Semanada – Naruto #651: Things That Were Filled

headerContinua no próximo episódio.

Mas antes vamos relembrar o que rolou no capítulo 560.

1Naruto 650

Hora de Dormir

Imbuídos de uma nova vontade e ânimo, os kages e os demais membros da aliança partem para o tudo ou nada contra Obito e sua invocação. Tobirama pede um pouco do chakra compartilhado entre Minato e Naruto para usar seu Shushin no Jutsu, enquanto Sarutobi observa os movimentos de Orochimaru – ou a falta deles. Oro diz que não está interessado na guerra, mas que caso o plano de Obito se concretize, ele não poderá continuar com suas experiências no “novo mundo”. Sendo assim, ele decide “ajudar”, com uma certa ponta de nostalgia da época em que Sandaime era seu professor. Usando suas cobras, Orochimaru consegue arrancar pedaços do Jyuubi. 

Tsunade e Sakura também unem forças, usando o Byakugou ao mesmo tempo para invocar um décimo da Katsuyu que está na floresta Shikkotsu. Uma enorme Katsuyu surge e se desfaz, transferindo chakara para todos na aliança, com isso permitindo que eles continuem lutando mesmo tendo seus chakras sugados. Enquanto isso, Naruto e Sasuke seguem sua batalha contra Obito e o Jyuubi. Naruto percebe a rapidez de Obito, mas também percebe que está quase conseguindo acompanhá-lo. Tanto ele quanto Sasuke atacam ao mesmo tempo, mas Obito os impede sem muito esforço, avisando-os que eles entrarão no “sonho” em breve… 

2Observando Obito do mundo do Mangekyou Sharingan, Kakashi percebe que Obito está procurando uma reposta em Naruto, uma certeza para algo que ele negou há muito tempo: a vontade do fogo que nunca acaba. Obito estaria dividido em continuar negando essa determinação sem fim, e acreditar que ela realmente existe. De volta à luta, o jovem Uchiha arremessa Naruto e Sasuke no chão, o que faz os dois ficarem bem acabados. Mas Naruto não se deixa abater, ficando de pé mais uma vez, o que faz Obito perguntar o porquê disso. Ele alerta que um dia todos o trairão, que o amor se tornará ódio, e que Naruto se tornará como ele. Mas Naruto simplesmente ignora a tudo, respondendo com sua frase máxima: “Eu nunca volto atrás com minhas palavras, porque esse é meu jeito ninja”. Sasuke também está de pé e novamente se junta à Naruto, querendo acabar logo com a luta, enquanto Naruto deixa claro que ninguém irá sonhar por ele.

3Naruto 651

Preenchimento

Naruto e Sasuke uniram seus poderes, deixando até mesmo Kakashi boquiaberto. Mas Obito não está nem um pouco impressionado, enquanto invoca uma espada de formato estranho. Ele fala sobre a Lua e a conclusão do plano que levará a todos para o mundo dos sonhos, e Kakashi é capaz de ouvir e ver tudo o que Obito fala e vê, graças à conexão entre os mangekyous. Obito explica que aquela é a espada Nunoboko, do Eremita dos Seis Caminhos, que dizem ter sido usada pelo Eremita para criar o mundo (talvez por isso a forma que lembra uma cadeia de DNA?) – e que ele agora usará para destruir o mundo. O silêncio de Naruto esconde um chamado aos “novatos” de Konoha, que se aproximam do campo de batalha. Enquanto isso, Naruto combina com Sasuke um único e certeiro ataque, na única brecha possível!

4Obito parte para o ataque, mas é surpreendido com a chegada dos “novatos” de Konoha, que são absorvidos por cada uma das caudas da Kyuubi + Susanoo e recebem cada um rasengan para controlar. A união dos rasengans e do ataque conjunto de Naruto e Sasuke consegue quebrar o escudo de Obito, mas ainda há a espada Nunoboko… De repente, Obito começa a ter visões do que poderia ter sido sua vida como um ninja normal, ao lado de Kakashi e dos outros genins da época, como Asuma, Anko e Iruka, e evoluindo aos poucos até se tornar um hokage. A Nunoboko se encontra com a espada do Susanoo e se parte, fazendo com que Obito seja atingido num golpe certeiro!

5Sabe aquele capítulo básico de shounen que lembra do poder da amizade e da união? Esse foi um desses capítulos. O fato dos “novatos” terem atendido ao chamado de Naruto e Kakashi perceber que o galego conseguiu, com o tempo, fazer com que confiassem nele e quisessem ajudá-lo reforçou a base de um mangá shounen: a amizade. E no caso específico de Naruto, os laços. Houve ainda algo mais que só reparei depois de ler um comentário na internet: o fato de Lee ter se visto com um rasengan para controlar e ter se assustado; afinal, ele nunca aprendeu a usar ninjutsu! Mas Naruto disse que estava tudo bem e que confiava nele: mais uma prova que o galego passou a ser o que passa confiança para todos.

