Comemorando os 1000 capítulos de Hajime no Ippo!

hajime1000E você ainda pode começar a ler porque mais 1000 capítulos não são impossíveis.

Depois de Ashita no Joe, se existe uma obra que melhor caracterize o espírito dos mangás de boxe no Japão, com certeza esse mangá é Hajime no Ippo. E eu nem preciso muito esforço para explicar porque. Além de ser publicado na Shounen Magazine – uma das mais tradicionais revistas do Japão – a série acaba de alcançar a marca de 1000 capítulos publicados, totalizando mais de 100 volumes encadernados. Uma marca assustadora, monstruosa, mas que só reflete na geração que Ippo movimenta desde sua estreia. Se One Piece é sinônimo de vendagens no Japão, Hajime no Ippo pode ser considerado o sinônimo de maturidade, de evolução, de regularidade e de comprometimento de George Morikawa, publicando desde 1990 nas páginas da revista com pausas praticamente inexistentes no meio desse caminho.

Hajime1000capaHajime no Ippo proporciona uma das leituras mais emocionantes para os fãs de mangás de esporte em geral. Diálogos rápidos, precisos, que são objetivos e cumprem com o dever de entreter o leitor e de segurá-lo capítulo após capítulos. Não são poucas as pessoas que disseram achar 100 volumes muita coisa e no final das contas perceberem que já haviam devorado todos em questão de semanas. A narrativa de Morikawa virou um modelo a ser seguido, principalmente quando falamos em arte sequencial e em diagramação. As cenas envolvendo as lutas são totalmente bem estruturadas artisticamente e narrativamente falando. Não se considere estranho por querer praticar boxe após ler a obra. 

Abaixo ilustração de Chiba Tetsuya, autor de Ashita no Joe, ao lado de Ippo.
Abaixo ilustração de Chiba Tetsuya, autor de Ashita no Joe, ao lado de Ippo.

Provando que Hajime no Ippo é um símbolo no Japão, o mangá ganhou diversas homenagens na edição da Shounen Magazine na qual foi comemorada a marca. Artistas como Takehiko Inoue e Mitsuru Adachi deixaram seu registro. Mas com certeza a imagem de Ippo junto com Joe foi a mais marcante e tocante. Hajime já tem sua história marcada no Japão, e provavelmente ainda vai durar mais alguns anos se depender da disposição do vovô Morikawa.

Hajime1000-2

Hajime1000-3
Hajime1000-4

Posts recomendados:

– Review – Porque você deve ler os 100 volumes de Hajime no Ippo.

 

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Hajime no Ippo! Essa obra é inesquecível! Sem dúvidas, merece a marca dos 1000 capítulos, realmente impressionante a qualidade da mesma ;D

  • AL BN

    Na lista de leitura, se alcançou mil capítulos sem perder o folego, essa obra deve ser muito boa.

  • Yan

    Engraçado como a cada capa do mangá tem uma foto do Morikawa e percebe-se que o cara comoçou bem novo a desenhar Hajime e agr nas ultimas capas já tá um pouco velho XD

  • ghastlk

    Homenagem mais do que merecida, manga sensacional e qua incrivelmente ainda tem muita coisa pra mostrar. A arte do Morikawa, tirando com as mulheres, combina perfeitamente com o mangá. Que venham mais 1000 capítulos, não teria problema nenhum com isso.

  • ravelllino

    E q venham mais 1000 capitulos

  • Hajime no Ippo é uma heresia que eu devo desfazer em breve. E agora olhando a arte do Takehiko MITO, ficou com vontade de saber como seria Hajime no Ippo se fosse desenhado por ele. Se o roteiro continuasse sendo do Morikawa ruim não seria! 😀

  • Comecei a ler Hajime no Ippo depois do review do chunan e, apesar de estar ainda no capítulo de 210, não me arrependi, é sensacional. Gostei muito desse mangá e um dia eu chego no capítulo mil! xD

  • Hajime no Ippo é épico. Dispensa comentários. Uma obra-prima.

  • Você é mesmo fã do Hajime no Ippo, acho que é q terceira postagem que eu vejo em menos de três semanas..

  • todo mundo que leu e assistiu Hajime no Ippo virou fã, alguns até de mais como eu que todo dia ouço as duas primeiras opening full todo dia e pesquiso que nem loco no google sobre a continuação do anime ou um filme. Se fosse publicado no brasil o manga seria muito bom .

