D-Mail #01 – Animes de outubro de 1972, 1982, 1992, 2002 e 2011

Rapadura é doce, mas não é mole não!

E começa a nova coluna do Chuva de Nanquim. Na verdade não é bem uma coluna, já que nem sempre existem estreias no Japão (ou que mereçam alguma lembrança). Por isso ela deve ser feita na frequência que for necessária.

Afinal de contas, o que surgiu antes de nós? Sabemos que assistir “tudo” é uma tarefa impossível e até mesmo doentia. Temos nosso tempo ocupado com outras atividades e nossos animes e mangás são somente um “divertimento” a parte (ou pelo menos espero que a maioria saiba). Mas sempre é legal saber o que veio antes, o que marcou, o que realmente importou para determinada época. E pensando nisso começamos agora o “D-Mail”, uma homenagem ao anime Steins;Gate e suas viagens temporais, tudo a ver com essa postagem. Conheça um pouco mais de outras séries que influenciaram os animes que assistimos hoje e que escreveram suas histórias no ramo das animações japonesas.

Outubro vem sendo uma grande temporada para quem gosta de acompanhar muitos animes. Muito material bom, para todos os gostos. E nos anos anteriores? O que tivemos afinal? Vocês vão se surpreender em ver que Outubro não é uma temporada sensacional à toa. Que comecemos a nossa viagem temporada a partir de agora! “Não conheci o outro mundo por querer!”

1972 | Gatchaman – Battle of Planets

Podemos citar vários motives para Gatchaman ser um dos animes mais influentes de todos os tempos. A série é de autoria de Yoshida Tatsuo, o mesmo criador de outros clássicos como Casshern e Speed Racer. Além disso, o sucesso de Gatchaman fora do Japão foi estrondoso. A série foi rapidamente lançada nos Estados Unidos e com alguns (muitos) cortes de episódios e com a mudança do nome original, estreava “Battle of Planets”. Além disso, o anime também teve uma história no Brasil, sendo lançado no Brasil na década de 70/80 com o nome de G-Force – Guerreiros do Espaço e sendo um dos maiores hits da molecada da época. Anos mais tarde o anime voltou a ser exibido no país na BAND e no Cartoon Network, com o nome de Batalha dos Planetas, mas obviamente a repercussão não foi das mais agitadas (ainda mais se considerarmos que a série substituiu Slayers, um dos animes mais esperados pelos aficionados da época e que a BAND destratou). Enfim, Gatchaman é um daqueles clássicos que serão para sempre usados como referência. Até Stan Lee disse ter uma paixão pela série. Isso não é pouca coisa.

1982 | Macross

Os tempos realmente eram outros. Eles levaram a sério a palavra “epicidade”. Macross tem um time composto por dois nomes que são simplesmente insubstituíveis. O primeiro é Kenichi Matsuzaki, simplesmente a cabeça por trás do mítico anime clássico de Gundam. O segundo é Noboru Ishiguro, simplesmente o diretor de Legend of Galactic Heroes. Macross influenciou uma época e influencia até os dias atuais. Ele não só se moldou como um clássico como originou uma verdadeira escola de animação, sendo um marco para os animes como o próprio Gundam. A recepção de Macross foi absurdamente incrível, original spin-offs e diversos trabalhos ocidentais (americanos) inspirados na série. Com uma trilha sonora magistral do já falecido Kentaroh Haneda, podemos dizer que Macross entra facilmente na lista dos melhores animes já feitos. Com uma dublagem marcante da Herbert Richers, Macross também deu as caras no Brasil e com certeza muitas pessoas ainda guardam a lembrança dessa animação por aqui.

Outras séries de outubro de 1982: Space Adventure Cobra

1992 | Yu Yu Hakusho

Acredito que não seja demais dizer que depois de Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho tenha sido o anime que mais marcou a infância de muitos na década de 90 no Brasil. Com personagens que esbanjavam carisma, uma dublagem que ficará para sempre marcada em nossa memória e uma exibição em horário nobre na extinta Manchete, as aventuras de Yusuke e companhia ainda são queridas por pessoas de todas as idades no Brasil. E claro, no Japão também. A série foi a responsável por alavancar a carreira de Yoshihiro Togashi, o atual mangaka preguiçoso de Hunter x Hunter, e apesar de todas os enormes acontecimentos e boatos que geram a produção de seu mangá, conseguiu se tornar um dos títulos mais vendidos da Shounen Jump e ter um anime extremamente competente pelas mãos do estúdio Pierrot (e que grande maioria das pessoas concordam que conseguiu salvar o final duvidoso da obra original). Falar demais da série seria simplesmente “fanboysismo”, mas é inegável dizer que Yusuke e companhia ficarão marcados para sempre nas lembranças dessa minha geração ’90.