6Mas uma das coisas mais emblemáticas foi a imaginação de Obito. Por que ele estaria tendo aquela visão de uma vida praticamente normal? Suspeito que aquele seja o desejo do fundo do seu coração; não aquele mundo do Tsukyomi Infinito, onde Rin estaria viva e tudo seria “perfeito”. Mas sim o que teria sido realmente possível, caso ele não tivesse sucumbido ao ódio e ao desespero: um enterro digno para a Rin, o apoio de seus amigos, especialmente Kakashi. Sua evolução como ninja, mesmo com a falta de um dos olhos – até chegar ao cargo de hokage.

Procurar por um mundo possível, e não perfeito, seria essa a lição? Posso estar viajando, mas adoro buscar essas coisas nos capítulos de Naruto ‘^^

7E Obito terá sido derrotado de uma vez por todas? Eu ainda aposto no Madara chegando com o fatality, porque ele não tem cara de quem vai deixar o Obito se redimir e ficar por isso mesmo. E como foi dito no post das TOC, a próxima edição comemorará os 14 anos do mangá e, quem sabe, anunciando um iminente final. Será que não chegaremos ao baile de debutante do nosso ninja favorito número 1 e cabeça oca? Aguardem os próximos capítulos!

Até a próxima!

 

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Enfim parece que vai acabar tudo isso.

  • raizo

    está ficando cada vez mais ridículo, só falta o sasuke tirar um bocado de sharingan do bolso e distribuir pra galera. e se obito perdeu somente com um único ataque, aiaiai meu saco!

  • Bom,mesmo com a guerra acabando tá na cara que vai ter um arco final pra ver quem vai ser o novo Hokage da vila.

  • hhh

    Os amigos de Naruto manipulando Rasengans com chakra sennin e em modo bijuu.Não é absurdo. Primeiro, independente do poder de cada um ali, todos eles já estavam com chakra do Naruto cedido pelo próprio como já vimos. Depois, após cada um imergir nas caudas do manto da Kyuubi, houve ali uma reação de chakra entre as caudas e o que estava dentro dos personagens. Isso possibilita que Naruto possa ter moldado o poder em cada um para que fossem capazes de lançar o Rasengan. Mesmo o Rock Lee que não usa ninjutsu foi capaz, pq o critério ali não era ser capaz disso, mas ter o chakra do Naruto. Até se vê que quando eles imergem nas caudas, automaticamente assumem a vestimenta do eremita.

    Acho que foi mais uma indireta pro obito,que largou todos os seus amigos e foi buscar ‘vingança’,na ultima pagina tava até escrito: ”aqueles q possui amigos é capaz de vencer”

  • Carlos

    Ola gente estou de volta. Sim tinha dropado com Naruto, mas, pensando com meus botões, refleti que tinha sido muito duro com o manga e decidi que daria uma nova chance no capitulo 650 (200 capítulos depois do meu capitulo favorito, senão o melhor de todos). E cheguei a um conclusão: O manga está pior do que quando Sasuke mudou de lado, e deveria ter sido muito mais duro com a porcaria.

    Mas antes que apareçam os fanboys com seus mimimis de sempre, só digo uma coisa, só não percebe quem não quer que o manga está ridículo. Mas onde é que o manga começou a desandar: Na saga quando o protagonista era criança, a trama era boa, tinha seus erros, mas nada o que atrapalhasse ou que fazia perder a vontade, muito pelo contrario a trama conseguia prender na leitura. Depois veio a saga Shippuden, que divido em duas partes. A primeira vai até o capitulo 450, e com certeza é a melhor parte de todo o manga, tramas excelentes, situações profundas, tinha seus erros, mas nada que comprometesse inclusive se tivesse parado no capitulo dito acima com certeza teria se tornado um dos melhores representantes dos mangas. E porque este capitulo, porque foi nele que Naruto tinha alcançado o seu ápice: ter conquistado o respeito de Konoha. Sem contar que se deixasse certos aspectos em aberto, atiçaria a imaginação dos fãs e criaria uma mitologia duradoura . Mas não foi isso que aconteceu.

