Semanada – Naruto #653: Zelando por você!

Naruto 653Sermão no Jutsu, o golpe preferido do nosso galego.

Eu ouvi um amém, igreja? 

naruto2Naruto 653 

Zelando por você 

Após uma intensa batalha, Naruto está cara a cara com Obito, sozinhos, em alguma dimensão onde podem conversar em paz. Naruto o chama pelo nome, mas Obito se diz agora o novo Rikudou Sennin, insistindo que Uchiha Obito não existe mais. Mas Naruto ainda o chama pelo nome, por entender que o verdadeiro Obito ainda existe, após ver suas memórias. Ele entende que são parecidos, pois viveram muitas coisas e sofreram as mesmas perdas. Até a ideia de se tornar hokage tinha o mesmo objetivo – o de ser reconhecido – mas Naruto alerta à Obito que ele está fazendo exatamente o contrário, colocando todos contra ele. 

Obito diz que também se sentiu parecido com Naruto e que por isso mesmo queria demovê-lo de seus ideais, para que ele visse que a realidade do mundo não é como ambos sonharam. Mas Naruto não vê convicção nas suas palavras e o próprio Obito não tem certeza do que pensa, ao se lembrar de Rin e do que dizia a ela, sobre se tornar um hokage e dar um fim à guerra. O Uchiha repete que tem certeza do que está fazendo, afirmando que encontrou um atalho para a paz no mundo, para evitar passar por um caminho perigoso, cheio de incertezas e perdas. Mas Naruto não concorda, ao dizer que não existem atalhos – ele quer ser aquele que escolhe passar pelo caminho desconhecido e enfrentar todos os perigos, para que todos possam um dia caminhar por ele: exatamente o que um hokage faria. 

naruto1Obito mais uma vez se lembra de Rin e das vezes que ele se fazia de forte na frente dela, o que Rin repreendia, pois ele deveria confiar nela assim como ela confiava em Obito – que um dia seria hokage e pararia a guerra. Naruto então lembra a Obito que ele resistiu a ser totalmente controlado pelo Jyuubi para preservar as lembranças de Minato, Rin e Kakashi, as mesmas lembranças que ele jurou ter deixado para trás. Ele pede à Obito que pare de fugir, volte a ser o Uchiha Obito de Konoha e aceite sua punição. E usando as palavras de Rin, Naruto estende a mão para que Obito aceite voltar a ser o que era. 

Quando vi as pessoas comentando do capítulo, achei que ia ser mais uma enrolação da guerra e da batalha interminável Aliança Shinobi x Obito. Mas por incrível que pareça, achei esse capítulo melhor que os das últimas duas semanas por exemplo. Vocês podem dizer “Mas foi pura encheção de linguiça, só conversa! Parece Bleach!” – ok, até concordo, principalmente pelo excesso de fundos brancos XD. 

A “lição” que Naruto tenta dar em Obito remonta lá aos primeiros capítulos da série, quando o galego dizia que queria ser hokage para obrigar todos a reconhecê-lo e tratá-lo melhor. Além da frase dita para Konohamaru, que “para ser um hokage, não existem atalhos!”. Exatamente o que Obito estava tentando fazer. Ele queria o reconhecimento, pois era visto como um Uchiha fraco e incapaz. E agora busca a “paz” de um jeito “torto”, pregando ser o modo mais fácil de consegui-la. 

Já ficou claro na série que o “ser hokage” está além da vontade simples de “ser reconhecido”, e que o caminho é, na verdade, o inverso: você é reconhecido por suas atitudes, e então se torna hokage. E o caminho não é fácil: é preciso ser um ninja forte, poderoso, mas também é preciso ter convicções fortes. Ser um pilar de sustentação quando ninguém mais tiver forças – e dar ânimo novo. E dar a cara à tapa – e a vida se preciso for pelo bem de sua vila. O que Obito quer é ilusório como uma nota de 3 reais. Fugir da realidade doída onde ele não se tornou hokage e perdeu pessoas importantes para um mundo criado artificialmente, onde ele seria artificialmente feliz. Não é algo que um hokage faria… e Obito sabe que Rin, a pessoa mais importante para ele, também não aceitaria. 

naruto3Como Naruto disse, ele não apagou totalmente o seu passado e suas lembranças. Tomadas por elas, Obito pode escolher voltar, “ser convertido” como muitos dizem. Mas também… pode ser possuído por Madara, Orochimaru (vai que?), ou chutar o balde e continuar no lado negro da força. E o pastor Naruto vai perder uma alma. 

Pelo menos, essa conversa indica que a batalha com Obito já está no fim. Se vai continuar com Madara, Oro ou Sasuke (?) é outra história – que parece que tio Kishimoto está a fim de esticar mais um pouquinho. ‘^^ 

Até a próxima!

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • egonlucas

    “sermão no jutsu”..
    sério, só vim ler o post por causa disso.. xD

    • Michael Kyle

      Pausei Naruto( e demais mangás que leio) há algum tempo. Farei uma maratona quando tiver tempo. Entrei só pelo “sermão no jutsu”, muito bom! Hahahaha

  • Tem gente que fala demais isso sim!
    Naruto já teve capítulos de você querer socar a cara do autor
    por tanta enrolação, mas esse capítulo foi, realmente HAKERUCHAN na hora que ele disse “Não existe atalhos para se tornar um hokage” me lembrei na hora do Konohamaru, e também vi algo: A determinação do naruto é a mesma depois de tanto tempo de história.

  • yuki

    o capitulo simplismente fechou todas as lacunas do volume 64 para câ,ótimo cap espero que obito fique no caminho dele,e ao pessoal do chunan gente naruto não vai acabar na guerra ainda tem muito chão pela frente!!!!

