Esquecidos no Brasil, Otomen e Blade of the Immortal terminam no Japão

Quem sabe as editoras não se animam agora à voltar com essas crianças?

Dois dos melhores mangás que já pintaram por aqui e que simplesmente foram “largados de lado” pelas editoras nacionais, estão chegando ao fim no Japão.

O primeiro é Blade of the Immortal, publicado no Brasil pela editora Conrad como Blade – A lâmina do Imortal. O mangá terá seu último capítulo publicado no Japão em fevereiro de 2013, contabilizando 219 capítulos e cerca de 30 volumes encadernados. O autor Hiroaki Samura publica o título desde 1993 (!!!) e entre algumas paralisações, um anime (fraco) há alguns anos e um fandom formado, conseguiu fazer Blade uma das mais elogiadas histórias de samurais de todos os tempos, sem sombra de dúvidas. Ao lado de Vagabond, marcou boa parte dos leitores que ficaram decepcionados com a atitude da Conrad de não continuar o título.

Outro título que está para terminar no Japão é Otomen, que se encerra em novembro com 17 volumes encadernados no total. O mangá shoujo de Aya Kanno não é um dos maiores exemplos de popularidade no Japão, mas conseguiu se firmar muito bem gerando um dorama e sendo um título bem vendido nos Estados Unidos. No Brasil, o último volume lançado do mangá foi o 7 em outubro de 2010! Apesar da Panini não se pronunciar a respeito da continuação do mangá, os fãs praticamente não possuem mais esperança de um retorno, uma vez que a “pausa” já completa 2 anos no próximo mês. E é justamente esse fator que mais irrita o leitor: a falta de justificativa da editora. Muitos são os boatos: de que ele só voltaria quando Ouran acabasse (sendo que já acabou), que estavam esperando mais shoujos terminarem (lembrando que As Estrelas Cantam e Alliance Cross estão terminando em breve) ou que estavam aguardando o fim da publicação no Japão. Caso a última seja uma justificativa verdadeira, eis a chance que estavam esperando.

De qualquer maneira, não adianta reclamar de cancelamentos no mercado nacional, afinal eles ocorrem no mundo inteiro quando algo não vende. Basta lembrar que nos Estados Unidos mangás como Hitman Reborn e Gintama foram cancelados pela toda gigante e poderosa VIZ, detentora dos direitos da Shueisha por lá. Além disso, no Brasil o leitor de quadrinhos em geral já está acostumado com cancelamentos e términos repentinos de diversas outras linhas de comics. Claro que isso não é o correto, mas uma tática bem comum no mercado editoral. O único porém é a falta de respeito para com o leitor, que simplesmente fica aquém de qualquer informação sobre os títulos quando são paralisados, sem nenhum tipo de satisfação das editoras. Otomen? Blade? Ou vão se esquecer do caso Peach Girl e Éden? Ou mesmo de Full Metal Panic? Não importa se o público que consome é pequeno, apenas esperamos um comunicado, uma resposta, um “oi, cancelamos seu mangá favorito”. Ao menos nesse quesito, não temos muito o que reclamar da JBC.

Enfim, agora é cruzar os dedos e torcer muito para que Blade e Otomen possam ser vistos em nossas bancas um dia. São títulos bons demais e que merecem essa chance, inclusive de vocês, leitores.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • samuel

    eu lembro de blade tenho os volumes da maldita conrad

    • im-a-noop

      Torço para que alguma editora republique Blade a lamina do imortal com a qualidade q essa obra merece em folhas brancas como cardcaptor sakura e mashima-en.

  • Gabriela

    Eu realmente gosto de Otomen, acho uma leitura divertida e comprei até o volume 7. Pode não ter sido um título que agradou a muitos, mas a falta de respeito e esclarecimento da Panini com o público é preocupante…

  • Pena,só uma coisa a Panini não fez voto de comprometimento para não cancelar os mangás???
    Pelo que eu me lembro foi isso que aconteceu,e eu que espero o último volume de Homunculus e Guin saga até hoje.

    • E ele continua válido Rael. A Panini não cancelou nenhum título desde Seton. Full Metal Panic Sigma e Homunculus só estão paralisados mas existe sim uma chance de ele voltar pras bancas.

    • samuel

      tbm espero esse 2 ate hj e nad essa merda dessa editora

  • Priscila

    Eu comprei os volumes de Otomen, espero ansiosamente a volta, mas acho que os fãs deveriam se pronunciar mais, infelizmente aqui no Brasil só funciona quando se faz “pressão”.

  • Reicher

    O posicionamento da JBC em relação aos cancelamentos é exemplar, a pontualidade também, acho que só falta passar um pouco o trauma das traduções e mais alguns títulos de peso para a JBC

    • É que a JBC tem menos dinheiro que a Panini, então ela segue mais a risco o contrato que ela.

      • samuel

        nao acho que jbc tenha menos dinheiro nao

        • >Panini, vários países diferentes, várias linhas de produtos diferentes, tem HQ, Mangá, Figurinhas…
          >JBC, só Brasil, com a linha de mangás sendo a mais bem sucedida.

