Cobertura Ao Vivo da Coletiva JBC na Saraiva MegaStore


Henshin+ Live BlogginCom comentários do tio Luk!

Acontece hoje, em São Paulo, a terceira edição do Henshin+, evento da editora JBC que busca se aproximar um pouco mais de seus leitores e de quebra fazer uma grande “festa” para lançamentos e anúncios de novidades para o decorrer do ano. Nesse ano o evento acontece no Shopping Center Norte, na Saraiva MegaStore e terá início as 14h, com duração até as 20h. A maior expectativa do evento é o lançamento do mangá de Sailor Moon que terá palestra própria com a editora explicando um pouco mais sobre o processo de trabalho do título, toda a apresentação do mesmo e respondendo tudo aquilo que os fãs das guerreiras com certeza estão doidos para saber.

Além disso hoje teremos divulgados os ganhadores do concurso de mangás nacionais da editora e falando um pouco sobre os trabalhos selecionados. Pra fechar com chave de ouro, o evento contará com uma hora reservada para os lançamentos e novidades da JBC para o ano de 2014. Quais são suas apostas?

ss (2014-03-29 at 12.23.08)

Palco da Coletiva pronto (By @henshinjbc )

1º palestra – 14h às 16h

Tema: Sailor Moon

2º palestra – 16h30 à 18h30

Tema: Mesa redonda de quadrinhos

3º palestra – 19h às 20h

Tema: Novidades Editora JBC

Caso você seja de fora de São Paulo e não possa comparecer ao evento, fique tranquilo pois aqui nesse mesmo post teremos o live blogging da coletiva e falaremos todos os lançamentos em primeira mão! Fiquem ligados em nossas redes sociais como o Twitter (@Chu_Nan) e em nosso Instagram (@chuvadenanquim) para acompanhar tudo em tempo real! Essa cobertura vai seguir o estilo que fizemos na Coletiva da JBC na FNAC da Paulista em 2012 e na palestra da Panini no Anime Friends de 2013! Fiquem ligados!

OBS: Nossa cobertura NÃO estará presente integralmente na primeira palestra relativa a Sailor Moon. Mesmo assim vocês verão novidades da mesma na medida do possível.

Bj6DLuxIcAIIxwc

Bj6RMeuIMAArUV7

E o lugar está lotado! (By @henshinjbc ) 

ss (2014-03-29 at 02.17.00)

14:16 E começou!  Com a ajuda dos nossos parceiros do Troca Equivalente, podemos ver como estão as páginas coloridas do mangá de Sailor Moon!

Bj6TUCqIQAA6Vy7 (1)

14:20  Não sei como o Cassius está conseguindo enxergar com isso. (By @henshinjbc

 

14:37 Cassius continua: “Em 2012 chegou a liberação da licença, e em 2013 a confirmação. A editora japonesa foi muito exigente! Apenas quatro pessoas na editora sabiam da confirmação. Quando informamos a todos, teve até festa. Paramos a editora, teve champanhe e nem trabalhamos mais no dia! Todos aqui são fãs de manga, ficamos muito felizes”

14:43  “Trabalhamos muito adiantadamente, pra nós prepararmos bem, e a 2a edição já está quase pronta.”

 

14:44 “Já havíamos decidido usar os nomes originais desde o começo. Houve muita discussão sobre os honoríficos, mas decidimos não usá-los” Então nada de Serena e nada de Usagi-chan, é apenas Usagi mesmo!

14:52 “Mas houve exceções no uso de honoríficos, como no caso do ‘Mamo-chan”

14:54  Uma outra alternativa descartada seria usar Mamorzinho, mas ainda bem que decidiram manter o Mamo-chan

15:05  A editora japonesa liberou, apenas para o Brasil, o  material dos artbooks para publicidade!

