Ranking Oricon de vendas de mangás: 9 à 15 de Abril

Gigantes dominando a primeira colocação, e ainda ampla vantagem dos shounens no ranking.

E cá estamos com mais um ranking da Oricon de abril. Na verdade, não houveram grandes mudanças nessa semana, com grande parte dos mangás da Jump ainda marcando presença nas primeiras colocações. Mas em compensação, tivemos um mangá que está vendendo assustadoramente bem e um dos carros chefes da Shonen Sunday, além de um shoujo e um josei, sendo o primeiro a grande surpresa dos últimos tempos em diversos sentidos. Então vamos conferir como ficaram os 30 primeiros colocados e comentar sobre os 10 mais bem classificados!

Logo de cara temos aquele mangá que os editores da Jump devem se arrepender até hoje por terem recusado na revista. Sim, estamos falando de Shingeki no Kyojin, mangá que chega em seu sétimo volume e vendeu mais de 380 mil volumes de sua edição normal e quase 40 mil na edição limitada (vejam na 16ª colocação), totalizando praticamente 420 mil mangás na sua primeira semana, sendo que só foram contabilizados 2 dias de vendas! É um número absurdamente grande para um título fora da Shueisha! É incrível o sucesso que alcançou esse mangá em tão pouco tempo, já sendo publicado nos Estados Unidos, inclusive – e prestes a ganhar um filme versão “live action”, no qual se promete um grande investimento. Espero, de verdade, que esse mangá não demore para chegar por aqui. O título é muito bom e merece todas as atenções que está recebendo da mídia.

Em segundo lugar, o carro chefe da revista Shonen Sunday, o nosso eterno detetive mirim, Detective Conan e seu volume de número 75! Mesmo com tantos números – mais do que One Piece, por exemplo – Conan continua vendendo muito bem, com mais de 200 mil volumes na primeira semana (e mais 25 mil da edição limitada). O mangá, que não tem a devida atenção no Brasil devido sua longevidade e também a falta de um anime na televisão para transmitir (anime esse que chegou a ser oferecido para a Rede Bandeirantes nos saudosos tempos de Band Kids) é praticamente impossibilitado de ser publicado no nosso país. Porém, para os que interessarem, nos EUA o título sai com o título de Case Closed, pela VIZ.

Na terceira colocação, temos o líder da semana passada, Hunter x Hunter e seu volume 30. Nessa semana, o mangá vendeu quase 160 mil unidades (um número extremamente alto para uma segunda semana de vendas) e chegou na marca das quase 800 mil unidades, se consolidando ao lado de Naruto e One Piece, como o principal mangá em vendas da Shounen Jump, sem dúvidas. Talvez se o mangá do nosso preguiçoso Yoshihiro Togashi tivesse uma periodicidade maior, quem sabe ele não seria considerado o tal “terceiro membro” da tríade? Há quem aposte até em um sucesso superior ao de One Piece, por exemplo. Enquanto isso, no Brasil, o mangá  da editora JBC se encontra já no seu volume 29, praticamente colado com o Japão.

Em quarto lugar, o intrometido da semana e meu xodó da lista: sim, estou falando do shoujo Aoharaido (também conhecido como Ao Haru Ride), que chega em seu volume 4 já no quarto lugar e vendendo mais de 120 mil unidades logo em sua primeira semana – e com só 3 dias de vendas contabilizados, detalhe. Aoharaido vem conseguindo uma fama super rápida no Japão, conseguindo números realmente altos para uma série shoujo somente em seu início. E o mangá é realmente cativante! Ao lado de Kimi ni Todoke e Black Bird, é a minha “tríplice” de shoujos favoritos no momento. Leitura mais que recomendada e que com certeza me deixou muito feliz ao poder escrever tão bem assim das vendas desse título! Que venham ótimas vendas na segunda semana também! E que esse mangá venha para o Brasil para vocês (os meus japoneses já estão chegando).

Na quinta colocação, mais um velho conhecido da semana passada e um dos mangás mais aguardados para esse ano de 2012 no Brasil. O volume 8 de Ao no Exorcist conseguiu mais uma vez vender um valor incrivelmente alto para um mangá de apenas 8 volumes, ultrapassando os 120 mil nessa semana e somando mais de 640 mil no total. Um valor que só tende a crescer – e eu diria que com o filme que deve ser lançado esse ano, mais ainda. Como disse antes, deve ser questão de tempo para o mangá ser lançado no Brasil, mas já é possível adquirir o título nos Estados Unidos, onde é publicado pela VIZ (sim, ela é detentora dos títulos da Shueisha por lá). Panini ou JBC? Quem será que leva essa disputa? Lembrando que a NewPop publicará Gate 7, também da Square. Quem sabe ela não aparece na briga “sem querer”?

