Semanada – Naruto #626: Hashirama e Madara 2

headerSerá Konoha uma alusão a Goiânia e suas diversas duplas sertanejas?

Tá bom Kishi, eu sei que você e o Kubo se dão bem nos bastidores, se respeitam e tal, mas aí a querer homenagear o autor de Bleach copiando a mania dele numerar capítulos com o mesmo nome por pura preguiça já é demais, não? 😛

1Naruto 626

Hashirama e Madara 2

Deixando isso de lado, Madara e Hashirama ainda estão tendo a sua DR, Hashirama não aceita a separação e pergunta a Madara quem vai ficar com as crianças… pera. Madara na verdade diz a Hashirama que ele é incapaz de enxergar o seu verdadeiro sonho, que está muito além do sonho que seria Konoha. Hashirama ainda oferece ajuda, mas Madara nega, deixando claro que não desiste facilmente de ir atrás de seus objetivos.

O Uchiha deixa a vila, enquanto Konoha prospera, comandada por Hashirama, e tem seu modelo de sistema de governo copiado por outras vilas. Clãs diversos vivem em paz e as crianças já não mais lutam entre si, conseguindo chegar à idade adulta. Porém, Madara começa a atacar a vila, como se quisesse destruir seu antigo sonho.

2As batalhas contra Hashirama sempre são épicas e com um nível altíssimo de habilidades ninja – e Kishimoto usa e abusa das páginas duplas para deixar isso bem evidente. Madara controla a Kyuubi, enquanto Hashirama usa seu arsenal de mokutons e consegue parar até um Susanoo. Até que num ataque direto à Madara, a Kyuubi se coloca na frente e é parada por um mokuton de submissão. Madara está desprotegido e Hashirama parte para cima dele…

Um close no sharingan de Madara, que está com o Mangekyou ativado  e a cena muda para uma luta mano-a-mano entre os dois amigos, no meio de uma enorme cratera. Se observarmos bem, veremos um filete de água escorrendo ao fundo; é provavelmente onde o Vale do Fim se formou.

Ambos estão exaustos e Madara ameaça Hashirama, dizendo que ele não irá alcançar o outro lado dessa vez. Eles se atacam e Hashirama cai, enquanto se lembra das palavras e promessas que ambos fizeram quando eram mais jovens e compartilhavam os mesmos sonhos (essa frase ficou parecendo papo de casal, perdão, mas não tem jeito melhor de falar sobre isso lol).

4De repente, uma espada atravessa Madara pelas costas. O Hashirama caído era um clone de madeira e o Uchiha se espanta de ter sido atacado daquela forma. Hashirama explica que ele ainda acredita que a vila seja a melhor maneira de proteger a todos, e quem quer que se coloque no caminho, mesmo que seja alguém muito importante para ele, não será perdoado.

5O toma agora é diferente, e Hashirama chama Konoha de “seu sonho”, excluindo Madara. O Uchiha então o alerta que ele está justificando os meios pelos fins e que um dia isso irá acabar com sua querida vila. Madara cai, desfalecido e é quando Hashirama percebe que para garantir o presente e o futuro, são necessários sacrifícios dolorosos.

O Edo Hashirama termina seu relato dizendo que matou seu amigo para o bem de sua vila – apesar de parecer em dúvida quanto a isso. Justamente porque o sonho de ter uma vila pacífica, onde não havia mortes e conflitos entre os clãs, ainda assim criou uma situação que culminou no sacrifício solitário de Itachi. Ele termina dizendo que shinobis precisam fazer escolhas dolorosas em busca de seus sonhos, e que dependendo da natureza do seu sonho, você muda de caminho e acomoda seu sonho a ele – como ele e Madara fizeram, acabando por seguir caminhos diferentes.

Vamos começar do final, onde o Edo Hashirama diz que matou Madara para o bem da vila. Mas espere… Madara não morreu naquele momento, nós sabemos disso, sabemos que ele viveu nas sombras todo esse tempo, mexendo marionetes por todos os lados (Mizukage, alguém?), despertando o rinnegan, recrutando Obitos esmagados etc. Então, conclui-se que Hashirama foi enganado e morreu achando que iria encontrar Madara do outro lado da vida /GhostFeelings

3E como ele teria sido enganado? Voltamos algumas página e achamos o close no Mangekyou de Madara… teria sido naquele momento? A derrota de Madara seria um genjutsu? Há ainda outro ponto curioso, que é quando Hashirama, logo após acertar Madara, olha para o alto da cratera, como se tivesse visto algo ali. Kishimoto e suas sutilezas…

É interessante ver também uma das coisas que Hashirama mais prezava na vila recém-criada: a possibilidade das crianças crescerem em paz e chegarem à idade adulta, pois no antigo sistema shinobi, a expectativa de vida era ridiculamente baixa – vide a morte prematura do irmão mais novo de Hashirama, Itama.

