Guia completo – Conheça os animes da temporada de Abril de 2013

HeaderO Guia mais completo do Brasil está no ar!

Vocês pediram, pediram, e pediram. E claro que nós iríamos atender. Apesar de não contarmos com um Guia na temporada anterior, os pedidos dos leitores para um da temporada de Abril continuou sendo inacreditável. Facebook, Twitter, comentários do site. Em todos os lugares vocês praticamente imploraram por isso. E pra compensar, o Guia da Temporada de Abril veio com algumas poucas novidades e mimos para vocês. Explicarei nos próximos parágrafos e espero que todos gostem do que preparamos.

Pra começar, novamente todos os animes contam com site oficial, trailer e o link para o My Anime List (para facilitar a vida de vocês na hora de adicionar em suas listas). Além disso, a novidade fica por conta da votação se você irá assistir ou não tal anime na temporada. Isso pode ser feito durante a leitura do post, rapidinho e sem atrapalhar ninguém. O resultado será bom para nós e para vocês. Também devem ter percebido que colocamos agora o título original da série em japonês (para facilitar nas buscas caso queiram encontrar algo no Google da vida). Sobre a “Expectativa” vale dizer novamente: é baseado em uma opinião minha, que nada tem a ver com a de vocês. Se fosse assim, eu nem colocaria os trailers e sinopses para tirarem as próprias conclusões, ok?

Enfim, o Guia foi feito inteiramente por mim com a ajuda do Luk na sinopse de grande parte dos animes. Para fazê-los utilizei as fontes rotineiras como o Anime News Network, o My Anime List, o Crunchyroll, o Manga-News, o Moetron e o pai Google. Com o passar dos dias poderemos ter algumas novidades acrescidas por aqui, portanto fiquem de olho.

Chega de papo e vamos para o tão aguardado Guia Completo da Temporada de Abril, exclusivo do Chuva de Nanquim!

Date A Live

Date a Live
(デート・ア・ライブ)
Episódios previstos: 12+1 episódios // Estúdio: AIC PLUS+
Gênero: Comédia, Romance, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 16 de Março
Expectativa: 

Sinopse: A história gira em torno do garoto Itsuka Shido, um estudante que em um belo dia de primavera acaba envolvido em uma explosão que acontece em sua cidade. O que ele não contava é que no meio da explosão surgisse uma garota com uma roupa bem… inusitada. O mais estranho é que sua cunhada, Kotori, parece saber tudo da garota! Ela diz que ela se trata de uma “Designada criatura desastrosa especial” e que se Shido deve começar a “sair” com ela para salvar o mundo… Shido nomeia a garota de Tohka e descobre que a garota foi responsável por dizimar uma parte da população a 30 anos antes. O único jeito de parar a doida é saindo com ela…

Comentários: Confesso que antes de ver o trailer de Date a Live a minha impressão é que seria apenas mais um anime harem besta e idiota. E tirando a parte do besta e idiota, a coisa realmente parece girar em torno de um harem, mas com porradas, explosões, magias e tudo mais que se tem direito. Adaptado de uma light novel bem famosa do Japão, Date a Live vem com uma alta expectativa para a temporada por parte dos fãs de adaptações desse tipo de obra. Acredito que tem potencial para surpreender.

Red Data Girl

RDG: Red Data Girl
(RDG レッドデータガール)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: P.A.Works
Gênero: Fantasia, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 16 de Março
Expectativa: 

Sinopse: Suzuhara Izumiko é uma garota com 15 anos de idade que cresceu e foi protegida em uma santuário nas montanhas Kumano. Ela é bem tímida e destrói todos os aparelhos elétricos que acaba tocando. Sagara Yukimasa percebe os desejos da garota em ir para a cidade e recomenda que ela vá estudar em um colégio de Tokyo. Sagara também resolve mandar seu filho Miyuki junto, para servi-la e protege-la. Os dois se odeiam, mas sua relação muda quando um terrível acidente acontece na excursão do colégio e os adolescentes acabam descobrindo o que o destino reserva para as suas vidas.

Comentários: Com a mesma direção de Black Butler e o mesmo roteirista de Genshiken e xxxHolic, Red Data Girl chega para ocupar a lacuna do gênero fantasia deixado por Shinsekai Yori. Baseado em uma série de light novels que posteriormente ganhou um mangá na Shounen Ace, Red Data Girl foi criado por Noriko Ogiwara, artista que se diz fortemente influenciada por uma das obras mais conhecidas da literatura mundial: Nárnia. RDG é muito elogiado pelo seu desenvolvimento e pelo nome da artista que carrega, que inclusive já ganhou outros prêmios com outras obras (que já foram publicadas até nos Estados Unidos). Mais do que uma aposta, RDG é o tipo de série que merece uma conferida pelo clima que se propõe.

