Eu Recomendo #22 – Webcomics de Romance

webcomicsA louca das webcomics. 

Hoje leio muito mais webcomics do que mangás. Não duvido que muitas pessoas passarão reto desse post quando lerem o título, afinal de contas, os quadrinhos coreanos ainda sofrem preconceito (apesar de velado) mesmo de um público alvo tão parecido com o seu. Mas não posso julgar. Não posso julgar porque também fui assim, também fui ignorante e fechei meus olhos para tantas coisas no mundo por puro preconceito. Porém, hoje, isso uma das minhas paixões. Ilustrações coloridas e sem um padrão de traço são um choque? São sim, assim como quadrinhos em preto e branco com personagens com olhos enormes um dia também foram. Esse recomendo é para aqueles que querem expandir seu mundo, que deixaram a intolerância de lado e querem conhecer coisas novas – e claro, para aqueles que já são fãs e procuram ainda mais títulos de se colocar no potinho!

Orange Marmalade, Cheese in the Trap e unTouchable. Se você, leitor, se encontra perdido nessa vida de quadrinhos coreanos a mais tempo e com mais profundidade que eu, já deve ter ouvido falar desses títulos – até porque os dois primeiros tiveram adaptações em kdramas recentemente – mas, eles não estarão nessa lista. Não é por ruindade ou algo do tipo porém só gosto de recomendar o que realmente li e que gostei, e os três acima estão na categoria “não li ainda, socorro, cadê tempo pra isso?!” e não recomendarei só por serem famosos nesse nicho. Aliás, Cheese in the Trap foi o único que comecei a acompanhar mas que não me senti atraída por ele a primeiro momento – o que não significa que o odeie, na lista a seguir tem uma obra que não curti na primeira leitura e hoje estou pagando para ler capítulos, pois é. Os nomes que mencionei não são recomendações minhas, mas sinta-se a vontade para sair por aí e conferir se o que indicar não for o suficiente.


web_storiesTHE STORIES OF THOSE AROUND ME

Nome Alternativo: Story of Someone We Know
Autor: Omyo
Ano de lançamento: 2012 
Status: 60 capítulos / 4 volumes encadernados (Completo) 

Summer está perdidamente apaixonada e feliz; Mira é bonita e uma mulher de sucesso, mas sem namorado; Jung-A mora com seu namorado há cinco anos. Essas garotas de 25 anos são muito próximas e acreditam que seus relacionamentos e amizades durarão para sempre, porém, depois de uma série de acontecimentos tudo começa a mudar drasticamente.

O verdadeiro motivo de gostar tanto de webcomics hoje é graças a essa história maravilhosa. Apesar de ter uma premissa aparentemente simples, a obra carrega uma carga emocional absurda devido as suas três protagonistas – cada uma com sua personalidade e dificuldade. A autora, além de humanizar suas personagens, faz com que o leitor tenha um turbilhão de sentimentos. É impossível não se identificar com alguma das meninas. Antes de embarcar na melhor webcomic da lista, um aviso: assim como a Omyo usa como base romances idealizados, ela também os destrói e mostra a cruel realidade dos relacionamentos amorosos. Está acostumado com os típicos enredos previsíveis? Se prepare para fortes tapas na cara. Para mais comentários, leia a review que fiz aqui.


web_somethingSOMETHING ABOUT US

Nome alternativo: Our Relationship Is…
Autor: Lee Yun Ji
Lançamento: 2014
Status: 92 capítulos / 3 volumes encadernados (Em andamento) 

Apesar de estarmos próximos, há uma barreira que não pode ser atravessada. Nossa incerta relação – calorosa como as cores em tons pastel, mas que é incapaz de queimar ardentemente como as cores primárias. Do Gayoung e Han Woojin se consideram melhores amigos, mas há algo no relacionamento deles que é difícil de descrever. Os outro sempre os veem como “algo mais”, apesar de ambos sempre negarem. O que acontecerá com essa “amizade”?

Something About Us não foi uma webcomic que me conquistou logo de cara. Fui atraída por seu traço bonito – da lista, acredito que ele seja o vencedor -, mas só em uma segunda tentativa de leitura que me cativei pela mesma. Entenda, só recomendo se você tiver paciência e gostar de tramas de melhores amigos e seus clichês. Pude diferenciar ela de outras obras típicas do gênero na resenha que fiz, porém dou destaque para uma: o protagonista masculino, Woojin, não parece ter nenhuma queda pela protagonista, Do Gayoung, como garota.

A história tem seus momentos de comédia porém, em sua maior parte, ela se apoia no sofrimento da protagonista não só devido a sua paixão mas como ela a afeta em seu círculo social – sem contar que há flashbacks do passado que mostram ainda mais sofrimento, dor e lágrimas. Depois de The Stories of Those Around Me, ela é a minha favorita – gosto tanto dessa coisa que até comecei a pagar pelos capítulos em inglês no aplicativo do Lezhin (que é oficial e legalizado). Para mais comentários, leia a review que fiz aqui.


web_transparentTRANSPARENT COHABITATION

Nome Alternativo: Transparent Housemate
Autor: Jungsuh
Lançamento: 2016
Status: 26 capítulos / 1 volume encadernado (Em andamento) 

O risco de uma coabitação entre uma humana e um fantasma que parece tocável, mas não é.

