Organizando Rabiscos e Ideias #03

Rabiscos3Explicações.

Não sou o maior fã de Kasabian, mas essa música é muito legal.

“Switchblade smiles,
They go on for miles
And will be forever…”

Olha que engraçado. A última vez que tivemos um post editorial por aqui foi no dia 3 de fevereiro. Temos uma periodicidade aqui e não é anual. E como vocês sabem periodicidade não é lá o forte do Chuva de Nanquim nos últimos tempos (tipo, desde que começamos praticamente). Mas nos últimos dias a coisa tá apertada e nem adianta tentar esconder. O fato é que a vida anda mais corrida do que o normal com essas tais responsabilidades que você ganha depois de uma certa idade. Isso é chato, mas faz parte. E comigo não vem sendo diferente mesmo depois que já tenha terminado minha faculdade há 2 anos. Procura por trabalho, problemas familiares, estudos e coisas do gênero. Tudo isso vem atrapalhando muito o desempenho das atualizações aqui no site. Confesso que de vez em quando dá vontade de deixar tudo pra lá, porque vocês não fazem ideia de como atualizar isso toma o meu tempo, com ou sem equipe maior.

Esse por sinal é um detalhe que muita gente se engana. Acha que se por acaso eu aumentar a equipe as coisas melhorarão. Engano. Na verdade eu gastaria ainda mais tempo “treinando” a pessoa, dando toques e coisas do tipo. Quanto maior uma equipe de trabalho, maiores são  os seus deveres como administrador. Mas concordo que precisamos de alguém pra dar uma ajuda. Por isso o Roger entrou na equipe e aos poucos vou “guiando” ele pra comandar as coisas relacionadas a notícias. Mesmo assim não é fácil. Vocês devem perceber que Checklists, Semanada, Table of Contents e uma porrada de outras coisas têm atrasado mais do que o comum. E eu não posso garantir pra vocês que isso vai melhorar já nessa semana ou na outra, porque estaria mentindo. Mas ao menos posso garantir que 2014 deve ser um ano diferente.

Koe no KatachiNão sei se é só comigo, mas chega um momento que você precisa de algo “novo” pra dar uma movimentada nas suas atividades. No Chuva de Nanquim a coisa é assim também. Até o fim do ano quero dar uma agitada nisso pra não perder o pique com esse site que eu gosto e me dedico tanto. E conto com o apoio de vocês. Estamos com duas promoções bem legais no ar e que acabam em breve. Espero que ainda consiga alguma coisa para o Natal também – mas isso ainda é um segredinho.

Encaro essa postagem como uma satisfação para o leitor – que mesmo me tirando do sério algumas vezes, merece um comentário da situação e do momento que passamos. Me sinto muito mal por não ter conseguido fazer nem ao menos os posts da temporada nesse ano (e ainda pretendo corrigir isso de alguma forma) e por deixar muitas outras coisas de fora do planejado. Não fazemos por mal como já chegaram a comentar por aí. Assim como vocês aqui todo mundo é fã e fazemos isso simplesmente porque gostamos. Isso pode parecer uma desculpa sem vergonha de vez em quando, mas é a verdade.

daiya no aceENFIM. Vocês têm ideias? Sugestões? Perguntas? Fiquem livres para perguntar abaixo. Posso confirmar que responderei e atenderei aquilo que estiver ao meu alcance na semana que vem em um post desse tipo.

No mais, obrigado pelo apoio daqueles que me acompanham e que o Chuva de Nanquim continue sendo seu site preferido do gênero. Voltem sempre.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Igor Marques

    O que for matéria e informação querendo o não tem que ter a periodicidade por conta do timing da notícia. Outros posts, como o próprio semanada também tem uma periodicidade. As outras coisas ficam mais por conta do seu tempo e de sua equipe.
    Não sou eu que vou falar como você vai gerir o seu site, mas a questão é ter um editor que possa retirar (ou ajudar) você das funções administrativas de revisão de texto e comentários. Óbvio que isso te limitaria um pouco de tempo com o treinamento (se a pessoa não souber usar). Mas o wordpress é um recurso fácil e alguém que seja razoável com tecnologia tem condições tranquilas de operar. Encontrando alguém assim e com um bom texto para a revisar e ajudar a escrever, acho que as coisas ficam mais simples.

  • Por que vocês não abrem vagas para pessoas que queiram entrar e ajudar nas postagens?

