Comentando – Sword Art Online #15

Incesto… Até aqui, mermão?

Chegamos. O episódio 15 de Sword Art Online chega recheado de expectativas do anime supostamente mais comentado do ano. Enquanto o final do arco anterior deixou tantas perguntas no ar, esse deve (ou pelo menos se espera) que cumpra o objetivo de respondê-las. Agora fica em suas mãos a decisão de seguir em frente. Lembrando, é claro, que a postagem é do episódio 15 e obviamente terá spoilers. Não adianta vir reclamar nos comentários. E não, não sabemos se ela seguirá semanalmente – dependerá do retorno positivo, ou não, de vocês.

Sword Art Online #15

Retorno

Depois do tão famigerado final de Sword Art Online (ou pelo menos o suposto final), finalmente entramos no arco de ALfheim Online. Mas a verdade é que esse primeiro episódio simplesmente não acrescentou em muito na trama. Foi aquilo que chamamos de episódio de transição. Aqui vemos o que aconteceu com Kirito ao final da trama e da vitória para o big boss no jogo anterior, bem como a sua procura por Asuna no mundo real. Na verdade não existe uma procura, já que estamos em um período de 2 meses depois do término de SAO e Kirito já sabe onde sua amada está. O grande problema é que ela está inclusa no grupo de 300 jogadores que não despertaram desde o fim do jogo, e tudo parece um grande plano de um dos desenvolvedores do mesmo que aparentemente “raptou” essas pessoas.

Sim, Sugou (o chefe de um dos departamentos da empresa Recto) tem a intenção de se casar com Asuna na vida real! E tudo isso está sendo movido por uma tendência do pai da garota ser o novo dono da empresa cuidando do projeto de reestruturação de SAO, já que a empresa responsável pelo game originalmente foi a falência depois de Kirito “zerar” o mesmo e Kayaba “desaparecer” no processo. Aliás, só eu acho estranho essa empresa simplesmente ser levada com tanta naturalidade pela família de Asuna? Porcaria, essa coisa praticamente matou a filha deles e eles ainda esperam financiar um projeto? O que essa gente tem na cabeça? Tudo bem que ele ainda não sabe a identidade verdadeira de Sugou e que ele na verdade é um “amigo” da família, mas mesmo assim é algo bizarro de se imaginar. Você não pesquisa o passado das pessoas que você contrata pra sua empresa? Me passa o endereço que tô mandando meu currículo!

Claro que Kirito fica arrasado ao descobrir a situação que Asuna se encontra. Isso sem falar que Sugou o ameaça e o intima a não ver mais a garota no hospital. E obviamente ele não vai conseguir deixar de lado a sua relação com a garota morrer dessa forma e isso é mostrado logo ao final do episódio com a suposta aparição de Asuna em um… jogo on-line. Sim, agora Kirito deve voltar ao jogo e tentar resgatá-la antes que o plano de Sugou consiga se realizar. Ainda devemos acrescentar que nessa segunda fase de SAO surge uma nova personagem que não sabemos se será importante para a trama ou somente para o fanservice. Suguha é sua prima e irmã adotiva (descobrimos que Kirito na verdade é “adotado”) e que… é apaixonada pelo garoto. É, incesto não faltam nos animes atuais mesmo.

Enfim, não adianta elaborar teorias e comentários mirabolantes sobre os próximos episódios. É como se SAO tivesse começado novamente a partir de ALO. Algo importante para a personalidade de Kirito talvez tenha sido essa revelação sobre seu passado. Talvez tenhamos entendido um pouco de seu jeito solitário apresentado desde o início da série, de sua dificuldade de se relacionar e de como ele se apegou a Asuna. Claro, o autor pode não ter pensado em nada disso no decorrer das novels originais, mas abre-se uma porta para tal idéia. Sua determinação em não deixar a garota que ama sumir de sua vida é uma mistura desse sentimento de não querer perder alguém importante de sua vida e ao mesmo tempo pode ser considerado somente um clichê do gênero. A escolha fica aos olhos de quem vê.

