Mangá Btooom! entra em seu arco final no Japão

btooomIsso que é timming, JBC.

Ultimamente as editoras brasileiras andam com uma bela sorte com relação aos seus títulos. Agora foi a vez da JBC acertar o alvo. Isso porque a revista Comic @Bunch anunciou que o mangá Btooom! – recém lançado por aqui – entra em seu arco final na próxima edição que tem data de lançamento em 21 de abril. Agora só fica a curiosidade de quanto tempo esse arco durará, porém se tratando de Btooom! não deve ser tanto tempo assim já que seus arcos geralmente são mais curtos.

Btooom! é um mangá seinen de Inoue Junya publicado desde 2009. O título atualmente se encontra com 12 volumes e continua em andamento. A série ganhou maior notoriedade em 2013 com seu anime de 13 episódios que cobriu cerca de 9 volumes do mangá.

A história gira em torno de Sakamoto Ryuuta, um típico cara que não faz nada da vida em seus plenos 22 anos e que só tem um verdadeiro orgulho na vida: ser um dos melhores jogadores do MMORPG chamado BTOOOM! Porém um dia alguma coisa estranha acontece com ele enquanto dormia e ele simplesmente acorda no meio de uma ilha e não lembra de nada do que aconteceu, e também não sabe de ninguém que possa lhe ajudar. Por incrível que pareça, o cara simplesmente foi jogado no mesmo mundo do game em que ele é viciado e agora terá que sobreviver aos perigos do mundo virtual, só que dessa vez no mundo real.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Puxa vida, que sorte, bem que Shingeki podia acabar agora!

    • Antes que os fãs me xinguem: Pelo menos, a Panini terá a sorte a qual o Dih se refere.
      Mas, enfim, é triste quando mangás acabam, mas nada dura para sempre, e é bom quando os autores não enrolam muito.

      • Pelo que eu sei (não lembro bem onde vi a notícia) o autor de Shingeki tem planos de terminar o mangá no volume #20. Eu respeito, e acho legal essa decisão dele: Terminar o mangá enquanto está vendendo bem, enquanto está no auge; Enquanto a história está boa, sem ficar fazendo trocentos arcos e um monte de enrolação só pra vender mais volumes.

        E com o tanto que Shingeki vendeu, acho que o cara já tem dinheiro o suficiente pra viver o resto da vida em paz, e ainda sobra, rs.

      • Sennaffogo

        @Vanessa-chan, com o tanto que vendeu, e AINDA VENDERÁ!
        Mais um que anuncia isto? Legal! Só espero que a Editora de Shingeki não comece a pedir o cara pra enrolar por mais uns 10 volumes ou mais, como a Shounen Jump costuma fazer…..¬¬

      • Se fizerem um filme live-action de SnK, acho que o autor vai ganhar AINDA MAIS!
        Posso dizer que o cara deve aproveitar que seu mangá não se tornou um “Naruto da vida” e encerrar antes que isso ocorra.

      • @Sennaffogo Isayama Hajime publica Shingeki na Kodansha, e essa editora é bem flexível com os autores.. Pelo que eu sei, e editora permite eles escolherem quando querem terminar a história, não é uma Shounen Jump da vida que fica pressionando pra eles enrolarem e venderem mais até os fãs desanimarem, e eles cancelarem a história. E na Kodansha eles permitem o autor a escolher a periodicidade dos capítulos também. Acho legal isso, pois sem ter toda aquela pressão pra entregar o material, os autores conseguem desenhar/escrever com calma e caprichar bem nas histórias :3

        E além do live action, do anime, e etc, tá saindo até spin offs de SnK né? Vi esses tempos que saiu um pra uma revista shoujo até :p O cara tá ganhando bem, e vai ganhar muito mais com isso.. E acho que quando ele terminar o mangá, se ele acabar no 20 mesmo, vão anunciar uma nova temporada pro anime ainda. Com o sucesso que a primeira fez, não duvido que logo anunciem a segunda XD

