Análise de vendas do mercado de BDs e DVDs do Japão de Setembro/2014

analise setembroMuitos lançamentos da temporada de abril com destaque para Nozaki-kun e Free Eternal Summer.

Mês bastante movimentado com praticamente todas as estreias de abril. Como 90% dessas estreias só foram lançadas na última semana, é bem capaz de boa parte delas retornarem no post do mês que vem. Dentre os 65 animes listado aqui, peço que deem uma olhada em Sengoku Basara 3 e Zankyou no Terror, ambos com casos bem curiosos. Lembrando que é recomendado ler o post de introdução de vendas antes, que pode ser encontrado AQUI. O post do mês passado pode ser encontrado AQUI.

Lista de BDs (01/09 ao 28/09) 

Sem título

Lista de DVDs  (01/09 ao 28/09)

Sem título2

Ps: Alguns títulos pouco interessantes foram filtrados da tabela, assim como BDs lançados antes da data indicada no post que ainda apareceram nos ranks semanais.
Fonte: MAL, Oricon.

TEMPORADA DE VERÃO/JULHO 2014

Free vol 01

Free! -Eternal Summer vol 01

BD: 12.591 + DVD: 7.774, total 20.365.

O primeiro volume da primeira temporada começou vendendo mais de 25k. Drop de uma temporada para a outra são normais, mas eu esperava um menor e relação a Free, ainda mais que a segunda temporada foi bastante elogiada, bem mais que a primeira. Uma das possíveis razões seja a grande concorrência de animes com apelo para fujoshis que tiveram lançamentos nessa época do ano, sendo mais especifico, me refiro a Haikyuu. Aliás, esse tipo de produção tem aumentado bastante nos últimos 2 anos devido a uma boa quantidade de animes com esse público alvo terem se tornado sucesso de vendas. Os japoneses descobriram que a massa feminina japonesa tem dinheiro e compra tanto quanto a masculina por seus animes preferidos.

Persona 4 The Golden Animation vol01

Persona 4 The Golden Animation vol 01

BD: 10.993 + DVD: 3.265, total 14.258.

Comparando a primeira semana do vol.01 do primeiro anime de P4, recebeu um drop muito alto de 61%. Não faço ideia do que os produtores tem na cabeça para lançarem um “remake” de um anime que não tem 4 anos direito (mentira, sei sim, dinheiro). De qualquer forma, esse anime adapta uma versão melhorada do game original de Persona 4 que contém uma personagem importante a mais. Sobre o anime, vi muitos elogiarem por ser mais objetivo, outros o chamarem apenas de caça-níquel, isso até entre os japoneses. O resultado é esse drop alto, mas com vendas ainda bem expressivas. Não adianta, P4 é um sucesso no Japão e o nome pesa na hora da compra dos BDs.

818Z-KF9+1L

Nozaki-kun vol 01

BD: 7.639+ DVD: 4.137, total 11.776.

Temos aqui uma das grandes surpresas desse post. 2014 não foi um ano para novas produções, mas sim das continuações, então Nozaki-kun chama bastante atenção por ter cativado um público não só ocidental – como os brasileiros – mas o japonês também. Iniciou as vendas muito bem, tendo altas chances de se tornar um sucesso. O mangá recebeu um bom boost nas vendas, cerca de 125%, chegando a vender hoje mais de 300k por volume. Se pode ter uma segunda temporada? Digo para esperarem um pouco. O anime usou 45 capítulos do mangá e tendo somente cerca de 55 capítulos lançados. Provavelmente teremos um anúncio em 2016.

Kuroshitsuji vol 01

Kuroshitsuji Book of Circus vol 01

BD: 4.292 + DVD: 4.912, total 9.204.

Kuroshitsuji Book of Circus vol 02

BD: 2.860 + DVD: 2.994, total 5.854.

Bastante subestimado na stalker onde estava previsto para vender ao menos o dobro, não que esses números sejam ruins, pelo contrário, estão condizendo com o padrão de vendas do anime e mostra que mesmo depois de 4 anos desde sua segunda temporada não perdeu o fôlego. Percebam que ambos BD e DVD estão vendendo em uma faixa bem próxima, demostrando ainda mais a fandom fiel que essa série tem. O segundo volume recebeu um drop de 22% comparado a primeira semana do primeiro volume, mas deve diminuir essa porcentagem no ranking do mês que vem.

Aldnoah Zero vol1.

Aldnoah Zero vol 01

BD: 7.280 + 1.013, total 8.293.

Bastante subestimado na pre-order, mas isso se deve aos problemas que a Aniplex ainda tem com a Amazon. Esse anime trouxe bastante confusão desse lado do planeta pelo Urobuchi estar na staff (para quem não sabe, ele é o criador de Mahou Shoujo Madoka Magica e Psycho Pass, além da LN que serviu de material para o anime de Fate/Zero). Ele não escreveu o roteiro e participou minimamente do projeto, sendo consultado poucas vezes para alguns detalhes de construção do mundo e dos personagens. Quem cuidou do roteiro foi o time da Nitroplus mais o Ei Aoki, diretor do anime. Aliás, o Aoki foi o responsável pela maior parte do projeto e criação dos personagens. De qualquer forma, o anime foi bem recebido entre os japoneses e começou vendendo bem. A segunda temporada já estava planejada, então as vendas não interferem nessa questão.

Barakamon vol1

Barakamon vol 01

BD: 3.941 + 1.770, total 5.711.

