Guia completo – Conheça os animes da temporada de Janeiro de 2015

HeaderO melhor guia de animes do Brasil está de volta com tudo!

Não, você não está vendo coisas! O Chuva de Nanquim voltou com tudo aos Guias de Temporada. Depois de quase 2 anos sem uma postagem do tipo, graças aos esforços (e broncas) de nossa nova administradora Miyuki, tiramos a ideia da cabeça e trouxemos essa incrível surpresa para vocês.

Mas afinal, por que voltar? Simples. Percebemos que vocês realmente precisavam de um guia completo nacional. Algo claro, bonitinho e com o selo do ChuNan de qualidade. Nessa edição temos algumas mudanças em relação aos anteriores, como a origem da série apontada na imagem (Mangá, Light Novel, Game ou série Original) e o link do Twitter Oficial dos animes da temporada. Além disso, temos agora a tabelinha de dias de exibições no Japão das séries. Vale lembrar que nem sempre o dia de exibição será o dia em que você encontrará sua série favorita legendada, portanto, organize-se depois em suas casas. Outra novidade é a análise dos animes da temporada, mostrando se tivemos mais adaptações de mangás, games, obras inéditas… Tudo em gráficos bonitinhos para vocês. Também não esqueçam de votar nas opções de cada série descrita na postagem, se você irá ou não assisti-la. Também não se esqueçam que as expectativas de cada anime é algo que diz respeito ao nosso gosto pessoal, podendo variar de um leitor para o outro, ok?

Como dito, o Guia foi feito em colaboração minha e da Miyuki. As fontes que utilizamos foram o Anime News Network, o My Anime List, o Crunchyroll, o AniChart, o Moetron, o Random Curiosity e o pai Google. Fiquem de olho em possíveis atualizações realizadas no decorrer das semanas.

Prepare as suas anotações, porque começa agora o Guia da Temporada de Janeiro de 2015 do Chuva de Nanquim!


CALENDÁRIO DA TEMPORADA


A tabela abaixo mostra os dias de exibições dos animes da temporada de Inverno no Japão. Vale destacar que se uma série passa depois da meia noite por lá, ele não estará no dia seguinte. Por exemplo: Um anime que passa às 01:30 do sábado seria colocado na fileira do sábado. Mas como seguimos o sistema japonês nesse caso, eles colocam tal horário como 25:30, o encaixando na própria sexta-feira.

Calendário

(clique na tabela para ampliar)

Quando não existem simulcasts, é muito comum que você consiga assistir a sua série no dia seguinte da exibição japonesa. Se ele está na fileira da quarta, provavelmente terá ele disponível no Crunchyroll já na quinta-feira. Claro que isso pode variar. Agora que você já sabe os dias das séries, é hora de conferir sinopses, datas de estreias e comentários sobre os animes da temporada!


LISTA DE ANIMES DA TEMPORADA


Milky HolmesTantei Kageki Milky Holmes TD
(探偵歌劇ミルキィホームズTD)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: J.C.Staff
Gênero: Comédia, Mistério, Fantasia
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @milkyholmes
Estreia: 3 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Quarta temporada do anime das garotas fãs de Milky Holmes que decidem se transformarem em detetives e resolverem seus próprios casos.

Comentários: Milky Holmes já se encaminha para a sua quarta temporada no estúdio J.C.Staff. Dessa vez, parte da mesma equipe da terceira temporada foi mantida, sendo o grande ponto positivo a continuidade do diretor Hiroshi Nishikiori (o mesmo de Azumanga Daioh e To Aru Majutsu no Index) e o character design de Mariko Fujita (Galaxy Angel e Rosario + Vampire). O anime tem o seu nicho fiel, mas é difícil alguém que busca algo novo encarar uma maratona de quatro temporadas.


Absolute DuoAbsolute Duo
(アブソリュート・デュオ)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: 8-Bit
Gênero: Comédia, Romance, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @abso_official
Estreia: 4 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Depois de perder uma pessoa que amava, Tooru Kokonoe se matricula na Kouryou Academy e acaba ganhando uma “chama”, uma arma que é a manifestação de sua alma, para poder fazer vingança. Ele esperava uma arma, mas acabou ganhando um escudo. Como ele pode buscar vingaça com um escudo?!

Comentários: Aqueles clichês de anime shounen onde o protagonista não tem habilidades tão incríveis inicialmente, mas acaba dando um jeito de ser o melhor no fim. E ainda temos todo o harém em cima dele. Não tenho grandes expectativas por conta do enredo. É o primeiro projeto de Atsushi Nakayama como diretor, apesar de já ter feito parte de outros projetos como 07-Ghost e B Gata H Kei. O roteiro – talvez grande ponto forte – ficou nas mãos de Takamitsu Kouno (Ayakashi, Lamune) e o estúdio é o 8-Bit, o mesmo de Infinite Stratos e Fruit of Grisaia.


