Ranking Oricon de Vendas de Mangás: 30 de Março a 5 de Abril

Oricon - Modelo HeaderTem One Piece. Você precisa saber.

Não é a toa que a Shueisha é a editora de maior vendagem em relação à mangás no Japão. Uma olhada rápida no Ranking da Oricon dessa semana e logo de cara os 10 primeiros lugares sendo da mesma. O detalhe maior é quetodos tiveram contabilizados somente dois dias de vendas.

Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.

oricon 30 a 5One Piece ocupando o pódio dessa semana! Com apenas dois dias de vendas contabilizadas, o volume 77 ocupa o primeiro lugar do ranking vendendo quase 1,700,000 cópias. Vale lembrar que seu último volume lançado em meados de dezembro do ano passado, também ficou no topo em sua semana de lançamento com apenas dois dias de contabilização, mas vendendo 1,400,000 cópias. Se os piratas mais queridinhos da história dos mangás ainda não acharam o One Piece, a Jump com certeza já achou.

Nisekoi 17Bleach, que não é mais o Bleach outrora, vem em segundo lugar com possivelmente metade daquilo que teria antes do fim da Soul Society. Mas a quantia somada com a fama internacional da série (que poucos conseguem alcançar) são fatores suficientes para manter a obra viva por enquanto. E é aí que vem a parte legal da coisa. One Punch Man em terceiro, Nisekoi em quarto e Shokugeki no Soma em quinto. Mangás que são considerados de uma boa geração da editora (mesmo OPM sendo uma obra publicada em outra revista, as datas são bem próximas). A Jump continua mantendo alguns medalhões e ao mesmo tempo investindo em novidades e dando oportunidades. Nisekoi já é uma das comédias românticas de maior sucesso da revista. OPM e Shokugeki com a possibilidade de um grande boom com seus animes (devemos ver os efeitos de Soma nos próximos rankings).

Toriko chega em sexto, bem abaixo daquilo que um dia se projetou do mangá como hype. Gintama, em sétimo, mantém números ótimos para uma série de seu gênero, com mais de 50 volumes. Enquanto Boku no Hero Academia encosta no parabrisas de ambos e com apenas 3 volumes já mostra o porque de tanto investimento na obra por parte da Jump.

To Love-Ru Darkness e Owari no Seraph chegam representando a Square Jump. O segundo é outro candidato a explosão de vendas de 2015 e de novo Blue Exorcista. A internacionalização da marca também começou cedo e nos EUA o mangá já é um sucesso de vendas e incluso na Jump digital.

Ore MonogatariTemos alguns shoujo na sequência que valem a pena serem citados. Ore Monogatari é o principal deles. O anime mal começou na nova temporada e já é destaque. E o mangá deverá ganhar um boost importante para a Betsuma, já que AohaRaido precisa ser substituído urgentemente. Nada vende nem perto como a obra e sobrara para Kimi ni Todoke levar novamente ela nas costas – e não por muito tempo, já que a autora não tem lá muito o que fazer daqui por diante na série (eu não quero ver eles na faculdade, por favor). Akagami no Shiayukihime, Kanojo wa Uso wo Aishisugiteru, Gakuen Babysitters e Hibi Chouchou, fecham os shoujos presentes no Top 20 da lista da semana.

Nessa semana, 10 dos 50 títulos são publicados no Brasil, sendo que desse número, mais da metade são de volumes de Assassination Classroom que anda se aproveitando muito bem do anime.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • E isso que dizem que One Piece é ruim, imagina então se fosse bom. hahahahaha

    Falando sério agora, falar de Nisekoi e de Souma é chover no molhado, são duas obras que estão vendendo demais, com animes em exibição. Eu não leio Nisekoi, mas Souma está cada dia mais interessante a história.
    É questão de tempo (e bem pouco) para que sejam anunciados no Brasil.

    Owari no Seraph está recebendo ótimas criticas, e realmente o investimento feito nele está muito grande.

    Ore Monogatari está sendo uma surpresa curiosa. É uma sacada tão fora do tradicional que conquista.

    Mas o grande nome da lista é One Punch-man, em 3º e perdendo apenas para mangás de volume 60 e 70. E isso que nem estreou o anime ainda. Duvidas de que será primeiro na época do anime?

    • Lucas Caetano

      Na verdade significa sim, uma vez que OP faz sucesso com TODAS as idades e se mantém no topo mesmo depois de tantos anos.

  • Kojiro

    Toriko deixou de ser comercializado no Brasil ?

