Music Monday – Tengen Toppa Gurren Lagann: Libera Me From Hell

musicmondayliberamefromhellSob nova direção!

O Music Monday é uma velha coluna que o Dih começou lá em 2013 aqui no ChuNan e tinha como objetivo de toda segunda feira trazer uma musica asiática para os nossos leitores conhecerem a banda e fossem atrás se gostassem do estilo. Eu não sou um grande conhecedor de bandas de J-pop, K-pop, J-rock e assim vai indo, mas eu já vi bastante anime na minha vida para ter uma grande quantidade de aberturas, encerramentos e OSTs que eu goste e que falaria sobre sem problemas. Então resolvi reviver e mudar um pouco o esquema dessa coluna, com cada post tendo uma música de um anime como tema. Falarei um pouco dos dois de uma forma mais rápida e direta do que um review. E o tema que vai iniciar essa nova fase é a música Libera Me From Hell do épico Tengen Toppa Gurren Lagann! Bem é isso, eu estou aberto a dicas e sugestões de músicas e criticas sobre a coluna, o plano é fazer com que tenha post e músicas novas toda segunda-feira.

O anime mostra uma terra onde a humanidade vive em vilas localizadas no subsolo e que já não acredita mais na superfície após tantos anos de confinamento. Seguimos a história de Simon, um dos melhores escavadores da vila Jeeha, que perdeu os pais devido aos inúmeros desmoronamentos de terra que acontecem após os frequentes terremotos. Um dia ele encontra uma pequena chave em formato de broca, o garoto acaba trombando com um de seus amigos enquanto andava tentando descobrir o que era aquilo, seu nome é Kamina e é o um dos poucos que ainda acredita que existe a superfície e até diz que já viu o céu com seu pai. Durante uma noite, Simon encontra uma espécie de mini robô que reagia a chave que ele tinha achado. Mal sabia ele que todos os acontecimentos desse dia iriam mudar suas vidas e talvez todo o universo.

É engraçado perceber que eu poderia muito bem tirar essa sinopse de Gurren Lagann que eu acabei de digitar e apenas colocar a letra de Libera-me from Hell sem perder nenhum sentido:

“Faça o impossível, veja o invisível, toque o intocável, quebre o inquebrável, lute contra o poder.”

O anime é exatamente sobre isso, um grupo de pessoas que não aceitam ouvir que um objetivo é impossível e que juntos conseguem reunir forças para alcançar a vitória mesmo que para isso seja necessário mudar todas as regras do universo. Ouvir essa música me remete imediatamente cenas especificas do anime, ainda mais o grito do Kamina dizendo “Quem você pensa que eu sou?” e junto com isso ela também te dá um animo poderoso para fazer algo (ainda preciso mostrar minha playlist de músicas para fazer trabalhos da faculdade). Vocês podem ler mais sobre o anime no review que eu fiz lá em 2011 – acho que eu o escrevi depois de assistir pela terceira ou quarta vez.

Libera-me from Hell foi feita pelo compositor Taku Iwasaki. Talvez vocês não façam a minima ideia de quem é, mas provavelmente já ouviram o seu trabalho em diversos animes como em Akame ga Kill, Rurouni Kenshin, JoJo’s Bizarre Adventure e atualmente está envolvido com Gatchaman Crowds insight. Algumas dicas de músicas que eu posso dar caso você queira procurar mais do trabalho dele são o tema de 009-1 e a ost Death City de Soul Eater. E lembrando que se você quiser assistir o anime de Gurren Lagann está disponível no netflix!

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.