Yuri Kuma ArashiYuri Kuma Arashi
(ユリ熊嵐)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: Silver Link
Gênero: Ação, Romance, Fantasia, Yuri
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @yurikuma_anime
Estreia: 6 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Algum tempo atrás, o asteroide Kumaria explodiu nas profundezas do espaço. Os fragmentos que sobraram tornaram-se em uma chuva de meteoros que caíram na Terra, e por alguma razão, ursos do mundo inteiro se levantaram e começaram a atacar a humanidade! Os ursos passaram a comer os seres humanos e os seres humanos atirarem nos ursos, resultando em uma batalha aparentemente interminável e um ciclo de ódio. No final, um gigante “Wall of Extinction” foi erguido entre os seres humanos e ursos e um estado de não-agressão mútua foi imposto. Certa manhã, as alunas da Academia Arashigaoka, Kureha Tsubaki e Sumika Izumino viram a “Yuri Flower”, que floresceu em um canteiro de flores. As duas são amigas, mas também são “amantes”. O canteiro de flores é um lugar importante para as duas. Mas naquele momento, os alarmes de ursos soaram! Os ursos estão a invadir o mundo humano, e os seres humanos estão sendo atacados! Eles são realmente os ursos? Um mistério invoca outro mistério, um após o outro.

Comentários: Yuri Kuma Arashi… O que dizer desse anime que eu nem assisti ainda mas já considero tanto? Sério. O que imaginar de um anime em que uma sociedade de lésbicas moe é atacada por… ursinhos? Genial! Simplesmente algo que só um japonês poderia pensar! Temos aqui o candidato a melhor anime do ano antes mesmo de estrear! Pra essa brincadeira teremos a animação do estúdio Silver Link (do meu querido Baka to Test) e a direção de Kunihiko Ikuhara, o lendário responsável por Utena e mais recentemente por Mawaru Penguindrum. O cara curte um tema yuri, resumindo. O importante é que esse anime é must watch. Porque tem coisas que só o Japão faz por você.


Kamisama Hajimemashita 2Kamisama Hajimemashita ◎
(神様はじめました◎)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: TMS
Gênero: Sobrenatural, Fantasia, Romance
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @mikagesha
Estreia: 6 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: Segunda temporada da adaptação do mangá shoujo Kamisama Hajimemashita.

Comentários: Um dos poucos shoujos dessa temporada. Kamisama Hajimemashita◎ é a segunda temporada de Kamisama Hajimemashita, adaptado do mangá que acabou ganhando um pequeno boost com o primeiro anime. A equipe continua a mesma e se espera que essa continuação possa se destacar como a primeira, que em meio a outros shoujos adaptados na época (Sukitte Ii Na Yo e Tonari no Kaibutsu-kun) acabou sendo o mais vendido.


Bouei-bu Love!Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!
(美男高校地球防衛部LOVE!)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Diomedea
Gênero: Fantasia, Mahou Shoujo (Shounen)
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @boueibou
Estreia: 6 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Essa é a história de cinco estudantes masculinos do ensino médio que fazem parte do clube “Binan High School Earth Defense Club” vulgo “Do Nothing Club” (Clube de não fazer nada, em tradução livre) que muda graças a um estranho wombat (um espécie de capivara australiana) que protege o mundo.

Comentários: Um anime mahou shoujo comum… mas com… homens. É um mahou shounen! Apesar das piadinhas, é o tipo de anime que provavelmente muitos não vão assistir. Parece ser bacana para passar o tempo quando não há mais nada para ver; uma distração (e uma pitada de comédia, claro). É mais uma daquelas histórias onde um clube que não faz nada, como diz o nome, magicamente começa fazer coisas nonsense graças a um elemento que surge na história (que nesse caso é uma fucking capivara cor de rosa). Com direção de Shinji Takamatsu (Gintama e School Rumble), roteiro de Michiko Yokote (Genshiken e Kobato.) e animação do estúdio Diomedea (Squid Girl e Riddle Story of Devil).


Kan ColleKantai Collection – Kan Colle The Animation
(艦隊これくしょん -艦これ-)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: Diomedea
Gênero: Ação, Sci-Fi, Slice of Life
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @anime_KanColle
Estreia: 8 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: Em um mundo alternativo, os seres humanos perderam o controle dos mares para uma ameaça enigmática que eles chamam de “frota de alto mar”. Os únicos que podem combatê-los são o kan-musume, os “navios meninas”. Como seu nome sugere, são meninas que também são navios e, de alguma forma, possuídas pelos espíritos dos navios da Segunda Guerra Mundial. Navios como o destruidor Fubuki. Como um novo em uma base naval, Fubuki deve aprender a adaptar-se a uma frota composta exclusivamente por jovens meninas e, eventualmente, ir para a guerra.