E aliás, qual o verdadeiro motivo para Sugou em relação a esse jogo? Porque toda aquela ladainha do primeiro episódio do Kayaba, misturada com todo o papo furado do episódio 14, convenhamos que não foi nada convincente. Ele simplesmente quer fazer um outro jogo, um outro mundo, tacar todo mundo lá dentro (incluindo esses que ainda não acordaram, que no mínimo tem algum papel importante para o novo jogo) e “vamos começar essa bagaça de novo porque vocês são idiotas e vão entrar em um jogo online que todo mundo fica preso, mais uma vez. êêêê”. Eu não sei se eu fico com raiva dele ou da molecada que vai voltar lá pra dentro. Ok, o Kirito tem uma motivação a la Kurono de Gantz, então podemos dar um desconto para ele.

O episódio em si foi lento, parado, sem nada realmente que empolgue. Mas isso não significa que tenha sido ruim, muito pelo contrário, acredito que tenha sido uma razoável e boa introdução para os episódios que se seguem. Como dito anteriormente, talvez o único fator que me deixou com a pulga atrás da orelha tenha sido a presença de Suguha. Ela deve ser a protagonista desse novo arco (ao menos isso não é um spoiler, já que a sequência da nova abertura já deixa isso bem claro), mas a dúvida é qual será sua importância para o mesmo: fanservice? Apenas uma garotinha apaixonada por seu irmão que vai tentar ocupar o coração do garoto? Óbvio que algo assim não deve e não vai acontecer. Não precisa ser muito inteligente pra pensar que se o Kirito está indo desesperado para recuperar Asuna ele não iria se envolver com alguém. Talvez desnecessária a presença da menininha, talvez não. Não quero julgar sem assistir e saber o rumo que a história vai tomar.

Por enquanto o final do episódio deixou uma boa curiosidade no ar para o próximo, algo que os arcos anteriores não conseguiram (em meu caso, claro) atingir. Fico na expectativa de que por serem duas novels a serem adaptadas, as side quests e “fillers” sejam deixadas de lado para que a história possa fluir melhor. Óbvio que isso não deve acontecer, não vou tentar me enganar. No geral, SAO continua um bom anime. Longe de ser o melhor do ano, longe de ser o merecedor de todo o hate. Talvez até longe de seu enorme sucesso. Ao menos é competente no que se oferece e atinge seu público alvo. Não há porque “dropar” agora. Vamos seguindo e ver o que o novo jogo nos trará.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Incesto é daora. Mil tretas rolam.

    Yosuga no Sora que o diga XD.

    • kyoharu

      Yosuga no Sora PQP ADSIUHASIUDHDIUASIUDSH

      • Pseudonimo Slayer

        como eu já havia dito em outro site… teria sido um ótimo anime se a trama acabasse no ep 14… nao tenho mais saco pra esse anime. :/

      • Pseudonimo Slayer

        foi mal, nao era pra ter sido uma resposta aki, era pra ser um coment normal

  • João

    Parei de ler quando vi “Kayaba”. Cara, refaz isso aí. Esse cara não é o Kayaba, não tem NADA a ver com Kayaba.

    • Dih

      Tinha deixado umas coisas erradinhas aqui. Já tá arrumado. Foi só a pressa e o sono mesmo. 😛

      • diego rodrigues

        comentário muito bom!!! Esquenta a cabeça não

  • Da-lhe incesto!!! Hahahahahah Brincadeira!!!

    E aquele cara não é o Kayaba, é o Sugou….. Outra pessoa!!!!

  • Erik

    Pelo que li aqui no ChuNan, muitos diziam que ALO é o pior arco de SAO.
    Bom, com romance de “prima/irmã” para “salvar garotinha em coma” talvez eles estejam certos.

  • Tatsuya

    Só uma ressalva:ALO não tem o mesmo fator de “prisão virtual” que SAO tinha.Os jogadores são perfeitamente livres pra deslogarem quando bem entenderem .-.

    De toda forma,nos próximos episódios devem deixar clara a motivação do Sugou(que é explicada parte no segundo capítulo do Vol 3 e parte no último) e o plot de ALO vai começar a se encaixar melhor.

    Quanto à Suguha,infelizmente é só fanservice besta mesmo :/

  • riordan23

    eu ainda não vi e nem sei se vou ver tão cedo , os ultimos ep’s foram tão rasos e cansativos q ….

