Review – O novo mundo de ‘Naruto – Road to Ninja’

headerVocê pode ter o que sempre quis, mesmo sendo uma ilusão.

Filmes de animes de sucesso não são nenhuma novidade, ainda mais os shounens de longa duração que aproveitam as telonas para aumentar o dinheiro lucrado em cima da marca. Na sua grande maioria são histórias paralelas à original e que não se encaixam de maneira nenhuma na cronologia, então podem muito bem ser classificados como fillers gigantes, salvas algumas exceções. Com isso muita porcaria já foi feita e deveriam ser esquecidas – até hoje lembro de um filme de Dragon Ball Z que o inimigo era um Namekuseijin e que acaba sendo derrotado por causa de um assovio do Gohan.

Naruto Road To Ninja (2)Veio então as noticias sobre o nono filme de Naruto (o sexto da fase Shippuuden) e parecia até ser uma historia interessante, com personagens mudando totalmente de personalidade e situações divertidas. Parecia que os produtores tinham achado um fanfic na internet com uma quantidade absurda de fanservice e decidiram animar pra ver no que dava. E bem… pra falar a verdade eu só fui me interessar porque vi a Hinata ter finalmente atitude e ir pra cima do Naruto. Mas e aí? Vale a pena ficar parado na tela por 109 minutos? Bom…

A história

Dezesseis anos atrás, um homem mascarado ataca a vila usando um demônio poderoso chamado Kyuubi e apenas um homem foi capaz de detê-lo: Namikaze Minato, o quarto Hokage. Minato e sua esposa Uzumaki Kushina se sacrificam para salvar a vila e acabam selando o monstro em Naruto, seu filho recém-nascido.

Naruto Road To Ninja (13)Anos depois o homem mascarado volta a ameaçar a vila com a Akatsuki… Mas esperem! Estranhamente todos os membros da Akatsuki estão incluídos nessa, até mesmo aqueles que morreram dentro da realidade que conhecemos. Após detê-los, Naruto vê seus amigos sendo parabenizados por seus pais e acaba se sentindo muito sozinho, chegando até mesmo a se irritar pelo sacrifício dos seus pais. Mais tarde Madara aparece na frente de Naruto e Sakura e lança um ataque: o ‘Tsukyomi Limitado’. Sem perceber, os dois acabaram de entrar em uma realidade diferente daquela que eles conheciam, nela os pais da garota se sacrificaram e se tornaram heróis, enquanto os do garoto ainda estão vivos.

Naruto Road To Ninja (1)Considerações Técnicas

Com animação do estúdio Pierrot (o mesmo responsável pela série de TV), direção de Hayato Date, roteiros de Yuka Miyata (os mesmos de Naruto Shippuuden) e com história original do próprio criador da série – Masashi Kishimoto – o filme Road to Ninja foi um dos mais aguardados pelos fãs da franquia pela presença do autor em sua ideia principal. Depois das primeiras imagens da produção então, a curiosidade só aumentou.

Naruto Road To Ninja (15)Podemos ver que não temos nada de espetacular na história. É basicamente só uma viagem paralela a outro universo e que o plano do Madara não faz sentido nenhum (o que também não é novidade nenhuma). Mas ainda assim ela chega a ser interessante pelo fato que ficamos curiosos para ver como cada personagem vai ser retratado nesse novo universo e como Naruto e Sakura acabam reagindo a essas mudanças. E isso funcionou muito bem. Toda a primeira parte do filme me divertiu bastante e me deixava curioso para saber quem ia aparecer em seguida ou o que ia acontecer com aqueles “novos” personagens. Só que voltamos a lembrar que isso é um filme de um anime shounen, então tem que ter a porrada e um vilão malvadão… Aí o resultado já sabemos: outra metade do filme com porradaria e a história sem se desenvolver como poderia pela limitação de tempo.