6Mas com essa luta “final”, Kishimoto acaba desconstruindo a ideia de um Hashirama herói e perfeito – coisa que o autor adora fazer. Ele também é capaz de matar, até mesmo um amigo, para proteger seus ideais. Não há misericórdia nas suas palavras, apenas o desejo de proteger o seu sonho de uma vila pacífica, que está acima de tudo. E com essa atitude, percebemos que Hashirama pensa diferente de Naruto. O galego jamais passaria por cima de um amigo – como ele se recusa a fazer com Sasuke, mesmo em nome de um “bem maior”. É aí que está a nova mudança no mundo ninja, e a decisão que Sasuke irá tomar, depois de ouvir toda a história de Hashirama. Eu não faço nem ideia do que ele irá dizer… e é provável que semana que vem já teremos a resposta – ou não, porque Kishimoto é um troll XD

Até a próxima!

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Math Lima

    O maior mestre (cara de pau) em nomear capítulos com o mesmo nome e só numerá-los se chama Yoshihiro Togashi. Perdi o número de capítulos chamados “15 de Novembro” que tinham em HxH. KKKKKKKKKKKKKKK!

    • Hund

      “Ataque e Defesa Triplos” mandou um abraço.
      Por falar em Hunter x Hunter, terá um review do Chimera Ants quando sair o episódio, produção?

  • Luis

    Naruto passa por uma boa fase agora, o que não acontecia a tempos! Mais confesso que foi meio tosca a forma como Madara foi derrotado….

    Mudando de assunto, vocês podiam comentar o crossover entre DB, OP e Toriko né não? 🙂

  • Jésica

    kishimoto troll… semana q vem sasuke ainda deve dar um showzinho antes de dar sua resposta…

  • EQUINOXE

    muito bom =]

  • Ikari

    Ótimo capitulo mais ficou algumas dúvidas, a serem esclarecidas!!
    No próximo capítulo o Sasuke vai falar sobre o Itachi e “espero” que apareça o Juubi..

  • Hund

    Já vi que o Dih nunca leu JoJo, lá todos os mini-arcos têm capítulos com nomes repitidos (embora nenhum deles barre o Deicide 843792895 do Bleach).
    Outra coisa que o Kishimoto pegou emprestado do Kubo foi esse ataque pelas costas. Só faltou um close na cara do Madara com cara de espanto
    😮
    E AONDE ENTRA O EDO TENSEI NESSA PORRA TODA?! PRA QUÊ O TOBIRAMA CRIOU ESSE JUTSU DOS INFERNOS?!

    • Dih

      Eu já li. Mas o post é da Raquel. (Eu só esqueci de mudar aqui.)

  • Realmente a olhada do Hashirama deixa algo no ar, provavelmente alguém salvou o Madara, quem seria esse alguém?

    • Eu fiquei com a impressão que Hasirama sentiu a presença de “alguém” ali, mas já me demoveram dessa ideia… de qualquer forma, Hashirama percebeu “alguma coisa” sim, o quê eu não sei…

  • André

    É sempre bom ler a semanada porque sempre tem coisas que eu nunca notaria haha também achei suspeito aquele close no sharingan do Madara, ainda mais porque foi seguido por um quadro da Lua com uma cor diferente, na hora eu pensei “será um Tsukuyomi?”, mas acho que o Hashirama mostrou que tinha nível suficiente pra perceber um genjutsu, mesmo de um nível tão alto quanto eu imagino que seja um do Madara. Agora nessa parte que o Hashirama olha pra cima, eu nem tinha notado, pensei que era porque a chuva tinha parado, mas depois ela continua enquanto ele cai de joelhos e tudo mais. Tudo muito suspeito! Tem que lembrar que o Madara disse que fingiu de morto pra pegar o DNA do Hashirama, né?
    Por fim, o único ponto baixo do capítulo pra mim foi o Kishi não ter mostrado mais da luta deles, tipo, mostrou a parte épica monstruosa batalha de deuses e tal, mas não mostrou a parte mais humana, do contato, como o Hashirama ficou tão estragado, enquanto o Madara só perdeu o penteado ._. apesar de tudo, o que eu mais gosto em Naruto são as batalhas mano a mano

  • Marcos A. Raimundo F.