Boa estreia de vendas, ainda mais para um título pouco conhecido. Barakamon não só está vendendo modestamente bem, como deu um bom impulso nas vendas do mangá (vendendo cerca de 80% a mais do que antes da estreia) o que já justifica o anime ter sido feito. De qualquer forma, o segundo volume contem um ticket de evento então deve manter essa faixa de vendas até o final.

Prism Illya vol 1

Prisma Illya s2 vol 01

BD: 4.384+ DVD: 504, total 4.888.

A primeira temporada conseguiu vender uma média de 7k. Comparando as vendas do primeiro volume da primeira temporada com a da segunda temos um drop de 19%, considerado padrão. Prisma Illya é a prova de que animes não precisam ser um sucesso de vendas para conseguirem uma segunda temporada (que aliás, ganhou sinal verde para uma terceira), apesar de ser apenas um spin-off da franquia principal e os produtores não esperarem por um retorno mais significativo.

Hanayamata vol 1

Hanayamata vol 01

BD: 3.280 + 541, total 3.821.

Está conseguindo se pagar, mas como conta com um ticket de evento nesse volume, é bem capaz de vir com um drop enorme no segundo. Ou seja, as chances de ficar no “se pagou” são bem grandes. Para quem não sabe, a diretora (isso mesmo, mulheres também dirigem animes) é a mesma de No Game No Life e Sakurasou. Vocês podem perceber isso pelo estilo de animação bem colorido que ela usa. A Ishizuka é uma das grandes promessas da Madhouse e já mostrou ser competente em adaptações, o que é algo muito bem vindo no mercado de animes.

Tokyo Ghoul vol 1

Tokyo Ghoul vol 01

BD: 2.273 + DVD: 1.394, total 3.667.

Aqui temos um dos maiores sucessos de 2014. “Espera, sucesso? Como assim Adra, TG esta vendendo somente 3k, isso não é no máximo um se pagou?” Sim, você pensou certo, caro leitor. A questão é que o mangá de TG recebeu um boost assustador se tornado o 4º mangá mais vendido de 2014. A título de comparação, em 2013 ele havia sido o vigésimo segundo. Foram 300% de boost. Incrivel! A segunda temporada provavelmente deve ter ganho o sinal verde por causa desse efeito, apesar de ser totalmente filler (ou seja, algo original), mas com o roteiro do autor do manga. Sobre esse volume, continha um ticket de evento, então é bem capaz de ficar na faixa dos 3k no final.

ao haru ride vol 01

Ao Haru Ride vol 1

BD: 1.208 + DVD: 1.926, total 3.134.

Terei que ser franco: antes do anime começar eu apostava que seria um grande candidato a sucesso de vendas pela obra original ser um dos mangás shoujos que mais vendem atualmente. Mas o anime seguiu a fama de vender pouco quando se trata de adaptações dessa demografia. O mangá recebeu um boost de aproximadamente 30% (cerca de 130 mil copias). A última edição vendeu cerca de 800 mil cópias antes de sair do ranking da Oricon – sendo que antes esse número era de 600 mil.

yama no susume vol 01

Yama no Susume s2 vol 01

BD: 2.616 BDs + DVDs: 250, total 2.866.

A primeira temporada vendeu uma média de 4.4k, ou seja, essa segunda está conseguindo apenas metade disso. Um das razões para a alta queda se deve ao número de episódios. Enquanto na primeira haviam 13, na segunda temos 24, aumentando o número de discos para se comprar e obviamente o custo para os fãs. Sim, esse tipo de fator também pode pesar. Para quem está surpreso de um anime com uma média tão baixa de vendas ter ganhado uma segunda temporada, a razão para terem dado o sinal verde é que esse anime é um daquelas produções de 10 minutos que custam menos para serem produzidas e consequentemente, precisam vender menos que o padrão para poderem dar lucro.

Futsuu no Joshikousei vol 1

Futsuu no Joshikousei vol 01

BD: 2.074 + DVDs: 400 total 2.474.

Fracasso de vendas. Leve em conta que esse volume ainda tem um ticket de evento mais um OVA termine de enterrá-lo.

Jinsei vol 01

Jinsei vol 1

BD: 2.073 + DVD: 362, total 2.435.

Nem preciso esperar 3 volumes para dizer que esse anime é um fracasso de vendas. Ele ainda vem com um ticket de evento.  Bem provável que o vol. 02 venda menos de 1000 cópias.

Rokujouma vol 01

Rokujouma no Shinryakusha!? vol 01

BD: 1.968 + DVD: 360, total 2.328

Fracasso de vendas.

Sagaebu vol 1

Sabagebu! vol 01

 BD: 1.983.

Lançado somente em BD. Fracasso de vendas.

Rail Wars vol 01

Rail Wars v1

BD: 1.388 + DVD: 294, total 1.682.

Simplesmente um fracasso de vendas. Uma curiosidade que ocorreu com esse anime é que ele foi bastante comentado no inicio da sua transmissão por causa de uma possível polêmica envolvendo o diretor e o autor da obra original (o anime é baseado em uma light novel), onde o autor havia dito para o diretor corrigir inúmeras cenas por elas não condizerem com sua novel, e o diretor retaliar afirmando que o lugar do autor é cuidando da sua obra enquanto que deixasse o anime com quem entendia do assunto. De qualquer forma, logo a produção do anime falou publicamente que não passava de boatos e que não havia nenhum tipo de intriga entre a staff e o autor original.

Love Stage vol 1

Love Stage!! vol 01

BD: 618 + DVD: 998, total 1.616.

