Comentando – Chihayafuru 2 #14

headerUm jogo com cartas que conseguiu me lembrar boxe?

Chihayafuru foi um dos meus animes preferidos de 2011 e esse ano teve sua continuação anunciada apesar da grande maioria estar pessimista por causa das baixas vendas no Japão. E com isso veio toda a minha empolgação a tona, que só foi aumentando com o passar dos episódios. A qualidade da história só aumentava e os jogos ficavam cada vez mais emocionantes. Só que minha maior frustração com a série era não poder ter um lugar para comentar sobre cada episódio, poder comentar como o Arata é superior ao Taichi e também conversar com os também fãs da história. Então eu decidi – mesmo sabendo que não vai ter muita gente lendo – abrir mais um “Comentando” aqui no ChuNan!

O Comentando é uma coluna onde nós redatores comentamos sobre o episódio da semana de um determinado anime. Os que ultrapassaram uma edição foi o de Shin Sekai Yori e o de Black Rock Shooter, mas esse eu pretendo colocar até o final! (Eu espero.) Então os comentários estão abertos e vamos conversar um pouco mais sobre Karuta! Leia o meu review se você não sabe o que é Chihayafuru e vá ver o anime! Vale a pena!

Chihayafuru 14 (3)Chihayafuru 2 – #14

People Would Always Ask If I Was Pining for Someone

Vamos lá. Essa segunda temporada começou um pouco irritante pra mim por causa da entrada dos novos integrantes do clube de karuta. Achei um tanto chato toda a parte do treinamento e seleção para que apenas dois personagens que não conseguem me cativar tanto. Só que uma das grandes qualidades da autora é aos poucos começar a cativar nossa afeição pelo pessoal secundário, a ponto de um personagem que passou a primeira temporada inteira meio apagado ser o grande responsável pela vitória de um grupo.

Chihayafuru 14 (4)São nessas pequenas coisas que Chihayafuru se aproxima de Hajime no Ippo para mim. Os dois possuem em comum sempre dar uma olhada na história dos personagens, tanto os colegas de grupo, como os adversários dos garotos, então o leitor começa a se aproximar e até mesmo não ficar tão chateado se o protagonista perder para tal pessoa. Você até mesmo entende porque uma partida pode mudar tanto alguém. Demonstrando isso temos a cena de recapitulação do último episódio mostrando a personalidade de Megumu durante a partida muda totalmente após Chihaya começar a pressioná-la – seu desejo de enfrentar a rainha se renova.

Chihayafuru 14 (10)Enquanto a partida continua, voltamos a ver como anda Arata e a Shinobu. Nisso estão me deixando cada vez mais curioso com o passado da garota. Por algum motivo ela possuiu uma certa rivalidade com Arata (rivalidade que ele não possuiu com a garota), provavelmente vinda da partida na infância dos dois que foi mostrada em um flash, mas a minha curiosidade vem do fato dela “odiar” tanto partidas em equipe. Talvez isso venha com o motivo dela ser tão anti-social, ou ser anti-social faz com que ela não goste de equipes?

Chihayafuru 14 (5)Só que realmente o grande destaque do episódio é a provável finalização da partida entre Mizusawa x Akashi, tanto que grande parte do público estava tão focado na partida que nem perceberam a derrota da Hokuo por 4×1. E é ai que eu tenho uma das poucas criticas para essa parte do anime: eu esperava um pouco mais de tempo de tela para as partidas dos personagens secundários. Temos apenas alguns flashs das outras 4 partidas enquanto as da Chihaya acabam tomando quase toda parte do tempo e na maioria das vezes ela sempre acaba se tornando a vitória decisiva. Mas durante esse episódio temos uma participação maior do grupo, vemos que Nikuman-kun perdeu mais uma partida importante (está fraco demais para um jogador Classe A), Kana surpreende vencendo a sua partida e Taichi também consegue a vitória. Claro que o meu pensamento (e provavelmente o da maioria) foi que o Tsutomu perderia e a novamente Chihaya decidiria tudo, mas…

