estreia do anime, em Abril. KochiKame vem em seguida, mas não conta no ranking devido ao seus muitos anos de Jump.

Harisugawa está no 10º lugar, seguido por Magico no 11°. Acredito que ambos estão fora de perigo, pelo menos por enquanto.

Abrindo o Bottom 5 (Leia-se “zona de perigo”) temos Inumaru Dashi, mangá que até hoje não sei do que se trata direito, e acredito que a maioria das pessoas também não saibam, por falta de scans deste na internet. Logo em seguida temos Reborn, com mais uma de suas posições iô-iô, e Hunter x Hunter, que não importa muito se está ou não contando na ToC, já que é um dos maiores sucessos da Jump. O que deixa os fãs felizes é o autor ter quebrado seu recorde de 21 capítulos seguidos sem hiato, desde deus sabe quando. Mas será que Togashi vai conseguir se manter animado para continuar a publicação sem pausas? Para o bem dos leitores, esperamos que sim!

Em 15° e penúltimo lugar, temos a mais provável próxima vítima da rodada de cancelamentos: St&rs. Dificilmente o mangá vai conseguir se recuperar e sua ida pro limbo já está quase que garantida, é só questão de tempo.

Na última colocação temos Nurarihyon no Mago, que não periga cancelamento por vender bem nos volumes fechados. Muito se especula de uma tal transferência do título para a Jump SQ (assim como aconteceu com D.Gray-man), mas duvido muito que o mesmo aconteça. O máximo que pode acontecer é o mangá acabar naturalmente, pois com certeza os editores da Jump não têm pretensão de cancelar o mangá e muito menos de extender.

Só pra finalizar, os mangás que ganharão páginas coloridas na próxima edição serão: Nurarihyon no Mago, Reborn e Sket Dance, sendo que o útlimo também será capa da revista. Também é bom lembrar que Bleach entrará em uma pequena pausa de 3 semanas.

Bom, espero que tenham gostado! Aguardo vocês na semana que vem, com mais uma ToC comentada! Para aqueles que quiserem mais comentários da TOC, confiram no Anikenkai do nosso amigo Didcart clicando AQUI.

por Valdessom

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Muito bom, gostei, parabéns…

  • Péricles

    É muito bom saber como andam os mangás dos quais gostamos e tentar fazer algumas previsões. O mais legal é que acompanhamos isso em Bakuman.

  • Bruno

    Legal, gostei do post !

  • Pingback: Anikenkai - Anime Kenkyuukai()

  • Boa. Gostei bastante.

  • Gostei, ficou ótimo agora, bem explicativo pra quem nunca tinha visto ou ouvido falar desse ToC.
    Só evite de fazer igual toda semana (é legal comentar o porque, na sua opinião, algum mangá subiu ou desceu) essa semana ficou bom pq foi bem “mostrando como funciona a ToC da Jump

  • Seya

    por favor continuem com essa coluna porque foi mt legal!Agora só uma perguta, quando vcs vão botar checklist do mês de janeiro da jbc e da panini?VLW!(sério continuem com o TOC PORQ FOI FODS!)

  • Amarildo

    Nunca tinha visto um desses de verdade, só os do Bakuman, hehe

    Muito legal, vou acompanhar a coluna toda semana.

    Parabéns ao site pela novidade o/

    ChuNam cada dia melhorando mais!

  • Ivo M Pereira

    Muito bom, adorei!
    Espero que continuem esta coluna por muitas, muitas e muitas semanas, obrigado e parabéns!

  • LucasHD

    Simplesmente sensacional, acho ótimo essa ideia.

    PARABÉNS

  • Muito bom, gostei do post de ToC tendo comentários em cada uma das posições e lembrem-se pessoas Medaka é muito bom, aqueles que são daora sabem disso.

  • tiagongc

    Texto muito bom! Muito legal a iniciativa….
    só uma perguntinha: oque é um “manga gag”?

    Valeu chunan e valdesson! ^^

    • lfalla

      Gag é um termo inglês pra “piada”. Um “gag manga” seria um mangá de comédia/com piadas.

      • tiagongc

        valeu cara ^^

  • lfalla

    Problema de Bakuman é que alguns arcos são simplesmente fodas demais, e, logo em seguida, vem um arco bosta demais. Essa zona de conforto de Bakuman logo desaparece, não creio que o público vá ficar aprovando e aceitando por muito mais tempo isso.

    Já a respeito de Nisekoi e Harisugawa, acho que já fica bem visível quem é o preferido… Nisekoi tem figurado sempre em posições boas, enquanto Harisugawa só decai desde que Nisekoi foi lançado. Acho que Hari não sobrevive, mas assim que lançarem um novo com o mesmo tema talvez seja a hora de Nisekoi dançar pelo fim da tabela…

    Bom post, espero que continuem fazendo eles! E, se possível, dêem atenção também as Cup’s (tipo a Golden). Li em algum lugar, acho que na própria Jump (mais especificamente na Next), que uma delas tá vindo logo mais!

