“BERSERK”: Kouji Mori e assistentes de Kentaro Miura vão continuar o mangá

Obra continuará mesmo após a morte do autor.

O estúdio GaGa e o autor Kouji Mori (famoso pelo mangá Holyland) anunciaram a decisão de continuar a publicação do mangá de Berserk após o falecimento de Kentaro Miura.

A obra continuará sua publicação em 24 de Junho, na revista Young Animal. A decisão foi tomada em conjunto com a editora Hakusensha, decidindo se apoiar nas anotações do falecido autor para dar um fim para sua obra máxima.

Uma nota dos assistentes e uma de Kouji Mori foram divulgadas. Confira a tradução:


Aos nossos leitores

Retomaremos a serialização do Berserk.
Por favor, aceite nossas desculpas pela longa espera antes que pudéssemos fazer este anúncio.

Lemos o máximo de comentários possível sobre o “Dai Berserk-ten (The Great Berserk Exhibition)”, “Young Animal Memorial Issue (Young Animal 2021 No.18)” e “Berserk Volume 41”. Somos extremamente gratos por cada uma de suas palavras e por suas mensagens enviadas a nós através das redes sociais. Estamos realmente tocados pelo amor que todos vocês têm por Berserk e pela influência que isso teve em suas vidas. É realmente triste que o próprio Kentaro Miura não esteja aqui para ler seus comentários conosco.

Antes de sua morte, Kentaro Miura conversou com seu amigo próximo Kouji Mori sobre as histórias e episódios que ele tinha em mente para Berserk. Ele também teve conversas semelhantes com sua equipe de estúdio e editor. Ele se perguntou, todos ficariam surpresos se eu desenhasse algo assim? Que tal um personagem assim? Esse enredo seria interessante? As conversas não eram suas últimas palavras, mas faziam parte de seus dias comuns como artista de mangá.

Esses dias comuns continuaram por mais de um quarto de século. Nossas mentes e corações ainda estão cheios dos pensamentos que o Sr. Miura compartilhou conosco durante esse tempo. Também encontramos memorandos de ideias que ele escreveu e designs para personagens que ele desenhou e deixou para trás. Estávamos relutantes em terminar sua história sem compartilhar isso com seus fãs. Nossa esperança é que todos leiam o último episódio que montamos, até o último quadro.

Ao retomar a série, nossa equipe de produção decidiu por uma política básica.

“O Sr. Miura disse isso.”
Isso é o que a equipe de produção manteve em mente.

Como ele não deixou rascunhos, é impossível para nós criar um manuscrito exatamente da maneira que ele pretendia. No entanto, escreveremos o mangá para não nos desviarmos das próprias palavras do Sr. Miura. Gostaríamos de levar o “Kentaro Miura” que conhecemos com tanto carinho através de nossas conversas e trabalhos e transmitir isso a todos vocês de forma sincera.
Acreditamos que esta política, embora imperfeita, é a melhor maneira de entregar o Berserk que o Sr. Miura imaginou para todos da forma mais fiel possível.

A partir da próxima edição, publicaremos primeiro seis capítulos até o final do arco “Fantasia/Ilha dos Elfos”. Depois disso, iniciaremos um novo arco.
Os créditos após a retomada serão “Obra original de Kentaro Miura, mangá do Studio Gaga, Supervisionado por Kouji Mori”, e a numeração dos encadernados continuará na mesma ordem.

Olhando para trás, o primeiro volume de Berserk foi publicado em 1990 com 28.000 cópias lançadas para a primeira edição. Não foi um sucesso imediato e apenas um pequeno grupo de pessoas sabia disso. Ainda assim, atraiu fãs ávidos e conseguiu manter seu interesse porque as pessoas podiam sentir o desejo de Miura de refinar seu ofício. Depois de um tempo, Berserk se tornou um grande sucesso através dos esforços extraordinários do Sr. Miura e alguma boa sorte. Hoje, o primeiro volume foi lido por 2 milhões de pessoas em todo o mundo. Acreditamos que Berserk tocou o coração de muitos fãs, e o Sr. Miura ficaria feliz em saber que seus pensamentos tiveram uma grande influência na vida e no trabalho das pessoas. Esperamos que todos continuem a ter a mesma conexão com Berserk nos próximos capítulos.

