Lançamentos internacionais no Sakura Con!

O Sakura Con veio para fechar as novidades do ano de lançamentos de mangás com chave de ouro.

Aconteceu em Seatle, entre 6 e 8 de Abril, o Sakura Con – um evento relativamente grande de cultura pop japonesa dos EUA. Algumas editoras fizeram suas participações, apesar de a maioria delas não ter feito lá grandes anúncios a Yen Press trouxe ótimas novidades que quase me fizeram infartar.  Pela ordem de apresentação, começaremos com a VIZ.

Para começar a editora confirmou que irá relançar os volumes anteriores de Loveless num formato omnibus 2 em 1 além de incluir também alguns extras no mangá. Ainda no clima de relançamentos ela anunciou que republicará o mangá 07-Ghost. Mas a melhor notícia da VIZ certamente foi o lançamento do BOX de Ouran High School Host Club, que além dos 18 volumes por um preço bem camarada incluirá um memo pad exclusivo. Lembram aquele BOX de FMA que postei recentemente? Pois é, provavelmente virá nos mesmos moldes. Além disso eles também anunciaram alguns títulos que estarão disponíveis no formato digital, como Hikaru no Go, Psyren, Kimi ni Todoke, entre outros. Sinceramente os anúncios foram meio fracos, nenhum título novo – apesar de eu ter ficado realmente feliz com o BOX de Ouran pois já queria comprar esse mangá. O que faltou acho que foi uma confirmação dos próximos volumes de Pokémon Adventures, pois eles estão lançando o Black & White mas simplesmente esqueceram de continuar depois do Gold & Silver… Só espero que eles estejam guardando alguma surpresa para o próximo evento, porque ainda sonho em vê-los publicando Shiki.

Já a editora Dark Horse teve algumas coisas um pouco mais interessantes, começando com um livro chamado Deva Zan e criado por Yoshitaka Amano, character designer de Final Fantasy. Parece que ele irá interpretar lendas japonesas para o público ocidental, vamos ver como será, as ilustrações de FF pelo menos são lindas. Mas voltando para os mangás, foi anunciado um one-shot de EVA chamado Neon Genesis Evangelion: Comic Tribute. Uma paródia feita com a contribuição de vários mangakás.

Outra novidade da editora foi o mangá de Oreimo (Ore mo imoto ga konna ni kawaii wake ga nai), um pouco diferente do que a Dark Horse costuma publicar, mas a série possui uma certa fanbase e deve vender bem. Já para os fãs de Hiroaki Samura, criador de Blade of the Immortal, será lançado um volume único chamado Emerald and Other Stories, uma coletânia de sete one-shots do autor. Nunca cheguei a ler Blade, mas parece ser um mangá muito bem falado, certamente uma ótima notícia aos fãs da série. Para terminar as novidades da  Dark Horse, o único lançamento que eu talvez vá comprar deles é Blood-C, com o recente anime criado pelo aclamado CLAMP que parece ter divido opiniões, lembrando que o mangá não é desenhado pelo grupo.

Agora finalmente o pronunciamento mais aguardado, da editora Yen Press. Depois de já ter anunciado o sucesso Puella Magi Madoka Magica, ela mostrou que ainda pode surpreender muito mais! Mas vamos começar por baixo, entre os lançamentos da editora tivemos Blood Lad – que começou a ser publicado recentemente por aqui também -, Triage X – um mangá do autor de Highschool of the Dead que provavelmente deverá vender algo por causa do nome. Um spin-off de Alice in the Country of Hearts também foi anunciado, o My Fanatic Rabbit; ainda para completar os lançamentos anteriores relacionados com Suzumiya Haruhi, a editora pretende publicar o mangá The Misfortune of Kyon & Koizumi, que é uma coletânia de histórias tendo Kyon e Koizumi como protagonistas (quando você acha que os spin-off de Suzumiya Haruhi já terminaram, sempre conseguem achar mais um).

Como também não poderia faltar um mangá produzido pela própria Yen Press, foi anunciado a adaptação em mangá do livro Beautiful Creatures de Kami Garcia e Margaret Stohl. Ele será serializado na Yen Plus, revista digital da editora, e posteriormente lançado em volumes separados. Ainda, a editora possui dois novos títulos que serão publicados em formato de luxo com capa dura:  Thermae Romae, de Mari Yamazaki, e Anything and Something, de Kaoru Mori; este último, como bom fã de Kaoru Mori, me deixou realmente muito feliz e surpreso com o anúncio, sequer sabia da existência desse mangá mas julgando pela ótima aceitação de A Bride’s Story, da mesma autora, provavelmente esse será bem recebido também – afinal, estamos falando de Kaoru Mori. E a Yen Press parece estar tendo um bom retorno nas vendas em formato luxo para apostar continuamente nele, bem o contrário do que acontece no nosso mercado…

Para finalizar, o anúncio que fez meu ano: Umineko When They Cry. Com Higurashi entrando em reta final e depois de incessantes pedidos desse mangá no site deles (eu ajudei inclusive), finalmente ele foi anunciado. Na verdade já era muito provavel que eles iriam lançar Umineko – que possui uma fiel fanbase – devido à aceitação de Higurashi, era só uma questão de tempo para saber quando. Agora é só esperar para ver o mangá pipocando nos rankings de venda, lembrando que ele será lançado em formado omnibus 2 em 1 (e não será hardcover conforme a ANN anunciou).

É isso aí, de modo geral as editoras não anunciaram muita coisa, com excessão da Yen Press cujas novidades valeram por toda a falta de sal das demais. Agora é aguardar divulgarem as datas de lançamento e irmos às compras!!

por Trunqs

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!