Segunda temporada de Love Stage. A primeira temporada já havia vendido bem pouco. Não é dessa vez que os yaois conseguem mais destaque nas vendas de animes.

Zankyou vol 01

Zankyou no Terror vol 01

BD: 1.099 + DVD: 420, total 1.519.

Tenho que confessar, esse era um dos animes que mais estava esperando saber quanto venderia. Apesar da pre-order já indicar que seria um fracasso de vendas. O motivo para esse meu hype é porque, nada mais nada menos, Shinichiro Watanabe é o diretor desse anime. Sim, falo do criador de Cowboy Bebop e Samurai Champloo, e diretor de Sakamichi no Apollon. Não conhece nenhum desses animes? Então, deixe sua carteirinha de otaku na porta antes de sair, por favor. O último trabalho desse diretor havia sido a supervisão em Spacy Dandy, mas era apenas mais um nome no meio de vários talentos reunidos. Aqui ele está novamente no comando de tudo. Apresentações de lado, Zankyou vai ser um fracasso de vendas, mas isso é algo comum vindo de animes do Watanabe onde seu único sucesso comercial no Japão foi Cowboy Bebop (Samurai Champloo até fez um sucesso no exterior, caso igual para Zankyou). Uma curiosidade é que o Watanabe chegou a comentar as péssimas vendas do seu anime chegando a afirmar que “se o anime não vendeu, a culpa é de quem não comprou”.

Soredemo vol 01

Soredemo Sekai wa Utsukushii  BOX

BD: 667 + DVD: 305 , total 972.

Média final: 972 cópias.

Mais um shoujo vendendo o padrão dessa demografia. Fracasso de vendas.

Sengoku Basara vol 01

Sengoku Basara Judged End vol 01

BD: 669 + DVD: 569, total 1.238.

Aqui temos uma das grandes surpresas desse post. Sengoku Basara é conhecido por ser um sucesso de vendas, tanto que sua segunda temporada chegou aos 12k de média, mas essa terceira temporada não conseguiu cumprir o esperado e se tornou o maior fracasso de vendas da franquia nessa mídia. Esse pode ser o último anime de Sengoku Basara ou os produtores tomarão bastante cuidado antes de lançarem algo novo.

Tokyo ESP vol 01

Tokyo ESP vol 01

BD: 408, DVD não ranqueados.

Anime dos mesmo autor de Gai-Rei: Zero e também se passa no mesmo universo. Diferente de seu primo que vendeu uma média de 4k, este está passando vergonha. Talvez seja um reflexo de não ter um Ei Aoki como diretor novamente ou talvez de adaptar 07 volumes em 12 episódios.

Bakumatsu Rock vol 02

Bakumatsu Rock vol 02

BD: 1.747 + DVD: 798, total 2.545.

Drop alto de 34% já que o volume anterior continha um ticket de evento. Fracasso de vendas se manter essa faixa no próximo volume, e é o que tudo indica.


TEMPORADA DE PRIMAVERA/ABRIL 2014

Love Live vol 02

Love Live S2 vol 02 

BD: 54.195.

Love Live S2 vol 03

BD: 47.870.

Love Live S2 vol 04

BD: 41.243.

Lançado somente em BD. Finalmente o vol. 01 parou de ser ranqueado – a título de curiosidade ele ficou 10 semanas consecutivas aparecendo. O vol.02 recebeu um drop alto de 53% comparado ao vol. anterior, e também já chegou a 10 semanas consecutivas sendo ranqueado. Enquanto isso o vol. 03 recebeu um drop ainda alto de 13% comparado ao vol.02. Já o vol. 04 recebeu um drop de 14% comparado ao anterior. Olhado essas médias de drops, Love Live pelo visto vai se manter com um drop na faixa dos 10% a cada volume a partir do vol. 03, o que não é ruim, pelo contrário. Apesar disso, anunciaram um brinde no vol. 07 e as vendas na pre-order dispararam loucamente. O motivo para tanto sucesso se deve ao forte marketing empregado na franquia, que conta com inúmeros produtos de variadas mídias (com uma boa quantidade de consumidores em cada uma delas), somados a boa quantidade de brindes que esse volume tem (vai desde um CD a CODs. de itens especiais do game para android). Os CDs singles são os mais vendidos do ano com assustadores 90k na OP e 58k na ED, ambas cantadas pelas seiyuus do anime. Podem esperar uma quinta temporada no mínimo.

Haikyuu vol 01

Haikyuu!! vol 01

BD: 16.685 + DVD 17.164, total 34.065.

Haikyuu!! vol 02

 BD: 14.288 + DVD: 14.217, total 28.505.

Haikyuu!! vol 03

BD: 11.528 + DVD: 10.219, total 21.747.

Mais de 02 meses sendo ranqueado o vol.01. Simplesmente incrível! O vol. 02 recebeu um drop alto de 17% comparado ao volumes anterior, enquanto o vol. 03 recebeu um drop de 24% comparado ao anterior – lembrando que o vol. 1 e 2 contém tickets de evento. Note que Haikyuu vendeu de maneira equilibrada tanto os BDs quantos DVDs em ambos volumes, um bom sinal de que o anime conquistou ambos os públicos, masculino e feminino. O anime ainda alavancou incrivelmente as vendas do mangá, tanto que atualmente já esta vendendo mais que Kuroko (o anime também já está vendendo mais que a primeira temporada de Kuroko). Sobre uma segunda temporada, apostei que o anime iria demorar a ter um anúncio por causa do material adaptado ter usado boa parte dos volumes, mas fui surpreendido com um anúncio para esse ano além de um filme que será um recap. da primeira temporada. É, as vezes a Jump extrai dinheiro de seus títulos o máximo que pode. Destaque também para a OP “Imagination” cantada pela banda SPYAIR que vendeu 26k.