  • Eu parei de ler a novel de SAO depois que acabou esse arco do ALO, sério, SÉÉÉÉÉRIO? Primeiro acho ridículo o fato que esses jogos online só dão em merda e as pessoas continuam jogando! Tanto nesses dois arcos como no próximo do Gun Gale Online, que eu parei por ter achado chato.

    Sério, que pais em sã consciência deixam seus filhos colocarem aquele capacete sabendo que ele deu problema uma vez, mesmo eles alegando que são seguros? É muita idiotice.

    PS: Gosto mais da Sugu-chan do que da Asuna.

    • vincy

      isso se aplica a realidade, pq tantas pessoas vao ( e os pais permitem) ao playcenter se os brinquedos ja deram tantos problemas ? (exemplo)

      • bruh.

        acho, só acho, que a quantidade de pessoas afetadas pelo SAO e suas consequências são um tiquinho de nada maiores que as do playcenter… só acho.

    • Júlia Matias

      Concordo ahsuahsuahsu
      Também prefiro a Suguha que a Asuna XD Asuna é meio chata haushauhs

  • Zenkichi

    Tipo quando eu terminei de ver o EP, eu pensei vai virar o que agora: KissxSis, Yosuga no Sora, To Love Ru.

    Mas enfim achei o ep fraco poderia ter sido melhor.

    Os únicos animes desse ano que me despertaram uma vontade inexplicavel de ver foram : Magi, Medaka o qual eu acho um mangá excelente, Zetsuen, JoJo e Ixion Saga, só.

  • Luis Ariell

    Bom, nao sei pq mas aquela prima ” irmã” do Kirito me deu um certo pressentimento e me deixou com uma enorme duvida sobre se ela terá ciumes por causa da Assuna ou se ela apenas vai ajudar Kirito no Jogo em sua “caça” por sua amada Assuna.

  • O anime foi excelente até agora, mas p/ falar a verdade, estou com medo de acompanhar oque vai vir pela frente ‘-‘

    Estou com uma péssima sensação de que vai dar merd4, primeiro porque esse cara que apareceu é um FDP!, queria que o Kirito chuta-se a bunda desse otário ‘¬¬

    Segundo porque estou achando que a Asuna vai ficar como personagem de fora nessa saga;

    Bom..acho que o único jeito é ler a light p/ poder conter minha ansiedade.

    • Kid Kaos

      podes cre! o Kirito devia ter trazido uma faca e mostrado umas “Sword Skill” vida real pra ele (lol Sword Skill com faca)

  • Sevenup

    Não creio que ALO seja o pior arco de SAO. Achei bem bacana, mas poderia ter o envolvimento dos personagens secundários de SAO, isso o tornaria mais interessante. ALO é focado na “Sugu” e no Kirito, mas isso não faz com que a saga não tenha momentos épicos e importantes para a trama. Algo que me assusta em SAO, é como o Kawahara conseguiu me prender na trama. Estou lendo as novels e cheguei no volume 7, lendo um atrás do outro, ainda sim, o anime me surpreende a cada episódio.

    Parabéns Chu-Nan pela iniciativa desta coluna ou seja o que for.

    :]

  • okumurapedro

    essa porra ainda nao acabo?

  • Kid Kaos

    cara, o manolo de óculos NÃO É O KAYABA! ELE NÃO TEM PRATICAMENTE NADA A VER COM A ASUNA NEM INTIMA O KIRITO/KAZUTO A NÃO VISITA-LÁ! ESSE CARA É UMA PESSOA TOTALMENTE DIFERENTE! (o Kayaba provavelmente ainda tá naquele buraco aleatório no Acre em que ele se enfiou, já que a policia supostamente ainda não pegou ele)

    veja:
    Kayaba = http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20120722043041/swordartonline/images/c/c0/Kayaba_1.png

    Filho da P#ta de óculos = http://chuvadenanquim.files.wordpress.com/2012/10/sword-art-online-15-12.jpg

    Mudando de assunto e me acalmando *respira*

    bom, quanto a ladainha do Kayaba no Episódio 14, RESTA ALGUMA DUVIDA DE QUE ELE É COMPLETAMENTE LOUCO??! (sério, não tem desculpa pra querer brincar de Deus prendendo 600+ pessoas em um jogo, ESQUECER O PORQUE FEZ ISSO, e ainda fazer isso de novo). mas quanto ao Kirito voltar pro jogo, duvido que mas gente vá voltar pra lá (não depois do que aconteceu com o SAO), mas acho que se tiver gente que vai pra esse jogo, eles vão sabendo que podem não voltar. então quem entrar nessa vai ser pra valer.

