Review – Highschool of the Head, de Sankakuhead

Review - HOTHIsso é o que me excita!

Em 2015 a Editora Panini tem publicado um novo título por mês, e desta vez o lançamento é a paródia de Highschool of the Dead, mangá que parece que não vai voltar nunca do hiato, enquanto esperamos Daisuke Sato e Shouji Sato retomarem o título fiquemos com o divertido Highschool of the Head.

De autoria de Sankakuhead é um título de volume único em formato de tirinhas de 4 quadros, os famosos 4-koma, estilo bastante utilizado em títulos slice-of-life como K-On! entre outros. A obra faz paródia não somente de H.O.T.D., mas também do gênero de zumbis e seus clichês.

A HISTÓRIA

Naquele dia o mundo como conhecemos mudou drasticamente por causa “deles”. O mundo foi tomado por zumbis, chamados de “eles”, mas um grupo de estudantes do colégio Fujimi luta para sobreviver neste mundo mudado, diferente e zoando todo o universo de Highschool of the Dead.

Takashi, um estudante revoltado cabulava aula no telhado naquele dia quando a confusão da entrada da escola causado por um estranho chamou sua atenção e ali a confusão na escola toda começava. Agindo por impulso de salvar sua amada ele retira Rei da sala de aula sob protesto e com o namorado da mesma, Hisashi, na cola. Na luta para sobreviver Saya, uma estudante super inteligente, e Hirano, um otaku militar, se aliam para sobreviver “deles” e porventura se juntam a Saeko, uma veterana forte e capitã do clube de kendo, e á Dra. Marikawa, a médica da escola, e o grupo de Takashi.

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

A história de Highschool of the Dead é novamente contada, mas por uma nova perspectiva, com um viés totalmente cômico, e por um novo autor em uma versão resumida de apenas um volume. A versão de Sankakuhead já havia aparecido como um capítulo extra na obra original, mas não no formato 4-koma e com uma história original.

Highschool of the Head reconta a história tendo como base tanto o mangá quanto o anime, que não possuem muitas diferenças, mas trabalha a história explorando e exarcebando os clichês das histórias de zumbis como um todo.

O autor da paródia não a fez por pura vontade, é um título encomendado pela editora japonesa, talvez para preencher o buraco que é o hiato eterno de Highschool of the Dead e aproveitar os fãs do título.

A liberdade dada ao autor permite mostrar os problemas da obra original, não propondo soluções ou inventando algo que altere a história drasticamente, a intenção é zoar a obra original, tanto no roteiro simples e exagerado do Daisuke Sato e no belo e ousado traço de Shouji Sato.

COMENTÁRIOS FINAIS

Não espere um grande título ou uma grande história, é um título para se divertir, e se você leu o mangá ou assistiu o anime pode rir mais ainda, ou se decepcionar, já que é mais do mesmo com acréscimos no final que não acrescentam nada relevante para a história.

É um título bom para quem tem curiosidade sobre o que é Highschool of the Dead, mas sem precisar ir atrás das outras versões publicadas. O que se perde é o traço do Shouji Sato, que na história clichê de zumbi é o que fazia a grande diferença e o que fez muita gente comprar, assistir e querer tanto que saia algo novo logo.

A publicação da Panini segue o padrão da editora para a versão “normal” de Highschool of the Dead e seu lançamento não é a grande aposta do ano da editora, mas mostra a vontade da mesma de publicar o material relacionado à um título que fez sucesso, o que nem sempre acontece com todos os títulos e em todas as editoras. Tirando Naruto, com sua versão normal e pocket, e Berserk, com a versão meio tanko e o relançamento em tanko, Highschool of the Dead é um dos poucos títulos da editora que teve duas versões publicadas, a tradicional e a belíssima Full Color.

Pode ser um título dispensável para quem não é fã da série ou tem outras prioridades, só que como outros títulos da “franquia” pode ficar raro, só não é legal reclamar porque comprou achando que era H.O.T.D.,mas caso de repente não queira ficar quem sabe não faz uma troca por um H.O.T.DOG.


FICHA TÉCNICA

 HOTH-capa

Título: Highschool of the Head (学園黙示録 ハイスクール・オブ・ザ・ヘッド)
Autor: Sankakuhead
Editora: Panini
Total de volumes: Único
Valor: R$ 12,90

Pontos Positivos

  • Divertido, descompromissado e bom para matar o tempo;
  • Um econômico e prático resumo da história original;

Pontos Negativos

  • Não é uma prioridade para comprar, mas pode ficar raro;
  • O desenho não é tão bom quanto ao do Shouji Sato, pode incomodar os mais puristas;

Nota: ★★★

 

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Puta, acho que a série só vai voltar do hiato quando shouji sato terminar Triage X, pois ele que desenha, sem contar que Daisuki Sato deve estar ocupado com outras coisas ou só esta com preguiça mesmo ¬¬

  • Vi ele na Cultura esse final de semana, dei uma folheada num volume que estava aberto e não vi nada interessante, então deixei. Lembro que fiz o mesmo com o Tiger & Bunny Anthology.
    Sei lá, é o tipo de obra que é para um publico muito seleto ou para fãs que fazem questão de ter tudo sobre a série.

  • Gabriela Bassi

    Quando vi ele na banca a algumas semanas atrás, fiquei com muita dúvida se deveria comprá-lo ou não… mas essa review me deu coragem pra finalmente comprar ele; curto muito essas sátiras o/

  • Enquanto os irmãos “Hiatos” ficarem com essa paralisação indefinida do HOTD. Temos que nos contentar com esse versão alternativa! :v

  • Micael Okamura

    Eu sinceramente acho esse mangá melhor que o original. Li online e digo que é uma boa paródia. Nunca gostei do HOTD, acho que o ecchi exagerado e os personagens que são irritantes acabam com o clima de horror. Provavelmente não comprarei.