Chihayafuru 14 (9)Na verdade quem decide tudo é o Tsutomu! Eu achei excelente toda a cena pós derrota da Chihaya, em que ela quase desmaia e o Taichi a segura para que ela possa acompanhar o final da partida do companheiro. Tsutomu pra mim sempre foi um dos personagens mais apagados na temporada anterior, ele pra mim sempre acabava sendo mais um número para o grupo poder participar das partidas de times e que não ocupava tanto em questão do papel da amizade já que Nikuman e Kana acabavam sendo os “melhores amigos” dos protagonistas. Só que nessa competição o garoto começa a brilhar, ainda mais após as dúvidas de que ele poderia estar apenas desistindo de jogar e apenas ficar para recolher informações. É muito legal também ver que a fútil da Sumire parece começar a admirar todo o esforço e dedicação que aquele pequeno nerd tem e que acaba refletindo também nos meus pensamentos com o crescimento do personagem.

Chihayafuru 14 (11)E ai chegamos ao fim do episódio onde temos algo que eu nem cheguei a cogitar: a exaustão de todas as partidas seguidas. Kana acaba não conseguindo fingir o quanto ela estava destruída com todas as partidas seguidas e cai no choro. Essa decisão deve ter sido muito difícil para a garota, apesar de tudo essa pode ser a única chance que ela teria de participar com seus amigos de uma final tão importante. E acaba ficando a grande questão se eles vão conseguir realmente vencer o forte time Fujisaki. Temos 3 personagens que participaram de todas as partidas e provavelmente estão tão cansados quanto a Kana, um jogador de nível baixo como o Tsutomu e o inexperiente Tsukuba. Teremos provavelmente uma batalha onde finalmente o Ninkuman vai ter sua vitória, Chihaya vai finalmente conseguir vencer uma personagem forte e que talvez o time acabe perdendo por causa dos outros três integrantes… ou não! Estou falando de um anime de esporte aqui e isso que torna a espera pelo próximo episódio tão angustiante.

Chihayafuru 14 (15)

Chihayafuru 14 (14)

Chihayafuru 14 (2)

Chihayafuru 14 (1)

Chihayafuru 14 (7)

Chihayafuru 14 (8)por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • LUK! EU VIM RIR DE VOCÊ!
    Mas não, dessa vez passa! – http://img685.imageshack.us/img685/7004/manlytearsr.jpg

    Eu tenho uma interpretação diferente do Tsutomu, não é que ele tenha ficado apagado, ele apenas teve menos destaque pelas circunstâncias, afinal não estava no tatame disputando as cartas. Porém esses episódios vieram para mostrar justamente o contrário, o quanto ele consegue ser ativo e essencial nos bastidores. A Hanano achava que o trabalho que ela estava fazendo era bobagem, e acabou descobrindo que não é, o Tsutomu não deu a ela a tarefa de observar as jogadoras atoa, ele percebeu que ela era observadora e portanto apta para aquela tarefa. Tarefa que é importante e pode fazer diferente, até mesmo de forma prática. Foi confiando nos seus dados que ele pôde vencer sua partida, e a Hanano também entendeu (e supunha-se o espectador) que o jogo de equipe vai além das partidas, além do tatame, que todos se esforçam igualmente estejam no tatame ou não.
    O Porquinho quebrou a cara nessa, e pra mim ele está perdendo tanto por falta de motivação.