Outras séries de outubro de 1992: Tokyo Babylon

2002 | Naruto

Dizer que Naruto já é uma das maiores séries da Shounen Jump não seria pecado nenhum, e muito menos alguma bobagem. No ranking das mais vendidas, o provável maior fenômeno internacional da revista nos últimos anos, e o provável segundo título que mais vende no Japão nos dias de hoje, atrás apenas de One Piece. E isso, claro, falando somente na terrinha original. No Brasil Naruto foi e continua sendo um sucesso. O mangá é o mais vendido da Panini e o anime continua em alta mesmo depois de 10 anos de exibição. Não é a toa. Apesar dos apesares a série tem todas as formulas para atrair aqueles que gostam de uma série de ação, aventura, com personagens engraçados e carismáticos. Haters a parte, o anime serviu para popularizar o anime pelo mundo, principalmente em nosso país. Exibido no SBT em meados de 2007, a série se tornou uma febre e se consolidou como um dos grandes “booms” de um anime como há tempos não se via. Lembrando que somadas, a série clássica com o “Shippuuden” já somam mais de 500 episódios. É coisa que não acaba mais, mesmo com todos os fillers que aterrorizam os fãs.

Outras séries de outubro de 2002: Ghost in the Shell SAC, Gundam Seed, GetBackers

2011 | Fate/Zero

Já chegamos em um ano desde a exibição de Fate/Zero, série adaptada pelo estúdio ufotable que ganhou a atenção de muitos por carregar o peso de ser uma “prequel” de Fate/Stay Night, um dos animes que mais dividem opiniões sobre “ser bom ou não”. Com a direção de Gen Uroboshi, o mesmo de Madoka Magica, Fate/Zero apresentou batalhas incríveis e uma animação bem acima da média comparada com outras produções do mesmo ano. A dúvida é se a série entrará no hall das “inesquecíveis”. Será que em 2021 estaremos nos lembrando dela? A probabilidade é grande, afinal a franquia “Fate” tende a não parar, trazendo muitos adeptos ainda para as animações – mesmo Fate/Stay Night, que continua sendo até hoje lembrada por muitos (e que inclusive já foi exibido no Brasil pelo extinto Animax).

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Rodrigo Alves

    E por favor pessoal, sem encher os comentários de : Aaaah faltou o meu anime preferido ! Seus Bakas !

    • ~LK

      Aaaah faltou o meu anime preferido!!!
      hehehe

    • Aaaaaaaaaaaaaaaaaah, faltou o meu anime favorito, hahaha! =P

    • Aaaaaaaaaah, faltou o meu anime preferido!
      Gintama cade?ué?cade?hey cade? ué?onde tá?

      • Cristian

        Aaaahhh, faltou o meu anime preferido!

        Bob Esponja!!! XD

      • Julia

        Ah faltou meu anime de Rebeldiz, seus bakas!

    • Ah, faltou meu anime preferido! AHAHSUHAUAHUAAUAHAU ‘

    • Bordel

      AAAAAH, FALTOU MEU ANIME PREFERIDO AEEE!!! ehuee

  • Legal,provavelmente em 2021 vamos nos lembrar de Fate/Zero

    Um Bom anime de 2002 é Onegai Teacher,mas é de Janeiro de 2002

  • Eu era daquelas que ficava na rua o dia todo, mas na hora que começava YuYu Hakusho, ia pra casa NA HORA! xD

  • ~LK

    Realmente curti essa nova coluna!
    Yu Yu Hakusho realmente me marcou! apesar de eu ter visto no CN, vários anos dps…
    Ps: ri de mais com “Rapadura é doce, mas não é mole não” hehe
    ~FLW e Eu não conheci o outro mundo por querer!

  • Perdia essa época de Yu Yu… Lá em casa não pegava a Manchete. =(

    • Jessie

      Sei como é… =/

  • Pacco

    Yu YU Hakusho era o Avenida Brasil da criançada dos anos 90. ^^
    Sayonara bye bye? Jamais.

    • Pseudonimo Slayer

      Nunca mencione o nome Yu Yu Hakusho e o dessa aberração televisiva na mesma frase novamente. ò.Ó

      • Renan

        Qual é o problema?

