Nuvem Musical #01 – B1A4

Vocês pediram, nós atendemos: K-Pop, J-Pop, J-Rock e tudo mais com um espaço no ChuNan. É a estreia da nossa nova seção e do nosso novo redator!

Pra você que ainda não está muito familiarizado, e não tá entendendo muita coisa,  seja bem vindo a mais nova seção do Chuva De Nanquim, o Nuvem Musical! Nesta coluna, será falado sobre a cultura musical asiática, focado em 2 gêneros: Kmusic e Jmusic. Bem, vocês podem me chamar de Lelou, e com esta coluna, pretendo inicialmente apresentar a vocês um pouco de ambos os gêneros (e se caso tendenciar para algum dos lados, vocês me perdoem), mas chega de apresentações, vamos então ao post?

Sim! Pro post de estréia, vamos falar de um grupo, que com quase 1 ano de existência, já atraiu a atenção de muitos fãs (inclusive internacionalmente), o B1A4!

O Grupo

B1A4 (que tem 2 significados: Be The One, All For One, e também pelo fato de 4 membros terem o sangue do tipo A e 1 deles do tipo B), é um grupo de Kpop, formado em 2011 pela agência WM Entertainment (de outros artistas como An Jinkyung, ex Baby V.O.X.), e que, como disse, chamou muito a atenção dos fãs do segmento, a começar pelo jeito que foram ”apresentados”. Foi através de uma espécie de ”webtoon” , que vocês podem ver em inglês clicando aqui (ja falo que esse webtoon é bem voltado pro publico feminino, hein!), antes mesmo de lançarem as informações complementares dos membros.  O fã-clube oficial do grupo se chamam BANA, que significa BA (nós, B1a4),  NA (nossos fãs), segundo o líder do grupo. Aliás, o grupo em si é bem balanceado, e composto por 5 membros, que são:

Jinyoung tem 20 anos, e  é o lider e vocalista do grupo,  alem de escrever a letra de algumas musicas (como Bling Girl). As fãs costumam chamar ele de ”príncipe”, devido ao seu visual, e apesar de novo, ja contruibui bastante ao grupo. Sua voz é bem agradável, e sem duvida, ele é aquele membro que faz o ”fanservice” para as fãs de plantão.

CNU tem 20 anos, é vocalista e rapper do grupo, e também está envolvido na composição das musicas (como por exemplo, a de Beautiful Target), e é o membro mais velho (por meses de diferença),  alem de atuar também (recentemente, estreiou no drama ”I Need A Fairy”). Acho-o muito talentoso (e por consequência, é meu favorito do grupo) pois ele consegue variar bastante seu vocal, que é ótimo, com rapping, algo um pouco incomum (geralmente o cantor se foca em um estilo de canto).

Sandeul tem 19 anos, e é o vocalista principal do grupo , então se os outros 2 ja cantam bem,vocês ja devem imaginar como ele canta, certo? A voz dele é muito boa, e muito afinada, e ele definitivamente é o membro que se sente mais feliz ao cantar, você acaba se contagiando também, pode ter certeza.

Baro tem 19 anos, é o rapper principal, e também contribui com suas letras (no caso, seus próprios raps e linhas pras musicas) e é outro membro muito querido pelos fãs (todos são, mas sempre tem os mais cultuados de cada grupo), principalmente por suas habilidades vocais.

Gongchan tem 18 anos, sendo assim o mais novo do grupo, e é vocalista do grupo. Um fato curioso é que, antes dele chegar a WM Entertainment, ele era da agência Key East Entertainment (a mesma do Kim Hyun Joon).

Agora com os membros apresentados (espero que tenham decorado o nome de todos já), vamos conhecer a parte musical deles. B1A4 ja lançou até o momento, 1 álbum,  2 Mini-álbuns (ou seja, não são álbuns por completo, geralmente contém no mínimo 4 faixas) e algumas singles de OST de dramas. Mas o que diferenciaria eles do resto dos grupos? Quais suas qualidades e exclusividades musicais, para terem tanta repercussão? É o que veremos.