          E ai?

      • Gil Tankian

        Se não aguenta com tudo, então pq lança?
        Não é questão de ter mais ou menos dinheiro… é questão de respeito mesmo. Se não consegue sustentar todas as linhas que inventa de Lançar, sai do ramo e deixa para aqueles que respeitam.

        • Ela aguenta oras, só que ela tem mais a mentalidade de que se não tá dando lucro, foda-se.

      • E é isso que estamos questionando. Não é simplesmente: “Ah, não tá vendendo, vou cancelar e pronto”. E não dá nenhuma satisfação. Se a Panini alcançou o sucesso que tem hoje, isso é graças a nós que compramos seus produtos.

        • Bom, talvez por não ter sido cancelado, sabe? Hiatos existem, um dia voltam, já que não foi cancelado né

      • samuel

        kkkkkkkk tem certeza q a jbc e so no brasil eu acho q nao

        • O lucro bruto dela vem da onde? Dos mangás brasileiros né? Ah tá.

  • fabio bernardes

    hoje a JBC eh melhor editora do pais … naum so pelos titulos mas tbm pela ateçao q da aos fans … a pagina da Henshin no face esta sempre respondendo duvidas da turma … com imagens e noticias … ja a panini?… nada!!!

    • samuel

      concordo plenamente sempre foi pra mim apesar das criticas

  • Não vejo a hora de Otomen retorne , é um dos meus preferidos, mto bom.

  • Luís F.

    Com relação a Blade acho que a Conrad ainda detêm os direitos, pois o site da editora possui alguns volumes à venda (Dragon Ball, Evangelion, Monster, One Piece e outros que estão com outras editoras não ou simplesmente foram cancelados não aparecem no site).

  • Queria que a panini ou a jbc(em formato especial que é o que presta) trouxessem blade pra cá.

  • Lunna

    eles podiam fazer que nem fizeram com one piece e dragon ball, fazer assinatura, tenho certeza de que muito assinariam pelo simples motivo de não ter que ir a banca e ter a garantia de todo mês chegar o mangá em casa

  • Marcelo

    Soh lembrando q Eden e Peach Girl foram sim oficialmente cancelados jah FMP Sigma nao, ele esta na msm situaçao que Otomen, MPD Psycho, Homunculus e Guin Saga, como citaram acima a Panini fez um voto de nao cancelar mais nada, alem disso estao trabalhando periodicidades mais espaçadas para isso nao ocorrer (sem isso certamente Kekkaishi e 100% Morango nao terminariam) e inclusive terminou Ouran e A Dama de Pharis q muitos davam como cancelados, eu odeio essa falta de informaçoes sobre os paralisados ateh pq eu queria comprar Homunculus e Guin Saga mas da pra notar q um esforço esta sendo feito pra evitar cancelamentos.

  • Caramba toda vez que leio Conrad..tem a ver com algum manga cancelado..=/

  • Kino

    Rezo todos os dias para o papai do céu para que a Conrad perca logo os direitos sobre Blade de alguma outra editora volte a publicá-lo do começo… Ok, na verdade não, mas eu torço de verdade para que isso aconteça algum dia, xD. Apesar de o anime de Blade ser fraco, foi ele que despertou minha curiosidade sobre o mangá (a arte foderosamente linda também colaborou, na verdade,rss). Só não comecei a ler antes porque senti que o título podia acabar como Berserk (décadas de publicação lenta, e sem um final à vista), mas como agora anunciaram o fim da bagaça acho até que vou ir atrás de scans para ler quando eu tiver um tempo livre…

  • Realmente, a falta de consideração das editoras para com os leitores é absurda!

  • Mugi-chin

    Blade é um dos melhores mangás de samurai que eu já li! Tenho todos os volumes lançados, bonitinhos na minha estante, na espera de alguma editora relançar, ou continuar de onde parou. Achei muito legal a iniciativa da JBC, quanto ao lançamento de Evangelion em dois formatos, o meio tanko pra aqueles que já tinham os da finada conrad e o tanko para quem gostaria de acompanhar do começo.
    Vamos lá JBC são só 22 volumes (meio-tanko) ou 11 tanko!

  • Se Blade voltar, espero que seja em tanko e por alguma outra editora que não a Conrad. Otomen, Full Metal Panic!, Homunculus, Guin Saga, MPD… A Panini está se complicando. antes de lotar as bancas com tantos novos títulos, bem que poderiam dar um pouco de atenção aos que ficaram em aberto. Vampire Knight voltou. Mas cadê os outros? Que tristeza. =(

  • Marcos

    eita queria tanto que continuassem o éden e principalmente o Full Metal Panic! Curto demais uma pena não vender tanto aqui no Brasil =/
    pelo menos o 100% morango eles deram um jeitinho de não cancelar apesar das baixas vendas…

  • Eu troco brincando a volta de Otomen e Blade juntos por Vagabond… prontofalei…

    • Amanda

      Troco brincando todos os publicados atualmente na JBC por Vagabond… Pronto falei

  • CodyL

    Tava colecionando os dois, mas trocava a volta de Otomen por Blade sem pestanejar. Merecia relançamento em tanko e papel decente(offset >33) pra ressaltar o traço a lápis do Samura-sensei. /sonha *-*

