Panini anuncia publicação do volume final de Homunculus

homunculusExpliquem essa, ateus!

Como divulgado em novembro do ano passado no Mercado de Pulgas, em São Paulo, a Panini estava em negociação em relação ao último volume de Homunculus, série paralisada desde o final de 2011 pela editora. Durante esses mais de 2 anos de aflição por parte dos fãs a Panini finalmente nos abençoou com um milagre e divulgou que o volume 15 da série será lançado já nesse primeiro semestre no Brasil, tendo enfim a conclusão da saga.

Homunculus é uma série de criação de Yamamoto Hideo e foi lançado em 2003 na revista seinen Big Comic Spirits, da Shogakukan. A série foi concluída em 2011 no Japão com o total de 15 volumes encadernados. No Brasil a série chegou com credenciais como uma grande aposta para o mercado seinen, mas não vingou como o esperado e as baixas vendas resultaram na história que todos nós já sabemos.

homunculus15

Quem sabe agora, com esse novo “boom” com seinens no país com Monster, 20th Century Boys e Vinland Saga, o mangá não teria uma vida mais “tranquila”? Bem, ao menos os primeiros volumes ainda podem ser encontrados por aí e nunca é tarde pra começar sua coleção.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • AMÉM

  • Graças a Madoka, assim que sair pego uns volumes pra ler de novo, afinal, tá fácil pra ninguém com o hiato que teve né.

  • Alguma notícia sobre o mês que vai sair nas bancas? Feliz demais com essa notícia!

  • Sennaffogo

    Ela descancelou o mangá……. e resolveu finalizá-lo depois de 2 anos, tal qual como Lady of Pharis. Uma história que eu já conheço, e por isto não diminui em nada minha descrença com a editora. Na verdade, acho que ela não fez mais do que a obrigação.
    Nunca vi nenhuma editora ficar em negociação com o último volume de uma obra por mais de 2 anos, só a Panini.
    Mas enfim, levantarei as mãos para os céus quando tiver o tão esperado volume em mãos, que por sinal, creio eu, vai sair uma FACADA!

    • Dih

      Uma editora nos EUA (acho que a DarkHorse) ficou 4 anos sem lançar volume novo de um mangá. 😛

      • Dih, vc sabe que mangá foi esse que ficou 4 anos sem ter um novo lançamento?

      • Sennaffogo

        @Dih, esqueci de dizer que fazia menção as editoras brasileiras e talz, mas enfim, o discurso de cancelamento segue para a Dark Horse também. E não interessa que haja uma dimensão editorial entre ambos mercados.

  • milenart

    A esperença é a última q morre

  • chupinha

    queria ter comprado desde o começo…

  • Finalmente!
    Acho que foi a reza pra Satã que fiz que trouxe esse mangá. kkkkk zueira
    Enfim, acho que foi muito demorado, e espero que isso não ocorra com nenhum outro mangá.
    Talvez, de fato, nos dias atuais esse mangá fosse vingar!

  • Nady

    DEUS É GRANDE.
    Finalmente saberei o fim dessa louca história, e espero um louco fim.

  • maguscaio

    Espero que ela faça o mesmo com Kekkaishi, ja que parou no volume19, vamos Panini não me faça perder a ultima gota de esperança que tenho em vc!!!

    • Sennaffogo

      Poutz, mais um esperançoso com o já cancelado Kekkaishi. Cara, a situação de Kekkaishi não é tão “simples” quanto a de Homunculus…..

      • maguscaio

        Concordo que não tão simple assim,mais sera que a panini é tão cara de pau ao ponto de não notificar os fãs? o mito de arata é outro que ela não da noticia

      • Sennaffogo

        É sim, na minha opinião é cara de pau sim. Às vezes ela notifica, 1 ou 2 anos depois…….¬¬

    • Nady

      Sendo que Kekkaishi é, sem sombra de dúvidas, o maior manga sobrenatural de todos os tempos. VOLTA KEKKAISHI.

  • Raphael

    Aproveitando os seinens podiam trazer Kingdom pra cá.
    Mas se nem com 2 temporadas ele trouxeram, vamos esperar pela 3ª.

  • Reinaldo Marques

    Não é muito mais que a obrigação da editora… ao menos vão terminar a série. Bom para os que esperavam por isso.

