Depois de Black Rock Shooter, Kagerou Days terá anime

Porque Vocaloid vende e é isso que importa.

Se você achava que estava livre das vocaloids nos seus animes da temporada, pode tirar seu pônei da chuva. Foi anunciado nessa semana que mais uma das “brincadeiras” vindas do vasto mundo Vocaloid e relativos estará sendo adaptada para anime. Dessa vez trata-se de Kagerou Days, uma “compilação” de músicas vindas de alguém que atende pelo pseudônimo de Jin. A criação já rendeu algum sucesso pelo mundo afora, sendo uma das canções mais conhecidas do meio ainda rendendo uma novel e um mangá. Ainda não temos data de estreia e muito menos estúdio responsável pela criação, além de não sabermos se será uma série de TV a la Black Rock Shooter ou apenas um OAD (como o mesmo).

A “história” que envolve a música gira em torno de dois jovens – um garoto e uma garota – que são envolvidos em uma espécie de ciclo sem fim durante um certo verão, repetindo acontecimentos  se tornando um looping sem fim e envolvendo mais uma porrada de personagem, a la Durarara. Porém esse “looping” parece ter “algo a mais” que você só vai entender se quiser. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto, recomendo visitarem o Vocaloid Brasil, onde a galera é mais dedicada ao assunto e consegue explicar melhor AQUI.

Bem, não sou o maior fã de Vocaloid (embora goste de uma ou outra coisa que surge) então não posso falar com propriedade sobre. Ao menos sempre temos belos desenhos e projetos envolvendo o ramo. Claro que eu deixei bem aberta a minha opinião sobre o anime de Black Rock Shooter, mas isso não significa que tudo que venha desse “gênero” obrigatoriamente vá ser ruim. Veremos o que sai de Kagerou Days e aguardemos novas informações. Será que é mais uma série para TV? Será que teremos Vocaloid no noitaminA novamente? Será que voltarei a escrever semanalmente sobre os episódios? Tá, essa última não.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Deixa eu ver se eu entendi: depois de fazerem um anime baseado numa ilustração, vão fazer um anime baseado num disco de música?

  • Está me cheirando a um Endless Eight da vida….

  • Se for tão bom quanto Black Rock Shooter, eu passo longe disso…

  • ~Lixo detected~ ou será que não?

  • Black Rock Shooter não foi um anime de Vocaloid, do mesmo jeito que Kangerou Days não vai ser. O primeiro foi baseado numa ilustração, apenas depois que veio a música. Já o segundo é baseado numa novel que foi “ilustrada” pelas músicas. O fato de serem usados Vocaloids não afeta nem um pouco se o anime vai ser bom ou não, então parem de “nhemnhemnhem é de vocaloid não vai prestar nhemnhem”.
    Além que, diferente de BRS os caras vão ter uma base de história para trabalhar, ao invés de só uma personagem. Particularmente, acho essa série bem interessante vendo como música ou como novel. Se for bem trabalhado tem muitas chances de ser bom, tem bastante potencial.
    Ah, ler o link que o Dih postou não machuca, tá?! O cara diz lá uma interpretação muito válida de uma maneira bem simples, só o resumo no final do post já ajuda a entender. E se juntarmos com a interpretação de “Headphone Actor” e “Konoha no Sekai Jijou”, podemos ter aí um ótimo anime sci-fi. Não uma obra-prima, mas pelo menos não o lixo que foi BRS.

    • Chutou o balde, risos

    • Então basta ter plot pra não ser ruim?
      Ora, não existem animes ruins no mundo huahuahuahu

      • Não disse que basta ter plot para não ser ruim, disse que aumenta as chances do anime ser bom, afinal os caras não vão ficar livres para fazer o que quiserem como em BRS. Existem centenas de animes com o plot no mínimo interessante que foram um fracasso.
        Kangerou Days podem ser um anime muito bom como também pode ser tão ruim como BRS, claro. Mas se o segundo caso acontecer que fique bem claro que o motivo não foi o fato de ter uma música de Vocaloid, e sim os produtores que não souberam trabalhar com a história.

      • Desculpa cara, mas pra mim, quando assisto um anime, espero que no MÍNIMO tenha alguma história…

        Do jeito que estão colocando a situação, parece que estão felizes simplesmente por EXISTIR um enredo, o que pra mim, parece absurdo…

        Me pergunto se sou muito exigente kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • O ponto é que se compararmos com BRS que não tinha o mínimo de enredo, Kagerou Days ter um já é uma boa notícia. Não garante que o anime seja bom, mas também não garante que não seja.
        E não é exigência querer que um anime tenha um mínimo de história. Muito pelo contrário, também acho essencial! Só tentei explicar que não é por ter músicas cantadas por um programa de computador ilustrando a série que vai ser ruim, e que se for o motivo não vai ser esse. As pessoas falam como se fosse um absurdo e que não pode prestar só por causa disso.