    E ai entra a segunda parte, do capitulo 451 em diante. E ai sim o manga começou a descer ladeira a baixo, com uma trama rala, previsível, entre outros fatores a serem mencionados. Somando a isso os erros anteriores que foram elevados a enésima potencia, e a perca das rédeas da trama, acabou com um manga com potencial e se tornou o mais comercial o possível, um Crepúsculo dos mangas. Mas quais os fatores de que o manga se tornou ruim: O primeiro e a questão dos personagens, e com isso duas opiniões bem compreensivas
    “Naruto foi bom nas suas primeiras sagas, depois da guerra shinobi a serie começou a decair. O criador fez muitos personagens para a trama, mas ao longo não consegui mais aproveitar todos os personagens que ele criou, fazendo assim ele se focar apenas no (…) “Naruto e Sasuke”.”
    “Falando em personagens, este é o grande problema de Naruto: o péssimo trabalho nos secundários. Enquanto a história se foca em alguns e você tem uma presença exagerada destes, os secundários acabam ficando extremamente apagados, o que é uma pena, pois muitos destes personagens poderiam ser melhores utilizados. É muito estranho, temos alguns personagens bem construídos e porcamente utilizados. Um exemplo é o Shikamaru, que durante um tempo ficou à frente e foi desenvolvido para depois ser esquecido (n.a. Ou o Neji se preferirem). Se o Kishimoto soubesse usar esses personagens, ele teria uma maneira de aumentar a história sem torná-la maçante ou cansativa.”
    Ou seja, o manga criou tantos personagens que não sabe como aproveitá-los, e o pior como não morre quase ninguém (só morre um pouco mais que FT), o que poderia ajudar a enxutar a trama, acaba mantendo uma quantidade absurda de personagem mal desenvolvidos.

    O segundo fator é o de falta de complexidade, mais um argumento que dispensa comentários
    “Não é uma leitura fácil e muito menos algo que você consiga assistir tranquilamente, não por ser uma linguagem difícil ou uma história complexa, mas sim por dar pra você sentir a enrolação da história tanto lendo como vendo.”

    Do terceiro em diante, vou fazer com uma lista que achei na web, citando todos os erros do manga:
    3. “A trama se baseia em personagens unilaterais e previsíveis;” (o que já foi dito)
    4. “O autor dá foco às personagens principais mesmo quando estas são extremamente tediosas;” (Saskue e Itachi contra Kabuto)
    5. “A obra tenta se parecer demais com Dragon Ball;” (Não que seja um problema se inspirar nela, mas do jeito que ta)
    6. “Novos poderes e golpes são inventados sem aparente razão apenas para ocupar tempo;” (4ª Guerra Shinobi que eu diga)
    7. “Flashbacks inúteis;” (com exceção do da origem de Konoha, o resto durante a segunda parte foi dispensável)
    8. “A história tenta dar lições de vida mas depois contradiz estas lições;” (uma pergunta aos fanboys que dizem que dizem que o autor quer mostrar que a vingança é ruim, e o arco do Hidan e Kakuzu, que é de vingança e um dos melhores, porque existe, só pra quem é de Konoha vale a vingança?)
    9. “A trama é claramente escrita para agradar a crianças;” (Antes era mais pra todas as idades, mas depois do cap. 451 ficou evidente que virou um manga infantil)
    10. “O sentimentalismo é extremamente falso;” (Se voce se emociona com tudo esse sentimentalismo, só falta chorar por leite derramado. Ex: o choro de emoção do Minato num capitulo anterior)
    11. “Personagens inventam motivos para lutar do nada quando estão prestes a morrer;” (mais uma tática de não matar os personagens, o que daria uma maturidade a trama)
    12. “Os vilões são chatos e possuem personalidades muito parecidas entre si;” (Discordo, o único vilão ruim e chato do manga é o Obito, o Loki da trama)
    13. “É possível saber quem vai vencer uma luta antes dela começar, já que o autor não usa sua criatividade nisso;” (fato)
    14. “A história nunca tenta ser original;” (toda vez que algo diferente vai acontecer, o autor arrega, e faz o mais do mesmo, como não ter matado o Shikamaru)
    15. “As lutas se resumem a magias, e não a golpes ou técnicas ninjas;” (depois do cap. 451 isso virou uma constante, cada golpe surreal)
    16. “Total surrealismo na história, caracterização e personalidade das personagens;” (resumo até o momento)
    17. “O mundo de Naruto jamais funcionaria economicamente ou socialmente – é muito fantasioso e sem-sentido;” (o mundo não se resume somente a maniqueismos)
    18. “O autor tem a mania de abortar ideias interessantes e pular para temas idiotas;” (Danzou hokage, e Sasuke bonzinho como exemplos do fato)
    19. “O fim da história é previsível;” (não morre ninguém, só os vilões, todo mundo feliz, e o Sasuke e o Naruto lutam pra ver quem vai ficar com o poder)
    20. “Tudo se resume a “acreditar que pode sem razão alguma” e usar técnicas que derrotam o inimigo facilmente;” (típica tatica de livro de auto ajuda, qua não ajuda nada, ou de uma trama de Nicholas Sparks)
    21. “Centenas de personagens mal-aproveitados;” (Danzou, Neji, Shikamaru, Hidan)
    22. “Ocupa espaço na Shonen Jump que poderia ser ocupado por um mangá decente;” (uma pena, mas isso se explica pela editora ser comercial, que visa o lucro em detrimento da trama, mesmo que seja uma porcaria)
    23. “Superestimado pela mídia;” (que não serve de argumento, pois essa mesma mídia é a que adora A Hora Mais Escura, outra porcaria igual)
    24. “Fanservice que atrapalha o desenvolvimento da história;” (o único motivo da Tsunade está viva, que já passou na hora de morrer)
    25. “Apresenta uma enxurrada de clichês;” (já disse isso na semanada A decisão de Sasuke)
    26. “Insistência em apresentar a história de personagens inúteis com as quais ninguém se importa;” (Rock Lee o exemplo mais evidente)
    27. A falta da morte torna tudo muito óbvio; (Shikamaru não ter morrido, Tsunade não ter morrido, os kages não terem morrido)
    28. Ups forçados (Sakura poderosa num momento e no outro sendo ajudada pela Tsunade)
    O 27 e 28 são meus. E um ultimo fator os principais erros notados do capitulo 451 em diante, que achei num fórum de discussões na web, são os mais evidentes, não todos.

