Primeiras Impressões – ‘Suisei no Gargantia’

15De fato, talvez uma das melhores estreias da temporada de abril.

Essa talvez seja uma das temporadas mais felizes para os fãs de ficção científica em animes. São várias opções para se acompanhar e entre elas 3 animes de mechas: Majestic Prince, Valvrave e Suisei no Gargantia. O terceiro é um dos que mais pode ser taxado como “hype”. Com cenários de Gen Urobuchi (Madoka e Psycho-Pass) e com uma animação sempre elogiável vinda do estúdio Production I.G. não é de se espantar a curiosidade pela série e seu resultado na tela.

1

“A historia começa em um futuro distante em um ponto distante da galáxia. A Aliança Galáctica Humana tem constantemente lutado por sua sobrevivência contra seres chamados de Hideous. Durante uma batalha intensa, o jovem tenente Ledo e sua arma humanoide Chamber caem em uma distorção do tempo e espaço. Após acordar de sua hibernação induzida, Ledo percebe que está na Terra, um planeta que está completamente inundado pelos oceanos e a sua população precisa viver em grande navios. Sem conhecimento nenhum sobre a história ou a cultura do lugar, Ledo precisa viver em Gargantia com uma mensageira de 15 anos e tentar se acostumar com dias de paz.”

5Podemos claramente dizer que Suisei no Gargantia teve uma das melhores estreias da temporada, o que não signifique exatamente que ele seja o melhor anime. Gargantia soube trabalhar muito bem o clichê do gênero mecha dentro da apresentação do episódio. Com uma introdução longa (e deveras um pouco cansativa, apesar de muito bem feita e *PEW PEW PEW*) com uma guerra intergaláctica entre robôs gigantes, e uma segunda metade focada “em terra” com a aparição dos personagens que girarão na trama, concluímos que de fato nada de especial aconteceu no episódio. Mas isso em nenhum momento me pareceu um defeito ou me causou uma má impressão, muito menos tive a sensação que algo “me deixou a desejar”. Vi realmente uma introdução bem feita, bem animada e com uma direção coerente – além de um gancho que deixa o expectador intrigado: “Afinal, o que diabos é tudo isso? Como ele veio parar nessa história?”.

4Também quando digo que o episódio foi clichê não estou fazendo uma crítica ao episódio de forma negativa. Vale lembrar que séries como Gundam ou Macross, que moldaram o gênero mecha, acabaram estabelecendo um modelo de introdução que dificilmente consegue sair do habitual nos dias de hoje. Uma guerra espacial entre colônias que provavelmente lutam por conquistas de territórios e poder espacial. Isso misturado ao fato da Terra ser apenas uma subcolônia que terá desenvolvimento importante na trama de alguma forma. Some isso a um protagonista que se vê em um ambiente desconhecido e um “mundo novo”, tentando juntar informações para voltar a sua base. Voilà! Podemos catalogar muitas séries que se utilizam de um plot assim. A diferença está na forma como ele é trabalhado posteriormente e na forma como os atos são colocados em tela.

12No caso de Gargantia tudo foi muito bem contextualizado e a animação extremamente competente e uma das mais bonitas da temporada do Production I.G. colaborou com toda a atmosfera imposta pelo roteiro de Urobuchi. Uma leve gama de personagens foi apresentada e logo percebemos aqueles que terão certa importância dentro da proposta da série. Bem como os dois protagonistas acabam sendo peça importante para a diversão do episódio. Enquanto Ledo (que aparentemente também pode ser chamado de Red) se encontra em uma situação bem diferente do que ele imaginaria (poxa, o cara foi pra uma sociedade “atrasada” em relação ao seu mecha), temos Amy, uma garota cheia de vida que logo no primeiro episódio serviu para contrastar com o jovem. E mesmo estereotipados os dois conseguiram causar uma boa tensão e até alívio cômico dentro do episódio (eu sei que você gostou daquele tapinha nela). A série me lembrou muito um anime extremamente “esquecido” de alguns anos atrás chamado Xam’D Lost Memories em diversos momentos, além de beber da fórmula dos clássicos, como já dito.