Mahouka vol 2

Mahouka Koukou no Rettousei vol 2

BD: 9.941 + 2.805, total 12.746.

Mahouka Koukou no Rettousei vol 3

BD: 8.057 + DVD: 2.112, total 10.169.

Altamente subestimado da pre-order, mas isso se deve mais a alguns problemas que a Aniplex (produtora do anime) anda tendo com a Amazon (principal empresa de vendas de BDS/DVD de animes do Japão e onde a “stalker” baseia suas estimativas de venda). O segundo volume recebeu um drop mínimo comparado ao vol. anterior, graças ao ticket de evento. O vol.3 novamente recebeu um drop muito baixo. Impressionante. Se manter esses números irá se tornar um sucesso de vendas, como esperado. Mahouka é uma das light novels mais famosas e que mais vendem no Japão, chegando a competir com SAO e Index. Aliás, a LN recebeu um bom boost com o anime, mas bem menos do que se esperava. Confesso que eu (e provavelmente a Aniplex também) esperava que esse anime fosse um hit de vendas, então creio que de certa forma foi uma decepção.

Jojo vol 04

Jojo’s Bizarre Adventure S2 vol 02

BD: 10.792+ DVD: 2.730, total 13.5212.

Jojo’s Bizarre Adventure S2 vol 03

BD: 8.541 + DVD: 1.799, total 10.340.

E não é que o vol. 02 conseguiu vender mais que o anterior? Isso se deve ao ticket de evento que ele continha que o fez também ranquear por mais uma semana. O vol. 3 recebeu um drop de 10%, bem estável, mas ainda preocupante para os 12 volumes que  Jojo irá ter. O anime ainda pode vender bem, mas afirmar que todas as partes serão adaptadas é algo bastante questionável de se dizer se seguir esse ritmo de vendas.

Mushishi S2 vol 02

Mushishi Zoku Shou vol 02

BD: 3.088 + DVD: 778, total 3.866.

Drop consistente de 6% comparado ao volume anterior. Se continuar assim conseguirá se pagar.

Gokukoku vol 02

Gokukoku no Brynhildr BOX 2

BD: 1.732, DVDs não ranqueados.

Média final: 1.840.

Anime bastante hateado pelos japoneses por ter comprimido, pasmem, 100 capítulos do mangá em um anime de 13 episódios. O diretor do anime chegou a comentar que eles não tiveram escolha, pois a verba era insuficiente e o objetivo era mostrar todos os personagens importantes da história. Em resumo: uma mera propaganda mal feita. O anime vai ser lançado em dois BOXs.  Para quem não sabe, o autor do manga que esse anime adapta é o mesmo criador do clássico Elfen Lied. Por essa média final é um fracasso de vendas.

Gochuumon vol 02

Gochuumon wa Usagi Desu ka? vol 03

BD: 9.183 + DVD: 1.069, total 10.252.

Gochuumon wa Usagi Desu ka? vol 04

BD: 7.053 + DVD: 897, total 7.950.

Como esperado, o vol.03 ranqueou mais um mês e diminuiu o drop para 11%, enquanto o vol. 04 recebeu um drop de 23%, mas ele só foi ranqueado uma semana nesse post. Esperemos o do mês que vem. É impressionante o quanto a White Fox está se destacando no que se refere a conseguir fazer um anime agradar a massa consumidora de BDs. Apesar de ser um estúdio relativamente novo, se conta nos dedos quantos animes foram de fato um fracasso de vendas. Falei post passado que as chances de uma segunda temporada eram altas e vejam só, foi dado o sinal verde para a produção de uma em 2015.

Nogenora vol 03

No Game No Life vol 03

BD: 6.608 + DVD: 1.250, total 7.858.

No Game No Life vol 04

BD: 5.705  DVD: 1.245, total 6.950.

O vol. 03 recebeu um drop de 10% comparado ao volume anterior, levando em conta que o volume 02 continha um ticket de evento, então esta vendendo bem e olhando as vendas do vol. 04 parece que estabilizou na faixa dos 7k daqui para frente. O anime que tem como autor da obra original um brasileiro, demorou em conquistar os japoneses, ao menos para comprar os discos, já que desde a sua exibição ele vem impulsionado as vendas da LN de uma maneira assustadora (já vendeu mais do triplo que conseguia antes do anime estreia). As chances de uma segunda temporada são altas, diria que de 80% de chance de acontecer (na verdade, mesmo se o anime vendesse pouco já se estava cogitado uma segunda temporada, pois o boost da LN foi realmente enorme, algo que só beneficia a produtora principal do anime, a Kadokawa). O autor esteve aqui no Ressaca Friends desse ano para o lançamento da Light Novel no Brasil pela NewPop. Fico feliz que o mercado de LNs no Brasil esteja se expandindo de forma a trazer títulos com um peso maior. NogeNora também foi o anime mais divertido que assisti na temporada, recomendo de verdade.

Date a Live vol 03

Date A Live II vol. 03

BD: 4.807 + DVD: 928, total 5.735.

Date A Live II vol. 04

BD: 3.834 + DVD: 792, total 4.626.