Naruto Road To Ninja (9)O filme tem uma ótima liga para lhe manter preso querendo saber o rumo que os “novos personagens” tomam em comparação com o que conhecemos. A ideia é ótima. A animação começa a retratar como o Naruto reagiria a presença dos pais – tendo pela primeira vez uma família – e em como isso influencia em sua mente, em como ele queria que aquela realidade fosse a verdadeira. Ele poderia muito bem conviver com tudo aquilo e com a presença daqueles que ele nunca teve. Enquanto isso, Sakura começa a perceber tudo o que perdeu e fica com medo de ficar ali para sempre. Existe uma relação e uma analogia muito bonita com a diferença dos dois personagens nesse momento. Como será que a vida de ambos seria, de fato, se ela fosse assim desde o início?

Naruto Road To Ninja (16)Chegamos então em uma cena chave em que os dois tentam conversar sobre isso, com toda uma cena mostrando sutilmente a Sakura nas sombras e o Naruto na luz. Uma direção de cena elogiável e que lhe faz perceber que, de fato, aquilo é um filme e não apenas um filler jogado no meio da série de TV. Porém quando essa cena tão boa acontece…

EXPLOSÃO! Essa explosão marca o fim do plot, o fim do filme e qualquer coisa que possa agradar aqueles que foram amarrados pelo drama apresentado entre os personagens. Claramente pela falta de tempo para os produtores, quase tudo sobre o universo alternativo já não importa mais e “vamos focar na porrada”. Lutas, que por sinal, não chegam a ser empolgantes ou bem trabalhadas. As cenas de ação faltam “brilho” e aquele charme do que esperamos de coisas do gênero.

Naruto Road To Ninja (7)A animação chegou a me decepcionar em alguns momentos. Não possui nada de especial em relação ao anime, só está um pouco acima da média e nem parece ser a de um filme. Nada chegou a me impressionar, algumas vezes o traço de alguns personagens ficavam sem consistência e as lutas só fluíam bem, sem comprometer. O destaque novamente vai para a direção da primeira metade do longa que conseguiu transmitir muito bem todas as sensações dos personagens, divertir nas cenas descontraídas e contrastar bem as realidades alteradas de Naruto e Sakura.

Naruto Road To Ninja (3)Eu poderia dizer que o desenvolvimento dos personagens chega a ser nulo, já que o foco acaba sendo somente no Naruto e Sakura e que tal desenvolvimento não pode ser refletido em nenhum lugar, já que a história do filme não é canônica e nem ao menos se encaixaria em alguma situação da série. Mesmo assim devo dizer que adorei as novas personalidades de todos que foram apresentados, sendo que os meus preferidos sem duvida foram o Neji e a Hinata. Também é muito bom ver como o Naruto e Sakura acabam se relacionando com a situação dos seus parentes. É emocionante ver a família garoto ali, tão vivos. Em alguns momentos você como expectador ache válido o pensamento do Naruto em não achar tão ruim ficar por ali. Ele não mereceria esse presente? É uma pena pensar que todo esse desenvolvimento dos dois acaba não significando nada…

Naruto Road To Ninja (19)Comentários Gerais

Esse é o melhor filme de Naruto que eu já vi. Apesar dos problemas isso é algo que não pode ser negado. (Não que isso seja lá grande coisa, claro.)  Novamente vale citar que a primeira metade do filme é ótima e que com certeza aqueles que são fãs da franquia vão amar a forma como todos os personagens são apresentados. É tudo tão divertido, empolgante e de certa forma “confortante”. É uma pena que todo universo alternativo e seus personagens acabam ficando com tão pouco espaço e até mesmo sendo jogados de lado para mostrar uma ação e lutas que não conseguem empolgar.

Naruto Road To Ninja (11)No fim acabei saindo com um gosto amargo na boca. Queria muito ver mais da família do Naruto. Queria ver muito mais da relação dos dois com os novos amigos e suas personalidades diferentes. Queria que pelo menos algo dessa experiência tivesse alguma relevância para Naruto e Sakura em sua linha temporal original. No final acaba passando o sentimento de que não importa a existência desse filme – como todo filler. Fica a dúvida: será que todo filme de battle shounen tenha necessariamente que pender para o lado comercial? Não poderíamos ter algo mais elaborado e profundo dentro das condições de seus personagens? Provavelmente o resultado seria muito melhor, mas os fãs populares poderiam não ter o mesmo pensamento.

