Primeiras Impressões – Yuri!!! On ICE

yuri-header-animeWe were born to make history!

yuri-on-lice-animeYuri!!! on ICE
(ユーリ!!! on ICE)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: MAPPA
Gênero: Aventura, Esportes
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 06 de Outubro
Expectativa: ★★★★

A história gira em torno de Yuu Katsuki, aquele que carregou toda a esperança japonesa em seus ombros para vencer o Gran Prix Finale na competição de patinação. Porém, o esportista acaba sofrendo uma derrota esmagadora. Katsuki volta para casa, em Kyushu, e sente como se quisesse se aposentar ao mesmo tempo em que deseja continuar patinando. Com esses sentimentos confusos dentro dele, o jovem decide ficar confinado na casa de seus pais. O que ele não esperava é que o pentacampeão mundial de patinação no gelo, Viktor Nikiforov, aparecesse diante de Katsuki ao lado de Yuri Plosetsky, um jovem russo promissor no esporte. Os dois estão decididos a participar do Gran Prix de patinação, e a “aposentadoria” de Katsuki parece que fica em segundo plano depois de uma reviravolta em sua vida…


Meu primeiro contanto com Yuri!!! On Ice foi com seu trailer promocional que divulgava a abertura do anime. Um minuto de vídeo foi o suficiente para me convencer de que deveria assistir a série e, mesmo não querendo, já me sentia ansiosa pela estreia da nova temporada. E o que falar dessa série que mal começou e já considero pacas?

yuri on ice

Depois de ver o primeiro episódio, fiquei com a abertura na cabeça e acabei fazendo umas pesquisas básicas em busca dela. Em minha procura acabei descobrindo vários AMV’s de fãs espalhados pelo YouTube, mesmo se passando tão poucos dias desde a exibição televisiva da série. Acabei vendo um por curiosidade, o tipo de vídeo em que o fundo musical tem um estilo “hello darkness my old friend” com cenas de personagens chorando, aquele filtro preto e banco dramático e um clima super bad vibes.

A impressão que fica é que a série é deprimente, sendo que o protagonista – apesar de ser um completo fracassado (até o momento atual) – contorna a situação narrando suas experiências infelizes em uma versão… Chibi! Ele faz sua própria história trágica virar cômica e é exatamente isso que não se espera, ainda mais vindo de um protagonista com uma personalidade tão “apagada”, tão introvertida. Yuri!!! On Ice consegue tirar risadas verdadeiras do telespectador e essa é a qualidade que destaco entre tantas. Yuri On Ice

Outro ponto positivo que não dá para deixar de mencionar é a animação – essa produzida pelo estúdio MAPPA, o mesmo de Zankyou no Terror. Os cenários do anime, desde o centro de competições que aparece no início até as termas da família de Yuri, são muito bonitas e detalhadas, enriquecendo o universo em que se passa, até nessa questão a obra parece tentar mostrar sua beleza existente. A outra grande “beleza” se deve pela patinação; além de todos os movimentos dos atletas, o fundo musical harmonioso e o cuidado do cenário para que seja fiel à vida real, o close certo fica com as expressões passadas pelos personagens em cada acrobacia.

yuri on ice

Confesso que não gosto de fanservice exagerado, seja para o público masculino ou feminino. Acredito que se o anime quer passar uma história de verdade ele não precisa estampar peitos, bundas, tanquinhos e músculos para o expectador, ele não precisa de características tão superficiais para se destacar. O anime tem sim um toque de fanservice de garotos bonitos, seja pela parte estética ou mesmo apelando para o lado Free! de shipagem masculina, mas ele aparenta ser mais sutil com relação a isso. Mesmo com tal característica, ainda dá para levar o anime bem a sério – mas vamos ver se seu continua o mesmo comportamento até o final.

Assim que a abertura começou a tocar, fui surpreendida. “History Maker“, de Dean Fujioka, tem um misto de música que lembra o estilo clássico com uma batida eletrônica, além de ser cantada completamente em inglês! Uma opening bem rara para os padrões que estamos acostumados. “You Only Live Once” é o encerramento por Yuri!!! On Ice feat. W.hatano, a batida tem a mesma “vibe” da abertura, sendo uma música mais eletrônica só que sem tantas variações. Combina com uma ending.

yuri on ice

Apesar de não ser fã do típico protagonista que precisa sair do status de perdedor e trilhar seu caminho seguindo a sombra de outros melhores, ainda sim pretendo continuar acompanhando a série. Ela tem esse tom de “humor negro” com a vida do personagem e ao mesmo tempo tem toda a graciosidade do esporte que, convenhamos, sempre implica com aquela ansiosidade de assistir cada jogo como se fizesse parte de uma apresentação real. Yuri!!! On Ice com certeza é um anime que merece sua atenção.


yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

yuri on ice

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!