    Sobre a Shinobu, acho que é só revanchismo mesmo.
    Ela é competitiva, toda as coisas de forma pessoal. Perder para o Arata, que nem deve ter se importado com ela deve ter sido bastante chato.
    E também, provavelmente ela não gosta partidas em grupo por ter sido explorada por outros jogadores. Todos iriam querer ela no seu time, e montar nela. Assim ela não teria desafio, não teria motivação, se sentira sugada, todos exigindo que ela vencesse enquanto faziam corpo mole por ter a garantia de que ela iria vencer.
    Ou algo assim…

    E não sei se é questão de Arata ou Taichi, um ser melhor que o outro, afinal um está preso em uma friendzone inescapável, condenado a se satisfazer com fendom, e o outro tem um celular rosa…

    • Eu acho que a questão da Shinobu não curtir jogar em grupo, é por ela ser de Leão e- qq

      Não, sério, ela gosta de brilhar, de ser o centro das atenções, e ela se sente auto-suficiente. E jogos em grupo é, correndo o risco de soar redundante, importante a equipe funcionar de forma sincronizada. Nestes episódios mesmo vimos isso através das perspectivas de Taichi e Chihaya, onde o fator conjunto fora ressaltada diversas vezes.

      • Luk

        Eu já não acho isso da Queen, eu ainda acho que teve alguma coisa que a tornou tão fechada quanto a se relacionar com outras pessoas e talvez o Arata seja o único que tenha passado por essa barreira. É só perceber como ele é a unica pessoa que ela realmente trata como um “colega” e ficou até magoada pelo garoto não se lembrar dela. Ou eu to viajando…vai saber -.-

        E sei lá, o porquinho tá tendo cada derrota idiota nessa temporada, perde por causa de algo na cabeça do garoto, perde por causa da adversária ser uma garota e assim vai indo. Ele parou de ser confiável e até a Sumire brincou com isso.

        E o celular rosa do Arata é maneiro.

  • Não achava o Tsutomu tão apagado assim, já que ele sempre afirmou que usaria suas analises para ajudar o grupo por saber que seu potencial como jogador não era tão forte. Mas com base nestes dados ele conseguiu sua vitória, mesmo que o destaque da partida tenha sido o foco entre a Chihaya e a Megumu. O Nikuman como você mesmo comentou está parecendo fraco para um jogador classe A, mas o ponto principal de suas derrotas é que ele não consegue enfrentar mulheres como enfrenta homens, principalmente as com personalidade forte como a integrante do outro colégio. O Taichi segue na mesma com a decoreba das cartas, que é prejudicado pela falta de velocidade e tecnica.

    Sobre a rainha provavelmente ela só tenha rivalidade mesmo por ser competitiva ao extremo, e não deve ter tido uma chance para uma revanche com o Arata.

    • Luk

      Eu sempre achei o Tsutomu o mais apagado em relação aos 5, sim sempre teve as analises e tudo mais, só que isso nunca me fez achar ele um personagem tão importante assim. Só que esses últimos episódios mostram como é difícil e como eu disse, fiquei impressionado com o guri.

  • Ed Griff

    Opa! Chihayafuru realmente e um anime que merece um acompanhamento, quase todos os episodios que assisti no final dele terminei com um sorriso empolgado.

    Quanto a algumas questoes que vc levantou, nao concordo, especialmente sobre o Tsutomu, ele sempre contribuiu muito com o grupo, inclusive explicando para a Chihaya sobre como melhorar estilo dela.

    E em relacao ao Nishida, o Taichi em uma partida (nao me lembro qual), analisou que ele nao tinha a velocidade da Chihaya e nem a capacidade de sentir o jogo do Nishida. Entao, o porquinho se pegarmos como exemplo aquela partida na final contra Hokuo e essa ultima perdeu pq. nao se sentia confortavel enfrentando aqueles adversarios, o mesmo se sucedeu na ultima vitoria dele, que se nao fosse o aviso do Tsutomu provavelmente teria perdido. Por isso nao o vejo como fraco para a classe A, mas o nivel dele nao e TOP, apesar de boa tecnica e otima intuicao, falta uma maior concentracao e frieza, ele se perde mais facilmente do que deveria e acaba nao utilizando seu verdadeiro potencial em algumas partidas.