Aku no Hana

Aku no Hana
(The Flowers of Evil / 惡の華)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: ZEXCS
Gênero: Drama, Romance, Suspense, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 05 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história de Aku no Hana é aquilo que podemos chamar definitivamente de “no mínimo estranha”. Tudo gira em torno de um garoto chamado Takao Kasuga, um cara que é totalmente apaixonado pela bela colega de classe Nanako Saeki. Só que tudo se complica no dia que ele meio “sem querer querendo” acaba roubando as roupas de ginástica da garota (que lá no Japão parecem ter tanta importância quanto as roupas íntimas). Até aí tudo bem, já que bastava apenas ele entregar… Mas acontece que ele foi surpreendido pela “estranha” Sawa Nakamura, uma garota que faz com que ele vire seu “servo” em troca de não espalhar para todos sobre o segredo. E não é que isso vai gerar um triângulo amoroso totalmente diferente?

Comentários: Olha, definitivamente eu não sei o que pensar de Aku no Hana. Não da história, porque até pouco tempo atrás eu acompanhava o mangá e sei que isso fica mais doido a cada capítulo que passa. Mas sim da animação. Nos trailers nada foi revelado quanto a character design, o suspense em torno do marketing da série está sendo imenso e sinceramente eu não sei até que ponto isso é bom ou ruim para o anime. Adaptado de um mangá publicado na Bessatsu Shounen Magazine (a mesma de Shingeki no Kyojin), o título pode ser uma das grandes surpresas da temporada dependendo do rumo que a animação tomar. Acredito que um passo em falso e poderemos ter um potencial incrível deixado de lado. Torçamos que não.

Devil Survivor 2

Devil Survivor 2 – The Animation
(Devil Survivor 2 – The Animation)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Bridge
Gênero: Sobrenatural, Suspense, Aventura
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 04 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Hibiki, Daichi e Io voltavam para casa após um dia de aula com um exame simulado quando eles recebem uma mensagem em seus celulares ao mesmo tempo, a mensagem era de um site misterioso que previa as mortes de pessoas e isso estava incluindo os três adolescentes. Após isso criaturas chamadas Septentriones invadem o Japão e começam a atacar todo o país, somente os Devil Summoners podem deter esses terríveis inimigos e os três garotos acabam entrando no meio dessa confusão.

Comentários: E mais um game da franquia Shin Megami Tensei ganha adaptação. Depois dos Personas, agora chega a hora de Devil Survivor 2 ser premiado com sua versão animada. Baseado no game de Nintendo DS que fez muito sucesso pelo mundo, Devil Survivor apresenta um plot que deve ser explorado de uma forma bem curiosa pela mesma equipe de produção de Persona 4. Sim, a mesma direção ficará a cargo da série. Para muitos, o anime de Persona 4 foi uma das melhores adaptações (e mais fieis) de games dos últimos tempos (mesmo nada superando Tales of Abyss). A espera por um bom resultado é o que mais motiva os fãs da série. Talvez para os que não compartilham do mesmo anseio dos gamers da ATLUS não se empolguem tanto com a animação. No Japão, aposto em um sucesso quase garantido.

Gargantia

Gargantia on the Verdurous Planet
(Suisei no Gargantia / 翠星のガルガンティア)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Production I.G.
Gênero: Sci-Fi, Mecha
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 07 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A historia começa em um futuro distante em um ponto distante da galáxia. A Aliança Galáctica Humana tem constantemente lutado por sua sobrevivência contra seres chamados de Hideous. Durante uma batalha intensa, o jovem tenente Red e sua arma humanoide Chamber caem em uma distorção do tempo e espaço. Após acordar de sua hibernação induzida, Red percebe que está na Terra, um planeta que está completamente inundado pelos oceanos e a sua população precisa viver em grande navios. Sem conhecimento nenhum sobre a história ou a cultura do lugar, Red precisa viver em Gargantia com uma mensageira de 15 anos e tentar se acostumar com dias de paz.

Comentários: Para apagar o “gosto ruim” da boca que o Production I.G. deixou com Guilty Crown, a aposta agora é forte em Gargantia, mais um dos mechas da temporada. Com Kazuya Murata na direção (o mesmo do primeiro filme de Fullmetal Alchemist, da primeira série) e com o hype dos roteiros de Gen Urobuchi (aquele mesmo de Madoka Magica, Psycho-Pass, Fate/Zero e outros) a esperança em cima do sucesso de Gargantia é forte. O visual caprichado pelo Production I.G. parece empolgante mas não é o bastante. Apesar da promessa e da grande aposta, Gargantia tem cara de ser um dos animes prontos para decepcionar ou se destacar em um ano. Torçamos pela segunda opção.