  • Nuss, alguns são bem old mesmo;

    Não acompanhei Yu Yu Hakusho, sou dps dessa época : P

    Comecei a ver animes c/ Naruto (o meu preferido), agora assisto os antigos, novos e oque mais tiver xD

  • Pedro

    Acho que os “clássicos” japoneses tendem a ser na temporada de janeiro ou de outubro mesmo…vide exemplo de Yu Yu e outros e em janeiros temos Dragon Ball e outros…Pelo menos os animes/mangás que mais gosto costumam sair nessas temporadas!

  • Vitor

    E pensar que eu peguei a reexibição de Gtachaman como G-force no Cartoon Network! Ele e YUYU Hakusho realmente marcarm demais.

  • Eduardo.W

    Sem tv manchete pra mim também =/

  • WJ

    Eu gostei, mas ainda não entendi bem qual é a da coluna. Tipo, num dia vocês falam sobre animes de ninjas que marcaram época, num outro vocês falam sobre magical girls que marcaram época… é mais ou menos assim???

  • cristopher

    mano, ia pro parquinho cm a camiseta do yuyu hakusho *-* na rua vivia brincando d luta fingindo q era eles xD

  • “o anime serviu para popularizar o anime”. Ficou estranho isso ai hahaha

    • Também percebi isso, pessoal do Chunan deem uma conferida nesse texto.

  • Franco_Kurosaki

    coincidentemente estou assistindo Macross e Yuyu.Macross já está bem datado mas era marcqnte naquela época.Yuyu foi o primeiro anime de luta realmente bom a apatecer na TV sem escoteiros querendo salvar o mundo de vilões malvados.E ainda teve dublagem melhor quexa original japonesa(perdoe-me Megumi Ogata)
    Sensui e Toguro ainda são os antagonistas mais marcantes que já vi na Jump

    • A única coisa datada de Macross é a animação ,porque de resto é superior a tudo nessa temporada ,a título de comparação .

      • eu quis dizer em relação aos animes de hoje em dia.E não só na animação mas na história ,nos personagens e nos diálogos

  • Jana F.

    Também sou dos anos 90, e Yu Yu Hakusho é sem dúvida inesquecível!!!

  • Aos pobres que não conheceram a Rede Manchete, meus pêsames.
    Não consigo imaginar uma infância feliz sem ela (trágica)… E se você me disser que consegue imaginar, é porque você não assistiu xP
    E por pareça que incrível, eu gostava mais dos tokusatsus que dos animes **apanha**

    • J. César

      Verdade, Mas hj é muito melhor, vc tem toda uma facilidade de achar qualquer animes, Legendados ainda q sao melhores, poder assistir a Hora q quiser, quantos epidosios quiser. Mas concordo q assistir um anime em “tv aberta” em horario nobre, deve ser uma bela sensação, saber q milhares de outras pessoas estão vendo o mesmo q vc >.<
      acho q deu pra entendr né? *o*
      Ps: tenho 17, portanto n peguei Manchete

      • Mas não é todo mundo que tem um computador em casa ,e muitos que tem ,não possuem uma internet boa .Já a manchete qualquer um via =D

  • Hidekee

    Pela minha idade o anime que mais me marcou foi Macross, que lembro bem de acompanhá-lo diariamente, adorar as batalhas e especialmente as histórias bem elaboradas e entrelaçadas. Simples épico como até hoje POUCOS, muito poucos animes chegaram perto.

    E por conhecer anime antes de CdZ e ser mais velho, confirmo que YYH me marcou mto mais de CdZ, pois a abordagem da história e especialmente a dublagem foram marcantes demais.

    PS: Só avisar aos desavisados: Macross NÃO É Robotech `-´

    • Hidekee

      Como não posso editar vai aqui:

      Não é chororô, mas foi injustiça deixar Code Geass de fora (outubro de 2006) e colocar Fate/Zero. Por mais bem feita que tenha sido e tenha fãs (eu mesmo sou fã de TYPE-MOON e Fate desde o início), Code Geass foi MUITO mais relevante do que Fate/Zero o/

      • Concordo!

      • Renan

        1972-1982-1992-2002-2011. Um foi a um ano, e os outros em intervalos de 10 anos em relação a esse. Não foi a intenção do autor do artigo. Code Geass é mais relevante, mais eu particularmente acho fate/zero infinitas vezes melhor que Code Geass.

      • Sério mesmo? Code Geass? Já da pra ver de longe quem é ~otakinho~.

      • Shuu

        Nossa , ao ver esse tipo de comentário aqui fico até meio decepcionado , Fate/Zero melhor que Code Geass ? Nunca !