  • raizo

    caraca! toda semana é um chute no saco do leitor, acabei de ler o 654 e pra falar a verdade, obito o pior vilão de todos os tempos. gostava mais mais dele quando ele dava uma de otário como tobi. e naruto quando não consegue derrota alguem na porrada pura dá o sermão no jutsu como o nosso colega egonlucas mencionou. vejam se outros personagens de outros mangás fazem esse tipo de coisa, claro que não! só o naruto faz tamanha tolice, qual será o próximo que vai tenta convencer? o próprio diabo? o negócio é seguinte: troque algumas ideias com o vilão e se demorar a cair a ficha dele, porrada até o c…. dele fazer bico.
    desde que o naruto encontrou o tobi/obito que ele vem com essa merda, um diz: o caminho é esse. e outro diverge e ainda estão nessa merda, se formos parar pra pensar, essa é a guerra das palavra e do poder do convencimento tá parecendo aquele programa do sbt( quem convence mais) não teve grandes lutas e as que poderiam ser épicas foram um lixo, colocou sentimentalismo quando deveria colocar cenas de impacto, colocou palavras quando deveria colocar ações, eu pensei que quando o obito se tornou o controlador do juubi ele monstraria técnicas incriveis jamais vistas na série, que engano. e ele perdeu de forma medíocre, esperava que os aliados tirassem leite de pedra para derrotar o cara mas, o cara era tão fraco como vilão que nem foi preciso esforço para tal feito. e agora tenho certeza que o único vilão de verdade que apareceu em naruto foi o orochimaru, o madara ainda é aspirante ao cargo de vilão ele ainda não monstrou aquilo que um vilão de verdade faz( fazer todos ao seu redor se cagarem de medo). até a próxima pessoal!

    • Odin

      “chute no saco do leitor”, resumiu bem cara! xD naruto já tinha q ter acabado há um tempão, mas o kishimoto é pior que a minha mãe com esses sermões! kkkkk

      • Leitzke

        Concordo. Parei de ler naruto por causa dessas enrolações (prefiro HxH que fica 1 ano em hiatus e depois lança 20 cap fodasticos do que essa maldita enrolação) e parei de assistir pq como se não bastasse o mangá estar podre eles ainda enfiam fillers!
        Inicialmente Naruto começou bem… Mas depois foi se perdendo…
        Agora ja esta perdido! As merdas ja forma feitas. Eu Realmente gostava de ler Naruto quando começou.

  • Diego A.

    Muito bom. Só tome alguns cuidados ao escrever.

    Antes de palavras masculinas não se usa crase (“Ele pede ao Obito que pare de fugir…”). Demover, no começo do texto, está correto. Mas soa um pouco estranho e é uma palavra feia, convenhamos.

    No mais, o restante ficou bom, inclusive sua opinião a respeito dos acontecimentos. Abs!

    • juca

      Crase indica supressão de letras por uma junção. E no caso, não é o que ocorre. Temos uma preposição (a) + um artigo definido masculino (o). Adoro quando o povo se mete a sabido sem saber nada, hehe.

  • raizo

    e no pró ximo capitulo vai ser o obito chorando: rin eu não consegui cria o mundo onde eu seria mala e vc minha esposa e perdi pra um moleque que mais força na lingua dos nos punhos.

  • Franco_Kurosaki

    Esse capítulo foi ótimo parecia que eu estava lendo o Naruto que eu gostava antes fora o tapa na cara que Kishimoto deu em mim sobre concordar com Obito sendo vilão final.
    Anyes achava que Obito era fraco como vilão.Se motivar por uma paixão de infância(mesmo que foi só um catalisador pra algo maior) não me pareceu interessante fora as atitudes contraditórias pois ele dizia uma coisa e fazia outra como da vez que disse que nada importava e depois usou a Kyuubi pra destruir a vila.Mas agora tudo ficou claro.Obito usava uma máscara de vilão que ocultava o verdadeiro.Por isso ele atacou a vila quando dizia não se importar,por isso se livrou do controle do Juubi pensando na Rin.E esta por sinal não era apenas uma paixonite de infância: ela era o mesmo que Iruka foi pra Naruto com o mesmo peso.Isso explica porquê tanta coisa por causa da Rin
    O resto disse no comentário anterior(o 651) que complementou com este pareceu mesmo o velho Naruto mangá que eu conheço

  • gustavosantos99

    Qual o cap que Konohamaru diz isso,HAKERUCHAN?

  • Zenon

    As historias são encenadas por assim dizer das vezes: a primeira como tragédia e a segunda como farsa. A tragédia de Pein, que por sinal é muito boa, é repetida de maneira burlesca e extremamente caricatural como a farsa de Obito, que ao invés de tocar, nos causa riso ou raiva.

  • muito lindo esse cap serio , se não fosse , claro , o fato dessa enrolação se prolongar pro proximo capitulo, o que é constatado como todos podem ver no cap dessa semana

  • Felipe Polido

    Foi um capítulo bom, mesmo tendo sido só conversa, foi melhor do que as lutas “soca-não causa efeito-aumenta poder-soca-não causa efeito-aumenta poder” que estávamos tendo nos capítulos anteriores. Só não gostei do Kishimoto ter estendido esse momento mais do que o necessário – ocupou o capítulo dessa semana também e como foi dito no texto, acabou soando um pouco como enrolação.

  • biazacha

    Minha reação com esse cap foi a mesma dos últimos: ACABA LOGO ESSA PORRA QUE EU NÃO AGUENTO MAIS! hsuahuahsuahsuahsuah

    Sério, como alguém pode xingar Bleach lendo caps como esse 653… e calma, sei o Hakeru não xingou, mas tem muitos que o fazem.

    • had

      achei bleach uma bosta problem?