    Até demorou menos que a Conrad pra retomar Battle Royale e CDZ Episódio G – quatro anos de hiato – , mas no caso de Homunculus, por ser só um volume (faltavam três para BR, e 11 para CDZG – no caso deste último ainda faltam dois, o #20 e o #0 ); E sendo uma editora de porte grande, o “pecado” da Panini salta mais aos olhos.

    • Sennaffogo

      Bem lembrado @Reinaldo. Eu ia colocar no meu post inicial “Ahhh, saudades da velha Conrad…..”, mas decidi por não colocar. Mas seu post me lembra que além do fato de faltar apenas 1 volume para Homunculus, enquanto que para BR faltavam 3 à época, a Panini em nenhum momento passou pelos problemas que a Conrad passou, tanto que a editora faliu e exatamente por isto alguns mangás foram cancelados, como Blade e Vagabond, que não tinham perspectiva de término, e Monster, que ainda faltava (praticamente) metade da coleção para lançar.
      O descaso da Panini salta aos olhos, só não vê quem não quer.

  • Jonas

    Nem com um quarto olho e algum lugar obscuro do meu corpo eu esperaria

  • ok, bacana e tals, mas e MPD Psycho?

  • não fez mais do q a obrigação, e não faz diminuir a descrença que tenho na panini. continuo comprando apenas mangás que já estava colecionando. uma pena, pq tiger & bunny, vinland saga e ataque dos titãs eram compras certas.

    • tiago

      Depois de Otomen, Eden, O mito de Arata e outros mangás. Eu evito ao extremo comprar algo da panini mangás. Pois não sou rico, pra jogar dinheiro fora… E tendo altas chances de não concluir o título que tanto gosto…

      Só compro se for mega sucesso, pois o risco é pequeno, nesse caso.

      Confio meu dinheirinho a dona JBC, sem medo nenhum…

      🙂

      • Sennaffogo

        A JBC ainda é 99% confiável, mas cuidado, a atenção nunca é pouca. Espero que ela não escorregue mais na casca de banana como fez com Futari H…..

      • tiago

        Futari foi um caso fora a parte…

        O mangá era longo, formato meio-tanko, preço caro, e a história não agradou nem a metade do que foi Love Junkies…

        E foi lançado em 1 época errada, na qual o formato dele, ficou desvalorizado no brasil. Nessa época o povo passou a não querer colecionar meio-tanko;

        Eu odiei o mangá. Li os 5 primeiros volumes e detestei. Me arrependi de ter comprado alguns volumes avulsos, pra vê se ficava legal… Li os 5 primeiros tankos e achei muito chato e ruim. Love Junkies em 2 edições agradava mais que Futari H.

        Esse cancelamento foi um caso a parte…

        Claro, tem sempre os fãs que ficaram na mão por causa disso. Mais fazendo as contas, eram mais de 50 edições de prejuízo para a editora… Não é o caso da maioria dos mangás limbo da panini.

        Panini cancelou vários títulos faltando 1 volume…

        A JBC ainda deve ter aguentado mais volumes e viu que não tinha jeito.

        A diferença foi o tratamento dado ao cliente. A panini cancelou Eden e Peach Girl e depois retornou prometendo ir até o fim… Cancelou de novo e não avisou a seus leitores…

        Isso demonstra políticas diferentes das editoras. Enquanto uma é transparente e sempre atualizada com seus leitores, avisando, dando notícias, mostrando que as pessoas tem valor perante ela… A outra taca o foda-se e não está nem aí.

        Lembrando que recentemente a panini sumiu e falou poha nenhuma de Kekkaishi e O mito de Arata… Falou apenas que estava tentando não cancelar a série…

        Otomen, tive que implorar uma resposta sobre o título (que foi cancelado depois de 3 anos no aguardo), e de uma forma que demostra a importância ou falta dela, pro leitor…

        JBC tem a política de tentar agradar seus leitores e serem transparentes.

        Panini tem a política de foda-se o leitor, implore por nossa esmola, não estamos nem ai pra transparência, vou te enganar e você vai ficar feliz, etc…

        Com a volta de Homunculus ela deu o primeiro passo, para tentar melhorar sua imagem perante seus clientes e leitores, mais falta muito… Muito…Muito… Para mudanças que possam levar o consumidor a acreditar novamente nos lançamentos da mesma… A maioria só confia nos megas sucessos e evitará comprar algo mais “alternativo” ou com público menor da editora.