A primeira temporada vendeu uma média de 8k, então está recebendo um drop considerável. O vol. 03 recebeu um drop alto de 10% comparado ao anterior enquanto o vol. 04 recebeu um drop alto de 20%, mas deve ranquear no post do mês que vem. Apesar disso, não são números ruins e está atualmente se pagando. Já confirmaram uma continuação em formato de um filme para 2015 e creio que dificilmente terá outro anime.

Black Bullet vol 03

Black Bullet vol. 03

BD: 2.053+ DVD: 459, total 2.512.

Drop alto de 15% comparado ao volume anterior, o que só demonstra a situação ruim desse anime. A LN recebeu um boost bem fraco com a vinda do anime.

 Bokura wa minna

Bokura wa Minna Kawaisou vol.03

BD: 1.526 + DVD: 367, total 1.893.

Depois de um drop alto do volume passado, parece que estabilizou. Olhando essas vendas você pode até afirmar que o anime é um eminente fracasso de vendas, mas o mangá recebeu um grande boost de vendas, fazendo assim o anime cumprir com seu objetivo principal, apesar de que isso não garante uma segunda temporada (seria preciso que ao menos tivesse dado um pouco de lucro na venda de BDs).

Dragonar vol 03

Seikoku no Dragonar vol. 03

 BD: 817, DVD: 294, total 1.111.

Ainda conseguiu vender mais que o vol. anterior por ranquear os DVDs, ainda assim, fracasso de vendas. A LN recebeu um drop quase nulo e ainda vende pouco (cerca e 20k).

Captain Earth vol 3

Captain Earth vol 03

BD: 1.014 + DVD: não ranqueados.

Anime com maior investimento do estúdio Bones na temporada em que passou (que tem outras duas produções: Soul Eater Not! E Hitsuga no Chaika), mas que não em correspondeu lucros o dinheiro e empenho usados. Fracasso de vendas.

Akuma no Riddle vol 04

Akuma no Riddle vol 03

BD: 799, DVD: não ranqueados.

Um OVA será lançado junto do sétimo volume em dezembro. Fracasso de vendas.

Sidonia no Kishi vol 04

Sidonia no Kishi vol 04

 BD: 7.041 cópias.

Lançado somente em BD. Mais um anime feito totalmente em CG que consegue vender. Continua a manter uma boa vendagem, praticamente se consolidando com ótimos lucros. Aliás, o anime poderia ter conseguido números melhores se não tivesse demorado para conquistar os japoneses (somente a partir do 3º episódio que a pre-order subiu significativamente). Só teremos uma ideia do drop no vol. 02 no post do mês que vem tendo em vista que o vol. 01 já conseguiu ranquear por 5 semanas. O estúdio Polygon Pictures tem renome e experiência nesse tipo de animação e prova que ela pode ter futuro na indústria japonesa. Curioso que ele está sendo produzido pela Starchild Records, uma gravadora de CDs, mas está conseguindo lucros bem melhores na venda de BDs (a OP e ED venderam medianamente). A segunda temporada está confirmada para a temporada de outubro de 2015.

Isshuukan Friends vol 04

Isshuukan Friends vol. 04

BD: 2.821+ DVD: 499, total 3.320.

Conseguiu ao menos chegar aos 3k. Bem, agora está apenas se pagando, o que reforça meu comentário no post do mês passado. Não acho as vendas suficiente para uma segunda temporada, ainda mais levando em conta que o anime adaptou 4 de 5 volumes publicados no Japão e está previsto para terminar no volume 07, o que diminui ainda mais as chances de aparecer uma sequência, já que dificilmente um anime ganha continuação caso a obra original tenha encerrado (a menos que tenha dado uma boa venda de discos o suficiente para a produtora investir). Nesse caso, a produtora iria lucrar somente com o BD, já que a obra original raramente ganha um boost com uma sequência. O 4-koma teve que ser reimpresso algumas vezes pela boa procura, algo raro nesse formato de mangá, então cumpriu seu objetivo. Tenho que deixar registrado que Isshuukan é um anime mais que recomendado para quem deseja um bom drama regado a um slice of life.

Kamigami no Asobi vol 04

Kamigami no Asobi vol 04

BD: 1.282 + DVD: 1.716, total 2.998.

Atualmente está se pagando.

Chaika vol 04

Hitsuga no Chaika vol 04

 BD: 1.105 , DVDs não raqueados.

Chaika se mantem estável, apesar de estar sendo um fracasso de vendas.

Kanojo ga Flag vol 04

Kanojo ga Flag wo Oraretara vol 04

BD: 659, DVDs não ranqueados.

Será lançado um OVA em dezembro junto ao volume 11 da LN que, aliás, recebeu um boost bastante baixo que eu nem considero um boost de verdade (somente 300 unidades no último volume lançado além do título vender míseros 6k em média) então não cumpriu seu propósito. Fracasso de vendas.

Mangaka-san vol 04

Mangaka-san to Assistant-san to The Animation vol 04

BD: 549, DVDs não ranqueados.

Fracasso de vendas.

Escha and Logy vol 04

Escha & Logy ~Tasogare no Sora no Renkinjutsushi~ vol 4

BD: 714 , DVDs não ranqueados.

Conseguiu vender mais que o volume anterior, mas nada significativo. O anime é baseado em um game de PS3. Não sei se o game ganhou um boost, creio que o anime sirva mais como uma divulgação extra (certo, boa parte dos animes tem esse objetivo, mas como o game foi lançado a pouco tempo, o anime esta mais para puro marketing que para qualquer outra coisa). Bem, fracasso de vendas até o momento.

