Comentando – Chihayafuru 2 #19

headerE o vencedor é…

Com o atraso no post do episódio 17, eu decidi que iria pegar esse pedacinho final da partida e fazer um atacadão de emoções que foi essa partida. Talvez a mais tensa entre todos os episódios até agora e provavelmente de toda a temporada. Só uma possível partida entre Arata vs Queen seja tão sensacional quanto. Faltam 6 episódios para o fim e finalmente acabamos o arco das partidas em equipe!

Chihayafuru 2 - 19 (7)Chihayafuru 2 #19

“I Do Not Know Where This Love Will Take Me”

No episódio 18 acompanhamos toda a teimosia e o espírito de luta dos garotos de Mizusawa. O foco durante quase todo o episódio sai finalmente da partida da Chihaya, que por que acabaram se tornando um tanto repetitivas para mim e vai para as partidas dos garotos. Komano acaba não tendo chances contra o seu adversário Classe A e Tsukuba não consegue jogar direito por causa do nível de esquisitice do adversário e por estar começando agora. Mas sem dúvidas foram partidas fundamentais para o aprendizado e crescimento dos personagens, eles conseguiram se sair até que bem contra pessoas da Classe A, ainda mais o Tsukuba que está na classe D. Taichi parece acabar perdendo a imagem de Arata aos poucos e começa finalmente sua reviravolta contra talvez seu adversário mais difícil até agora. E o porquinho foi pouco explorado.

Chihayafuru 2 - 19 (5)Outro ponto abordado foi o ponto de vista da Rainha e finalmente um pouco de seu passado. Os seus treinadores de Karuta a deixaram treinando apenas com pessoas mais velhas e de certa forma a deixando longe de possíveis amizades com pessoas da sua idade, fazendo com que sua solidão não seja tanto por escolha e sim por ter sido obrigada. De certo modo faz sentido, afinal eles queriam que ela melhorasse a cada partida, mas chega a ser bastante cruel. E essa final de times está realmente afetando suas emoções, a treinadora já reclamou várias dela estar avançando e a cena onde várias garotas contestam uma carta só me fez pensar que aquilo batendo ali seria uma espécie frustração de não poder estar jogando. Eu confesso que fiquei meio decepcionado com a falta de reação da Chihaya ao ver a Queen, que claramente só tem olhos para a sua partida. Eu esperava algo mais.

Bom no episódio dessa semana voltamos para a cena em que o Tsukuba finalmente declara sua derrota, levando a todos na sala já começarem a pensar que o Fujisaki se tornou mais uma vez o campeão mas Taichi não parece se abalar e confiante declara a vitória do grupo por 3×2. Komano percebe que ele está tentando mudar e esse é o grande tema do episódio 19. A partida dele é o grande foco, que só é mudado pelo breve anúncio da vitória da Chihaya que como sempre dorme instantes depois do fim e deixando Rion extremamente abalada por perder mesmo com sua avó na leitura das cartas.

Chihayafuru 2 - 19 (8)Taichi pressiona Ryouga pela primeira vez durante a final, pegando cartas em sequência, levantando para voltar a memorizar as frases que faltam (também para incomodar seu adversário) e finalmente contando com a sorte para conseguir as cartas que ele estava mirando. Com tudo isso ele consegue pressionar o adversário ao ponte do Ryouga cometer uma falta dupla, algo que ele quase nunca comete e empatando a partida com três cartas para cada lado. Durante todos os ataques, Taichi e Porquinho começam a perceber e anunciar em voz alta qual carta eles estão passando para seus adversários, o motivo disso é mostrado logo depois com uma loteria dupla e Mizusawa com cartas iguais.

Chihayafuru 2 - 19 (18)E aí chegamos em um momento de tensão inacreditável, não sabemos a quem a sorte vai beneficiar e o Fujisaki não dá brecha para os ataques. Saímos finalmente da partida para ver o pensamento dos espectadores, todos eles sabem do peso que carta lida tem, sabem como a pressão só aumenta a cada carta morta e pra piorar sabemos do azar que Taichi possui nesse tipo de jogo. O peito vai apertando, a carta não é lida, o que vai acontecer? Chihaya acorda e a partida é finalmente definida! MIZUSAWA VENCEU! 3×2! CHUPA TODO MUNDO, AQUI É CURINTIA (opa… desculpa)! Mas caramba, finalmente acabou e eu fiquei bem satisfeito com esse final.

Parabéns para a autora e ao diretor, que conseguiram fazer com que eu ficasse tenso durante essa reta final inteira. O episódio 18 quase me matou do coração quando os créditos entraram e eu só fui voltar a me sentir confortável na cena em o grupo se abraça. E eu acertei meu palpite lá no post do episódio 15, lembram?

Chihayafuru 2 - 19 (20)

“Sobre essas 5 partidas, eu vou me arriscar e chutar aqui o resultado de cada uma. Chihaya irá vencer a “inexperiente” Rion, que provavelmente vai demonstrar ser uma sádica (estilo Sudo). O porquinho também vai conseguir passar por todas as complicações e ganhar em uma partida apertada. Kamo e Tsukuba não possuem nenhuma condição de vencer adversários Classe A e com isso tudo vai se resumir a uma partida. Taichi vs Ryouga é a minha grande dúvida dessa final. Não consigo prever quem poderia sair vencedor ali, mas minha experiência com animes de esporte aponta para uma vitória de Mizusawa.”

Provavelmente tivemos o fim dos arcos com partidas em equipe. Não sei mais como a autora pode repetir essa fórmula com tanto sucesso, talvez com o Arata em alguma equipe? As lindas frases do Taichi sobre o grupo me fazem pensar que não teremos mais um foco nisso e agora é força total para os campeonatos individuais. E mais uma coisa que pode ter passado pela grande parte das pessoas, o Taichi não perdeu uma partida do campeonato e parece que finalmente ganhou confiança. Será que ele ainda tem força para conseguir ganhar na classe B agora e finalmente avançar para a A?

Chihayafuru 2 - 19 (26)Pra finalizar temos a cena com o encontro de Chihaya com Arata, a garota começa a entender todos os sentimentos dele de modo errado, ela acha que Arata não se importa mais com partidas de grupo e por isso ele não assistiu a final. FALA ALGUMA COISA, INFELIZ! NÃO DEIXA O TAICHI SAIR COMO SUPERIOR! VOCÊ SÓ PERDEU UMA DAS PARTIDAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA DELA! FALA UM PARABÉNS! MOSTRA QUE ESSE CELULAR ROSA TEM PODER! Hum desculpa… bom, essa cena me deixou tão tenso quanto a final do campeonato…

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.