Karneval

Karneval
(カーニヴァル)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Manglobe
Gênero: Ação, Aventura, Suspense, Fantasia
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 03 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Nai procura por uma pessoa muito importante para ele e sua única pista é um bracelete abandonado. Ele e Gareki são dois trombadinhas que vivem de seus roubos para conseguirem sobreviver no dia-a-dia. Os dois se encontram em uma mansão estranha, onde eles acabam caindo em uma armadilha e se tornando criminosos procurados. Quando os rapazes não possuem mais nenhuma esperança de sobrevivência, eles encontram “Circus” a mais poderosa organização de defesa do país!

Comentários: Adaptado do mangá de Touya Mikanagi, Karneval é aquilo que podemos chamar de “material que tende a atingir em cheio as fujoshis”, porque sim. O problema é que esse público alvo não parece estar com muita sorte atualmente. Mesmo contando com o estúdio Manglobe no comando da produção, Karneval não conta com um staff muito “animador” para cuidar da sua adaptação. Com direção de Eiji Suganuma, diretor de Kodomo no Jikan, e Touko Machida (o mesmo roteirista de Amnesia e Saiyuki – ambos voltados basicamente para o mesmo público, por sinal) cuidando dos roteiros, Karneval me parece algo fadado a um fandom interno, sem grandes ambições. Claro, posso queimar a língua, afinal é uma das séries que mais quero ver dando certo. Só o tempo dirá.

Majestic Prince

Ginga Kikoutai Majestic Prince
(銀河機攻隊 マジェスティックプリンス)
Episódios previstos: 24 episódios // Estúdio: Dogakobo
Gênero: Ação, Mecha, Escolar, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 04 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história mostra o momento que a humanidade deixou a Terra e começou a viver no espaço. “Príncipes” são crianças modificadas geneticamente que são criadas e treinadas para serem pilotos de robôs armados e assim a população consegue se adaptar e se proteger dos ataques de aliens hostis vindos de Júpiter. Nós acompanhamos a vida de Izuru, um desses príncipes e que estuda na cidade academia Grandzehle. O fato é que ele não é um príncipe qualquer.

Comentários: Majestic Prince é mais um dos mechas da temporada. Sim, mais um de colônias espaciais e toda essa coisa de sci-fi. Mas fica aqui uma produção no mínimo curiosa e interessante. Apesar do estúdio sem expressão no gênero (Dogakobo, o mesmo de 11eyes – que me dá calafrios só de lembrar), Majestic conta com Keitaro Motonaga na direção (o mesmo de Get Backers, Katanagatari e… School Days), roteiros de Reiko Yoshida (mesmo responsável por Kaleido Star!) e o character design de Hirashi Hirai, responsável pela franquia toda de Gundam Seed e de Fafner. Ao lado do anime de mechas da Sunrise, esse é o que mais me prende a expectativas, principalmente depois do bom PV mostrado. Espero não me decepcionar no final.

Maou-Sama

Hataraku Maou-Sama!
(はたらく魔王さま!)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: White Fox
Gênero: Comédia, Romance, Sobrenatural
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 04 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: O Rei Demônio Sadao estava a apenas um passo para a conquista do mundo, mas acabou sendo derrotado pela heroína Emilia e forçado a ir para outro mundo: A Terra dos tempos atuais. Sadao acaba precisando virar um freelancer em uma rede de fast food para conseguir sobreviver e pagar suas despesas. E bem, imagine o que isso vai se tornar…

Comentários: O estúdio WHITE FOX (de Steins;Gate) prepara uma das comédias mais estranhas dessa temporada. Imagina um demônio trabalhando no McDonalds? Isso só pode ser bom (ou não). Masahiro Yokota cuidará dos roteiros da série, e ele mostrou ser bom nisso com Beelzebub, apesar dos fillers da série. Baseado em uma série de light novels, Hataraku Maou-Sama parece ter uma fórmula leve para quem procura uma comédia maluca no meio de tantos animes. Pode funcionar bem para alguns e não tão bem para outros.

Mushibugyo

Mushibugyo
(ムシブギョー)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Seven Arcs
Gênero: Shounen, Ação
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 08 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história se passa na era Edo, uma Tokyo de 1700. O oitavo shogun Tokugawa Yoshimune ordenou que caixas fossem instaladas na cidade e assim a população poderia colocar suas opiniões. Após ler seus desejos, o shogun cria um novo magistrado para proteger o povo: os Mushibugyo.

Comentários: Mushibugyo tem uma história interessante. O mangá original da trama foi publicado em 2010 na revista Shounen Sunday com apenas 3 volumes, mas a série ganhou “uma segunda chance” e atualmente se encontra com 9 volumes em um remake na mesma revista Shounen Sunday. Agora com um anime em produção, temos a chance de ver a Seven Arcs trabalhar com uma das séries de maior potencial shounen da revista: ninjas, porrada, poderes, garotas com peitos e tudo mais que você quiser imaginar. Sabe aquela série que tem potencial de agradar todos os seus amigos do colégio? Pois então, é essa. Com direção de Takayuki Hamana (Prince of Tennis), roteiros de Yoichi Kato (Kekkaishi) e character design de Yoshimitsu Yamashita (Blade of Immortal), o anime é um dos candidatos a surpresas dessa temporada.