Comentários: Acho que dá pra confirmar que essa temporada é a dos animes com plots espetaculares. E KanColle é muito mais do que isso. Uma grande febre se criou com essas garotinhas que também são navios de guerra e seu anime era questão de tempo, apenas. Para a animação, o estúdio Diomedea terá na direção Keizou Kusakawa (que cuidou da maior parte das produções do hit Nanoha) e os roteiros de Jukki Hanada (responsável também pelo de Steins;Gate). Apesar de tudo, KanColle pode surpreender. Veremos o que sai dessa moeficação da Segunda Guerra.


Production IMSShinmai Maou no Keiyakusha
(新妹魔王の契約者)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: Production IMS
Gênero: Ação, Ecchi, Fantasia, Romance
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @shinmaimaou
Estreia: 8 de Janeiro
Expectativa: 

Sinopse: “Ei, você disse que queria uma irmãzinha, né?” Estudante colegial primeiro ano, Toujo Basara, foi perguntado por seu pai e caiu em um estado de pânico. Em cima disso, o excêntrico pai lhe disse que ele vai se casar novamente. Ele, então, partiu para o exterior depois de trazer Basara duas belas irmãs adotivas. Mas as verdadeiras formas de Mio e Maria são, na verdade, a novata ‘Demon Lord’ e um súcubo (outra espécie de demônio). Basara quase assinou um contrato de senhor e servo com Mio, mas uma “invertida” contratual foi formada por engano, e Basara é agora o mestre! Além disso, Basara está sendo alvo por uma situação ecchi após a outra, devido ao contrato, mas além disso a vida de Mio está sendo perseguida por outros tipos de demônios e heróis!

Comentários: Isso aqui parece tão, mas tão clichê e xupinhado de outras quinhentas séries, que nem dá vontade de comentar direito. Uma espécie de DxD genérico, como já disseram uma vez nos comentários. Não é a toa que o roteirista é Takao Yoshioka – o mesmo do próprio DxD. Na direção temos Hisashi Saito, cujo ponto alto talvez tenha sido o anime de Sora no Otoshimono – que também tenho lá minhas ressalvas. Enfim, sem expectativas pra esse aqui.


Mujin no FafnirJuuou Mujin no Fafnir
(銃皇無尽のファフニール)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Diomedea
Gênero: Fantasia, Romance, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @fafnir_anime
Estreia: 8 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Com o aparecimento repentino de monstros que foram nomeados de “Dragons”, o mundo mudou completamente. Em pouco tempo, dentro da raça humana, garotas sobrenaturais com o poder dos dragões, chamadas de “D”, nasceram. A existência de um único garoto “D”, Mononobe Yuu, fez com que ele fosse jogado na mesma escola em que as garotas “D” estudam – Midgar, onde ele vê o corpo nu de uma das estudantes, Iris. Além disso, ele ainda encontra sua há muito tempo perdida, Mitsuki, Yuu parece ter sido inscrito nessa escola…?! “Realmente não há outra saída, Iris. Eu vou — te matar.” “Posso mesmo… Confiar em você?” As cortinas estão abertas para a “primeira e única história” sobre um garoto que irá se tornar o mais forte assassino de garotas incompetentes! Batalha ilimitada de ação escolar!

Comentários: Aqui temos mais um dos animes “símbolo de clichê” da temporada. Mas se existe alguma expectativa, que seja mínima, é pelos comentários positivos que surgem da light novel da série. O Diomedea – estúdio que mais escolheu trabalhar nessa temporada – aposta de novo em um clima de romance e comédia dentro de colégios especiais.


tokyo ghoulTokyo Ghoul √A
(東京喰種√A)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: Pierrot
Gênero: Mistério, Terror, Sobrenatural, Psicológico, Ação
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @tkg_anime
Estreia: 9 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Segunda temporada de Tokyo Ghoul. Os acontecimentos do anime diferem os do mangá e o autor preparou um final inédito para a série de TV.

Comentários: A segunda temporada de Tokyo Ghoul é, com certeza, um dos animes que mais promete dividir a opinião dos espectadores. A primeira parte da série claramente escolheu não percorrer os mesmos trilhos do mangá, e na segunda já está confirmado que teremos um desfecho diferente dos quadrinhos. Aos fãs que já conheciam a obra, ficou claro o descontentamento com os rumos que foram tomados. Já com os que nunca tiveram contato, o anime foi um dos destaques de 2014, mesmo se tratando de uma série do estúdio Pierrot. O fato é que a aposta é novamente alta em um dos títulos mais populares do último ano, que espera repetir a “febre” com a conclusão de sua história.