Nanana vol 04

Ryuugajou Nanana no Maizoukin vol 04

BD: 462, DVDs não ranqueados.

Fracasso de vendas eminente. A LN também não recebeu um boost significativo com a vinda do anime. Teve um dos cd singles mais vendidos da temporada, a OP “Butterfly Effect” cantada pela Shiritsu Ebisu Chuugaku, que vendeu mais de 60k.

Mekaku vol 05

Mekaku City Actors vol 05

BD: 3.219 + DVD: 3.219, total 7.424

Mekaku City Actors vol 06

BD: 3.561 + DVD: 3.113, total 6.674

Mekaku City Actors vol 07

BD: 2.848 + DVD: 2.223, total 5.071

Pelo padrão de vendas dos últimos 3 volumes, Mekaku costuma ranquear por mais de duas semanas e se manter na faixa dos 7k a cada volume, valores fracos, como explico a seguir. O fandom de Mekaku é composto por jovens na faixa dos 15 anos, que não costumam comprar produtos em pré-vendas na internet, mas sim em lojas físicas. Apesar de que normalmente com esses números de vendas seria considerado um sucesso de vendas, esse BD de Mekaku vem com apenas um episódio (serão 12 volumes no total), custa a metade do preço e ainda vem com um CD exclusivo. Outro fator importante a se levantar é que Mekaku é uma franquia enorme no Japão, originada de músicas cantada por vocaloid, conta hoje com vários produtos que vendem horrores como o manga e a light novel (ambos levaram um boost tremendo com o anime), então era de se esperar que o anime vendesse bem mais (muitos afirmam que foi um grande desperdício de um potencial novo hit). A justificativa para a boa parte do fandom não ter aceitado esse anime é pelo formato escolhido por seu criador Jin em contar a historia, que segue o estilo bem parecido que o Shinbo usa em Monogatari. Boa parte desse fandom não conhecia o estilo excêntrico da Shaft e a estranheza foi automática, causando inclusive um hate coletivo em site, fóruns e blogs japoneses. Em resumo, Mekaku pode ter dado um lucro, mas é uma decepção para os produtores levando em conta seu potencial.


TEMPORADA DE INVERNO/JANEIRO 2014

Wzard Barristers vol 3

Wizzard Barrister vol 03

BD: 464 + DVDs não ranqueados.

Olha quem voltou depois de vários meses. Wizzard Barrister teve um problema sério na produção dos BDs e do anime também, o que causou esse atraso. Impressiona-me é terem 464 pessoas que ainda lembram desse titulo.

Chuu2Ren vol 06

Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Ren vol 06

BD: 6.090 + DVD: 718, total 6.808.

Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Ren vol 07

BD: 5.999 + DVD: 770, total  6.769.

Média final: 6.892 cópias.

E aí Adra, pode ter uma terceira temporada de Chuu2Ken com essa média final? Olha, vou ser sincero e dizer que a série muito provavelmente morre aqui. A KyoAni pode estar com um comportamento meio estranho se comparado ao resto das produtoras (sim, ela é produtora de seus animes), mas não costuma insistir em algo que não encha significativamente o bolso deles. Depois de uma primeira temporada totalmente filler (isso mesmo, a primeira temporada não é baseada na light novel), Chuu2Ren finalmente adapta parte da LN. Boa parte das personagens do anime não existem na obra original como a Dekomori. Também alteraram a importância de outros, como a Kazari, que no anime é somente uma personagem random enquanto que na LN é a melhor amiga do Yuuta.

nisekoi vol 06

Nisekoi vol 06

BD 4.076 + VD: 1.088, total 5.164.

Nisekoi vol 07

BD: 3.807 + DVD: 1.060, total 4.867.

Continua vendendo uma média aceitável. Destaque para o cd single da OP “CLICK” cantada pela ClariS, que vendeu 35k, um dos cds singles mais vendidos da temporada. Lembrando que anunciaram a esperada segunda temporada para abril de 2015. Vale também dizer do boost de vendas sobre o mangá na Shonen Jump. Hoje o título já chega na marca de 300k de vendas em três semanas com seu volume mais recente, algo até então inédito para a série.

Nourin vol 06

Nourin vol 06

BD: 1.563+ DVDV: 330, total 1.893.

Média final: 2.357 cópias.

É último volume e pela média final já podem notar que é um fracasso de vendas. A ligth novel do anime ganhou um pequeno boost com a adaptação, mas nada significativo (a LN vende em média 12k o que é bem baixo).

Spacy Dandy vol 06

Space Dandy vol 06

 BD: 813, DVDs não ranqueados.

Provavelmente é o anime com uma das maiores e mais ambiciosas staffs que uma produção desse tipo já teve. Space Dandy é coordenado pelo famoso e renomado diretor Shinichiro Watanabe, o mesmo que dirigiu o clássico Cowboy Bebop e conta com uma quantidade enorme de outras grandes figuras da animação japonesa. O anime fez um relativo sucesso nos EUA (onde foi lançado simultaneamente com o Japão) e apesar de não ter conquistado os consumidores de discos nipônicos, uma segunda temporada foi transmitida em julho, provavelmente estava planejada (ou seja, é split-cour). Para se ter uma ideia do time reunido aqui, muitos estúdios e diretores reclamaram que Space Dandy havia pego boa parte dos melhores profissionais da indústria de animação, o que acabou prejudicando suas produções, a exemplo de Ping Pong da temporada de abril.