OreGaIru

Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru
(My youth romantic comedy SNAFU / やはり俺の青春ラブコメはまちがっている)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Brains Base
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 04 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Hikigaya é uma pessoa anti-social: o garoto não possui nenhuma amigo no colegial e possui uma visão meio distorcida da vida. Ele acha que seus colegas de classe são um bando de mentirosos e deseja não trabalhar no futuro. Preocupada com seu aluno, a professora faz com que ele seja integrado no clube de serviço voluntário e ele acaba descobrindo que Yukinoshita Yukino, a garota mais linda do colégio, é uma das integrantes.

Comentários: Não sei muito bem o que pensar dessa série. Mesmo com o nome do Brains Base aí – o que acaba trazendo um pouco de “cartaz” para a obra – e sendo baseado em uma light novel consideravelmente popular, OreGairu não parece ser o tipo de anime que vai me agarrar e me fazer apostar com todas as fichas. Mas não vou negar: há público. Sempre há público. Além disso temos o nome de Ai Yoshimura no meio (um dos roteiristas de Gintama e Binbougami Ga) cuidando da direção da série. Tirando isso, prefiro não tirar conclusões precipitadas antes de assistir.

Photo Kano

Photo Kano
(フォトカノ)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Madhouse
Gênero: Romance, Escolar, Harém
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 04 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Kazuya Maeda é um colegial que acabou de receber uma câmera fotográfica de seu pai e começa a desenvolver um novo hobby: tirar foto de lindas garotas. E é isso aí.

Comentários: Deixando de lado a trilha sonora de Mina Kubota (de Kaleido Star e de A Letter to Momo), não espero muito desse anime da… Madhouse. Baseado em um game date sim para PSP, Photo Kano é aquilo que eu definitivamente não crio expectativas, não pretendo assistir e deixo na mão de vocês o que vai acontecer com essa série.

Railgun S

Toaru Kagaku no Railgun S
(A Certain Scientific Railgun S / とある科学の超電磁砲(レールガン)S)
Episódios previstos: 24 episódios // Estúdio: J.C.Staff
Gênero: Ação, Fantasia, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 12 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Toaru Kagaku no Railgun.

Comentários: Depois de Index ir para os cinemas, chega Railgun com sua segunda temporada para a televisão. O spinoff que deu tão certo quanto a série principal é a melhor definição para essa série que se repetir o desempenho da primeira terá de tudo um pouco, desde ação, até sua dose de fanservice e uma trama realmente legal e agradável de se acompanhar. Olha o dinheiro entrando nos cofres do J.C.Staff novamente.

Shingeki no Kyojin

Attack on Titan
(Shingeki no Kyojin / 進撃の巨人)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: WIT Studio
Gênero: Ação, Fantasia, Suspense
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história de Shingeki no Kyojin gira em torno de uma humanidade que vem sendo exterminada por gigantes. Porém alguns seres humanos estão dispostos a mudar  história e formar um exército de ataque aos seres assassinos. É assim que entra Eren, nosso protagonista, que após ver sua mãe ser devorada por um gigante decide que não deixará nenhum deles vivo e buscará sua vingança completa. E bem, qualquer mais que isso é spoiler.

Comentários: Esse com certeza é um dos animes mais aguardados pelos ocidentais pela popularidade que Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) ganhou por essas bandas. O “barulho” em cima do título me lembra muito o que aconteceu com Claymore na época em que o anime foi exibido. O “novato” Wit Studio se mostrou eficiente na produção do filme “HAL” exibido no Japão recentemente, então a animação não deve ser um obstáculo para a série. Com direção de Tetsuro Araki, diretor de Death Note, Shingeki no Kyojin tem a chance de se firmar entre o que popularmente chamamos de “moda” da temporada. E já deixo avisado: O anime vai acabar em um “nada” pois o mangá ainda segue, então não adianta chorar depois. Se tivermos uma segunda temporada, é lucro (literalmente).

Valvrave

Valvrave The Liberator
(Kakumeiki Valvrave / 革命機ヴァルヴレイヴ)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Sunrise
Gênero: Mecha, Drama, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 11 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história se passa em uma era onde 70% dos seres humanos vivem no espaço, por causa do desenvolvimento de grandes cidades espaciais. Entre duas grandes nações, Dorushia e ARUS, existe uma pequena nação neutra chamada Jioru, que prospera economicamente. Haruto, um colegial que vive nessa nação, encontra uma misteriosa arma humanoide durante uma invasão do exército de Dorushia, e esse encontro vai acabar alterando o rumo de sua pacata vida de estudante para sempre.

