Ranking Oricon de vendas de mangás: 28 de abril a 4 de maio

headeroricon0805Kuroko no Basket e Assassination Classroom comandam a lista nessa semana.

E cá estamos nós tentando voltar com as postagens do ranking da Oricon devido ao enorme número de pedidos da mesma. Não vou prometer que ela acontecerá todas as semanas, mas farei o possível para isso. Da mesma forma que o formato da coluna também mudará um pouquinho como vocês perceberão no decorrer do post. A novidade fica por conta da lista que agora apresenta os 50 primeiros mais vendidos. Agora chega de papo pois essa semana teve muito Jump e alguns shoujos chegando ao seu final.

oricon0805O ranking já mostra que em semana de Shounen Jump a lista é infestada pelos mesmos. Dos 10 primeiros colocados, 6 são publicados na revista.

kuroko22Kuroko no Basket se mostra como uma verdadeira força e vende mais de 400 mil unidades nessa primeira semana (vale lembrar que pela primeira vez o mangá teve uma tiragem de 800 mil unidades, maior do que de Bleach, por exemplo). Assassination Classroom é outro que se firma como a maior surpresa da revista dos últimos anos, vendendo quase 400 mil em apenas uma semana e somente com 4 volumes. É um monstro. Imagina se tiver anime um dia? Toriko já passa as vendas de Gintama, mas ambos conseguem um bom número. Haikyuu é outro novato que vai bem, obrigado, e Beelzebub corre por fora vendendo o suficiente para ficar no Top 10. Ainda sobre a Jump, PSI consegue bater quase 60 mil unidades, Naruto não passa do 1 milhão (mesmo depois de 5 semanas no ranking) e One Piece chega na décima semana (décima!).

aohh7Muitos shoujos também marcam a lista, com destaque para Aoharaido vendendo quase 400 mil unidades em apenas 2 semanas de publicação com seu volume 7 – outro que se ganhar anime vai chegar em “nível Kimi ni Todoke” de vendas. O penúltimo volume de Vampire Knight decepciona e vende apenas 60 mil, ficando de fora do top 10 e confirmando a queda de popularidade do mangá no Japão. O volume final de Black Bird passa das 100 mil unidades na segunda semana. Outros shoujos de destaque na lista são Mairunovich (quase 100 mil também em duas semanas) e o volume 11 do divertido Usotsuki Lily. Já Miseinen Dakedo Kodomo Ja Nai é a nova obra da autora de Kyou, Koi Wo Hajimemasu e já mostra que o nome da mesma carrega força: Quase 100 mil cópias em duas semanas com apenas um volume.

shingeki 10Outro destaque da lista é a presença novamente de mais 10 volumes de Shingeki no Kyojin, incluindo o volume 10 que continua no top 10 depois de 4 semanas. Se levarmos em conta que os 10 volumes vendem em média 60 mil unidades por volume, em uma semana Shingeki no Kyojin vende mais de 600 mil mangás, dando uma estimativa de no mínimo 2 milhões e 400 mil unidades vendidas nas últimas 4 semanas de vendas! Um número absurdo que comprova o sucesso do mangá no Japão e a influência do mesmo nas vendas do título. Com certeza a Jump não devem estar muito feliz com isso.

Um outro destaque é o mangá Sakamoto Desu-Ga. O título passou das 500 mil unidades apenas no seu primeiro volume! Um autor novato vendendo em uma editora “menor” e com um mangá de comédia escolar que tem um toque “diferente”. No mínimo curioso para conferir a obra nas locadoras da internet. De resto, temos o último volume do mangá de Ano Hana (apenas 40 mil unidades vendidas), Fairy Tail, Detective Conan e Silver Spoon em suas terceiras semanas de ranking e claro, Vagabond, que em sua segunda semana continua no Top 10 de vendas e nos deixa com saudades do mangá por aqui. Ookiku Furikabutte – mangá de baseball – é o outro que fecha as dez primeiras colocações.

Pra fechar as observações, apenas 8 dos 50 primeiros colocados estão sendo publicados no Brasil. O número deve aumentar em breve (duvido muito que Shingeki no Kyojin não apareça aqui, por exemplo).

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Shingeki no Kyoujin dominando a lista heim o_O

    Altos números pra alguns mangas que não tem anime ainda….e os estudios me investem em animes sem conteudo que só querem mostrar PANTSU…..fazer oque.

    • RafaSCCP

      É Toriko… Nem anime com crossover dos mais populares da Jump consegue fazer você cair no gosto do publico e aumentar sua vendas, hein… kkk

      Jump está perdida mesmo, por isso o desespero para encontrar logo obras que fiquem no espaço de Naruto e Bleach.

