Editora JBC republicará o mangá Akira

Akira Manga HeaderMangá mais esperado das últimas décadas volta ao Brasil.

A editora JBC anunciou na noite dessa sexta feira que republicará no país o mangá Akira, de Katsuhiro Otomo. A editora Globo, na década de 80l publicou Akira com 38 volumes em formato americano, colorido e com as páginas espelhadas para a leitura das pessoas que não estão acostumadas com a leitura de mangás. Agora a JBC trará de volta o mangá ao Brasil, mas ainda não sabemos informações sobre o formato que será utilizado na publicação. Muito provavelmente teremos um material de luxo. Confira abaixo uma ficha técnica da obra.

AKIRA
Autor: Katsuhiro Otomo
Volumes: 6 (120 capítulos)
Gênero: ação, aventura, drama, psicológico, sci-fi, sobrenatural
Lançamento: CCXP 2015

Sinopse: No ano de 2019 a história se passa na cidade de Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruída sobre o que hoje é a Baía de Tóquio depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Nesta cidade pós-apocalíptica, com forte presença de gangues de ruas, temos o mais jovem membro da gangue de Kaneda, Tetsuo, que colide com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo acaba sendo levado pelos responsáveis do programa governamental, juntamente com a criança, e é submetido às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa e os testes realizados fazem despertar poderes latentes de Tetsuo. Tal projeto científico faz explodir a luta pelo poder entre diversos grupos rivais, envolvendo seitas religiosas, intrigas políticas e revolucionários em um mundo cyberpunk com o objetivo de conseguir o controle de um garoto de gigantesca habilidade psíquica e destrutiva, o controle sobre Akira.

De autoria Katsuhiro Otomo, Akira é uma das histórias em quadrinhos mais cultuadas da cultura mundial. A adaptação para o cinema lançada em 1988 encurta o enredo do mangá, que se passa em um período de tempo muito maior, mas ainda mantém fortemente a estrutura do mangá. Envolvendo uma gama mais ampla de personagens, com maior aprofundamento e subtramas, o mangá aborda com maior profundidade, sobretudo com olhar crítico, a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, o cientificismo, o isolamento social em um sistema autoritário, sem compromisso com a sociedade.

O autorKatsuhiro Otomo (大 友 克 洋 ) é um artista de mangá, roteirista e diretor de cinema japonês nascido em 14 de abril de 1954. Ele é mundialmente conhecido como o criador do mangá Akira e sua adaptação para o cinema. Foi condecorado um cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da França em 2005 e promovido a oficial da ordem em 2014. Tornou-se o quarto mangaká a entrar no Hall da fama do Eisner Award, em 2012. Premiado com a Medalha de Honra Púrpura do governo japonês em 2013.  Recebeu o prêmio Winsor McCay no 41º Annie Awards em 2014. E foi nomeado vencedor do Grand Prix do Festival de Quadrinhos de Angoulême na França, tornando-se o primeiro mangaká a vencer a premiação, em 29 de janeiro de 2015.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.