Ranking Oricon de vendas de mangás: 19 à 25 de Março

Autora de Honey & Clover dominando com folga o ranking da semana.

Chegando aqui para mais um “teste” de seção semanal para o Chuva de Nanquim. Depois de muitos pedidos, chegamos como ranking de vendas de mangás da Oricon, no qual colocaremos a lista dos mangás mais vendidos na semana no Japão. Caso vocês gostem, podemos incrementar mais a postagem. Também começarei comentando apenas os 10 mais vendidos, acho o suficiente tendo em vista que são nas primeiras posições que vemos refletidos os lançamentos e mangás mais conhecidos. Mas chega de papo e vamos ao ranking. Em seguida os comentários com as capas dos mangás do mesmo.

*Os mangás em amarelo são os títulos comercializados no  Brasil.

Podemos ver logo de cara uma autora bem conhecida do nosso país. Trata-se de Chica Umina, autora do mangá Honey & Clover publicado aqui pela editora Panini. Esse título dispensa comentários, não é? Mas 3 Gatsu no Lion é um título ainda pouco conhecido no Brasil, embora seus números de vendas sejam exorbitantes lá no Japão. Mais de 350 mil unidades na primeira semana do volume 7? Incrível! Uma pena que para quem tente acompanhar o título por “meios alternativos” seja uma dureza, uma vez que o mangá não é traduzido com muita eficiência pelos gringos. De qualquer maneira, vamos torcer para a Panini trazer logo esse título para nós.

Em seguida temos o mangá shoujo Skip Beat, que já chega na sua 30ª edição vendendo mais de 200 mil unidades. Por acaso, o mangá é muito bom – e que vende muito bem – mas caiu no “esquecimento” no ocidente desde o término de seu anime, ainda mais com um traço que não é lá muito “agradável” para os padrões de beleza da otakaiada daqui. Para quem se interessar, os americanos publicam o título por lá no selo Shojo Beat da VIZ. Vale a pena conferir tendo em vista que dificilmente teremos esse mangá por aqui um dia.

Em terceiro temos um mangá que há muitos anos não víamos a cor: trata-se de Bastard!!, mangá lançado no Brasil pela editora JBC e que sofre de uma preguiça eterna do autor em continuar o título. Junto desse volume 27 (que vendeu mais de 150 mil unidades e mostra a força do título mesmo parado por tanto tempo) tivemos ainda o lançamento de uma novel spin-off de um dos personagens da série. Será que isso significa que teremos o retorno de Bastard publicado em revistas novamente? Ou será que é apenas uma falsa esperança? De qualquer maneira, agora vamos esperar para saber quando a JBC deve trazer esse volume pra cá. Deve demorar cerca de 1 ano, provavelmente.

Em quarto temos o volume 11 de Moyashimon, um mangá bastante aclamado em terras nipônicas. Porém vale mostrar uma atenção para esse mangá aqui: apesar de estar em quarto, o título também teve uma edição especial lançada em conjunto – e que consta na nona posição, totalizando mais de 200 mil unidades vendidas na primeira semana! Um número bem alto para um título no seu 11º volume, convenhamos. Vale lembrar que Moyashimon teve confirmado uma segunda temporada do anime para Julho no noitaminA, lugar onde também foi exibida a primeira temporada.

Em quinto temos Uchuu Kyoudai volume 17, também conhecido como Space Brothers, mangá sobre irmãos que sonham em conquistar juntos o seus sonhos de “conquistarem o espaço”. Por sinal as vendas de Space Brothers devem conseguir uma acensão ainda maior com seu anime que estreia na temporada de abril, substituindo Beelzebub. É um mangá gostoso de se ler e que trata de uma maneira bem leve e bonita a história dos irmãos. Não sei se é um título que chegaria aqui um dia, mas por enquanto procurem ao menos prestigiar a série.