    A Shinobu parece ter um apego especial pelas cartas, isso somado ao fato dela desde crianca, assim como o Arata ter sido preparada para ser rainha e normal ser muito competitiva e odiar ser derrotada. E pelo o que vi no Flashback, ele ja o havia derrotado algumas vezes, o que deve ter sido bem dificil para a orgulhosa rainha.

    E prefiro o Taichi ao Arata, ao menos ele por enquanto foi melhor trabalhado, enquanto o Arata o que vi dele ate agora e que ele e certinho demais e que apesar da Chihaya dar todas as brechas nem ligar para ela, o coitado consegue. Se bem que a friendzone do Taichi como o Panino ja enfatizou e realmente inescapavel.

    • Luk

      Bom como eu comentei lá em cima, eu achava ele o mais apagado entre os 5 do grupo, sim ele ajudava com as analises e mesmo assim eu nunca me importei ou me simpatizei com o guri.

      O Porquinho, pra mim, nessa temporada não mostrou o motivo de estar na Classe A, sempre perdendo por motivos bestas e muitas vezes antes do pessoal da classe C. Ele tem que virar homi! Quero ele ganhando, eu gosto dele =(

  • “poder comentar como o Arata é superior ao Taichi” ~ Não precisa jogar na cara, né? :c ~ E espero que esteja falando em questão apenas do Karuta u_u
    Enfim, os jogos dessa temporada estão ótimos, eu realmente esperava algo grande por parte do Tsutomu nessa partida, mas não algo tão grande assim @_@
    Como você disse, uma das coisas que eu também amo em Chihaya é a importância que e a autora dá aos personagens secundários, assim como em Ippo, mas mesmo assim não desmerecendo os principais.
    Só acho que essa temporada deveria ter mais sentimentos, Taichi, por exemplo, deveria se declarar logo <3 (Sempre torço pro cara que a garota mal dá bola ;-; )

    • Luk

      Arata é superior em tudo, até mesmo no celular u.u Mas apesar das brincadeiras, ainda acho que os dois perdem a Chihaya pro Karuta.

  • Rodrigo

    Realmente é raro encontrar pessoas que apreciem Chihayafuru tanto quanto eu, especialmente por ser homem. Incrível como esse anime josei me cativa a cada novo episódio. Ainda hoje revivo o arrepio causado durante e ao fim de cada episódio, seguido pela expectativa que nasce e perdura por toda uma semana. Tem sido assim, desde o primeiro episódio da temporada, época em que conheci o Chuva de Nanquim, e apostei no anime baseado na analise da nova temporada. Continue comentando sobre Chihayafuru, mesmo que sejamos apenas 5, os que comentaram esse post. Afinal de contas, a paixão trazida por “Deuses desapaixonados” trás arrepios e empolgação para aqueles que se entregam.

    • Luk

      Ah eu vou continuar trazendo sim, é um ótimo lugar pra desabafar sobre o episódio XD

  • “poder comentar como o Arata é superior ao Taichi”

    Você me decepciona desse jeito, Robin :/ Tá certo que o Taichi não está tendo muito destaque, mas a sequência final onde ele segura a mão da Chihaya, fazendo a perceber a resposta do seu questionado, já o coloca a leguas de distância do Arata, que conhevamos, ainda não mostrou a que veio, desde os primeiros episódios lá atrás, com enfase nos flasbacks. Chihaya sempre consegue fazer melhor quando não está sobrecarregada, quando se sente plenamente livre.

    Aah, eu sofri tanto neste episódio, foi angustiante. Foi tenso. Foi nervoso. Eu só consegui respirar plenamente após o termino. Essa virada em torno da partida da Chihaya foi sensacional, eu tinha até me esquecido do Tsutomu. LOL

    Gostei do foco dado em cima de Chihaya e Megumi, só senti falta de uma maior atenção em cima do Taichi.