    “-Naruto já recebeu um monte de ups, já inventou mais de 5 rasengans diferentes em 1 único dia e 2 ou 3 modos diferentes;
    -Kabuto era considerado forte e esperto, tanto por invocar tantos edo tensei e controlá-los, como também estar 1 ou 2 passos a frente do Obito, e perdeu vergonhosamente pro Itachi;
    -Obito ficou sempre parecendo um cara de confiança, ficou cara a cara com os 5 kages, e carregou a guerra nas costas praticamente, e de repente é atacado por um golpe frontal de um Kakashi exausto mesmo ele tendo sharingan e rinnegan;
    -Deidara e Sasori sendo humilhados pelo Kankuro e Sai;
    -6 Jinchuurikis sendo vencidos por 2 Bijuus, mostrando um abismo inexplicavel entre os Bijuus e a Kyuubi, que está com 50% do poder apenas, e mesmo o Hachibi sendo o 2º mais forte, ele nem chega perto dos 50% da força da Kyuubi-”

    Por fim, depois disso tudo, só posso dizer que Naruto está ruim, eis os motivos, você pode continuar, não estou em nenhum momento dizendo o que você vai fazer, mas explicando meus motivos (e sim vou dropar de vez, me arrependo de ter dado uma segunda chance, mas se não fosse não descobriria a merda mal cheirosa que o manga esta). Espero que reflitam com o que escrevi. Foi bom enquanto durou, e o manga já tinha o que dá, mas ao se arrastar mais do que o necessário, só mostra o quanto uma trama com potencial se tornou algo comercial, ficando entre 90% de seus defensores, fanboys fundamentalistas, que mais adulam a obra, e que são intolerantes as criticas a trama, chamando todo mundo de hater, o que não é (era uma fanzaço da obra, acompanhava semanalmente, assistia o anime, comprei até uma camiseta do Naruto, enchia o saco do CN para exibir o anime, mandando emails pro canal, mas nuca parti para o fanatismo como alguns o fazem tanto com o manga como por outras coisas). É uma pena, mas Naruto, por todos os fatores, está descendo ladeira a baixo, e não tem nada que indique que se recupere.

    Ps: os trechos entre aspas “” foram achados em pesquisa na internet, porem esqueci de anotar os nomes das fontes, por isso se o autor ou algum conhecido do mesmo estiver lendo, todos os seus direitos estão reservados e os estou usando porque foram bem escritos e combinaram com a analise a ser feita.

    • Nan

      Ninguém liga.

      • Carlos

        ???????

      • Mitsurugi

        Eu ligo. Se não tem nada a acrescentar ou não possui argumentos para refutar, melhor ficar calado do que defecar pelas mãos, trollzinho infame.