Em sexto, temos o terceiro volume do mangá Angel Heart, a segunda fase desse spin off da conhecida série City Hunter. Percebemos com seus mais de 100 mil exemplares vendidos na primeira semana que mesmo depois de tantos anos da saga original, City Hunter ainda possui muita força e poder comercial no Japão, mantendo Angel Heart como um dos mais bem vendidos. Para alguns que estão acostumados com números “anormais” como One Piece, Naruto, Bleach, Ao no Exorcist e outros, saibam que um mangá que vende mais de 100 mil cópias possui um retorno muito bom para sua editora. Tudo depende muito do público alvo e dos objetivos daquele título.

Logo em seguida, ocupando a sétima colocação, temos o volume 14 de Sora no Otoshimono que também é publicado aqui pela Panini e se encontra atualmente em seu terceiro volume. O mangá também possui uma boa vendagem no Nihon e é um dos principais desse gênero “ecchi” nesse quesito. Passa longe de ser um blockbuster, mas possui números consistentes para um mangá de tecnicamente poucos volumes. Ouvi boatos que o título está prestes a acabar, mas não posso confirmar – se alguém quiser o fazer nos comentários, fique a vontade.

Na posição de número 8, temos a segunda semana do mangá de baseball mais antigo da Shonen Magazine, Ace of Diamonds (que possui mais uns trocentos nomes pronunciáveis como Daiya no Ace, Diamonds no Ace e outros mais). Seu volume é o de número 30 (!!) e pelos meus poucos conhecimentos deve ser o maior título em quantidade de volumes com esse tema atualmente – tendo em vista que Major já acabou com seus mais de 70 volumes publicados na Shonen Sunday. Pena que é mais um gênero que dificilmente teremos aqui afinal… baseball. Se nem futebol temos, imagine um esporte de um taco que brasileiro nunca teve o costume de acompanhar.

Fechando o ranking de hoje temos um título bem conhecido pelos brasileiros, mais um publicado pela Panini. É a segunda semana de Air Gear no ranking com seu volume 35, chegando aos quase 150 mil mangás vendidos. Curiosamente, antes eu tinha a impressão de que esse mangá vendia mais, principalmente se pararmos para pensar que ele é um dos principais mangás da Shonen Magazine atualmente. De qualquer maneira, esse sim existem boatos firmes que acabará em breve e… esperamos que isso seja verdade. Não estou muito afim de comprar mais um mangá eterno além dos já famigerados da Shueisha.

E por hoje é só. Caso queiram conferir a lista dos 30 primeiros mangás, confiram lá no My Anime List. Espero que tenham curtido a nova ideia do Chuva de Nanquim e que comentem se querem ver isso mais vezes por aqui. Até a semana que vem!

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • AE, mais uma coluna! :3
    Eu adoro essas listas, mesmo, então apoio que continuem divulgando.
    Admito que dos listados aí só conheço os publicados no Brasil (exceto Kyoudai, que já ouvi falar por causa do anime que vai estrear). Não sabia que sora vendia bem, pensei que ficasse apenas na média… E essa capa seria até bonita sem o apelo ecchi.
    Bastard pelo jeito é da turma do mangá de Evangelion xD O que esses autores tem na cabeça? ;/ Pelo menos sempre ouvi falar bem do mangá.
    E Air Gear com uma capa sem ser chamativa ao extremo? E sem Ecchi? =O Fico curioso para ver como esse mangá com uma enredo aparentemente “jogado” na sua cara consegue se manter por tanto volumes.

    Gostei também do fato de vocês colocarem as capas ao lado dos comentários dos respectivos mangás!

  • Legal, mais um bom tópico para o Chunan
    Trabalhei com estatísticas, acho legal esses acompanhamentos 😀

  • Johnny Hebert

    Muito Bom!

    Gostei desse novo Post!
    Antes eu acompanhava pelo ANMTV, agora vou poder acompanhar pelo meu Blog favorito.

    Eu aprovo essa nova proposta!
    Chuva de Nanquim me surpreedendo cada dia que passa.

    Amo esse Blog!

  • ravelllino

    Mais uma boa coluna ^^, eu apenas conhecia os q são publicados por aqui tambem mais me interesei pelo Ace of Diamonds sempre curti mangás sobre esporte e esse parece ser muito legal

  • Rafa

    Quero semanaaaadaaaaa!