      • Pseudonimo Slayer

        Realmente… nunca…

      • Renan

        Não sou nem otaku pra ser otaquinho. Retardados. Não aceitam gosto alheio. Otaquinho que viu desenho japonês no tempo de manchete realmente eu nunca vi.

      • Renan

        Cara que fica 2 horas da manhã no computador não merece meu respeito, não deve nem ao menos trabalhar.

      • Luk

        Vou te dar uma dica, veja o intervalo das datas. Faça as contas e veja se Code Geass se encaixa ali. Fate entrou por ser o mais recente, ele não colocou esse ano porque ainda está rolando.

      • Que legal, agora se alguém gosta de Code Geass é “otakinho”.

      • Shuu

        Bom , se você acha que Fate/Zero é melhor que Code Geass talvez não tenha mentalidade pra compreender a complexidade do anime 🙂

      • Não, eu quis dizer que Code Geass é melhor que Fate/Zero! Muito melhor!

      • Renan

        Papo furado de “mentalidade para compreender a complexidade Code Geass”. Só Faltava essa. Por favor senhor, já que você é tão sábio, o que vc está fazendo na internet 1 hora da manhã comentando sobre desenho ao invés de esta preparando sua tese que vai revolucionar a história da filosofia mundial?

        Francamente, esses otakus estão que nem os posers do metal, opinião divergente já vem com um papo de “mentalidade, é muita coisa pra sua cabecinha, vai escutar seu funk”.

    • Biel-Kun

      u.u , olha só alguem julgando pelo gosto >.> , nao gosto de julgar, mas se tivesse que dizer quem é de longe “otakinho” seria voce, pessoas assim me dão nausea (sorry por me intrometer)

      • Cristian

        Acho mais legal dizer “otaco” do que “otaku” (ou melhor, escrever)

        XD XD XD

      • Neos 17

        Assim como Renan disse, o intervalo claro de anos no artigo está mostrando que não houve injustiça nenhuma. E Code Geass não é melhor que Fate Zero pra mim, ainda que tenha relevância. De todo jeito, discutir gosto é inútil, só achei mesmo que a reclamação de injustiça pela não menção a Code Geass não teve motivo pois mesmo não sendo dito pelo autor, houve um intervalo fixo de um ano pra outro ao fazer essa postagem e o ano de estréia de Code Geass não estava nesse período.

      • Renan

        Mais a falta de respeito desses otaquinhos é foda Neos. Não posso achar que Fate/zero é melhor que Code Geass que já sou apedrejado.

  • Yu yu hakusho é inesquecivel mesmo quando vc falou os boatos e acontecimentos em torno do manga do q vc se refiria ?

  • Jessie

    Eu não peguei essa época da Manchete mas minha infância foi muito boa sim viu e disso tenho certeza porque vivi muito bem ela. 😛
    Agora, que eu sei sobre a sua existência, gostaria de ter assistido aos animes épicos que passaram, mas fazer o que né, não dá pra voltar no tempo. xP
    Gostei da coluna, bem interessante. o/ Não sabia que Ghost in the Shell tinha sido lançado em outubro de 2002, legal. xDD Esse anime é muito fodástico, que isso. O_O

  • Sou da década de 90 mas só fui conhecer e acompanhar YU YU HAKUSHO na BAND!!! Apesar de ter uma remota lembrança dos CDZ da Manchete…não sei se passavam juntos.

    Lembro de Gatchaman também, só que eu nunca acompanhei porque me lembrava Speed Racer(agora sei o porquê) e eu nunca gostei!!!!

    • Sei lá… minhas lembranças são um pouco confusas. Hehehe :P… não lembro se eu cheguei à assistir a Manchete!!! Lembro de alguns Tokusatsus mas não sei canal passavam!!!!

  • Takashi Miike

    Nem tenho o que dizer. Só que sou muito fãboy de Yu Yu Hakusho.

    Sou daqueles que acha que todo Ser que assisti anime (e não assiste) deve conhecer Yu Yu Hakusho, se não perde moral. Não querendo desprezar quem não viu e quem não pretende ver, mas caramba… É épico demais.

    Quando eu tiver eu filho, vou fazer questão que um dos primeiros animes que ele assista seja Yu Yu Hakusho.

    Torço muito por um Remake. Não só para rever, até porque se eu quiser rever prefiro assistir Yu Yu com a dublagem clássica. Torço mesmo para que a nova geração possa conhecer e que o número de fãs continue aumentando.