    Quanto a Suguha, duvido que ela seja só fanservice Moe (nunca entendi isso), e acho que ela possa ser uma boa personagem, vale lembrar que lá no episódio 4 o Kirito fala pra Silica (a menininha bonitinha do episódio) que ele SABE que não irmão biológico da Suguha, mas mesmo assim sempre a viu como uma irmã, duvido que isso mude agora, sem falar que ela parece ter aceitado que o Kirito ama a Asuna e ela não tem chance (ela aceitou de forma bem madura até), o que eu acho é: ela vai seguir o Kirito e ajuda-lo a ir atrás da Asuna, e em algum ponto ela vai acabar se sacrificando por ele (ou não, mas é possivel já que o autor adora fazer a vida do Kirito o mais miserável possivel). ela já se mostrou uma boa lutadora de kendo, e acho que vai usar isso no jogo.

    Impressões que eu tive do episódio em geral, que acho que foi meio deixado de lado no Texto, é que esse episódio mostrou um pouco o Kirito se re-adaptando ao mundo Real e como ele foi meio incompreendido no sentido de que enquanto o Kirito tava vivendo ativamente e lutando pra sobreviver nesses dois anos, isso não é o que o povo de fora via, pra eles, ele tava em coma e só. isso é evidenciado quando o Kirito luta com a Suguha e ela não leva a sério a pose de luta dele. assim como pro Filha da P#ta de Ocúlos (que NÃO É O KAYABA, e eu esqueci o nome) o Kirito é alguêm que a Asuna conheceu na internet.
    Falando nele e no Pai da Asuna, o projeto do SAO não é o problema, o problema é que o cabeça do projeto É COMPLETAMENTE LELÉ DA CUCA!
    voltando ao pai da Asuna, tô mais preocupado com o fato de que em uma semana ele planeja fazer a Asuna se casar, ENQUANTO ELA TÁ EM COMA! ISSO LÁ NÃO É CONTRA A LEI?!

    putz que parede de texto XD

    • Dih

      Atualizei o post provavelmente depois de você ler. ._.

      • Kid Kaos

        D’OH! eu passei tanto tempo escrevendo isso >.<

  • katsura

    S.A.O é legalzinho, mas to achando esse sucesso forte demais, com certeza não é a ultima bolacha do pacote.
    E o Comentando de Shin Sekai Yori é melhor :/

  • Não supera o anime ” Dot Hack ” …
    Sobre essa 2° fase será maneira, mais achar que será o melhor anime do ano.. já mais..

  • Cristian

    Incesto = síndrome de japonês…

  • Só eu achei que a caracterização do vilão desse arco foi uma porcaria? Tipo, ele é feito só pra ser um filho da mãe genérico, apresentado correndo (ele não precisava ter falado tudo aquilo pro Kazuto…) e sem propósito. Ele é tipo, menos sutil que o Dio Brando, que é feito pra ser exagerado! Piorou bastante o episódio. Fora as baits de incesto…. eu já vi anime o suficiente pra ter uma idéia de pra onde isso tá caminhando…

    • “Menos sutil que o Dio Brando”…isso foi bem no ponto chave! Nossa, que cara sem noção!

  • Antes de qualquer coisa quero dar os parabéns ao ChuNan pelo post e pela qualidade de sempre. Seus posts sempre me prendem do inicio ao fim, haha.

    Agora quanto ao SAO, acredito que sou totalmente suspeito para escrever aqui, mas vamos lá.