10Se por um lado o design dos mechas não é dos mais belos e o 3D ainda atrapalha um pouco os fãs das técnicas antigas desse estilo de série, Suisei no Gargantia conseguiu manter técnica em qualidade de animação e roteiro de forma extremamente satisfatória. Não há o que se criticar da animação, os backgrounds são lindos e a cena final foi de encher os olhos. De longe, um dos melhores programas para se acompanhar durante a temporada e que promete se manter como um dos favoritos da mesma. Ao menos pra mim.

17E a Amy é amor.

8

14

13

11

6

3

9

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Fábio [Portuga]

    Esse anime e lindo demais!

  • Franco_Kurosaki

    dos mais belos visualmente consegue até (quase)chegar perto de um Eva 2.0.E os olhos brilhantes de Hyouka voltaram ^^
    Quero ver o que Gen Uroboshi vai aprontar.Deixou de lado as tragédias de Madoka e Fate 0 para uma critica social com Psycho Pass e agora se enverada pelas prauas espaciais do sci-fi com personagens atípicos de suas histórias.Os que apareceram brevemente tem potencial de carisma.Enfim boa estréia.

  • Tbm acho que será um dos melhores, isso se não for o melhor!
    Claro que na minha opinião!

  • Sixmeister

    Por enquanto só uma animação bonita, mais nada.

  • Eu

    Be careful. Urobutcher trolls ahead.

  • Só vou ver pela staff, odeio mecha D:

  • Xandy

    Eu gostei do 1° episódio…
    só não acho q vá ter um final muito legal… como todo nós sabemos não se faz mais animes como antigamente…
    acompanharei este mas com esperanças de que saibam desenvolver o enredo com uma trama contagiante e que saibam estruturá-la com um final digno de uma série de qualidade.

  • Dani Milky

    Concordo! Eu não sou fã de Mecha, mas esse anime conseguiu me conquistar e a beleza dele enxeu os meus olhos! Só espero que a qualidade, tanto no roteiro, quanto na animação, não caiam….

    • André Alves

      Vai por mim ,os bons animes do gênero mecha dão uma pau nesse aí fácil (e olha que ele ta bom até agora) .Arrisque um Gundam Unicorn que você não vai se arrepender .

      • Dani Milky

        Se vc ta falando em relação à batalhas….Isso é indiferente pra mim, pq batalhas mecha, realmente não me atraem em nada; Mas se vc tiver falando em relação á historia…Aì, eu tenho que discordar, pq – até agora – a história me pareceu muito promissora; Ainda mais depois de ver o segundo episódio. No entanto, é provável que eu não conheça tantos animes Mecha quanto vc, pra dizer isso; Mas as histórias do Gen costumam surpreender e eu to apostando nisso. ;D
        No mais, eu fui com a cara desse Gundam Unicorn, talvez eu o veja depois. o

  • esse anime me lembrou bastante a série de Orson Scott Card, Ender’s Game, e isso é bom. Só achei que eles falharam um pouco em passar a ideia que queriam de um soldado que luta pela terra que nunca conheceu e até mesmo tem dúvidas da existência. essa série promete.

  • sanchetos

    eu adorei esse anime e eu acho que nessa temporada ele vai ser o 2° melhor anime da temporada!!

  • Aiko

    Realmente! O episódio foi muito divertido, achei realmente uma das melhores estreias da temporada! Amei as cores mais escuras do futuro no espaço, mantendo aquele ar tecnológico e de uma sociedade mais cética, contrastando com as cores exuberantes da Terra. Foi algo bem bonito de se ver.
    Assim como o contraste presente entre o Ledo e a Amy (a Amy conseguiu ser MUITO fofa, apaixonei ♥).