  • Rayovac

    Caramba nem lembrava deles, mas é verdade, é uma falta de respeito cancelar o titulo assim do nada, eu nunca passei por isso, mas sei que como colecionador isso vai acontecer e definitivamente eu ficaria frustado, mesmo com uma explicação eu ficaria frustado afinal você se programa para comprar o titulo por x tempo e vai pagar x valor e no meio da produção eles cancelam e nunca mais os retomam, é simplesmente frustante, espero que os de mais colecionadores desses mangas possam um dia por a mão em ambos os titulos afinal vocês merecem por tudo o que passaram.

    Rayovac!

  • tenho todos os mangás de blade lançados pela Conrad
    confesso que ainda resta uma ponta de esperança que relancem o mangá no formato original
    compraria td denovo de boa afinal amei o mangá
    mas creio que finalmente os mangás estão sendo mais levados a serio no brasil.mesmo eu morando em Carapicuiba ( fim de mundo) ainda consigo ter acesso a todos os mangás lançados nas bancas daqui então resta esperar por maiores melhorias.

  • master of mangas

    Alguem sabe onde tem scans em portugues a partir da paralisacao da conrad(de blade)?

  • Clau

    Comprei todos do Otomen no Anime Dreams desse ano….mas não fazia ideia q o titulo estava “morto”….s soubesse não teria comprado, acompanhava dos gringos….¬¬

  • Anna

    Peach Girl desapareceu, né… Acho que foi o único mangá que já me fez chorar na vida. Uma pena o título ter sido tão maltratado D=
    Quando à Otomen… Minha coleção tá todinha ali, só esperando pra ser completada. Queria saber o que ia acontecer com o Juta, e ver pelo menos um beijo daqueles dois, mas nem tchum da editora já perco as esperanças Q_Q

  • samurandre

    o cancelamento de blade foi uma das coisas mais tristes que já tive com mangás.

    tanto que atualmente nem compro mais tantos mangás como antigamente,ainda mais se forem obras que nao foram finalizadas

    ou eu leio em scans gringas ou nacional. as editoras nos tratam como lixo e só querem a grana, sem dar um mínimo de satisfaçao

    nao quero correr o risco de ter mais mangás incompletos

  • Eduardo.W

    Se cancelarem um dos mangas que eu compro vou ter que ir pros EUA, e com certeza ficaria por lá já, agora se cancelarem um lá nos EUA aí eu vou ser obrigado a aprender japones.

  • É, tenho todos os volumes que saíram de Otomen. Queria muito colecionar, mas parece que o mangá não ficou muito popular aqui no Brasil não… Quanto a Blade, acho que esse tem chance de relançamento pela Panini mesmo. Seria um sonho.

  • Blade melhor manga de samaruai que ja vi, traçado excelente, fiquei mto decepcionado qnd parou de lançar aki …

  • Felipe Deschain

    De boa é uma cretinice o que a panini fez com Homunculus, esse tempo todo pra lançar o ultimo manga da saga, assim eles publicaram a bagaça até o 14° volume, porra faltando um só eles colocam em hiato porque não tá dando lucro, PORRA, não deu pra ver isso nos primeiros volumes? Tem de deixar a sacanagem acontecer aos 45 do segundo tempo? Eu fico inconformado malandros com isso, acho que a panini mesmo que não tenha dado o lucro que esperava lançasse o ultimo volume de homunculus, em respeito aos fãs que acreditaram na empreitada, isso seria o papel correto a ser feito. Não cancelar faltando 1 misero volume para que as pessoas possam ter o final do manga.

    Outra coisa que me deixa puto da cara é a porcaria da panini não decidir quando vai lançar 20th century boys, e não dá um comunicado pelo atraso, desde agosto prometendo e nada. Vejo que o desleixo com os fãs é a carta de apresentação dessa empresa, e o pior, não tem pra onde correr caso voce queira ter a sua coleção bonitinha na estante, já que esse não é um mercado onde se possa ter concorrencia, não é mesmo?

    Sobre o assunto do post, eu gostaria muito que os dois mangas voltassem, embora tenha voltado a me interessar pelo nicho no começo do ano, e só agora tido tempo e dinheiro pra começar novas coleções, me interessei pela historia do blade lamina do imortal e até pelo Otomen, apesar de que shoujo não é muito minha praia.

    Enfim, ao menos hoje tive a boa noticia de que esse mes a JBC vai nos entregar RG VEDA um manga que eu sempre quis ler aqui no Brasil. Alias esse ano a JBC está impossivel nos lançamentos, e ainda tá prometendo a volta de Rurouni Kenshin, não é brincadeira não, JBC dando de 10 a 0 nas outras empresas. Não vou elogiar muito, até pq a impressão ainda continua não sendo das melhores, e espero que em 6 meses meu manga não se deteriore, rs.

    Abraços.

  • matheus ggc

    jbc eh? espero hunerxhunter ate hj s: