ChuNan Top #13 – 5 coisas que eu não entendo em Cavaleiros do Zodíaco

SAORI!

ChuNan Top voltando do limbo. Dessa vez usarei um estilo de postagem que usei pela primeira vez lá no sexto ChuNan Top, onde eu mostro 5 duvidas que eu sempre tive sobre um anime.

E o alvo dessa vez é outro anime nostálgico! Cavaleiros do Zodíaco sempre vai estar no coração da geração Manchete como um dos seus animes mais adorados – apesar da qualidade questionável da sua história – e sempre vai ser lembrado como um dos grandes responsáveis pelo “boom” dos animes e mangás no Brasil. Hoje em dia a série ainda continua viva, com o excelente Lost Canvas, o contestado Saint Seiya Omega e a continuação direta Saint Seiya Next Dimension. Só que eu vou só me focar no clássico.

Afinal de contas a série clássica tem cada coisa bizarra… Algumas acabaram ficando de fora do Top, mas eu quero citá-las aqui! O Kurumada realmente se esforçava para desenhar tão mal? A velocidade da luz dos golpes dos cavaleiros de ouro era lenta o bastante para o Seiya pensar em uma estratégia e até mesmo ter uma velocidade da luz mais rápida que a do inimigo? Cavaleiros de Aço é o filler mais estúpido já inventado? Como uma armadura de ouro pode chorar? Por que ninguém mira no pano das armaduras de bronze? E O QUE RAIOS ACONTECEU NA CASA DE LIBRA? E lembrando, isso aqui é uma brincadeira, tentem não levar tão a sério ou vou mandar o Afrodite ir na casa de vocês.

5 – Onde guardavam as safiras de Odin?

Porque pelo que eu saiba não tem bolso nas armaduras de bronze…

Eu já comentei aqui que a saga de Asgard é o melhor filler já feito em um anime, não pela história (porque é o mesmo plot de sempre), mas sim por causa das lutas excelentes que moveram o arco para frente. Os cavaleiros de bronze precisavam das sete safiras de Odin para conseguir salvar a Saori (de novo) e eles só conseguiam o item quando derrotavam um guerreiro Deus de Asgard.

Só que eu sempre me perguntei como eles conseguiam guardar aquelas coisinhas. Sempre mostrava um cavaleiro de bronze colocando a pequena safira atrás do cinturão, mas provavelmente não tinha um bolso por ali. Então como eles conseguiam prender a parada de uma maneira que não fosse cair as coisinhas? Pode ser que eles tenham pegado a tática dos jogadores de futebol, que deixam objetos na cueca para usar em um momento de comemoração, só que ai só me vem a mente o problema que era correr com aquelas coisas lá.

4 – Seiya conseguiu agir sem os sentidos?

Provando que na verdade ele é descendente de uma barata.

Na luta final do arco das 12 casas, nosso querido protagonista está em uma situação complicada. O cara apanhou feito um cachorro do Saga e ainda assim teimava em levantar. De saco cheio o vilão resolve acabar com todos os 5 sentidos do cavaleiro de pégaso, mas mesmo assim nosso adorável Seiya consegue levantar, falar, saber onde o inimigo está, dar golpes na velocidade da luz, aguentar todas as porrada, dar um golpe que salta pra fora do salão, ver o fogo do relógio das 12 casas quase se apagando, caminhar e subir uma escada, achar o escudo, levantar um escudo pesado pra caramba e mirar na flecha que estava no peito da Saori. Lembrando que ele fez tudo isso após varias lutas contra cavaleiros de ouro e estava se recuperando do veneno das rosas de Afrodite.

É isso ai se vocês achavam o Shiryu fodão por com seguir ficar mais poderoso sem a visão, então o Seiya já virou um Deus só com essa luta nas 12 casas. E a desculpa para ele conseguir tudo isso? “Ah, ele despertou o sétimo sentido”. É complicado aceitar esse tipo de coisa, provavelmente por isso o Seiya é um dos protagonistas mais odiados dos animes.

3 – Qual é a idade dos personagens?

Kurumada resolvendo foder com a cronologia.