    • Dih

      Está escrito na postagem o motivo. 😛

      • Eu sei,eu li, mas sei lá, poderiam dar uma chance kkkk

    • Caio H

      Como o Dih disse, mais pessoas na Staff do site acabaria por tomar mais tempo do mesmo, é bem desgastante ser ADM de qualquer coisa e ainda tem essa de poder perder qualidade nas postagens do site, algo que não pode acontecer com a chunan que é o melhor site gênero.

  • Sogeking

    Axo q qualquer um q já esteja na vida adulta sabe as dificuldades realcionadas a tempo, problemas pessoais, profissionais etc e infelizmente nem todos q acessam o site estao nesta fase entao nem todos compreendem. Eu ainda creio q mais pessoas é a soluçao, ta certo q por um momento vai atrapalhar mas depois sera muito mais facil dividir as obrigaçoes do site, axoq vc precisa de alguem com o seu poder no site tbm, soh vc gerenciando todos o site e colaboradores é complicado

  • Igor Marques

    Acho que a preocupação com a periodicidade é válida em relação a coisas que perdem seu timing como as notícias, os semanadas e o guia de temporada. Com o resto vai no seu tempo e no da sua equipe.

    Não sou eu que irei dizer como você deve gerir seu site, mas acredito que, apesar do que foi dito, que a delegação de funções seria a coisa mais razoável a se fazer. Mas já que você está se abrindo assim pedindo nossa opinião…

    Acho que o ideal seria você ter alguém para atuar como editor para te ajudar. Seria bom ter uma pessoa revisando textos, aprovando comentários (coisas mais simples e diárias) e até escrevendo algumas coisas para aliviar você dessas funções. Como o funcionamento do wordpress é relativamente simples, alguém com um conhecimento moderado para bom em tecnologia já seria útil para isso, liberando o seu tempo para a realização de outras funções dentro do site e para suas coisas pessoas.
    Pelo que você disse, isso já vem sendo feito, mas o resultado desse tipo de coisa demora um pouco para aparecer. (Digo isso pois passamos por um processo semelhante com a troca de coordenação na empresa em que trabalho)

    As artes e a parte de Photoshop acho que é outra coisa que pode ser “terceirizada” ou repassada para outra pessoa. Alguém com noções moderadas de Photoshop consegue criar as artes para o blog facilmente (principalmente a partir de PSD’s prontos). A utilização de recursos como o dropbox poderia servir como um servidor central facilitando a troca de arquivos nesse caso e agilizando o processo.

    Enfim. Fui enxerido, mas respondi o que foi perguntado

    (A p***** do comentário não foi todo antes)

  • immortal

    eu gosto bastante das matérias sobre o TOC

    • Somos 2!

    • Então alguém lê o TOC? Incrível. Desculpem, eu ainda acho essa a sessão mais inútil e pelo tempo que toma, recomendo que seja abandonada. Mas eu entendo, li uma vez ou outra e de vez em quando até é divertido pela curiosidade e coisa e tal. Mas ter uma coluna semanal dessas é um desperdício de tempo que poderia ser melhor aproveitado.

      • Ane

        Já eu adoro ler o TOC, e não acho que seja perda de tempo. Mas cada um com suas preferências, né?

        • Oh sim, gostos são gostos, sem dúvida. Minha sugestão de cancelar esse tipo de post não é por causa de gosto, é por custo e benefício mesmo. Que tipo de informação o TOC traz? Lançamentos e cancelamentos, o que sem dúvida é mais do que interessante, é útil e merece um post, principalmente se forem autores ou títulos famosos. Mas não tem toda semana. O que mais? O resultado de uma complexa pesquisa de opinião com leitores japoneses sobre os títulos em publicação na revista. Isso é pura curiosidade. É legal? Pode ser. “Uhul, Toriko bateu One Piece!”, “Bleach tá nas últimas de novo…”. Mas só isso. E também se determinado título fica de fora de uma edição da revista ou tem um capítulo especial, o que só é útil para quem lê acompanhando o Japão – e quem baixa ou lê online o último capítulo japonês em geral já é bem informado a esse respeito pelo scanlator que acompanha. Então temos um post semanal, que de semanal só garante a curiosidade. Se o dono do blog reclama de falta de tempo, esse é o melhor exemplo de post custoso e pouco útil. A informação mais útil que esse post tem não é semanal, e pior, acaba ficando escondida pela sua própria estrutura. Algo como “Bomba, Nisekoi é cancelado!”, ou um “Kuroko no Basket vai passar para a revista mensal” fica oculto atrás de um “TOC 75, One Piece em primeiro, Naruto em segundo, Toriko tem páginas em cores, e KochiKame fica com a capa para comemorar seu 987654º capítulo!”.

