Hall da Fama #13: O carismático casal Isaac & Miria

O casal mais simpático da história dos animes, no Hall da Fama!

É isso aí, o Hall da Fama voltou! Peço desculpas pelo imenso hiato que a coluna passou; grande parte dos motivos envolvia o meu complicado semestre final no curso técnico. Mas aqui estou, pronta para continuar a coluna.

Desta vez quero experimentar escrever não sobre um personagem… Mas sobre dois: o casal mais querido dos animes quer dizer, isso é o que suponho, Isaac e Miria de Baccano!. E sim, de quebra será um post sequência à review da Larissa sobre o anime. [Seguem-se spoilers no texto.]

Quem assistiu Baccano! sabe que presenciou uma das maiores produções da animação japonesa. Sabe aquele tipo de obra que, por mais que pessoalmente você não goste tanto, precisa reconhecer que é algo completamente inovador e produzido com qualidade de ponta? É exatamente o que temos aqui. Baccano! é puro entretenimento cuja qualidade de roteiro não depende de ideias complexas mas sim de uma narrativa cheia de acontecimento e super criativa. Mas enfim, isso é assunto da review da Laris. Meu ponto aqui é falar sobre Isaac e Miria e sua função como alívio cômico do anime – que a princípio pode parecer pouco para a história mas não é.

Basicamente, Isaac e Miria são um casal de ladrões na Nova Iorque da década de 1930 – e por curiosidade, eles lembram um casal de ladrões que realmente existiu no mesmo período, Bonnie e Clyde. Mas as semelhanças com a realidade não vão longe: Isaac e Miria são ladrões do tipo bem inusitado, digamos: o casal é conhecido por cometer seus roubos de forma completamente estranha envolvendo uso de fantasias ridículas, (combinando um com o outro, claro), ou por cometer roubos sem qualquer sentido, como… Roubar a porta de um museu para que ninguém mais possa roubá-lo.

Isaac: “Uma vez nós tentamos roubar um museu inteiro.”

Miria: “Mas isso se mostrou impossível.”

Isaac: “Sim! Então ao menos, para impedir que as pessoas entrassem, nós roubamos a [porta da] entrada!”

Miria: “E ela com certeza estava pesada!”

(Obs: Citação ilustrativa livremente traduzida por mim.)

Idiota, não? E tem mais, bem mais.

Sim, é isso mesmo. Isaac e Miria são duas figuras caricatas e completamente… Retardadas. Em uma trama como Baccano, cheia de mafiosos, psicopatas e gangsters, eles praticamente caem na história “de para-quedas”, e sem ter a menor noção dos esquemas e perigos em que se envolvem com suas ações aleatórias. Um fórum pelo qual passei há pouco tempo mencionou que os dois “representam a descrição médica do retardamento”; é, acho que é verdade. Completamente diferentes dos tipos de personagens que costumam aparecer aqui na minha coluna.

Mas é justamente esse o encanto de Isaac e Miria, completamente capazes de deixar o público entretido com suas ideias malucas, seu clima espirituoso e sua sorte impressionante em passar ilesos (ia dizer vivos, mas bem, eles são imortais também) por todos os acontecimentos mortais com os quais se envolvem. E claro, provavelmente esses dois sequer entendem a dimensão desses acontecimentos. Afinal, eles só notaram que haviam tornado-se imortais após beber o elixir dos alquimistas (que confundiram com bebida alcoólica comum) em 2001!

Sobre Isaac, ele é o sujeito que tenta sempre parecer sagaz e esperto perante Miria, cheio de confiança de que planos como minerar ouro na Califórnia como se fosse um roubo (porque ninguém nunca pensou em “roubar o ouro da terra” e fazendo isso os dois podem entrar para a história!) ou “assaltar mafiosos que só fazem coisas ruins” vestidos de jogadores de beisebol para conseguir dinheiro por uma lembrança e uma visita a Ennis são ideias completamente fantásticas. Já Miria é pura ingenuidade e empolgação, admirando as ideias de Isaac e procurando colaborar com as próprias também – que, bem, não são nada diferentes das do parceiro. E quem consegue esquecer seus clássicos “SUGOOOII AISAKU!”? (Confesso que no começo do anime não gostava muito, mas conforme me apeguei a esses dois simplesmente me deixei levar. E sim, a dublagem, como a Larissa comentou no review, é excelente.)

Combinados, esses dois conseguem transmitir uma energia única ao anime. A própria Ennis menciona, eles “espalham felicidade sem perceber”. Como mencionei antes, eles são o alívio cômico do anime, mas de uma forma que não é um simples alívio cômico. Cada cena deles é tremendamente hilária, e de uma forma que contrabalanceiam momentos mais sérios do anime (que algumas vezes incluem até cenas gore) sem parecerem “fora do lugar”. Baccano é pura diversão, e essa dupla de ladrões contribui de uma forma em que a série seria muito diferente sem eles.

Para finalizar, deixo a vocês um bônus: um pequeno vídeo com cenas marcantes das duplas e suas confusões, achado no Youtube. Certeza de umas boas risadas e talvez alguma nostalgia.

(Não sei qual das cenas gosto mais. Provavelmente é de quando os dois lembram que esqueceram de comprar um souvenir para a Ennis. xD)

E encerro por aqui meu texto sobre uma das duplas de personagens mais divertidas da história dos animes. Espero que gostem do retorno da coluna; provavelmente postarei mensalmente de agora em diante.