        Ótima análise, Carlos. Há muito tempo Naruto já se tornou ridículo, só continuo a ver pelo fator nostalgia, pois acompanho a obra já tem 7~~8 anos. A mensagem de amizade forçada que o Kishimoto quer passar há muito já se tornou deturpada.
        A parte dos 6 Jinchuurikis sendo vencidos por 2 Bijuus foi tão ridícula que parei, respirei e pulei para o próximo capítulo. Naruto se tornou uma obra tão medíocre que mal tenho vontade de ler as falas dos personagens. Há um certo tempo atrás, eu ficaria realmente triste com o fim da obra. Hoje em dia, espero fervorosamente que ela chegue.
        No mais, queria saber sua opinião sobre Fairy Tail, creio que eu iria rir bastante na análise. Hahaha…

      • Carlos

        Fico feliz que tenha gostado da analise Mitsurugi, mais uma forma de reconhecimento do trabalho. E fico mais calmo de outras pessoas também compartilham da mesma opinião que a minha, sobre o descontentamento dos rumos que a obra tomou. E quem sabe um dia eu faça uma analise de Fairy Tails, fico te devendo esta analise.

    • Bauses

      *CLAP CLAP CLAP!!*

      Porem, a resposta ao seu muito bem executado post está no próprio post: Naruto é um mangá INFANTIL (ou pelo menos se tornou de um tempo para cá, como você bem disse)

      E como você mesmo admite que Naruto se tornou um mangá infantil, toda sua análise (incluindo a análise de fontes externas) se torna um tanto como inútil, pois seria como analisar profundamente um anime infantil, como por exemplo Dog’s Day.

      Só que, eu A.D.O.R.O Dog’s Day. Um dos meus animes favoritos. Tenho suas duas temporadas salvas no meu notebook. Gosto dos personagens, gosto de todo aquele mundo criado em Dog’s Day, PQP, eu gosto até dos “vilões” da história! Chego ao extremo de disser que o anime é PERFEITO. Se você me dizer que é infantil eu lhe responderei: “E dai?”

      Lemos animes e assistimos mangás porque isso nos diverte. Digo que Dog’s Day é perfeito porque eu não consigo achar NADA que me desagrade naquele anime.

      E quanto a Naruto. Desliguei o meu cérebro a partir do momento que a Akatsuki perdeu completamente sua relevância. Quando existia a Akatsuki, vc tinha REALMENTE uma trama em um mundo de ninjas. Vilões, heróis, poderes criveis (só eu achei que o pai do Shikamaru morreu para um míssil intercontinental equipado com uma ogima nuclear, em um FUKIN’ mundo de NINJAS, que nem eletricidade existe??????) e a história era agradável. Depois disso, porra, DBZ na cabeça.

      Ao ler os capítulos semanais de Naruto, desligo o meu cérebro e torço para que a Hinata fique com o Naruto, pois acho que a Sakura é uma babaca. E é claro, para ler o Semanada, que está MUITO legal com essas piadinhas nos prints.

      Se acho Naruto ruim? Irrelevante. Não leio Naruto porque ele é bom ou ruim.

      Continuem assim Semanada! 8D

      • Carlos

        Buases, mesmo considerando o manga ter ficado mais infantil, isso não quer dizer que que o manga é ruim por ter ficado infantil, mas sim por ter uma trama ter procurado soluções mais simples, diminuindo uma certa complexidade que tinha. Mas você é um dos poucos fãs que sabe reconhecer os problemas, e a sua maneira defende a obra, inclusive houve o respeito com o que escrevi e uma contra argumentação, sem desvalorizar minha critica (assim como outros fãs que procura argumentar ao invés de ofender), o problemas é que tem muitos fanboys que desrespeitam qualquer ponto de vista contrario, tachando todo mundo que critica de hater, não só comigo mas como outros que usaram argumentos.

      • Carlos

        Mas o fato de ter ficado mais infantil é o menor do problemas, teve outros citados que são mais evidentes e que comprometem a trama.

    • hhh

      Eu interpreto Naruto de uma outra forma,mas,se não esta te agradando drope de uma vez,ao inves de passar raiva ou pagar de ”Hater”

      • Carlos

        E eu não disse que ia dropar, por acaso voce leu o que escrevi, ou parou na primeira linha. Agora iss ão é questão interpretação, inclusive disse isso no meu post, caso voce não tenha lido. O ponto é que não se reconhece os problemas da obras, e muito comentários pagam da fanboy ou passam adulação.

    • juca

      Trollagem da boa, hein véio… Cara, se tu não gostas de um mangá, vá ler outro, ou vá fazer outra coisa, passear no parque, ver novela, sei lá. Dizer que não gosta, mas o mesmo tempo elencar mais de 30 defeitos (!!!) é no mínimo falta do que fazer, coisa de hater mesmo. Tem vários mangas/animes que não curto. Mas não fico me dando ao trabalho de entrar em cada post que vejo no blog para falar algo a respeito. A vida é curta, bro. Só haters curtirão seus comentários, e você fará poucos amigos desta forma. Te liga, bico de luz. Fui.