      • Sennaffogo

        PÔ!! O_o Verdade que o trabalho na Kodansha é assim?? Isto sim é você poder trabalhar livremente. Show de bola se o trabalho for realmente assim. Como tu disseste, escolher a periodicidade(sem exageros de “hiatus”) e trabalhar sem a pressão que a Jump por exemplo impõe aos seus autores, é tudo de bom. Eu não sei como é a Square-Enix, mas fico imaginando FMA(mangá mensal) na Shounen Jump….. nossa! A história tenderia a ser tão mediana e igual como várias outras que passaram por lá ou estão lá……

        É, apesar de ele não escrever e desenhar nenhum dos spin-off’s, ele está ganhando sim.
        Quanto à uma nova temporada, ainda nem chegamos ao volume 12, acho que seria mais prudente esperarem até terminar mesmo, não??

      • @Sennaffogo Né, quando tem mais tempo para serem feitas, as histórias saem bem melhores do que o normal XD E é verdade, se ele terminar mesmo no #20 vai dar pra fazer uma segunda temporada e já contar o final da história toda, adaptar todos os volumes, sem deixar nada em aberto. :}

      • Sennaffogo

        @Vanessa-chan, pois é, só a Jump não quer enxergar isto. E olha que já faz tempo que ela teima em não querer enxergar isto….. mais de 20 anos tendo exemplos de continuísmos forçados e nada legais para os autores e ela ainda continua fazendo este tipo de coisa…..¬¬

        Não é mesmo? Era melhor ter apenas mais uma temporada, enxuta, bem roteirizada e de acordo com o mangá até o fim, do que fazerem mais duas contendo coisas enrolativas……

    • Phineas

      Shingeki terminará no 20 não é porque o autor “não quer enrolar”, mas sim, segundo as declarações dele, a história já estava montada na cabeça dele, antes de começar o mangá.

  • Rafa-kun

    Ultimamente só tem acabado títulos,agora tem que achar substitutos pra eles.

    • A mais pura verdade dita acima. ^

  • Sei lá, acho que quando alguma editora de outro país faz um contrato de publicação eles devem saber de previsão de término dos mangás. É só uma suposição, porque, claro, o ranking de um mangá pode fazer ele se estender ou acabar antes disso. Mas mesmo assim, continuo achando isso, porque ultimamente a JBC tem se concentrado em trazer vários títulos curtos. O que não é ruim, é a estratégia deles e a qualidade da impressão melhorou, não tenho do que reclamar.

  • Estava em dúvida se continuaria colecionando, porque o mangá é legal, mas não é indispensável na coleção. Porém agora continuo, já que não deve ter muito mais volumes.

    Quanto ao “timing” das editoras, eu creio que elas consigam essas informações na hora de escolher um título pra fechar contrato. Não a toa vemos editoras lançando mangás que logo em seguida anunciam um anime e coisas do tipo.

  • To começando a sentir pena da JBC.
    “Mangá X anunciado pela Editora JBC!”
    Algum (pouco) tempo depois…
    “Mangá X chega em sua reta final no Japão!”

    • Mas isso depende do seu ponto de vista. Se o mangá é cancelado, é diferente. Mas chegar em sua reta final não é necessariamente ruim. Eu mesmo vou soltar foguetes quando certos shonens terminarem. Não porque não gosto, mas porque quero ver o final antes de morrer de velhice. hehe

    • Mas como o autor do post disse, isso é sorte. Editoras não gostam de pegar mangás longos pois a chance de não vender bem até o final é maior que de uma série curta. Nisso a JBC é uma cagada sem tamanho, porque ela lança um mangá e acaba no Japão…

      • Aliás, quando eu disse sorte, estava me referindo quase que exclusivamente às editoras.

      • Mais aí tem mais gente pegando no pé querendo novos lançamentos, precisa de novos contratos e tals, foi mais nesse sentido que eu falei.