Naruto Road To Ninja (14)

por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Dan

    Achei mais interessante as partes anteriores às lutas. Deu até um aperto no peito ao ver a cena do Naruto feliz e rindo junto com seus pais e a Sakura observando pela janela. Meu coração tremeu nessa parte.

  • Provavelmente não sairia(mos) com um gosto amargo na boca se trocassem o tempo das batalhas pelo desenvolvimento dos personagens.

    Eu com certeza gostaria muito mais. Pessoalmente aprovaria esse filme sem lutas (sei que estou exagerando um pouco, mas acho que realmente valeria a pena se fosse para mostrar mais desse novo universo), mas, e a grande massa populacional que dá o dinheiro e move os produtores, roteiristas e etc. a criarem o tal filme, aprovaria um “shounen sem lutas”?

  • Raion

    Assim como a maioria dos filmes de animes que já vi, não gostei muito desse não.

    Não dá a mesma emoção da obra original, sem falar que uma luta da Kyuubi(ainda mais contra outra Kyuubi) não ter Bijuu Dama não dá…

    Pelo menos ai o Sasuke é hétero. ‘-‘

    • abraao

      mas teve bijuu dama’-‘

      • Raion

        Não lembro de nenhuma Bijuu Dama, só daqueles lasers que ambas as Kyuubi’s lançavam.

  • dbatta

    gostei.

  • Thiago

    Eu gostei do filme e achei bem divertido, mas concordo que as lutas foram fracas.A primeira parte passou tao rapido, e eu gostei dos personagens, achei o Shino engraçado pela primeira vez, e gostei da Hinata pela primeira vez com aquela nova personalidade. Recheado de fanservice esse filme foi, do Naruto com o manto de Hokage, e as cenas paralelas entre os casais Minato e Kushina e Naruto e Sakura foram bem claras pra mim, nao me surpreenderia com um final assim no manga, ja que me agrada esse casal.

    No geral o filme foi bom, recomendo a qualquer fa da serie, mas assim como todos os filmea que ja vi de animes, nao tem tanta empolgacao as lutas como a serie original.

  • Felipe Polido

    Esse filme meio que confirma o que todos suspeitávamos – que o Sasuke da “dimensão normal” é gay – ou pelo menos tem fortes tendências homossexuais, já que em dimensões paralelas costumam acontecer coisas de modo inverso. Da primeira parte do filme, o que eu mais gostei foi a troca de personalidades entre a Ino e a Hinata. Do resto… bom, pelo menos a história do filme tá melhor que o mangá (na verdade até os últimos fillers relacionados com a guerra estão melhores que o mangá).

    • abraao

      filler nenhum presta cara deixa de viajar, uma coisa e harterizar outra e isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o manga e muito mas dramático e intenso valeu o esforço mas sua piadinha foi uma bosta!!!

      • Felipe Polido

        abraao, não foi uma piada, isso é apenas a minha opinião, desculpe se te ofendi. O que quero dizer, é que os fillers relacionados à guerra, estão dando destaque a personagens que o Kishimoto deixou de lado – personagens interessantes que poderiam ter sido bem desenvolvidos – como o Shino, por exemplo. Pra você ter uma ideia, o Shino foi tão mal aproveitado que a técnida da Bola de Insetos (mushidama) dele, foi inventada para os jogos de PlayStation 2 – e depois utilizada em fillers e filmes da série. Ou seja, tiveram que inventar jutsus pra ele pro jogo, de tão pequena que foi a participação do mesmo na série. Na verdade, chegaram a fazer piada com esse fato do Shino não ter muito destaque na série em alguns momentos XD. E não sou hater, muito pelo contrário – Naruto está no meu Top 5 de séries de anime/mangá shonem favoritas, mas a série sofreu uma grande queda de qualidade na saga da 4ª guerra. Mas, como fã, eu tenho a impressão (ou seria esperança?) de que o Kishimoto está fazendo isso de propósito – ou seja, ele quer acabar a série logo e está pulando a enrolação e indo direto ao que interessa – o fim. Mesmo que a saga da 4ª guerra esteja ruim, acredito que ele fará um final digno pra série, pelo menos os últimos capítulos.