        Comparar Panini com JBC, são abismos totalmente diferentes… Enquanto 1 cancelou 1 título, lançado de forma errada e foi transparente… A outra pisou na cara dos leitores e suas esperanças… Fiquei 3 anos, sonhando em comprar novo volume de Otomen…

      • Sennaffogo

        Nem cheguei a comparar nada @tiago, o que eu disse é apenas um fato. Independentemente da trocentas mil linhas que você poderia escrever para defender a JBC, não mudaria o fato de que ela manchou seu currículo com Futari H. Não tem ‘mas’, não adianta “espernear”, não tem choro nem vela.

        Seriam mais de 50 edições (meio-tanko ainda por cima), mas ela nem a isto chegou. Ela lançou 1/3 do mangá. Como você disse, teve muita gente ficando no prejuízo. Se o preço não tivesse subido tanto e a editora lançasse de outro modo (sim, porque há várias maneiras de se fazer isto), talvez o título não precisasse ser cancelado, e sim apenas diminuído de tiragem.

        “Panini cancelou vários títulos faltando 1 volume…” -> sim, Homunculus mesmo foi um. xD
        Podem dizer que não, eu continuo dizendo que sim, pois pra mim a editora revogou o cancelamento. E @tiago, não creio que o lançamento do último vol. de Homunculus seja passo para nada. Como tu bem disseste, as políticas de cada editora já estão bem claras diante de nós, e comparar Panini com JBC, é algo até absurdo.
        Rezar por uma mudança? Podemos continuar. Acreditar numa mudança? Ah, isto aí são outros quinhentos…..

      • até cancelando Futari H a JBC deu um banho de responsabilidade para com seus leitores, com relação a Panini. Quantos anos a Panini demorou pra anunciar o cancelamento de Otomen? e quantos dias a JBC demorou pra JBC anunciar q pretendia cancelar Futari H? Pessoalmente, preferia q ambas as editoras tivessem um planejamento anual ao invés dessa bagunça q é nas duas eiditoras (na Panini, bem mais), mas só do fato de a JBC não tratar seus clientes como retardados mentais, já é um avanço enorme frente a concorrencia.

      • Sennaffogo

        @Daniel Maverick, “só o fato de a JBC não tratar seus clientes como retardados mentais, já é um avanço enorme frente a concorrencia.” -> é….. não há como negar isto. Infelizmente…..¬¬

        Agora, só pra ressaltar que toda a atenção nunca é pouca, a JBC fez um tipo de lançamento que eu sinceramente achei dos mais ridículos de todos os tempos, com relação a Golgo 13. Este mangá foi lançado como Graphic Novel, só para ela não dizer que cancelou a obra quando não quisesse mais publicar. Este é um mangá que eu sinceramente achava melhor ela nem ter se dado ao trabalho de tentar publicá-lo, pois era fato que não daria certo. É o 2º maior mangá de todos os tempos, com mais de 150 volumes, e ela lançou 3 volumes aleatórios????? u_u Faça-me o favor né?
        A JBC não escorregou na casca de banana com Golgo, mas ‘tirou uma soneca enquanto estava de serviço’…..
        Abre o olho JBC, nós confiamos em ti como a editora que nos salva da desacreditada, desleixada e descompromissada Panini.

  • Geane

    seinen,seinen,seinen…..ótimo,maravilha,agora traga HOUROU MUSUKO!

  • JMB

    Nada a ver com o post, mas adorei o template com NANA.

  • Flávio

    Obrigado, Panini.
    Berserk, Lobo Solitário, Gantz, Black Lagoon, MPD Psycho, Astral Project, Monster, 20thCB, Vinland Saga… obrigado por entender que eu envelheço, e me respeitar conforme. Melhorem a distribuição pro interior. Que mais, e diferentes coisas venham, por todas as editoras!

  • Marcelo

    Só me tirem uma dúvida, eu me lembro da JBC ter dito que cancelou futari h por conta da editora japonesa não ter renovado contrato ou algo assim, pelo menos como lojista se não me engano foi o email que nos foi passado. Não sabia dessa que era por conta das fracas vendas. Se fosse o caso teriam cancelado negima que do meio pra frente não vendemos mais nada, teriam cancelado hikaru no go, que também tenho vários volumes parados, ranma tivemos venda fraca também, não sei na capital, mas no interior foi bem fraco, outro título que não tivemos muitas vendas foi d.n.angel. Agora não sei até que ponto foi baixa venda ou realmente desinteresse da editora japonesa pelo formato adotado.

    Com relação a Panini, sempre que sai anúncio de novo mangá e quando não é título modinha, dá receio de começar a coleção.