    A próxima partida deverá ser ainda mais sofrida, e acho que se considerar o histórico de Chihayafuru, o Misuzawa perderá T_T Mas espero aí ser surpreendida novamente pela autora.

    • Luk

      Taichi ta tão atrás do Arata que o rapaz precisa dar um esporro na Chihaya pra ela voltar a se concentrar e parar de pensar no mito. Eu ainda espero a conversa entre os dois, já foram mais de 30 episódios e o meu kokoro não aguenta.

      Eu ainda acho que eles vão se superar nessa próxima partida, problema é que estão esquecendo do torneio individual que vai rolar depois e nenhum do grupo principal deve ficar em condições pra ele. Ainda assim está voltando a bater o medo de não ter uma nova temporada….

      • Nem me fale, ainda acho que isso vai acabar terminando na melhor parte. Já nem tenho mais esperanças de ver um final decente entre Chihaya Vs Shinobu.

  • Aiko

    Chihayafuru é um anime lindo! É um dos poucos animes que realmente me deixam sem ar. me deixam verdadeiramente emocionada, e quando eu vejo que o episódio está acabando começo a pensar “Nãooo ~ Por que já está acabando?”.

    Sobre esses últimos episódios, realmente eu concordo que um pouquinho de foco nas outras partidas faria super bem. Mas entendo todo o sentimento que era para passar. A autora quis mostrar que por mais que a Chihaya tenha se esforçado, descoberto suas fraquezas e tudo mais, ela ainda cometia um grande erro para uma partida em equipe, que é esquecer o mundo a sua volta.

    Isso é crucial em uma partida (de equioe), e realmente, o maior ponto fraco, não apenas da Chihaya (porém bem mais forte nela), como nos outros. Tanto que os personagens que realmente percebem bem isso são o Taichi e o Tsutomu. E esse foco todo na Chihaya na partida serviu para mostrar isso (bom, é o que eu acredito), acredito que daqui para frente a Chihaya irá se tornar mais consciente disso, na verdade, não apenas ela, como todo o time em geral.

    Sobre a questão da partida final, eu acredito que não haja mudanças no time da escola Fujisaki, se houver, seria para a entrada daquela garota de cabelo rosa (não me recordo o nome dela, mals -q). Mas acredito que não, porque se ela está ali de observadora em uma partida tão decisiva, significa que ela ainda tem o que aprender, então acredito que se manterá o time que derrotou Hokuo.

    O único personagem marcante de Fujisaki (além dessa garota e da treinadora do time) é o garoto que consegue equilibrar palitos de fósforo nos cílios (?). Bem, eu acreditava que ele iria acabar em uma disputa com a Chihaya, mas como ele acabou jogando com o Retro, fico na dúvida se a partida dele não acabará contra o Taichi. (ou pode jogar com nenhum dos dois, né?).

    Também gostei bastante da parte da Kana chorando e admitindo estar cansada, o que nos mostra a importância e todo o valor que a Chihaya deu no início dessa temporada no seu desespero para conseguir novos membros. Eu realmente queria apostar em uma vitória do Tsukubu, mas contra um jogado classe A, acho difícil, acho que se ele já der bastante trabalho e superar boa parte do seu medo já fico satisfeita.

    Quanto a Shinobu… Eu acredito que ela tenha essa rivalidade toda com o Arata apenas por uma questão de revanchismo mesmo como já citaram em outros comentários. Porque a Shinobu acabou se “salvado” quando se agarrou ao karuta, e bem, ela provavelmente deveria jogar com pessoas da idade dela ou não de um nível tão alto, e quando ela jogou com o Arata, ela viu que alguém da idade dela era tão bom, na verdade, melhor do que ela, e a garota não pode manter a promessa com as cartas que era de pegá-las de volta. Acredito que seja algo por ai.

