“A Letter to Momo” ganha prêmio no Asia Pacific Screen Awards

letterDiretor de Jin-Roh volta a ativa e mostra que seu novo longa é destaque.

O Asia Pacific Screen Awards é uma premiação recente, realizada desde 2007. De lá para cá, o evento começou a premiar e destacar produções vindas do outro lado do oceano, nos apresentando o melhor da arte do cinema oriental – que não se resume somente a Japão e Coreia, que fique claro. Nas premiações ocorridas até então, apenas uma animação japonesa havia levado o prêmio de melhor animação asiática: 5 centimeters per second. Há de se valorizar pois em outros anos tivemos filmes como Summer Wars, Sky Crawlers, Ibara no Ou e até Hoshi o Kodomo, sendo que nenhum deles conseguiu a premiação.

momoEm 2012, um novo anime ganhou a premiação. Concorrendo com Wolf Children (de Mamomu Hosoda, diretor de Summer Wars), Rainbow Fireflies (do diretor do anime de Hokuto no Ken), Happy Feet 2 (que dispensa apresentações, sendo uma co-produção entre EUA e Austrália) e From Up On Poppy Hill (o favorito, de direção de Goro Miyazaki), o vencedor foi A Letter to Momo (Momo e no Tegami), animação dirigida por Hiroyuki Okiura, diretor do sucesso Jin-Roh e que trabalhou em filmes como Cowboy Bebop e Paprika.

O filme tem produção da Production I.G. e já teve lançamento confirmado em diversos países em Blu-Ray e DVD, provando que a expectativa para a película era grande. A história de Momo gira em torno da garota que dá nome ao filme e que perdeu seu pai falecido recentemente. Antes de morrer o pai da garota lhe deixa uma carta e através dela e de seus “misteriosos” amigos ela deverá enfrentar a sua nova vida ao lado de sua mãe. Para os interessados, segue um trailer da animação.

Momo também chegou a ser indicada para o Oscar mas não conseguiu chegar até as finais. Mesmo assim a repercussão em cima do filme é grande (sendo indicado para diversos festivais de cinema) e esperamos que as empresas nacionais se interessem em trazer esse filme para as redondezas, ao menos para futuras exibições nos canais a pago como geralmente acontece com outros. Enquanto isso, agora os olhos voltam a estar em evidência para Okiura, que depois de Jin-Roh consegue fazer alarde com um filme totalmente diferenciado em tema. Mesmo com a participação enfraquecida da “família Miyazaki”, Momo concorreu com outros favoritos como Wolf Children e o próprio Rainbow Fireflies.

Uma pena que no Brasil continuemos sem a oportunidade de acompanhar esse tipo de lançamento em nossas salas de cinema… E dificilmente a teremos.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.