Nobunaga the fool vol 06

Nobunaga the Fool vol 06

BD: 424, DVDs não ranqueados.

Fracasso de vendas.

 Saki vol 5

Saki Zenkoku-hen vol 07

BD: 4.205, DVDs não ranqueados.

Média final: 4.565 cópias.

No fim acabou se pagando, mas duvido ter uma terceira temporada, pois adaptou até o volume 11 do manga, tendo atualmente 12 publicados, então mesmo que venda razoavelmente, falta material.

Yowamushi Peda 2 vol 10

Yowamushi Pedal vol 10

BD: 3.301 + DVD: 2.991, total  6.292.

Esta vendendo bem mais que o volume anterior, isso é simplesmente incrível. A média final insiste em se manter nos 5k, o que continua sendo bons números, ainda mais para um anime que terá 13 volumes. Lembrando que esse BD ainda é da primeira temporada.


TEMPORADA DE OUTONO/OUTUBRO 2013

Diamond no Ace vol01

Diamond no Ace vol 05

DVD: 4.905 cópias.

Lançado somente em DVD. Continua vendendo a cada volume um pouco mais, isso é bem raro. O anime já teve um aumento nas vendas de mais de 76% do volume 01 para o 05. De acordo com alguns comentários que andei lendo, existem duas possibilidades para explicar essa melhora nas vendas: a primeira é que os consumidores ignoraram o primeiro volume por ele ter episódios irrelevantes a historia; A segunda é que a Oricon possa ter errado os números de venda do primeiro volume. Acho ambas possibilidades bem questionáveis de se afirmar ser o que realmente aconteceu, mas o fato é que apesar desses números medianos, Dia no Ace é um dos animes com as vendas mais estáveis dos lançamentos atuais e para um anime de mais de 4 cours isso é muito bom, tanto que já confirmaram uma segunda temporada para o ano que vem.

Kuroko vol 08

Kuroko no Basuke s2 vol 08

BD 7.753 + DVD: 8.174, total 15.927

Kuroko no Basuke s2 vol 09

BD: 7.004 + DVD: 7.154, total 14.158

Média final: 18.152 cópias

A primeira temporada teve uma média de 24k, ou seja, continua um hit de vendas, nada do que reclamar. Essa segunda temporada adaptou até o volume 19 e como o mangá vai acabar no volume 30, eles terão que adaptar 11 volumes na terceira temporada e como a média de adaptação é de 10 volumes por temporada, teoricamente não vai ficar tão condensado como alguns afirmam.

Kill La Kill

Kill la Kill vol 08

BD: 8.700 + 1.323, total 10.023.

Kill la Kill vol 09

BD: 10,.929 + 2.205, total 13.134.

Média final: 11.119 cópias.

O volume 09 é o final, e como podem perceber vendeu mais que o volume 08, e melhor ainda, foi o segundo volume que mais vendeu. O motivo venho falando desde a primeiro volume postado aqui: o OVA que contem esse vol. 09 é o complemento do final do anime. Sobre as vendas, é oficialmente um sucesso, sem contar os produtos derivados como figures que caíram no gosto do consumidor japonês.

Strike the Blood vol 08

Strike The Blood vol 08

BD: 5.035 + DVD: 1.179, total 6.214.

Média final: 5.880 cópias.

O anime deu um belo boost na LN que antes vendia uma média de 25k e agora já chega na faixa dos 50k, então cumpriu seu papel principal. Foram adaptados 6 de 10 volumes atualmente publicados no Japão e o autor lança em média 4 volumes por ano, então uma segunda temporada, se aparecer, será ano que vem.

Magi vol 8

Magi s2 vol 08

BD: 689 + DVD: 853 total 1.542.

Uma terceira temporada? É complicado responder essa. Magi foi um título que lucrou bastante ano passado somando todos os seus produtos (mais de 3.5 bilhões de ienes), mas se formos olhar as produtoras envolvidas no anime, as principais são a Aniplex e o comitê de investidores da Shogakukan, então enquanto uma lucrou pouco (venda de BDs) a outra já ganhou o bastante (outros produtos, como o mangá). Outro peso é que com esses números sustentar uma temporada de dois cour se torna bastante inviável, então provavelmente teria apenas um. De qualquer forma, o anime adaptou boa parte do mangá, então é esperar. Sem falar que o fato do mangá ter altas vendas também pode ser um fator decisivo em qualquer escolha.


TEMPORADA DE VERÃO/JULHO 2013

Monogatari vol 11

Monogatari vol 11

 BD: 28.473 + DVD: 3.451, total 31.924.

Aos curiosos, essa segunda temporada de Monogatari tem 12 volumes no total. Pelo visto, a Kanbaru (o arco dela é o apresentado nesse e no último volume) é a menos popular das garotas, pois o drop dessa vez foi bem alto comparado a todos os volumes anteriores. Já é o 14º quarto anime mais vendido desde 2000.


OVAS, FILMES E BOX

Nota: Filmes por terem um custo de produção maior que o de animes para TV tem como parâmetro de vendas dobrado no que se refere a ter dado lucro. Ou seja, 10k = se pagou; 20k = sucesso de vendas e 30k = hit de vendas.

Gundam Unicorn vol07

Gundam Unicorn vol 07

VersãoLE/RE BD: 115.013/25.349 + DVD: 59.624, total 195.935.

Eis que encontramos um competidor para Madoka. Gundam UC é o maior sucesso da franquia em um bom tempo.