    Abraços

    • Carlos

      Na verdade nisekoi nen começou a ser rankeado ainda.
      Esta no capitulo 9 e teve pagina colorida.
      Quando ele começar a ser rankeado ai sim saberemos se vai ou não para frente.
      e levando em consideração q os primeiros 3 caps rankeados sempre ficam 1 pouco mais alto por ser novidade.
      so ficaremos sabendo o rnak verdadeiro de nisekoi la pelo capitulo 12 a 15 +-.

      • lfalla

        Tô ligado que ele não tá sendo efetivamente rankeado. Ele foi, se não me engano, na ToC passada e ficou em posição intermediária/confortável. O que eu digo é que Harisugawa caiu MUITO a partir do momento em que Nisekoi foi lançado (já que ele vinha sendo rankeado).

  • D.L.17 – Sama

    Muito bom!!!
    Gostei Muito!!!

  • Eu acompanhava a ToC pelo Anikenkai, mas lá não era tão desenvolvido como aqui. Eu gostei mais desse, mesmo que goste do jeito rápido do Diogo. Eu vou acompanhar toda a semana! Muito bom!

  • Essa regra de 8 semanas é bastante controversa e por vezes mal interpretada. Fiz uma postagem no Mangatologia sobre isso há um tempo atrás; acho válido dar uma entendida melhor na história por trás dessa “lenda” das 8 semanas antes de assumir essa conta de “capítulo atual – 7”.

  • Gekkou Hayate

    Muito legal a nova coluna do CHUNAN! Com certeza vai virar uma das minhas favoritas hahaha o/

    E bem-vindo Valdessom, ja ti acompanhava no Radix hehe, mtt sucesso por aqui, abraço!

  • Gostei do ToC
    ante deu ler fiquei meio preocupado com HxH e Reborn!
    mas tomara q ainda durem mto, e tomara q alguma
    editora brasileira traz pra ca reborn! *o*

  • Nossa, muito boa essa nova coluna! Parabéns esta entre as melhores colunas, junto com o checklis e o semanada, parabéns mesmo! Sucesso!

  • Parabéns Valdessom. Post muito bem detalhado. Gostei.
    E boa sorte nessa sua segunda jornada como blogueiro. Ganbatte! o/

  • Hayashy

    Adorei o post e também achei legal a tabela que ficou bem colorida e facil entendimento com qual capitulo rankeado. parabéns, mas tenho só
    uma ressalva ou uma critica que não é tão grave: Evite opinar preferencia de tal titulo do mangá. O texto vai ficar mais gostoso de ler quando houve uma parcialidade entre os titulos. =) Fora isso, está otimo!

  • Muito boa essa iniciativa! É legal ter esse tipo de informação aqui pela Chunan também. Adorei ter visto One Piece em primeiro, mostra que o meu anime/mangá favorito também é favorito de muitos! ^^
    Boa sorte pra essa nova empreitada do blog!

  • L

    Parabéns por mais uma coluna maneira! A única coisa que queria falar é o seguinte: Bakuman deve terminar esse ano! Razões porque acredito nisso (contém spoilers): a história não piorou só que as “pontas soltas” estão se fechando (Hiramaru, Aoki, etc.) e pelo jeito a batalha final é a que está ocorrendo no mangá. Além disso, o próprio Mashiro falou: “Shujin, faça de Reversi nossa obra prima!”. Na minha humilde opinião, creio que o mangá está terminando corretamente (ou melhor, do jeito que eu esperava).

  • rapá, acho que Bleach vai só subir agora, do capítulo 472 até o da semana passada não teve nenhum ruim como os do começo do Lost Agent. e o final do arco foi legal bagarai :DD

  • Tiago Szanto

    Olha, eu nem sou muito chegado na Jump, mas gostei da nova coluna, quem sabe eu acabe me interessando por algum deles.
    É isso aí Chunan, continuem ‘contratando’ novos redatores pra enriquecerem cada vez mais o site de posts interessantes.
    Ah, e o checklist de janeiro? Como é que fica? É uma das minhas colunas favoritas =/

  • Gabriel

    Continuem por favor a postar essa joça pq tah mto bom!

  • Felipe

    Caracas, parabéns pela nova coluna.
    Eu acompanho Bakuman e sempre via isso no mangá.
    Pois também sempre ficava curioso para acompanhar isso na vida real e agora tenho a oportunidade.
    Valeus mesmo e continue com esta coluna.

  • Mari

    Adorei esse post, sempre quis ToC comentado aqui no chunan, espero que continue sempre *-*
    Eu acho que Kochikame devia ser contado nos comentarios, mesmo que no final nunca será cancelado, por ser “especial”, ele continua sendo uma história com seus fãs, e tudo, por isso devia ter ficado em 10º na minha opinião (pessoas deixarma de votar em certas séries para votar em Kochikame, nada mais justo que deixá-lo no ranking) (:

  • Que foda cara, curto muito este tipo de tópico, informações sobre vendas, ranking e situação atual do mangá, são sempre bem-vindas!

  • guilherme martins

    muito bom esse toc
    a tabela ficou bem legal tbmm
    e simm medaka box é showw cada vez mais imprevisível xD

  • Sano

    Muito bom mesmo!!!
    Parabens..