    Enfim, já falei demais. Só dizendo aqui no final que eu SUPER apoio esse comentando sobre Chihayafuru, porque eu realmente acho uma história incrível, principalmente como um esporte que é tão alheio ao ocidente (não tenho vergonha de falar que antes de Chihayafuru eu nem sabia que karuta existia) possa ser tão incrível e contagiante. Sem contar nos lindos poemas que mostram, amo os poemas do Hyakunin Isshu.

    Bye bye ~

    • Luk

      A Chihaya é meio cabeçuda e acho que no calor da partida ela vai acabar se esquecendo de tudo em volta como sempre. (Só se volta pro grupo na hora de entregar a toalha para o Taichi) E provavelmente ela vai jogar contra a guria de cabelo rosa sim! Ela deve ser o Ás da equipe e estava do lado de fora para não se desgastar e poder enfrentar a Megumu com força total. Agora essa garota deve estar cheia de vontade pra enfrentar a Chihaya por causa de toda a habilidade que ela demonstrou na partida.

      O Tsukubu não tem a minima condição de vencer alguem nesse campeonato, mas essa partida pode ajudar no aprendizado do garoto e tirar toda esse nervosismo que ele tem. Vamos ver, eu ainda aposto que vai 3×2 pro Mizusawa, vitoria da Chihaya,Porquinho e Taichi.

      Eu ainda acredito em Queen e Arata. Tá eu posso estar cego por achar que eles formam um casal legal, mas me deixem =(

      • Acho que a Sumire vai se tornar melhor que o Tsukubu em dois tempos, fácil, fácil XP

        • Luk

          Tsukubu já tem a vantagem de jogar aquele Karuta diferente, então eu acho difícil.

      • Aiko

        Eu sou super a favor de Shinobu e Arata, até porque, eu AMO Taichi e Chihaya ♥

        Não sei se a garota de cabelo rosa chegaria a ser Ás, porque pelo que eu entendi ela estava de fora para observar com os outros jogavam, para aprender com eles. Enfim, é algo que eu tenho para mim, e seria uma estratégia super arriscada se ela fosse a Ás e ficasse de fora, principalmente contra a equipe da Hokuo, que é tecnicamente a mais tradicional e a melhor de Tokyo.

        E eu acredito em uma vitória de 4 x 1, tipo, em uma vingança pelo Hokuo, ou algo assim. Claro, com vitórias do Porquinho, do Taichi, da Chihaya e do Tsutomu (sim, acho que ele tem condição de ganhar, até porque, ele vai para a sua segunda partida).

        É esperar e ver como vai se desenrolar a história. Ain ~ Que vontade que a sexta-feira chegue logo AUSHSUAHUS”

  • Carla

    Obaaa, um comentando com meu atual anime preferido *-*

    Virei toda a semana aqui, ok?
    Esse episódio me desapontou um pouco pq queria muito que a Chihaya ganhasse contra a Megumu, ela fez uma afronta direta a todos do grupo antes de começar o jogo e no fim conseguiu ganhar… E se formos analisar, Megumu é como a Chihaya era antes de ser induzida a melhorar sua forma de jogo, ou seja, Chihaya tinha que ser superior por isso, ao meu ver… mas também temos que pensar que Megumu acaba sendo superior a Chihaya, pq imagina se ela já conseguiu ganhar agora, como será depois de alguém induzir ela a não pegar cartas somente com a velocidade? Teremos um monstro se isso funcionar com Megumu, o que torna a Chihaya mais fraca e o mangá mais distante de acabar (visto que o objetivo é Chihaya ser Queen).