  • Boa idéia essa nova coluna, ajuda a relembrar ou conhecer séries antigas (ou nem tanto) que fizeram/fazem história.
    Macross para mim é especial, pois foi o primeiro anime que lembro ter visto na vida. Isso quando era Robotech! (sim, sou velho mesmo…) E para os mais novos ou os que só conhecem as séries atuais, só posso dizer: ASSISTAM MACROSS. É definitivamente uma das melhores séries de todos os tempos. Procurem pela versão dublada (chamada Guerra das Galáxias) pois vale a pena.

  • Okumura

    DIH ali no gatchaman vc escreveu ”motives” corrija ai

    • J. César

      Serio man? e.e deixa de Chatisse -.- n me leve a mal *o*

  • dbatta

    Bateu uma saudade imensa de rever Macross e Legend of Galatic Heroes.

  • João Pedro

    Curti o Nome do Post 😀 ”D-mail” fico muito bom 🙂

  • Jonas

    alguem conhece um anime similar a Gatchaman,parece uma mistura de cavaleiros com Gatchaman pois os personagens usam armaduras baseadas em passaros se alguem sabe o nome por favor me diga esse anime e dos anos dois mil se alguem souber por favor me diga,afinal nao me tornei um otaku por quere.

  • Suelcbj

    Sou da época de yu yu hakusho pra frente e faltaram animes realmente importantes nesse meio tempo.

  • Edson
  • rena

    poxa, e pensar que foi naruto que me fez estar hoje estudando japones e importando mangás.

  • Rayovac

    Sem duvida todos os lembrados nesta lista merecem estar ali, e não acho exagero colocar Fate/Zero nesta lista afinal foi algo simplesmente surpreendente, a animação muito boa e com personagens legais e todo um enredo interessante, talvez tenha sido melhor que o próprio Fate/Stay Night… mas enfim…

    Gostei muito dessa nova coluna acho importante esse “Hall da Fama” que vocês estão montando, então parabéns a vocês todos que são otimos escritores e vem trazendo cada vez mais informações e cada vez mais rapido, então só temos a agradecer e aguardar pelos próximos post dessa coluna.

    Rayovac!

  • Cara q legal esse post….confesso q nem sabia disso heheh….e ao contrario de faltou o meu anime favorito…o Naruto ja ta ai e é isso q importa abrss

  • Renan

    Sei que não tem nada haver com o tópico, mais já que a punch não vai legendar Aoi Sekai no Chuushin de, vou postar o link de uma fansub que vai: http://www.oppaisub.in/aoi-sekai-no-chuushin-de-01/ . Cara, que decepção com o Ecchi ultramente forçado desse anime.

  • “o anime serviu para popularizar o anime pelo mundo” DAFUQ?

  • @Açougueiro@

    Gostei do comentário acima que diz que YuYu Hakusho foi melhor até que CDZ para quem já conhecia anime, meu caso que já havia visto alguns outros. Não que CDZ tenha sido ruim, pelo contrário, marcou uma geração. Mas em termos de historia YuYu Hakusho era bem melhor.

    Agora analisando a coluna faço um questionamentos, será que algum anime da atual temporada de outubro poderá ser lembrado por essa coluna em 2022? Ou até mesmo no lugar de Fate/Zero como o melhor da temporada do ano anterior na coluna em 2013?

    • bieluzumak

      JoJo, Magi e Psycho-Pass, três animes que tem de tudo para ficar marcado nas nossas memórias para sempre.

      • Jojo talvez ,já esses outros dois eu duvido .

  • Uma curiosidade sobre Gatchaman.Kubo Tite homenageou a série num omake de Bleach sobre o Karakuraizer,cujo uniforme era igualzinho do Gatchaman

  • YuYu Hakusho é o meu anime preferido,lembro vagamente de ter assistido Macross, revi a alguns anos e achei demais. Sou do tempo em que as crianças chegavam da escola iam pra rua brincar,quando dava a hora do YuYu,aqui na cidade você não via uma criança na rua! Só voltavam pra rua após o termino do episódio. Tempo bom,hoje em dia as crianças só querem saber de ficar com a bunda sentada o dia todo na frente do PC ou do Video Game. Não tem jeito! Pra mim é YUYU FOREVER!!!!!

  • Pena que não sou da época da Manchete, foi bem épica.

  • Betty Feitoza

    Yu Yu Hakusho é épico! Eu assisti na Manchete, depois comprei o movie na Liberdade, aqui em SP… Lembro que veio todo mundo em casa pra assistir, gravamos K7 da trilha sonora, enfim, marcou muito a minha adolescência! Fora CDZ, Shurato, Samurai Warriors…

  • Yu Yu Hakusho <3