Comentando – Nagato Yuki-chan no Shoushitsu #01 e #02

nagato yukiEstão se aproveitando de mim?

Os fãs de Suzumiya têm reclamado muito desde o início da divulgação das primeiras imagens de Nagato Yuki-chan no Shoushitsu, porque com a mudança de estúdio, da Kyoto Animation para a Satelight, muita coisa mudou em relação ao design dos personagens utilizado nesse spin-off. Eu defendia, porque apesar de tudo era uma série baseada em um mangá totalmente por fora do universo normal de Haruhi. O problema é que eu não tinha lido o mangá para entender que o design é o menor dos problemas. O meu hype estava grandinho, afinal, sou um grande fã da obra original e a Nagato é uma das personagens que eu mais gosto. E ai chegou o dia que vi o episódio e….

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 01

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu #01 & #02

Nagato Yuki é a tímida presidente do clube de literatura que nunca se sentiu confortável perto de outras pessoas, mas ao lado de Kyon, o único garoto integrante do clube, Yuki consegue se sentir ainda mais hesitante que o normal. Agora ela precisa encontrar sua confiança e deixar sua personalidade brilhar para melhorar a situação do seu clube e sua relação com o rapaz.

Esse anime é baseado no futuro alternativo apresentado no filme Suzumiya Haruhi no Shoushitsu. Na minha opinião para você assistir esse, deveria antes ver o anime de 2009 e o filme para conseguir entender todas as piadinhas internas e referências (que não são poucas). A animação é totalmente básica, nada de encher os olhos, mas nada que te incomode muito, tirando – pra mim – o design do Kyon, todo o resto passa, mas com aquela nota apenas para passar de ano.

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 06Nagato agora é uma humana comum, muito tímida e apaixonada pelo Kyon, que continua com o seu sarcasmo em uma versão light. Asakura não é mais aquela personagem malvada, mas o anime sempre faz piadinhas com a personalidade original dela. Mikuru, Tsuruya e a Haruhi não parecem ter suas personalidades muito modificadas e essa última, como sempre, rouba a cena em sua aparição no segundo episódio.

O problema é: a história é totalmente sem graça e sem muita criatividade. Já vi esse tipo de romance básico em vários lugares e em vários momentos parecia apenas que alguém resolveu animar uma fanfic sobre o Kyon x Nagato de um site sustentado por fãs. O que a diferencia é o fato da quantidade absurda de referências ao universo original e que pegou pelo braço boa parte do fandom que está carente por qualquer coisa de Suzumiya desde 2010. Por exemplo, só os fãs saberiam que a Asakura estava cantarolando Hare Hare Yukai, tema de encerramento da série original, no primeiro episódio.

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 39O problema é que pra mim isso não foi o suficiente. A história é sonolenta, os personagens de alguma maneira me parecem estar errados, e as referências não são o suficiente para conseguir sustentar o meu interesse nem por 2 episódios, quanto mais por 16. O romance não me pega, já que eu vi esse mesmo tipo de coisa milhares de vezes. Só me parece bobo. Eu também gostaria muito de pensar qual é a opinião do pessoal que nunca viu nada de Haruhi e só vão encarar como um slice of life com pitadas de romance colegial comum. Aconselho que eles deixem esse anime de lado e pulem para Ore Monogatari. Se eu puder indicar algo para essas pessoas, esse sim é uma história muito mais gostosa de se acompanhar e não precisar de outro anime como base alguma.

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 12

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.