Apesar da protagonista ser capaz de enxergar espíritos, a história não tem nada de assustadora. O assustador aqui é ver como as pessoas em vida lidam com a morte, como o sofrimento as leva a pedirem favores exagerados para a heroína e que resultados isso gera. O forte da obra é ver o modo como a personagem tem seu psicológico afetado graças as experiências do passado e, ao dividir uma casa com um fantasma, todos os seus receios retornam.

A webcomic está no meu “top 3 de webcomics favoritas” mesmo tendo tão poucos capítulos. O traço não é tão lindo quanto o de Something About Us, mas ainda sim tem seu charme. Essa aqui é recomendável para quem não quer a comédia em primeiro lugar e busca algo mais sério.


web_queQUE SERA, SERA

Nome Alternativo: –
Autor: Gonalisa e Sujeong
Lançamento: 2015
Status: 47 capítulos (Em andamento) 

Hani é uma mulher trabalhadora que não tem interesse em romances e que se gaba por tal característica, acaba se envolvendo com o irmão mais novo de sua melhor amiga! O desenvolvimento de um romance na era onde o namoro é algo extinto. Essa é a história de amor de Hani.

Mesmo tendo o traço que considero o mais “feio” da lista, Que Sera, Sera apresenta a história mais madura daqui. Foi uma webcomic que me pegou de surpresa pois não dava nada pela trama, até que me vi viciada e fissurada para saber o que ia acontecer. Pode parecer spoiler, e até seja, mas o atrativo aqui é saber que a protagonista acaba grávida; isso foi algo que realmente me chamou a atenção porque mesmo quando leio títulos joseis japoneses, assisto dramas dos dois países ou leio séries mais adultas, o tema gravidez ainda é raro, parece até um tabu ter uma protagonista “mãe solteira”. Mas aconselho embarcar na obra somente se você não se irrita com desenvolvimento de novela (porque é exatamente o que acontece). Leia a sinopse e faça umas deduções óbvias, a história de Que Sera, Sera é daquelas de dar voltas.


web_superSUPER SECRET

Nome Alternativo: –
Autor: eon
Lançamento: 2015
Status: 73 capítulos (Em andamento) 

O garoto que mora do outro lado, aquele que sempre foi seu amigo, na verdade é um lobisomem!

A obra, assim como Something About Us, entra no contexto de romance de melhores amigos, mas aqui o clima da história é de bom humor com uma trama mais bobinha – da lista, é o que qualifico como mais leve e “livre para todos os públicos” hehe. O traço é muito fofo e a primeiro momento é semelhante aos desenhos da Omyo porém o traço da autora Eon é mais caprichado. Aqui a história tem uma mistura de protagonista avoada/desligada juntamente com uma série de eventos improváveis, por isso, Super Secret não é para ser levado a sério. Leia com o intuito de se distrair somente.

Miyuki

Tão normal, nem parece otaku. A louca das webcomics. Segue o mantra de ler e assistir de tudo um pouco (menos o que for terror, por favor). Tem um vício novo a cada mês e surta horrores na conta pessoal no Twitter.

Related Post

  • A única webcomic que eu já li foi Can’t See Can’t Hear But Love, sobre a relação entre um casal, em que ele é perdeu a visão, e ela surda. Uma boa comédia, mas com um drama bem triste. Uma boa história!

  • Victor Koichi

    Excelente post. Senti muita falta dos Eu Recomendo. Gosto muito de webcomics coreanas e vou pesquisar sobre essas também.

  • djonatan

    tbm to lendo mais mangas coreanos q japonês, mas n muito romance

  • Amanda

    Hahaha você falou de transparent cohabitation (por sinal onde você le? Onde eu vejo só tem ate o 12) . Já li todos ai de cima com excessão desse Que sera… Tenho uma afeição tão grande por The stories of those around me, lembro que chorei no final. Essa autora Omyo tem outra webcomic q esqueci o nome, também é um romance bem fofo, apesar de n ter me conquistado tanto quanto o primeiro.

    • Oi, Amanda! A quantidade de capítulos que eu coloquei no post é referente ao número já publicado na Coréia. Os leitores online em inglês aparentemente estão atrasados para atualizar Transparent Cohabitation nos sites, então vou direto na fonte mesmo (Weblations). Simmmm! Same here. Eu AMO The Stories of Those Around Me, mas quando comecei a ler Studio Salty foi um pouco decepcionante. A história demora pra desenvolver e não tem todos os feelings da outra obra. Obrigada pelo comentário, moça. <3

  • Nossa, temos o mesmo gosto! Hehehe. Gosto tanto de webcomics que faço fantranslations com um grupo pelo “Webtoon Translate” do LINE Webtoon e posto no meu blog. Já temos 28 séries deles em PT-BR Acho que a melhor parte é elas serem gratuitas, não tem nada impedindo que você leia um atrás do outro. Hehehe

    • nadia soares

      Eu adoro webcomic e admiro mto a galera que traduz. Entrei agora no seu blog, parabéns pelo ótimo trabalho!