    Concordo que Arata é superior ao Taichi, mas Taichi é um personagem que acaba te dando pena, acabei me apegando mais a ele e sentindo vontade de ver ele ganhando e finalmente indo para a classe A. Torço pra Chihaya ficar com Arata, mas se ela ficar com o Taichi, por mim tudo bem. Ouvi boatos sobre Arata x Queen que não gostei, e começo a pegar implicância com a Queen, primeiro por roubar meu shipp, depois por ela desprezar partidas em grupo -.-

    E tbm sobre os personagens secundários, pra mim eles sempre foram muito bem colocados cada um em seu momento… Eu não esperava que Tsutomu iria levar eles a vitória, mas não foi algo que me surpreendeu totalmente. Chihafuru é um anime que tem um enredo e desenvolvimento excelentes, sabe usar todos os personagens e fazer um jogo mudar uma pessoa.

    Enfim… espero que continue com essa coluna, espero vir comentar semana que vem :3 Espero que tenha mais comentários do que vc esperava, Chihaya é um anime tão bom que me deixa triste ver pouco reconhecimento 😡

    • Não acho a Megumi superior à Chihaya. Como mostrado, ela ganhou por um triz. Tecnicamente, a Chihaya é superior, mas pra um jogo que envolve psicológico, isso nem sempre quer dizer muita coisa. Chihaya é muito avoada, sempre leva desvantagem nisso, desde a primeira temporada em que ela foi derrotada por achar que já estava ganho.

      • Carla

        Concordo com isso, mas se for pensar na questão de que Chihaya era igual Megumu mas evoluiu…
        E não sei se foi impressão mas senti que esse foi um dos jogos que Chihaya mais ficou focada, mas sei lá tbm haha

        Tu acha que se Megumu fosse mais além de pegar cartas só com a velocidade ela não estaria um pouco superior que Chihaya? Eu odeio pensar isso, odiei ela ter perdido, mas me falaram isso e eu achei que faz sentido… haha

  • Carla

    Mas apesar das brincadeiras, ainda acho que os dois perdem a Chihaya pro Karuta. +++

    Resumiu

  • eu acho incrivel Chihayafuru, foi o melhor anime que eu assisti em 2011 e sem dúvida foi o melhor dessa ultima temporada e até agora está me surpreendendo, eu queria muito o manga por aqui, mas parece que não vai rolar… Mas sem duvida o anime empolga de mais, e já chorei muito assistindo, mas também sorri muito com esse time de Karuta…

    Rayovac!

  • Gabriel

    Chihayafuru ta ótimo, gostei de ler todas as suas opniões, esse anime com certeza é de emocionar.

  • Theon

    Ótima análise do episódio. Talvez a Shinobu não goste de partidas em equipe pelo jeito anti-social dela. Em um flashback da primeira temporada, mostrou que ela era muito sozinha quando criança e alvo de brincadeira dos alunos da sala.

    Chihayafuru é um anime que eu gosto muito por estar sempre me surpreendendo. Esse episódio é um exemplo disso. Desde a primeira temporada eu estava esperando que o Tsutomu ter destaque na partida em grupo. Ele (quase) sempre perdia. Eu tinha a impressão de ele estar lá só para ser o ‘quinto membro da equipe’. E então, ele decide a partida em uma loteria. Uma loteria! Que é super difícil de ganhar. E ainda pegou a carta da adversária. Vibrei muito nesse momento.

    Em compensação… me senti triste pela Chihaya ter perdido. Ela havia superado suas fraquezas, estava decidida a vencer e no entanto perdeu. Pensei que ela estava perto de se tornar a rainha, mas percebi que ela ainda tem que se esforçar muito.

    Adorei a cena em que ela está desmaiando, como se estivesse tudo perdido e eles não fossem para a final, e o Taichi segura ela, como se dissesse “Ei, ainda não acabou.”. Aliás, gosto muito do Taichi ser uma espécie de ‘estabilizador emocional’ dela. haha

    Minha única crítica a essa 2º temporada: a lentidão com tudo o que está acontecendo. Até agora, o anime está se resumindo a (em termos de história): 1- conhecer os novos membros, 2- campeonato regional, 3- campeonato nacional. E ainda tem o provável torneio individual, que vai durar nãoseiquantosepisódios. Ou seja, a temporada provavelmente vai terminar em aberto. =(

  • Marcos

    Anime muito legal. Fiquei surpreso com o desenvolvimento dos personagens e da história.