  • Xiaosu

    Hajime no Ippo é aquele mangá que não é nem de longe perfeito, cheio de defeitos durante a obra(O ITAGAKI PORRA), mas afinal de contas cara, me arranja um mangá de 1000 capitulos que não tenha um defeito. Junto com Eyeshield e Slam Dunk, é provavelmente o mangá esportivo que mais te deixa com vontade de praticar o esporte sobre o qual você está lendo, O ippo pode ser raso, mas depois de 30 lutas, não importa o quão raso ele seja, você começa a gostar dele e a torçer. Mas o que realmente salva Hajime no Ippo são os personagens secundários e as lutas entre eles, nesses mil capitulos surgiram nomes que eu sem duvida colocaria na minha lista de melhores personagens secundários, Takamura, Kimura, Aoki, Volg(Que por sinal, a luta dele no milésimo capitulo é o pico do traço e de inovação do mangá até agora) e outros 3000 que surgiram pelo mangá e continuaram surgindo, indo e voltando sempre que bate saudades. Cada luta de Hajime no Ippo (ok, não TOOODAAA luta ((Não conheço quem realmente tenha achado a luta Ippo vs Mogli decente)) ) é um épico separado, aliás, se você ficar com preguiça de ler o mangá, procura o capitulo onde o Hawk aparece pela primeira vez e le até o final da luta dele com o Takamura. Quando você terminar, eu duvido que não vá querer ler o mangá inteiro.

    • Daniel Martins

      recomendo esse manga! XD
      para aqueles que pensam que é grande demais pra ler, lembre-se que ele tem muita cena de ação
      eu por exemplo li os 32 primeiros volumes em 1 dia
      não percam tempo e leiam logo!!

      • Cristian

        32 volumes em 1 dia??? OMFG O_O

  • Uma marca louvável, mesmo não sendo fã do gênero, um mangá que chega ao capítulo 1000 vendendo bem (pois se não vendesse, duvido que passaria do 200) merece destaque, ainda assim acho Slam Dunk mais envolvente, talvez por curtir mais basquete, mas não deixa de ser um mangá essencial pra apreciadores do gênero.

    • Coxinha

      Slam dunk é um otimo manga/anime pena que acaba de um jeito nada legal.

  • Rayovac

    afz é complicado, da pra perceber que a obra é boa, faz tempo que eu tenho vontade de ler, mas ler 1000 capitulos pela net não rola e acho que nenhuma editora teria coragem de publicar ele por aqui, mas eu sou totalmente a favor de ficar quase 10 anos acompanhando esse manga se ele um dia pousar no Brasil, é uma pena que seja um sonho distante mas eu gostaria muito de velo por aqui…

    Rayovac!

    • Alexandre

      Eu li os 1000 capítulos pela internet 3 vezes, não é tão cansativo quanto parece

    • Coxinha

      Não veja como se fosse uma obrigação veja ele como algo Super foda, porque tipo quando se vai lendo se ri tanto que você nem percebe q já ta acabando.

  • Comecei a ler HNI no ano passado e não parei. Realmente para quem tem preguiça de ler por ter 1000 capítulos, pega no capítulo em que o Hawk aparece e lê até ao final da luta com o Takamura. Depois disso é impossível não querer ler Hajime no Ippo. Temos de tudo em HNI, comédia, ação, tensão entre lutadores, tudo. Para mim um dos melhores mangás de sempre.

  • Raion

    Ja assisti o animê e tal, mas qual capitulo corresponde ao fim do animê ?

    E alguém sabe o motivo do animê ter acabado ?

    • Douglas Davanzo

      Não lembro exatamente, mas por volta do 400 e pouco…

      • Douglas Davanzo

        No 399, o 400 já pode ser seu ponto de partida se vc viu o anime! =)

  • Leandro-sama

    Cara, 1000 capitulos… Não é para qualquer um! Parabens

  • Likou

    Colocar essas imagens maiores seria uma boa, hein?

  • LEANDRO

    Pra quem acompanha: Ippo tem partes humorísticas, com personagens piadistas ou é uma história totalmente séria? Estou interessado em assistir ao anime, mas só se a história for estritamente séria sem pitadas cômicas. Alguém pode me informar?

    • O mangá tem bastante humor, mas também é bastante sério. É um mix perfeito. Não acho que você vai deixar de gostar por causa do humor da série. Quando a coisa fica séria fica muito foda, e também tem umas boas pitadas de drama. Bem, em resumo o mangá mexe bastante com todos os tipos de emoção.

      Acho que vc tem que primeiro assistir TODO o anime e então decidir se vale a pena continuar no mangá (é claro que sim).

      • LEANDRO

        As partes cômicas são da mesma intensidade de Slum Dunk? Eu, sinceramente, acho que a parte humorística de Slum Dunk ficou muito carregada… numa comparação prefiro muito mais Captain Tsubasa que não tem comédia, por isso pergunto…

    • Alexandre

      Podemos dizer que o Takamura é um dos maiores trolls que eu já vi em qualquer lugar, muitas vezes vezes as piadas tem um leve teor sexual, do tipo daquelas piadas de um tio em festa de família ou coisa do tipo

      • LEANDRO

        Eu considero uma viadagem sem fim aquelas partes cômicas do Sakuragi com invejinha do Rukawa, no Slum Dunk. Ippo tem esse tipo de viadagem?

