Destaques da temporada de animes de Abril de 2011

Estamos chegando a mais uma temporada de animes ao Japão. Com ela vem a mesma coisa de sempre: a eterna dúvida do que acompanhar…

É cada vez mais difícil para alguém acompanhar tudo que quer no mundo das animações japonesas. Muitos aprenderam nesse tempo a ser mais seletivos, assistirem somente gêneros específicos, calibrar um número de séries fixas ou seguir o velho sistema de “Substituir o que acabou”. A dificuldade de conseguir traçar um paralelo entre a vida social e os hobbies é algo que jamais será simplesmente eliminada ao menos que nossos dias passem a ter 36 horas.

Um outro fator que acaba influenciando muito na hora de escolher uma série é o famoso “boca-a-boca”, que convenhamos, nem sempre é favorável. A melhor maneira de descobrir o que é bom, ou não, é assistindo, adquirindo seu próprio conceito e gosto. É inegável também que sempre deixamos passar alguma coisa legal passar, mas não tem jeito. Não dá pra conseguir acompanhar os mais de 30 animes da temporada sem que você seja um hikikomori.

Por isso, a partir de hoje, o Chuva de Nanquim começa a mostrar algumas das novidades da temporada de abril de animações, com um pequeno review, uma opinião pessoal minha e um trailer. A intenção não é intervir na escolha dos leitores, e sim apresentar alguns motivos que podem levá-lo a acompanhar os animes, ou não.

Começamos com 8 títulos que acompanharei e vocês deverão ver comentários por aqui nos próximos meses.

As continuações de animes de outras temporadas, deixarei para um segundo post, ainda essa semana.

Moshidora

A história

O anime de Moshidora gira em torno de uma colegial chamada Minami Kawashima, uma garota normal, que tem sua pacata vida alterada no dia em que é escolhida para se tornar a gerente da equipe de beisebol na Escola Colegial Hodokubo de Tokyo.

Ao procurar mais informações em como dirigir o time, Minami acaba adquirindo o livro “Administração: tarefas, responsabilidades, práticas” uma espécia de guia de administração do estudioso austríaco-americano Peter Drucker.

A partir desse livro, Minami começa a usa-lo para reunir sua equipe e empregar os ensinamentos do “professor” em um grupo desanimado e sem grandes almejos. Pelo menos até aqueles dias.

Trailer

Considerações gerais

Aprendi a ter um carinho especial sobre animes de baseball desde Major e Ookiku Furikabutte. O primeiro nunca tive a oportunidade de ver por completo ainda, mas das duas temporadas que vi, posso afirmar que é uma verdadeira obra prima. A forma como os personagens se relacionam e o crescimento do protagonista… enfim, isso não é um post sobre Major.

Moshidora me empolgou desde o primeiro anúncio. O fato de uma garota participar de um time de baseball não é nenhuma novidade no mundo dos animes. Porém, achei interessante a idéia de se usar um livro como base ao introduzir a garota na história. A equipe responsável pela animação do anime ficou a cargo da Production I.G. Devemos lembrar que o anime é uma adaptação de uma Novel.

Agora a grande surpresa: Moshidora terá a exibição de 1 episódio por dia em um total de 10 episódios! E foram confirmados os tradicionais 24 minutos por episódio. Eu particularmente não conheço outro caso parecido no Japão mas claramente é uma estratégia óbvia: vender DVD’s e Blu-Ray’s, afinal, a probabilidade de alguém perder seu episódio é muito maior do que a exibição semanal. Não dá pra ter uma opinião formada se isso será positivo ou negativo para o anime, mas com certeza me deixou curioso.

A exibição começa no dia 25 de Abril e terminará no dia 6 de Maio (embora ainda haja uma certa incerteza quanto a isso pelos acontecimentos recentes com os terremotos no Japão). A música de abertura será “Yume Note” da cantora azusa e o encerramento “Daisuki da yo” de momo.