  • Sávio

    Compreendo perfeitamente a situação, não trabalho e nem tenho tantos problemas, mas a faculdade que faço suga praticamente todo o meu tempo, imagina se tivesse que me preocupar com outras coisas… Sei que manter o site atualizado demanda tempo e dedicação, por isso os atrasos como ja foi dito, mas acho q isso é uma fase. Com o tempo, e um bom planejamento é claro, as coisas podem se ajeitar. Pessoas que não tem nenhuma obrigação ou absolutamente nada pra fazer irão reclamar é claro, mas é preciso entender que o Chuva é uma grande responsabilidade, acredito que o Dih goste de “estar por dentro” de tudo o que é postado por aqui. Na minha opinião deveria haver um maior planejamento por parte dos administradores, se ja não estiverem fazendo é claro, mas que fique claro que ninguém é um Super Homem e que vai dar conta de tudo na vida, temos que agir conforme nossas forças. Dito isto, espero que a vida seja menos corrida no futuro. 🙂

    • Igor Marques

      Cadê o botão curtir?

    • Marina Alves de Oliveira Sá

      Endosso. E acrescento que: gosto tanto desse site que n me importo mesmo com os atrasos, pois mesmo que eu já tenha visto a noticia em algum outro lugar, o que eu gosto mesmo desse site não são só as notícias, mas o clima gostoso que a redação de vocês tem, faço questão de entrar pra dar uma conferida nas matérias e notícias com a visão de vocês. Adoro principalmente as colunas Eu Recomendo, Mitos em Séries e as reviews de vocês, e é claro as notícias gerais. E acredito que eu não seja a única. Então boa sorte com tudo, espero sinceramente que as coisas se ajeitem (e, talvez um tanto egoisticamente, que se ajeitem sem que o site precise ter fim) ! Saiba que tem leitores fiéis!! 😀

      • Sávio

        Verdade, as vezes o que importa n é somente a notícia, mas a forma como vcs a colocam, afinal de contas por trás de cada blog tem um ou mais seres humanos, e isso faz toda diferença.

  • Larga esse Dragon Quest aí, Dih Togashi!

  • As coisas começam a complicar, você vai crescendo você tem um trabalho pra pagar a faculdade, tem que cumprir prazos, tem que entregar trabalhos na faculdade, estudar para as provas, entregar os exercícios da faculdade entre várias porradas de coisas e por aí vai…é muito trampo, mas vale a pena quando você celebra as pequenas coisas, tudo fica bom.

  • Conheci esse blog a pouco tempo, já nessa fase bad aê da qual vocês estão falando, mas mesmo assim to achando legal.

    2014 está vindo aê e as coisas podem melhorar, então continuem com as postagens, mesmo que irregulares ou atrasadas e não deixem o blog morrer não!

  • Eu mudaria o nome da sessão “Semanada”. Acho ele ruim por dois motivos, um óbvio e outro nem tanto. O motivo óbvio é que ele só permite resenhas de séries semanais. O outro motivo é que ele esconde parcialmente a informação principal, que é o título sendo resenhado em si. Eu por exemplo só gosto de One Piece (dos títulos resenhados pelo blog) então só leio resenhas de One Piece. Mas tenho certeza que já devo ter perdido uma “semanada” de One Piece porque passando os olhos meio distraído não percebi sobre o que se tratava e devo ter pensado “ah, é Naruto de novo, blerg”. De qualquer forma, um nome como “One Piece 729: Reunião da tripulação – Agora a coisa ficou séria!” é mais objetivo e mais interessante. Ainda sobre essa coluna, se estiver mesmo com dificuldade de tempo recomendo abandonar alguns títulos. Sei lá, mantenha só o que você realmente gosta. Outros títulos deixe outros editores fazer, quando e se eles surgirem. Quaisquer títulos, não só os grandes semanais (não acho que possa ser realmente qualquer título, é bom ter um apelo de público mínimo, coisas completamente underground ou de público-alvo muito restrito não cabem nesse site nesse formato de publicação capítulo à capítulo).