      • Romulo

        Mais uma vez aparece o abraao falando suas asneiras de sempre!

  • marketing barato em cima do nome do autor.É como eu vejo esse filme.Tirando as partes focando as famílias de Naruto e Sakura,nada nesse filme é bom.É só uma Edolas em Naruto,com o mesmo conceito,e as tão alardeadas mudanças de personalidade dos personagens não foi grande coisa,apareceram pouco e o Sasuke virou coadjuvante nesse filme.
    A história não faz sentido nenhum,absolutamente nenhum,a animação é horrível como vem sendo apresentado no anime.
    Sinto que esse ano foi muito infeliz pra série Naruto,é uma pena porquê eu gosto da série

  • Suelcbj

    Eu tbm achei esse o melhor filme do Naruto, gostei tbm das novas personalidades dos personagens e a cena mais engraçada do filme foi a do Rock Lee foi a q eu mais ri. Tbm achei desnecessario as cenas de luta, mas fazer o q, pelo menos foi bem interessante.

  • todos elogiaram muito esse novo universo de Naruto colocado pelo filme, eu ainda não assisti, porém deve ser o melhor filme de Naruto…

    Rayovac!

  • abraao

    filme nenhum vai se encaixar na historia original e só uma historia paralela, o autor não vai estragar a obra para lançar um filme legal.todos que vem filmes de anime já sabem e uma cronica e fim.

    • Romulo

      Bem, qualquer coisa suplanta a porcaria de Naruto.

  • Felipe

    esse filme me lembra muito a historia classica do superman “para o homem que tem tudo”, na qual o vilão mogul “presenteia” o superman em seu aniversario com uma planta que o prende em uma ilusão na qual o planeta krypton nao explodiu e seus pais nao se sacrificaram.

    essas historias de “what if?” sempre atraem os fãs.
    eu, como fã de naruto, tb gostei do universo paralelo

  • Mi Ka DXD

    Achei o filme interessante, ainda mais por essa temática diferente. Achei engraçado essa situação, pois é como se o Naruto e a Sakura tivessem sido jogados em Edolas da Fairy Tail.
    Mas o final realmente deixou a desejar.
    Podiam ter feito as coisas muito melhores.

  • “Parecia que os produtores tinham achado um fanfic na internet com uma quantidade absurda de fanservice e decidiram animar pra ver no que dava.” *momentofangirlon*PRODUTORES, TEM ÓTIMAS FANFICS YAOI DE NARUTO, POR QUE NÃO FAZER UM FILME DELAS? *momentofangirloff*

    Hmpf, enfim… Não assisti esse filme – nem sei se vou assistir. Acompanho Naruto há sei lá quantos anos, e ter visto no mangá a parte que retratava os pensamentos e passado de Kushina e Minato naquela batalha contra a Kyuubi… me doeu muito. Adoro os pais do Naruto, e sei que eu ia ficar extremamente triste/feliz vendo o Naruto com os pais dele. Como não gosto da Sakura, ela pra mim que se dane; não me interesso por ela e não ia ficar com nenhum pouco de dó dela no filme. Mas to meio emotiva e esse filme ia me deixar ainda mais rs Não acho os filmes de Naruto bons (Pfvr, Strong World existe!), então, é bem provável que eu vá dropar e assistir beeeeeeem mais tarde.

    • Naiara

      Vi o filme exatamente porque queria ver uma interação do Naruto com os pais deles…doeu muito essa parte.

  • Rodrigo

    Um bom filme… Sem dúvida
    Um filme feito para os fãs de Naruto, só que apelaram um pouco no final!!

