Comentando – Nagato Yuki-chan no Shoushitsu #01 e #02

nagato yukiEstão se aproveitando de mim?

Os fãs de Suzumiya têm reclamado muito desde o início da divulgação das primeiras imagens de Nagato Yuki-chan no Shoushitsu, porque com a mudança de estúdio, da Kyoto Animation para a Satelight, muita coisa mudou em relação ao design dos personagens utilizado nesse spin-off. Eu defendia, porque apesar de tudo era uma série baseada em um mangá totalmente por fora do universo normal de Haruhi. O problema é que eu não tinha lido o mangá para entender que o design é o menor dos problemas. O meu hype estava grandinho, afinal, sou um grande fã da obra original e a Nagato é uma das personagens que eu mais gosto. E ai chegou o dia que vi o episódio e….

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 01

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu #01 & #02

Nagato Yuki é a tímida presidente do clube de literatura que nunca se sentiu confortável perto de outras pessoas, mas ao lado de Kyon, o único garoto integrante do clube, Yuki consegue se sentir ainda mais hesitante que o normal. Agora ela precisa encontrar sua confiança e deixar sua personalidade brilhar para melhorar a situação do seu clube e sua relação com o rapaz.

Esse anime é baseado no futuro alternativo apresentado no filme Suzumiya Haruhi no Shoushitsu. Na minha opinião para você assistir esse, deveria antes ver o anime de 2009 e o filme para conseguir entender todas as piadinhas internas e referências (que não são poucas). A animação é totalmente básica, nada de encher os olhos, mas nada que te incomode muito, tirando – pra mim – o design do Kyon, todo o resto passa, mas com aquela nota apenas para passar de ano.

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 06Nagato agora é uma humana comum, muito tímida e apaixonada pelo Kyon, que continua com o seu sarcasmo em uma versão light. Asakura não é mais aquela personagem malvada, mas o anime sempre faz piadinhas com a personalidade original dela. Mikuru, Tsuruya e a Haruhi não parecem ter suas personalidades muito modificadas e essa última, como sempre, rouba a cena em sua aparição no segundo episódio.

O problema é: a história é totalmente sem graça e sem muita criatividade. Já vi esse tipo de romance básico em vários lugares e em vários momentos parecia apenas que alguém resolveu animar uma fanfic sobre o Kyon x Nagato de um site sustentado por fãs. O que a diferencia é o fato da quantidade absurda de referências ao universo original e que pegou pelo braço boa parte do fandom que está carente por qualquer coisa de Suzumiya desde 2010. Por exemplo, só os fãs saberiam que a Asakura estava cantarolando Hare Hare Yukai, tema de encerramento da série original, no primeiro episódio.

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 39O problema é que pra mim isso não foi o suficiente. A história é sonolenta, os personagens de alguma maneira me parecem estar errados, e as referências não são o suficiente para conseguir sustentar o meu interesse nem por 2 episódios, quanto mais por 16. O romance não me pega, já que eu vi esse mesmo tipo de coisa milhares de vezes. Só me parece bobo. Eu também gostaria muito de pensar qual é a opinião do pessoal que nunca viu nada de Haruhi e só vão encarar como um slice of life com pitadas de romance colegial comum. Aconselho que eles deixem esse anime de lado e pulem para Ore Monogatari. Se eu puder indicar algo para essas pessoas, esse sim é uma história muito mais gostosa de se acompanhar e não precisar de outro anime como base alguma.

Nagato Yuki-chan no Shoushitsu - 01 - Large 12

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Ali

    O Haruhismo morreu. Quem é a nova deusa agora? Madoka? Hestia?!

  • Falando mal de Nagato Yuki-chan? Isso nunca será perdoado. Rsrsrsrs

    Para mim não importa que o romance seja o “mais do mesmo”. Existem coisas genéricas e coisas genéricas e a “generidade” depende do gosto das pessoas. Um filme de ação genérico eu pulo fora. Um romance genérico eu abraço com todo carinho.