      • Kaori

        Bom… Não tem como dizer se o anime vai ser bom ou ruim agora, né? Ninguém aqui está dizendo “OMG, esse anime vai ser perfeito ever *OOO*” ou coisas assim, afinal, tudo depende da produtora, do trabalho que irão fazer neste anime. Mas é claro que, com o plot e todo o trabalho que já foi apresentado até agora, tanto da novel, do mangá, quanto das músicas, tem tuudo pra ser um ótimo anime e, como eu e muitas pessoas já vem acompanhando os lançamentos de Kagerou Project à um tempo, é claro que estamos esperando esse anime, né? Mas também é um absurdo achar que Kagerou Project vai ser um fracasso só por ser de Vocaloid por causa das vendas… Afinal, até onde eu saiba, todo anime é criado pra vender, não? Mas dessa vez, tem com certeza, história… Ao contrário de BRS…

  • Ottoz

    Looping temporal no verão? Sdds Suzumiya

    • Leandro-sama

      Com certeza

  • Nachi

    Vai ser ruim?

    • Takashi

      esperaremos para ver,
      se BRS foi ruim q nem dizem, n iriam investir tanto em vocaloids
      p sei pq tantos haters

      • Meu bem, vocaloid lota mais estádio que FlaxFlu… é meio óbvio que vão criar qualquer porcaria pra vender.

      • Não estão investindo em Vocaloid, mas em uma novel. Só existem algumas músicas com os programas virtuais ilustrando a série, não quer dizer que por causa disso vai vender.

      • @Cintia Miguel
        Coisas relacionadas a Vocaloid fora de outras mídias que fazem sucesso são raras.

      • Jéssica, acho que a construção da frase não foi feliz, ou eu não entendi mesmo, desculpa… o que você quis dizer?

  • Kaori

    Por favor, não joguem praga em Kagerou Project dizendo que vai ser como Black Rock Shooter (que aliás, nem consegui terminar de ver e nem pretendo) … E este, assim como Pocky-san falou (e muito bem falado, por sinal xD) não é um anime de Vocaloid, é um anime que será baseado na novel, no mangá e as músicas do compositor Jin em que são usados os Vocaloids, mas não tem a Miku, Kaito, Rin ou qualquer um desses pra ser chamado de “anime de Vocaloid”.
    Pessoalmente, não sou a maior fã de Vocaloid também… Mas Kagerou Project conseguiu me conquistar e me deixar com bastante curiosidade e esperanças nesse anime. :> BRS foi baseado em propagandas e muitas coisas pro fandom de uma personagem e muito blablabla pra própria BRS, já Kagerou Project segue uma história bem mais envolvente…
    Além de “Kagerou Days”, a trama da história envolve “Headphone Actor”, “Konoha no Sekai Jijou”, como já foi citado, e também “Artificial Enemy”, “Mekakushi Koodo”, “Souzou Florest”, “Kisaragi Attention”, “Toumei Answer” e “Children Record”.
    Se o anime seguir essa mesma qualidade das músicas (ainda não li a novel pra dizer algo com profundidade >:) e trabalhar bem a trama, poderemos ter SIM um ótimo anime. Uma ótima trama com personagens carismáticos… Agora tudo depende da qualidade do anime, mas por favor, não fiquem julgando Kagerou Project só por causa do fracasso de anime Black Rock Shooter e por ser cantado por Vocaloids…
    Kagerou Project tem sim condições de virar um ótimo anime. u_ú”

    • Assino embaixo! 🙂

  • Son Naruto

    Se a historia for tão boa quanto o da musica eu não vejo problemas em ter o anime,na verdade eu até gostaria de ver o anime da musica(tava pensando isso hoje quando estava escutando essa musica na escola)
    enfim,vamos ver no que dá né 😀

  • Kid Kaos

    Bom… Não pode ser pior que BRS… Ou pode?

  • Black Rock Shooter NÃO É Vocaloid! É uma ilustração que originou um clipe musical cantado por Vocaloid, sim. E a partir daí houve diversas e inúmeras adaptações. Vocaloid foi apenas a primeira adaptação de um original, por isso parem de associar um ao outro. Não é nenhum “anime de Vocaloid”, Ah, e terei sido o único no mundo que gostou bastante do TV anime?