Saenai Heroine no Sodate-kataSaenai Heroine no Sodatekata
(冴えない彼女の育てかた)
Episódios previstos: 11 episódios // Estúdio: A1-Pictures
Gênero: Romance, Slice of life, Escolar, Comédia
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @saenai_heroine
Estreia: 9 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Essa é a vida de Tomoyo Aki, um estudante otaku que trabalha em meio período para sustentar suas coleções de BD. Com notável sorte, ele acaba batendo de frente com Megumi Kato, a garota mais bonita que ele já viu. Naturalmente, o encontro torna a sua vida em uma expiral complicada de relacionamentos. Também somos apresentados à Eriri Spencer Sawamura, sua amiga de infância meia estrangeira que sempre valorizou seu relacionamento com MC. Kasumigaoka Utaha, uma fria, e genial escritora literária que acaba tentando afastar todos de nosso protagonista. O que é isso? Uma introdução eroge? Esse é um conto que viajará pelo território difícil da Comiket e além.

Comentários: O diretor de Usagi Drop e o roteirista de White Album 2 se unem para trazer um anime que eu não sei direito o que pensar. Se por um lado ele pode ser apenas um lar de piadinhas idiotas, por outra ele pode ser uma grande surpresa da temporada. Por algum motivo ele me lembrou um pouco OreGaIru. Dá pra esperar alguns diálogos interessantes da série, mas é mais um da série “vamos com cuidado antes de nos empolgarmos demais”.


Koufuku GraffitiKoufuku Graffiti
(幸腹グラフィティ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: SHAFT
Gênero: Comédia
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @koufuku_g
Estreia: 9 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: A história segue Ryou, uma garota do ensino médio que vive sozinha. Ela tem um talento especial para cozinhar e faz amizades com todos através de sua comida. Koufuku Graffiti é uma história cheia de arte culinária detalhada para aguçar o apetite e as cenas de refeição ligeiramente eróticas. O “Koufuku” no título é um jogo de palavras com dois japoneses homônimos – uma, que significa “felicidade”, e outra que significa “apetite”.

Comentários: Aqui vale apenas um comentário: É SHAFT. É Shinbo. Dá pra esperar de tudo aqui. Embora eu seja um dos relutantes ao estilo “único” do estúdio, vamos ver o que a equipe consegue aprontar em um anime “gourmet” como Koufuku Graffiti. O mais engraçado é novamente Mari Okada, a líder do suffering, sendo a roteirista nessa série. Definitivamente não dá pra saber o que vem aqui.


Fafner ExodusSoukyuu no Fafner: Dead Aggressor – Exodus
(蒼穹のファフナー EXODUS)
Episódios previstos: 26 episódios // Estúdio: XEBEC ZWEI
Gênero: Drama, Mecha, Slice of Life
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @fafnerproject
Estreia: 9 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: Segunda temporada de Soukyuu no Fafner, que se passa logo após a primeira, de 2004, e do longa metragem da série lançado em 2010.

Comentários: Depois de 10 anos da sua primeira temporada, Soukyuu no Fafner retorna surpreendentemente para uma continuação. Na verdade sempre achei Fafner uma série muito underrated, talvez enterrada no passado por causa de seu visual extremamente parecido com o clássico Gundam Seed. Mecha nunca foi o foco de atenção dos ocidentais, mas ficaria feliz se Fafner conseguisse uma boa “audiência” por aqui. Claro, espero que essa continuação leve a história para um rumo positivo e não seja apenas mais um “caça-níquel” como tantos outros.


The idolmasterThe iDolm@ster: Cinderella Girls
(アイドルマスター シンデレラガールズ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: A1-Pictures
Gênero: Comédia, Música, Slice of Life
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @imas_anime
Estreia: 10 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Diversas meninas têm os olhos em se tornarem idols da música pop (que é enquadrado como uma florescente indústria japonesa), e devem superar várias provações e dificuldades em seu caminho para se tornarem grandes estrelas. Nós estaremos seguindo Shibuya Rin, Shimamura Uzuki e Honda Mio, e como elas e suas colegas na sua agência de produção vão percorrer as lutas diárias para se tornarem idols. Não será um caminho fácil, mas sem dúvida o poder da amizade e idealismo perseverante fará alcançarem o grande prêmio.

Comentários: Não há muito o que falar sobre Idolm@ster. É uma franquia de enorme sucesso no Japão, que talvez não tenha uma visibilidade tão grande no Ocidente, mas que com certeza é uma das candidatas a anime mais vendido da temporada – quiçá, do ano. E a primeira série da franquia já havia surpreendido em termos de qualidade técnica, fazendo com que a expectativa para Cinderella Girls, uma das mais aguardadas adaptações pelos fãs, chegasse com o hype em níveis inimagináveis. Não é um anime pra todo mundo. Mas o nicho com certeza aproveitará demais o anime.