  • Diego

    Caraca, que show comentarem Chihayafuru!!! Gostei muito dos comentários,! Acho que terá uma terceira temporada, o ranking Oricon do manga está bem. A 1 temporada tb não vendeu muito, entretanto, fizeram uma segunda temporada!! Espero que passem o tornei individual, se bem que serão 25 episódios …. Procurei o manga, mas só tem até o cap 18 aff!!

    Abraços e parabéns pela resenha!!

  • Juh

    Adorei esse comentando, Chihayafuru é um dos meus animes preferidos mas é muito desconhecido por aqui.
    Tambem sempre achei o Tsutomu apagado, porque apesar de ter as anotações e mostrar um outro lado do karuta, isso não parecia ser muito importante mas eu mudei de ideia depois dos ultimos episodios.
    Acho que a Queen só quer revanche mesmo, o Arata deve ter a derrotado quando ela já estava confiante demais e por isso ela quer jogar de novo com o ele mas ele não quer.
    PS: Comassim o Arata é superior ao Taichi?, quero dizer, em karuta claro mas em outros aspectos não. O Taichi sempre esteve do lado da Chihaya enquanto o Arata não fazia nada, serio, como ele pode ser tão chato?
    Quero que eles se reencontrem logo, pqp.

  • Não acho o Arata melhor que o Taichi só mesmo no karuta pois como pessoa não e muito menos como parceiro da Chihaya. Taichi sabe das suas fraquesas e tenta corrigí-las. Adoro o anime.

  • Chihayafuru é bom demais. Esse episódio 14 me deixou muito, muito ansiosa e angustiada. Quase chorei quando vi que, sim, o Komano tinha ganhado a partida, assim fazendo o Mizusawa ganhar o Ayakashi! Omg! E pensei a mesma coisa. Acho que na próxima partida muito provavelmente a Chihaya vai FINALMENTE conseguir vencer um forte oponente, o Nikuman vai parar com a maldição de sempre ser o primeiro a perder e ganhar também e… Bem, não tenho tanta confiança no Tsukuba. Ele perdeu por 12 cartas! Contarei com o Taichi, mas sinto que dessa vez ele pode não ter sucesso. De qualquer forma, depositarei minhas esperanças no Komano mais uma vez. Espero que o brilho dele continue nas finais ♥ Essa maravilhosa participação depois de ser um personagem tão apagadinho foi simplesmente perfeita! Amei!
    Ansiosíssississississima pelo próximo.

  • Matheus Savioti

    Anime incrível, só não curti a parte q o Arata eh melhor q o Taichi (só se for no karuta²) hehehe’

    fico doido se a Chihaya ficar com o Arata :@

  • pollyanna

    Adorei o post pois expressa bem o que é também minha impressão sobre o anime; eu não sou muito fã de anime do gênero de esportes são pouco os que conseguem me prender a atenção e Chihayafuru é um dos; seguido de Kuroko no Basket e The Prince of Tennis; são só esses que acompanho. E eu também acho que com o passar dos episódios vai ficando cada vez melhor principalmente pelo Arata estar aparecendo mais nessa segunda temporada, mas logo deixo claro que estou na torcida do Taichi.

  • Esse foi o episódio mais empolgante da temporada. Chihayafuru. Quando soube que era um anime sobre jogo de cartas não botei fé. Mas vi tantos comentários dizendo o quanto era bom que fui ver. Chegou na cena da primeira partida e eu pensei “fala sério, pegar cartas com velocidade?” E com o decorrer dos episódios ficou ainda melhor. Agora é a minha vez de dizer: Recomendo a todos esses anime, é muito bom!! XD
    Ótimo post, Luk!