      • Coxinha

        huehehuehue toda vez que alguem cita o takamura se lembra do aokiji.No hajime no ippo não tem como não rir do takamura vs aokiji.

  • podiam tentar trazer uma “versão pocket” a 8,90 pro brasil

  • Patrícia

    sou mais uma que começou a ler depois de ler o post aqui; estou achando interessante porque ele ME dá a ideia de superação. Assim como em Saint Seiya (guardadas as devidas distinções), o que importa é ultrapassar os próprios limites acreditando que pode realizar seu sonho e eu adoro esse tipo de imagem! (^^) ainda estou no 10º capitulo e pretendo ler até o milésimo….

  • Artur

    Esse mangá é incrível, eu li até o capítulo 10 e já estava dando socos pra tudo que era lado no outro dia querendo ser um boxeador, esse mangá merece a fama que tem!

  • Thiago Magalhães D’Avila

    Olha, eu vou falar uma coisa. Comecei a lutar boxe em 2006 por causa do mangá e hoje larguei a advocacia e treino Samir dos Santos Barbosa, lutador de boxe Professional. Ippo mudou minha vida…

    • Caramba, parabéns cara, prova viva do poder de uma história. Boa sorte.

  • Sinceramente, me emociona ver um mangá que mudou minha vida chegar ao seu milésimo capitulo. Igual a muita gente quando acabo de ler cada capitulo dele começo a dar socos no ar, até que acabei procurando alguns outros mangás de boxe mais especificamente Holyland (que eu recomendo)
    e acabei aprendendo a lutar boxe assim e me apaixonar por artes marciais graças a isso to com alguns belos troféus na minha estante, se algum dia
    Hajime no Ippo acabar vou sentir muitas saudades.

  • eruru

    Há anos eu ouvia falar de Hajime no Ippo, mas só tive interesse na série após ler este artigo aqui no ChuNan: “Review – Porque você deve ler os 100 volumes de Hajime no Ippo”.

    Já agradeci, mas de tão feliz quero registrar de novo: obrigado pela ótima recomendação! É um anime inesquecível pra mim.

    Agradecer também ao pessoal do Chrono, que legenda o mangá para nós *_*

    • Hitokiri

      Outro motivo para ler Hajime: o trabalho feito pela Chrono é totalmente impecável do início ao fim!

  • fernando reaper

    a velho 1000 capitulos pra começar a ler agora ta muito FODA,mais quem sabe 1 dia

  • quase que eu leio que aqui já tem 1000 comentarios o_o

    se não é impossível então vou começar a ler…

  • Hitokiri

    Um dos melhores mangás que leio atualmente. Absolutamente recomendado.

  • Cleyton

    Depois de ler os dois últimos posts do site sobre hajime no ippo, comecei a ler o mangá, estou acompanhando pela Central de Mangás, mas eles não tem os 1000 capitulos em pt br. Achei em inglês no manga reader, mas prefiro ler em pt br. Estou no capotulo 960, alguém sabe onde acho o final em PT BR? Sobre minha opinião sobre a série: MUITO FODA, CARA VC FICA ANSIOSO A CADA LUTA, A CADA GOLPE. O desenho não é primoroso como Slam Dunk, o humor é tão pastelão quanto (embora eu prefira Slam Dunk, pois jogo basquete), mas sem dúvida é uma história sensacional. Li tbm tds os comentários q fizeram aqui e concordo que tem MUITOS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS QUE ESTÃO SENDO SUPER-VALORIZADOS E ATRASANDO O A CAMINHADA DO IPPO PARA O MUNDO. O Itagaki e até legal e a trama dele perseguindo o IPPO vai ser massa, pq foi MUITO bem trabalhada, mas cara, todo mundo quer ver o IPPO destuir (ou ser destruído) pelo Ricardo Martinez e o Takamura conquistar os outros quatro cinturões!

  • chizurubeauty

    Eu estou lendo a algum tempo, só não alcancei ainda pq eu trabalho e meu tempo é escaço, mas é um dos melhores mangás que vou ler na vida, eu comecei a um mês e mesmo com o tempo sendo pouco já estou no 444, e nem percebi que li tudo isso nas poucas horas que tive, mais agora nas férias vou alcançar Hajime ahsahshashhasas é um mangá maravilhoso, 100% aprovado, não conheço ninguém que lê/leu que tenha algo a dizer contra, é simplesmente perfeito.

  • Gabriel Lima

    Hajime no Ippo é sem dúvidas um dos meu mangás favoritos, comecei a fazer boxe por causa desse mangá. O ruim é que nenhum fansub termina, empacou no 960. Alguém aí sabe onde eu posso pegar traduzido? 😀

  • Diogo Scheffer

    Melhor mangá de esportes de todos os tempos