__

Nichijou

A história

Feito para rir. Isso é o que define a história de Nichijou. Não existe bom senso. Ao invés de uma simples história escolar, o conteúdo consegue ser mais incrível e fantasioso do que nunca: uma estranha escola onde as protagonistas encontram problemas com as mais variadas e inusitadas criaturas, desde um cervo, um braço de robô e pássaros gigantes. Claro, sem perder o humor com piadas sobre fazer testes sem estudar, falar sobre comidas ou passar uma aula inteira fazendo castelos de cartas. Isso é Nichijou, o mais non-sense e engraçado anime do gênero dessa temporada.

Trailer

Considerações gerais

Não tem uma explicação para eu querer acompanhar esse anime. Ao menos não uma explicação tão lógica quanto Azumanga Daioh. Impossível não ver o trailer desse anime e não se lembrar das peripécias e confusões da série.

As personagens, a ambientação, a trilha sonora, TUDO me faz querer ver essa série para simplesmente desligar o cerébro semanalmente e dar algumas risadas com situações non-senses. Acho que as vezes alguma série assim é boa para aliviar a tensão dos estudos, serviços e outros.

Não adianta assistir o anime esperando uma grande obra de arte, porque não vai encontrar. Também não tente reclamar da trama porque com certeza esse não é o foco da série que será animada pela Kyoto Animation e que terá 26 episódios no total. Garantia de diversão por 6 meses é o que esperamos. O tema de abertura será “Zzz” de Sayaka Sasaki.

__

Toriko

A história

Toriko é um cara ao melhor estilo dos protagonistas de sucesso japoneses: comilão, divertido e que adora uma boa briga. Ele é habitante de um mundo onde o sabor e a aparência dos alimentos são extremamente valorizados, e nosso protagonista é nada mais nada menos que um caçador de alimentos preciosos regularmente contratado por restaurantes e ricos dispostos a conseguir seus “tesouros”. Toriko possui habilidades, força e técnicas desumanas para capturar animais ferozes, e além das recompensas ele se satisfaz sempre com uma boa refeição através de suas caças. Junta-se a ele o chef Komatsu, uma pessoa fraca e tímido, que vê em Toriko a chance de se aventurar na vida sem medo.

Engana-se quem pensa que o anime fica apenas no lado “morno” da coisa. Além de enfrentar animais grotescos, Toriko também terá que provar para si mesmo que é um caçador notável mesmo com tantos concorrentes na sua cola.

Trailer

Considerações gerais

Nada mais nada menos do que o principal candidato a posto de tríade da Shounen Jump, Toriko obviamente é um dos mais aguardados animes da temporada. Confesso que nunca parei para ler o mangá, mas é incrível como a opinião sobre as aventuras do caracterizado personagem só melhoram. O plot lembra muito outras séries de sucesso da revista, e não é a toa que vem conquistando fãs de Naruto e One Piece sem maiores problemas. Acredito que quem procura um bom e velho shounen encontrará em Toriko o seu porto seguro, podendo ficar tranquilo após o fim de Dragon Ball Kai.

Se a animação da série seguir nos mesmos moldes do OVA lançado no ano passado, podemos ter certeza de uma qualidade excelente nesse quesito pela Toei Animation. Vale lembrar que a campanha de marketing em cima de Toriko é muito grande, desde anúncio de filme 3D até um especial com os personagens One Piece, o que mostra claramente a intenção da Shueisha de colocar seu anime no topo dos hypes japoneses. Por curiosidade, apesar do tema polêmo (caça) o mangá da série também foi licensiado nos Estados Unidos mas provavelmente deve demorar muito a chegar em nossas terras. Se chegar.

A estréia será no dia 3 de Abril.

__

Sket Dance

A história

A história foca as desventuras de um grupo de estudantes do colégio Kaimei. Tá, mas o que eles fazem? Não, eles não tem o sonho de se transformarem em dançarinos ou algo assim como o título sugere. Sket Dance trata-se da história de um clube dedicado a resolver todos e quaisquer problemas que lhe foram apresentados pelas pessoas ao seu redor, buscando da melhor maneira possível satisfazer um sonho, desejos ou até mesmo um problema que o indivíduo se encontrar. O grupo composto de apenas 3 pessoas não é muito valorizado em seu colégio, mas mesmo assim não desiste da idéia de ajudar a quem precisa de qualquer forma. A história é um misto de vida escolar, uma pitada de dramas nas histórias dos personagens e ao mesmo tempo é uma comédia gostosa e que nos mantém sempre interessados na continuação, procurando entender qual o motivo que leva esses três jovens a fazer e gostar tanto de sua inusitada missão.