  • Lucianne

    ah, desculpa, talvez seja burrice da minha parte..mas o que significa ser “ranckeado”? =(

    • Donnitos

      Nuss….. xD

      Ranckeado é a posição que o mangá fica por determinado número de votos, só dar uma bizoiada ali em cima,ou pesquisar no google que você entende ;D

  • Espero q magico suba!!!!!

  • thoty

    chupa turma ninja
    Os pirata quem manda !!!
    hehe…

    gintama e show,toriko tb….. so faltou o Sket Dance entre os 5 primeiros

    • thoty

      foi mal hehehe….
      Sket Dance está em quinto
      hehe…
      É noiXXx !!!

  • uau otimo post! Gintama está indo muito bem, o autor bem q podia parar de falar q a qualquer momento vai ser cancelado (ideia q me faz entrar em panico) Sket Dance também gostei de ver XD

  • Adorei o post.
    Muito informativo e a leitura se torna mais interessante com os comentários pessoais do autor.
    Realmente bom.

    Muito Obrigado !!!

  • telione

    que matéria legal! só eu não gostei de Toriko????

  • Mugi-chin

    É isso aí! Era o que tava faltando no Chunan! Por favor não parem com o Table of Contents!!! Dá pra ter uma melhor noção dos Tok’s que o Did do Anikenkai faz!! Era isso que eu esperava!! ^^

  • Mugi-chin

    Ouvi dizer que Ao no Exorcist vai passar para a Jump semanal, mas não sei se é verdade, a vendagem de Exorcist é extraordinaria, superando figurões e ficando em 3º lugar em 2011 e a série é realmente muito boa!

  • brunno_MANga

    Queria que o 1ª post do ToC começasse do Issue #2/2012
    Por causa da Kurodeusa na capa. ;D

    Excelente post! Eu também adoro Medaka Box!

  • Roberto

    Muito bom mesmo ler comentários do T.O.C
    mas seria melhor se ele fosse totalmente livre de spoilers
    ;D

  • RAEL

    gostei vou acompanhar sempre agora.

  • Sempre acompanho as tocs. Foda foda. OP imperador, em primeiro quase sempre.

    Se eu pudesse escolher um pra ser cancelado, seria Bleach, sem dó rs. Ou Reborn rs.

  • Eu não sou bem o leitor da shonen jump. Me interesse por pouca séries, mas ainda sim esse post é interessante. Pelo menos a nível de curiosidade mesmo. Parabéns Val!

  • ToC comentada… Sempre quis ver isso por aqui. Bakuman subiu de nível depois do Nanamine-kun – O Retorno, o que explica a boa colocação. Toriko mesmo nesse arco que muitos não gostaram está muito bem colocado. Cada vez mais popular, ainda bem. Por último, fico em dúvida se Hunter x Hunter realmente não é rankeado. Os leitores não devem votar nele, devido aos hiatos do Togashi.

    Ótimo post. Esperando pelo próximo. 🙂

  • Douglas Vaz

    Vlw Kara, muito bem comentado o seu post e que tenha toda a força (conte com as dos protagonistas jump tbm) para que toda semana possamos apreciar a sua análise. Bakuman naum deu uma caída porq nos ultimos capítulos fugiu um pouco do foco nos mangás. Se percebe que sempre que o capitulo se envolve mais no mangá ele é bem votado.

  • Malaquias

    Pra gente que gosta de acompanhar a popularidade dos mangás, não só no Brasil, mas também no Japão, esta TOC é uma maravilha!!!
    Obrigado e por favor continue!

  • Gostei muito dessa coluna, é muito legal saber como andam as coisas no Japão, espero que continue.
    Parabéns.

    Ri bastante com o Goku, kKkkKkK

  • Bruno

    One Piece; Confirmado q o Japão pensa extremamente diferente daki do Brasil,enquanto aki a saga da Ilha dos Tritoes é chamada de “filler“ por alguns ,la no Japão ela se mantem em primeiro lugar e quando não fica nessa posição não sai do Top 3. Não bastasse isso suas vendas so aumentaram com esse arco , oq me deixa extremamente feliz pois eu curti o arco tbm como poucos daki pelo q pude ver =).

    Naruto ; Vendo os capitulos atuais é normal estar nessa posição mesmo,logo volta ao top 3 =).

    Gintama; Não estou nos atuais.

    Toriko; Esse arco ainda nao li por inteiro ,mas veremos o q ele me apresenta assim q chegar ao seu fim.Estou deixando acumular =)

    Bleach; O capitulo citado na pauta foi o 472,capitulo q Byakuya vence Tsukushima e tal,Bleach andou muito mal nessas toc,as vezes até no Bottom 5,o arco foi bom,só temos q lelo diretamente sem pausas digamos assim.Recomendo lelo novamente =).

    Bom por enquanto é só isso,muito bom a iniciativa de mostrar as tocs semanais ,parabens .=)

  • Eu nao acho que o nivel da historia de bakuman tenha caido eh q eh uma questao de esgotar a formula eles nao podiam ficar sempre na mesma situaçao ate por isso o manga deve estar indo pro final, pois nao vejo uma maneira de continuar por mto mais tempo