Stardust Crusaders 2Jojo’s Bizarre Adventure – Stardust Crusaders 2
(ジョジョの奇妙な冒険 スターダストクルセイダース エジプト編)
Episódios previstos: 24 episódios // Estúdio: David Production
Gênero: Ação, Aventura
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @anime_jojo
Estreia: 10 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Segunda temporada de Stardust Crusaders, seguindo a metade da história conhecida como o “Arco do Egito” em que a verdadeira luta contra Dio começará.

Comentários: JoJo está de volta com a segunda fase de Stardust Crusaders! Agora é a parte em que a história realmente “pega fogo” e que teremos a intensa batalha no Egito com Dio. Vale dizer que essa temporada será muito importante para o anime como um todo. Provavelmente será o desempenho comercial dela que ditará se teremos ou não a quarta parte do mangá animada. Mas enquanto não pensamos nisso, vamos aproveitar mais 6 meses de “ORA ORA ORA” e companhia.


Assassination ClassroomAssassination Classroom
(暗殺教室)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Lerche
Gênero: Ação, Comédia, Escolar, Sobrenatural
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @ansatsu_anime
Estreia: 9 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: A história gira em torno da classe 3-E do colégio Kunugioka onde eles possui um professor bem diferente do comum. Todas as manhãs os alunos possuem uma missão: matar o seu professor. Professor esse que é uma estranha combinação de um alienígena com um… polvo com super velocidade e incrível habilidade de destruição. O alien é nada mais e nada menos que o responsável pela destruição da Lua e que anuncia que possui um plano: destruir a Terra dentro de 1 ano. Para isso ele terá que viver com seus alunos, todos treinados para matar, tentando lhe conter nesse período. Porém a relação entre eles vai se tornando cada vez mais difícil de se prever. Qual será a decisão do alienígena depois de um ano de convívio com suas crianças?

Comentários: Assassination Classroom chega como uma das grandes apostas para a temporada de janeiro. Não é pra menos. É um dos hits recentes da Shounen Jump e um fenômeno de vendas mesmo sem anime. A expectativa da Shueisha em cima da série deve ser enorme. Talvez a maior dúvida paire em cima do estúdio que será o responsável pela animação: o Lerche. Esse será o primeiro projeto realmente grande da empresa, que terá como diretor o experiente (e divisor de opiniões) Seiji Kishi, diretor de animes como Angel Beats, Arpeggio e Persona. No character design, Kazuaki Morita, de Seto no Hanayome e Danganrompa, ficará como responsável. Vamos esperar que o resultado seja bom e que o Koro-sensei corresponda o hype.


Death ParadeDeath Parade
(デス・パレード)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: MadHouse
Gênero: Suspense, Psicológico
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @dp_anime
Estreia: 9 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Após a morte, os seres humanos vão para o céu ou o inferno. Mas para alguns, no momento da sua morte, chegam ao Queen Decim, um bar com a presença do misterioso de cabelos brancos chamado de Decim. Ele os desafia para o Jogo da Morte, em que eles apostam suas vidas e revelam suas verdadeiras naturezas. Decim mesmo é o árbitro final de quem ganha e quem perde. De quem vive e quem morre.

Comentários: Death Parade é um anime originado do especial chamado Death Billiards, parte integrante do projeto Anime Mirai de 2013. A repercussão em cima da obra original foi tão positiva que a MadHouse decidiu investir e transformar em uma série de TV que chega com grandes expectativas para a temporada atual. O principal nome por trás do projeto é Yuzuru Tachikawa, tendo sua grande chance na carreira mesmo já participado de grandes séries como Shingeki no Kyojin, Steins;Gate e até mesmo Sword Art Online. Como disse, a esperança para que essa seja uma das grandes séries da temporada é enorme.


Shounen HollywoodShounen Hollywood: Holly Stage for 50
(少年ハリウッド)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: ZEXCS
Gênero: Música, Slice of Life
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @shohari_anime
Estreia: 10 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Segunda temporada. O anime vai contar uma história original 15 anos após a história da novel. Existe um teatro fictício chamado Hollywood Tóquio, em Harajuku, onde os membros do grupo idol “Shounen Hollywood” desenvolvem os seus talentos com o trabalho árduo e muito estudo.

Comentários: O público feminino e as fujoshis piram. Assim como Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu Love!, Shounen Hollywood traz personagens masculinos bonitos que vão garantir alguns surtos. Mesmo não sendo um “Free!” da vida, provavelmente é o mais próximo que teremos nessa temporada (se desconsiderarmos Kuroko no Basket, que não tem somente fujoshis no seu fandom). A equipe da primeira temporada continua nessa segunda, agora nos resta aguardar resultados.


