Samurai X será relançado ainda em 2012 pela editora JBC

Kenshin e companhia devem voltar ainda esse ano ao Brasil.

E os relançamentos nacionais continuam. Como já havia sido anunciado no ano passado, a JBC tinha a intenção de relançar Samurai X e Yu Yu Hakusho no mercado nacional. E o primeiro já está encaminhado. Nesse domingo, no Festival do Japão (15) que ocorreu em São Paulo, o editor chefe Cassius Medauar anunciou que Samurai X será republicado ainda esse ano pela JBC. Segundo ele, o mangá terá um lançamento todo “especial”. Com essa informação, suponhamos que o formato que a série será republicada é o mesmo que o de Sakura, porém não há nenhum tipo de anúncio oficial ainda.

Samurai X – ou Rurouni Kenshin – é uma criação de Nobuhiro Watsuki lançado em 1994 na revista Shounen Jump, sendo um dos grandes sucessos da revista durante o seu período de publicação (até meados de 1999). A série foi lançada em 28 volumes por lá e chegou a ser publicada no Brasil em 2001, sendo um dos primeiros títulos da JBC no mercado nacional. Aqui ela ganhou o famoso formato meio tanko rendendo 56 volumes. A editora também publicou as novels, enciclopédia e o extra “A Sakabatou de Yahiko”. Atualmente Rurouni Kenshin está rendendo uma nova série em mangá na revista Square, baseada no filme live action lançado nesse ano. O autor também criou outras séries como Busou Renkin (também lançado pela JBC) e Embalming (ainda em lançamento, mas paralisada).

Supondo que o formato seja o mesmo de Sakura, a JBC deverá usar o título como um grande “desafio”. Afinal, 15 reais mensais ainda é algo que pesa um pouco no orçamento da maioria dos leitores. Ainda mais se pensarmos que um mangá de 28 volumes não é pouca coisa. Será que uma periodicidade bimestral cairia melhor nessa situação? Bem, só o tempo dirá – isso sem falar que são apenas suposições. De qualquer modo, alguns não estarão de acordo com a republicação e outros comemorarão. É sempre assim. O que vale no final é o resultado das vendas lá na frente. E como a aprovação não depende do CLAMP, provavelmente não teremos tantos atrasos relacionados a capa.

Agradecimentos da notícia ao meu amigo Leo Kusanagi do blog Mithril, que esteve presente no evento.

por Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.