  • Os três grandes da JUMP, digo, ex três grandes, acabaram de morrer, já a algum tempo. Foi-se o tempo que em eventos só se encontrava cosplays de Naruto, One Piece e Bleach, agora as coisas estão mudando, felizmente, ou não. Bleach e Naruto acabando já será um bom novo começo, JUMP precisa ser renovada, ainda mais no que diz respeito a battle shounens, não gosto muito de Toriko, Beelzebub considero mais comédia, mas quero ver logo as novas estréias da revista e perder ou não a esperança de vez.

    • One Piece está longe de morrer ainda, mas fico feliz por estar surgindo um novo hit, esse tipo de sucesso que o Kyojin está fazendo, já estava fazendo falta, hehe.

      • Goldslash

        Mas o problema q essa tal renovação está substituindo água por H2O na boa, essa shingeki não tem tanta inovação, eu esperava + esse tipo de inovação, algo bem peculiar, mas ainda continua com cliches japoneses, q deveriam ser abandonados…

        Se shingeki puder tbm será infinito, pois tá rendendo $$ e a princípio é isso q importa…

        Espero q esses novos hits, melhorem e tragam coisas novas, bem mais novas e igualitariamente criativas.
        Tbm acredito q OP será o último desses a cair, até pq merece boa parte do seu público, pois tem algumas coisas bem peculiares.

    • Cloud

      Disse uma verdade agora que muitos não vao gostar de ouvir , os 3 Grandes da Jump já deram o que deveriam, o publico hoje em dia não quer mais historias infinitas que nos enrolam pra sempre , mas sim algo mais dinamico , ainda acompanho toda semana Naruto e OP , mas sinceramente , acho que so vejo mesmo pra saber como termina , mas não me empolga mais como fazia antigamente , Naruto a Guerra ja deu , e OP depois que entraram no novo mundo ficou muito ruim ! , e não sou o unico que diz isso e so olharem as TOCs as brigas intermináveis dos 2 no topo da revista esta constantemente perdendo espaço pra novos mangas como Assassination ou Kuroko que estão ficando mais no TOPO que os 2 “Ex Grandes” , acredito que hj em dia grande parte do publico , ve e ainda vota neles nas enquetes pelo fato histórico mesmo que faz parte da vida deles e mais por um abito do que por merito. Assim como na compra dos volumes , muitos que começaram a comprar apenas continuam comprando pra não desfalcar a coleção , quem nunca comprou um manga não por ele ser o melhor , mas pelo fato de não desfalcar sua coleção? Eu mesmo estava comprando Soul Eater , mas não estou mais tão animado com ele , so que continuo comprando porque ja começei a comprar então vou terminar… e esse tipo de coisa se reflete nas vendas dos volumes mais antigos como Naruto e principalmente OP , por isso os novatos estarem vendendo assim e algo incrivel , sem contar Assassination que esta assim mesmo sem anime , ‘-‘ se o anime tiver o mesmo efeito que teve com Kuroko tenho medo do quanto isso vai vender rs

      • Melke

        Claro, quase 3 milhoes de pessoas mantém um mangá a 10 (DEZ) semanas num ranking semanal apenas por não querer descompletar a coleção. Essa é a mina de ouro, agora ele pode escrever o q ele quiser q todo mundo vai comprar so pra ter a coleção completa. Se eu fosse ele nao terminava nunca.

        Agora falando serio, se vc nao gostou/nao esta gostando, blz. O q vc nao pode é negar os fatos. Ta longe de aparecer alguem pra desbancar os Grandes com g maiusculo. 400 mil não é nada pra 3 milhoes.

    • wallace

      Cloud, Ninguem e estupido o suficiente para ficar comprando um manga que nao o esta mais o empolgando e so compra pra completa coleçao, e muito mais facil nao compra.

      • Isso poderia acontecer se houvesse “perspectiva de acabar em breve”, o que não é o caso, hehe.

      • Cloud

        Aiai fanzinhos loucos que não conseguem ver o obvio ( e nem aceitar uma critica se quer ‘-‘ ) , respondendo sim se o Oda ou Kishimoto escreverem qualquer merda no manga a essa altura não vai afetar nem 20% das vendas totais , pois quem e fãzinho louco como vcs , comprariam e diriam que é a melhor coisa do mundo rsrs… admitam que a qualidade caiu prova disso são as TOCs , onde Naruto que so ficava entre o TOP 3 , vive pegando 5-6, e Op que ficava 1-2 , ta caindo p 3-4 , mas o fandom não aceita isso e triste, quanto ao fato de colecionador que eu citei …. vcs colecionam algo de verdade? um Colecionador de verdade vai completar sua coleção não importa o que aconteça , se no ultimo volume vier so uma mensagem dizendo “Vcs são uns bosta que me apoiaram” , ele vai comprar e colocar na estante junto dos outros so para dizer “Tenho tudo”.