    • Rael

      Não, está me andamento. Este mês a Panini lança o volume 14…

  • “Não é a toa que a Shueisha é a editora de maior vendagem em relação à mangás no Japão. Uma olhada rápida no Ranking da Oricon dessa semana e logo de cara os 10 primeiros lugares sendo da mesma.” -> não exatamente precisamos olhar os 10 primeiros colocados DESTE ranking beeem específico, e sim ver que a Jump tem praticamente todos os shounens genéricos que a massa curte, e um único destes vende mais (ou quase) do que todos os outros 49 mangás rankeados… aí é moleza…u_u
    Méritos e deméritos à parte, isto sim é um fato.

  • @Luciano, ser bom ou ruim tem a ver com gôsto e/ou análises próprias de cada pessoa. O @seiya acha OP ruim, beleza, deixe-o com a opinião dele. E sim, a comparação dele faz sentido, do ponto de vista dele, logicamente.

    @seiya, eu fiquei assim depois de ler sua comparação…-> kkkkkkkkkkk

    • Sei e entendo muitíssimo bem que é opinião dele. Então, pra quê ele veio aqui expressar esta sua opinião onde haverá discussão sobre o referido post? Se ele veio para falar sobre one piece ser ruim, a gente tem o direito de opinarmos sobre que One Piece é foda pra Karalho!

    • Micael Okamura

      O que acho ridículo não é a opinião do seiya, pois eu entendo, cada um tem a sua, mas o fato dele desmerecer demais One Piece em todo post, e querer o fim, não gostar é diferente de perseguir, parece até a lógica de um nazista, mas eu digo só porque não gosta de um judeu você não precisa persegui-los, é só ficar longe (comparação infeliz, mas é algo assim, é ridículo perseguir e tentar destruir o que você não gosta).

  • Matheus

    não der trela pro Seia, ele é só um haterzinho de One Piece. O manga ta foda pra Karalho, Gear Fourth na cara dos haters.

    • hayashy

      ISSO! GEAR FOURTH NAS CARAS DOS HATERS!

  • Pedro Minas

    só vale lembrar q apesar de ta contando do dia 30 ao dia 5, mtos desses mangás só começaram a ser vendidos no dia 3. por isso o próprio bleach tem tão pouco somado.

  • Cara, tu usa o nome Seiya e eu te pergunto: não seria o Cavaleiros mais do mesmo também?
    Não entenda mal, eu amo Cavaleiros, passei minha infância vendo eles na Manchete e tinha até os bonequinhos. Mas sei lá, One Piece e Naruto são pra atual geração o que Dragon Ball foi pro meu irmão e Cavaleiros foi pra mim. (embora DB seja mais antigo, o anime fez sucesso mais tarde).
    Concordo com você sobre Berserk, Hokuto, Hajime, Jojo, Akira. Isso são obras primas, lendas. Seriam um primeiro escalão, e pra mim, nem mesmo Dragon Ball chegaria próximo deles. (os únicos que eu colocaria próximo desse nível seriam Rurouni Kenshin e Hunter x Hunter pós Chimera Ants).
    Só que uma coisa é fato: metade das pessoas que falam dessas lendas hoje em dia são “haters” metidos a sabichões e que provavelmente só conheceram Jojo pelo anime.
    Não to dizendo que seja o seu caso, to apenas dizendo que do mesmo modo que tem um fansub chato de One Piece que não sabe de nada, tem também um grupo de haters de “lendas” muito grande que só sabe esgurmitar asneiras sobre tudo.

    • Poutz… caraio mano, estás de parabéns @haag. Estou aqui, sincera e honestamente, batendo palmas. Excelentes argumentação. Concordo com muito do que tu disseste.
      Especialmente por essa frase -> “Mas sei lá, One Piece e Naruto são pra atual geração o que Dragon Ball foi pro meu irmão e Cavaleiros foi pra mim. (embora DB seja mais antigo, o anime fez sucesso mais tarde).”
      Acho que este deve ser o ponto focal que separam os argumentos do @seiya e os argumentos de outrem que acham OP a 8ª maravilha do mundo moderno.

      Mas fiquei com dúvida na frase: “tem um fansub chato de One Piece que não sabe de nada”. Você quis dizer que tem um subber chato que legenda OP, foi isto? Ou entendi errado??

      • Law

        ninguém esta falando que one Piece é a oitava maravilha do mundo mas em vendas é um manga indescutivel onde ninguém pode duvidar de seu sucesso.