    Agora, só vou torcer para que o instinto sanguinário do tio Urobuchi se mantenha em níveis baixos, porque senão… e.e” (só vou torcer para que a Amy não seja a bola da vez).

    Um ótimo anime! Espero que mantenha a qualidade durante toda a série.

  • Negada falando que vai ser o melhor só pelo nome do Gen, pode isso não. Mas, irrelevante a isso, foi uma boa estréia mesmo, me surpreendendo, não tinha gostado muito do trailer, mas mostrou ser algo ao estilo Urobuchi, gostei do suposto protagonista e da ficção envolvida, a temporada tá mesmo boa em termos de ficção, meu gênero favorito depois de mistério.

    Só espero que não foquem muito no mecha, não sou fã, mas as batalhas mais ‘realistas’ do começo do episódio me convenceram, ao contrário de Ginga que já veio com mil clichês e infantilidade. Esperando pro desenvolver da história, pois potencial tem.

    • André Alves

      Eu nunca entendo essa de “focar no mecha” .Só se via isso em animes dos anos 70(e olhe lá ,Getter não me deixa mentir que nem todos eram assim) .Mechas são ficção científica ,se não quer ver foco em um conceito do gênero ,é melhor ir pra fantasia ou para histórias que se passem no mundo real .

      • Goldslash

        Concordo com vc cara… Mechas é ficção, se não quiser ver robos gigantes, temq ir pro fairy tail.

  • Jader

    Em qual episódio será que a Amy morre?
    Eu chuto o 14.

    • Gustavo R.

      Que isso homem, que isso!
      Muito ódio nesse coração.

      UAHuEHuaehUEHUHEA

    • Ninja voador das galaxias

      Eu chuto o 12

    • Muito tempo ainda, até o 13 ela tem que ir.

  • André Alves

    Animes de mecha com capacidade de serem pop ,isso andava em falta .Não vai ser melhor que um Gundam Unicorn da vida ,mas acho que vale a pena .

  • ah, o tapinha.
    Mas até eu, em mundo desconhecido, a primeira coisa que faria também seria sequestrar uma cocotinha fofa. O Ledo já começou pelo caminho certo.

  • Goldslash

    Dá pra comentar aq?? OU eu tenho q pagar pau pra esse anime tbm já q a o post deixa claro oq achou do anime, sendo de um lado, pq eu teria q ser de outro né??

    Oq eu tenha pra dizer é pouco…É OLHEI O ANIME ERRADO CARALHO!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Na boa fui num site vagabundo aí, comecei olhar e vi um harém escroto, não me aguentei e olhei até o fim, até q li uma review dele na genkidama, totalmente diferente do qtinha visto na hora percebi a disgraça.
    O site é tão ruim q postou um tal de … Haiyore!_Nyaruko-san, com título Suisei no Gargantia episódio 1. Não se alguém já viu isso não olhe, putz tem q gostar mto do genero pra ver…

    Mas enfim, acho q vou gostar, dele eu sempre digo q n sou fan de mecha, mas isso não tem nada a ver, vários animes ótimos são mechas, q todos conhecem(Code Geass, TTGL), se fizer uma história bacana bem embasada, sem cliche, foda-se o mecha.
    Logo assisto.

  • bin

    Ahhh quero assistir tbm!! Minha net e uma merda kct!

  • Sempre passo longe de mecha, mas decidi apostar nesse e talvez em Valvrave. Me surpreendi com Suisei. As batalhas são demais, as cores… xD Vou acompanhar com certeza.

  • Lio

    A animação desse anime está ruim… Mas a estória é interessante.