        400 mil na primeira semana de um manga “novato” e sim muito !!!
        Com o tempo o numero de fãns desses novatos vão crescer então logo, logo alcança se não superar as vendas desses “Ex Grandes” …. aposto minhas fixas que se lançar anime de Assassination , ele em 10 semanas supera esses 3 milhoes !

      • lucas

        Respondendo ao 2º comentário do Cloud, eu acho que não são one piece e naruto que estão descendo mas são os novos mangás que tão surgindo agora que estão subindo.E one piece e naruto disputavam a toc pau a pau porque não tinha esses mangás privilegiados de agora.

        Falando de one piece, ele tem sim muita coisa a ser explorada no mangá ainda. One piece é com certeza ainda o principal mangá da revista. E tá muito legal essa saga de dressrosa de agora.

        O Oda não tá fazendo mais cenas de luta para não estar repetindo os plots e o mangá ficar cheio de clichê. Ele continua fazendo one piece direito. Eu acho que ele tá juntando um monte de fatos pra preparar de novo outra saga de lutas, que de novo vai ser épica, como toda saga de op. E eu não tenho nada a reclamar de one piece, a série sim tem erros, mas continua sendo sim. Um ótimo mangá.

      • wallace

        Fanzinho louco, onde ???

        Sim lucas, isso mesmo, naruto e Op estao perdendo posiçoes na TOC, por causa dos novatos, agora o cloud tenta imaginar, imagina se tivesse 20 mangas lançado na Jump, tudo com a mesma quantidade de fã que OP tem, tu acha que one piece iria ficar em 1 toda hora ??? Algumas pessoas na Jump, votam nao no manga preferido, e sim no capitulo em si, a maioria vota no seu predileto, mas os que votam no capitulo em si que e o diferencial, que e o que faz os mangas subirem as posiçoes, o que acontece com AC, Se O autor de AC fizer qualquer merda naquele manga tbm todo mundo vai compra, e so olhar a TOC 😀

  • Israel

    Gostei terem voltado cm a coluna e gostei do post 🙂

  • Gregorio

    Dica: antes de publicar, releia todo o texto para encontrar e corrigir erros. Gostei da nova tabela.

  • Gregorio

    Segundo o anime news network, “Mogura no Uta” tem 35 volumes e não 135. Tem dois erros no quinto parágrafo (o que fala de Shingeki no Kyojin).
    Estou parecendo muito chato, mas na verdade gosto muito desse blog.

    • Dih

      Isso que dá fazer o post enquanto assisto ao jogo de futebol.

      • Gregorio

        kkkkkkkkk

  • Vagabond zera a lista. CABÔ! <3

  • Koyuki

    Assim que acabar o anime de Shingeki no Kyojin, irei passar a acompanhar o mangá. É, hoje tenho certeza que faço parte do time que precisar ter um animê pra eu empolgar em ler o mangá. Dos battle shonen, o único que li o mangá antes de ver o animê foi Soul Eater, que não conhecia. Quando começou a ser lançado no Brasil, foliei as páginas e achei interessante e comecei a comprar o mangá. Até hoje não baixei o anime pra ver.

  • Naruto teve uma queda drástica nesse volume, ele está remando pra chegar ao 1 milhão.

    One Piece por outro lado, está vendendo um pouquinho a mais que a última edição. Lembro que a anteriora não conseguiu chegar a 3kk antes de sair do chart, vamos ver se esse consegue.

  • Naruto bem abaixo …mas enfim ..HJ nem nos 50 primeiros apareceu T.T

    • Dih

      Isso é apenas um ranking semanal… Nem todos os mangás saem juntos.

  • impresionante é o impulsionamento de shingeki no kyogin, o anime realmente está fazendo sucesso e os brazucas também estão bem hehe

    Rayovac!

  • Ia ser mto bom se publicassem Shingeki no Kyojin, Kuroko no Basket ou Assassination Classroom por aqui. Compraria os três

    Mesmo eu não sendo do grande número de fãs assíduos de Kuroko, eu compraria o mangá.

  • Yuu

    Caramba, que milagre é esse de Vampire Knight ainda ter espaço nessa lista??

    E concordo com o povo acima sobre a saída dos 3 “grandes” da Jump. Estou curiosa pra saber como a revista vai se virar sem o conforto desses titulos, por que vamos concordar, a Jump tá precisando de uma renovação urgente.

  • aru3gintama

    Gintama em posição mais que merecida.