    Acho que sou completamente apaixonado pelo anime por ter jogado MMOs por muito tempo. E não sei vocês, mas sempre que eu os jogo, sempre imagino como se eu tivesse lá dentro. Não fico que nem um tarado querendo level e coisas do tipo. É como se eu estivesse vivendo aquele momento ali. E é isso que o SAO me mostra de maneira muito forte. Como as relações in-game se tornam tão fortes ao ponto de transbordarem para a realidade, por exemplo o lance da Asuna. Outro exemplo é, não sei se vocês repararam, mas no final do episódio 14 quem manda o email com a foto pro Kazuto é o Egil (aquele mercador que luta usando um Axe grandão), ou seja, amizade que ele fez in-game. Quem já passou bastante tempo jogando algum mmorpg e fez bastante amizades vai acabar sentindo uma forte afinidade.

    Quanto à esse novo arco, acredito que vai ser bom. Pelo que andei lendo ele, muitos dizem que é o principal arco do Light Novel (pelo visto a galera aqui discorda xD), e disseram também que SAO terá 24 episódios, então esse arco terá 10 episódios pra se desenvolver. Isso é arriscado porque pode ser que ele seja bem direto e não fique de enrolação, assim como pode ser mal cortado e deixar muitos buracos na história.

    Pelo que vi na abertura esse novo jogo terá magia (quem leu o LN confirma ai pra mim) e parece também que alguns amigos do Kazuto vão jogar também. Seria legal ver essa rapazeada jogando em Party.

    Hmm, quanto à irmã/prima dele, muita gente vai acabar torcendo por ela mas acredito que vai ser por ela fofinha, peituda e etc, haha. Mas ainda prefiro a Asuna. Ela e Kazuto sofreram um forte amadurecimento juntos dentro do jogo e isso cria uma ligação bem forte, hehe.

    Não sei se sai do foco durante o texto, haha, mas aí está a minha opinião.
    Mais uma vez parabéns ao Díh pelo post. (:

    • Marco

      Tem magia sim

      • Maneiro! Isso abre várias possibilidades para deixar as lutas ainda mais interessantes, hehe.

    • Finalmente alguém que tem o mesmo ponto de vista que eu!

      Eu acho as interações MMO do jogo maravilhosas! A sistemática do jogo, eu consigo imaginar o jogo existindo na vida real.
      Houve exposição das regras, o que se pode e o que não se pode fazer lá.

      E esse episódio de transição foi muito bom também, eu achei uma mudança de rítimo, e pudemos ver parcialmente como é a vida real de Kirito.

      Talvez o pseudo-incesto fosse desnecessário, mas não vou acabar com o anime apenas por causa disso.

  • Sword Art Harém.

  • guiduck

    Sword Art Online é provavelmente o anime mais overrated que ja existiu! É bom, tanto é que estou acompanhando(é raro eu ter paciencia pra isso) mas esta muito longe de ser proporcional ao que falam dele. Tem animes melhores para serem comentados aqui nessa temporada incrível que chegou agora.

  • Sou mais um Kiss x Sis hein ~ ^O^ k

  • ViH

    Ainda quero acreditar na humanidade, então eu acredito piamente que a “irmã” do Kirito sente só um amor fraternal por ele

    • Pra ser sincero não vejo muitos problemas ela sentir algo pelo Primo/Irmão, levando em conta que isso realmente acontece mundo afora. Unico problema é acrescentar isso ao anime e a história não ter nenhum ganho por conta disso. xD

      Mas vamos ver né.

  • Marco

    Parabéns, bom review, bem neutro, sem puxar pra fanboy ou hater. Como leitor da novel gostei da adaptação desse episodio, estão indo notavelmente com mais calma comparado ao primeiro arco, tempo eles tem, 11 episódios da pra adaptar com tranquilidade os 2 livros.

    Creio que um dos motivos da popularidade de SAO é conseguir atingir os “não otakus”, to cheio de colegas que nunca virão animes na vida mas tão acompanhando SAO, fora os gamers, virou um dos animes mais comentados entre o povo que joga World of Warcraft.