Trailer

Considerações gerais

Sket Dance merece esse anime, e não é de hoje. Não existe uma série como ela na Shounen Jump. Ela é um dos poucos shounens que se destacam pela peculiaridade de seu tema, e diferente da maior parte dos carros chefes não busca nas lutas o seu ponto forte. Não tem o mesmo humor pastelão de Gintama e nem exige um grande esforço de seu público para apreciá-la: é leve, descompromissada, inteligente da sua forma e sabe como usar os problemas dos personagens de forma que sirvam de ferramenta para se tornarem carismáticos. Como já disse, o anime vem em momento merecido e a série merece o seu devido reconhecimento.
A série começará a exibição no dia 7 de Abril e deve ter um bom número de episódios. Diria até que é um anime que permite fillers, embora existam uma boa quantidade de capítulos no mangá, o que deve render por um bom tempo. Esperamos que a Tatsunoko possa manter seu nível e fazer por merecer a animação de Sket.

__

Ao no Exorcist

A história

Dois mundos diferentes que se juntaram: o mundo dos seres humanos e o mundo dos demônios. A história gira em torno desses dois mundos e das mudanças que acarretam a livre transição dos demônios para o mundo dos homens através do contato com um objeto pertencente a um ser humano. O maior problema chega quando o rei do inferno decide aproveitar-se da situação para tentar dominar toda a terra e destruir o mundo dos humanos, mas, para isso ele necessita de um recipiente para transitar livremente pelos dois mundos.
Para isso ele resolve utilizar seu filho com uma humana, Rin, e através dos poderes do garoto, ter força suficiente para usá-lo como ferramenta. Porém, as intenções de Rin parecem ser diferentes, e o garoto não está disposto a colaborar com seu pai e eliminar os demônios que tentam adentrar o mundo humano.

Trailer

Considerações gerais

Mais um anime que sai das páginas da Shueisha chega nessa temporada. Apesar de contar com poucos volumes, Ao no Exorcist possui um apelo muito forte para seu público alvoe sabe como utilizar as cenas de ação, suspense e principalmente as doses de comédia. A expectativa por trás desse anime é muito grande pelo fato de ele ser apontado como uma das grandes promessas da Square Jump e por ter conquistado uma série animada em tão pouco tempo. Alguns dizem que é a série com temática perfeita até mesmo para uma adaptação cinematográfica, mas não posso opinar muito já que não acompanho o mangá integralmente. Mais uma vez fica a dúvida se a série terá um final alternativo ou se derivarão futuras novas temporadas para mostrar a sequência da história. Eu apostaria na primeira alternativa.

A animação ficará a cargo da A-1 Pictures, a mesma de Fairy Tail e Kuroshitsuji, por tanto experem um visual cheios de detalhes, com efeitos especiais e cenários bem retratados, ajudados pela presença do mesmo diretor de séries como Darker Than Black e Wolf`s Rain, portanto uma boa dose de suspense não deve faltar. Ainda não há previsão de episódios para a série, mas os fãs de boas aberturas e encerramentos já podem comemorar: “CORE PRIDE” da minha banda japonesa favorita, o UVERWorld e “Take off” do 2PM estão confirmados respectivamente.

__

Deadman Wonderland

A história

Um grande desastre aconteceu em Tokyo, onde um grande terremoto afundou 70% da cidade. Dez anos depois, o garoto Ganta Igarashi é acusado de ter assassinado brutalmente seus 21 colegas de colégio e é levado para uma prisão. A grande questão da história é que Ganta não é o culpado: o garoto viu uma estranha criatura ensanguentada, emitindo sons e assassinando de forma fria e brutal todos os estudantes. Mas quem acreditará nele? Quem pensaria que algo assim existe? Ganta tem a certeza de que não foi um sonho, e na prisão encontra detentos dos mais variados “tipos”, entre eles uma misteriosa garota, que vai lhe ensinar que poderes que ele nunca havia imaginado estão adormecidos e que chegou a hora de usá-los para provar sua inocência, além de buscar vingança e acabar com a criatura que revirou sua vida.