    • @Açougueiro@

      Pelo menos no “mundo” da blogsfera sobre animes no Brasil sim

      • Bem, já vi pessoas que gostaram do anime, mas não do Brasil. De qualquer forma, sou de Portugal xD

  • Eduardo.W

    Todo mundo aí dizendo que Black Rock Shooter é ruim, mas é só o anime ou o manga também?

    • Dizem que é só o anime. O TV anime, alíás. Embora eu tenha gostado muito, mas enfim. Há dois mangás, Black Rock-chan e Black Rock Shooter – Innocent Soul. presumo que te refiras ao segundo. Sou suspeito para falar, já que gosto de tudo de BRS com o qual já tive contacto, mas o mangá é bom.

    • O anime de TV é ruim, o OVA é até “bonzinho”. Não sei do mangá pois não li.

  • zap

    Um anime inteiro sobre agosto infinito
    daora

  • Acho que Kagerou Days terá mais chance de qualidade do que o vazio BRS. Simplesmente porque o anime já se mostra com algum conteúdo como foi mostrado no Vocaloid BR. E BRS desde o seu OVA mostrou-se vazio, coisa que poderia ser até esperado de um anime baseado em uma ilustração e por ser um anime de cunho muito comercial.
    Claro que Kagerou Days está sendo lançado com o mesmo objetivo (dinheiro, sempre), mas se ele não se prender em lutas “cools” motivadas por acontecimentos e abalos emocionais extremamente forçados como em BRS, pode vir a ser muito bom!
    O anime já possui um plot mais desenvolvido, mais concreto, mais palpável. BRS era vago, abrindo espaço para qualquer loucura ou draminha adolescente sem sentido que terminava em luta. Acho difícil seguir essa linha, afinal BRS vendeu pouquinho (BDs/DVDs, figures deve ter vendido de monte, nãão seei como foi). Talvez não seja visto como “algo a ser seguido”.
    Esperar sair a equipe, se a Okada Mari estiver no roteiro, fu***. 😛

  • Bastava pegar a letra de qualquer musica do jin e comparar com a de BRS. Bem mais util e produtivo que especular. “Não conheço nem quero conhecer” então é melhor nem comentar sobre… Não queremos alimentar haters ne?

  • Kagerou project tem mais historia que BRS, omfg eu tava esperando por esta noticia ! Estou torcendo para que faça sucesso e que seja bom.

  • sera q o table of contents volta ?

    • Leandro-sama

      tambem quero saber!

  • Thaís

    BRS é bom sim, foi vocês que não foram bons o bastante pra entender a história complexa do anime. Parem de agir como ignorantes e ficarem comparando a música com o Anime.

    • Zuperman

      “Complexa”

      Ri.

      • Resumo de BRS: Drama, luta, drama, luta,drama, luta,drama,luta e um pouco de luta.

  • Kagerou Project tem 50 vezes mais chances de ser um anime competente que Black Rock Shooter. Só o fato de ter uma história feita pelo próprio músico (que parece ter mais dom para isso que para a música) já prova isso. Na verdade, Kagerou só deve ter ganho anime porque foi a única novel com algo relacionado a Voca que vendeu MUITO (cerca de 100 mil unidades o primeiro volume). Foi por mérito próprio do Jin.

  • Leandro-sama

    Eu não conheço muito sobre vocaloids, mas a black rock shooter é uma integrande deles?

    • Sakigami Ame

      Não, não é. Black é um alter ego da Miku que acabou ficando famoso.

      • Um dia resolveram pintar o cabelo da Miku de preto e decidiram ganhar uma grana em cima disso.

      • Leandro-sama

        Esse pessoal é muito esperto mesmo!

  • Juan

    ola poderiam me dizer se vao sair animes antes do natal

  • Não entendo como as pessoas conseguiram achar BRS ruim, mas enfim. Gostei da história de Kagerou Days, assistirei com certeza. Fico feliz quando aparece um anime desse tipo, diferente da maioria.

    • Obrigado! Alguém que concorda comigo.

  • Rayovac

    aff vocaloide…. tem que ser melhor q BRS…

    Rayovac!

  • Naoya

    humm…deixa eu ver se eu entendi:vao fazer um anime de um disco de musicas?eh isso?

    • Não. Vão fazer um anime de uma novel que tem algumas músicas ilustrando-a que, coincidentemente, são cantadas por Vocaloids.