Comentários: Com direção de Kou Matsuo (Red Garden, Kurenai) e roteiros de Ichiro Okouchi (Code Geass), Valvrave chega com a missão de recuperar o fôlego da Sunrise com os mechas. A aposta em cima da série é alta em todos os sentidos. Desde a abertura que será de um colab de Nana Mizuki com o T.M.Revolution, desde a tentativa de “empurrar” um “novo Code Geass” para o público. Não dá pra negar que o que foi liberado até agora atiça a curiosidade do público, mas nada que pareça ser, de fato, o responsável pela ascensão da Sunrise nos próximos anos. Também vale dizer que o conceito de character design foi feito por Katsura Hoshino (autora de D.Gray-Man) e a trilha sonora será de Akira Senju (Fullmetal Alchemist Brotherhood). Será que agora vai?

Yamato 2199

Space Battleship Yamato 2199
(Uchuu Senkan Yamato 2199 / 宇宙戦艦ヤマト2199)
Episódios previstos: 26 Episódios // Estúdio: XEBEC / AIC
Gênero: Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 07 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: O ano é 2199. A raça humana foi esmagada em sua guerra com os Gamilos, impulsionando a criação em cidades subterrâneas para sobreviverem. Os cientistas estimam que eles têm apenas um ano de vida. Os jovens oficiais Susumu Kodai e Daisuke Shima recebem uma cápsula misteriosa de um navio que fez um pouso de emergência em Marte e voltam com ele para a Terra. Ele contém a última esperança da humanidade: o planeta Iscandar no outro lado da galáxia de Magalhães tem a tecnologia para derrotar os Gamilos e restaurar o planeta. A tarefa é confiada ao Space Battleship Yamato mas eles têm apenas um ano para cumpri-la.

Comentários: Space Battleship Yamato 2199 é um remake do clássico Yamato que se tornou um clássico e um ícone da animação japonesa no passado. O fato curioso pela série é que ela possui muitos envolvidos que trabalharam no clássico da década de 1970. Mas mais curioso ainda é saber que essa série de TV na verdade já vem sendo exibida há um tempo no formato de filmes – que ainda estão sendo exibidos e serão 7 ao total. Isso mesmo: caso você estranhe e não “encontre” essa série sendo legendada por aí, você provavelmente encontrará os filmes que cobrem aproximadamente 3 episódios por longa. A diferença é que a série de TV deve conter algumas cenas diferentes, segundo comentários da produtora. Vamos ver o que sai dessa produção, no final das contas.

Kinema Citrus

Yuyushiki
(ゆゆ式)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: Kinema Citrus
Gênero: Comédia, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 09 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Nós acompanhamos a vida escolar de Yuzuko, Yukari e Yui. Três garotas que fazem parte do clube de processamento de dados.

Comentários: Eu sei que o público de slice of life desse tipo existe e entendo, mas eu não tenho mais paciência para coisas desse tipo. Ao menos temos um nome de “peso” na produção: Natsuko Takahashi, roteirista da série, também esteve envolvida em séries como Bleach, Chrono Crusade e outros animes bem famosos. Mas bem… Não é pra mim. Pode ser que alguém queira saber mais.

Muromi-San

Namiuchigiwa no Muromi-san
(波打際のむろみさん)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: Tatsunoko
Gênero: Comédia
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Mukoujima Takurou é um adolescente solitário que passa boa parte do seu tempo pescando em um píer. Um dia ele acaba pescando Muromi, uma sereia, que na verdade não sabia que era uma sereia até conhecer Takurou. Se não bastasse ela possui um grande problema com bebidas e é totalmente maluca. Agora toda vez que Takurou vai pescar, Muromi aparece e faz de sua vida um pouco mais interessante.

Comentários: Com os mesmos roteiros de Tantei Opera Milky Homes (um dos animes que recebeu muitos elogios do fandom gringo) e com o mesmo character design de Princess Resurrection, esse é um daqueles animes que definitivamente eu não posso dizer que vai ser bom ou não. Sabe aquelas comédias que parecem ser extremamente idiotas mas acabam te conquistando no final das contas? É isso que eu estou sentindo com Muromi-san, principalmente depois de ver os trailers divulgados. Mais um do time: só julgar quando assistir.

Hyakka Ryouran 2

Hyakka Ryouran Samurai Bride
(百花繚乱 サムライブライド)
Episódios previstos: 12 episódios // Estúdio: ARMS
Gênero: Ação, Comédia, Ecchi, Romance
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 05 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Hyakka Ryouran.

Comentários: Hyakka Ryouran é um daqueles animes de “porrada e garotas” que dá pra salvar muita coisa. Começando pela arte da série que é incrível. Segundo que até mesmo as censuras do anime são criativas e cheia de estilos artísticos (ao menos na primeira temporada era assim). Terceiro que se você não se incomoda tanto assim com o fanservice consegue aproveitar uma história bem interessante e lutas realmente bem feitas dentro de um anime desse gênero e porte. Para quem não viu a primeira temporada, ainda há tempo. Vai arriscar?