  • Eu gostei do filme de fato esse vilão e as “bijjus” nao ficaram muito bem dentro do universo criado..
    Mas a coisa toda é legal pelo fato dos personagens terem mudado de personalidade…

  • Romulo

    Agora vamos aos fatos, o filme não é ruim, dá pra assistir, e mesmo sendo um fanservice, até procura dar uma profundidade (algo que na serie normal está a anos luz de acontecer). Mas ele cai na cilada se ser comercial e prezar pela ação é o que peca no filme. E tambem uma rasidade que afeta tudo o que tem o nome de naruto, mas ainda sim tá bem melhor que a serie que afunda em fanservice e famboyzada desneceraria.
    Nota: 6

  • Eu estava na expectativa por esse filme como nunca fiquei por um de anime antes… e, como todo mundo, o motivo eram as cenas hilárias do trailer, que focavam justamente nas personalidades trocadas.

    Achei a primeira parte bacana (só eu achei que a Sakura acabaria virando uma nukenin se tivesse crescido como ele?), mas mesmo assim ela não foi de longe o suficiente pra me fazer gostar de Road To Ninja, pois a sensação é que aqueles três minutinhos de trailer tinham tudo de legal e inovador do filme todo. E concordo, para um filme a animação estava fraca em alguns momentos, esperava algo melhor acabado.

    No geral, o filme acabou como mais um filler gigante e a frustração que só me fazia pensar “esperei tantos meses por isso??!” – uma pena, pois a história tinha tudo pra virar tão querida entre os fãs quanto as sagas mais famosas de Naruto.

    • Felipe Polido

      Geralmente filmes e OVAs de animes são histórias resumidas, então, pra ficar dentro do orçamento eles acabam ou encurtando a história ou diminuindo o número de lutas (ou as duas coisas). Ao longo de todos os animes que vi até hoje, aprendi a apreciar estes tipos de animações como histórias à parte, sem esperar que elas sejam melhores ou de mesmo nível que arcos inteiros, justamente por serem histórias curtas. Vai ver foi por isso que não me decepcionei com o filme, pois não esperava muito dele. XD

  • Pow!

    Acho que assistir esse filme imediatamente apos assistir One piece Z foi um pessima ideia. ô filmezinho ruim.

  • Victor Siliati

    “todo filme de battle shounen tenha necessariamente que pender para o lado comercial?”

    Se você quiser profundidade pode parar de analisar algo como battle shounens altamente populares mundialmente, melhor até para a análise, porque vamos ficar procurando pelo em ovo…

    Meu medidor é meu primo de 13 anos. Ele achou o máximo esse filme, épico nas palavras dele.

    Mas pelo menos apresentei HxH e Shingeki no Kyogin e ele falou que estão acima, ainda bem… Essa geração não está tão perdida.

  • Rafael

    Esse filme teve um lado muito bom, do fato da Sakura ter entendido totalmente a parte da solidão do Naruto, até mesmo porque vejo que para a amada, a heroína ficar com o herói precisa entende-lo. Filme nota dez, fortaleceu ainda mais a parte romântica do anime.

  • Eu assisti o filme, e amei.
    O Naruto merecia que os pais estivessem vivos, e a Sakura deveria mesmo passar por isso, para entender Naruto, na serie mesmo, eu vejo que ela esta chegando mais perto dele, ela consegue entende-lo um pouco, ficaria muito feliz se Sakura terminasse com Naruto.
    Mas também não me importaria se Hinata ficasse com ele, já que eu gosto muito do Naruto e acho que ele merece ser feliz, queria que ele tivesse tudo que deseja, já que ele lutou muito por isso, e essa atitude dele, me agrada.
    E quando ele disse que “nada o faria mais feliz se ela o escolhesse” pensei na felicidade do nosso herói.
    Hinata merece o Naruto. Acho que na questão do amor, não é questão de merecimento, e sim de sentimento.
    Neji morreu por Hinata, ele não merecia ficar com ela?
    Sasuke não merece ficar com Sakura.
    Sakura não merece ficaar com Naruto?
    Hinata merece ficar com Naruto.
    Naruto não sente nada por Hinata, além d. Amizade e consideração.
    Mas lembrando que esse anime, não é Shoujo.
    provavelmente não vai aparecer fim nenhum para os casais.
    então… Não deveriam esperar tanto por isso.