  • Caramba… essa temporada os animes estão dando um show visual. Bacana, mas não é o que realmente importa… Quero ver como esse anime vai se desenvolver…

    • Só pra deixar claro… parece que o visual é bom devido as screens do texto. Ainda não assisti. =P

    • Arthy Oak

      É algumas produções tão dando show visual (Exceto Aku no Hana…rsrsrsrs). Mas, o que importa mesmo é a história concordo com você, eu gostei de gargantia, estou ansioso pelo rumo que vai tomar. Mas, ainda acho que o que mais vou me identificar é com Devil Survivor 2 (Apesar de ser 13 epis só) Se eles conseguirem fechar pelo menos de uma forma razoável, com certeza, será um dos meus favoritos dessa temp.

  • Lucas Brandão

    Excelente texto! Uma coisa que eu achei muito legal foi o fato da raça humana ser super desenvolvida. Coisa que eu nunca vi em um anime (se alguém souber de um, pode me dizer aí). Geralmente os humanos são os invadidos, os atrasados e tudo mais. Mas nessa história o pessoal já se desenvolveu há um ponto absurdo. O que é aquele mecha? pqp! Muito resistente, com um sistema de navegação avançadíssimo, hibernação e com muito poder destrutivo.
    Gostei bastante do anime e concordo com todos os pontos chaves do texto. Tenho muita expectativa nessa serie.

  • Paulo

    Vi os dois primeiros episódios (o segundo já caiu na net) e me agradou bastante, principalmente pela história que é bem interessante. Gargantia, sem dúvida, é um dos melhores animes dessa temporada.

  • Franco_Kurosaki

    Assisti o segundo episódio e neste teve bastante desenvolvimento de enredo e batalhas sensacionais.Este promete

  • Realmente, a animação é de encher os olhos! Muita linda.

    A intro é cansativa, concordo. Mas a história parecebe boa, e parece que tem um bom suporte científico.

    O jeito como as personagens (Red e habitantes da Terra) lidam com o mundo por eles desconhecido (a Terra e o espaço das histórias antigas, quase surreais para eles) me lembrou um pouco a magia de Fantastic Children.

    Só achei o Red meio apático, o que deve ser justificável pela sua vida e forma como foi criado em seu “mundo” (é que eu tenho dificuldade de gostar de personagem assim, rs, mas ok, acho que deve ter lógica o jeito dele).

    abraços!!

  • O primeiro episódio começou a ficar interessante no finalzinho rsrs Mas também, sem aquela introdução eu me sentiria meio perdida com relação ao jeito de Red (Ledo, sei lá). Contudo, uma coisa que me chamou a atenção foi ele carregar a menina e dar uns tapinhas na bunda dela… Tipo, q menino tarado, mas que não demonstra emoção xD Se bem que as coisas começam a melhorar no episódio 2! Será que Red vai conseguir voltar pra casa? E quanto a Terra? Será que vai ter maiores aventuras ou vai ficar nessa coisa de lutinha contra piratas? Ah, o que mais estou torcendo no momento é ter mais cenas engraçadas, tipo o tapinha na bunda da Amy, ou uns beijinhos rsrs Por enquanto estou satisfeita! Vou continuar a acompanhar o anime! Em breve farei um post no meu blog sobre o que eu achei deste anime de forma mais completa! Bjss 🙂

  • dbatta

    Vou acompanhar.

  • Vivian Hortencia

    Eu adorei e as imagens são muito reais…e muito melhor foi que meu marido que não liga pra animes( tenho que assistir quando ele não está)
    exceto One Piece, ficou interessadíssimo em Gargantia, e para incentivá-lo comecei a procurar mais animes do gênero que até então eu não tinha por simples falta de curiosidade.

  • Anime bem fraquinho, tinha falado em algum blog, que era pra esperar que só pela abertura já se percebia, quando apareceu aquelas três meninas.

  • Comecei a ver ele quando já estava no ep 8… por pura falta de anime pra ver mesmo. E olha, me contagiou! Essa temporada está sendo marcada por bons títulos, sem dúvidas.
    A história começou meio fraquinha, mas as reviravoltas foram deixando tudo bem interessante.

  • gesse

    Otimo anime