Azazel 2

Yondemasuyo, Azazel-san. Z
(よんでますよ、アザゼルさん。Z)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Production I.G.
Gênero: Comédia, Sobrenatural
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Yondemasuyo, Azazel-san.

Comentários: Esse é um dos animes mais subestimados dos últimos tempos quando o assunto é comédia. Mesmo com episódios curtos (metade do tempo do convencional), Azazel-san diverte como poucos e chega agora com sua segunda temporada prometendo manter o mesmo nível da primeira. Para quem não assistiu a primeira fase ainda dá tempo, e como já dito a duração de seus episódios é ainda menor do que o comum, facilitando a vida de assistir a tempo dessa. Para os órfãos do gênero com o fim de Gintama e outros, Azazel é uma das melhores opções de abril.

Crime Edge

The Severing Crime Edge
(Dansai Bunri no Crime Edge / 断裁分離のクライムエッジ)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Gokumi
Gênero: Ação, Romance, Suspense
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 03 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Haimura Kiri é um garoto aparentemente normal com um pequeno problema: ele está obcecado com o corte de cabelo de outras pessoas. Um dia ele conhece Mushiyanokouji Iwai, a “Rainha do cabelo” que não pode cortar o cabelo por causa de uma maldição hereditária. Kiri descobre que sua tesoura, “Dansai Bunri não Crime Edge” é a única coisa que pode cortá-lo. Até aí tudo normal, mas Haimura acabará entrando por acidente em um verdadeiro jogo de assassinatos envolvendo ferramentas amaldiçoadas, e sua missão será proteger a jovem Iwai a qualquer custo.

Comentários: Quando você pensa que já viu de tudo no universo dos animes, eis que surge uma série que tem como objetivo… cortar cabelos amaldiçoados. A criatividade desses japoneses me impressiona de verdade. Mas brincadeiras a parte, a vontade de assistir esse anime é muito grande. A trama é original (querendo ou não), o visual está belíssimo e pessoas que estiveram envolvidas em animes como Fate/Stay Night, Nana e HagaNai estarão marcando presença na série. Realmente sinto que pode sair algo surpreendente daqui, e em 13 episódios teremos a chance de acompanhar algo diferente. Acho que vale arriscar.

Arata

Arata Kangatari
(O Mito de Arata / Arata The Legend / アラタカンガタリ ~革神語~)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Satelight
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Romance
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 08 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A cada 30 anos, uma nova princesa é escolhida vinda da família Hime para servir o Hayagami. Esse dia chegou novamente, mas com o passar dos anos nenhuma mulher havia nascido, a não ser Arata, com 15 anos de idade. O único problema é que Arata na verdade é um homem! Forçado a se disfarçar e tomar o lugar da candidata a princesa até uma de verdade fosse encontrada. Durante um festival ele acaba sendo a única testemunha do assassinato da princesa atual e sendo o acusado dessa morta. Agora todos querem ver o garoto morto. Enquanto isso, em um mundo paralelo, um outro jovem chamado Arata encara o bullying de seus amigos em mais uma mudança escolar. O que esses dois Aratas tem em comum? Bem, eles vão descobrir – ou não – quando acidentalmente trocarem de papéis…

Comentários: Mais um anime adaptado das páginas da Shounen Sunday. Arata Kangatari é a primeira série shounen de Yuu Watase, a autora de Fushigi Yuugi. Apesar de ser clichê, apresentar personagens clichês, uma trama clichê e tudo clichê, eu gosto. É simples e agradável de se acompanhar. O problema é que não estou com grandes expectativas para o anime por algum motivo… sabe quando você sente que vão fazer algo “de qualquer jeito”, só por fazer? Essa é minha impressão. Bem, para compensar teremos o experiente Sekijima cuidando do roteiro – Angel Sanctuary, Skip Beat e até Zillion são alguns dos trabalhos do cara. Então só nos resta esperar e torcer. Muito.

HenNeko

HenNeko: Hentai Ouji to Warawanai Neko
(The “Hentai” Prince and the Stony Cat / 変態王子と笑わない猫)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: J.C.Staff
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 13 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Youto Yokodera está sempre pensando em seus desejos carnais, mas ninguém consegue pensar nele como um pervertido. O garoto aprende sobre uma estátua de um gato que supostamente pode realizar seus desejos. Youto vai até a estátua e reza para que ele consiga expressar todos os seus pensamentos quando e onde quiser. Ao lado da estátua está Tsukiko Tsutsukakushi, uma garota de seu colégio, que também possui seu próprio desejo: Que ela consiga esconder suas reais intenções.

Comentários: Deixei bem claro que esse tipo de série não faz meu tipo e não vai ser diferente com HenNeko.  O que não quer dizer absolutamente nada, claro. Mas se vale dizer, apesar de ser baseado em uma novel apreciada dentro do fandom, a adaptação de HenNeko não apresenta das staffs mais confiáveis. Não sei até que ponto também a confiança do público para obras assim nas mãos do J.C.Staff chega, mas é o tipo de anime que não deve sair de dentro do círculo de quem já conhece a obra anteriormente.