As Músicas


Let’s Fly é o primeiro mini-álbum do grupo, lançado em Abril de 2011 (ou seja, há quase 1 ano atrás), é composto por 6 faixas (uma delas instrumental), e foi aceito com uma ótima recepção pelo público (diria até que grande parte desse publico foi internacional). Neste mini, alguns compositores  (que ja trabalharam com artistas como Beast, K.Will) deram uma grande parcela de ajuda no trabalho dele, além dos próprios membros, algo que não é muito comum, ainda mais se tratrando de artistas novos.  O álbum conseguiu um 6° lugar quando saiu, o que foi um acontecimento grande, já que era um grupo desconhecido aparecendo no cenário. Foram promovidas 2 músicas, a faixa-título ”O.K”, e que foi seguida meses depois pela musica “Only Learned Bad Things”.

Um video alegre, totalmente descontraído, o que é exatamente a cara do B1A4. É isso que eles são, seja nos palcos, entre eles, nos bastidores, eles são sempre assim. Devo dizer que na primeira vez que vi o video, eu não tinha gostado da música, mas acho que foi questão de impressão errada mesmo (talvez você que esteja lendo também tenha essa impressão, ou não), mas de fato é uma música tão refrescante, e que vai contra a onda de autotunes e remix que vinha sendo passada (não que seja ruim, mas pode ficar meio genérico, dependendo de como for trabalhada), foi algo que realmente chamou a atenção. Eles promoveram por um bom tempo essa musica (se não me engano foram quase 2 meses), até passarem para sua próxima single. E detalhe especial que o vídeo tem quase 1 milhão de visualizações, mas esperem até verem os outros.

Podemos ver um outro lado de B1A4 nessa musica.  Only Learned Bad Things, que fala sobre um amor perdido, mostra que mesmo num estilo um pouco mais sério, conseguimos ver a face deles, e também demonstra uma certa variedade (alias o mini em si, tem uma variedade musical grande). Pra deixar registrado, esse MV (music video) tem pouco mais de 1 milhão de views, vemos uma boa evolução aqui.

Em relação as outras musicas do mini, todas são bem agradáveis, destaque parar Remember, faixa muito boa.

It’s B1A4 é o segundo mini-álbum do grupo, lançado em Setembro de 2011, e foi muito bem recebido pelo publico, conseguindo chegar no 2° lugar em um dos charts mais populares da Coréia! Esse mini também tem 6 faixas (e uma delas sendo instrumental), e foram promovidas 2 musicas: Beautiful Target e My Love. Nesse mini, os membros tiveram ainda mais liberdade para criar as musicas, tanto que a faixa título (Beautiful Target), foi praticamente feita por eles, inclusive a coreografia. Particularmente é meu mini favorito deles, evoluíram bastante aqui, mas sem perder a essência.

Esse clipe é tão legal, fala sério! E novamente entramos naquele fator: B1A4 se diverte fazendo isso, e é exatamente esse fato que os torna tão bons, fazer algo que gosta e se divertir só os deixam mais sinceros. Esse clipe tem 2 versões, sendo a outra uma versão ”Zoom”. E lembram quando eu tinha falado dos views do YT? Esse clipe tem quase 4 milhões de visualizações! Claro, ja tinha passando alguns meses,e  a popularidade deles aumentou consideravelmente, mas mesmo assim, pra um grupo novato, é uma ótima marca! Eles promoveram a faixa por uns 2 meses também (geralmente é essa a média pra boa parte dos artistas de lá), e um pouco mais a frente, mostro algo bem legal sobre a performance ao vivo dela.

Como My Love não teve um clipe oficial, vai uma performance ao vivo mesmo.  Quando eu peguei esse mini-álbum, não o tinha ouvido por inteiro (geralmente botava no repeat BT e dane-se o resto), mas quando vi o live de My Love, eu fiquei muito empolgado! O cenário em si, obviamente me fez gostar mais da música, e hoje ela é uma das 3 favoritas minhas do grupo, olhem só. E ela tem aquele tipo de refrão que gruda na sua cabeça, ou seja, não recomendo verem se não gostar de viciar em uma musica!

Sobre o mini, também está bem variado, e a música ”Chu Chu Chu” foi usada no comeback deles aos programas de musica por lá. Destaque para a musica ”Wonderful Tonight”, composta pelo lider Jinyoung.