15:07  Outdoors serão colocados no metrô de SP para divulgar o lançamento de Sailor Moon!
15:12 Quem fizer a assinatura do mangá, ganhará marcadores de páginas especiais!
Bj6f8z3IUAIrYvh
Mais uma conferida no material de divulgação presente no palco.
15:17  Agora começou a sessão de perguntas dos fãs!
15:21  Cassius disse que acredita sim que Sailor Moon pode bater Naruto em vendas aqui no Brasil.
15:33 A primeira palestra acabou! Está rolando show e concurso para eleger as melhores Cosplayers do evento. Nos novamente as 16:30
Bj6tHXVIgAA2Byn
Todos os vencedores do Concurso de Cosplayers! (By @henshinjbc)
17:34  A mesa redonda sobre mercado de quadrinhos nacionais começou!
Bj65ub4IgAAJR6S
17:35 Os participantes já conversaram sobre a dificuldade de se começar uma editora, Marcelo Cassaro conversou sobre como foi sua carreira até a criação de Holy Avenger.  uma frase que ele disse durante palestra de acordo com o @jboxtw foi  “Depois que Bakuman foi lançado no Brasil, apareceu um monte de imbecis achando que sabem tudo sobre quadrinho. Achar que Bakuman te dará todo o conhecimento sobre o mercado de mangás é o mesmo que acreditar que Dragon Ball relata totalmente as artes marciais”
ss (2014-03-29 at 05.39.14)
17:38 Enquanto isso o Dih já tem Sailor Moon e seu material de promoção em mãos!
17:40  Cassius começa a falar dos materiais do concurso Brazil Manga Awards.  E como a gente já esperava, muita coisa ruim foi feita, autores que no fim começavam a perder a mão nos desenhos, roteiros ruins e sem potencial, mas no final eles conseguiram achar histórias que vão dar orgulho de publicar.
17:43 Sinceramente uma das coisas que mais me interessaria seria ver algumas dessas historias feitas para o concurso, espero pelo menos uma data para algum lançamento.
17:53  Teremos mais um Brazil Manga Awards! Só que ainda não possui uma data definida.
18:00 E os vencedores foram anunciados! Carlos Antunes, Daniel Ferreira, Ivys Portela, Francia Ortolan e Pedro Leonello. E quem ficou em 6° até a 12° terão suas historias publicas no site da Henshin!   A antologia com os 5 vencedores não tem data para sair, mas a JBC planeja que seja ainda em 2014.
18:20 Mais perguntas de fãs! Mangás mais antigos são mais difíceis de trazer e mangás de esporte são complicados por serem muito de nicho e é arriscado apostar nesse tipo de título.

18:21 Holy Avenger 2 será lançado em breve na internet!
18:27  A JBC diz que não pode erra muito em lançamentos, mangás de esporte são em sua maioria longos e causam muito prejuízo se não venderem bem.
18:34  Pesquisas entre o pessoal da redação e sugestões das editoras japonesas fazem parte da escolha para  novos títulos a serem lançados no Brasil.
18:35  Mangá de Steve Jobs pela JBC? Cassius apenas fez uma piadinha e não respondeu sobre isso.
18:40 Acabou a palestra, agora caminhamos para a parte final sobre as novidades da JBC! Mas antes Quiz…
Bj7OQ01IcAAXmFd
Participantes da palestra sobre quadrinhos nacionais. (by @henshinjbc)
19:02  E vamos para a última e esperada palestra!
ss (2014-03-29 at 07.11.49)

19:05 Cassius falando do retrospeto atual da editora na forma de lançar mangás. Estão passando um video sobre o ano de 2013 na redação e dos lançamentos.
19:19  Falem logo dos mangás novos, gente =( Não matem o redator de curiosidae.
19:23 Ganhadores do BMA: Starmind, Entre Monstros e Deuses, (Re)Fabula, Quack, Crishno: O Escolhido.
19:28  Segundo álbum de Combo Rangers em dezembro no ComicCon Experience.
19:30 Revista pôster da cantora Tsubasa será lançada junto com o CD.
19:31  MANGÁ PROPHECY ANUNCIADO!
prophecy-Tome-1
19:31 PROPHECY  é um mangá Seinen criado por Tetsuya Tsutsui com três volumes no total, um suspense sobre crimes digitais, tecnologia e redes sociais! 
19:35 Mais um lançamento! Hoshi no Samidare! 
lucifer
19:37  Hoshi no Samidare, é um mangá seinen de Mizukami Satoshi publicado em 2005 na revista Young King Ours da Shounen Gahosha. A série possui 10 volumes completos e é considerada uma “injustiçada” por nunca merecer toda a atenção que realmente merecia da mídia (ou seja, nunca ganhou um anime). Misturando ação, drama, fantasia e até comédia, Hoshi no Samidare é uma aposta da JBC de um mangá seinen com diversos elementos que atraem também os fãs de shounen.
19:38 E o ultimo mangá anunciado é…
19:50 Antes de anunciar o final Cassius faz uma piadinha: “Também quer que o mangá seja lançado aqui, e espera que a Panini publique”  . Ele diz que o publico não tem mais paciência para comprar títulos tão longos, como Hajime no Ippo ( T_T #chateado)
Bj7f1uWCEAAwF5T
19:52 E “Samidare” de Hoshi no Samidare está nos Trending Topics Brasil no Twitter!
19:57  Agora sorteios?? Pera wut?
19:58 mas….mass….
20:02 Yu Yu Hakusho confirmado como o mais novo relançamento da editora!
yuyu
20:06 Publicado no ano de 1990 na revista Shounen Jump, Yu Yu Hakusho rendeu 19 volumes ao todo e consagrou o autor Yoshihiro Togashi. A história conta a vida de Yusuke Urameshi, um garoto que morre por acidente e que para ressuscitar terá que viver como um detetive espiritual, resolvendo casos do outro mundo em troca da sua segunda chance na vida

E É ISSO!  OBRIGADO A TODOS QUE FICARAM ATÉ AGORA! Obrigado também aos parceiros do @trocaequivalente e @jboxtw  como fonte de noticias quando o Dih não estava no evento. 

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.