Uta no Prince 2

Uta no Prince-sama – Maji Love 2000%
(うたの☆プリンスさまっ♪マジLOVE2000%)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: A1-Pictures
Gênero: Comédia, Romance, Escolar, Reverse Harem
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 03 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Uta no Prince-Sama – Maji Love 1000%.

Comentários: Olha, se HenNeko vai ficar fadado dentro de seu fandom, que dirá então UtaPri que é praticamente um convite para as fujoshis de plantão? Não me enganem, eu sei que vocês estão doidas para assistirem os garotos encantadores novamente. Cheio de seiyuus famosos e muitos ingredientes que agradam esse público, é o tipo de anime que vai vender muito e sustentado com fé pelo seu fandom. E que venha a terceira temporada.

Aiura

Aiura
(あいうら)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: LidenFilms
Gênero: Comédia, Slice of Life, Escolar
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 03 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história é centrada em três colegiais, Amaya, Iwasawa e Uehara e seus colegas de classe. O dia-a-dia delas é “o que acontece quando não está acontecendo nada.”

Comentários: Sabe o que eu gostei desse anime? A sinceridade de sua sinopse. Porque todos sabemos que esses animes são histórias de garotas ou garotos que não fazem nada o dia inteiro e ficam criando situações estranhas e bizarras e… Olha, vocês sabem tudo que esses animes são só de olhar pra imagem. Enfim, o mais interessante é ver o LidenFilms trabalhando em uma série assim, a segunda “independente” do grupo, que fez Senyuu na última temporada. Vamos ver o que o diretor de Mourou no Hako consegue nessa produção. Sem expectativas.

Rainbow Live

Pretty Rhythm Rainbow Live
(プリティーリズム・レインボーライブ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Tatsunoko
Gênero: Musical, Mahou Shoujo
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Naru Ayase é uma garota que consegue ver as cores da música que ela escuta. Para Naru, que é muito boa para decorar, é um sonho se tornar done de uma loja como Dear Crown. Um dia, ela descobre que o gerente de uma nova loja está recrutando estudantes que podem fazer o “Prisma Dance” e imediatamente se oferece. Naru começa a dançar em sua audição e uma aura nunca antes vista aparece em sua frente. Naquele momento, uma garota misteriosa pergunta se ela pode ver a “Rainbow Music”.

Comentários: Mais uma temporada de Pretty Rhythm chegando. Nesse caso eu nem me sinto a vontade para comentar sobre a série por mesmo sabendo se tratar de uma franquia rentável, não ser das minhas maiores curiosidades e acredito que de grande parte do público ocidental. É uma franquia bem famosa no Japão e essa temporada apresenta o mesmo staff da temporada anterior. Material de nicho.

Leviathan

Zettai Bouei Leviathan
(絶対防衛レヴィアタン)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Gonzo
Gênero: Fantasia
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A história se passa em Aquafall, um mundo de fantasia povoado por dragões e fadas. Derrepente meteoritos trazem criaturas terríveis que ameaçam todas as formas de vida no planeta. A fada Syrup reúne a força de defesa de Aquafall, com três garotas do clã dos dragões como recrutas. E veremos como essa reunião pode definir a luta e aumentar a amizade entre elas.

Comentários: Gonzo, quem te viu e quem te vê. Leviathan é a aposta do estúdio para essa temporada, algo bem diferente do que estamos acostumados quando temos o nome do mesmo envolvido. O mais interessante? Teremos o mesmo roteirista dos OVAs da Ryokho em Tenchi Muyo e o roteirista é Yasunori Ide, um dos responsáveis pelo sucesso da franquia Onegai Teacher. Teremos uma surpresa vinda dessa série? Talvez, mas nem o trailer conseguiu me animar muito. É pagar pra ver.

Driland New Series

Tanken Driland – 1000-nen no Mahou –
(探検ドリランド -1000年の真宝-)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Toei Animation
Gênero: Aventura, Fantasia
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Tanken Driland.

Comentários: Mais um anime que não há muito o que comentar. A franquia da Toei é baseada em um jogo famoso no Japão e é uma das apostas para o mercado ocidental, porém para o público infantil. Não dá pra julgar e nem esperar muita coisa, mesmo tendo assistido os primeiros episódios da primeira temporada e ter achado bem razoável dentro das suas limitações. Incluso na lista apenas por curiosidade.

Haitai Nanafa

Haitai Nanafa 2
(はいたい七葉)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Passione
Gênero: Comédia, Sobrenatural
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Haitai Nanafa.

Comentários: As informações que encontramos na internet referentes a essa série são tão nulas que é praticamente impossível comentar algo aqui e é isso que estou fazendo. Se você leu até aqui, eu sei que você não vai assistir essa série.