(P.s.: Sim, resolvi experimentar usar um pouco mais de citação e vídeo neste post; já que estamos falando de personagens simples e cômicos, achei que demonstração funcionasse um pouco melhor aqui. Posso voltar a experimentar a ideia no futuro, digam o que acham se quiserem. :D)

por Mary

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Hall da fama on fire!!! m/

    • Obrigada a todos pelo apoio ao retorno da minha coluna. ^_^

  • Seamorn

    Eu gosto muito de baccano e acredito que esse casal é um dos mais loucos que vi, quando eles aparecem na historia parece que só serão “ramdons” que são feitos para finalidade de comedia, mas ao passar de episodio eles ficam cada vez mais interessantes e importantes para a historia e admito que assisti muitos episódios por causa deles.

    PS: Ainda quero o hall da fama do Kenshin (rurouni kenshin) e do Takizawa Akira(higashi no eden).

    • Takizawa Akira é um dos personagens que mais tenho pensado em escrever recentemente, gostei muito dele em Eden. Mas precisaria rever algumas das coisas da história antes, algumas coisas do filme ainda não consegui “digerir” muito bem.

  • Viva nosso heroi Gabiru!

    Eles sao demais,eu ri ate chorar na cena do trem,quando eles estao lamentando a morte do Jacuzzi e,ele vem correndo com o cara gigante atras,eles tropeça e quase se matam caido em cima do Issac e da Miria,eu nunca vou esquescer essa cena.

  • Nossa, a cena do final é incomparável!! HAHA’

  • q saldades do hall da fama ,esses dois são o q me fizeram continuar a ver a serie até o final são impagaveis,eu gostei da ideia de colocar um video no post

    • A ideia do vídeo é algo que pretendo repetir, mas depende muito do personagem. Senti que para Isaac e Miria precisava “demonstrar” um pouco além do texto. xD

  • Hidekee

    Um casal de ladrões de bom coração hahahahaha…
    Adoro a dublagem feita, pois dá um tom extra aos personagens que por si são cativantes. E a melhor cena para mim é a lógica de ao comer carne está comendo grama tb (3:15 no vídeo do post) hahahahaha…

    • A dublagem é excelente, em todos os personagens de Baccano. E a dublagem americana faz um bom trabalho também.

  • 0,000000000000001

    Ainda estou assistindo Baccano recebi uns spoilers mais tudo bem nada que já não soubesse.Obrigado por voltar com a coluna pois acho bastante interessante essa e o modo como aborda apenas um personagem é não a serie em si.Gostaria que você escreve-se sobre um personagem de um anime que considere ruim (mas que goste do personagem claro).

    • Obrigada. ^^
      Falar sobre um personagem de um anime que não gosto é tarefa bem difícil para mim, pois, na maior parte dos casos, quando gosto de um personagem acabo curtindo o anime todo também. Agora só consigo pensar em um mangá com um personagem bacana mas que não tenha gostado do restante da história, talvez um dia escreva a respeito.

  • Eduardo.W

    Com a review do outro dia eu já tinha adicionado na lista pra assistir, depois que vi esses personagens vou colocar Baccano! entre os primeiros da minha lista.

  • Rayovac

    eu não assisti esse anime, mas só de ler a matéria me deu uma vontade de ver, me julguem eu sei que pode parecer meio tosco eu ainda não ter assistido.

    Rayovac!

  • Na verdade a Miria é a retardada, o Isac é só um cara que acompanha as ídeias dela.

    • Tem certeza? A meu ver cada um tinha sua própria cota de ideias malucas, sempre em sintonia um com o outro. 😀

  • Lucios Gary

    Adoro Jasse e James.

    Pokemon na parada, né. Também tem um que é muito legal, o Gordo e o Magro. São personagens em conjunção, e alegram o telespectador XD

    • Bem lembrado, Jesse e James! Mas não sei se escreveria sobre os dois hoje em dia. Gosto muito de Pokémon e fez parte da minha infância, mas há um tempo ando distanciada da franquia.

  • Hashimoto

    MIRIAAAAAA!!! Saudade desses dois!! Baccano! por si só é fantástico, mas ele tem personagens carismáticos demais, que se sobressaem ainda que a história seja bem bolada. Os saltos carpados com 3 piruetas que davam na história pra contar os fatos eram bons demais. Sem dúvida um diferencial, e que poucos conseguiram fazer algo do tipo (com sucesso).

    Ah, e foi um presente ver esses dois em um dos episódios especiais de Durarara!!, só pra matar a saudade… 🙂

    • Acabei esquecendo de mencionar a aparição especial dos dois em Durarara!!. Mas foi mesmo bom revê-los. ^^

      • Igor Snow

        Cara, como é bom ver Baccano! aqui no Chunan (e olha que post histórico: não teve citação a famosa piadinha do animê!!).
        Ótimo o texto Mary. Primeiramente adorei sua empolgação ao falar de Baccano! pq deu pra ver o quanto vc curte a série (assim como eu) e depois, esses personagens merecem mesmo um Hal duplo aqui no blog por serem tão especiais rs.
        E assim como disse o Hashimoto, faltou comentar que agora eles fazem parte de uma gangue em ikebukuro XD
        “SUGOOOOOOOOI”

  • MUITO CHATOS ESSE PRA MIM É O PIOR CASAL DOS ANIMES E OS MAIS IRRITANTES, QUANDO ELES APARECERAM NO DURARA ME DEU CALAFRIOS.

  • taty

    adoro eles! e eles aparecem em 2 episódios de Durarara! no ep. 10 e no 25. um dos melhores casais de sempre!

  • Kevyn

    Muito bom o casal , mas cadê o Hall da fama do Sakuragi Hanamichi?
    Esse sim merece!

  • Eles são muito engraçados xD