      • Carlos

        Tem certeza que você leu direito toda minha analise, sim analise, pois ao contrario do que você disse, eu reconheci o momento em que Naruto estava bom, e não mostrei nenhum defeito, mas sim o que tem acontecido com a obra, enumerei os vários problemas que se tornaram evidente, desde capitulo 451. E até o momento só os fanboys é que não curtiram, quem é fã e quem era mais fã curtiu e ou respeitou o meu trabalho, ao invés de falar que é perca de tempo, coisa de hater.

    • gerequiem

      LCara esse seu wall text gigantesco pode ser resumido em uma frase: “A partir do capítulo 451 eu não gostei do que o autor fez então o mangá ficou ruim.”
      Sinceramente acompanho o mangá desde 2005 e dói ver esse tipo de hate encima do mesmo, me diga qual era o tema apresentado no fim do primeiro arco de Naruto e qual é o tema de hoje ? Eu te respondo, o mundo ninja e como ele é cruel, uma ditadura propriamente dita onde os shinobis são armas e o ódio move o mundo. Isso vem desde o arco de Zabuza e Haku, e foi desenvolvido até hoje.
      Quanto aos defeitos que você citou alguns estão certos, outros são apenas opinião pessoal, como o fato de você citar que os secundários não são bem aproveitados quando na verdade todos tiveram início, meio e fim no desenvolvimento, isso sem contar que o foco do mangá SEMPRE foi Naruto x Sasuke,e que os konoha 11 foram personagens criados para o exame chuunin, que ficaram populares e tiveram que ser reaproveitados depois por puro fanservice. Quanto ao mangá estar previsível, porque não me diz como vai ser o capítulo da semana que vem ? Ou o que vai acontecer com Naruto e Sasuke ?
      Isso sem falar que depois do arco do Pain houve o flashback do Minato, a loucura de Sasuke, e o flashback do clã Uchiha, entre outras coisas que não vou citar pois já me alonguei demais.
      Me desculpem pelo longo texto mas é que como já disse acompanho Naruto a muito tempo, e sei que no arco da guerra houve uma queda de qualidade, mais o povo se deixa levar demais pelo gosto pessoal, que não sabe diferenciar gosto de qualidade.
      Naruto tá longe de ser o mangá perfeito, mas também tá longe de ser esse lixo que todo mundo pinta

      • Carlos

        Vamos por partes. Primeiro, não é questão de gosto, mas sim de que muito personagem secundário foi pouco desenvolvido. Não sou muito fã do Neji, mas vamos relembrar, ele apareceu na fase clássica, foi desenvolvido em partes no exame chunnin, depois não apareceu tanto mas tambem não apareceu pouco, no shippudem virou um figurante de luxo até morrer, se este exemplo, entre outros não é falta de desenvolvimento de personagem, não sei mais o que é.

        Sobre sua definição de mundo shinobi ” mundo ninja e como ele é cruel, uma ditadura propriamente dita onde os shinobis são armas e o ódio move o mundo. Isso vem desde o arco de Zabuza e Haku, e foi desenvolvido até hoje.” Muito bom, a essência é bem essa, inclusive o arco do pais das ondas é o melhor exemplo disto (o arco do Hidan e Kakuzu também é outro bom exemplo). Ainda sim não foram totalmente explorados, o que não quer dizer que sejam ruim, estão entre os melhores momento. Mas, onde é que isso foi totalmente desenvolvido. Se é uma ditadura, cadê os presos políticos, onde está a repressão, prisões arbitrarias, o culto a personalidade e a propaganda, e a censura, existe meios de comunicação neste universo, e as arbitrariedades, controle de pensamento, cadê o cerceamento das liberdades individuais e de movimentação. E outra questão como funciona a economia deste universo. De fato a ideia do manga é ótima, mas isso não foi desenvolvido desta maneira. Inclusive, o único personagem que poderia mostrar esta essência seria Danzou (ainda sim, segundo ele, visando o bem de Konoha, o que seria uma puta trama), mas ele só apareceu para morrer. Se antes, o manga conseguia dosar a crueldade com a alternativa representada por Naruto, depois do cap. 451 isso esta praticamente impossível (exceto o flashback do Harashima que foi muito bom), ou vai me dizer que esta essencia curel foi mantida quando a Tsunade foi salva pelo fantasma do Dan (um dos piores momento do manga).