  • Leandro-Sama

    Olha só, angel beats heavens doors 5 entre os 50 mais vendidos!

  • wallace

    3 Ex Grandes da jump ??? cade esses 3 ex grandes da jump ??? So vejo bleach com uma quedra imensa de popularidade, enquanto naruto que continua vendendo o que sempre vendeu, com o seu volume vendendo mais nas semanas do que o anterior, e one piece que e o unico manga que passa os 1,5kk de vendas existente atualmente, como isso e um Ex Grande da jump ???

  • rafael A.

    Esse sakamoto desuga é mtu loco kkkk

  • Eu vou é ficar feliz quando sair Shingeki no Kyoujin por essas bandas xD Caso contrário acho q vou encomendar do Japão! *.*

  • É um tanto quanto óbvio, mas se Assassination Classromm se manter com esse número de vendas, aposto no anúncio de um anime até o final do ano!

  • Mi Ka DXD

    Sabia que Kuroko fazia sucesso, mas não tanto.

  • Madao

    SnK ja vendia muito bem antes do anime, imagine agora. Pra mim o manga ta tao bom que ja chegou no nivel de full metal alchemist de battle shonen, depois de acabar FMA esse eh meu substituto perfeito.
    Eh realmente incrivel como depois de 44 capitulos so fica melhor, se o Isayama continuar assim vai adquirir status de mangaka lendario em pouco tempo, vamos so ver o quanto ele pretende prosseguir com a historia.

  • tiago

    Sakamoto Desu-Ga. Vendeu mais de 500mil mangás. Enquanto muitos mangás da jump não vendem isso…

    Imagine esse mangá com anime na tv. Lool

    Shingeki no Kyojin faz a jump fica triste… Porque será? Uhahahhahhahha

    • Alz

      Pessoal da Jump deve está chorando com o sucesso mundial de SnK…Seria um substituto perfeito para Bleach

      • Goldslash

        Acho q não é mais fácil ser o contrário SnK nas mãos da Jump podia estar vendendo mto mais.. Ela está pouco se lixando pois já tem mangás q vendem demais, Naruto,OP.

        È só questão de tempo pra emplacar outro assim.

  • Pseudonimo Slayer

    Na boa, AK não tem nada de grandioso… nao entendo como vende tanto. One Punch-man tem um grau de entretenimento bem maior, mas como só sai quando dá na telha do One fica difícil.

  • o manga que eu acredito que tenha um otimo futuro seja Assassination Classroom e o vende pra kcete e sempre estar em primeiro no toc se nao estar em primeiro estar em segundo e um manga desses que nao tem anime e ja vende assim e com apenas 4 volumes é só questão de tempo para ele se torna(ja deve ser) um dos pilares de jump só espero que eles tenha esse sucesso por pelo menos mais um ano ai pode ter anime para nao ter filler pois um manga desse nivel concerteza tera um daqueles animes que nao tem numeero certo de eps assim como naruto, OP e entre outros… a jump pode nao ter Shingeki no Kyojin mas tem assassination classroom ^^

  • João Manuel

    Bleach ainda é um dos pilares da Jump , pode ter caido de popularidade mas ainda vende mais que Toriko , Kuroko no basket e Assasination Classroom , mangás que estão sempre nas primeiras posições do Toc …

    • Dih

      Na verdade a última edição de Bleach já vendeu menos que Kuroko e Assassination Classroom.

  • Alrei

    Cara, eu só digo uma coisa:
    Sakamoto desu ga é do c4r4lho. Recomendo o mundo ler.

  • destaques para haikyuu,assassination classroom,vagabond,sakamoto desuga ga? e todos os volumes de shingeki ainda na lista,kuroko teve anime ainda vai ter a maioria que compra o mangá e fujoshi,rs,os outros não tem ainme vende muito bem.

  • Grey

    Imagina Shingeki no Kyojin aparecendo aqui no Brasil ainda este ano… 😮 Estou muito curiosa para saber quais serão os próximos lançamentos das nossas editoras!

  • Goldslash

    “Shingeki de Kyoju é rola.”

    Até agora não vi nada q provasse q SnK é diferente dos pilares da Jump e estás a fazer uma renovação.
    Tá bom né….

  • yasuoka

    Vagabond PRECISA ser relançado por aqui!! Socorro JBC!

  • concordo!!!!!!
    e com shingeki no kyojin tambem que seria bom se chegasse aqui no brasil,bem se acontecer que nen em dead wonderland que apos o anime veio para ca,talvez venha quem sabe,eu amaria que shingeki no kyojin viesse e muito!!!!!

  • Kuroko no Basket pisando nas vendas! Adoro! E as editoras burras não publicam o manga por aqui.