Primeiras Impressões – ‘Devil Survivor 2’ The Animation

headerQuando não se cria expectativa, o anime é melhor.

Jaz aqueles dias em que eu hypava um anime antes de sua estreia e me decepcionava bonito no final. Em uma temporada com títulos de peso como essa, é certo que teremos aqueles animes que passarão despercebidos ou até dropados sem mais nem menos. Shingeki no Kyojin por exemplo é a estreia mais chamativa até o momento, estando com todos os holofotes – diria que é um Sword Art Online de 2013 em quesito popularidade. Eis que surge Devil Survivor 2, um anime que tem muito a oferecer mas que ainda causa algumas duvidas graças ao seus poucos 13 episódios para o seu desenvolvimento.

logo

“A história de Devil Survivor 2 gira em torno de um aplicativo pare celular chamado Nicaea, onde você se cadastra e aparece um vídeo de sua morte, o que muitos levam na brincadeira, só que isso acaba sendo real. Hibiki e Daichi, dois amigos próximos, um dia voltando de uma prova, recebem um e-mail com um vídeo no qual os dois estariam morrendo em um acidente de metrô, os dois já na estação, tentam fugir, mas só que o inevitável acontece. Após essa tragédia, eles recebem uma invitação, perguntando se eles queriam viver ou morrer, ambos escolhem a vida. Só que após se levantarem, vêem uma menina que também estava na estação, ser atacada por monstros. E então do celular da garota, é invocado um demônio que os ajuda a derrotar os que estavam atacando-lhes. Quando eles voltam para superfície, percebem que tudo mudou, a cidade agora são apenas ruínas de algo que já foi. O apocalipse está solto em um jogo de sobrevivência.”

Uma coisa que vale a pena destacar é a velocidade rápida da série. Como eu disse ali em cima, contendo apenas 13 episódios, podemos dizer que para um começo tivemos um resultado no mínimo atrativo. Fomos apresentados aos personagens principais de uma forma linear (não houve nenhum grande plot twist nas cenas em que os protagonistas foram apresentados para o público) e não podemos tirar grandes conclusões sobre suas personalidades e sobre como vão se desenvolver. Pelo que eu li em fóruns, blogs e afins a história é baseada no mangá, que é uma adaptação que se distorce um pouco do jogo. Então você que jogou, pode esperar mudanças do que você conhece, como por exemplo o nível dos monstros convocados para batalha e etc.

Devil Survivor (4)Separando os pontos, o anime conseguiu ter uma introdução ótima e como toda história que se preze da linha Shin Megami Tensei, Devil Survivor 2 contém algumas mensagens escondidas. Diria que são temas obscuros levemente abafados. Nesse caso seriam os “pactos”. Na sociedade de hoje, no mundo inteiro, sempre há uma controvérsia com esses temas, principalmente envolvendo as religiões católicas e protestantes. Porém não vou aprofundar muito nisso. Como vinha dizendo, o tema aqui é um pacto no qual o demônio concede poder ao seu usuário, o que lhe permite lutar contra outros demônios. Um jogo de sobrevivência típico e algo que com certeza vai ser um pouco mais trabalhado daqui para frente.

Devil Survivor (7)Quanto ao desenvolvimento, o anime consegue ser eficiente. Porém o seu ponto forte são suas cenas de ação, prendendo o espectador de uma maneira positiva com sequências de lutas que são esteticamente atrativas e de certa forma até emocionantes. Se já viram Persona 4, sabem que o primeiro episódio também não conteve lá muita ação, sendo responsável em um primeiro momento apenas para introdução de poderes, personagens e etc. Em Persona tais batalhas acabaram sendo desenvolvidas nos episódios seguintes, tentando seguir o ritmo de uma adaptação de jogo. Não podemos dizer se o mesmo acontecerá com Devil Survivor devido a tal mudança de roteiro em comparação com a mídia original. Além disso, em um primeiro diria que os personagens são ‘sem sal’, sem nenhuma característica marcante. Pela abertura, pudemos perceber que teremos uma grande quantidade de personagens apresentados, o que pode levar o roteiro à outro nível, tanto para o bem, quanto para o mal. Bem, dificilmente apenas com aqueles três, alguma coisa vai pra frente.

Devil Survivor (19)A direção de Seiji Kishi novamente deixa a desejar para muitos, fazendo um anime eficiente mas uma adaptação muito criticada, o mesmo que aconteceu com Persona 4. Tendo uma arte de Suzuhito Yasuda – o mesmo por trás de Durarara e Yokazura Quartet – o character design ficou ótimo, um show aos olhos e muito mais bonito que o do próprio P4. Mas não dá pra negar como o episódio conseguiu instigar uma curiosidade enorme de como o enredo vai fluir, afinal, aquela cena de encerramento nos deixa imaginando infinitas possibilidades. Vai ser um anime gostoso de se acompanhar.

Devil Survivor (2)Vale destacar a trilha sonora, que como sempre a Atlus consegue deixar perfeitamente em sincronia com o decorrer do episódio. Muitos vão ‘dropar’ o anime, outros verão só por assistir. Digo que Devil Survivor 2 é algo que ao menos vale a conferida até o episódio 3, onde o plot deve se desenvolver e termos uma opinião formada sobre a solidez da animação.  Enfim, mais um anime de franquia da Atlus. Agora nos resta saber como ficará a aguardada adaptação cinematográfica de Persona 3…

Devil Survivor (8)

Devil Survivor (6)

Devil Survivor (12)

Devil Survivor (3)

Devil Survivor (21)

Devil Survivor (16)

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!