      • Não creio que seja sorte. As editora muito provavelmente possuem essas informações na hora de negociar, sabendo antes do grande público que um título irá acabar ou até mesmo se existe planejamento pra lançar um anime em breve. Pra mim, esse “timing” não é sorte, é informação que recebem na negociação.

  • Legal. Digo, BTOOOM! já não tinha mais muita coisa pra contar mesmo, né? É melhor que eles terminem de uma vez, enquanto os fãs estão animados com o ritmo agitado da história XD Se fizerem enrolação demais, acaba desanimando o fandom. Foi bom enquanto durou.

  • Ane

    Parece até que a JBC sabe dos fins, hein? Ainda to na dúvida se continuo ou não porque to com pouco dinheiro..

  • Sennaffogo

    Mais um que eu já posso começar a comprar, ainda mais porque é da JBC. Mas o foda é o espaço para guardar estas toneladas de mangás…. tá brabo!
    xD

    • Maycon Cruz

      Aproveite que as séries estão acabando, dedique o dinheiro de uma na qual está pra terminar e economize para adquirir um livreiro! 😀

      • Sennaffogo

        Hahaha, como assim um livreiro @Maycon? Não entendi.
        Mas sim, a primeira dica já estou tentando seguir, valeu! o/

      • Mike Cross

        @Sennaffogo , uma estantezinha dedicada. Ati seus mangás teriam um lar!

      • Sennaffogo

        Hahahaha, mas @Mike/Maycon, o problema não é a estantezinha em si. Eu poderia até pôr prateleiras, mas quando falei de espaço, ou melhor, da falta dele, não tem como pôr uma estantezinha. Já está tudo tomado…. só se eu tirar a cama e dormir no corredor do prédio, aí sim! Ganharei muito espaço para guardar mangás, mas minha mãe é que não ficará nada feliz com isto…xD
        A situação lá em casa está preta com relação a mangás porque passa por 3 pontos:
        1 – minha mãe ODEIA tudo relativo a este mundo de anime/mangá;
        2 – os espaços que eu poderia ocupar eu já ocupei. Realmente não tem mais lugar para coleções novas e grandes, por isto que Prophecy não seria um grande problema, mas BTOOOM!…… pois tenho coleções em andamento ainda, que já têm seus espaços reservados, as maiores delas sendo Air Gear e Kekkaishi. Fora que em breve, Homunculus e Lobo Solitário devem ter um lugarzinho cativo lá em casa, então meu camarada, tá foda! Acho que terei que alugar um armazém…..xD
        3 – estamos num momento delicado de convivência dentro do prédio, portanto a tensão de uma mudança repentina paira sobre nós dia após dia….=(

  • Chihayafuru

    pena… espero que lancem pelo menos mais uma temporada do anime!

  • biazacha

    Ou seja: mal lançou e a JBC já tem que se preocupar em outro pra tacar no lugar dentro de pouco mais de um ano… pelo menos em hiato não entra!

    Mas o bom é que a galera já pode comprar sabendo a encrenca na qual se enfia, que são no máximo uns 15 volume torrando nosso amado money e não aquelas coisas infinitas e sem previsão alguma de final.

    • Sennaffogo

      “o bom é que a galera já pode comprar sabendo a encrenca na qual se enfia, que são no máximo uns 15 volume torrando nosso amado money e não aquelas coisas infinitas e sem previsão alguma de final.” -> exactly that! =)

    • Mike Cross

      Sem falar que isso aumenta a rotatividade e permite evidenciar outras histórias!

  • Wdeyvison

    Tenso, BTOOOM! é top, mas já esperava que estivesse sendo encaminhado para o final, esse arco não deve ser longo, infelizmente não vai ter material suficiente pra uma 2ª temporada no anime ;x

  • davi..

    vai ter ou nao uma segunda temporada…essa e a questão odeio ler manga se nao quando o anime sai nao vol mais querer ver kkkkkkkkk

  • Difrancine

    Vão fazer a continuação? Gostaria de saber