Baku Tech

Baku Tech! Bakugan Gachi
(爆TECH!爆丸 ガチ)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Aventura
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia: 06 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: Mais uma temporada de Bakugan.

Comentários: Mais bolinhas de gude atacando por aí, mas dessa vez com um character design totalmente diferente. Lembra o “reboot” que Beyblade recebeu, por exemplo. Bem, logo menos nos Estados Unidos.

Nyaruko-San W

Haiyore! Nyaruko-san W
(這いよれ!ニャル子さん W)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: XEBEC
Gênero: Comédia, Sci-Fi, Paródia
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 07 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Haiyore! Nyaruko-san.

Comentários: Eis aqui um anime interessante de se comentar. Nyaruko-san recebeu pouca atenção por essas bandas quando teve sua primeira temporada exibida, mas a quantidade de elogios a série lá fora é bem peculiar. O mais engraçado é que a série se apoia em mitos que são “comuns” dentro da literatura mundial (como o mito de Cthulhu, por exemplo) e adapta isso para o anime de forma cômica e de paródia. Para alguns a fórmula funciona muito bem, para outros nem tanto. O fato é que a segunda temporada do estúdio XEBEC deve manter a mesma estrutura da primeira, provavelmente durando uma temporada (12 ou 13 episódios), mas não acredito que passe disso, mesmo vendendo razoavelmente. Claro, tudo chutômetro.

Battle Spirits Gekitouden

Battle Spirits: Sword Eyes Gekitouden
(バトルスピリッツ ソードアイズ激闘伝)
Episódios previstos: Indefinido // Estúdio: Sunrise
Gênero: Fantasia, Aventura, Card Game
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 07 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Battle Spirits: Sword Eyes.

Comentários: Continuação de Battle Spirits chegando. Mais uma vez, sem muito o que comentar. A franquia é uma das mais famosas no “ramo dos card games” ao lado de Vanguard e Yu-Gi-Oh! no Japão, e a Sunrise mantém a série por ser muito conveniente pra ela financeiramente falando, provavelmente. É o tipo de material que tem público específico e que deve continuar na mídia por muito tempo. 

Hayate Cuties

Hayate no Gotoku! Cuties
(ハヤテのごとく!Cuties)
Episódios previstos: 13 episódios // Estúdio: Manglobe
Gênero: Comédia, Romance, Paródia, Harém
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 08 de Abril
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Hayate no Gotoku! – Can’t take my eyes off you.

Comentários: Aqui temos a segunda metade da temporada de Hayate no Gotoku! que foi feita especialmente para a televisão e escrita pelo autor diretamente. Claro que muitos esperavam uma continuação da adaptação do mangá, mas a opção do estúdio e provavelmente do próprio autor foi fazer esse anime – que segundo alguns fãs acabou não fugindo das raízes originais mas mesmo assim não teve o mesmo “feeling” do original. Bem, serão mais 13 episódios para a série ser finalizada e depois sabe-se lá quando ela volta, ou se ela volta.

Kara The Animation

Kara The Animation
(KARA THE ANIMATION)
Episódios previstos: 5 Episódios // Estúdio: DONGWOO
Gênero: Ação, Sci-Fi
Site Oficial // Trailer // My Anime List
Estreia: 01 de Março
Expectativa: 

Sinopse: As integrantes do grupo Kara são policiais espaciais recrutadas para manterem a ordem no universo. E é isso aí.

Comentários: O que dizer de um grupo de K-Pop que recebe um anime? Nada. Kara é um dos grupos mais famosos dentro do Japão e ganha essa animação que não vai para a televisão e sim para uma transmissão especial via stream na internet. Portanto dificilmente você vai ver esse material rodando por aí tão cedo antes dos BDs serem lançados. Vale citar também que a série é uma co-produção entre Japão e Coreia do Sul. Bem, depois de AKB, porque não Kara?

OreImoOre no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai
(Oreimo / 俺の妹がこんなに可愛いわけがない)
Episódios previstos: 13+3 episódios // Estúdio:

Gênero: Comédia, Slice of Life
Site Oficial // Trailer // My Anime List 
Estreia:
Expectativa: 

Sinopse: A segunda temporada de Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake Ga Nai.

Comentários: Aqui um dos animes mais “polêmicos” de 2011 com questionamentos de bom ou ruim. Minha opinião? Não sei, nem terminei de ver a primeira temporada e nem me animo para fazer. Mas se julgarmos pela reação do público é de se esperar que a segunda temporada faça tanto sucesso quanto a primeira no quesito vendas, disso não restam dúvidas. Serão mais 13 episódios para aqueles que não acreditam que irmãzinha pode ser tão bonitinha assim.

Está aberta oficialmente a temporada de abril no Chuva de Nanquim! Escolham suas séries e bom proveito pelos próximos 3 meses do ano!

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post