Obrigado a todos os fãs que nos enviaram mensagens.
Também somos gratos aos muitos fãs que silenciosamente apoiaram o mangá através de seus pensamentos.
Cada um de vocês será a fonte de nossa energia à medida que avançamos.
Estamos verdadeiramente gratos a todos vocês.

Junho de 2022
Departamento de Edição da Young Animal


Quase 30 anos atrás, Miura me ligou e disse: “Preciso falar com você sobre como desenhar um rascunho”.

Fui ao seu local de trabalho apenas para conversar como sempre fazemos, mas Miura parecia mais sério do que o habitual. “Preciso desenhar o Eclipse”, disse ele.

Senti que seria um trabalho árduo, mas não acreditei quando fiquei preso dentro de casa por uma semana… Naquele exato momento, o enredo de Berserk foi concluído, até o último capítulo.

Estranhamente, a história de Berserk continuou exatamente como discutimos na época, quase sem mudanças. Continuei a conversar com Miura com frequência, sempre que havia um grande episódio. Fazíamos isso desde que éramos estudantes, consultando uns aos outros enquanto trabalhávamos no mangá.

Acho que as pessoas com boa intuição já perceberiam que eu conheço a história de Berserk até o fim. Ainda assim, não posso dizer que posso desenhá-lo porque o conheço. Isso porque apenas o gênio Kentaro Miura poderia escrever uma obra-prima como Berserk.
No entanto, uma grande responsabilidade caiu sobre mim.
Enquanto ele estava vivo, Miura disse: “Eu não contei a ninguém além de você, Mori, sobre a história toda”. E essa era a verdade. É uma responsabilidade muito grande. Eu pensei, devo falar com os fãs sobre isso através de uma entrevista? Ou devo publicar um artigo com algumas ilustrações? Mas isso não transmitiria as cenas que Miura descreveu para mim, ou as falas de Guts e Griffith…

Justo quando eu estava tentando decidir o que fazer, recebi uma mensagem.
“A equipe está dizendo que terminará o último capítulo que foi deixado para trás, então você pode dar uma olhada?”
As últimas páginas do capítulo estavam incompletas. Alguns nem tinham os personagens desenhados neles.
Dei uma olhada no manuscrito, sem esperar muito.
O desespero pode levar as pessoas a criar milagres – Lá estava, o manuscrito completo de Berserk.
“Senhor. Mori, você vai nos deixar fazer isso?
Os aprendizes de Miura, dos quais Miura tanto se orgulhava enquanto estava vivo, me perguntaram diretamente.
O diretor da empresa, Shimada, um mentor para mim e Miura, também disse: “Se você fizer isso, a empresa dará todo o nosso apoio”.
Eu pensei, se eu fugir agora, Miura diria:
“Eu falei tanto com você sobre isso, mas você não fez!!”
Tudo bem. Vou fazer direitinho.

Tenho uma mensagem e prometo a todos.
Vou me lembrar dos detalhes o máximo possível e contar a história.
Além disso, só escreverei os episódios sobre os quais Miura falou comigo. Eu não vou criá-lo.
Não vou escrever episódios que não me lembro claramente. Só vou escrever as falas e histórias que Miura me descreveu.
Claro que não será perfeito. Ainda assim, acho que quase posso contar a história que Miura queria contar.
O talento dos aprendizes de Miura é real! São artistas brilhantes.

Muitos de vocês podem não estar totalmente satisfeitos com o Berserk escrito sem Miura, mas esperamos que os pensamentos de todos estejam conosco.
Pedimos seu apoio contínuo.

Junho de 2022
Kouji Mori


O último volume publicado de Berserk foi o 41. Ainda é cedo para especularmos quando teremos uma nova edição, mas é muito provável que o mangá agora tenha uma publicação regular até chegar ao seu final. Aguardemos os próximos movimentos da editora japonesa. No Brasil, a série é publicada pela editora Panini.

via Hakusensha

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!