    Considerações a vários comentários:

    – SAO não tem fanservice(ecchi) nos livros, duvido muito que vão inserir no anime
    -Ninguém fica preso em ALO(bem….ninguém que entre por vontade própria pelo menos -> se eu falar mais vai ser spoiler)
    -A garota é prima dele e não irma, isso não é considerado incesto, nem na Europa nem no japão.(no Brasil eu não sei)

    • firedarsh

      nem no Brasil
      o povo que gosta mesmo de reclamar

    • Realmente, se SAO fosse um caso isolado a história da irmã não teria nenhum problema. O que faz com que a maioria das pessoas (eu inclusive) se assustem e rejeitem essa personagem é o fenômeno recente nos animes de “fetishizar” a relação entre irmãos. SAO não é especialmente bem escrito, e a força do anime vem principalmente da personalidade da Asuna, que quando junta do Kirito consegue dar vida às emoções dos dois. Quando temos um episódio que ameaça deixar a personagem mais carismática da série como uma donzela em perigo (o que destruiria a imagem de menina forte que faz dela uma personagem interessante) em troca de um fetishe que a maioria de nós, fãs no ocidente, achamos doentio, é natural que fiquemos suspeitos.
      Eu não li as novels, então não sei se essas suspeitas vão passar e o anime vai voltar a investir na relação do casal principal (de preferência sem a Yui, haha), mas por enquanto não consigo ficar sem um pé atrás.

  • Leo

    Análise ótima, falou tudo. Realmente o SOA é um bom anime, mas deixa umas lacunas a desejar…

  • Dih, ótimos comentários sobre este polemico ep. 15, e é muito bom vocês acompanharem o anime ep a ep, pois agora temos um outra grande site alem do elfenliedbrasil acompanhando o anime….
    No meu ponto de vista a inclusão da irmã/prima/admiradora de Kirito por enquanto é puro fanservice
    Espero que eles usem o mundo real melhor nesta temporada apesar de achar que vai ficar focado mais no jogo mesmo.
    Bom fiquei com uma duvida, se SOA na sua opinião não é o melhor anime do ano, qual seria este?
    Abraço,
    Ótimo trabalho de vocês aqui no ChuNan.

  • Pedro

    Na boa tenho vergonha de dizer que já vi esse anime o episode 1 foi algo fora de série mas desenvolveram mas pakas a história apesar de não conhecer o mangá/light novel.
    Pra mim a maior falha do ano mais fraco ainda que o tão criticado Another e se bobiar o Black Rock Shooter que eu nem vi!

  • Pra mim o melhor da temporada até agora é Kuroko, e só u_u
    SAO ta longe de ser o melhor em qualquer coisa, sério, o anime é bom e tal, mas não é isso tudo que o povo generaliza D:

  • Louie

    Nem assisto SAO, cheguei aqui pelo marketing do ‘incesto’. E o que vejo, uma suposta relação entre irmãos adotivos, ADOTIVOS. É sério que alguém ainda se sente escandalizado com isso?

    • firedarsh

      por mais absurdo que seja tem sim
      é um crime chamar isso de incesto, fica parecendo novela da globo

  • Shiro

    Sou fã de SAO e devo dizer que se vcs acham quem o anime ja era muito odiado esperem para ver essa temporada, eu não me importo com o que os outros pensam sobre essa história que eu particularmente adoro, mas eu devo dizer que cabeças vão rolar, mais haters vão aparecer e muitos fãs vão se decepcionar.
    E a Sugu não é apenas fanservice, ela vai ser sim a irmãzinha apaixonada, mas ela vai ser completamente importante para a trama.
    E como disse o colega ali em cima, relacionamento amoroso entre primos no japão não é considerado incesto (a não ser que eu esteja enganado).

  • Quanto à essa parte do CHUNAN:
    “Porcaria, essa coisa praticamente matou a filha deles e eles ainda esperam financiar um projeto? ”

    Bem, pelo que eu entendi essa empresa mantém os servidores ligados, o que é basicamente um dos motivos da Asuna estar viva ainda (ou não), então acho que se o cara tem dinheiro, é até bem lógico financiar a empresa que mantém a filha com vida (ou não).

    🙂

  • firedarsh

    otimo post, espero que continue e que seja expandido para outros animes da temp.

  • Roger

    SAO é sem duvida um dos grandes sucessos deste ano pelo simples fato de pssuir uma história simples mas que consegue te prender a cada episódio, te deixando ancioso pelo próximo. Além disso, o amor do Kirito e da Asuna é simplesmente lindo, em minha modesta opinião. Quanto a temática da irmanzinha apaixonada, não me incomoda e confesso que adoro um bom tabu nos animes .