    • Sennaffogo

      Mas @Marcelo, você realmente acha que foi por este fato que a JBC cancelou Futari H?? Não acredito que você, ainda mais sendo lojista, possas ser tão ingênuo…..
      É claro que a editora não vai dizer realmente o que aconteceu, até porque o cancelamento de tal obra é uma mancha no currículo dela, quer queira quer não queira….
      A resposta deles para mim via e-mail foi:
      “Olá Senna,
      Como já anunciamos por vídeo no canal Henshin Online e pelas redes sociais, o mangá Futari H foi descontinuado. Tentamos fazer o possível para continuar a publicação dele, mas não deu certo. Por enquanto não há nenhuma outra previsão sobre o título.
      Continue nos acompanhando pelas redes sociais, e fique por dentro das novidades.
      Atenciosamente, Equipe JBC.”

      O ponto de destaque foi a própria resposta em si, já que a Panini trata seus colecionadores/leitores como retardados mentais como disse um outro companheiro de ChuNan, além de não dar parecer nenhum. Aliás, o site da Panini é bem ruinzinho…

      Tenho aqui 3 ótimas hipóteses para o porquê de especificamente Negima, Ranma, D.N.Angel e Hikaru no Go não terem sido cancelados: todos os mangás já eram ou foram finalizados ao longo de suas publicações por aqui; todos eram (relativamente) curtos ou eram de autores de sucesso já lançados pela própria editora; e, todos estes casos podem ter sido meramente locais e não representaram impacto a ponto das vendas totais da editora terem sido negativas. No caso de Futari, a editora ainda tinha 80 volumes meio-tanko pela frente, diferente de qualquer um destes títulos citados. Além disto:
      1) Negima -> mesmo autor de Love Hina, que por sinal está em republicação. Isto por si só já seria um ponto. Agora, já imaginaste cancelarem Negima bem na hora de Love Hina entrar de novo no mercado?
      2) Ranma -> autora consagrada no mundo inteiro. JBC já tinha lançado Inu-Yasha, e um relançamento de Ranma (agora completo e lançado de maneira decente) já havia sido imensamente pedido fazia tempos…
      3) D.N.Angel -> mangá relativamente curto, de 15 volumes, finalizado no Japão. Não tinha muito porque cancelar. Futari H tem 4 vezes mais este número…
      4) Hikaru no Go -> Takeshi Obata e Death Note dão suporte a Hikaru no Go. Além disto, o mangá era finalizado e tinha apenas 23 volumes. Dava para se correr um risco com ele por conta de tudo isto. Fora que além disto, em SP, RJ, Curitiba e alguns outros lugares, o jogo de ‘Go’ já tem alguma penetração entre a galera, mesmo que seja mínima, o que pode ter garantido alguns volumes vendidos só por conta deste fato. Muita gente não necessariamente gosta muito de/ama um esporte para poder comprar um mangá ou assistir um anime do mesmo esporte. Mas um amigo meu mesmo por exemplo, comprou o mangá por causa do anime e do jogo. Inclusive ele tem um tabuleiro oficial 81×81 de ‘Go’.

  • Marcelo

    Ah só pra constar sobre homunculus, pra mim ta no top 5 de mangás lançados por aqui… Gosto muito de mangás diferentes, tipo Thermae Romae.

  • mark

    paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaroooooooooooooooooooooooooooooooooooooo a porrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa todaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa não creio que vou ter esse mangá completo aleluia

  • Lucas takano

    É uma pena não ter vendido tanto este mangá. Definitivamente tem uma historia incrível! Comprei a coleção ano passado. Muitos volumes estavam disponíveis na Comix… Mas o primeiro eu peguei no Mercado Livre.
    Fiz questão de não ler o final na internet, não faria isso com esta obra

    • Sennaffogo

      @Lucas takano, “Fiz questão de não ler o final na internet, não faria isso com esta obra” -> se tu sabes inglês, ok. Mas se tu não sabes, então isto quer dizer que Homunculus tem scan em pt-br?? O.o

  • biazacha

    Eu acho que a Panini devia pensar mais nos leitores. Eles arrastam situações por anos e deixam os clientes na ansiedade… façam seus planos com mais organização: se vai cancelar avisem, se vai paralisar avisem e se vai continuar de boas ou um pouco mais caro… não esperem uns oito meses ou mais pra nos contar isso!

    É um notícia mais que boa, mas por essas e outras ando torcendo para meus títulos favoritos saírem pela JBC.