    A única coisa que incomodou no anime foi o “absurdo”: aquelas lutinhas bobas pela Asahina, por exemplo…Mas fora isso, o anime é bem ok. E como fanático por romances (e nao por Haruhi, embora eu tb seja), digo que a história está se desenvolvendo bem o suficiente para merecer acompanhar até o fim. O exemplo que eu dou é: episódio 4 ( que vc nao viu). Ele deixa claro que tudo dará errado, mas mesmo assim quando chega o final do episódio é impossível não sentir um aperto no coração….

    Então, no meu entender, o anime não é uma decepção….

  • Eu fui ver o anime achando que seria mais ou menos no estilo da obra original, me decepcionei bastante. Tanto o traço quando a história não agradaram, infelizmente eu passo, apesar de até gostar do anime o qual esse spin-off está sendo baseado…

  • Micael Okamura

    Na boa, inicialmente achei que era um preconceito meu por não gostar da Satelight e achar que Haruhi é da KyoAni sempre, por isso eu só falava que o chato seria o fato do anime não estar nas mãos da KyoAni, mas estes últimos 5 episódios, embora pareça algo precoce, me fizeram repensar melhor e ver que realmente O ANIME É MUITO RUIM! O mangá é bem melhor, embora ele realmente seja algo meio massante, mas nada muito chato. A ANIMAÇÃO É HORRÍVEL, PERSONAGENS MUITO MAL DESENHADOS, ROTEIRO FRACO E CHATO, REFERÊNCIAS QUE EM NADA AJUDAM NA COMÉDIA FRACA, SÓ ESTÃO ALI PARA TENTAR FISGAR OS FÃS ORIGINAIS, MAS NEM ISSO CONSEGUE.
    Eu vou dizer uma coisa, esses japoneses ultimamente estão ruins de fazer spin-offs, muitos dos spin-offs são ruins, e só ajudam a manchar o nome da obra original, fazendo com que quem nunca tenha visto nada do original veja o spin-off e pense que a franquia ao todo é ruim! É incrível como um único anime pode afundar uma franquia inteira, Zetman, por exemplo, conheço muita gente que diz que a franquia é a pior já feita no Japão porque só viram o horrendo anime.
    E DE SPIN-OFF RUIM, TIVEMOS ANO PASSADO O PÉSSIMO SOUL EATER NOT, QUE FOI UM DESPERDÍCIO TOTAL DE TEMPO ASSISTIR AQUILO!

    • Prequels de obras que não deixam muitos furos são meio desnecessárias… eu realmente não achei que precisava fazer Soul Eater NOT, a obra original é simples e não precisa de uma expansão no seu passado tão… limitada.

  • MARCOS FERNANDO

    Eu sou super fã de Suzumiya e adorei a história de Nagato Yuki-chan.
    Apesar de ser num romance monótono é algo que expande e abre novos horizontes pra essa franquia incrível.

  • Heitor, o atrasado

    Estão sim, se aproveitando de você, Luk. Quem mandou ser dlç desse jeito? brinksbrinksbrinks :v

  • Takeru

    Particularmente, a obra em si não é ruim ou algo de se espantar, como o próprio autor do texto disse: foi uma das formas de suprir a falta de Haruhi desde 2010. Mesmo não atingindo as expectativas, eu gostei bastante do anime e odiei o romance parado, mas as pegadas de comédias e referências que me seguraram até o momento, sem contar que o dramazinho do episódio 4 e 5 foram bem elaborados-e óbvios para quem assistiu a série original.
    Em suma, não achava esse spin-off necessário e nem acho desnecessário, só que poderiam ter elaborado melhor. A arte achei bem melhor que a do anime feito pela AniKyo, gosto desse estilo mais “solto” que o desenho recebeu, e no geral , só o Kyon ficou terrivelmente estranho. Não sou fã,adepto ou qualquer coisa do gênero, mas sempre prego que poderiam fazer um remake de SHNY e dar um fim (?) digno, pois estamos em uma época em que tudo está ganhando nova adaptação ou temporada, por que não ressuscitar Suzumiya? Quem sabe esse anime que alguns estão xingando, não abra as portas para isto q

  • Ore Monogatari é show, espero um dia que o mangá seja lançado por aqui!