  • Sobre notícias, como alguém aí já disse antes é importante manter o timing. Quero dizer, tem um site nacional que sempre lança notícias com um ou dois dias de atraso. É constrangedor. Mais constrangedor ainda é outro site que parece lançar todas as notícias em um dia só, aí vejo coisas com até duas semanas de atraso. Apesar disso, notícias atrasadas têm um lado positivo: eventualmente por não ter tempo ou não perceber ou por não me parecer interessante quando vejo uma notícia pela primeira vez, não a leio. Mas daí sai nesses sites atrasados e eu mudo de ideia (ou apenas percebo) e vou ler. Mas não vou recomendar que poste atrasado, isso seria estúpido! Um tipo de post interessante é uma lista de últimas notícias, com periodicidade diária ou semanal. Pode até ser uma lista genérica de todos os artigos, funciona igual.

  • Coloque mais propagandas! Inclusive, coloque propagandas no RSS (eu só acompanho por feed, então nunca vejo propaganda nenhuma). Aposto que quanto mais retorno o site der menos sensação de tempo perdido você terá.

  • Entendo muito bem o que é ficar “travado na vida” e não poder atualizar o blog. Antes de criar o meu, escrevi pelo menos matérias para 4 meses e ainda mantenho uma periodicidade baixíssima, mas chegou uma hora que os textos foram acabando e cumprir a periodicidade sozinho é difícil. Gosto do Chuva de Nanquim principalmente pelas matérias diferenciadas, como as da coluna do Otakismo, pois noticia todo mundo coloca, mas conteúdo interessante, curiosidades e coisas do tipo, são poucos os blogs que fazem isso direito e acho que esse é um dos fortes de vocês. Como são matérias atemporais, com certeza com um conteúdo assim regular, este tipo de problema que vocês estão enfrentando com certeza não será algo complicado para os leitores.

  • Jr. Almeida

    Primeiro queria dizer que é muito legal (e válida) essa iniciativa de “dar uma satisfação” aos leitores pelos atrasos do site. Bom, dificuldades todo mundo tem e quem acompanha o Dih pelo twitter sabe que ele é ocupado (não é puxação de saco não, é verdade), então alguma hora isso ia afetar o ChuNan! de algum modo. Agora falando de “sugestões”, tenho uma pra uma área especifica do site, que são os Checklists. Tipo, todo mundo gosta dessa coluna (pelo menos acho), uns preferem os da Panini, outros (o que é o meu caso) gostam dos da JBC, então minha sugestão é: Se vc fizer o Checklist da Panini e não fizer o JBC, ou o contrário, não poste nenhum, pq se vc postar o de uma editora, mas não postar da outra, acaba desagradando os leitores da editora que não teve seu Checklist postado. Eu, por exemplo, estou esperando o desse mês da JBC, mas acho que não vai sair, porém o da Panini foi postado. Bom, é isso. Espero que eu tenha me feito entender. Agora, todo mundo erguendo as mãos e mandando energia pra Genkidama do ChuNan!… Tá, parei.

    • Marilia

      Concordo plenamente. Os checklists da Panini de Outubro e Novembro já saíram, e o da JBC ainda está no de setembro…
      É a minha coluna preferida do ChuNan, mas (por enquanto) vcs estão há 2 meses sem o checklist da JBC(eu praticamente só compro mangás dela) e eu já saí a procura de outros site para substituir o checklist do ChuNan. Tá parecendo preferitismo com a Panini(fora o tema atual, que na minha opinião favorece demais a new pop), seria melhor mesmo não postar nenhum.
      Mas sobre atrasar colunas eu entendo completamente. Eu faço faculdade, trabalho, tenho meu namorado, e às vezes não consigo dar um jeito nos meus projetos da scan que faço parte…
      Bem, boa sorte pra vocês o/

      • O tema “favorece” a NewPOP? Ora, talvez o site tenha um acordo com a editora, vai saber. É perfeitamente legítimo. Eu me incomodaria se isso influenciasse o conteúdo, se ele começasse a publicar jabá sem informar que se trata de propaganda. Mas negociar espaços é normal. E mesmo se não for isso, o site está com uma promoção de Madoka Magica rolando, então faz todo o sentido de qualquer forma que você analisar. O tema está favorecendo o ChuNan antes de qualquer outra coisa.

      • X

        Concordo, até mandei 2 comentários por aqui sobre os checklists, sendo que o segundo nem foi publicado. Minha intenção nem foi ofender, mas que fica estranho isso de publicar o checklist apenas de uma editora, isso fica. Garanto que uma das “atrações” do chunan são os checklists e não publicando uma parte deles é até mais prejudicial do que não publicar nenhum.