  • “pelos meus poucos conhecimentos deve ser o maior título em quantidade de volumes com esse tema atualmente – tendo em vista que Major já acabou com seus mais de 70 volumes publicados na Shonen Sunday. ”

    Só avisando. Tem a série Dokaben, uma das mais importantes da Shonen Champion e uma das mais longas da história, que é de baseball e está em publicação até hoje.
    Só a atual quarta “parte” já está pra lá de 39 volumes. E suas partes anteriores tem 48, 26 e 52 volumes respectivamente. Então falta muito feijão com arros pra Daiya no Ace chegar perto dele.

    No entanto, Daiya no Ace é um excelente mangá de esporte, com uma ideia muito boa, ótimo traço e personagens. Leitura obrigatória pra fãs de mangás do esporte.

  • Haon

    Muito bom! Este tipo de ranking a gente ve em todo lugar, mas comentado e com as capas =O é o primeiro vejo. Parabéns!

  • Eu ja acompanho as tabelas de vendas da oricon a algum tempo mas é sempre bom ver a lista comentada. Vlw chunan.

  • Carlos

    Sobre Sora no Otoshimono, o manga esta BEM LONGE de acabar.
    Pra quem acompanha sabe que é um magna com foco na comedia.
    A cada 5 capitulos lançados de Sora no Otoshimono 4 são capitulos random que você poderia ler sem afetar em nada a historia principal, feitos somente pra divertir mesmo.

    Para quem intereçar e dar uma olhada nesses capitulos “random” voud eixar alguns links, principalmente para verem que o manga não é somente ecchi a toa.

    http://mangafox.me/manga/sora_no_otoshimono/v02/c006/1.html
    http://mangafox.me/manga/sora_no_otoshimono/v05/c022.5/1.html
    http://mangafox.me/manga/sora_no_otoshimono/v14/c057/1.html
    http://mangafox.me/manga/sora_no_otoshimono/v11/c044/1.html

  • Satella

    Eu nunca acompanhei esse tipo de lista, por isso to um poko perdida! Cade os mangas q dizem q vendem super bem, como One Piece, Naruto, Bleach?? Mas, gostei da nova coluna!! Chunan sempre surpreendendo!!!

    • Dih

      Essas colunas são semanais, dependem de quando saem tais mangás. One Piece, Naruto e Bleach, por exemplo, foram vendidos a cerca de 1 mês atrás, então obviamente não estariam nessa lista, só daqui uns 2 meses. Com o tempo você vai entendendo, não se preocupe. ^^

      • Satella

        ok, agora entendi!! Mto obrigada pela resposta e continue com a coluna, mto boa!!!

  • Junior

    eu ja vi o anime de skip beat, devia continuar, e gostaria de ver o manga aqui no brasil( ia dar muita risada com a kyoko e os demonios dela kkk)

  • AH, um mangá de esportes por aqui me faria muito feliz. Eyeshield 21 por favor?

  • Nanda

    Chica Umino merece cada centavo dessas vendas e todo o prestígio que exista.Eu amo demais Honey e Clover e adoraria ver Sangatsu no Lion aqui num futuro não muito distante.

  • É uma excelente idéia, mas só comecem muitas colunas e depois parem de fazer porque tem muitas… Tipo o semanada, parece que a Cassi esta sem tempo de escrever, ai quem sofre somos nós… 🙁

  • Umpa

    Curti a idea, parabéns. :”D
    Sobre o ranking; ver que Bastard!! ainda vende bem me deixa contente. Pena que o Kazushi Hagiwara é um fucking preguiçoso, né. Já esqueci completamente do que tava rolando nos últimos volumes, até desanima tentar acompanhar. Torço para que esse cara um dia veja a luz. lol

  • wildcat17

    Por favor continuem com esta coluna.

  • Guilherme

    Destaue pras capa de Air Gear e Sora no Otoshimono.

    Oh Great! é fodaaaa

  • Rayovac

    Nossa babei geral nesse post, caramba acertaram no assunto dessa vez ChuNan tava loco pra saber esse tipo de coisa, espero que tenha mais desses post nas próximas semanas, pois eu sempre foi meio curioso pra saber como são as vendas no Japão e ver o que futuramente pode pintar por aqui de uma forma rapida e dinamica.