Garupan OVA

Girl and Panzer OVA

BD: 41.921+ DVD: 3.494, total 45.415.

Mais um OVA para aquecer os fãs (eu incluso) para o filme. Garupan é uma daquelas franquias que nascem sem ninguém esperar. Vender 38k em um único OVA não é algo fácil. A título de comparação, conseguiu mais lucro que o filme de Tiger & Bunny listado nesse post que teve bem mais investimento e duração. Panze vor!

 Sekai-ichi Hatsukoi

Sekai-ichi Hatsukoi

BD: 8.044 + DVD: 8.086, total 17.534.

Filme de uma adaptação de um anime de 2011 que havia conseguido se pagar na época, conseguiu o mesmo feito novamente. É bem raro ver uma produção yaoi para anime, ainda mais uma que ganha filme depois de tanto tempo.

 Sora no Otoshimono filme

Sora no Otoshimono Final: Eternal My Master

BD: 4.939 + DVD: 858, total 5.797.

Filme que gerou revolta em muitos fãs por não ser de fato o final do mangá, e sim apenas uma parte dele adaptado. Fracasso de vendas.

Ano Natsu de Matteru OVA

Ano Natsu de Matteru BOX + OVA BD: 2.881.

Box contendo todos os episódios mais o OVA que conta um pouco do que ocorre depois do anime. Alguns estão afirmando que esse OVA é uma indicação de uma segunda temporada devido ao seu final aberto, o que para mim não seria uma grande surpresa devido ao fato do anime ter vendido uma ótima média de 7k.

 Sankarea BOX

Sankera BOX

BD: 334.

Decidi deixar esse anime na lista, pois ele além de ter um fandom no Brasil, o mangá ainda está sendo publicado aqui. Como podem notar expressivamente, o anime de Sankarea não agradou os japoneses, tanto que esse BOX refletiu as vendas do anime na época de seu lançamento, que mal conseguiu se pagar.

Related Post

  • Flin

    Achei interessante como que Love Live ta vendendo tanto. Me impressionou as baixas vendas de zankyou no terror. E espero que as vendas nos BDs/DVDs de Strike the blood, motivem uma segunda temporada. No mas muito legal esse rank publicado por vcs.

    • Micael Okamura

      Confesso que acho bizarro um anime tão ruim como STB estar vendendo e o meu queridinho Kyoukai no Kanata ter fracassado por causa de UM episódio (o 7). Nunca entenderei os japas.

      • Micael Okamura

        P.S: Essa é minha opinião.

  • Bom, no caso de Zankyou eu concordo com o Watanabe, a culpa é de quem não comprou.
    Foi sem duvida um dos melhores de 2014 e muito superior ao Pyscho Pass 2. Acho até que merecia ter tido mais que só 11 episódios, pois alguns personagens foram pouco aproveitados.
    Mesmo com esse numero baixo de episódios, Zankyou conseguiu fechar de forma incrível e sem pontas soltas.

  • Não tenho dúvidas que Gekkan Shoujo vai ter segunda temporada, o sucesso aqui pelo ocidente foi bem evidente, mas com certeza vamos ter que esperar mais um pouco por causa do número de capítulos lançados até agora. Creio que as vendas de Zankyou no Terror foram tão baixas por causa do final do anime, que desagradou a muitos, e o anime de Aoharaido provavelmente foi só pra promover o mangá, e não teve toda essa alta nas vendas do mesmo porque já vendia uns bons números e já era bem conhecido.

  • Faltou comentar que a LN de Black Bullet foi licenciada nos EUA pela Yen Press. Achei interessante levando em conta que o anime foi bem mediano, principalmente na reta final.

  • klara sasaki

    oba ver que TG aumento mim deixa super e pulando de alegria mesmo que eu tenha dropado a 2temporada o mangá esta perfeito como sempre na esperança de um 2 temp de strike the blood amo esse anime e bem cliche mas yukina conquistou meu kokoro

  • joao

    Fiquei muito feliz com as vendas de Free, Só é uma pena, que o estúdio onde Free é feito, eles não ligarem muito para continuar a série pra render lucros(Vide K-ON)

    Fiquei triste com as venda de Bakumatsu Rock, espero que outros produtos da série vendam o suficiente, para o anime poder voltar.

    Alguém coleciona algum DVD ou Blu-ray de anime?

  • Mihawk

    Jojo pra mim deve ter as vendas aumentadas com a 2° parte que é a melhor de Stardust, talvez em 2017 tenhamos a inédita e fodastica 4° parte.
    Tirando isso, só fiquei triste por Zankyou e feliz por Strike the blood.

  • Ringo

    O pouco de Atelier atinge o objetivo (imagino), o anime foi para comemorar aniversário da GUST. E a série de jogos anuais vende apenas valores em média de 2 dígitos na semana de lançamento. Atelier Escha to Logy, era o último lançado a um ano atrás, o mais novo daquele período foi o Atelier Shallie.

  • Ton

    Saki sempre vendeu entre 4 a 6k desde de sua primeira temporada de 2 cour. A série já era ter a terceira temporada (quarta somado com o Achiga hen) a bastante tempo, só que a autora ficou doente e trabalhou em mais 2 projetos por fora. Outro ponto a favor da franquia que ela vende muito brinquedos, jogos,etc, Isso explicaria facilmente outras temporadas spin off da autora. Se a autora manter o ritmo de volumes chuto que em 2016 a franquia volte.