  • Rayovac

    Sem duvida SAO é um grande sucesso independente da qualidade desse proximo arco, mas o que realmente me preocupa é que ele não seja tão atraente quanto o anterior, pois é um pouco mais do mesmo com objetivos diferentes, mas mesmo assim aposto minhas fichas que se sairá melhor do que muitos imaginamos.

    E num gerão gostei do episódio de introdução do novo arco, melhor que muitos que já vi…

    Rayovac!

  • Se for pra ver incesto eu prefiro Yosuga No Sora u_u

    • Roger

      Hahahahahahaah, bom anime. Ou KissxSis.

  • Tatsuya

    Sério que estão fazendo caso com o “incesto” SuguxKirito?

    Os dois nunca ficam juntos,nem sequer são irmãos de verdade e ainda tem gente querendo reclamar disso<?

    Chega uma hora que já virou hate sem razão hein…

    • Hahaha, exato. Está quase virando moda virar hater de SAO. Hoje eu lembrei de uma frase que acredito se aplicar ao SAO: “Pra bom entendedor, meia palavra basta”.

      Pois mesmo com todos os “furos” de SAO e tudo que reclamam por ai, conseguei entender tudo, não fiquei com nenhuma dúvida. Acho que a experiência de quem assiste preenche essas lacunas.

      Foi o que pensei hoje, haha.

  • nem sei como consegui assistir essa coisa até o 11° episódeo,achei que iria ser um anime estilo word of warcraft,ta mais pra novela das 8 que começa as 9!

  • Hououin

    Pelo o que eu li na novel, o drama fica mais no triangulo amoroso do que o incesto. O que impede a relação deles na verdade não são os dilemas morais devido ao fato de serem criados como irmãos e sim a promessa que ele fez com a Asuna.
    Eles poderiam na verdade ter feito a mesma história com alguma amiga de infância do kirito por exemplo, mas eu acredito que é melhor usar a Suguha, um personagem que ja foi apresentado ao pulico do que inventar um personagem do nada agora ( alem do fato de toda essa polêmica só ajudar a aumentar a popularidade da série, pelo menos no japão) .

  • Eu comecei a ver ontem no final da tarde e de madrugada, vi rapidinho! então, quero saber se esse anime ainda ta sendo lançado toda semana, ou se deram uma pausa! ^^

  • Eu tinha parado com animes a algum tempo(só estava lendo Gantz, Naruto e Berserk mesmo)… Mas tava todo mundo falando sobre esse SAO e fui ver, me surpreendi, adorei a ideia do anime, bem Accel World mesmo(onde está a droga da segunda temporada ?(Sei que é do mesmo criador)). Agora voltei um pouco à ativa o/(assistir todos os animes possíveis ò.Ó)

  • Não acho SAO um anime ruim, porém acho que o Kirito não tem carisma nenhum… Sei lá, ele não consegue me empolgar a REALMENTE torcer pelo sucesso dele xD

    Pra mim tá mais que na cara que a Suguha só serve pra fanservice. O ÚNICO mangá que eu já li onde incesto não é a maior tosquice é Angel Sanctuary, nenhum outro…

  • vai acontecer e do kayaba entrar no sistema desse novo game e ajudar o kirito a salvar a Asuna das maos do Sugou (boyola do caraio)
    como mencionado no epi 18 pela yui que o sistema era inferior ,ultrapassado, ao do sao sera facil para kayaba invadir o sistema

    cara o anime tem chances sim de concorrer ao melhor do ano

  • Maurício

    Esse anime é muito ruim, sem objetividade, infantil, manjado, exageraram no “mel do pau do protagonista” Quando pensa que ja ta muito “malhação” até a prima irmã do cara se apaixona por ele, cansativo, os caras ficam dentro de um mmorpg cumprindo missões pra la e pra cá, um romance forçado entre Kirito e Asuna, coisa de RBD, de repente um é o amor da vida do outro e querem se casar aos 15 anos de idade, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sério, inspiração ZERO, esse eu não recomendo, é anime que só convence criança mesmo, claro que outras pessoas tem seus motivos especiais para ve-lo, por se tratar do tema de mmorpg, jogo que é muito jogado ao redor do mundo, umas das coisas que me levaram a assistir tbm, mas não tem conteúdo!!