    Muito legal parabéns…

    Rayovac!

  • flavia-chan

    uau não imaginava que Skip Beat fosse tão popular, mas de certa forma já era de se esperar já que acabou de completar 10 anos de publicação na Hana to Yume e acabou de ganhar um dorama.

    • Mio-chan

      Eu amo Skip Beat e nem sabia do dorama *-* OMFG os lindos do SiWon e do DongHae estão no elenco, isso ficou muito melhor *-* Obrigada por me avisar >w<

      • flavia-chan

        de nada =w= (afinal nós fãs de Skip temos q nos ajudar né? rs) eu acho q tá ficando bom o dorama e vale muito a pena assistir ^-^

      • Ana

        Skip Beat s2. Pena que é um inferno pra achar o mangá depois dos volumes 20 e poucos, ainda mais com a vigilância da pirataria na gringa T.T

  • Tipo, uma opinião/crítica construtiva.
    Eu gostei muito dessa coluna, e realmente gostaria que vocês continuassem com ela. Geralmente nos outros sites colocam só a lista, mas a lista comentada é muito mais interessante, porque até aí ver só a lista não te dá vontade de conhecer ou pesquisar mais sobre determinado mangá. É uma boa idéia…
    Mas contrapartindo isso, eu acho que deveriam colocar mais atenção nas outras colunas, tipo a semanada e o toc da jump, trazendo esses mais cedo do que geralmente fazem.

    Não levem como uma crítica, gosto muito do trabalho de vocês. Foi só uma opinião mesmo. :]

  • Eu gostei bastante da idéia. Que lindo Chica Umino em primeiro! Mas não acredito na vinda de sangatsu no lion pela panini. Estou com tanta dificuldade de encontrar o volume 7 de honey & clover que creio que o título não vendeu bem por aqui. Moyashimon e Angel heart são títulos que eu gostaria de ver no Brasil (City hunter antes é claro).

    • Nanda

      Você é de são paulo? Se for tem na comix book shop *dá pra encomendar pela internet numa boa,eles são muito confiáveis* na liberdade tem na banca shinozaki todas as edições,eu completei a minha coleção de Honey and Clover por essa banca <3 ela tem muitas edições de mangás lançados a mais tempo.Mas se for encomendar pela net peça pela comix,eles são muito confiáveis e o mangá chega direitinho.

  • Ana

    Muito bom, tava esperando por uma seção dessas! Eu costumo dar uma olhada nos rankis direto no Oricon muito de vez em quando, mas ver no ChuNan com comentários realmente é bem mais legal! Faça desse teste uma seção semanal, onegai! o

  • Sei q esse naum é local pra postar isso mas poderiam fazer um post sobre AnoHana q irá ganhar um jogo de PSP,vlws aew XD

  • Diego

    Que capa é essa de AG?
    Oh Great! You have a fucking draw from hell!!

    • Paulo

      Realmente essa capa de AIr Gear ficou muito boa.

  • M.A.C.

    Eu gostei muito do post.
    Pra mim, informação nunca é demais e, não sei as outras pessoas que vistam o blog, mas eu não sei inglês e o conteúdo informativo que nós temos nos sites brasileiros sobre o que acontece no Japão com relação a esses dados é bem escasso. Então post como esse e colunas como o ToC são muito bem-vindas.
    Espero que continue com esses textos informativos.

    Muito Obrigado!

  • Legal ver esse ranking, dá para ter uma boa noção da “vendagem” de títulos e o sucesso de algumas séries.
    Bacana.

  • Mugi-chin

    Aeeeeee!!! Continuem por favor! Ótima coluna! Gosto bastante de acompanhar esses rankings!!
    E por falar em rankings a proxima ToC vem com muuuuuuitas novidades!

  • Queremos toda semana!

  • Pingback: Julho no noitaminA: Moyashimon e Natsuyuki Rendezvous | Chuva de nanquim()

  • Adorei!
    Espero que continuem com este post, todas as semanas ou por aí!

  • ricardo0o

    ótima postagem, espero que continue