        • @Law, explicitamente não, implicitamente sim, é o que eu vejo a massa dizer, e você está incluso.
          Quando disse isto, não quis tirar mérito algum de OP, mas parece que a carapuça te serviu e você está dando uma de fanboy…
          Ser um mangá/hq/filme/série de sucesso e ser algo bom ou ruim são duas coisas completamente diferentes. Nem tudo que faz sucesso é bom necessariamente para todo mundo…u_u

          Teve uma opinião do @seiya que foi apagada que também não achei legal da parte dele, mas ser fanboy, como disse o @Micael, também não é legal.

      • Opa @sennaffogo, agradeço. Acho que você é um dos poucos com que consigo conversar (embora as vezes discordamos) sem ter que aguentar argumentos de cabeça dura.
        Quando eu falei de “tem um fansub chato de One Piece que não sabe de nada”, eu me refiro aquele grupinho que como você disse, “acham OP a 8ª maravilha do mundo moderno”. Acho que me expressei mal na hora de escrever, o certo seria fanboys. (embora tenhas gurias assim também).
        Eu tenho um colega na faculdade que é um desses, só que de Naruto. Esses dias eu estava lendo Death Note e ele não conhecia. Ai perguntei que tipo de mangás ele lê e a resposta foi “apenas Naruto”. E todos os argumentos e conversas dele giram em torno de Naruto.
        É difícil tentar argumentar com que só tem um ponto de vista e não abre outros leques de conversa.

      • @haag, a discordância é legal… de vez em quando…kkkkkk
        De nada cara, você mereceu. =)

        E, agora sim entendi… fanboys… realmente agora faz sentido.
        Sim sim, já encontrei muita gente assim… hahaha, exatamente do tipo deste seu colega de faculdade. E o pior de tudo é quando, além de serem narutards, ou piecetards, ou blechtards, ou fairytards(kkkkk), ainda dão spoilers…aí a treta de fato começa…rsrsrs

        “E todos os argumentos e conversas dele giram em torno de Naruto.”
        Eles são todos assim. Os assuntos em termos de anime ficam restritos só a Naruto/OP/Bleach/FT, enquanto que já temos mais de 3000 títulos de animes!!! Este é o maior problema das ‘tards’ e das modinhas que alguns animes viram, as pessoas não falam sobre mais nada além daquele anime específico, aí é como você disse, “É difícil tentar argumentar com que só tem um ponto de vista e não abre outros leques de conversa.”.
        Com alguma dose, seja muita ou pouca, de maturidade, às vezes eles mudam para melhor. Mas aí, invariavelmente, já perdemos o interesse em discutir algo com aquela pessoa…

  • Law

    one Piece fez e faz historia ninguém pode questionar a qualidade de one Piece um manga que quebra recordes e mais recordes não merece ser comparado a mangas inferiores como esses que poucas pessoas conhecem

  • Micael Okamura

    Comentários:
    One Piece dispensa comentários
    Bleach infelizmente deu uma decaída, espero que um dia ele recupere a qualidade.
    One Punch Man, Nisekoi e Shokugeki dispensam comentários.
    Toriko: Não gosto por isso não comentarei nada!
    Gintama dispensa comentários
    Boku no Hero Academia, Ao no Exorcist e Owari no Seraph dispensam comentários.
    Ore Monogatari É UM BOM SHOUJO!

  • Micael Okamura

    haag: Excelente resposta, amigo! Eu só trocaria em “metade das pessoas que falam dessas lendas hoje em dia são ‘haters’ metidos a sabichões e que provavelmente só conheceram Jojo pelo anime.”, o termo “haters” por “fanboys” pois é essa a praga. As pessoas dizem que é tudo só culpa dos haters, mas poxa, olha a desgraça que os fanboys trazem também, ambos são terríveis, ambos são ditadores que tentam impor gostos. Ambos é quem causam essas guerras que nem deveriam existir, são sem sentidos! Odeio haters, mas odeio também os fanboys.

  • Law

    muitas pessoas falam que one Piece é infantil e por isso “sacrificam”ele mas agora me responda qual foi o melhor manga dos últimos anos? não só nos últimos anos mas sim nos últimos 15 anos? se ele é infantil que seja, o importante é que um manga mais “adulto” não consegue supera-lo

  • Heitor, o atrasado

    Tá vendo só, Dih, o que dá usar One Piece como frase de impacto? Todo mundo fica discutindo! kkkkkkk
    P.S.: Cory na Casa Branca é um dos melhores animes da atualidade, só perde pra Domingão do Faustão e João Genesis Evankléber: Você (Não) É Fiel.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      LOL véio, é muita criatividade… rsrsrs

  • Average Fanboy

    Não entendo esse argumento de “Esse anime/mangá não merecia vender tanto”. Quem precisa achar que merece é quem gasta dinheiro pra comprar, não você. 😛

  • Zeus

    One Piece fez e faz historia e dizer isso não quer dizer que é um fanboy ou não mas dizer que one Piece em vendas é o melhor manga do mundo e só verdade.
    One Piece pode ter uma historia que não agrada muitos mas a maioria diz que one Piece é um manga que muitos aprovam e outros não.