Durarara x2 ShouDurarara!!x2 Shou
(デュラララ!!×2)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Shuka
Gênero: Ação, Mistério, Sobrenatural
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @drrr_anime
Estreia: 10 de Janeiro
Expectativa: ★★★★★

Sinopse: Seis meses após os acontecimentos da primeira temporada, Ikebukuro começou a voltar ao normal. O colégio volta a funcionar, Izaya está de volta para intrigas, e Celty, o cavaleiro sem cabeça, ainda é perseguida pela polícia ao andar pela cidade. Mas algumas coisas incomuns se misturam ao bairro. Aos poucos, graças a novos elementos, Ikebukuro será jogado de volta ao caos!

Comentários: E Durarara!! está de volta depois de tanto tempo de espera. E torcemos demais para que a série retorne em alto nível, já que fomos agraciados com a certeza de 3-cour (janeiro – abril – janeiro 16). A história continua os rumos da novel e a produção do anime segue com a mesma equipe que o colocou como uma das séries mais queridinhas dos últimos tempos. Alguns podem estranhar o nome “Shuuka” no estúdio, mas ele é uma divisão especial feita para cuidar de tudo que envolve a franquia Durarara daqui por diante.


Aldnoah Zero 2Aldnoah Zero 2
(アルドノア・ゼロ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: A1-Pictures
Gênero: Ação, Mecha, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @aldnoahzero
Estreia: 10 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: Segunda temporada da série mecha que retrata o conflito da Terra contra Marte.

Comentários: Depois de um começo promissor sobre cuidados do queridinho Gen Urobushi, Aldnoah entrou em um bonde sem freio e, para alguns foi uma grande decepção. É notável a queda do rendimento da série na sua segunda metade, mas ainda consigo depositar alguma esperança no anime. Veremos se a segunda temporada conseguirá finalizar tudo de forma positiva ou se colocará a obra no hall de “bombas” produzidas por aí.


Dog Days 3Dog Days” 3
(ドッグデイズ”)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Seven Arcs
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Magia
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @dogdays_anime
Estreia: 10 de Janeiro
Expectativa: 

Sinopse: Terceira temporada de Dog Days, que leva o nome de Double Dash (ou Dash Dash).

Comentários: Dog Days é algo que eu não consigo entender. Quer dizer, sei que existem seus fãs por aí e tudo mais, mas o sucesso dessa franquia chega a ser engraçada. O fato é que muito se diz pelos dubladores que marcam presença no anime. Aoi Yuuki, Nana Mizuki, Mamoru Miyano, Yui Horie e Youko Hakasa são algumas das peças que transformam esse anime em um santuário para os adoradores de seiyuus. E a terceira temporada segue firme para manter a escrita.


Rolling GirlsRolling☆Girls
(ローリング☆ガールズ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: WIT Studio
Gênero: Comédia, Ação, Aventura
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @therollinggirls
Estreia: 11 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Dez anos após a Grande Guerra de Tóquio, cada prefeitura no Japão tem se dividido em nações independentes. Cada nação é governada por um profeta chamado “Mosa” e um exército chamado de “Mob”, assim que eles começam a competir para assumir outros países. Quatro “mob” meninas do clã Saitama, Nozomi, Yukina, Ai, e Chiaya, são ordenados por sua “Mosa” para viajar ao redor do Japão montarem suas motocicletas para mediar várias batalhas entre as nações e os clãs à medida que surgem.

Comentários: Nonsense, porém original. Em que anime você vê garotas fofas andando de motocicletas e lutando ao redor do país? Parece uma espécie de K-On! de luta. Com direção de Kotomi Deai (Silver Spoon), roteiro de Yasuyuki Muto (Afro Samurai, Mobile Suit Gundam UC) e animação de Wit Studio (que ficou extremamente famoso por Ataque dos Titãs), vem aí um anime com meninas moe “voando” com suas bicicletas pelo Japão a fora!


Kuroko no Basket 3Kuroko no Basket 3
(黒子のバスケ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Production I.G.
Gênero: Comédia, Escolar, Esporte, Ação
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @kurobasanime
Estreia: 11 de Janeiro
Expectativa: ★★★★

Sinopse: Terceira temporada e provável final de Kuroko no Basket, adaptando os acontecimentos finais do mangá da Shonen Jump.

Comentários: E Kuroko está de volta para encerrar seu ciclo na Production I.G. Pelo menos por enquanto, até que algum spinoff surja por aí pra levantar tanto dinheiro como a série principal conseguiu. Com certeza uma das franquias mais rentáveis recentes do estúdio, Kuroko chega com muita moral para sua terceira temporada. Vale lembrar que o mangá se encerrou no volume 30 e é muito provável que toda a parte final seja adaptada na série – provavelmente um pouquinho corrida, mas nada que atrapalhe o ótimo trabalho do estúdio até então.