Na sexta colocação, o único josei mangá se destacando no meio dos shounens. Estamos falando do volume 9 de Happy Marriage, também conhecido como Hapi Mari. É um mangá com uma popularidade bem razoável por lá, e comprovamos isso nas mais de 90 mil unidades vendidas em uma semana. O mangá é publicado desde 2009 na revista Petit Comic e não é muito conhecido por essas bandas ocidentais, ainda não sendo publicado nos Estados Unidos. Sinceramente, desconheço qual a força de vendas desse mangá, mas não acredito que se mantenha no ranking na semana que vem. Mas é esperar para ver, afinal tudo depende de quais títulos estarão disponíveis nos próximos dias.

Com o sétimo lugar, temos novamente D.Gray-Man 23, o terceiro colocado da semana passada. Com as quase 90 mil unidades vendias, o mangá alcança a marca de quase 390 mil mangás vendidos em duas semanas. Isso mostra que apesar da transferência de Weekly para a Square, o título continuou com sua fanbase muito forte e fiel, além de, apesar das críticas em relação ao roteiro, o que importa mesmo é que a tia Hoshino continua enchendo bem os bolsos de dinheiro. Querendo ou não, o mangá não é um dos mais vendidos atualmente a toa, teve sua história e o grande atrativo da autora continua sendo sua arte belíssima. Para quem tiver oportunidade, confira o artbook da série. Extremamente recomendado e lindo para quem gosta de admirar os traços desse mangá.

Em oitavo, temos uma troca de posições em relação a semana passada. Toriko 19, que estava atrás de Gintama no ranking anterior, agora toma a frente com aproximadamente 78 mil unidades do mangá. Daqui para frente, vocês verão a força de Toriko, que justamente é destaque por conseguir manter um bom nível de vendas. Não é a toa que foi um dos mangás mais bem vendidos de 2011 e deve continuar comprovando essa escrita agora em 2012. Ainda não consegue ter as vendas de Bleach, Naruto, Hunter x Hunter, por exemplo, mas tem uma quantia muito boa. Nos Estados Unidos o mangá também é lançado pela VIZ e deve ser outro título que provavelmente pintará por aqui nos próximos anos (mesmo eu duvidando que seja nesse).

Porém, os fãs de Gintama não precisam se preocupar. Apesar da nona posição, o volume 44 também vendeu muito bem, quase 75 mil unidades, e no total, ainda é superior em comparação com Toriko. Nesse quesito o mangá vendeu quase 345 mil em seu total, contra os 315 mil da obra das comidas. Além disso, mesmo que o mangá seja ultrapassado nas próximas semanas (o que é bem provável) não é motivo para se alarmar, afinal para um mangá de “comédia” como é o caso de Gintama, as vendas são extremamente favoráveis ao título. No mais, deve estar de fora do ranking da semana que vem, mas a longo prazo deverá ultrapassar os 400 mil vendidos.

Fechando os comentários, e na décima colocação, temos aí o volume 38 de Hitman Reborn, que chega beirando aos 70 mil na semana e conseguindo passar da marca dos 300 mil em seu total. Durante a semana, navegando nos fóruns da vida, li alguns boatos de que a VIZ retomaria a publicação do mangá nos Estados Unidos em Julho, mas não existe nada concreto em relação a isso. Um bom fator seria a venda de DVD’s da série por lá, que pode ter dado uma aquecida na franquia e talvez revitalizado a vontade da VIZ em continuar a série. Mas sinceramente, não tenho muitas esperanças. É esperar para ver como isso vai se desenrolar, pois muitos fãs estão no aguardo ainda.

Ranking bem tranquilo nessa semana, sem nenhuma grande surpresa. Vale comentar a presença de muitos títulos da Jump ainda no Top 30 e alguns mangás “menores” e de poucos volumes de outras revistas. Temos também Next Dimension 5, ainda marcando presença com quase 60 mil unidades vendidas. Também vale citar mais um databook de Hunter x Hunter, o de número 5, ocupando a 30º colocação. Agora ficamos no aguardo da semana que vem e dos próximos lançamentos!

por Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.