Trailer

Indisponível até o momento.

Considerações gerais

Com certeza é o anime que eu mais espero dessa temporada. O mangá é sensacional, o autor é fantástico a narrativa mesmo sendo pesada e violenta não perde em nenhum momento a beleza da representação dos personagens de cada detalhe da série e de um roteiro bem amarrado. Espero muito que o anime possa seguir as expectativas e que ao invés de um “final alternativo” exista uma futura segunda temporada ou algo do gênero. Deadman tem sua beleza própria, mas vale ressaltar o indíce de violência e ficção que ele emprega. É um anime que tem tudo para entrar no grupo dos “hypes” já que contém todos os clichês de shounens do tipo: super poderes, máquinas e robôs incríveis, personagens totalmente indecifráveis e uma protagonista que consegue atrair todo o mistério para ela.

A animação ficará a cargo do estúdio Manglobe, por isso não acredito que ficará devendo em nada nas cenas de ação já que o estúdio é mestre no assunto (Michiko To Hacchin, Samurai Champloo, Ergo Proxy). As pitadas de ficção também são um grande forte dos animadores e os 12 episódios da série deverão explorar certamente muito desse lado. Minha grande dúvida é a quantidade de cortes que existirão na versão da TV, principalmente por uma catástrofe ser o centro da história, entrando em conflito com o momento atual do país. Resta aguardar o dia 17 de abril e esperar ansiosamente o anime.

__

[C] The Money of Soul And Control

Um colapso financeiro assombrou o Japão, e seu fundo monetário acabou entrando em uma profunda crise, uma vez que toda a riqueza do país é desviada para um grupo corrupto.  A sociedade passa por uma grande crise e os índices de desemprego, crime, suicídio e desespero são assombrosos. Kimimaro é um jovem criado pela avó materna após o desaparecimento de seu pai e a morte de sua mãe, e apesar de ser bolsista de uma escola conceituada tem como principal objetivo restaurar a estabilidade do Japão e tentar reencontrar seu pai. Um dia, um misterioso homem lhe oferece uma grande quantia de dinheiro contanto que o garoto concordasse em pagar de volta. A idéia lhe chama a atenção e ele vê nesse dinheiro a chance que ele tanto esperava para fazer a diferença de alguma forma. Seu destino é radicalmente alterado e a partir desse momento ele é arrastado para uma zona misteriosa envolvida por diversas intrigas, apostas e poderes envolvendo o misterioso mundo financeiro.

Trailer

Considerações gerais

Não existe uma pessoa que não tenha visto a sinopse de [C] que não tenha ficado intrigado com o roteiro. A idéia de envolver dinheiros, apostas e dívidas não é novidade (temos Kaiji aí para provar isso), mas a idéia de unir todo esse conjunto a um universo paralelo e fantasioso pode gerar bons frutos se for bem explorado. A propósito esse é meu maior temor da série: perder o foco. A margem de segurança que temos é que o anime fará parte do bloco Noitamina – que não costuma decepcionar nas suas escolhas – e será produzido pelo competente estúdio Tatsunoko responsável por muitas séries de ficção (e o fantástico Soul Taker). A história será original, ou seja, não é adaptação de nenhuma outra mídia e é interessantissimo ver os jogos visuais que a série trás a tona, utilizando muito da ilusão de ótica e jogos de palavras, lembrando Matrix, por exemplo. A animação promete muito para todos os fãs de ficção. Vale a pena conferir o site oficial da série, é de babar. A série estréia no dia 15 de Abril e ainda não existe previsão de quantidade de episódios. Destaque para as músicas de abertura e encerramento, “Matoryoshika” da banda NICO Touches the Walls e “RPG” da banda school food punishment, respectivamente.

__

Esses sãos os 8 animes que acompanharei (ou ao menos tentarei). Existem aqueles que verei os primeiros episódios por curiosidade e dependendo continuo ou não. Também como já disse, as continuações de várias séries também estão bem presentes nessa temporada. Espero até o fim da semana conseguir fazer outro post destacando esses outros animes.

E vocês? Já sabem o que assistir? Nada? Só conferir por curiosidade? Espero que tenham curtido as dicas e aguardo a opinião de vocês nos comentários!

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post