  • Dih

    Toda vez que tiver post com algo de One Piece eu vou ter que sair moderando e excluindo tudo? Viraram todas crianças que precisam de adulto pegando no pé? Vamos parar de criancice nos comentários, por favor. Agradeço.

    • @Dih, sinceramente, acho que sua moderação está rígida demais…
      Não vi ninguém ofender ninguém para você chegar a este ponto. Estás deletando post atrás de post sem a mínima necessidade…

      Problema de muita gente que gosta de OP, é que também não pode ver um “ai” negativo sobre a série, que já começam a dar piti… aí é que estão as crianças. Muita gente conhece o @seiya de outros carnavais (posts), porque simplesmente não ignoram certos posts dele e vão ser felizes?
      Aff… um saco tudo isso…

      • Dih

        Simples: Porque existem pessoas reclamando diretamente para mim. Existe motivos pra alguém ir falar de One Piece no post de Akira, por exemplo? Não, não existe. Essas discussões idiotas estão acontecendo em TODOS OS POSTS. E isso é ser rígido? Não. Isso é falar: Você está passando dos limites. Se apago, é porque merece ser apagado (e as respostas vão junto porque não tem motivo pra deixar elas sem nexo nenhum no post). Simples assim.
        Aliás, apago a discussão de ambas as partes, só pra deixar claro.

      • Vixi! O.o
        Tem gente indo reclamar diretamente para você? Eita… aff…¬¬
        Fiquei com vontade de falar uma coisa a respeito, mas vou deixar quieto, melhor ficar calado mesmo.

        Agora… cara, na verdade existiu motivo sim: ele fez uma comparação justa baseada nos gostos e análises dele. Pode até ter sido só de birra, mas aí caberia a quem reclama e não gosta, evitar o atrito e não falar nada a respeito, ficar quieto, mas aí as pessoas vão, falam dele e/ou para ele, cutucando-o, aí esperam o quê também?? o.o
        Mas tá certo, entendi o recado e acho que tal medida também é válida. Só tenho a opinião de que ainda não era necessário chegar a tal ponto, mas de minha parte, tudo ok.

        • Dih

          Não é a toa que o cara é conhecido em outros sites por fazer exatamente as mesmas coisas. E ser banido em todos por isso. Aqui também tem moderação e não vou deixar ele espantar outros leitores que querem comentar e só encontram 50 comentários do mesmo assunto. Por isso se tiver que excluir e ficar dando bronca como se fosse moleque mimado, vai ouvir sim.
          No momento, morre por aqui. Grato pela atenção.

    • Para efeito de esclarecimento, o quê eu falei antes não foi reclamação ( não dizendo que você tenha falado de mim, especificamente, muito menos tirando sua razão) eu só quis descontrair um pouco as discussões em tom de brincadeira e não tive intenção de cobrar nada de ninguém, se aconteceu outra interpretação que não essa, eu sinto muito e retiro o que eu disse, até porque não quero briga. Desculpaí, sério, sem intenção de “indiretinha”.

    • Micael Okamura

      Dih, no caso, tinha um cara que era hater de Gintama (não posso escrever o nome por questões de ética), que xingava todo mundo nos posts de Gintama, mas ultimamente ele não tem aparecido mais, ele foi banido (embora os comentários dele nos posts antigos ainda continuam)? O Chunan pode banir alguém? Neste caso, por que não tomar uma medida melhor, ficar deletando comentário em nada vai ajudar, só vai fazer parecer que vocês estão oprimindo a liberdade de expressão.

      • @Micael, acho que banir a pessoa também já é exagero, dependendo de quantos “recados” já tiver sido dado. Sei lá, acho que um recado formal, seguido de uma advertência formal em caso de reincidência, caberia melhor antes de banir o usuário…

  • Zeus

    Kkk ta pegando fogo kkkk mas eu concordo com @dih vamos parar com essa discussão e seiya para com isso blz

  • tiago

    Os 7 volumes de One Punch Man chega esta semana

    • tiago

      chegam*