Yoru nno YattermanYoru no Yatterman
(夜ノヤッターマン)
Episódios previstos: 11 episódios // Estúdio: Tatsunoko Production
Gênero: Comédia, Ação, Aventura, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List // Twitter
Estreia: 11 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: Nova série Yatterman para comemorar o 40º aniversário da série. Uma garota está olhando para uma remota ilha no oceano chamado The Yatter Kingdom, um país que se diz ser governado pelo herói Yatterman. A menina quer pedir para os Yattermans alguma ajuda para curar a sua mãe doente e decide se aventurar pelo reino. Ela é expulsa do reino e sua mãe morre sem receber qualquer ajuda. Sob Dokurobei, o chefe dos ladrões Dorombo que existiam, existe uma bela mulher chamada Doronjo. Dois homens, Boyacky e Tonzura, trabalham para Doronjo mas foram expulsos de Yatter Kingdom juntamente com os ladrões Doronbo após perderam a luta contra o Yatterman. Esta é a história da nova geração de Dorombo – Doronjo, Boyacky, Tonzura, e do novo Yatterman – a história do nascimento de Gan-chan e Ai-chan.

Comentários: Esse anime é um dos que eu aguardo um desenvolvimento na história. Com direção de Tatsuya Yoshihara (Muromi-san), roteiro de Kazuyuki Fudeyasu (Ben-To, Hajime no Ippo Rising) e animação de Tatsunoko Production (Kimi no Iru Machi, Muromi-san). Yatterman carrega o peso de representar uma espécie de “reboot” para uma franquia bem conhecida e clássica no Japão. Algo parecido com o que aconteceu com Gatchman CROWDS nos últimos tempos. Veremos como será a aceitação do público japonês nesse process.


Junketsu no MariaJunketsu no Maria
(純潔のマリア)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Production I.G.
Gênero: Comédia, Romance, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @JunketsuMariaTV
Estreia: 11 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: A história segue Maria, a mais poderosa bruxa que vive durante o período da Guerra dos Cem Anos, na França. Ela despreza guerras, então acaba com a mesma usando seus fortes poderes mágicos. Sua intromissão com seus servos Artemis e Priapos, chama a atenção dos céus e assim o Arcanjo Miguel emite um decreto. Quando Maria perde sua virgindade, ela perde também seus poderes. Um anjo muito bonito chamado Ezekiel fica responsável de vigiar Maria para que ela não use magia na frente das pessoas, mas ela continua usando de qualquer forma.

Comentários: A garota é uma bruxa que perde seus poderes quando deixa de ser virgem… Ok. Esses japoneses estão sempre surpreendendo. Brincadeiras a parte, mas não tenho grandes expectativas, apesar do mangá agradar aos leitores que acompanham. Com direção de Goro Taniguchi (Code Geass: Lelouch of the Rebellion, GUNxSWORD), roteiro de Hideyuki Kurata (Oreimo, World God Only Knows) e animação do estúdio Production I.G (Blood-C, Kuroko no Basket), a equipe de produção talvez seja o grande alicerce para o anime.


Seiken Tsukai no World BreakSeiken Tsukai no World Break
(聖剣使いの禁呪詠唱<ワールドブレイク>)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Diomedea
Gênero: Ação, Fantasia
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @Jwarubureanime
Estreia: 12 de Janeiro
Expectativa: ★★★

Sinopse: A série se passa em um colégio particular que envolve o conceito de “Salvadores”. Eles são conhecidos como pessoas que possuem lembranças despertadas de suas vidas passadas. A história fala de um jovem rapaz chamado Moroha Haimura que vem para esta escola particular. Na escola, há dois tipos de pessoas: Salvadores, que lutam contra inimigos com armas e técnicas adquiridas a partir dos poderes Puraana de seus próprios corpos, e Kuroma, que acaba com os inimigos com magia para manipular os poderes maana que superam a força física. Moroha Haimura é a primeira pessoa com vidas passadas, tanto Shirogane (Salvadores) quanto Kuroma.

Comentários: Minha expectativa é que o anime tenha tanta ação quanto sua sinopse propõe, mas tenho a impressão de que no final será mais um anime focando no fanservice… Com direção de Takayuki Inagaki (Rosario + Vampire, Marginal Prince), roteiro de Hiroshi Yamaguchi (Rosario + Vampire, Gate Keepers) e animação, novamente, do tão comentado nesse post Studio Diomedea.


Sengoku MusouSengoku Musou
(戦国無双)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Tezuka Productions
Gênero: Ação, Histórico, Samurai
Site Oficial // Trailer // My Anime List // Twitter
Estreia: 12 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Toyotomi Hideyoshi está à beira de unificar o reino, e tudo o que resta é o Castelo de Odawara protegido pelo “Leão de Sagami”, Ujiyasu Houjou. Generais pessoalmente treinados de Hideyoshi – Ishida Mitsunari, Katou Kiyomasa, e Fukushima Masanori – bem como Ootani Yoshitsugu, Shima Sakon, e Naoe Kanetsugu estão todos na linha de frente da batalha. Em meio à formação de batalha estão os dois jovens guerreiros da casa Sanada: irmão mais velho Nobuyuki e irmão mais novo Yukimura. Como o impasse começa a se quebrar, Sanada Yukimura monta em um cavalo solitário para a briga. Seu irmão segue-o logo em seguida.