Nunca foi dito durante o mangá qual era a idade de cada um dos personagens da história de Cavaleiros do Zodíaco, talvez nunca tivesse sido importante isso, mas o gênio Kurumada resolveu soltar essa informação. Na verdade os cavaleiros de bronze são apenas adolescentes, onde o mais velho é o Ikki com 15 anos (voz grossa pra um garoto, não?) e os mais novos são Seiya e Shun com 13 anos, mesma idade da Saori. É isso ai, com todo aquele corpo a Saori é uma garotinha de 13 anos. TREZE ANOS! Quase uma loli.

O problema é que parece que o Kurumada não leu a própria obra, porque ele colocou o Shura com 23 anos e acabamos lembrando que foi ele quem impediu a fuga de Aioros quando a Athena ainda era um bebê. Isso deixa o cara com mais ou menos 10 anos naquela época e, no flashback ele tinha a mesma aparência e altura que o cara tem atualmente! Um furo de roteiro? Talvez, mas provavelmente o Shura é um vampiro ou é da mesma raça que o Ash de Pokémon. Vai saber, tudo é possível.

2 – Uma máscara protegia do veneno?

Deus Ex Machina > all.

Cavaleiros do Zodíaco não seria o mesmo sem o famoso recurso do Deus Ex Machina, uma espécie de jeitinho brasileiro para que certas situações impossíveis consigam ser superadas com explicações mirabolantes. O engraçado é que boa parte delas tem o Seiya no centro das atenções e com essa cena não é diferente. Ele precisa subir uma grande escadaria até o salão do Grande Mestre, mas essa estava completamente infestada com as Rosas Diabólicas Reais de Afrodite, que possuíam um veneno poderoso e que aos poucos tiravam os sentidos do protagonista.

A solução? Marin aparece naquele lugar do nada (pegou o mesmo atalho do Cassius) e com a máscara ela protege Seiya do veneno. Tá legal… mas desde quando a máscara das amazonas protege de algum veneno? Você usar uma máscara não quer dizer que ela filtra o ar para você, ainda mais de um veneno tão forte quanto o das rosas. Quer dizer que uma simples amazona podia passar pela armadilha perfeita que o coitado do Afrodite se orgulhava tanto? Se pelo menos essa informação tivesse sido mostrada em alguma outra luta anterior, mas é Cavaleiros do Zodíaco e temos que engolir.

1 – Mitsumasa Kido não deveria ser preso?

O maior comedor dos animes na verdade é um homem frio e cruel.

Pesquisando para esse post e conversando com o meu melhor amigo, ele me lembrou de uma informação que tinha sido apagada da minha mente: O quanto Mitsumasa Kido é um dos grandes vilões de CDZ! Não está acreditando? Então deixa eu lembrar vocês de algumas informações. Acho que todos se lembram dele como o avô da Saori, que acabou adotando a garota após o encontro com o Aioros e que foi o responsável por reunir todos os futuros cavaleiros de bronze.

Bom o problema é temos revelações bizarras após reler o começo do mangá: na verdade ele tinha reunido 100 órfãos para sua casa e os enviou a força para os seus treinamentos em lugares hostis como a ilha da Rainha da morte, sem se importar em separar irmãos como foi no caso do Shun e Ikki e Seiya e Seika. Após 6 anos descobrimos que 90 crianças sumiram (leia-se morreram) e apenas 10 conseguiram virar cavaleiros. Depois de tanto sofrimento ele ainda idealiza um torneio para que todos esses garotos briguem entre si, em lutas que eles correm risco de vida, com o prêmio sendo uma armadura de ouro falsa. Fora que ele permitia que a pequena Saori maltratasse os órfãos, deixando que aquela mimadinha usasse o pequeno Jabu como cavalo e o machucando apenas para se divertir. E a última coisa, para piorar ainda mais a ficha daquele vovô bonzinho: no mangá é dito que ele é pai biológico de todos aqueles órfãos. Sim ele embuchou 100 mulheres e as deixou sozinhas para morrer. Esse cara deveria ter sido condenado à morte e não idolatrado! Ele é assustador, até o Hades sentiria medo desse cara!

por Luk

Artigos recomendados:
ChuNan Top #6 – 5 coisas que eu não entendo em Dragon Ball GT
ChuNan Top #8 – 5 coisas que eu não entendo em Dragon Ball Z

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.