Prêmio Ichiban Brasil 2012 – Chegou a hora do seu voto!

A terceira edição do Ichiban Brasil agora chega com a participação do Chuva de Nanquim!

Finalmente. Chegamos na terceira edição do Prêmio Ichiban Brasil, hoje, o maior e melhor organizado sistema de votação no Brasil relativo à animes e mangás no geral. E é o mais organizado, pois, independente de gostos em relação à indicados ou não, o Ichiban vem se aprimorando a cada ano que passa com a equipe em relação à aspectos técnicos e funcionais de seu site e do sistema de votação para o público. Além do número de jurados qualitativos que estão fazendo parte da coisa toda.

Nesse ano, o Chuva de Nanquim foi indicado pela primeira vez para ser jurado do evento, e confesso que foi uma honra poder ajudar nesse projeto. E isso me serviu para ver como isso acaba sendo muito bem balanceado. Percebemos que as opiniões entre os blogueiros / redatores dos sites participantes são realmente divergentes em diversas categorias, o que acaba tornando o Ichiban um prêmio “justo”, sem nenhum tipo de favorecimento para um lado ou para o outro.

Como no Brasil não temos algo assim destinado à esse público, qualquer apoio ao Ichiban é válido. E vamos torcer para tornar isso cada vez maior.

Como acontece a votação?

O Ichiban Brasil é dividido em 6 categorias diferentes, para facilitar a pessoa na hora de votar em sua “especialidade”. Logo, não é necessário que você vote em TODAS as categorias. Você pode escolher aquelas que você mais está afeiçoado e efetuar seus votos direcionados para elas.

A primeira categoria é a “Animes”. Aqui você terá tópicos como melhor série, melhor OVA, melhor filme, melhores personagens, melhores dubladores, aberturas, encerramentos, trilha sonora e estúdio de animação. Essa categoria é a mais “visada” de todas e a que tem o maior foco do evento, justamente por estarmos falando de obras somente lançadas no ano de 2011.

Em seguida temos os mangás, que são divididos em duas categorias: Shounen/Seinen e Shoujo/Josei. Aqui acontece o mesmo que havia explicado antes: elas são divididas com o propósito de facilitar o público alvo de determinadas séries. Ainda temos a terceira categoria de mangás, na qual são falados dos lançamentos nacionais, escolhendo melhor publicação no Brasil, melhor editora e o mangá mais aguardado para esse ano.

A quinta categoria foca nos doramas e live-actions japoneses, algo de um público alternativo aos animes e mangás (mesmo que algumas pessoas acabem acompanhando ambos os tipos). Aqui você poderá escolher a melhor série, além de melhores atores e atrizes do ano passado.

Pra fechar, a categoria musical do Ichiban, que nos disponibiliza a possibilidade de votar em nossas bandas, músicas, cantores, álbuns, videoclipes e outros. Essa também é um dos tópicos de “nicho” do Ichiban – lembrando que você não é obrigado a votar em todas as categorias inscritas.

Quem são os jurados?

Como dissemos, esse é o primeiro ano do Chuva de Nanquim na competição. Mas a equipe é bastante forte e formada por pessoas que já estão nesse “ramo” há algum certo tempo. Temos lá o Gyabbo, o Leo Kusanagi do Mithril, o Leandro do Conselheiro Incubator, o pessoal do Philosophy Otaku, a Roberta do Elfen Lied Brasil, o Carlírio do Netoin!, a turma do Troca Equivalente, a Mary do Across the Starlight, a Suzi do Abstrações, o Judeu Ateu do Mangás Underground, o Ninta do Mangás Cult e o povo do Kohaku Brasil.

“Panelinha!” Como disse antes, os jurados votam em categorias específicas e direcionadas de seus blogs/sites. Não existe uma “panelinha” pois a opinião é divergente na maioria dos casos. Também não é possível colocar 50 pessoas como juradas sendo que seria algo extremamente desgastante e cansativo para ambas as partes. Mas podem ter certeza que todos nós indicamos boas escolhas para vocês! Só precisam fazer a sua parte!

E como eu voto?

É bem simples! Você tem até domingo para efetuar seus votos e escolherem seus preferidos! Basta clicar no banner abaixo e você será direcionado automaticamente para o site do Ichiban Brasil 2012! Lembre-se: vote nas categorias que preferir e nos tópicos que quiserem! Mas deem sua opinião! É muito importante para nós! Corre lá que é só até domingo!

O resultado sai no dia 29 de abril e é claro que o Chuva de Nanquim comentará aqui e dará o seu pitaco nos ganhadores! Estão esperando o que?

por Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.