        Bom, essa é a minha opinião, se eu e outras pessoas se predispuseram a comentar “cobrando”, não entendam de forma errônea, só fazemos isso pq gostamos de acompanhar as postagens daqui, e isso deveria significar muito para o chunan (pelo menos se eu tivesse um site pensaria dessa forma), entenderia como uma espécie de incentivo e não um fardo.

        Desejo toda a sorte, de verdade, para que a situação volte aos seus eixos. Apoio o “trabalho” que é feito aqui, podem acreditar.

        E mais uma vez…PUBLIQUEM OS CHECKLISTS -.-

        kkkkkkk Brincadeira…

      • Bem, eu não sei se o site está com algum acordo com a New Pop, mas sei que tá com promoção… sinceramente não me importo muito com isso, o ChuNan pode por a capa que quiser no site… não ligo pra esse tipo de coisa, mas foi minha opinião já que essa capa tá aí faz tempo e, pra mim, antes de eu descobrir que estava tendo promoção (e tenho ctz que muita gente não sabe), eu achei que tava puxando o saco da New Pop. Mas como eu disse, oq o ChuNan faz ou deixa de fazer nesse quesito eu não to nem aí, se eu começar achar o mesmo das publicações eu simplesmente paro de visitar o site, e é só. Minha intenção foi dizer que no site tá saindo novidades da Panini, tá com capa da New Pop, e nada da JBC… só PARECE que tá prejudicando a JBC, só isso.

  • Dih, a gente entende, seu lindo! E essa música do Kasabian realmente é ótima!

  • yayakun

    Diih! Não desanime! Tenho q confessar que o seu desabafo foi muito bom, eu percebi os atrasos, mas é realmente plausível. Espero que você não desanime, todos gostam daqui!
    Lembro do post que você fez falando um pouco de cada um q tá no site e como sua foto parecia de um velho..sahuasuhas Continue velho e leve isso aqui pra velhice! xDD
    Obrigado pelo bom site!

  • Torço para que o que quer os tenham atrapalhado passe o mais rápido possível. E espero que você relevem muita coisa que é dito. Eu sei que às vezes lidar com pessoas pode ser difícil, principalmente quando lidamos com pessoas mesquinhas e pequenas (eu sei que vocês passam por isso). Desejo tudo de bom e um ótimo trabalho.

  • Hey

    KASABIAAAAANNN!!!

  • Força ae Dih, tenha em mente que vc Guia o melhor site do Genero, e faz muitas pessoas felizes hehehe Alguem me diz por favor, d quais mangás sã as imagens? principalmente a primeira que aparece no texto

  • Alef

    Prefiro ler uma notícia atrasada com qualidade na escrita e na qualidade da informação do que ler uma notícia atrasada mas com uma linguagem abaixo do esperado. E isso que me faz ser um leitor do Chuva de Nanquim. Talvez meu primeiro contato foi com um post seu sobre o Sakamachi no Apollon e depois voltei a lhe acompanhar com o excelente texto sobre o jornalismo independente sobre a Yakuza nas páginas anteriores que foi de certa forma enriquecedor em informação tanto para mim como para inúmeros leitores.

    Talvez um conselho que fique para você é infelizmente procurar pessoas que tenham qualidades para escrever artigos em um nível que tem sido, pode demandar tempo, mas pense é um tempo que você irá investir agora e de certa forma deixar rola. Claro que cada editor tem seu estilo, seu gosto, vamos por assim, mas é uma escolha que de certa forma é uma forma para aliviar a responsabilidade que você possui. Claro que você irá ler os textos, mas ae também entra algo essencial na vida que com certeza você deve saber né? Confiança! Aqui é um site que tem de certa forma um enorme número de leitores e com certeza darão opiniões sobre seus textos. Penso que seria uma boa criar testes e ver no que dá. Como diz uma frase de um empreendedor norte-americano, Por quê não?

    Torço muito para que você consiga administrar isso, o Chuva de Nanquim é um tipo de site que tem uma qualidade indescritível quando se trata de animes e mangás.Eu estou chegando em uma idade que o tempo do pc precisa ser cortado quase que imediatamente e até entendo isso que você citou no seu texto.

  • leo

    Onde posso comprar dvds de animes sem ser pirata? Que realmente pague os direitos do estudio?