E claro, o momento importante na trajetória deles, o 1° album completo! Ignition é o nome do primeiro álbum oficial do B1A4, e assim como o 2° mini-álbum deles, foi praticamente composto pelos membros (principalmente o lider Jinyoung, que compos inclusive a faixa de trabalho deles, Baby I’m Sorry), e contém 11 faixas (uma das faixas tem a participação da Min, do grupo Miss A), e passeia por varios estilo que o grupo ja apresentou, e com coisas novas.

Como o grupo ainda não divulgou os MVs de suas novas músicas mas o pessoal sempre dá aquele “jeitinho brasileiro” para as coisas, vocês podem ver duas das novas músicas clicando AQUI (Baby I’m Sorry) e AQUI para This Time is Over, primeira e segunda faixa respectivamente do novo álbum.

Nessas duas músicas, vocês podem ver um padrão bem diferente do que eles vinham fazendo até então.  E de fato, é uma ótima transição, e deixa o álbum bem variado (isso que eu coloquei só as 2 primeiras faixas). Particularmente, eu gostei mais de This Time Is over, seria bem legal se ela fosse a faixa de trabalho deles. O resto do álbum tem muita coisa boa (tem até uma versão acústica da musica Wonderful Tonight), e 2 solos (um do Baro, e outro do Sandeul).

Eu acho meio maluquice o B1A4 fazer comeback logo nesse mes de março (com o comeback de grupos fortíssimos como Big Bang, Miss A, MBLAQ, CNBLUE, 2AM e talvez SHINee), e bater de frente com esses grupos não é lá muito esperto, mas acho que fizeram isso pra provarem que ja são fortes o suficiente para tal coisa. E vocês, acham isso também?

Performances

Vocês já conhecem os membros, as musicas, agora faltam verem como eles são ao vivo, né? Pra quem ainda é novo no assunto, lá na Coréia eles existem programas musicais em muitos canais (inclusive em alguns pagos), onde os artistas que estão divulgando seus trabalhos no momento podem se apresentar ”ao vivo” (muitas vezes as performances são gravadas um pouco antes do programa ir ao ar, pra evitar algum problema) , e em boa parte, eles usam rankings para medir a popularidade dos grupos (baseado em várias coisas: vendas, procuras online, votação via sms, etc), e no fim desses programas, é coroado um vencedor. Podemos dizer que é uma boa forma de medirmos a popularidade momentânea dos artistas, e é um belo incentivo pra eles, claro. Mas como seriam as performances ao vivo de B1A4, vocês perguntam. Pois bem, eis aqui uma delas, a da estreia do grupo com O.K.:

Como podem ver, os programas tem toda uma estrutura preparada para os artistas fazerem uma performance decente e bonita, e claro, obviamente que tem um playback pra acompanhar. Não pelos artistas não saberem cantar, mas diferente dos shows ao vivo é algo complicado cantar, fazendo coreografias (que na maioria das vezes são extremamente difíceis). Mas podemos ver que eles realmente cantam as músicas, o playback só serve como um “apoio” para a maioria dos artistas. Uma coisa legal, é que em Beautiful Target, eles sempre mudam uma parte da coreografia, no ao vivo, como podem ver nessa performance AQUI. Eu poderia colocar pelo menos uns 5 videos que eles fizeram coisas diferentes, e acho que seria pouco. Das performances, pra mim a mais legal é de Beautiful Target mesmo (além de ser minha música favorita deles), a coreografia é bem simples e legal, e é a musica que eles mais se divertem performando, assim por dizer. Uma pena que ainda eles não ganharam nesse programas (apesar de terem ganho alguns premios  de revelação do ano), mas não vejo isso muito distante deles, só não sei se virá agora, com esse mês tão disputado e provavelmente dominado pelo BIG BANG.

Bem, e com isso chegamos ao final do primeiro post do Nuvem Musical. Sugestões, críticas, opiniões podem ser deixadas nos comentários abaixo. Quem sabe com esse post, não surjam novos fãs do B1A4? Eu tenho esse pensamento, e espero ter agradado a quem não conhecia eles, e nem o estilo. Até a próxima e não se esqueçam de dizer quais artistas vocês gostariam de ver aqui! K-Pop, J-Pop, J-Rock, tudo terá seu espaço!

por Lelou

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!