        E outra como é que muitas das criticas a queda de qualidade é mais gosto pessoal, quer dizer que a volta de vários personagens pelo edo tesei para depois serem mandados de volta foi por gosto pessoal (com excessão do Madara e do Itachi, se substituíssem os zumbis por vários mercenários mascarados não teria feito tanta diferença, até teria sido melhor [Isto lembra o ultimo filme do Resident Evil, que com exceção da Clone Rain, o resto dos clones não teve tanta diferença]), ou outro momento já citado “Kabuto era considerado forte e esperto, tanto por invocar tantos edo tensei e controlá-los, como também estar 1 ou 2 passos a frente do Obito, e perdeu vergonhosamente pro Itachi”. Isso não é questão de hater, mas sim de lógica.

      • gustavosantos99

        Do Itachi eu discordo…
        Ele é foda e isso é inquestionavel…

      • Carlos

        gustavosantos99, eu não desprezei o Itachi, só mostrei que para o que era o Kabuto, a luta deveria ter sido muito equilibrada.

      • gustavosantos99

        Kabuto é foda,o unico erro dele foi subestimar o Itachi.
        Orochimaru tmb é um gênio(MUITO mais do q o Kabuto),quando ele enfrentou o Itachi o q aconteceu?

        Se vc achou ruim,OK!
        Agora não tente impor o seu argumento nos outros .

        TCHAU!

      • Bauses

        ” que os secundários não são bem aproveitados quando na verdade todos tiveram início, meio e fim no desenvolvimento”

        ME DIZ QUAL FOI O INICIO, MEIO E FIM DA PORRA DA TENTEN!!!! E aquele cara idiota dos insetos do time da Hinata. Qual é a história de vida dele?? E do Kiba com aquela rivalidade fabricada RIDÍCULA com o Naruto pelo posto de Hokage?? A Ino e o Chougi só servem de apoio operacional para o Shikamaru, pq o desenvolvimento deles como personagens foi nulo tb…

        Bola fora cara… bola MUITO fora…

    • Felipe

      Muito bem analisado , naruto se tornou uma brincadeira de criança , algo como ” eu sou mais forte que você , mas do nada você tem um poder mais forte e tcharam eu viro o mais forte do nada ”. Se eu continuo lendo é em apoio aos bons tempos de naruto.

  • Franco_Kurosaki

    O 650 foi muito ruím pois foi um Crlt c Crtl v dos capítulos anteriores mas o 651 foi digno de elogios e o melhor fa luta final,repleto de simbolismos e ideologias que nem a maioria das lutas de Bleach.
    Sim Naruto podia ter usado os Rasengans sozinho mas confiou no seus amigos esse capítulo mostrou essa diferença entre eles sem aqueles diálogos maçantes de antes e traçar o perfil dos dois.
    Obito foi o Naruto que não deu certo,ele não teve em quem se apoiar,caiu nas garras de Madara e se apegou a um sonho egoísta e sozinho manipulando tudo e a todos pra tal.
    Naruto principalmente nessa guerra após ouvir o co.selho de Itachi percebeu que não adianta ser forte só pra ser reconhecido ele precisa tervo apoio de todos e caminhar junto de seus amigos pra crescer e aí ser forte e ser reconhecido.Por isso ele deu a tarefa dos Rasengans pra seus amigos
    A espada que reflete a alma mostrou o que Obito não queria enxergar: mesmo com a morte da Rin vemos quantas pessoas estão do lado dele o apoiando a superar a dor.
    Essa é a pedra fundamental do mangá shonen e por isso foi ótimo.

  • Felipe Polido

    Parece que todo mundo esqueceu que o Obito tem ainda um Sharingan, e (provavelmente) usará Izanagi no próximo capítulo para salvar a própria pele. Muito provável que vá admitir que estava errado e se arrepender, como o Pain (melhor vilão de toda a série, na minha opinião) fez antes, mas o Madara irá dizer que ele é um inútil e provavelmente matá-lo, mas não sem antes usar algum meio pra obrigar Obito a ressuscitá-lo para que ele possa se tornar hospedeiro (ou jinchuuriki para os puristas) do 10 caudas (ou juubi para os puristas).

    Fora isso o capítulo 651 confirmou algo que eu havia dito em um post aqui no site semanas atrás: Neji foi morto porque Sai estava sem time agora que o Sasuke voltou para o time 7, e ele irá substituí-lo no time Guy, provavelmente se tornando o novo rival do Lee, devido a ser um gênio como o Neji.

    • Bauses

      Ahhhh.. não. Acho que o Sai vai ficar aonde está. E LUGAR ALGUM! Ninguem liga para o Sai, vai ver ele está morto…

      Se preocupar com os destinos de secundários em Naruto é PERCA DE TEMPO. Eu por exemplo SEMPRE fui fã da Tenten. Acho o estilo de luta dela único e um diferencial, já que quase 100% dos shinobis preferem lutar a custa distancia com ataques físicos, então em teoria, quase todos os shinobis teriam dificuldades em lutar contra ela e seu estilo de luta diferenciado.