    Finalmente o fim do Flash Back õ/
    espero que semana que vem agora seja melhor o capítulo.
    Vai sair a análise de Bleach 532 também? no aguardo…

  • Acabou o Flashback aleluia !!!!
    Mais ainda terá o Flashback The Ultimate Naruto e Sasuke ..deve levar uns 3 meses a um ano p/ acabar rsrsrs

  • Se lembram da pergunta que o Itachi fez ao Naruto sobre a decisão de ter que escolher entre a vila e o amigo sasuke caso ele não conseguisse mudar ele? Mais uma vez a história se repete kk. Sem dúvidas Sasuke não vai dar o braço a torcer e vai tentar dar uma de Madara Jr. Naruto por sua vez vai se encontrar no papel de Hashirama e irá tomar um rumo diferente do que o primeiro tomou no vale do fim pra qbrar a maldição da vila da folha entre senjus e Uchihas. Só não lembro se o Naruto deu uma resposta pro Itachi… e se deu, qual tinha sido ela. Provavelmente foi: larga de ser mané, eu sou fodão e vou encontrar um jeito de convencer o Sasuke. É sempre assim, num é? XP

    Na verdade essa idéia de que o Naruto não passaria por cima do Sasuke por um bem maior não é bem verdade. Se não me engano, quando ele encarou o sasuke pra proteger a Sakura no laguinho lá ele comentou que se eles se enfrentassem ambos morreriam. Além disso, na ultima luta épica que Naruto teve com Sasuke no final da primeira fase, se não me engano, Naruto comenta que iria tirar o Sasuke das trevas vivo ou morto.

    • O galego disse que salvaria a vila e derrotaria Sasuke, mas sem matá-lo.

  • a resposta do sasuke é óbvia

    “superar madara”

    sasuke vai ser o final boss, e vai usar o oro pra chegar ao rinnegan

  • Renan

    Desculpe a ignorançia, mas, por que todos chamam o Naruto de galego?

    • Lucas Brandão

      galego siginifica Loiro

  • Lucas Brandão

    Dizer que o Naruto não passaria por cima do Sasuke é forçar a barra. Já ficou claro e o Naruto mesmo disse, que se o Sasuke atacasse a vila, ele seria obrigado a agir e “os dois morreriam”, ou seja, ele pretende sim parar o Sasuke o único jeito é o matando (Se ele vai se matar junto é outra história).E o Madara atacou a vila mais de uma vez e o Primeiro Hokage deve ter entendido o recado e teve que agir como tal. Pra mim até que ele foi bem misericordioso. Em resumo, esse texto ficou mais ou menos, porque a cima você diz que o Kishimoto destrói o personagem pelo fato dele matar o “amigo”, bem pelo contrário, mostrou o quão foda foi o primeiro hokage, que apesar de todo o amor que ele sentia pelo amigo de infância foi suficientemente homem para deter essa ida sem volta pra escuridão. Eu não tinha dimensão de como o Hashirama era demais (depois de ver os edo tensei meia tijela do orochi), não só como shinobi, mas como homem, até ler esses últimos mangás.

  • dhan666

    O Madara so pode ter usado Izanagi pra escapar da morte .

    • É mesmo! Nem tinha pensado nisso. Esqueci completamente desse cheat dos Uchiha.

  • Foi bom ver o final do flashback, mas fiquei na duvida de como Madara escapou da morte, acho que teremos ainda mais um Flashback… eita…

    Rayovac!

  • Franco_Kurosaki

    Esse capítulo nos mostrou que Naruto é o único ninja que tenta seguir um caminho sem voltar atrás no seu ideal.A resposta de Hashirama foi totalmente o oposto do que Naruto disse a Itachi e o encheu de esperança pra confiar seu irmão a ele.
    Sobre a luta minha única opnião pláusível é o Izanagi.Em uma cena o olho direito do Madara é sutilmente tampado por um balão.Depois só mostra Madara de olhos fechados em suas últimas palavras.A técnica deve ter ficado ativa até Hashirama ter enterrado Madara e depois ele volta da morte com Rinnegan e tudo mais.Sobre as células,provavelmente deve ter adquirido durante a luta de alguma forma.
    Uma outra possibilidade(mais improvável) é de ele ter despertado o Rinnegan e ter usado o Rinne Tensei antes de morrer e ressucitado logo depois.Realmente prefiro confiar na primeira
    Sobre a resposta do Sasuke se ele criar juízo vai perceber o que tem que fazer e levar os kages pra tentar segurar um possível Juubi descontrolado.
    Agora se ficar que nem o pessoal de fóruns e redes sociais que se dividiram entre considerar os Uchihas 100% problemáticos

  • Franco_Kurosaki

    E os Senjus justos ou aqueles que acharam os Uchihas os coitados oprimidos e os Senjus carrascos sinceramente não sei o que vai dar
    (novamente o tablet pregou uma peça e pistou antes de terminar)

  • Flashback acabou,porém acho que tera uma continuação,por que?
    Bom Kishi tem que ligar isso ao outro Flashback no qual Madara estava morrendo aos poucos..
    Fora isso mas nada..indo para a conclusão da série mesmo..

  • Ane

    Então fim de flashback e o próximo capítulo será todo de como o Hashirama foi trollado e Sasuke não vai falar nada. Ou se falar, vai falar que não tá nem ai.

  • Ashauhuhsausuhau Goiânia né , Vc é de Goiânia é por acaso ?

  • Uai… tem o quarto ainda pra fazer discursinho pro Sasuke, não tem? Mais flashback. XD