Comentários: Um dos animes mais “sérios” da temporada comparados com os ecchis e nonsenses que temos para esse inverno japonês. Com direção de Kōjin Ochi (Detective Conan, La Corda D’Oro ~primo passo~), roteiro de Yuka Yamada (Non Non Byori Repeat, Lupin III: Elusiveness of the Frog) e animação de Tezuka Productions (Phoenix, Black Jack Final). A série chega com uma missão difícil de se destacar depois de tanto Sengoku Basara, com praticamente os mesmos personagens retratados.


isucaIsuca
(イスカ)
Episódios previstos: 10 episódios // Estúdio: ARMS
Gênero: Ação, Comédia, Ecchi, Romance, Escolar, Sobrenatural
Site Oficial // Trailer // My Anime List // @isuca_official
Estreia: 24 de Janeiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Shinichirou decide procurar um trabalho a fim de pagar seu aluguel, e sua professora sugere que ele trabalhe para alguém em sua casa fazendo trabalhos domésticos; contudo, a pessoa que o contrata é Sakuya, uma garota que é a sucessora da 37ª geração da família Shimazu, e seu trabalho é exorcizar e eliminar criaturas indesejadas. Acidentalmente Shinichirou liberta uma das criaturas que Sakuya captou e ambos se ajudam para conseguir pegá-la. A cômica história da caça à criaturas começa!

Comentários: A história me interessou até, ainda mais quando se trata de uma garota que exorciza monstros. É um anime clichê por conta da temática, mas espero uma boa história, já que parece que nessa temporada não teremos tantos animes que vão ser um sucesso (tirando algumas continuações). Com direção de Akira Iwanaga (Kingdom 2, Tegami Bachi: Letter Be), roteiro de Masashi Suzuki (Shuffle!, Rail Wars!) e animação da ARMS (Elfen Lied, Genshiken 2).


Princess PrecureGo! Princess Precure
(Go! プリンセスプリキュア)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Toei Animation
Gênero: Mahou Shoujo, Aventura
Site Oficial // Trailer // My Anime List // Twitter
Estreia: 1 de Fevereiro
Expectativa: ★★

Sinopse: Décima segunda série da franquia Precure.

Comentários: Mais uma série da franquia Precure. A Toei investe forte no anime e Go! Princess Precure é mais uma das que vem fazendo o hype dos fãs por aí se espalharem em uma velocidade absurda. Porém, assim como outras séries descritas nesse guia, Precure tem o seu nicho e é nele que toda a obra está focada. Aqui teremos o primeiro trabalho de direção de Yuuta Tanaka, bem como o primeiro roteiro de Hitoshi Tanaka. Uma responsabilidade e tanto para uma franquia tão famosa.


SÉRIES QUE CONTINUAM DE 2014


LeftoversNo total são 14 animes da última temporada que continuam em exibição em janeiro de 2015. Além disso, os de temporadas anteriores continuam marcando presença. Confira a lista abaixo.

  • Ai Tenchi Muyo!
  • Bonjour♪ Koiaji Pâtisserie
  • Cross Ange
  • Fuusen Inu Tinny
  • Garo: Honoo no Kokuin
  • Parasyte
  • Log Horizon 2
  • Magic Kaito 1412
  • Nanatsu no Taizai
  • Sanzoku no Musume Ronja
  • Shigatsu wa Kimi no Uso
  • Shirobako
  • World Trigger
  • Yowamushi Pedal: Grande Road
  • Akatsuki no Yona
  • Diamond no Ace
  • Fairy Tail
  • Naruto Shippuuden
  • Gundam: G no Reconquista
  • Kaito Joker
  • Gundam Build Fighters Try
  • Pokémon XY
  • Sailor Moon Crystal
  • Detective Conan

ORIGEM DOS ANIMES DA TEMPORADA


A temporada de janeiro apresenta 28 estreias de novas séries completas (desconsiderando animes de curta duração – 5 ou 7 minutos, por exemplo). No ano de 2014 tivemos temporadas com mais de 40 séries, por isso até podemos considerar um número “baixo”. Porém vale lembrar que muitos animes do último ano ainda continuam em exibição.

Gráfico copyDe qualquer modo, das 28 novas estreias temos um equilíbrio entre adaptações de mangás e originais, e um bom número de séries baseadas em light novels. Já as adaptações de games não ganharam muito espaço dessa vez.

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post