      Mas o Kishimoto liga??? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOO… Vamos colocar mais um flashback da PORRA do Itachi, para os fãboys enlouquecerem e o coroarem “Rei dos Ninjas” de One Pierce…

      • Felipe Polido

        Eu concordo, o aproveitamento dos personagens secundários na fase Shippuuden, com exceção de alguns bem no começo, foi ridículo, e alguns como a Tenten que você citou nem faz diferença se existem ou não. Mas, eles serão lembrados (eu espero) pelo autor em um determinado momento: no último capítulo do mangá, não porque o Kishimoto queira, mas pra satisfazer a curiosidade de alguns fãs da série que nesse momento irão querer saber o que aconteceu com todos os personagens quando a história terminou.

        E, no final, a grande verdade da fase Shippuuden da série terá sido: Ela só possui 2 personagens – Naruto e Sasuke – o resto, infelizmente, é tudo figurante.

  • raizo

    e com certeza amanhã teremos mais kishilouquisses ou fanboy no justsu.

  • Magadascar

    14 anos de Naruto. É até nostálgico, pois lembro que comecei a assistir o anime para me arrepender em seguida.

  • O capitulo foi bom poderia ser melhor sim,mas acredito que Obito deve estar quase derrotado agora .
    Sei lá só quero que Naruto acabe logo a guerra ja esta chata,

  • Ane

    Tava comemorando já, “Naruto tá acabando, amém!1!!” ai lembrei do Madara. Acho que agora ele deve assumir o Tobito deve ficar esquecido em algum canto. 14 anos, hein? Imagino como deve ser pra quem tá acompanhando esse tempo todo ou quase, vai se sentir quando acabar. Eu to acompanhando há 6 e mesmo que eu quero que essa enrolação acabe, vou ficar triste com o fim.

  • Rodrigo

    GOSTEI!

  • tá bem óbvio que kishimoto cagou a obra toda por tentar surpreender sempre

    acho que vai ter mais uma saga fraca tipo Reborn com um vilão avacalhado pra foder de vez o que um dia foi uma boa história

    ou talvez se redimir

    • raizo

      o final de naruto vai ser sasuke e naruto fazendo a coreografia do show das poderosas,hehehehe!

  • Olha eu só quero que acabe logo, pqp ta numa enrolação que ninguém aguenta mais (como disse o Sasuke sadhgasjdg), e não acho que vá ter uma outra saga depois dessa, um arco talvez, mas cnada tão longo, até pq né, não tem mais o que por nesse mangá gente, ta na hora de acabar já.

  • Agora essa merda acaba..kk
    Mais o q ficaria foda.. seria todos os Kages falando q o Naruto será o novo Kage…igual quando foi com o 3°….

  • Renato Kunz

    Esse capitulo me lembro Power Ranger. Aquele momento em que eles chamam o Megazord e todos os Rangers sobem nele unindo suas forças para derrotar o monstro gigante.

    A criatividade de “Kashilouco” se esvaiu, os Jutsus criativos, e as batalhas inteligentes cheias de surpresas foram pro saco, agora tudo não passa de um mega exagero de super poderes e chakras. KAshilouco se perdeu tentando fazer uma batalha épica de mais!!

  • Eu só queria saber se vai ou não rolar a famigerada luta Naruto x Sasuke. Não tô vendo espaço pra isso, a não ser que seja uma disputa pelo cargo de Kage, onde no final o Naruto ganha, se torna Hokage e casa com a Hinata (infelizmente não vejo outra opção x_x), o Sasuke admite a derrota, casa com a Sakura (pfff, mas fazer o quê) e todo mundo vive feliz na aldeia da Folha.

    • gustavosantos99

      NÃO

    • raizo

      cara, você devia parar de assistir novela.

      • Cara, eu não assisto novela. Mas que vai ter um final “Naruto Hokage” e pares românticos no final é óbvio (mesmo porque alguns personagens são construídos fortemente em cima disso, como o amor da Sakura pelo Sasuke mesmo ele virando um bad boy e o amor da Hinata “você me faz uma pessoa melhor, N-Naruto-kun”.

        Some dois mais dois e você verá um final do tipo.

      • Discorda? Bora esperar pelo fim de Naruto. Não deve passar desse ano, ou no máximo ano que vem.

  • raizo

    provavelmente a jump vai enrolar até conseguir outra série para colocar no lugar, até lá terei que aguentar as loucuras desse autor de merda que está fazendo a pior saga de naruto e contra fatos não há argumentos pense o que você quiser,mas esta saga só esta boa para os alienados de plantão.