      • Na verdade, a novel vem das músicas.
        Depois do sucesso da música Kagerou Days, fizeram uma novel e um mangá.

      • PockyBL

        Mas a o anime em si não será adaptação das músicas, e sim das novels. Ou seja, ninguém vai fazer nenhum anime de disco de músicas.

  • Fala sério, ninguém assistiu e já sai falando que é ruim porque tem a ver com Vocaloid…
    Primeiro que eu sei que poucos aqui conhecem as músicas e a história, então ninguém tem argumentos para falar mal do Kagerou Project.
    E eu acho, que se não estragarem totalmente a história, como fizeram com BRS, vai sair sim um bom anime.
    E como já disseram ali em cima, os Vocaloids em si NÃO TEM NADA A VER com a história. O Kagerou Project conta com personagens diferentes dos Vocaloids. O máximo que existe é alguma semelhança física.
    Me irrita seriamente essa atitude mesquinha de julgar sem conhecer.

    • LHK

      Certííííssimo! Não sou fã de vocaloid tbm, mas achei a proposta do Kagerou project muito legal, e pelo que eu vi de Kagerou Days, dá pra dar um bom anime sim, se souberem trabalhar nele!!! (material decente pelo menos tem xD)

  • Sério, raivinha basica d alguns desses comentários. Como algumas pessoas disseram, o anime não é sobre Vocaloid, e a história não tem nada haver cm BRS. Já tem novel e até mangá, só q a história foi baseada numa série d musicas q interagem entre si, e q na minha opinião são muito interessantes.(a “Imagination Forest”, por exemplo, realmente me cativou) Não cheguei a ler a novel e só li uma raw do 1º cap do mangá q se referia a “Artificial Enemy”. Mas cheguei a ouvir qase todas as musicas da série(menos as q não tinham tradução -_-“) e li uns posts no vocaloid.wikia baseados na novel. E sério, a história é muito promissora, como disse o autor do post, lembra tipo um Durarara em q tem um monte d persnagens, cm suas histórias q se ligam em certos pontos, como a cidade-experimento, os negócio dos olhos, o Mekakushidan, etc. Engraçao é q a maioria das musicas, junto cm os PVs, contam muito bem oq se passa na história tbm, como a própria “Kagerou Days” q lendo a tradução dá pra entender direitinho oq se passa entre os dois, dando voltas pelo dia 15 d agosto =D

  • Esse sim parecer se bom, ao contrário de Black Rock Shit.

  • Yoh

    Bem, primeiramente o anime do BRS é baseado em um jogo que ficou mais famoso por causa da música cantada pela Miku e sim a personagem do BRS é muuuito parecida com a Miku mas a única relação entre as duas é a abertura do BRS cantada pela Miku, mas inicialmente BRS é um jogo.(o jogo é horrível, pior que o anime, eu acho)

    • peraí…mas pelo q eu me lembre o jogo foi lançado depois do OVA, certo? o_o
      Pelo q eu saiba, Black Rock Shooter primeiro era meio q uma personagem(só uma ilustração mesmo) criada pelo Huke, depois fizeram uma musica sobre ela usando a voz da Miku, aí sim veio o OVA, depois o jogo, aí veio os mangás e o anime.

    • Flower

      O jogo e mt bom

  • Gabriela

    nossa, impolgante! BRS é muito bom, esse deve ser bom tbm, a musica é bem legal e talz…
    ahh cara se vc nao gosta de Vocaloid eu nao me importa com vc, cada um com seu gosto entao, nem vem me falar merda só pq eu devo ser a unica q gosta!

    • Gabriela

      aah me esquci, o anime tem mesmo algo a ver com a musica, e se é basedo isso é obivio né?

  • Flower

    Vcs falam que Black rock shooter e ruim, mas duvido vcs fazerem melhor. E um anime que ensina licoes de vida merdas como vcs nao entenderiam

  • Pandasãofelizes

    A história do loop e etc é só UMA música, ou seja, não é só essa a história, só basearam o nome do mangá na música onde acontece o loop. Ou queriam que chamasse “Kagerou Days Mekakushi Code Kisaragi Attention Konoha no Sekai Jijou Children Record e nem lembro mais nome”? E é idiota achar que não presta só por brs, até porque foram pessoas completamente diferentes que criaram a história, com intenções diferentes e se você assiste um anime só pra criticar provavelmente vai achar um lixo por mais que seja o melhor anime do século.

  • A história atrás da saga Kagerou Project tem um enredo todo, que de alguma forma liga todas as musicas. Diferente de BRS, que era mais vago. u.u

    O anime em si, não vai ser baseado em uma série de musicas e sim no mangá e/ou na novel que lançaram das musicas. Eu acompanhei o manga em português e achei muito interessante, além das musicas em si já criarem a própria história, principalmente Heat-Haze Days, que na minha opinião é uma das melhores e parece ser a principal, fazendo que as outras se conectem. *u*

    BRS só não cativou maior publico por causa de algumas coisas: era vaga, não apresentava enredo concreto. Tinha todo pra ser um ótimo anime; personagens diferentes, que chamavam a atenção do publico; música tema igual chiclete, todo um cenário monumental, podendo usufruir de varias formas de um único local, só o que mais importante é para um anime ter sucesso, faltou: Uma história. <:(

    Acho que se vocês ouvissem e vissem o PV da musica Heat-Haze Days e Konoha's State of the Word, e procurassem uma breve explicação sobre o que acontece nela, já ficariam interessados em conhecer a história completa. 🙂

    O Jin (Shizen no Teki-P), autor da saga; é famoso por usar nas suas músicas como cantora a Hatsune Miku e a IA – Aria in the planets. Mas elas não aparecem na histórias em si, só as cantam. ^^

    Quem quiser ver o mangá, aqui está o link: http://rebmanga.com/kagerou_days/

    Da musica Heat-Haze-Days: http://www.youtube.com/watch?v=9E57LEjf6pw

    Da musica Konoha's State of the Word: http://www.youtube.com/watch?v=u6K9gv487BQ

    Mata nee!

  • Ally

    Alguém tem alguma informação recente sobre o anime ter lançado ou não? Não achei em nenhum site até agora…

    • milenart

      Não, ainda ñ. Na verdade ñ teve muitas informaçoes reveladas até agora, como estudio q vai fazer, ou elenco d dubladores(tanto até q o Shidu fez uma piadinha dizendo q ele interpretaria todos os persos XD pra qem ñ sabe, Shidu é o cara q faz boa parte dos Pv oficiais, outra q tbm faz os pvs é a Wannyapuu. Shidu costuma ficar cm os mais dark e “pesados” e a Wannyapuu cm os mais kawaii cuti cuti). Acho q vão começar a produçao depois q a novel acabar…só acho. As musicas q contam já acabaram(sendo a ultima, summertime record), agora faltam os Pvs daqelas q terão(como Yukei Yesterday, q foi confirmado q terá Pv) e a novel já está perto do final(logo logo vai lançar o vol. 4. Ñ tenho certeza, mas acho q esse será o ultimo.) . Espero q eles ñ se baseiem no mangá, porq aí sim ia demorar muito, o mangá está andando muuuuuuito devagar com a história e é mensal ainda por cima -_-

    • E logo qando comento sobre Yuukei Uesterday ganhar um PV, o PV é lançado dias depois XD (SUPERULTRA SPOILER!!!) Mas é triste, prq a Takane nunca vai chegar a tempo ;_;

    • milenart

      E FOI ANUNCIADO HJ(DIA 15/08, Dia do Kagerou Daze) NO “LIVE IN MEKAKUCITY SUMMER’13” Q O ANIME SERÁ PRODUZIDO PELO ESTÚDIO SHAFT, DIRECIONADO POR AKIYUKI SHINBOU!!!! KYAAAAA!! O/

  • Estranho

    Nunca imaginei que haveriam tantas pessoas acreditando nessa coisa estúpida de que BRS é Vocaloid, chega até ser engraçado o ponto da ignorância, sem contar que esse julgamento premeditado já o pior.
    Não é apenas um plot e mesmo que tenham havido boatos do interesse comercial por trás do Kagerou Project, a série é interessante, há novels e mangás a respeito ALÉM das músicas (melhor deixar claro mais uma vez que há coisas ALEM das músicas para não acharem que é apenas música, mas há ALÉM), se quer saber se é uma bosta ou não, pega o mangá ou a novel e vai ler, não fica criticando antes de nem saber do que se trata, não quer ler? Prefere ver? Então senta o traseiro na cadeira e espera.
    Mas tenho certeza que muita gente não vai gostar se for assistir/ ler com o preconceito inicial, é óbvio que pode achar bom, mas morre e não admite.
    E tem mais: A música BRS que não tem qualquer ligação com o anime a não ser o nome nem é do mesmo produtor que fez Kagerou Project, portanto, chega a ser tola qualquer comparação entre ambos.

  • finalmente *—*